Blogger Microsoft Camila Fiori

URL estranha no Blogger ao publicar com o Windows Live Writer

WLWProblema130Esta semana, diversos leitores notaram um problema estranho ao publicar seus artigos no Blogger utilizando o Windows Live Writer: ao invés da postagem ganhar uma URL de acordo com o seu título, o endereço é montado utilizando as primeiras palavras do texto da postagem.

Aparentemente, o problema foi causado por uma alteração na estrutura do Blogger e já está sendo avaliado.

Veja neste artigo como contornar esse problema enquanto a solução oficial não sai.

Introdução

O Windows Live Writer é uma ótima ferramenta grátis para escrever em seu blog.

Ele é muito mais poderoso que o editor do Blogger e facilita muito o trabalho.

Ao escrever um artigo no Windows Live Writer e publicá-lo no Blogger, o correto é que ele ganhe sua URL (ou endereço) de acordo com o título.

Por exemplo, meu artigo Como adicionar um menu ao seu blog ganhou a URL https://www.gerenciandoblog.com.br/2011/11/como-adicionar-um-menu-ao-seu-blog.html.

Note o final do endereço, marcado em negrito.

Com o problema ocorrido esta semana, esse mesmo artigo ficaria com a URL mais ou menos assim: https://www.gerenciandoblog.com.br/2011/11/ter-um-menu-em-seu-blog-e-uma.html (mostrando a frase do início do artigo).

Além de ficar estranho, isso ainda é prejudicial em termos de SEO, pois o endereço é um dos fatores levados em consideração para o posicionamento nos resultados do Google e outros buscadores.

A equipe do Blogger já está trabalhando para resolver o problema. Enquanto isso, veja duas formas de contorná-lo.

Programe seu artigo para um horário futuro

Essa parece ser a forma mais simples para resolver o problema.

Agradeço ao Jóckisan, do blog Fique Sabendo!, que me passou esta sugestão.

 

Basta você programar no Windows Live Writer um horário futuro para a publicação do seu artigo (e podem ser apenas 1 ou 2 minutos no futuro).

Dessa forma, ao clicar no botão “Publicar”, o artigo não será mostrado imediatamente no seu blog.

Ele só será mostrado no horário determinado, e com a URL de acordo com o título.

WLWProblema1

Salve antes o artigo no editor do Blogger

A outra forma de contornar o problema é você criar sua postagem no editor do Blogger e salvá-la (não publicar) com o título desejado.

Depois, basta abri-la no Windows Live Writer, continuar a escrever o artigo e publicá-lo normalmente no final.

Dessa forma, também será gerada a URL correta, de acordo com o título do artigo.

Escrevendo no Blogger e salvando

WLWProblema2




Abrindo no Windows Live Writer

WLWProblema3


Conclusão

Agora, basta você escolher qual método é o melhor para você e utilizá-lo enquanto o problema não é resolvido!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Bruno Simomura disse:

    Olá Adelson,

    Muito interessante a exploração desse "plano B" na hora de agendar a postagem, garantindo assim uma melhor aplicação do título, visando também a otimização do artigo.

    São pequenas dicas que fazem toda a diferença. Parabéns pelo artigo!

  2. Suu Munizz disse:

    Oi Adelson,estou pensando em reciclar algumas postagens do blog,postagens que foram feitas antes de utilizar o WLW,mas elas não abrem com ele.
    Gostaria de saber como faço,será que tenho que apagar a postagem do blog,ou você conhece algum outro modo de fazer isso?!
    abraço=)

  3. Adriano Luz disse:

    @Bruno: Obrigado pelos elogios! Como trata-se de problema bastante impactante, achei interessante publicar uma forma para contorná-lo.

    @Suu: É estranho esse problema. Em meu caso, consigo abrir no WLW mesmo minhas primeiras postagens, escritas no próprio Blogger. Se desejar, entre em contato comigo por e-mail e forneça mais detalhes sobre o problema para eu poder ajudá-la.

    Abraço a vocês!

  4. Fique Sabendo! disse:

    Foi muito bom você ter escrito este artigo, pois assim as pessoas que estão passando pelo mesmo problema poderão também saber como corrigi-lo.

