publicação Camila Fiori

A frequência ideal de artigos em seu blog

Frequencia130Uma dúvida muito comum de quem tem um blog – especialmente de quem está começando – é a frequência de publicação de novos artigos.

O que é o ideal?

Escrever artigos todos os dias ou apenas um artigo por semana?

Neste artigo, escrito atendendo a uma sugestão em meu UserVoice, mostro quais são os fatores que você deve considerar para encontrar a taxa ideal de publicações para o seu blog.

Introdução

Qual é a periodicidade ideal de novos artigos para um blog?

Como você já deve imaginar, não há um número único e mágico que responda a esta pergunta. 

Vamos tomar como exemplo a mídia impressa: há publicações mensais (como a revista Info), semanais (por exemplo, a revista Veja) e diárias (como o jornal Folha de São Paulo).

Todos os exemplos são publicações conceituadas e de ótima qualidade – e cada um tem uma periodicidade diferente de circulação.

Com os blogs, acontece o mesmo.

Há diversos fatores que afetam a periodicidade de publicação de novos artigos.

Há desde blogs que publicar diversos artigos em um mesmo dia até blogs com publicações esporádicas.

O que mostrarei neste texto são alguns destes fatores para que você possa determinar qual a melhor periodicidade para seu caso.

Qual sua capacidade produtiva?

Esta é a pergunta chave para você definir sua periodicidade.

Em outras palavras: quantos artigos você consegue escrever e gerenciar em um mês?

Ressalto o termo “gerenciar”.

Como eu citei no meu texto Escrevendo e divulgando um bom artigo, há atividades que você precisa executar antes, durante e depois de escrever um artigo para que ele possua qualidade e seu efeito seja maximizado.

Assim, além de escrever, considere que você precisa reservar tempo para:

  • Pesquisar o assunto sobre o qual escreverá.
  • Divulgar seu novo artigo em agregadores de notícias e redes sociais.
  • Responder os comentários que seus leitores deixarem em seu artigo.

Há outros pontos, mas esses são os essenciais.

Claro que é possível escrever artigos sem realizar essas atividades, mas você estará subaproveitando o potencial dos seus textos.

Lembre-se também de que há outras atividades de gerenciamento de seu blog que consumirão o seu tempo livre.

Você pode até transformar esta questão em uma simples operação matemática: divida o tempo livre que você tem em um mês para dedicar ao seu blog pelo tempo necessário para escrever e gerenciar um artigo e você terá a quantidade de artigos que você conseguirá gerar nesse período.

Posso citar meu caso no Gerenciando Blog como exemplo: atualmente, tenho uma capacidade de produzir de 4 a 6 artigos por mês, considerando todos os fatores levantados acima.

Seja regular

Um erro comumente cometido – especialmente por quem está começando – é a irregularidade na geração de novos artigos.

Um exemplo típico: alguém cria um novo blog, cheio de ideias e disposição.

 

Num único dia, escreve 3 artigos e segue assim durante a primeira semana.

Na segunda, semana, as ideias começam a rarear e a quantidade diminui para 1 artigo a cada 2 dias.

Depois de um tempo, o blog é abandonado e os artigos desparecem.

Alguns meses depois, volta a disposição e a criatividade, que gera nova enxurrada de artigos.

Por que isso é ruim?

Porque não fideliza leitores. Um hipotético leitor do blog acima, ficaria animado ao ver os primeiros artigos.

Provavelmente, abandonaria o blog na época da baixa maré de artigos e nem chegaria a saber que os artigos voltaram a ser escritos.

Por isso, se você tem a capacidade de produzir 4 artigos por mês, não é uma boa ideia publicar todos no início do mês e ficar 3 semanas sem publicar nada.

Faça como eu faço aqui no Gerenciando Blog: publique um artigo por semana (preferencialmente, todos no mesmo dia da semana), de modo que fiquem distribuídos.

Os leitores do Gerenciando Blog sabem que podem passar aqui todas as segundas-feiras que verão um novo artigo.

Por outro lado, se você consegue publicar um novo artigo todos os dias, procure publicá-los sempre no mesmo horário. Esse tipo de cuidado ajuda a fidelizar seu leitor.

As ferramentas de publicação, como o Editor do Blogger e o Windows Live Writer permitem que você agende o dia e horário da publicação, para facilitar essa regularidade.

