gadgets publicação Camila Fiori

Como Destacar os Comentários do seu Blog

comentarios200Os comentários recebidos em um blog são ótimos complementos ao artigo escrito pelo autor. Por isso, destacar os comentários e os principais comentaristas de seu blog podem ser boas formas para atrair mais comentários e fomentar a discussão. Neste artigo, veja como fazer isso de forma simples, utilizando gadgets prontos ou recursos acessíveis nas principais plataformas.  

Introdução

Desde que iniciei meus blogs, sempre fui entusiasta dos comentários. Por isso, sempre fiz o possível para destacar e incentivar os comentários recebidos aqui no Gerenciando Blog. Veja alguns artigos que já escrevi sobre o tema:

O que mostrarei neste artigo são algumas formas adicionais para você destacar os comentários que você recebe. São formas de você mostrar aos seus comentaristas que eles são realmente importantes para o seu blog.  

Comentários mais recentes

Uma boa forma para destacar os comentários recebidos é mostrar os mais recentes na barra lateral do seu blog. Há algumas formas para fazer isso: 1. No Blogger, há um widget específico para mostrar os comentários mais recentes. Para obtê-lo, basta ir ao “Design” do seu blog e clicar em “Adicionar um gadget” onde você deseja colocá-lo. Depois, é só buscar por “Recent Comments” e você o encontrará. Basta configurar as opções desejadas e salvá-lo. O resultado será similar ao abaixo:
Comentarios01 2. Outra forma que você pode utilizar para destacar os últimos comentários em qualquer plataforma é utilizando um wdiget de Feed RSS. No Blogger, o nome do widget é “Feed”. Basta configurá-lo com o endereço do feed de comentários e definir as demais opções. Para obter o feed de comentários de seu Blogger, basta adicionar /feeds/comments/default ao endereço do seu blog. Em meu caso, por exemplo, o endereço é https://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/comments/default. O resultado final ficará como abaixo:
Comentarios02  

Ranking de comentaristas

Outra forma de incentivar os comentários é mostrar quem são as pessoas que mais comentários escrevem em seu blog. Há diversos códigos para fazer isso. Um dos mais simples e interessantes que encontrei está no blog Dicas para Blog. Basta seguir as instruções do artigo para você ter em seu blog um gadget como o abaixo:
Comentarios03 Outra ótima opção é um widget pronto disponibilizado no Sem Nome. Nele, é possível configurar uma série de opções, como o número de comentários que será lido para obter os comentaristas mais frequentes. O resultado você vê abaixo:
Comentarios04  

 

Destaque do comentário do autor

Outra forma de você incentivar os comentários em seu blog é respondendo a eles. Se você utilizar o sistema de comentários nativo do Blogger, ficará um tanto limitado nesse quesito. Uma opção é utilizar sistemas externos, como o Disqus ou o Intense Debate, que podem ser utilizados no Blogger, WordPress ou outras plataformas. Mas, há uma forma de minimizar essa deficiência caso você decida manter o sistema de comentários do Blogger. É possível, fazendo algumas alterações em seu template, destacar os comentários que você mesmo deixa em seus artigos, deixando claro aos seus leitores que tratam-se de respostas. Isso pode ser visto em funcionamento aqui mesmo no Gerenciando Blog. Note que meus comentários possuem cores diferenciadas.
Comentarios05 Para fazer isso, você precisará editar o HTML do seu template. Há vários artigos mostrando como fazer isso. Um deles, de funcionamento comprovado, é o que está no Novo na Rede.  

Conclusão

Seguindo as dicas acima, você conseguirá dar mais destaque aos comentários que você recebe em seu blog. Como eu disse no início, os comentaristas merecem atenção especial, pois podem contribuir para a evolução do seu blog, seja com dúvidas, críticas ou complementos aos seus textos.

Este artigo originou-se de uma sugestão deixada pelo João Vítor em meu Google Moderator, a quem agradeço! Se você também quer dar uma sugestão para um artigo futuro, visite o Google Moderator.

