Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Sem categoria

Como utilizar um formulário do Google Docs em seu blog

O Google Docs é mais uma ferramenta poderosa e grátis que o Google oferece e que pode ser extremamente útil para seu blog.

Além de permitir a publicação de planilhas e apresentações, com o Google Docs você pode criar formulários para disponibilizar em seu blog.

Com esse recurso você pode criar formulários de contato ou pesquisas para seus visitantes preencherem, tornando-o uma ferramenta importante para uso em seu blog.

Leia neste artigo como tirar o melhor proveito dela.

Introdução

Já falei sobre o Google Docs no artigo Publicando Planilhas e Apresentações em seu Blog.

Lá, o foco era mostrar como publicar planilhas ou apresentações de slides em seus artigos.

Mas, o Google Docs oferece muito mais: neste artigo, mostrarei todo o poder dos formulários fornecidos pela ferramenta.

Uma aplicação interessante é a criação de um formulário de contato, para que seus visitantes entrem em contato com você.

Outra ferramenta que permite essa mesma funcionalidade é o Wufoo, que mostrei no artigo Criando uma página de contato com o Wufoo.

Particularmente, prefiro o Wufoo para esse propósito, mas o Google Docs é também uma opção interessante.

E onde os formulários do Google Docs mostram todo o seu poder é na criação de pesquisas: é possível criá-las contendo diversos tipos diferentes de componentes, permitindo interação total com seu visitante.

As pesquisas são formas importantes para você conhecer seu público – o que é útil para a criação de seu mídia kit ou para o direcionamento de seus trabalhos.

Vamos às instruções!

1. Criando o seu formulário

O primeiro passo é acessar o Google Docs e criar o seu formulário.

1. Acesse http://docs.google.com e entre com seu usuário e senha de sua conta do Google, se forem solicitados.

2. Se for seu primeiro acesso ao serviço (ou se você não entra há algum tempo), é possível que seja exibida uma caixa como a abaixo.

Você pode clicar em “Fechar” para que ela não seja mais exibida.

GoogleDocs01 

3. Para criar um novo formulário, clique no botão “Criar” e escolha a opção “Formulário”.

GoogleDocs02 

4. Você será levado para a área onde pode editar o formulário.

O primeiro passo é preencher o título e as informações para quem for preenchê-lo, que ficam na área superior.

GoogleDocs03 

5. Em seguida, você deve criar as perguntas que seu formulário terá.

Note que, a cada uma delas, você deve definir as seguintes opções:

  • Título da pergunta – Será o texto mostrado antes da pergunta.
  • Texto de ajuda – Este texto aparece logo abaixo do título e deve ser utilizado para dar mais informações sobre a pergunta que está sendo realizada.
  • Tipo de pergunta – Esta opção define o tipo de resposta que será dada. No formulário mostrado aqui como exemplo, você verá uma pergunta de cada tipo, para saber qual tipo você deve escolher.
  • Tornar esta resposta obrigatória – Ao marcar esta opção, você indica que esta pergunta não pode ficar sem resposta.

GoogleDocs04 

6. Para adicionar mais questões, basta clicar no botão “Adicionar item”, no canto superior direito da página.

GoogleDocs05 

7. Quando finalizar a definição das perguntas, clique no botão “Concluído”.

Você já terá uma pré-visualização de como seu formulário ficará.

GoogleDocs06 

8. Com os botões que ficam na parte superior direita de cada pergunta, você tem alguns facilitadores:

  • Pode editar uma pergunta anterior, alterando qualquer item referente a ela.
  • Pode duplicar a pergunta, bastante útil no caso de perguntas semelhantes.
  • Pode excluir a pergunta, caso não a deseje mais.
  • Além disso, você pode também reposicionar as perguntas simplesmente arrastando-as para a nova posição desejada.

GoogleDocs07 

9. Com o botão “Adicionar item”, no canto superior esquerdo da tela, você tem duas opções interessantes, além das perguntas:

  • Cabeçalho da seção – Interessante para fins de organização, permite que você divida as perguntas do seu formulário em diversas áreas, cada qual com seu cabeçalho. É útil para quando há muitas perguntas e diversas podem ser agrupadas num mesmo assunto. Todas as perguntas continuarão sendo exibidas em uma única página.
  • Quebra de página – Semelhante ao anterior, mas as perguntas da seção serão exibidas em uma próxima página. Esta página pode ser exibida quando o visitante terminar de responder as perguntas da página anterior ou ao escolher determinada opção em uma pergunta do tipo “Múltipla escolha”.