Claro que há situações especiais em que você pode quebrar essa regra.

É o que faço na última semana do ano, quando escrevo artigos diários, ou quando há alguma notícia importante a ser divulgada.

Só publique artigos de qualidade

Esta sempre será a regra de ouro: não escreva apenas por escrever ou para “cumprir tabela”.

Programe-se com antecedência, deixando uma quantidade mínima de artigos já escritos para os períodos em que o tempo ou a criatividade rarearem.

Você perceberá que traz muito mais resultado escrever poucos artigos com qualidade e bem trabalhados do que muitos artigos de baixa qualidade.

Conclusão

As palavras chave deste artigo são regularidade e qualidade.

Se você se atentar a elas, será muito mais simples fidelizar seus leitores e obter sucesso com seus artigos.

E você, qual sua opinião sobre a regularidade para escrever novos artigos em seu blog?

Pensa diferente em algum ponto?

Expresse sua opinião deixando um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

49 Comentários

  1. Carol Oliveira disse:

    Ótimo texto. Costumo usar uma técnica que você citou e me ajuda bastante, que é escrever vários artigos quando a criatividade está a todo vapor, e deixá-los salvados em rascunho. Quando tenho menos tempo, por exemplo, basta fazer uns ajustes finais e publicá-lo.

    Além disso, costumo sempre anotar as ideias em um caderninho ou um arquivo de texto. Sempre tem aquele momento em que você vê ou ouve algo e de repente: PIMBA, isso podia dar um bom post. Aí é bom anotar pra não esquecer o tema depois.

  2. ૮α૨ѳℓ disse:

    Concordo plenamente. Não obstante, creio que o tema do Blog também costuma influenciar na frequência de postagens. Como você disse, não há um número mágico para responder está questão. Tudo depende de diversos fatores.

    Adorei o artigo!

  3. Seguro Desemprego disse:

    Muito bacana o post Adelson, eu realmente não tinha uma regularidade para fazer os artigos, mas agora vejo que realmente é necessário, obrigado pelas dicas. um grande abraço.

  4. Maria Marçal disse:

    Boa noite..
    Fiz uma análise de tuas sugestões.
    De certa forma acredito,pelo que dissestes, que caminho de maneira correta no meu Blog.

    Apesar de dizeres que o ideal seria uma vez na semana, considero importante que nossas postagens sejam diárias ou de, no máximo, dois dias de "folga".

    O que tinha dúvida e aqui me esclarece teu ponto de vista é sobre respondermos ou não quem entra no nosso blog e comenta.
    Acreditava que não seria necessário porque aquela foi "apenas uma visita" exporádica e se o faço estaria buscando que esse visitante retornasse, surgindo aí um vínculo não muito saudável porque não seria mais expontâneo.

    Obrigada, Maria Marçal – Porto Alegre – RS

  5. Adriana Helena disse:

    Excelente artigo!
    Adelson, seu só tenho a agradecer a você pelo belo trabalho que realiza no seu Blog que já me acudiu várias vezes em diversos momentos de dúvidas!
    O importante é sempre manter a qualidade dos artigos e atualizar-se de maneira regular, como foi muito bem explicado por você!
    Obrigada por compartilhar conosco tantos ensinamentos importantes!
    Abraços!!

  6. jotapeh9907 disse:

    Excelente dica
    Eu adoro publicar artigos, mas nem sempre tenho tempo

  7. Mary Miranda disse:

    Adelson,

    Minha frequência de postagem, segue fielmente as suas informações: vai conforme minha disponibilidade para os escritos!
    Ultimamente lanço em média 2 posts por semana porque, cheguei à conclusão, de que é por ora meu ideal, dando margem para os comentários em meu blog e nos dos amigos também.
    Você fez uma excelente comparação com os periódicos, explicando que a frequência bem delineada (uma vez por semana, quinzena ou mês) juntamente com a qualidade, é que formam leitores fiéis.
    Com o blog ocorre o mesmo, cabendo,a ssim, ao blogueiro, administrar o tempo.

    Forte abraço e obrigada pelo artigo!

    Mary:)

  8. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson !!!