    Ah, e obrigado por ter citado o meu link! 😀

  5. Tynn disse:

    @Suu Munizz infelizmente esse problema já aconteceu comigo no Blogger.

    Como, quando aconteceu esse erro, o Blogger estava passando pela aquela "Big manutenção" achei que era recorrente disso, mesmo depois da manutenção já ter terminado ainda estava com problemas, os famosos erros "bX".

    A unica solução plausível que encontrei foi criar um outro blog, importar as postagens, o layout, os hacks e gadgets do antigo para o novo. Então #ficadica

    Na minha opinião essa é a melhor solução para quase todos problemas do Blogger que já tive que enfrentar. Seria interessante você colocar mais detalhes…

    Adelson me desculpe por escrever esse comentário gigante mas acho que já da pra ajudar um pouco.

    Enquanto ao artigo, vou testar aqui, já que faz tempo que não posto por falta de temas e motivação, muito obrigado pela dica!

  6. ♥ Lucy Sem Fronteiras ♥ disse:

    Olá Adelson meu querido!!

    Muito obrigada por mais este alerta, nossa!
    Nem tinha me tocado deste erro e eu tb uso o W. Live Writter para postar no Blogger.

    Graças a este artigo, apenas um de meus posts, ficou com a URL esquisita, pois pegou a parte inicial do artigo (que horror!!).

    Nos demais, usei isto de programar com dois minutos a mais de diferença e deu certo.
    Mas e agora, o que faço com o artigo que já publiquei e saiu com o link estranho? tem como revertê-lo tb mesmo depois de já publicado?

    Desde já muito obrigada mais uma vez;))

  7. Adelson Figueiredo disse:

    Oi meu nome também é adelson e isso aconteceu comigo deu postar e vi todo errado sabe que eu fiz parei de usar o writer. obrigado adelson figueiredo
    tenho um blog muito firme de séries e filmes ok

  8. Lucaimura disse:

    Olá Adelson.

    Eu realmente reparei algo esquisito no Windows Live Writer. Como não sabia o que fazer, usei o editor do Blogger para fazer os posts (apesar de não ser tão bom, melhorou bastante em relação ao passado).
    Obrigado pela dica… conseguiste ajudar-me mais uma vez :D.

    Um abraço.

  9. Melissa Bergonso disse:

    Oi, Adelson!

    Não sei se tem mais gente tendo o mesmo problema, mas agora está dando erro para publicar os artigos pelo WLW. Eu só consigo publicar a primeira vez, tanto em rascunho quanto em modo programado, mas se eu precisar corrigir algum erro e republicar novamente, o WLW não publica de novo, de nenhum modo. O código de erro que aparece é esse aqui: bX-7sd12g

    Alguém está tendo o mesmo problema?

  10. Adriano Luz disse:

    @Fique Sabendo: Faço questão de divulgar a informação, citando a fonte – neste caso, você. Eu é que tenho que agradecê-lo por compartilhar!

    @Tynn: Não precisa pedir desculpas! Independente do tamanho do comentário, sempre os publico quando são úteis. Obrigado pela preocupação em ajudar.

    @Lucy: Infelizmente, uma vez publicado, o melhor é manter o seu artigo. Se você mudar a URL dele, perderá todas as referências que foram feitas e ele.

    @Adelson: Que raro ver um xará por aqui! 🙂 Eu gosto muito do WLW, por isso tento ao máximo resolver os problemas e continuar utilizando-o.

    @Luca: Concordo com você: o editor do Blogger está muito melhor do que era antes. Mas, o WLW ainda me parece ser bem mais poderoso e prático.

    @Melissa: Infelizmente, parece que todos estão passando por esse problema. Estou acompanhando o fórum do Blogger, à espera de uma solução.

    Abraço a vocês!

  11. €MPREGODINHEIRO disse:

    Enfim mais um quebra cabeças para quem utiliza WLW, espero que este problema se resolva rápido.

  12. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Felizmente, o problema já foi resolvido pela equipe do Blogger. Agora, o Windows Live Writer voltou a funcionar normalmente.

    Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.