10. Quando finalizar o formulário, clique no botão “Salvar”, que fica no canto superior direito da tela.

Para pré-visualizar o seu formulário recém criado, basta clicar no link existente no rodapé da página de criação.

GoogleDocs08

2. Alterando um formulário salvo

Uma vez salvo o seu formulário, a forma de visualizá-lo e editá-lo novamente não é tão simples.

Ao entrar no Google Docs, você verá uma lista de seus documentos (planilhas, apresentações, documentos e formulários), similar à abaixo:

GoogleDocs12 

Para editá-lo, você precisa primeiro clicar no nome dele, para ser levado à planilha com as respostas dadas até o momento.

GoogleDocs13 

Você deve então clicar no menu “Formulário” e depois em “Editar formulário” para voltar à área de edição.

GoogleDocs14

3. Alterando o visual do seu formulário

Uma vez criado o seu formulário, você pode realizar alguns ajustes para melhorar a experiência que seus visitantes terão.

O primeiro deles é alterar o seu visual.

Isso é feito clicando no botão “Tema”, que fica na parte superior esquerda da tela.

GoogleDocs09 

Ao clicar nele, você verá uma galeria de temas do Google Docs e poderá escolher o modelo desejado.

Basta clicar na opção desejada para visualizar como seu formulário ficará e clicar no botão “Aplicar” (também na parte superior esquerda da tela) para salvá-lo.

E quando quiser voltar ao tema original (o mais simples), basta clicar em “Plain Theme”, que fica no abaixo dos modelos disponíveis.

GoogleDocs10

4. Modificando a mensagem de confirmação

Você também pode alterar a mensagem que seu visitante verá após finalizar o preenchimento do seu formulário. A mensagem padrão exibida é a abaixo:

GoogleDocs11 

Para alterá-la, você precisa clicar no menu “Mais ações” (canto superior direito da tela) e escolher “Editar confirmação”.

GoogleDocs15 

Você verá uma tela onde poderá alterar a mensagem de confirmação.

Você também poderá marcar a opção “Publicar resumo da resposta”, se desejar que o resumo das respostas dadas até o momento estejam disponíveis a quem responder (como em uma enquete).

Ao final, clique no botão “Salvar”.

GoogleDocs16

5. Definindo opções de notificação

Como você percebeu no item 2, você pode visualizar as respostas recebidas no formato de uma planilha.

Mas, você pode desejar ser avisado por e-mail a cada vez que alguém preencher o seu formulário (isso é muito importante se você utilizar o Google Docs para criar um formulário de contato).

Para fazer isso, você deve acessar o menu “Ferramentas” / “Regras de notificação”.

Será aberta uma página similar à abaixo, onde você pode definir quando e como será avisado.

Da forma como mostro, você receberá um e-mail a cada vez que alguém preencher o formulário.

GoogleDocs20

6. Disponibilizando o formulário aos seus visitantes

Há algumas formas diferentes para disponibilizar o formulário para que os interessados possam preenchê-lo.

1. Disponibilizar o link

A forma mais simples é você disponibilizar o link do formulário (aquele que fica no rodapé) para seus visitantes.

Você pode colocá-lo em uma opção do menu do seu blog, em um gadget ou mesmo no decorrer de um artigo.

Como exemplo, clique neste link para abrir o formulário de testes que criei para este artigo.

2. Enviar o formulário por e-mail

O Google Docs oferece uma forma interessante para você enviar o formulário no corpo do e-mail para quem você desejar.

Basta você clicar no botão “Enviar este formulário por e-mail” (na tela de edição, na área superior direita da tela) ou no menu “Formulário” / “Enviar formulário”, no grid com as respostas.

Será aberta uma tela como a abaixo, onde você pode definir quem receberá o formulário e qual o título do e-mail.

GoogleDocs17 

É uma forma eficiente para obter respostas, pois o visitante não precisa entrar em sua página. Mas, tome cuidado com essas opções: sem cuidado, ela pode facilmente se transformar em um spam e fazer com que você perca credibilidade com seus leitores.

3. Incorporar o formulário em uma página estática

Outra possibilidade interessante é você incorporar o formulário completo em uma página estática do seu blog.

A grande vantagem desta forma é que o visitante continuará em seu blog ao preencher a página, o que diminui sua taxa de rejeição.

O primeiro passo é obter o código HTML que será incorporado à sua página.