    Como sempre nos brindando com dicas maravilhosas e úteis !
    No meu caso, como postei no artigo que foi criado a partir de uma sugestão sua, eu optei por postar apenas uma vez por semana, porque antes de postar novamente, eu gosto de ter retribuído a todos os comentaristas e amigos, visitar seus blogs e comentar.
    Também gosto que todos tenham a oportunidade de ler o artigo em seu tempo livre, o que para alguns demora um pouco, sem que já tenha outro no ar, pois levo em consideração meu próprio tempo, não consigo visitar os amigos mais que 2x por semana, e fico perdida quando chego a um blog e tem umas 20 postagens para visitar, infelizmente tenho que escolher uma…
    E como mencionou, escolhi esta regularidade semanal justamente para ter tempo de finalizar o processo de responder comentários, divulgar e retribuir 🙂
    Sobre qualidade, também acho imprescindível, quando não tenho um bom artigo para postar, prefiro esperar até que a inspiração chegue, ou então recorro a algum artigo já escrito e guardado para estas horas infrutíferas rsrs Não quero que esta atividade se torne uma obrigação e ainda mais decepcionar meus leitores 😉

    Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos, sempre !
    Um enorme abraço e que 2012 seja de alegrias, paz , amor e sucesso para você e sua família 🙂

  9. COISAS E SENTIDOS disse:

    Adelson, paz! Mais uma vez: você é 'o cara'. Teu blog é essencial para um blogueiro. É direito, prático, descomplicado, incentivador… Também não tenho regularidade e concordo com você, isso é importante. Embora também use meu blog como uma espécie de arquivo de pequenos artigos que vou escrevendo para que meus alunos possam acessar sempre que precisarem. Que tal? Abraço grande e ótimo 2012. Julio Cesar

  10. Ciro disse:

    Se tivesse consciência disso desde o inicio, não teria cometidos tantos erros, agora tenho uma rotina semanal de artigos, apesar de aqui e acola eu falhar nesse esquema.

    As pessoas criam blogs e nem sabe que eles são um meio de comunicação, e tem macetes e regras de conduta, por isso acho importante sites como o gerenciando.

  11. Edi Kalsing (Terapêuta Holística) disse:

    Olá Adeslon!! Esse post eclareceu algumas dúvidas minhas e de quebra aprendi outras mas o melhor foi ver que estou fazendo da forma que vc sugere, só não estipulei dias certos, vou me organizar e determinar isso tb. Gostei muito do que a Carol Oliveira escreveu acima, show!! Adelson, grata mais uma vez pela grande força que vc sempre nos dá. Beijão…

  12. Suu Munizz disse:

    Sabe Adelson,ainda estou me ajustando a periodicidade de posts lá no blog.
    Mas normalmente posto a cada dois ou trÊs dias e quanto aos posts para os períodos em que a criatividade está descansando,esses tenho,vejo sempre falar disso lá no Blosque,é bom porque tem épocas que a gente realmente tá sem ideia,e isso acontece mesmo,então deixar uns posts prontos para publicar nesses períodos é sempre bom.
    Acho que ainda estou fraca quanto a divulgação dos posts.
    Abraço e uma ótima semana,=)

  13. Fábio Pinheiro disse:

    Parabens, excelente post!
    Sem dúvida que para quem tem um blog é fundamental que tenha consistencia na publicação de artigos, videos etc.. isso não só tras regularmente os subscritores ao blog como aumenta o nosso ranking no Google.

    Continuação Do Sucesso,
    Fábio Pinheiro

  14. Adriano Luz disse:

    @Carol Oliveira: É mesmo uma ótima ideia anotar as ideias quando elas surgem! É também uma forma interessante para acumular artigos para os momentos em que a criatividade falha.

    @Carol: Você tem razão! Há nichos de blogs que permitem postagens mais frequentes, seja porque os artigos são mais curtos ou porque os assuntos surgem com mais frequência. O melhor é cada um descobrir a sua frequência ideal.

    @Seguro: É muito importante ser regular! Como eu citei no artigo, é uma forma poderosa de fidelização de seus leitores.

    @Maria: Na verdade, eu citei a frequência semanal apenas como um exemplo, por ser o meu caso. Para quem tem tempo e assuntos para ter um frequência maior, como você cita, isso é muito bem vindo! Quanto a responder os comentários, eu vejo isso como uma forma de mostrar interesse e respeito aos leitores. E tem funcionado muito bem! 🙂

    @Adriana: Obrigado por tantos elogios! Faço questão de compartilhar aqui o que aprendo com meu blog.

