divulgação redes sociais Camila Fiori

Como integrar seu blog ao Facebook

FacebookBlogger200Após uma ascensão vertiginosa, o Facebook ultrapassou o número de usuários de todas as redes sociais no Brasil, assumindo a primeira colocação entre as redes sociais mais utilizadas.

E, de acordo com a revista Veja, a intenção do Facebook é que seus usuários passem cada vez mais tempo dentro da própria rede social.

Melhor do que se preocupar com o que essa ameaça representa ao seu blog é saber utilizar essa oportunidade para divulgar lá os seus artigos.

Neste texto, veja como aproveitar ao máximo essa integração.

Antes de continuar lendo o artigo, recomendo ver esta apresentação que fiz a respeito do Facebook. Nela eu falo sobre várias estratégias para ter sucesso nesta rede social:

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Introdução

Sou uma pessoa avessa às redes sociais. Não vi interesse no Orkut e menos ainda no Twitter.

Mas, um fato é inegável: quando bem utilizadas, as redes sociais são poderosas vitrines, que podem lhe permitir a divulgação de links para seu blog a milhares e até milhões de pessoas.

Por isso, nenhum blogueiro pode se permitir ficar distante das redes sociais.

Você pode até não estar lá, mas seu blog precisa estar.

Entre as redes, quem continua ganhando um destaque enorme é o Facebook.

A despeito da tradição do Orkut e do avanço do Google+, o Facebook já é hoje a rede social com mais usuários no Brasil.

Por isso, é um “mercado” que vale a pena ser explorado.

Neste artigo, mostrarei as estratégias que você pode utilizar em seu blog para conseguir mais visibilidade no Facebook.

Mais importante do que conseguir clicks, você pode obter novos visitantes que, se gostarem de seu trabalho, voltarão outras vezes ao seu blog.

 

Estratégia 1: Disponibilize botões para curtir e indicar seus artigos

Esta dica pode ser colocada em prática por todos, mesmo por quem não possua e nem queira ter uma conta no Facebook.

O objetivo é você colocar em seus artigos botões para que seus usuários possam compartilhá-los ou indicá-los para outras pessoas no Facebook.

Assim, são eles que precisam ter contas lá, e não você.

Há diversas formas para você colocar um botão de compartilhamento no Facebook:

1. Para quem está no Blogger, a forma mais simples é utilizar os Botões de Compartilhamento, que tenho no rodapé de cada artigo do Gerenciando Blog.

No artigo Como colocar share buttons do Blogger, do Dicas Blogger, a Juliana tem um ótimo tutorial mostrando como exibi-los.

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2. Você pode também optar por adicionar códigos ao seu template para gerar esses botões.

Algumas ótimas opções estão no artigo Colocar botão Curtir e Enviar do Facebook em Todas as Paginas do Blog, do Dicas para Blogs, e no Gadget Box Flutuante com botões de redes sociais para Blogger, do Ferramentas Blog, que escolhi para colocar aqui no Gerenciando Blog.

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Estratégia 2: Crie uma conta no Facebook

Embora não seja necessário criar uma conta pessoal no Facebook, ela é uma boa forma de divulgar seus artigos para as pessoas do seu círculo social.

Se você não quiser criar uma conta pessoal, vá direto para a estratégia

4. Caso deseje, siga os passos abaixo:

1. Acesse http://www.facebook.com.

2. Preencha as informações da caixa “Sign Up” e clique no botão “Sign Up”.

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3. Se aparecer a configuração de segurança, digite as palavras exibidas e clique em “Sign Up” novamente.

4. Você verá uma tela para encontrar seus amigos.

Você pode clicar em “Skip this step” para pular esta etapa.

 

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5. Na próxima tela, serão solicitadas informações sobre onde você estudou e trabalho.

Você pode preenchê-las e clicar em “Save & Continue” ou ignorá-las e clicar em “Skip”.

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6. Na tela seguinte, você pode fazer o upload de sua foto.

Para finalizar, clique em “Skip” para ignorar ou “Save & Continue” para gravar.

A partir deste momento, você já tem sua conta no Facebook.

Mas, para ativar todas as funcionalidades, você precisa ir até o e-mail informado no cadastro e clicar no link recebido.

7. Se você quiser alterar o idioma da sua conta no Facebook para português é simples: clique na seta do canto superior direito da página e acesse “Account Settings”.

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Clique depois em “Language” e escolha “Português (Brasil)”. Depois, é só clicar em “Save changes” para salvar a alteração.

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Estratégia 3: Crie uma página para o seu blog no Facebook

Mais importante do que sua conta pessoa é criar uma página para seu blog.

É sua página que estará diretamente ligada ao seu blog.

Também é nela que seus fãs no Facebook interagirão, deixando perguntas e comentários sobre seu blog.

Para criá-la, siga os passos abaixo:

1. Se você tiver uma conta no Facebook, acesse http://www.facebook.com e entre com seus usuário e senha. Isso garantirá que a página fique associada ao seu perfil.

2. Acesse http://pt-br.facebook.com/pages/create.php.

3. Escolha o tipo de página que você criará, de acordo com o tema do seu blog.

Normalmente, é indicada a opção “Empresa, organização ou instituição”.

Em caso de blogs pessoais, você pode optar por “Marca ou produto” e depois escolher “Site”.

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4. Preencha as informações adicionais solicitadas e clique em “Começar”.

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5. Digite as palavras de confirmação e clique em “Enviar”.

6. Será exibida uma página solicitando uma foto. Coloque uma imagem relativa ao seu blog, como seu banner ou logomarca e clique em “Continuar”.

