publicação Camila Fiori

O dilema da moderação de comentários – Parte 2

Moderacao130Moderar ou não moderar os comentários?

Essa é uma decisão que aflige muitos blogueiros e há prós e contras em ambas as decisões.

Neste artigo, comparo minha visão de hoje com a visão que eu tinha alguns anos atrás e mostro o que você deve levar em consideração para tomar a decisão acertada sobre a moderação dos comentários em seu blog.

Introdução

Desde o início de minha vida na blogosfera, sempre foi uma satisfação para mim receber comentários e interagir com meus leitores.

Para mim, essa interação é um dos pilares fundamentais para a existência de um blog.

Em artigos como Como conseguir comentários em seu blog, deixei minhas dicas sobre o que fazer para receber mais comentários.

Por isso, quando fui chamado em outubro de 2009 para escrever o meu primeiro “guest post” no saudoso blog Info Macross, decidi escrever justamente sobre o tema.

Batizei o artigo de O dilema da moderação de comentários.

Entre os pontos que abordei estava justamente minha decisão de não moderar os comentários de meus blogs.

Alguns leitores concordaram com minha opinião, outros discordaram.

De lá para cá – mais de 2 anos depois – minha opinião sobre o assunto mudou.

Prova disso é que os comentários no Gerenciando Blog são agora moderados.

Por isso, resolvi escrever a “Parte 2” daquele artigo, agora considerando a experiência que acumulei nesse tempo todo.

Não modere os comentários do seu blog!

Há situações em que ainda defendo que os comentários do seu blog não sejam moderados.

A principal delas é quando seu blog é novo e você ainda recebe poucos comentários (digamos até 5 por dia).

Isso porque os comentaristas gostam de ver seus comentários publicados assim que eles os escrever.

É desmotivador quando você comenta e precisa aguardar até que seu comentário seja lido e liberado – especialmente se o autor demora para fazer isso.

Por isso, se você está nessa situação, vale a pena considerar desativar a moderação dos comentários em seu blog.

No Blogger, isso é feito em “Configurações” / “Postagens e Comentários”

DilemaModeracao

Atualmente, é mais fácil agora acompanhar os novos comentários recebidos no Blogger.

Acessando a área dos comentários publicados, você pode verificar rapidamente quais foram os novos comentários deixados, permitindo avaliar se devem permanecer ou não no blog, e ainda facilitando sua resposta.

DilemaModeracao3

Também é possível receber um e-mail avisando a cada novo comentário que for publicado.

Isso é configurado em “Configurações” / “Celular e e-mail” / “E-mail de notificação de comentários”.

DilemaModeracao4

Outra novidade que não existia quando eu ainda trabalhava com a moderação desativada era o filtro de spam do Blogger (que sempre existiu – e com muita eficiência – no WordPress).

Assim, grande parte dos spams é detectada automaticamente e nem chega a ser publicada em seu blog. Isso ajuda a evitar a publicação de comentários indesejados.

DilemaModeracao2

Outra situação que pode levá-lo a não querer moderar os comentários do seu blog é se você está constantemente conectado e pode deletar rapidamente comentários indesejados.

Infelizmente, este não é o meu caso.

Modere os comentários do seu blog!

O problema em não moderar os comentários de seu blog ocorre à medida em que aumenta a popularidade do seu blog e o número de comentários recebidos.

 

O problema não são os “spams”, que normalmente são bloqueados automaticamente pelo sistema antispam. O problema são os comentaristas desavisados ou, o que é pior, os mal intencionados.

Sem moderação, todos esses comentários acabam indo ao ar.

O comentarista desavisado é aquele que, sem querer (ou, pelo menos, sem má intenção), publica em seu comentário o que não deve.

Um exemplo prático: em minha Política de Comentários, informo que só devem ser escritos comentários referentes ao tema tratado no artigo.

Mesmo assim, recebo muitos comentários com perguntas sem relação alguma com o artigo escrito.

Opto por não publicar esses comentários, para não atrapalhar a leitura dos demais leitores.

Mas, o pior são mesmo os comentaristas mal intencionados.

Canso de receber comentários pedindo para seguir no Twitter, participar do Facebook, comprar um produto ou visitar o blog.

Não é para isso que servem os comentários.

Por isso, não apenas os deleto, mas também marco-os como spam.

Comentários assim são um desrespeito ao autor e aos demais leitores.

Nesta situação, a única saída é moderar os comentários e evitar que eles sejam publicados.

