publicação Camila Fiori

Como evitar a “Postagem Temporária” em seu RSS

rssSe você acompanha os novos artigos de blogs assinando seu feed RSS em ferramentas como o Google Reader, é bastante provável que você já tenha visto artigos com o título “Postagem Temporária Utilizada para Detecção de Tema”. Também é provável que isso já tenha acontecido em seu próprio blog. Descubra neste artigo porque isso acontece e como evitar que isso continue ocorrendo.

 

O que é a “Postagem Temporária”?

A “postagem temporária” é causada pelo Windows Live Writer (que chamarei também de WLW neste artigo). Trata-se de uma excelente ferramenta da Microsoft para você escrever os artigos em seu blog. Já falei sobre ela nos artigos Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog, Plugins para o Windows Live Writer e A Versão Beta do Windows Live Writer. Como o próprio nome diz, é um artigo que a ferramenta coloca em seu blog temporariamente e a remove em seguida. Isso é feito automaticamente quando você clica no botão “Atualizar tema” do Windows Live Writer, para que seja possível exibir o layout do seu blog ao escrever um novo artigo. Essa postagem somente será criada caso o Windows Live Writer exiba a mensagem de que será necessário publicar a postagem temporária. Se ela não for exibida, significa que foi possível atualizar o seu template mesmo sem a postagem temporária. Quem lê o seu blog dificilmente verá essa postagem – a não ser que entre em sua página principal justamente quando a atualização do tema no WLW está sendo realizada. O problema é que essa página ficará registrada em seu feed RSS. Por isso, quem assina o seu feed verá essa mensagem estranha quando acessar o Google Reader ou outra ferramenta de acompanhamento de RSS. Lá, a mensagem ficará assim:
Temporaria00 Embora isso não cause maiores problemas, é deselegante deixar que ela apareça. Por isso, mostrarei abaixo uma forma bastante simples para evitá-la.  

 

Como evitar que a “Postagem Temporária” apareça em meu feed RSS?

O segredo é muito simples: basta desativar o feed RSS do seu blog enquanto você atualizar seu tema pelo WLW. Após atualizá-lo, você pode reativar o seu feed, pois o artigo não existirá mais. Vamos ao passo a passo: 1. Quando você precisar atualizar o seu tema, pode clicar, sem problemas, no botão “Atualizar tema”.
Temporaria05 2. Os passos seguintes somente serão necessários se a mensagem abaixo for exibida. Neste caso, não clique em nenhum botão e mantenha o Windows Live Writer aberto.
Temporaria01 3. Acesse sua conta no Blogger e entre com seu usuário e senha, se forem solicitados. 4. Acesse a opção “Detalhes” de seu blog. Se você utilizar o Blogger in Draft, com a nova interface, deve clicar no nome do seu blog e depois em “Detalhes”. Blogger
Temporaria06 Blogger in Draft
Temporaria06A
5. Acesse a aba “Site Feed”. No Blogger in Draft, deve ser acessado o item “Outros”. Blogger
Temporaria07
Blogger in Draft
Temporaria07A
6. Você verá então suas configurações de feed. Localize o item “Feed de postagens do blog”. Se ele não estiver sendo exibido, localize “Permitir feeds do blog”. Anote como ele está e mude-o para “Nenhum”. Mantenha esta tela aberta. Blogger
Temporaria03A Blogger in Draft
Temporaria03
7. Clique no botão “Salvar configurações”. 8. Agora, a postagem temporária pode ser criada sem problemas, pois não aparecerá em seu feed. Volte ao Windows Live Writer e clique no botão “Sim” da tela “Baixar Tema do Blog”.
Temporaria08 9. Por segurança, quando esse processo for concluído, visite a página principal do seu blog para verificar se a “postagem temporária” foi removida com sucesso. Caso não tenha sido, exclua essa postagem pelo painel de postagens do Blogger. 10. Agora, volte ao Blogger ou Blogger in Draft e altere novamente a opção “Feed de postagens do blog” ou “Permitir feeds do blog” para como ela estava antes (“Completa”, “Sinopse” ou “Até jump break”).
Temporaria04 11. Clique novamente em “Salvar configurações”.  

Conclusão

Se você seguir os passos acima, nunca mais a “postagem temporária” será exibida para os seguidores do seu blog. É importante que, caso haja outros autores em seu blog, que eles também sigam esse mesmo procedimento ao atualizar o tema no Windows Live Writer. Se eles forem apenas Autores e não Administradores, devem fazer o processo juntamente com você. É um detalhe simples, mas que evitará que seus leitores continuem vendo essas postagens desnecessárias.   Você já passou por esse problema? Conseguiu resolvê-lo de outra forma? Deixe um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Puxa vida, sabe que esta é uma solução simples, mas incrível!

    Eu nunca havia pensado neste tipo de solução, as vezes as soluções mais simples e que ajudam mais estão debaixo do nosso nariz e não enxergamos 🙂

    Parabéns pelo artigo, já esta gravado nos meus favoritos, para ir para os melhores do mês, porque merece!

    Abraço!

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Eu mesmo já passei raiva com essa postagem temporária, e logo que ela é publicada já vai para o twitter via tweetfeed, que acaba bagunçando a timeline.

    Ótima dica, recomendo a todos!
    Um abraço.

  3. Lucaimura disse:

    Olá Adelson.

    Por acaso desconhecia este problema do Windows Live Writer, ainda que estás cá para me elucidar.

    Bem, basta eu não vir aqui durante algum tempo, para modificares isto tudo… bolas!!
    Ficou excelente :D.

    Um abraço.

  4. Adelson Smania disse:

    @Matheus: Realmente é algo muito simples de ser feito. Mas, volta e meia vejo a "postagem temporária" nos feeds que acompanho. Por isso tive a ideia de escrever este artigo. Fico feliz que tenha gostado!

    @Iúri: A "postagem temporária" traz mesmo muitos reflexos chatos. E é bastante simples evitá-la. Espero que a ideia o ajude!

    @Luca: Que bom vê-lo de volta aqui! Realmente, muita coisa mudou desde sua última visita! 🙂 Fico feliz que tenha gostado! Quanto ao WLW, ele realmente traz esse pequeno problema – que pode ser facilmente evitado.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.