  E você, usa algum meio para incentivar comentários e destacar os comentaristas de seu blog? Deixe sua opinião!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

35 Comentários

  1. Rede União disse:

    Adelson, o comentário é um feedback ao autor do blog. Esse feedeback é o ar que o autor precisa para continuar seu excelente trabalho.

    Mas nós sabemos que a melhor forma de incentivar comentários é abolindo nofollow!

    Um abraço!

    Water

  2. Vivian Assis disse:

    Eu apareci no top comentaristas rs.Eu adoro comentar e adoro participar da blogsfera, graças a Isso tenho conseguido trafego para meu blog e sempre as pessoas voltam.É muito bacana essa interatividade

  3. Samanta disse:

    Olá Adelson !!!

    Maravilhosas dicas como sempre !!! Eu utilizo a marcação nos comentários do autor e o sistema de respostas com @, gosto muito !! Um gadget que eu tinha mas tirei é o de Top comentaristas porque ele era meio biruta e nunca contava direito, vou experimentar os que você mencionou !!
    Obrigada novamente por compartilhar conosco preciosas dicas !!

    Um abraço e boa semana !

  4. Tynn disse:

    Eu também apareci no TopComentaristas (olhem na 3º imagem) seu blog é um dos melhores, não tem como não comentar.

    E muito obrigado por indicar um sistema de comentários diferente do blogger que, na minha, é muito escasso e limitado, como mencionado no texto, eu até tinha colocado o do Facebook mas não satisfazia minha necessidade.

    Obrigado

  5. João Vítor disse:

    Adelson, obrigado por ter atendido meu pedido!
    Mais uma vez, um artigo maravilhoso, que ajuda os blogueiros.

    Espero, que possa fazer o artigo, sobre minha sugestão dada em seu artigo anterior "Novo E-book do Gustavo Freitas".

    Parabéns pelo trabalho, e continue assim!

  6. João Vítor disse:

    ps: Eu também apareci no Top comentaristas, pois adoro comentar em blogs inteligentes, que ajudam os blogueiros com assuntos variados.

    O que mais me impressiona, é o Gerenciando Blog, pois me ajuda muito.
    Sigo, e comento desde o final de 2010.
    Abraço Adelson.

    By: João Vítor Dias

  7. Adelson Smania disse:

    @Water: Você tem razão: abolir o nofollow é mesmo outra ótima forma para incentivar os comentários!

    @Vivian: Eu gosto de valorizar os comentários que recebo aqui. E só costumo publicar aqueles que realmente são significativos, sejam com elogios, críticas ou dúvidas. E seus comentários são sempre importantes!

    @Samanta: O sistema de identificar os autores com o @ é uma forma de contornar a limitação do sistema de comentários do Blogger. Quando pudermos postar respostas individuais, isso não será mais necessário. E espero que um dos gadgets dos Top Comentaristas funcionem para você!

    @Tynn: Realmente, o sistema de comentários do Blogger ainda deixa a desejar. Enquanto isso, os sistemas sugeridos podem ser uma opção.

    @João Vitor: Sempre procuro atender às boas sugestões – e a sua foi uma delas. Continue deixando sugestões no Google Moderator e as atenderei na medida do possível.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  8. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Sempre achei muito legal a forma como o comentário é destacado no Gerenciando Blog, parabéns pela iniciativa de divulgar como funciona (através da divulgação do link), além de escrever sugestões de incentivo ao aumento de comentários.

    Ah! Fiquei muito feliz por aparecer nos dois widgets de top comentaristas =)

    Um abraço.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Você sempre foi um comentarista de destaque aqui no Gerenciando! Seus comentários sempre serão muito bem vindos.

    E muitos me perguntam sobre o código que uso para destacar meus comentários aqui no Gerenciando. Por isso, precisava mesmo divulgar o link do Novo na Rede.

    Um abraço!

