divulgação Google Camila Fiori

Botão Google +1 para Blogs e Sites

Google 1_200Esta semana, foram lançados os botões do Google +1 para que proprietários de blogs e sites os disponibilize a seus visitantes. Trata-se de mais uma iniciativa da empresa para mostrar os resultados mais relevantes ao realizar uma pesquisa no buscador. Neste artigo, aprenda como utilizar o botão Google +1 em seu site e que influência isso terá ao seu blog.

Introdução

O Google +1 (“plus one”, na pronúncia original) já vem sendo anunciado desde março/11, quando o botão foi disponibilizado como um experimento para quem quiser utilizá-lo nos resultados da buscas feitas no Google em inglês. De forma simples, trata-se de uma maneira para os usuários darem o seu aval e recomendarem a página encontrada, muito similar ao botão “Curtir” do Facebook. A diferença é que logo começaremos a ver, nos resultados do Google, a indicação de que aquele conteúdo foi recomendado por pessoas com as quais temos algum relacionamento, como no exemplo abaixo, divulgado pelo próprio Google: A ideia por trás disso é que os “+1” de seus amigos podem indicar que aquele artigo será interessante a você, justamente porque seus amigos gostaram dele – o que realmente faz sentido. Algo estranho era essa opção estar disponível nos resultados da busca. Como recomendar uma página que você nem visitou ainda? Agora, foi dado um novo passo: conforme anunciado nos artigos O botão +1 para websites: recomende conteúdo em toda a web e Add the +1 Button to Your Blog, o Google disponibilizou o botão +1 para ser colocado em qualquer site ou blog, permitindo que os seus leitores recomendem seu artigo. Você já pode ver o botão +1 em funcionamento no Gerenciando Blog, acessando qualquer artigo. Você verá, como mostrado na figura abaixo, o botão logo no início dos textos. google 100 Quer fazer um teste? Basta clicar no botão +1 do início deste texto. É provável que você veja uma mensagem como a abaixo após logar-se com sua conta do Google. Basta clicar no botão destacado em vermelho para começar a utilizar o +1.
google 101 Se você quiser visualizar os resultados em que você já fez o +1, poderá ver isso em seu Perfil do Google, em uma aba específica para isso. E, se quiser ver os resultados indicados por um amigo, basta visitar seu perfil. Para ver os meus, por exemplos, é só acessar https://profiles.google.com/asmania/plusones.  

Como colocar o botão +1 em meu blog?

Há duas formas de colocar o botão Google +1 em seu blog ou site. 1. Colocação direta do código HTML A primeira delas pode ser utilizada em qualquer plataforma. É uma opção bastante flexível, que permitirá deixar o botão da forma desejada, mas exige Para isso, basta visitar a página http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/, e escolher as opções desejadas. Na caixa destacada em vermelho, você verá o código HTML do seu botão:
google 102 Você deve editar o HTML do seu template (no caso do Blogger, é necessário acessar a aba “Design” / “Editar HTML”) e colar esse código em seu template. Note que há duas partes de código: cada uma deve ser colocada na posição especificada no comentário gerado junto com o código.   2. Utilização dos botões de compartilhamento do Blogger A outra forma é mais simples, mas só pode ser utilizada para quem tem um Blogger. Foi a forma que adotei em meu outro blog, o TD Séries.
google 105 Para colocá-lo em seu blog, basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://www.blogger.com. 2. Entre em “Design” do seu blog e acesse a opção “Elementos da página”. 3. Clique em “Editar” do elemento “Postagens no blog”. 4. Se não estiver marcada, marque a opção “Mostrar botões de compartilhamento”, onde estará o Google +1.
google 103 5. Logo abaixo, na área “Organizar itens”, você pode ainda arrastá-lo e posicioná-lo onde desejar.
google 104 6. Quando terminar, clique em “Salvar”. Isso já deve ser suficiente para que o botão seja exibido em seu blog. Em meu caso, o botão não apareceu. Se isso acontecer com você também, será necessário editar o HTML do seu template e adicionar o código abaixo (que é o mesmo gerado na opção anterior) antes do </head> do seu template:

<script type="text/javascript" src="http://apis.google.com/js/plusone.js">
  {lang: ‘pt-BR’}
</script>

 

 

Conclusão

Após os frustrados Google Wave e o Google Buzz, o +1 é outra tentativa do Google para concorrer com redes sociais como o Twitter e o Facebook. Por sua simplicidade e pela integração com os resultados do buscador, há mais chances de que ela tenha sucesso. Isso vai depender muito da disponibilização do botão Google +1 pelos grandes sites – e já há fortes parcerias para que isso aconteça – e da utilização do botão pelos visitantes.   E você, pretende colocar o Google +1 em seu blog? Qual sua opinião sobre essa nova opção? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

28 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.