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7. Na próxima tela, você verá opções para divulgar sua nova página.

Você pode utilizar os botões “Convidar amigos” (caso você já tenha algum em sua conta) ou “Importar contatos” (para divulgá-la entre amigos fora do Facebook).

Mantenha as outras duas opções selecionadas e clique em “Continuar”

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8. Preencha o endereço do seu blog e uma descrição e clique em “Continuar”.

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Pronto! Sua página está criada.

Mas, há ações adicionais a realizar. Uma das mais importantes é você alterar o endereço dela.

Isso lhe permitirá um endereço simples como o meu: http://www.facebook.com/gerenciandoblog, ao invés de um endereço como http://www.facebook.com/pages/Gerenciando-Blog/164646186956183.

 

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

9. Clique na opção “Editar informações”.

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10. Clique em “Criar nome de usuário para essa página?”.

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11. Na tela de confirmação de verificação por SMS, clique em “Continuar”.

Na próxima tela, digite o número de seu celular e depois em “Continuar” novamente.

Não se esqueça do código de área!

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12. Você receberá um código em seu celular.

Digite-o na caixa que foi aberta e clique em “Continuar”.

Após preencher o código, você deve ser capaz de alterar o nome de sua página.

OBS: Em meu caso, tentei diversas vezes a confirmação por SMS, mas não recebi o código. Se isso também ocorrer com você, você poderá alterar o nome de sua página depois que ela atingir 25 membros. 

13. Preencha também as demais informações da tela que forem interessantes para seu blog e clique em “Salvar alterações” para finalizar.

 

Estratégia 4: Divulgue sua página do Facebook em seu blog

Uma vez criada a sua página, é muito importante você divulgá-la em seu blog.

É isso o que lhe garantirá mais fãs e aumentará a sua visibilidade.

Para fazer isso, siga os passos:

1. Para iniciar, encontre o endereço de sua página.

A forma mais simples é entrar na página principal do Facebook e clicar em sua página, que fica no meu da esquerda.

O endereço que será mostrado na barra do navegador é o endereço de sua página.

Guarde-o para utilizar neste tutorial.

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2. Acesse http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like-box/.

3. Preencha as informações solicitadas.

Note que em “Facebook Page URL” você deve colocar o endereço de sua página.

Outra informação importante é o “Width”, que é a largura do gadget de divulgação.

Você deve alterá-lo para se encaixar no local onde você irá colocá-lo em seu blog.

Quanto às demais opções, você pode variá-las, mas abaixo eu indico o uso mais comum.

Quando finalizar a configuração, clique no botão “Get Code”.

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4. Mantenha selecionada a opção “html5” e copie o código gerado.

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5. Agora é só publicar esse código em um gadget do tipo “HTML/JavaScript” em seu blog.

Se não souber como fazer isso, leia o artigo Como Adicionar Gadgets em seu Blog.

É importante posicionar o gadget em um local com bastante visibilidade, para atrair a atenção dos seus visitantes.

 

Estratégia 5: Publique seus artigos automaticamente no Facebook

Uma vez criada a sua página, é importante mantê-la ativa.

Caso contrário, seus fãs não se sentirão atraídos a visitá-la.

Uma ótima forma para isso é publicar automaticamente nela os novos artigos que você escreve em seu blog.

Assim, mesmo enquanto você não fizer publicações manuais, ela terá novidades sempre que você escrever em seu blog.

Há duas ótimas ferramentas para fazer isso:

1. A que eu utilizo e indico é o Networked Blogs.

Com ela, você pode configurar o feed do seu blog para ser publicado em seu mural pessoal e em sua página – e recomendo que você faça ambos.

No artigo Divulgando seu Blog no Facebook há o tutorial completo – que foi atualizado recentemente com as novas mudanças do serviço.

2. Outra ferramenta que você pode utilizar para esse fim é o Twitter Feed.

Apesar do nome, ele também permite que você envie seus novos artigos para sua página do Facebook.

Você pode conhecer mais sobre ela lendo o artigo Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2.

Você também pode publicar em seu mural e sua página, mas é necessário criar dois feeds em sua conta.

 

Estratégia 6: Envie links para seus artigos nos horários de maior movimento

Além de enviar seus novos artigos para sua página do Facebook, também é importante alimentá-la regularmente com links para antigos artigos seus.

É uma ótima forma de chamar a atenção de seus fãs, especialmente aqueles que ainda não liam seu blog quando eles foram publicados.

O resultado dessa ação é maximizado quando você envia seus artigos nos horários de maior movimento no Facebook.

Dessa forma, cresce a chance de alguém clicar no link ou de compartilhá-lo com outras pessoas.

A forma mais simples e eficiente que descobri para fazer isso foi a ferramenta Timely, que conheci através de um artigo no ótimo blog Escola Dinheiro, escrito pelo Paulo Faustino.

O Timely permite a você configurar uma lista de artigos que serão enviados para o seu Facebook (e também para o Twitter).

É a própria ferramenta quem determinará, analisando sua conta, quais são os horários mais eficientes para divulgar os artigos.

O resultado é muito eficiente!

Para conhecer mais sobre ela, sugiro a leitura do artigo Timely: o melhor horário para Twitter e Facebook.

 

Conclusão

Espero que você já esteja convencido do poder que o Facebook tem para divulgar o seu blog.

Seguindo as dicas deste artigo, você terá as duas plataformas trabalhando de forma integrada, levando ao seu blog todo o potencial tem para divulgar o seu trabalho.

E você, já utiliza o Facebook para divulgar o seu blog?

Faz uso de alguma estratégia que não foi apresentada no artigo?

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Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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