Ele pode ser conseguido de duas formas:

  • Clicando no botão “Mais ações” / “Incorporar”, se você estiver no modo de edição.
  • Ou clicando no menu “Formulário” / “Incorporar formulário em uma página da web”, se estiver visualizando as respostas.

Em ambos os casos, você verá uma caixa como a abaixo.

Copie o código destacado, pois ele será utilizado no próximo passo.

GoogleDocs18 

Crie agora uma página estática do tipo “Página em branco” em seu blog, como mostrei no artigo Como criar páginas estáticas no Blogger.

No modo de edição HTML, cole o código copiado no item acima e clique no botão “Publicar”.

GoogleDocs19 

Um ponto em que você deve tomar cuidado é com relação à largura do formulário.

Por padrão, o código será criado com a largura de 760 pixels.

Se a área onde você incorporá-lo tiver uma largura diferente, você deve alterar o ponto do código onde está width=”760″ para a largura desejada.

O resultado será similar ao que publiquei em https://www.gerenciandoblog.com.br/p/formulario-de-testes.html.

Uma vez publicado, você pode divulgar o link de sua página com o formulário no menu do seu blog, por e-mail, em uma postagem ou da forma como for mais conveniente.

Conclusão

Você deve ter notado como o Google Docs é poderoso.

A ferramenta apresenta um potencial enorme ao seu blog e cabe a você encontrar a melhor forma para utilizá-lo.

O formulário de contato e a pesquisa são apenas algumas sugestões, mas você pode fazer ainda mais que isso. O melhor de tudo: isso não custará a você absolutamente nada.

E você, já conhecia o Google Docs?

Faz algum uso diferente dele em seu blog?

Compartilhe sua opinião com os demais deixando um comentário!

Como utilizar um formulário do Google Docs em seu blog
3.4 (68%) 5 votes


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

108 Comentários

  1. Infanta Filipa disse:

    Uma vez mais, parabéns pela clareza com que expõe os seus conhecimentos! O meu blog tem ficado muito mais interessante graças ao seu!

  2. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Excelente explicação sobre o uso dos formulários do Google Docs.

    Eu gosto muito de utilizar este tipo de formulário para capturar sugestões de artigos. Nunca tinha pensado em utilizar ele para formulário de contato.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço!

  3. Bruno Simomura disse:

    Olá Adelson,

    A grande vantagem do Docs é justamente a facilidade de uso, isso pode se tornar uma ferramenta muito interessante para blogueiros que ainda não dominam muito a programação, já que a implantação desses formulários é bastante facilidade.

    Artigo qualidade A++

    Parabéns!

  4. Ciro disse:

    Já to testando o formulário na meu site, não e la o que eu esperava, mas pelo menos já tenho um formulário de contato.

    to levando um banho e na definição do tamanho dele para caber direitinho em um template minima e adaptável a resolução de tela que varia das 800×600 a 1280×1024

  5. Carl disse:

    Olá. É muito fácil usar esses forms. Obrigado pelo tuto.

  6. Beth Muniz disse:

    Oi Adelson,
    Só de ler fiquei cansada! rsrsrs
    Vou guardar o artigo para ler com calma e se precisar, usar.
    Valeu!
    Um abraço.

  7. Adriano Luz disse:

    @Infanta: Que ótimo saber que estou colaborando com a evolução do seu blog! Esse é meu objetivo principal.

    @Matheus: A grande vantagem dos formulários do Google Docs é que eles são bastante flexíveis, podendo se adaptar às nossas necessidades.

    @Bruno: Realmente, o Google Docs é bastante intuitivo e permite que mesmo pessoas sem conhecimentos avançados façam uso de seus formulários.

    @Ciro: Eu gosto bastante dos formulários! Em termos visuais, acredito que o Wuffo ainda seja melhor, mas o Google Docs é uma opção bastante interessante também.

    @Carl: Que bom que tenha gostado!

    @Beth: Não desanime! O tutorial é longo porque está bem detalhado. Ao fazer seu formulário, você perceberá que é mais simples do que parece.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  8. Vera Garcia disse:

    Obrigada por essa maravilhosa dica, Adelson!

    Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde, felicidades e mais sucesso!

    Abraços!

  9. Adriano Luz disse:

    Olá, Vera!

    Fico feliz que tenha gostado da dica!

    E muito obrigado por seus desejos! Também desejo a você um 2012 com muito sucesso, saúde e realizações!

    Um abraço!