    @JotaPeh: Mesmo que você não tenha muito tempo, é importante ser regular – mesmo que seja para publicar um único artigo por mês.

    @Mary: Que bom que você já tenha encontrado sua frequência ideal! É muito importante reservar tempo para as demais tarefas de gerenciamento do blog – mas muitos se esquecem disso.

    @Samanta: Ótimo comentário o seu! Lembro bem de seu artigo em que você cita sua rotina de trabalho no blog, bem parecida com a minha. Eu também acho difícil acompanhar blogs que publicam muitos artigos. Por isso, nem sempre "mais" significa "melhor".

    @Julio: Obrigado pelos elogios! Entendi o seu caso. Para você, a regularidade pode não ser tão importante porque você já tem um público cativo – os seus alunos. Neste caso específico, a falta de regularidade pode não ser tão prejudicial.

    @Ciro: É normal não nos preocuparmos com a regularidade no começo. Normalmente, todos começam empolgados e cria uma enxurrada de artigos. Mas, a regularidade é mesmo importante!

    @Edi: Você já está com meio caminho andado! Sendo regular, só falta agora estipular um dia fixo para suas postagens. Seus leitores agradecerão!

    @Suu: A divulgação é muito importante para que seus artigos sejam lidos por mais pessoas. Caso interesse, sugiro a leitura do artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog, onde falo sobre o assunto.

    @Fábio: O Google vem privilegiando cada vez mais blogs e sites com qualidade. Isso se expressa não só nos artigos em si, mas também em outros cuidados – como a regularidade.

    Abraço a todos vocês e obrigado pelo enriquecimento do artigo com seus comentários!

  15. Andréia disse:

    Criei meu primeiro blog na semana passada, e não fazia ideia de que era algo tão complexo. Seus artigos têm me ajudado bastante. Coloquei até seu blog na minha barra de Favoritos. Parabéns pelo trabalho!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Andréia!

      A tarefa de gerenciamento de um blog realmente envolve muito mais do que apenas escrever artigos. Espero que os artigos do Gerenciando Blog a ajudem nessas tarefas!

      Um abraço e obrigado pela visita!

  16. Vera Garcia disse:

    Você tem toda razão, Adelson! Percebo isso porque costumo postar geralmente sempre no período da manhã, num determinado horário.E recebo o feedback dos leitores nos comentários do blog e nas nas Redes Sociais.
    Quando faço isso à tarde, o resultado não é o mesmo.

    Obrigada por mais essa dica!

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vera!

      Quando os leitores se acostumam com nosso trabalho, eles sabem quando podem esperar novos artigos. É isso que ajuda a criar sua fidelização.

      Um abraço!

  17. André disse:

    Excelente comentário Adelson!

    Muitos parabéns!

  18. Gigaconteudo.com disse:

    Concordo. Além de importante para a fidelização de leitores, a regularidade na publicação de novos posts faz com que o Google defina com precisão a frequencia com a qual ele rastreia e indexa o blog.

    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Você tem razão: há também motivos técnicos para manter a regularidade na atualização do blog, o que também é muito importante.

      Um abraço!

  19. Erica Bosi disse:

    Adorei esta postagem porque tirou um peso de minhas costas. Ufa…
    Eu trabalho fora (como muitos aqui), e tenho "N" tarefas para executar em casa, além de administrar, escrever, editar, revisar e divulgar o blog. É barra. E escrever por obrigação é horrível mesmo.
    Enfim, adorei mesmo suas dicas!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Que bom que eu tenha aliviado seu fardo! 🙂

      Esse mal acomete a todos que não podem se dedicar ao blog em tempo integral, grupo do qual faço parte. Então é necessário ter equilíbrio com as demais atividades, destacando ao blog tempo suficiente, mas que não atrapalhe os demais aspectos de nossa vida.

      Um abraço!

  20. Dermeval Junior disse:

    Gostei muito mesmo desse post, principalmente porque lancei meu blog a pouco tempo e apesar de já ter uns 10 anos na area de desenvolvimento de sites, é o meu primeiro blog e as coisas não estão ainda bem direcionadas na minha cabeça.

    Mas uma coisa que sempre procurei fazer é quando tenho alguma idéia sobre um artigo, corro logo para um arquivo texto que deixo especialmente para isso, separado por cada categoria do blog, e deixo logo anotado, afinal não da pra confiar na memoria e não quero perder o que poderia ser um bom artigo para o meu blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Demerval!

