divulgação Google Camila Fiori

Botão Google +1 para Blogs e Sites

Google 1_200Esta semana, foram lançados os botões do Google +1 para que proprietários de blogs e sites os disponibilize a seus visitantes. Trata-se de mais uma iniciativa da empresa para mostrar os resultados mais relevantes ao realizar uma pesquisa no buscador. Neste artigo, aprenda como utilizar o botão Google +1 em seu site e que influência isso terá ao seu blog.

Introdução

O Google +1 (“plus one”, na pronúncia original) já vem sendo anunciado desde março/11, quando o botão foi disponibilizado como um experimento para quem quiser utilizá-lo nos resultados da buscas feitas no Google em inglês. De forma simples, trata-se de uma maneira para os usuários darem o seu aval e recomendarem a página encontrada, muito similar ao botão “Curtir” do Facebook. A diferença é que logo começaremos a ver, nos resultados do Google, a indicação de que aquele conteúdo foi recomendado por pessoas com as quais temos algum relacionamento, como no exemplo abaixo, divulgado pelo próprio Google: A ideia por trás disso é que os “+1” de seus amigos podem indicar que aquele artigo será interessante a você, justamente porque seus amigos gostaram dele – o que realmente faz sentido. Algo estranho era essa opção estar disponível nos resultados da busca. Como recomendar uma página que você nem visitou ainda? Agora, foi dado um novo passo: conforme anunciado nos artigos O botão +1 para websites: recomende conteúdo em toda a web e Add the +1 Button to Your Blog, o Google disponibilizou o botão +1 para ser colocado em qualquer site ou blog, permitindo que os seus leitores recomendem seu artigo. Você já pode ver o botão +1 em funcionamento no Gerenciando Blog, acessando qualquer artigo. Você verá, como mostrado na figura abaixo, o botão logo no início dos textos. google 100 Quer fazer um teste? Basta clicar no botão +1 do início deste texto. É provável que você veja uma mensagem como a abaixo após logar-se com sua conta do Google. Basta clicar no botão destacado em vermelho para começar a utilizar o +1.
google 101 Se você quiser visualizar os resultados em que você já fez o +1, poderá ver isso em seu Perfil do Google, em uma aba específica para isso. E, se quiser ver os resultados indicados por um amigo, basta visitar seu perfil. Para ver os meus, por exemplos, é só acessar https://profiles.google.com/asmania/plusones.  

Como colocar o botão +1 em meu blog?

Há duas formas de colocar o botão Google +1 em seu blog ou site. 1. Colocação direta do código HTML A primeira delas pode ser utilizada em qualquer plataforma. É uma opção bastante flexível, que permitirá deixar o botão da forma desejada, mas exige Para isso, basta visitar a página http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/, e escolher as opções desejadas. Na caixa destacada em vermelho, você verá o código HTML do seu botão:
google 102 Você deve editar o HTML do seu template (no caso do Blogger, é necessário acessar a aba “Design” / “Editar HTML”) e colar esse código em seu template. Note que há duas partes de código: cada uma deve ser colocada na posição especificada no comentário gerado junto com o código.   2. Utilização dos botões de compartilhamento do Blogger A outra forma é mais simples, mas só pode ser utilizada para quem tem um Blogger. Foi a forma que adotei em meu outro blog, o TD Séries.
google 105 Para colocá-lo em seu blog, basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://www.blogger.com. 2. Entre em “Design” do seu blog e acesse a opção “Elementos da página”. 3. Clique em “Editar” do elemento “Postagens no blog”. 4. Se não estiver marcada, marque a opção “Mostrar botões de compartilhamento”, onde estará o Google +1.
google 103 5. Logo abaixo, na área “Organizar itens”, você pode ainda arrastá-lo e posicioná-lo onde desejar.
google 104 6. Quando terminar, clique em “Salvar”. Isso já deve ser suficiente para que o botão seja exibido em seu blog. Em meu caso, o botão não apareceu. Se isso acontecer com você também, será necessário editar o HTML do seu template e adicionar o código abaixo (que é o mesmo gerado na opção anterior) antes do </head> do seu template:

<script type="text/javascript" src="http://apis.google.com/js/plusone.js">
  {lang: ‘pt-BR’}
</script>

 

 

Conclusão

Após os frustrados Google Wave e o Google Buzz, o +1 é outra tentativa do Google para concorrer com redes sociais como o Twitter e o Facebook. Por sua simplicidade e pela integração com os resultados do buscador, há mais chances de que ela tenha sucesso. Isso vai depender muito da disponibilização do botão Google +1 pelos grandes sites – e já há fortes parcerias para que isso aconteça – e da utilização do botão pelos visitantes.   E você, pretende colocar o Google +1 em seu blog? Qual sua opinião sobre essa nova opção? Deixe um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

28 Comentários

  1. Portal União Dinheiro disse:

    "Seu perfil aparecerá publicamente…"

    Adelson, esse lance aí não tá muito claro e talvez por isso muita gente, inclusive eu, não vai fazê-lo.