  10. Luiz Rezende disse:

    Excelente tutorial, muito útil. Entretanto tenho ressalvas a fazer, que talvez seja interessante a publicação de um segundo tutorial a respeito, voltado para o Facebook. Deveria ser algo simples, mas não é…

    Por exemplo, ao tentar publicar o formulário no Facebook usando um aplicativo para edição HTML, o formulário não fica visível. Mesmo sendo seguidor, ele não aparece.

    E pior, se numa outra aba do navegador o usuário estiver logado em sua conta do Gmail ou outro serviço do Google, ao acessar alguma página contendo o form no Facebook, aparecerá a mensagem a seguir:

    "Você precisa de permissão para acessar este item. Você fez login como [email protected], mas não tem permissão para acessar este item. Você pode solicitar acesso ao proprietário ou fazer login como outro usuário."

    Se puder escrever um tutorial a respeito, acredito que será muito útil a todos.

  11. Adriano Luz disse:

    Olá, Luiz!

    Eu não havia pensado sobre a integração entre o Google Docs e o Facebook ao escrever este artigo. Mas, é realmente uma possibilidade interessante.

    Solicito-lhe a gentileza de cadastrar essa sugestão na área "Sugira um artigo", no canto inferior direito da tela, para que possa ser avaliada também pelos demais visitantes.

    Um abraço e obrigado pela colaboração!

  12. Tais disse:

    Olá,

    Gostaria de saber como finalizo um formulário para que as pessoas que não possam mais preencher?
    Pois utilizo muito os formulário do google docs para fazer promoções e gostaria de fecha-los quando acaba o prazo de inscrição.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Taís!

      Você pode fazer isso na tela de listagem das respostas do formulário. Acesse o menu "Formulário" e desmarque o item "Aceitando respostas".

      Um abraço!

  13. Edson F. disse:

    Muito legal esta ferramenta. Já estou utilizando no blog. Porém, esta opção “Publicar resumo da resposta” a considero invasiva demais e expoe a privacidade de outros que responderam à pesquisa, uma vez que deixa público e-mails…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      Essa opção mostra apenas as respostas sumarizadas, como em uma enquete. Assim, não é possível identificar quem deu cada resposta.

      Mas, é você quem controla se elas serão ou não exibidas.

      Um abraço!

  14. Carly...jr. disse:

    Consegui , muito obrigada !! *-*

  15. Glauco disse:

    É possivel publicar apenas o resumo das respostas em meu blog, depois que já encerrei a pesquisa?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Glauco!

      Até onde sei, não há coo fazer isso de forma automática.

      O que você pode fazer é compartilhar o link com os resultados para que eles sejam acessados, mas eles serão abertos em uma nova página. Isso é feito acessando o menu "Formulário" / "Exibir o resumo das respostas". O link da página que abrir é o que pode ser compartilhado em seu blog.

      Um abraço!

  16. profadnair.blogspot.com disse:

    Boa tarde. Estou utilizando o formulário do google docs para simulados e gostaria de saber como faço para inserir figuras nas questões. Se puder me oferecer informações, eu agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adnair!

      Pelo que verifiquei na ferramenta, infelizmente não é possível adicionar figuras aos formulários do Google Docs.

      Um abraço!

  17. ARIstides Ripardo disse:

    Muito bom! tá salvo nos meus favotitos.

  18. Grasiele Azevedo disse:

    Boa tarde,

    muito bom seu tutorial, estou fazendo uma pesquisa de satisfacao de cliente atraves de minha conta gmail (formulario google docs), porem nao sei como identificar quem respondeu as perguntas, so tenho acesso ao usurio que utiliza meu dominio.
    Voce tem ideia que como configurar para saber o e-mail de quem respondeu?

    desde ja muito obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Grasiele!

      A única forma de obter essa informação é adicionando um campo solicitando o e-mail a quem preenche a pesquisa. O Google Docs não identifica o e-mail de quem preenche o formulário.

      Um abraço!

  19. Anônimo disse:

    Ola Adelson,
    gostaria de saber se posso utilizar mais de uma planilha para apenas um formulário. Estou trabalhando com formulários para que colaboradores de uma empresa preencham um currículo e façam uma autoavaliação de suas competências, assim, o formulário fica extenso e com mais de 254 colunas na planilha.
    Portanto para um único formulário devo criar duas planilhas, mas não sei como associá-las ou unir elas.
    Tem como me ajudar?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, pelo que conheço do Google Apps, não vejo como fazer a junção das duas planilhas diretamente na ferramenta.

      Uma opção é você criar dois formulários, cada um com sua planilha. Depois, você pode juntar todos esses dados para análise no Excel.

      Espero que isso o ajude!