      É mesmo muito importante anotar as ideias assim que elas surgem. Dessa forma, você não corre o risco de se esquecer dela.

      E é mesmo importante ser regular, como citei em meu texto.

      Um abraço e obrigado pela visita!

  21. Miss Holmes disse:

    Olá Adelson. Venho acompanhando seu blog e tenho investido meu tempo fazendo isso. Tenho aprendido muitas coisas de uma forma boa. O artigo mais esclarecedor que encontrei e mais agradável de ler sobre a frequência de artigos(me deu uma "luz"). Esse é meu segundo passo,e tenho deixado agora tudo na ponta do lápis,desde este início. Não sei se uma pessoa da minha idade pode fazer algo com qualidade mas percebi por muita coisa que você citou em outros artigos que se trabalharmos com responsabilidade podemos conseguir. Eu já escrevia em um blog para o meu pai e os trabalhos dele. Agora tenho um meu , mas quero que ele dê resultado. Porque tive de encontrar uma saída no que eu tenho mais facilidade,escrever. E tenho encontrado o que preciso aqui. Gosto muito da sua forma de escrever,é agradável e proveitosa .Creio que seja porque você faz isso com amor. Faz o que gosta e tem feito muito bem. Não sei se estou no caminho certo ,mas seu blog tem ajudado muito. Parabéns pelo seu trabalho!É realmente muito bom!E o você tem sido um mestre!
    (Se você puder considerar o comentário de uma adolescente de apenas quase 16 anos rsrs)
    Abraço
    Hingrett.K(Miss Holmes)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Hingrett!

      Antes de mais nada, gostei do seu apelido! Sou fã de Sherlock Holmes desde minha adolescência!

      E fico feliz que esteja gostando de meus textos! Realmente faço tudo aqui com muito prazer e dedicação. Gosto mesmo de compartilhar tudo o que aprendo e fico feliz em poder ajudar.

      Quanto à idade, isso não é restrição para o sucesso! Você escreve muito bem e isso já é um grande passo. Com dedicação e determinação, tenho certeza de que você fará muito sucesso.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  22. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    São dicas simples como estas que fazem muita diferença. A questão dos horários sempre é complicado pra mim, pois tenho outra ocupação além do blog.

    O que faço é agendar os posts e publicá-los sempre em ciclos de 24 horas, exceto nas segundas, (quando o ciclo é estendido), pois aos sábados e domingos não há artigos lançados.

    Acredito que quando se faz algo com prazer, a possibilidade de faltar ideias é mínima. O que pode faltar é tempo para organizá-las.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Estou na mesma situação que você, não sendo possível estar disponível no blog o tempo todo. A melhor solução para este caso é mesmo programar os artigos para que eles sempre sejam publicados no mesmo dia ou horário.

      E a falta de tempo é mesmo um grande obstáculo! É necessário organização e determinação para ultrapassá-lo.

      Grande abraço!

  23. Marcio Miranda disse:

    Ler esse texto me fez muitissimo bem, me alertou sobre erros que cometo com relação à frequência.
    Quanto a qualidade levo isso muito a sério, até mesmo porque escrevo tutoriais na maioria das vezes, e coloco-os em pratica antes da publicação. Mas com certeza qualidade não compensa a frequência e vice/versa.
    Estou reformando o meu blog e com base no que eu li agora vou fazer certinho. 🙂

    Parabéns pelo blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcio!

      Fico muito feliz em poder ajudá-lo! A frequência é mesmo importante, mas a qualidade deve vir sempre em primeiro lugar. E mais importante do que ser frequente é ser regular.

      Um abraço e sucesso com seu blog!

  24. Camilo Aparecido Almeida disse:

    Eu como recebo matérias das assessorias de comunicação das prefeituras da minha região, costumo postar de 5 a 20 posts por dia em meu Blog, varia muito, quando o assunto é interessante gera muitas visitas, as vezes você acha que determinado post vai gerar visita e não gera nada, e as vezes um post simples gera muita visita. vai entender a cabeça do leitor né amigo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Camilo!

      Em seu caso, a característica é a grande frequência de publicação. Assim, seus visitantes já estão acostumados a ver novos artigos a todo o momento. Seria estranho se, em algum momento, você deixasse de publicar por alguns dias. Isso caracterizaria a quebra de sua frequência e provavelmente lhe taria resultados negativos.