    Que perfil? O de minha conta do Gmail?

    Water

  2. End Fernandes disse:

    eu tenho uma duvida.

    esse codigo oferecido pelo google funciona adequadamente no Internet Explorer?

    pq eu nao consegui visualizar aqui
    enquanto no firefoz tudo bem

    =]

  3. Neto disse:

    Achei essa ideia simples, mas poderosa. Vou utilizá-la no blog com certeza.

    Parabéns pelo tuto, Adelson!

    Abs

  4. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Se não fosse ter surgido a iniciativa do "curtir" do facebook, o +1 poderia ser uma ótima ideia. Porém, acredito que ele não terá um impacto tão grande quanto o "curtir" está tendo.

    O google é fantático em gerar soluções de tecnologia, porém, seus produtos dão certo quando são inovadores, e nesse caso ele não foi tão inovador assim…

    Um abraço.

  5. Adelson Smania disse:

    @Water: O Perfil do Google é uma área específica onde você deixará disponíveis apenas as informações que você escolher. Você pode clicar no link do meu perfil – que coloquei no artigo – para ver um exemplo.

    @End Fernandes: Sim, ele funciona corretamente também no Internet Explorer. Acabo de visitar meus artigos para testar e o botão +1 está sendo exibido corretamente.

    @Neto: Eu também gostei da ideia e já implantei em meus blogs!

    @Iúri: Concordo com sua visão: o +1 já está sendo chamado de "botão Curtir do Google". Mas, o trunfo a favor do Google é a integração que eles estão fazendo com os resultados das buscas. Isso pode ser um diferencial. Mas, só saberemos se a ideia vingará com o tempo – ou se será mais uma furada.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  6. Ciro disse:

    E uma ideia até boa, mas no meu blog não funciona assim como esses botões de compartilhamento, talvez seja o uso de um script de postagem relacionada que uso aqui.

  7. HelôZanardi disse:

    Olá Adelson,

    Que boa explicação mas sabe que no meu blog apareceu o botão, eu tenho certeza que não o coloquei. Vou olhar o perfil que você disponibilizou e farei também as mudanças de configurações, obrigada e tudo de muito bom para você.

  8. Adelson Smania disse:

    @Ciro: Se nem os botões funcionam, é possível que a solução descrita no artigo http://www.ferramentasblog.com/2011/03/botoes-de-compartilhamento-do-blogger-esto-sumindo-veja-como-resolver.html o ajude.

    @Helô: Se ele apareceu sozinho, é porque você já devia estar utilizando os botões de compartilhamento. Nos templates novos, a ideia é que realmente ele apareça automaticamente.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  9. Ciro disse:

    No meu continua não aparecendo, mesmo com a dica, talvez seja meu template ou o script de postagem relacionada.

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Ciro!

    Obrigado por compartilhar a solução para o problema. Ela pode ser útil também para outros visitantes.

    Um abraço!

  11. Ramon disse:

    -Acredito que esse novo método do Google possa ter um sucesso maior, ja que irá interferir muito na hora da pesquisa no Google. Creio que será uma forma de saber quais sites ou blogs tenham conteúdo bom, e não apenas aqueles que possuem mais visitas serão os "Top 10" do "Señor Google".

  12. Carlos Henrique disse:

    Olá,

    Muito boas as dicas. E no meu blog só apareceu com a dica do Ciro. Creio que o problemas esteja relacionado a widgets externos. No caso utilizo o Linkwithin e outros.

    Abraços!

  13. Adelson Smania disse:

    @Ramon: Também acredito que o Google tenha esse benefício da incorporação aos resultados das buscas para que o +1 tenha sucesso. Vamos aguardar para ver se a ideia realmente pegará.

    @Carlos: É possível que esse problema esteja também relacionado ao template utilizado. Mas fico feliz que a dica do Ciro o tenha ajudado!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  14. Psicologia Academica disse:

    Quanto mais formas de nós levarmos o conhecimento de nossa pagina melhor.
    Interessamte, naõ estava aparecendo em meu blog,graças á esta postagem me achei.
    Na verdade estava precisando do Script do código de html.
    Valeu!!
    ABRAÇO!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que o artigo tenha ajudado! E, concordo com você: quanto mais formas tivermos de levarmos nossos artigos ao conhecimento dos potenciais leitores, mais visitas receberemos.

    Um abraço!