      Um abraço!

  20. Pedro Castro dos Reis disse:

    Ola Adelson,

    Gostaria de saber se tem como calcular o tempo gasto no preenchimento do formuláto ? ou seja coletar as datas de quando começa a editar o documento até a data de quando finaliza.
    Tem como implementar isso ?
    Obrigado
    Luis

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luis!

      Acredito que exista esse recurso no Google Docs. Fiz uma pesquisa a respeito, mas não encontrei nada.

      Sinto não poder ajudar.

      Um abraço!

  21. Juliana disse:

    Nossa Adelson,

    Seu blog me ajudou bastante. Parabéns pela forma em que apresentou o Google Docs.
    Sem dúvida é uma ótima ferramenta.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Juliana!

      Fico feliz em saber que tenha gostado do artigo!

      O Google Docs é realmente bastante poderoso! No artigo que publicarei hoje aqui no Gerenciando Blog, estou utilizando um formulário feito no Google Docs.

      Um abraço!

  22. Kleber Freitas disse:

    Olá Adelson, como faço para que o meu link inserido no blog, abra o formulário automáticamente em uma nova página, ou seja, sem sair do blog?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Kleber!

      Para isso, você deve colocar o link normalmente em seu artigo. Depois, você deve clicar sobre o link, escolher a opção "Alterar" e marcar a caixa "Abrir este link em uma nova janela".

      Um abraço!

  23. Samuel Moraes disse:

    Faltou a parte após receber as respostas.
    Contabilizar, gerar relatórios., apagar respostas e reaproveitar o formulário em outras pesquisas…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Samuel!

      Vou avaliar a possibilidade de escrever um novo artigo mostrando as atividades que você citou.

      Um abraço e obrigado pela sugestão!

  24. Victor disse:

    Adelson, muito bem explicado!!!

    Gostaria de saber se após o clique em "enviar" é possível que as respostas do indivíduo apareçam para que ele possa imprimir a página.
    Assim, as respostas virão até mim por e-mail e o indivíduo teria uma cópia
    para ele.
    Obrigado!

  25. CLINICA VIDA NATURAL disse:

    Adelson um feliz 2013
    Gostaria de saber de você, se há a condição de retirar, inativar, suprimir os dizeres abaixo do ENVIAR – Tecnologia Google Docs (quando se clica no nome Docs volta pra página inicial do google Docs), pois se uma pessoa clicar ali vai ter acesso a tudo o que tem no seu google Docs podendo fazer o que ela bem quiser inclusive apagar seus dados.

    Wellington

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wellington!

      Acredito que não seja possível remover esse link.

      Mas, se você configurar corretamente a segurança em seu Google Docs, não há esse risco. Quando você clica, você consegue editar todos os documentos por estar logado em sua conta. Se um visitante clicar, ele verá e editará apenas os documentos dele.

      Um abraço!

  26. Elizeu Santos disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelo post. Excelente.

    Gostaria de ajuda para um problema que não consigo solucionar. Ao criar um formulário com 3 questões estilo de grade, quando eu salvo e fecho o formulário, ao abrí-lo novamente, ele exclui a 3ª questão e soma as linhas de respostas na 2ª questão.

    Aguardo.
    Muito Obrigado.

  27. Michele Flores disse:

    Oi Adelson! Adoro o seu blog! Vc me ta me ajudando muito a montar o meu blog e essa dica do formulario acabei de fazer e deu super certo!
    Obrigada mesmo por suas dica! Pode ter certeza que estão sendo muito bem utilizadas!
    Um abração!

  28. Amanda disse:

    Boa noite,
    Acabei de fazer um formulário para o meu blog, porém não está aparecendo pra mim em forma de planilha. Não é o 1º que faço, porém isso nunca aconteceu.
    Será que você pode me ajudar?

    Att
    Amanda Pila

  29. Alan Scalesi disse:

    Belo artigo, estou pesquisando um pouco mais, pois pensei em publicar estes comentários na página onde criei ele… para que outras pessoas visualizem em forma de "recados", porem não encontrei uma forma de publicar diferente da que existe (compartilhar a planilha) voce tem alguma dica ?!

    Obrigado

  30. Semi Jóias Detalhe disse:

    Parabéns pelo artigo, é bastante esclarecedor. Conheci hoje o google docs, e preciso criar um formulário. O passo a passo eu entendi, queria saber se, colocando o formulário no meu blog, quando o usuário clicar em "enviar" os dados seguirão para qual e-mail? Somente os gmail, ou abrirá o outlook (como em html), ou dá pra configurar o envio dos dados para qualquer conta?
    Obrigada por compartilhar sua experiência e as informações! Nós, novatos, agradecemos!!
    Um abraço!
    Aline

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Aline!