  10. Fique Sabendo! disse:

    Adelson, como faço para destacar comentários do autor no intensedebate? Já procurei pelas configurações inteiras e não achei.

  11. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Confesso que conheço pouco o Intense Debate. Mas, nas pesquisas que fiz, não encontrei também essa opção.

    Mas, no caso do Intense Debate a questão da resposta ao comentário já está resolvida: como a resposta fica logo abaixo do comentário e aparece com destaque, não vejo tanta necessidade de destacar o comentário do próprio autor. Normalmente, as respostas serão dadas por ele.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. Internautas Cristãos disse:

    Adelson,

    Como você fez para editar o footer dos teus próprios comentários sem mexer no footer dos demais? O tutorial do Novo na Rede não explica esse detalhe.

    Estou precisando muito saber isso. Se você puder me explicar, ou indicar onde encontro essa informação, eu agradeço, pois já procurei e não encontrei.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Mas, o tutorial do Novo na Rede mostra justamente como fazer isso. Com as alterações no template mostradas lá, os comentários escritos pelo autor do artigo ficarão automaticamente em uma cor diferente, sem que seja necessário editá-los um a um.

    Espero ter esclarecido.

    Um abraço!

  14. Internautas Cristãos disse:

    O tutorial do Novo na Rede altera apenas o "comment.body", o "comment-footer" não.

    Eu já tentei editar o "comment-footer", mas a mudança alterou o footer de todos os comentários, não apenas do autor.

    Mas você conseguiu fazer isso, alterar apenas do autor. Por isso estou perguntando.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Desculpe, agora entendi a questão. Em meu template, eu utilizei a mesma ideia do Novo na Rede, criando também estilos personalizados no meu CSS tanto para o comment-body quanto para o comment-footer. Depois, utilizei condicionais em ambos os trechos para que esse estilo fosse exibido nos meus comentários.

    Se desejar, entre em contato por e-mail ([email protected]) e lhe enviarei os trechos alterados.

    Um abraço!

  16. Luiz Rocha disse:

    Ta um pouco Difícil, no começo… Mas valeu !!!

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    O início é realmente a fase mais difícil para quem se propõe a tarefa de ter um blog. O importante é não desistir nessa fase e continuar sempre escrevendo artigos bons e originais, e divulgando seu trabalho. O reconhecimento virá com o tempo.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  18. Eu Amo Cães... disse:

    Adelson,

    conheci o blog há 2 dias e não consigo mais sair daqui. Você está, realmente, de parabéns!

    Troquei meu sistema de comentários para o Discus pela confiança que sua postagem me passou. Adorei! Tive algumas dúvidas e resolvi tentar tirá-las por aqui.

    1º: Coloquei um avatar no meu perfil. Não importa se eu mude de avatar, de tamanho da imagem… sempre continua desfocado.

    2º: Você sabe se há como destacar os meus comentários através desse sistema?

    3º: Tentei utilizar o "comentários recentes" oferecido por eles, mas não funcionou.

    Se puder me ajudar, agradeço demais!

    Obrigado, desde já, pela atenção!

  19. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Infelizmente, não terei respostas para suas perguntas. Como o Disqus é um sistema específico de comentários, as dicas deste artigo não funcionarão para ele.

    Solicito um favor: adicione uma sugestão (pelo menu "Sugira" ou pelo botão "Sugira um artigo" no rodapé da tela) para que eu trate isso em um artigo futuro.

    Um abraço!

  20. Anônimo disse:

    Ola Adelson, tudo bom? Eu adicionei um wdiget de Feed RSS para exibir os últimos comentários no meu blog, só que a data esta em inglês, como posso deixa-la em português?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      A única possibilidade que vejo é você verificar nas configurações de seu blog, em "Idioma e Formatação" se os formatos de data estão corretos.

      Infelizmente, há algumas situações em que o Blogger está mostrando a data em inglês (como nos comentários do próprio Gerenciando Blog), mesmo quando ela está formatada para ser exibida em português.

