divulgação guest post Camila Fiori

Breve análise sobre agregadores de conteúdo

agregadores130Este é um “guest post” escrito pelo Adriano Luz, do Publicidade na Web.

Em seu blog, ele escreve ótimos artigos sobre SEO, divulgação e monetização de blogs.

Neste artigo, ele expressa seus comentários sobre os agregadores de conteúdo e sua eficiência na divulgação de artigos de blogs.

É uma leitura interessante para você avaliar os prós e contras dessa forma de divulgação.

 

Introdução

Para quem já trabalha na área há algum tempo, inclusive com Consultoria SEO, posso dizer que já tive diversas experiências com agregadores de conteúdo e programas de afiliados e hoje resolvi fazer uma reflexão acerca das vantagens e desvantagens que os mesmos proporcionam aos nossos blogs.

Se eu tivesse que responder de imediato se é vantajosa ou não a utilização de agregadores de conteúdo, eu diria SIM.

Mas esta questão não é tão simples assim, pois possui outros fatores a ser analisados e devemos ter mais critérios para tal análise.

É fato que, após criar um blog, todo blogueiro deseja começar a ter tráfego para consequente rentabilização e agregadores de conteúdo como Ocioso, Linklog, Ueba e Colmeia podem gerar o tráfego imediato que todo blogueiro tanto precisa.

Mais nem tudo é da forma que imaginamos.

Existem alguns critérios que devem ser realizados antes que possamos simplesmente afirmar que se trata de um ótimo negócio.

Dois pontos que considero essenciais para esta análise, é a dificuldade para conseguir que um artigo seja publicado e a qualidade do tráfego originário dessas publicações.

Obviamente que para esta análise não considero agregadores do tipo Dihitt, Rec6 e outros similares, pois são na minha ótica redes sociais e não agregadores de conteúdo.

O que é qualidade de tráfego?

Qualidade de tráfego são leitores que chegaram até nosso blog com o objetivo de apreciar o conteúdo de nosso blog e não chegaram até ele apenas por ter gostado da imagem ou do título da publicação.

Tráfego de qualidade para mim são leitores que vieram e que realmente estão interessados no conteúdo do artigo e do conteúdo do restante blog, pois muitos acabam se fidelizando e acompanhando o blog posteriormente através de feed ou redes sociais.

Um recurso interessante para este tipo de análise é o nível da taxa de rejeição apresentada no Google Analytics.

Pela experiência que obtive no meu blog em algumas publicações, pude perceber que a taxa de rejeição apresentada pelas visitas provenientes a agregadores estão sempre acima de 90%, enquanto a taxa de rejeição do restante das visitas do blog ficam sempre abaixo dos 68%.

Isto significa que uma faixa considerável das visitas que vieram provenientes festes agregadores não estão realmente interessados no conteúdo ou não são os leitores que apreciarão os demais conteúdos do blog.

Esta qualidade pode ser diferente em cada segmento de blog?

Sem dúvidas sim.

Blogs que possuem conteúdo voltado a atualidades, notícias de celebridades, curiosidades, humor e conteúdo adulto têm uma visibilidade / procura maior em agregadores e consequentemente acabam conseguindo um tráfego melhor do que blogs com conteúdos científicos, técnicos e sociais.

Sem dúvidas a maioria dos internautas que visitam com frequência esses agregadores busca conteúdos como os citados acima, o que faz com que essas visitas acabem fidelizando novos leitores, sendo assim um ótimo negócio para o blog que publicou a postagem.

 

Isto leva a crer que em determinados nichos de blogs o resultado é nitidamente maior e melhor do que em outros nichos.

Qual a influência da dificuldade de publicação?

Esse é mais um fator importante para ser analisado.

Com algum tempo de blog e enviando diversos artigos a vários agregadores, pude perceber que alguns agregadores me trazem mais resultados que outros.

Dentre os quatro agregadores que citei anteriormente no artigo, tenho obtido os melhores resultados com o Colmeia, pois é o agregador de links que mais consegui publicações de artigos (Lembrando que nem sempre o que é bom para mim, pode ser bom para seu blog, recomendo que teste-os). De que adianta um agregador que mande 30.000 visitas a alguns posts sendo que não conseguimos publicar nossos artigos nele?

Esta pergunta eu deixo para que reflitam sobre o assunto.

Depois de um tempo enviando artigos para serem publicados em agregadores, eu eliminei alguns da minha lista na qual nunca consegui antes uma publicação.

Isto fez com que tornasse meu trabalho mais produtivo, gastando tempo com os que realmente me dão resultado.

Como ganhar dinheiro com estes picos de tráfego?

Não existe forma melhor do que explorar estes resultados com venda de publicidade e programas de afiliados.

Se você utiliza Google Adsense (o mais comum), otimize-o com palavras-chave bem escolhidas e relevantes ao conteúdo do seu artigo, pois se conseguir fazer com que os anúncios estejam otimizados o retorno é garantido.

Em caso de outros tipos de programas de afiliados, procure campanhas relacionadas ao conteúdo que esta publicando, pois normalmente as pessoas que acessam este conteúdo estão diretamente interessadas em assuntos relacionados a ele, e neste caso, campanhas para este público trarão bons resultados.

O que fazer para fidelizar este tráfego?

Procure deixar sempre bem visíveis suas formas de fidelização de leitores.

Deixe bem acessível seu endereço de feed, suas barras de atalho para redes sociais e, se possível, incentive os leitores através de seu texto, pois se conseguirmos fidelizar um pequeno percentual do tráfego proveniente aos agregadores já será suficiente para valer a pena o tempo investido.

Conclusão

Investir tempo visando tráfego proveniente a agregadores de conteúdo para mim é sim uma boa opção.

Porém, é fundamental que façamos uma boa análise e que possamos estar sempre atentos aos agregadores que nos trazem resultado efetivo.

Alguns fatores citados neste artigo são muito importantes para esta análise, como qualidade de tráfego e conteúdo compatível com o interesse dos leitores de agregadores.

E você, o que pensa a respeito? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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