infraestrutura serviços Camila Fiori

Co.cc: Domínio Grátis com E-mail para seu Blog

CoccTer um domínio próprio em seu blog é muito importante. Com um domínio próprio, seu blog possuirá um endereço mais fácil de ser memorizado e acessado pelos seus leitores. No artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, mostrei como ter seu próprio domínio pagando apenas R$ 30/ano. Mas, se você não quer pagar nada por isso, pode utilizar serviços como o Dot.tk ou o Co.cc, que apresentarei neste artigo.

 

Introdução

Ter um domínio próprio em seu blog significa alterar o endereço pelo qual ele será acessado. No caso do Blogger, por exemplo, seu blog normalmente é acessado no endereço http://meublog.blogspot.com. Quando você configurar um domínio próprio para seu blog no Co.cc, ele passará a ser acessado pelo endereço http://www.meublog.co.cc. A primeira vantagem é a facilidade de seus visitantes memorizarem o seu endereço. Há também outras vantagens, que você pode ver no artigo Mudando para seu domínio próprio. Eu já havia indicado no artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site uma opção de domínio grátis. A limitação é que o Dot.tk, apresentado naquele artigo, não permite que você crie uma conta de e-mail para seu domínio. o Co.cc, que apresentarei neste artigo, permite também isso. Isso significa que você também terá um e-mail [email protected] Vamos às instruções!  

Como criar a sua conta no Co.cc

O primeiro passo é criar sua conta no Co.cc. Para isso, siga as instruções: 1. Acesse o endereço http://www.co.cc. Caso as opções do cabeçalho não apareçam em português, basta alterar a caixa de idioma que fica na parte superior direita do site. 2. Clique na opção “Crie uma conta agora”.
Cocc01 3. Preencha as informações solicitadas e clique em “Continue”.
Cocc02 4. Digite novamente sua senha e as palavras de confirmação e clique em “Continue”.
Cocc03 Neste ponto, sua conta no Co.cc já está criada.  

Como registrar seu novo domínio

Os próximos passos mostrarão a você como criar o seu novo domínio no Co.cc. 1. Preencha o domínio desejado e clique em “Verificar disponibilidade”.
Cocc04 2. Se você ver uma tela como a abaixo, significa que o domínio está disponível para registro, mas somente se você pagar a taxa informada. Neste caso, não clique em “Continuar o registro”.
Cocc05
3. Como você quer um domínio grátis, digite outro domínio na caixa de pesquisa e clique novamente em “Verificar disponibilidade”, até encontrar um que seja grátis. Neste caso, clique em “Continuar o registro”.
Cocc06 4. Se tudo correr bem, você verá uma mensagem de confirmação como a abaixo.
Cocc07  

 

Como configurar seu domínio para o Blogger

Os passos abaixo mostrarão as configurações necessárias no Co.cc para direcioná-lo ao seu blog no Blogger. 1. Clique no botão “Configuração” da tela anterior (ou acesse a opção “Configurações do domínio” e clique no seu domínio). 2. Clique no botão “Configuração”.
Cocc08 3. Na próxima tela, selecione a opção “Zone Records”. Preencha-a de acordo com o exemplo abaixo e clique em “Configuração”.
IMPORTANTE: Em “host”, você deve colocar o endereço do seu novo domínio, incluindo o “www” na frente do endereço.
Cocc09
4. Ao terminar, a tela deve ficar como a abaixo.
Cocc10  

Como configurar o seu Blogger

A última etapa mostrará como configurar o seu blog no Blogger para ser acesso pelo novo domínio. 1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha se forem solicitados. 2. Localize o blog em que deseja configurar seu novo domínio e clique em seus “Detalhes”.
Cocc11 3. Acesse a pasta “Publicação”.
Cocc12 4. Clique na opção “Domínio personalizado”.
Cocc13 5. Clique em “Ir para configurações avançadas”.
Cocc14 6. Preencha o seu novo domínio na caixa “Seu domínio”, preencha a palavra de verificação e clique em “Salvar Configurações”.
Cocc15 7. Marque a caixa “Redirecionado gerenciandoblog1.co.cc para www.gerenciandoblog1.co.cc”, preencha novamente a palavra de verificação e clique em “Salvar Configurações”.
Cocc16   Pronto! Com essas configurações, o seu blog passará a ser acessado pelo seu novo domínio. É normal que demore até 48 horas para que as configurações tenham efeito e o novo endereço funcione corretamente. Mas, normalmente, isso funciona muito mais rápido. Para testar se tudo está funcionando corretamente, basta acessar seu blog pelo novo endereço. Veja, como exemplo, o blog que configurei como exemplo: http://www.gerenciandoblog1.co.cc. Se você seguiu corretamente as instruções, o seu blog também será acessado pelo endereço sem o “www”: http://gerenciandoblog1.co.cc.  

Conclusão

A melhor opção para você registrar um domínio próprio continua sendo um domínio pago, em que você pode colocar terminações .COM, .COM.BR e outras. Mas, se você não quer gastar nada com o seu domínio, o Co.cc pode ser uma opção melhor do que manter seu blog no endereço original. No próximo artigo, você verá como configurar uma conta de e-mail em seu novo domínio, facilitando o contato de seus visitantes com você.   Você já conhecia o Co.cc? Já conseguiu configurar nele o seu domínio? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

46 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.