E essa é minha posição atual: modero todos os comentários recebidos aqui no Gerenciando Blog, lendo cada um deles antes de sua publicação e respondendo-os posteriormente na medida do possível.

 

Não use confirmação de palavras

Seja qual for sua decisão sobre moderar ou não os seus comentários, não utilize a confirmação de palavras para que as pessoas deixem comentários em seu blog.

Esse é dos grandes motivos para que as pessoas desistam de comentar.

Às vezes, as palavras mostradas são quase ilegíveis, o que dificulta muito o comentário.

DilemaModeracao6

Além do mais, esse sistema somente tem efeito para evitar que programas enviem comentários automaticamente, o que normalmente é barrado pelo sistema antispam.

Em resumo: hoje, o sistema não tem mais utilidade. 

Para desabilitar essa funcionalidade, você deve ir até a área “Configurações” / “Postagens e Comentários” e marcar “Não” na opção “Mostrar verificação de palavras”, conforme mostrado na figura abaixo.

Após isso, lembre-se de clicar no botão “Salvar Configurações”, na parte superior direita da tela.

  

Conclusão

A minha conclusão é que a moderação dos comentários tornou-se para mim um mal necessário.

Considerando a situação atual do Gerenciando Blog e também a minha, infelizmente não tenho como garantir a qualidade dos comentários sem realizar esse processo.

Em resumo: por culpa de poucos mal intencionados, os 99% dos comentaristas bem intencionados precisam passar por esse desconforto.

E você, o que pensa da moderação dos comentários?

Qual é a situação de seu blog nesse aspecto? Deixe seu comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

61 Comentários

  1. Arrenda PT disse:

    No wordpress, recomendo registrar e usar o plugin akismet.
    O registro é grátis e ajuda muito a filtrar comentários.
    Está activo em todos os meus sites wordpress.

  2. Anônimo disse:

    Adelson, na minha opinião, não se deve moderar comentários diretamente, mas sim ler todos e excluir os que possuem ofensas ou algo do tipo! Críticas e tudo o mais deve ser mantido para que haja um debate e melhore o conhecimento de todos.

    Abraços,

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Essa é uma estratégia eficiente, indicada para quem está sempre conectado e pode apagar rapidamente os comentários indesejados.

      Um abraço!

  3. Bruno Simomura disse:

    Olá Adelson

    Acredito que a moderação de comentários é importante. Atualmente estou usando a moderação parcial (com a validação apenas do primeiro comentário), pois infelizmente temos na web muitas pessoas que só estão ali para badernar ou para fazer propagandas, e isso é realmente muito desgastante para um blogueiro que preza por um conteúdo de qualidade e também procura absorver comentários construtivos.

    Agora eu também acho um malefício a moderação em excesso, como a validação de palavras e simultaneamente a moderação manual, pois nesse caso, entendo haver alguma repulsa para receber novos comentários.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Muito interessante o recurso que você utiliza em seu blog! É uma forma eficiente para filtrar quem são as pessoas que fazem comentários interessantes e que agregam valor ao artigo.

      Infelizmente, não temos essa opção no Blogger.

      Um abraço!

  4. Allan Penteado disse:

    Concordo com você! Aquelas letras são uma das piores coisas que existem no blogger!

  5. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson !!

    Estava ansiosa para ler seu artigo sobre este assunto, pois respeito muito suas colocações que além de tudo vem com dicas e orientações de como fazer as alterações 🙂 Parabéns ! Adorei 🙂
    Fiz um apelo no Facebook estes dias pois como sabe, eu gosto muito de comentar, mas infelizmente não tenho muito tempo disponível e este Código de verificação estava me atrapalhando ao ponto de abandonar os blogs com o comentário pronto…
    Creio que cada um deve analisar se vai moderar ou não, alguns blogs com assuntos polêmicos por exemplo recebem ofensas, e temos também os Trolls, etc, por isso é uma decisão pessoal, mas como mencionou, o código de verificação já não é importante.
    No meu blog eu desativei a moderação por não receber muitos comentários indevidos e por estar sempre on line, o que me permite apagar o que desejar com rapidez, mas marquei a opção de receber e-mails e por ali vou verificando, aliás estes e-mails me são úteis até para me organizar.
    Eu gosto de retribuir a todos os comentaristas, então deixo os e-mails na minha caixa de entrada e vou retribuindo por ali, conforme retribuo, eu apago, assim não esqueço de ninguém e sei quem já visitei, pois felizmente tenho muitos leitores que participam e aprecio visitá-los 🙂 e esta prática me ajuda a deixar tudo organizadinho.
    Portanto, sou a favor de moderação se necessário, mas não sou a favor do código de verificação 🙂

    Um enorme abraço e uma excelente semana !!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Achei muito interessante você ter tratado este assunto em seu Facebook – e eu já estava com ele praticamente pronto para ser publicado. As letras de confirmação conseguem mesmo irritar qualquer um! E, como eu disse acima ao Allan, muitos acreditam que elas eliminarão os comentários indesejados – o que não ocorre.