      No item "5. Definindo opções de notificação" eu falo sobre o funcionamento das respostas. Elas irão para o e-mail onde foi cadastro o formulário.

      Se você desejar, pode criar uma regra nesse e-mail para que as mensagens sejam encaminhadas também para outros e-mails.

      Um abraço!

  31. Semi Jóias Detalhe disse:

    Amigo, mais uma vez OBRIGADO!!!!
    E desculpe a distração de te fazer explicar de novo.
    Vou "fuçar" seu site todinho!
    Sucesso!!
    Aline

  32. Anônimo disse:

    Cara, você é 10. Obrigado por ajudar tantas pessoas sem rumo em informática. Obrigado mesmo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo receber um comentário assim! Faço sempre o possível para que meus artigos possam ser seguidos por todos, independente do seu conhecimento técnico.

      Um abraço!

  33. Psicopedagogo_CPE disse:

    Gostei muito das dicas, já inseri o formulário em meu blog ( http://psicopedagogiacep.blogspot.com.br ) que recém criei, porém fiquei com uma dúvida, tem alguma ferramenta para eu responder a comentários gravados direto pelo formulário do google ou eu tenho que ir na linha email e copiar um por um para responder? Existe a possibilidade de responder a vários de uma vez? Como fazer?
    Muito obrigado e sucesso!
    Abraços!

  34. Anônimo disse:

    Boa tarde Adelson,

    você saberia dizer se é possível incorporar um link para uma página externa (dentro do formulário criado)?

    Abraço
    Alexandre

  35. Joao Paulo Brito disse:

    Alexandre, meus parabéns pelo Blog e pelo tutorial. Foi um dos mais completos que encontrei. Também achei um grande diferencial sua atenção com seus leitores – todas as perguntas foram respondidas.
    Aproveito, então, para abusar de sua bondade e enviar mais uma: é possível impedir que uma pessoa responda o formulário mais de uma vez? Por exemplo, se incluo um campo para a inserção do CPF, consigo fazer com que o fomulário bloqueie alguém que tente digitar um número de cpf que já foi usado?
    Outra dúvida: é possível configurar para que ao responder o formulário o visitante receba a mensagem de confirmação (a mesma que criei para aparecer na tela)em seu e-mail?

    Muito obrigado

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Sou o Adelson, não Alexandre. Ele é um leitor. 🙂

      Eu sempre faço o possível para ajudar a todos que chegam até aqui! Por isso, faço questão de responder todas as perguntas, mesmo que demore um pouco.

      Infelizmente, o que você deseja não é possível de ser feito no Google Docs. Uma ferramenta como o Wufoo (que mostro em Criando uma página de contato com o Wufoo) poderá atendê-lo nisso.

      Um abraço!

    • Joao Paulo Brito disse:

      hahaha.. perdoe-me ter trocado as bolas, Adelson.

      Muito obrigado pela contribuição. Irei conhecer este Wufoo.

      Grande abraço

  36. Anônimo disse:

    Olá Adelson, as explicações foram muito úteis.

    Tenho só uma dúvida: como faço para inserir um tempo limite de preenchimento? Isso é possível?

    Desde já, agradeço!!
    Isa

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Isa!

      Até onde sei, não é possível determinar uma data de encerramento. Mas, o que você pode fazer é, quando encerrar o prazo para respostar, acessar novamente o formulário e demarcar a opção "Aceitando respostas". Dessa forma, ninguém mais conseguirá preenchê-lo.

      Um abraço!

  37. Elimara albuquerque disse:

    Boa noite
    Gostaria realmente de saber sobre o google docs, então tenho uma duvida.
    Se eu deixar o questionário no blog a pessoa poderá responder só uma vez ou mais de uma?
    Se ela poder responder mais de uma vez minha pesquisar ficará viesada.

  38. Anônimo disse:

    Bom dia….fiz um formulário como uma avaliação mensal para meus alunos. Eles farão na aula de informática, mas percebi que quando um aluno responde uma questão aberta, quando um outro aluno for responder no mesmo computador a resposta anterior aparece como opção, daí os alunos copiam a resposta do anterior. como solucionar esse problema??
    obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não estou certo se entendi bem sua dúvida. A resposta aparece pelo "auto completar" no navegador? Se for isso, você pode evitar esse problema desativando esse recurso no próprio navegador.