  16. Convite Digital disse:

    Gostei da dica, pois tudo que possa auxiliar a mensuracao dos buscadores é sempre bem vinda, o problema é a facil manipulação dos dados que isso sempre acaba acontecendo.

    por isso que os buscadores jamais terao 100% de acerto no resultado de uma busca, afinal hj, e sempre tudo foi manipulado.

    parabens pelo artigo, um abraço

  17. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Entendo seu ponto de vista. Mas, o Google e os demais buscadores estão sempre evoluindo os seus algoritmos para tentar trazer os resultados que são realmente relevantes.

    O Google +1 e os compartilhamentos no Google+ terão influência nos resultados, então vale a pena utilizá-los.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  18. Elaine disse:

    Olá Adelson, como vai?

    Como já disse, o Gerenciando Blog é sempre uma referência pra mim. Agora então que estou alterndo o layout do meu blog, está sendo mais útil do que nunca. Você está de parabéns pelo trabalho que tem feito aqui.

    Não consegui encontrar o tutorial para colocar os botões do Facebook, Twitter e +1 igual aparece nos seus posts, sem ser pelos botões de compartilhamento do Blogger. Poderia me ajudar?

    Abraço!

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Elaine!

    Fico realmente feliz que meu trabalho a esteja ajudando com seu blog!

    Quanto à sua pergunta, eu nunca escrevi um tutorial a respeito da colocação dos botões. Na verdade, trata-se de um código que fiz com base em outros blogs. Envie-me um e-mail ([email protected]) com essa solicitação e eu o enviarei a você.

    Um abraço!

  20. Letícia disse:

    Puxa vida, Adelson! Sua dica resolveu um problema que há tempos eu enfrentava para fazer aparecer os botões de compartilhamento. Deu certinho! Só na página inicial que o layout ficou bagunçado e não consegui arrumar, então acabei deixando só no post completo… Acho que essa tarefa ficará para outro dia! rs…

    Valeu! Abraços!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Letícia!

    Que visita ilustre! 🙂 Fico feliz que o artigo a tenha ajudado!

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  22. Nit Portal Social disse:

    Olá Adelson,

    Tenho esse botão em meu blog http://www.nitportalsocial.blogspot.com junto com outros botões de compartilhando em cada área de postagem. Ele sempre funcionou, sem problema, porém de umas semanas para cá não tenho mais conseguindo. Ao clicar aparece um triângulo vermelho com um sinal de interrogação no meio. Verifiquei as situações que poderiam estar causando esse problema, mas acredito não me encaixar em nenhuma delas.
    O que poderia estar acontecendo, amigo?
    Grata,

    Ana POrto
    Nit Portal Social

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Fiz um teste aqui e parece que seus botões estão funcionando corretamente. Cliquei tanto no botão no final da postagem (do próprio Blogger) quanto no que fica no topo da coluna direta, e ambos parecem estar corretos.

      Você já os testou em outro computador? Pode ser algo em seu próprio computador (e a limpeza do cache, por exemplo, poderia solucionar) ou algo em sua conta do Google+.

      Um abraço!

  23. Valéria disse:

    Oi Adelson!
    Já sei que estou na contramão da tecnologia.rsss
    É que estou justamente querendo tirar o G+ da minha vida.rss
    Quando entro lá para cancelar tem duas opções, uma que cancela o G+ e outra que cancela o Google como um todo. Claro que eu não quero a 2ª opção, mas na 1ª diz que eu vou deixar de me conectar nos outros blogs pelo meu perfil do google. Acho que entendi assim, só que mesmo antes de aderir ao G+ ( não aderi completamente, pois meus posts não vão direto para o G+0) eu já comentava nos blogs com meu perfil do google. Acho que é bem interessante o G+, mas não sei utilizá-lo então para mim é mais confuso que útil. Como devo proceder sem comprometer o meu blog?
    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valéria!

      Neste caso, realmente você está na contramão. 🙂

      O lado ruim é que o Google está dando cada vez mais peso e valor ao Google+, deixando-o cada vez mais integrado aos seus produtos.

      Confesso que não sei dizer quais impactos o cancelamento poderá causará para seu blog e outros recursos. Encontrei um artigo sobre o tema em http://rainydays.com.br/como-cancelar-conta-do-google-plus, mas ele também não é muito claro.

      Sinto não poder ajudar mais desta vez!

      Um abraço!

    • Valéria disse:

      Oi Adelson!
      Obrigada por estar sempre tão disponível para nossas dúvidas. É, mesmo a contragosto vou permanecer pelo G+. Longe de mim fazer alguma coisa que possa prejudicar meu blog, já bata minha ausência por lá.rss
      Abraço!

  24. Marc Ferr disse:

    Adelson, boa noite, eu de novo. Estou com um problema no meu blog. O meu +1 está ficando louco, ou então sou eu que estou. Há horas que ele aparece como 51, daí cai para 49, algumas vezes para 43, daí aparece 50 ou 51 novamente. Por que acontece isso? O que posso fazer?
    Obrigado pela ajuda desde já.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.