      Fico feliz em saber que você não recebe comentários indevidos em seu blog! Infelizmente, deparo com isso todos os dias por aqui. Por isso, não tive outra opção senão moderar os comentários.

      Um abraço!

  6. OCP disse:

    Não sabia que o captcha já não existia na nova interface do Blogger, inclusive um amigo me perguntou como desactivar e respondi como fazer usando a interface antiga porque não utilizo a nova, que não gosto. Imagino como vai ser para desactivar isso se o Blogger descontinuar de vez a interface antiga?

    Sobre a moderação, eu coloquei somente em comentários mais antigos e sem usar o captcha. Como acho que o sistema anti-spam do Blogger tem funcionado bem e filtra a maior parte do spam, coloquei para receber um mail quando alguém deixa comentário e se for necessário liberar o comentário, não tem problema porque venho ver o mail varias vezes ao dia. 😉

    Abraço. 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Também estranhei ao não encontrar a opção para desabilitar as palavras de confirmação na nova interface! Fica mesmo uma situação estranha essa de ter que voltar à antiga para fazer isso.

      E também gosto do filtro anti-spam do Blogger. Foi uma ótima funcionalidade que ganhamos!

      Um abraço!

  7. Water disse:

    Adelson você é uma pessoa que está sempre adquirindo novas experiências e sabe o que faz.

    Caso permaneça fixo o objeto do "importante" seria bom você publicar um novo artigo explicando as razões da mudança.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Water!

      Ainda estou avaliando os resultados de ter transformado em "nofollow" os links dos comentaristas, até mesmo para ter uma resposta definitiva para quem defende que o contrário prejudica o blog.

      Em breve escreverei aqui sobre o assunto.

      Um abraço!

  8. Ramon disse:

    -Adelson, meu blog recebe poucos comentários. Fico feliz quando vejo que meu trabalho é reconhecido, mas infelizmente todos os comentários que recebo possuem muitos erros de gráfia. Não modero pois recebo poucos, mas será que isso prejudica no Google?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ramon!

      O Google já divulgou nota informando que artigos mal escritos e com erros ortográficos violam as diretrizes de qualidade. Como o texto dos comentários se incorporam ao artigo, acredito que eles realmente prejudiquem o posicionamento do artigo.

      No entanto, a influência pode ser tão pequena que nem a percebamos.

      Um abraço!

  9. arquivopassional.com disse:

    Oi Adelson!
    Eu uso a moderação de comentários no meu blog e não me arrependo, pois já recebi comentários com palavras de baixo calão, e também uma vez recebi um pseudo-comentário com simplesmente uma lista de 10 links de perfil de várias as redes sociais do comentarista, sem nenhuma outra palavra de "oi" ou "tchau"!
    Infelizmente, devido aos "sem noção" o restante dos leitores pagam a conta. Como contrapartida, faço questão de responder a todos os comentários, demonstrando respeito e carinho com meus comentaristas.
    Ótima postagem, beijos…Elis.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elis!

      Temos comportamentos parecidos: também faço questão de responder a todos os comentários que recebo aqui no Gerenciando Blog.

      E, infelizmente, também sou vítima dos maus comentaristas que apenas querem divulgar seus links. A eles, a moderação!

      Um abraço!

  10. Geovane disse:

    Olá Adelson, eu sempre modero os comentários do meu blog mas, sempre fiquei pensando se deveria e se é por esse motivo que recebo tão poucos.

    Para um blog recente talvez seja o caso de não moderar já que não teria tanta dificuldade em lê-los. Infelizmente eu já recebo comentários "mal-intencionados".

    Não sei se seria o caso de não moderar pelo menos no momento pra ver se o número de comentários aumenta já que ainda dá pra acompanhar. O que você acha?

    Excelente artigo! Abraços!