      Um abraço!

    • Anônimo disse:

      Eu dei uma olhada e está correto sim, eu ocultei a data mas os caracteres especiais ficam com erro: tipo a palava "currículo" aparece escrito "currículo". tem como resolver isso?

    • Anônimo disse:

      tipo os caracteres especiais, como acento e "ç" ficam bugados.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, se todas as configurações de idioma estão corretas, não imagino qual possa ser o problema.

      Um abraço!

  21. Fernanda Maria disse:

    Adelson,
    Oi, então, eu estou tendo problemas com o widget do Top Comentaristas, acontece o seguinte:
    Quando tento colocar ele na barra lateral ele fica como se estive sem formatação, fica totalmente desalinhado e com marcadores sabe, a fonte fica diferente dos outros também, não sei o que esta acontecendo e nem como arrumo isso, tentei alinhar o widget e não funcionou,me ajuda?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Quando você coloca um gadget em sua barra lateral, ele assume as configurações de estilo do seu template. A única forma de conseguir customizá-lo seria alterando a área de estilos do seu template. Mas, para isso, é necessário ter conhecimentos em CSS e HTML, para evitar desconfigurar outras área do seu template.

      Um abraço!

  22. soemrondonia.com.br disse:

    Muito boa aula mestre!
    Já instalei e estou usando, gostei muito mesmo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Obrigado pelo elogio! Também gosto muito deste recurso: ele dá um destaque interessante aos nossos próprios comentários.

      Um abraço!

  23. Adelaide Veiga disse:

    Como configurar o blog para aparecer o avatar do autor do blog nos comentários. Quando comento com a minha conta Google aparece a foto, quando comento com a URL do blog fica sem imagem.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adelaide!

      Infelizmente, não é possível fazer isso. Isso porque o Google não identifica hoje o autor somente pelo link do blog. Por isso, quando você comenta com a URL, aparece a mesma imagem dos comentaristas anônimos.

      Um abraço!

  24. Regina Del Buono disse:

    Olá, Adelson, como sempre, suas dicas e posts são interessantes, remetendo-me à correção de falhas cometidas, ou então, a novas ideias, desconhecidas ou sobre as quais eu não havia pensado ainda.
    Obrigada, super abraço!!!

  25. Jessica Seixas disse:

    Valeu pelas dicas!=)

  26. Angelo R. F. de Souza disse:

    Adelson, muito bom o seu blog. O seu, o Dicas para blogs, o Dicas Blogger e Mundo Blogger são os "melhores" e mais completos que já li, na minha opinião. Foi nos blogs de vocês que eu aprendi à ser um "mestre" do HTML. E tenho uma sugestão para ti incrementar nesse post: Além do Disqus e Intense Debate, também tem o Facebook Comments, que é muito bom também tanto quanto os outros dois! Eu uso o Intense Debate na maioria dos meus blogs, mas já testei os outros que em minha opinião são muito bons.

  27. Nicole Gonçalves disse:

    Olá Adelson! Virei blogueira recentemente com a intenção de divulgar o meu trabalho em vendas de convites em geral, e seu blog tem sido um dos que mais tem me ajudado.

    Mas há algo que não encontro em nenhum tutorial… Quando acesso o meu blog é necessário clicar no link "X comentários" para que a página se atualize e mostre-os ali. Minha pergunta é: tem alguma forma desses comentários já aparecerem em aberto nas postagens assim como é no Gerenciando Blog?

    Aguardo sua resposta e obrigada desde já! (www.ultraconvites.com.br)

  28. Anônimo disse:

    nem sei se vc vai ver esse coment mais o link ta funfano do top comentaristas,entro no site,clico no link e da erro,acho que a pagina foi removida,poderia mim ajuda acabei de criar um blog sobre animes e tenho que postas umas postagens logo pois sao reviews,etc pra animes que vao lançar logo logo

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.