      Um abraço!

  25. Eraldo alves disse:

    Dicas muito boa, me ajuda bastante

  26. Luis Marcos Leite disse:

    Boas dicas. Confesso que gostaria de escrever um artigo por dia, mas, realmente não dá. Parabéns pelo artigo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luis!

      Com este artigo, pretendo eliminar essa visão de que somente blogs que publicam todos os dias fazem sucesso. Nada mais longe da verdade!

      Muito mais importante é ter qualidade e escrever com frequência regular.

      Um abraço!

  27. Cuidados e Vaidades disse:

    Querido amigo Adelson, isso só me fez acreditar ainda mais em meu potencial! Penso igual você, é melhor demorar um pouco mais e apresentar algo de qualidade mesmo que o post fique maior mas pelo menos vou apresentar algo mais completo.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog, amo de paixão! Rs…
    Mil Beijos, Cris.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cris!

      Que bom vê-la por aqui! 🙂

      Com certeza, é muito melhor demorar alguns dias e escrever um artigo de ótima qualidade, do que escrever artigos todos os dias apenas para "cumprir tabela".

      Os números do seu blog mostram que você está no caminho correto!

      Um abraço e meus desejos de que você faça ainda mais sucesso!

  28. Derek Santos disse:

    No caso de um blog de notícias focadas em assuntos de diversos segmentos, como uma revista de variedades (que estou querendo criar), seria necessário escrever todos os dias ou várias vezes ao dia ou não? Por favor me ajude, preciso de conselhos para começar esse blog da maneira certa sem cometer muitos erros, apesar de que alguns serão inevitáveis. Desde já, agradeço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Derek!

      Como eu disse no artigo, não existe uma resposta única para o número de artigos que você deve publicar.

      Tudo depende de sua situação: se você tem capacidade de escrever notícias ORIGINAIS todos os dias e não descuidar dos demais aspectos do seu blog, vale a pena seguir em frente assim.

      Um abraço!

  29. José Antonio disse:

    Olá Adelson, muito boa essas suas orientações, eu mesmo estava perdido neste aspecto,legal vou seguir essas dicas e aplicar em meus blogs.
    Abraços

  30. tonyrson disse:

    Olà Adelson…
    Gosto muito de suas dicas aqui no GB sempre passo aqui para aprender coisas novas, a minha frequencia de artigo tem muito a ver com o seu texto escrito aqui, pois é precisso ser um blogueiro para saber o que os blogs pensam e agem ja seguie a risca todos os passos que vc descreveu em seu artigo hj ja faço bem mais parecido com vc mais sem fidelizar o dia exato, como disse sempre tem aqueles dias que vc tem que publicar alguma noticia importante, mais que nada como escrever pouco mais bem escrito e de sua autoria um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tonyrson!

      A mensagem mais importante que quero passar com este artigo é que não é necessário escrever todos os dias para fazer sucesso – que é algo que leio muito em outros blogs.

      Com relação ao dia definido, ele é importante para que seus leitores saibam quando haverá novidades no blog. Mas, há situações em que eu também quebro essa regra: hoje, por exemplo, publiquei a notícia do aniversário do Gerenciando Blog, mesmo que a quarta-feira seja um dia em que não publico novidades.

      Um abraço!

  31. Ju disse:

    Muito bom o artigo!!!
    Descobri seu blog recentemente e tenho dedicado certo tempo para devorá-lo kkk tem me ajudado bastante a aprimorar o meu, melhorar os posts, enfim.
    Também acho que qualidade é tudo, aliado à uma certa frequência, melhor ainda e é isso que tenho tentado fazer, está sendo meu desafio semanal.
    Temos pouco mais que 1 semestre de existência mas postar já virou um hobbie, então gostaria de agradecer pelos artigos muito esclarecedores e dizer que certamente me ajudará a melhorar o conteúdo do meu blog e a sua colocação nos instrumentos de busca.
    Abraços e desculpe pelo comentário gigante 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ju!

      Que ótimo que você tenha chegado até aqui! Espero que encontre aqui dicas úteis para utilizar em seu blog!

      Qualidade e frequência são mesmo itens importantes para todo blog. Persistindo dessa forma e fazendo boa divulgação, você coseguirá fazer com que seu blog se torne conhecido e relevante.

      Conte sempre comigo para o que for necessário!

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.