      Caso não seja isso, você pode dar mais detalhes para eu tentar encontrar uma solução?

      Um abraço!

  39. Rayma Holanda disse:

    Valeu, me ajudou muito!!!! 🙂

  40. Ana Lopes (E Agora, o Cabelo?) disse:

    Olá, boa tarde!
    Fiz tudo certinho como ensinou, porém, não recebo o email quando alguém participa pelo formulário.. Helpe-me!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Você seguiu corretamente as instruções do item "5. Definindo opções de notificação"? Esse é o ponto onde você define como será avisada das respostas deixadas em seu formulário.

      Um abraço!

  41. Ana Paula Lazzaretti Marostega Paula disse:

    Oi Adelson.
    Criei um formulário no google docs e uma das questões é tipo grade. Com opção de 1-5 de melhor para pior. A saída ficou com um monte de ,,,,. Como transformar isso em dados concretos??
    Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana Paula!

      Onde você está analisando a saída dos dados? Quando você a vê no formato de planilha, os dados da grade são mostrados com o valor da escala que você definiu para cada item. Isso resolve a sua situação?

      Um abraço!

  42. Macabongo disse:

    Olá Adelson, gostaria de uma ajuda. Tem como fazer com que o google docs gere uma planilha de respostas do formulário para cada dia?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Macabongo!

      Isso não é possível. Mas, no Google Drive você pode criar outra planilha que leia os dados da planilha de respostas e os sumarize por dia, de acordo com sua necessidade.

      Um abraço!

  43. Anônimo disse:

    Boa tarde, Adelson.
    Gostaria de inserir duas opções no meu formulário:
    1 – Que ao enviar um formulário, mostrasse para o usuário a numeração do formulário dele, ou seja, se ele fosse o terceiro a preencher o formulário retornasse para ele essa numeração.
    2 – Uma opção para usuário poder anexar um ou mais arquivo.

    Poderia me ajudar?

  44. Otávio Augusto disse:

    Meu formulário anexado no WordPress só fica aparecendo carregando. Como faço para reverter esse problema.

  45. Anônimo disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber se tem como inserir data para encerramento do formulario.

  46. Brian disse:

    Muito obrigado Adelson, compartilhar esses conhecimentos gratuitamente é uma atitude muito bonita. Suas informações foram muito úteis para mim. Abraços.

  47. Anônimo disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber em qual local o google docs. publica o resumo das respostas de uma pesquisa. Ao visualizar a página Resumo das Respostas, indevidamente acionei o link para publicá-la. Agora, não consigo localizar a página.
    Obrigada

  48. Milton Beck disse:

    Não estou conseguindo informações sobre como imprimir o formulário.

  49. Victor Sousa disse:

    Parabéns pelo tutorial!
    Não consegui disponibilizar para pessoas que não têm conta no gmail. Você sabe qual o procedimento?

  50. Anônimo disse:

    Olá, gostaria de saber se tem como limitar o número de respostas do formulário. Estou utilizando ele para fazer inscrições online mas cada curso tem um número de vagas e gostaria de automaticamente para de receber respostas para o curso que já tiver o número de vagas respondidas. É possivel??
    Mais algumas dúvidas: Você citou o WUFOO dizendo que tbm cria formulários como o google forms, nele é possível limitar o número de vagas? É grátis criar formulário nele? Quando acessei a pagina abriu em inglês, só é em inglês mesmo?

    Muito obrigada desde já!
    Parabéns pelo blog, muito bom!! Essa postagem em especial foi de grande ajuda para mim!

    Tchau!

  51. Carcaramg disse:

    Ajudou bastante. Obrigado por compartilhar o conhecimento.

  52. Irineu Migotto disse:

    Olá, Adelson. A tempos atrás andei vendo as funcionalidades do Google Drive/Docs. Realmente são muitas as formas em que podemos utilizar os docs/formulários, por sinal, bem legal seu artigo.
    Mas o único inconveniente que vejo, apesar da gratuidade, é a observação que vem no rodapé dos docs depois de compartilhado. um abraço.

  53. Boris disse:

    opá Adelson, não estava conseguindo fazer o formulário de pesquisa pra colocar em meu blog, e seu artigo me ajudo muito, valeu

  54. Anônimo disse:

    É possível obter o e-mail de alguém que me enviou resposta através do Google Docs?

  55. Anônimo disse:

    É possível visualizar o e-mail de alguém que enviou respostas de um questionário que fiz no Google Docs?

  56. Everton disse:

    Boa dica 😀
    Vou testar! Valeeew!!

  57. Estado da Arte Cotas Raciais disse:

    Estou com o formulário em um blog e também encaminho o link para acessá-lo e ainda mando por email. Ocorre que, quem não tem conta no GMAIL não consegue visualizar nada; Como faço para resolver isso??

  58. Fernanda Andrade disse:

    As sua dicas são magníficas. Consegui incluir muita coisa no meu blog.
    Valeu mesmo!!!

  59. Sander Sales disse:

    Olá Adelson!

    Parabéns pela postagem!

    Sei que já é antigo o tema, porém estou com uma dúvida.

    Como faço para que o usuário do formulário também receba o documento já preenchido automáticamente?

    Agradeço desde já!

  60. Sander Sales disse:

    Olá Adelson!

    Parabéns pela postagem!

    Sei que já é antigo o tema, porém estou com uma dúvida.

    Como faço para que o usuário do formulário também receba o documento já preenchido automáticamente?

    Agradeço desde já!

  61. pesconi disse:

    Boa Dica, recurso fantastivo do DOCs.

  62. HPL Currículos disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se é possível acrescentar um formulário dentro de cada post no blog spot. Pois tenho um blog onde faço divulgação de empregos e gostaria que cada post tivesse um formulário para recebimento de currículos, isso é possível?

    Obrigado e fico no aguardo
    Alexandre

  63. Daniel Ditscheiner disse:

    Muito Obrigado !! Me ajudou bastante

  64. Anônimo disse:

    Estou trabalhando com um Formulario para Pesquisa Cientifica.
    Gostaria de alterar – no modo GRADE – a largura da coluna a esquerda, onde consta um texto grande, ficando comprido em sua altura.
    As seis colunas a direita sao para o assinalamento da opcao pelo pesquisado.
    Grato. Helder Figueiredo.

  65. Sergio Kawaguchi disse:

    Estou desenvolvendo Aplicativos e estou usando a dica desse tutorial (excelente), uso o formulário não só como pesquisa, mas como uma lista de itens que o usuário seleciona através de botões de opcões, a lista funciona, porém quando ele fecha a página os dados são perdidos, gostaria de saber se há a possibilidade dessa lista (formulário) ficar armazenada nas nuvens ou no smartphone para consulta posterior. Agradeço qualquer feedback.

  66. Eduarda disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se é possível criar um formulário anônimo, sem nenhum registro a respeito de quem responder ele. Obrigada

    • Guilherme Amarino disse:

      SIM, Eduarda, é possivel fazer isso.

      Claro dependerá das informações que pretende coletar. Mas, se for tipo uma especie de "enquete", você não saberá necessariamente quem a respondeu, terá um numero de respostas em uma planilha. A partir dai saberá quantos disseram "SIM" ou "NÃO" a sua pergunta.

      🙂

  67. Guilherme Amarino disse:

    Olá, os recursos do Google são bem interessantes mesmo.

    Uma coisa que percebi nos ultimos meses ao usar os formulários é a possibilidade de, a partir das respostas em uma planilha gerado com o resultado do preenchimento do formulário, baixar um arquivo no formato compativel com Excel separado por virgula que permite também fazer upload desse arquivo em listas de e-mail em serviços como o Mailchip ou Benchmark. Ou seja, você pode criar um formulário usando todo o poder dos recursos do Google, coletar informações como: NOME, EMAIL dos seus visitantes e leitores e a partir da planilha gerar esse arquivo para adicionar a sua lista da Benchmark (lá uma lista com até 2 mil emails é grátis).

    Ou você pode fazer tudo isso e usar os recursos do próprio Google Docs para se relacionar com os emails coletados. Copiando e colando a lista na parte de enviar um email com o Gmail, com um link de um pdf hospedado no Google Drive. A desvantagem disso é que o envio para a lista deve ser feito manualmente por você. No entanto, é grátis! O que é ideal para Blogueiros iniciantes do Blogger que não disponhe de dinheiro para investir nos serviços pagos do Mailchip e outros.

    Resumindo, usar os formulários do Google é uma boa pra se relacionar também com a sua lista de eMail.

    VALEU!

  68. gilvan disse:

    Gostaria de ajuda, tenho um formulário com muitas questões, se caso os meus entrevistados cansarem de responder as questões e quiserem responder depois, como faço para que ele ao abrir o questionário novamente esteja na questão que ele parou ???

  69. Helga disse:

    Como faço para editar texto no google forms?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!