  11. Patrícia Vasques disse:

    Olá Adelson

    No meu blog também passo pela situação de pessoas que nem sequer leem o artigo e deixam apenas um link para divulgação, ou pior, já recebi um enorme texto como comentário que em nenhum momento referia-se ao artigo, era pura publicidade.
    Eu uso a moderação no meu blog e continuarei enquanto houver pessoas que não respeitam os blogueiros e insistem em usar os comentários como classificados grátis, ou para ofender sem motivo algum.

    Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Patrícia!

      Infelizmente, é uma minoria que tem esses comportamento, mas que acabam prejudicando todos os demais. Em situações assim, só nos resta mesmo utilizar a moderação para que comentários assim nem vão ao ar.

      Um abraço!

  12. Julio Cezar disse:

    Mais uma vez um ótimo artigo, concordo com você! moderação depende de como é cada blog, se for um blog que recebe poucos comentários melhor deixar sem moderação, mais se for para moderar temos que deixar o mais fácil possível para o leitor se sentir a vontade.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Julio!

      Acredito realmente que essa seja a melhor postura: ter opções diferentes de acordo com a situação do blog e do autor.

      Um abraço!

  13. Palio 2012 disse:

    Olá Adelson!
    Em nosso blog também filtramos e moderamos todos nossos comentários, principalmente quando sempre tem um espertinho ou outro que está afim de ficar "causando" em determinadas noticias. Prezamos pelos comentários saudáveis e coerentes de acordo com o assunto, afim de manter uma discussão agradável dos leitores.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Os "espertinhos" estão em todos os blogs! E eu não impeço as pessoas de divulgarem seus sites e blogs. Basta fazer exatamente como você fez aqui: colocar um comentário pertinente e assinar com seu Nome/URL. Pena que muitos ainda não perceberam isso.

      Um abraço!

  14. Anônimo disse:

    Olha concordo plenamente contigo, se o blog é novo e tem moderação de comentários e o cara demora pra liberar ele mata o blog!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente: quando um blog está começando, é importante fazer todo o possível para que os visitantes gostem dele e se tornem visitantes fieis. Manter os comentários sem moderação é uma boa estratégia para isso.

      Um abraço!

  15. HelôZanardi disse:

    Olá, Adelson,
    Mais uma vez, um ótimo artigo! Obrigada por compartilhar conosco os teus conhecimentos e fico encantada com a tua disponibilidade. Depois de ler o artigo tirei a confirmação de palavras, eu usava para evitar spam. Eu uso a moderação somente para post com mais de 10 dias mas tenho um número reduzido de comentários. Também recebo no e-mail os comentários e fica fácil acompanhar mas já recebi comentários indevidos por isso entendo que você precise fazer a moderação. Quem tem disponibilidade de acesso e pouco comentários dá para arriscar mas para quem tem muitos, infelizmente, é melhor moderar.
    Um grande abraço,
    Heloísa Zanardi

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Heloísa!

      Que ótimo que o artigo a tenha convencido a retirar as palavras de confirmação. Hoje, elas realmente tem pouca serventia.

      E sua estratégia de moderar apenas os artigos antigos é uma boa ideia, uma vez que eles estão mais sugestos a spam.

      Um abraço!

  16. Vera Garcia disse:

    Olá Adelson!
    Concordo com você, a moderação de comentários é um mal necessário. Realmente há muitas pessoas mal intencionadas.
    Preciso ficar mais atenta em relação a leitura e liberação dos comentários do meu blog. Obrigada pelas dicas!
    Nunca é demais dizer que você faz um grande trabalho no Gerenciando Blog!
    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vera!

      É sempre um prazer para mim recebê-la aqui no Gerenciando Blog!

      Quando os comentários são moderados, é importante liberá-los o quanto antes. Do contrário, este pode ser um fator que insatisfação para seus leitores, que podem deixar de comentar.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  17. Criativo de Galochas disse:

    Adelson, um problema de não moderar os comentários, como já ocorreu em um blog, do blogueiro ser processado por um comentário que fere a lei. E ai, o que fazer? Temos liberdade de expressão ou não? Eis a questão!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, já houve casos de blogueiros que foram judicialmente responsabilizados por comentários deixados em seus blogs por outras pessoas.

      Esse é mais um motivo importante para moderar ou ficar atento aos comentários deixados, para evitar problemas com comentaristas mal intencionados ou mais exaltados.

      Um abraço!

  18. Sybylla disse:

    De início eu não moderava. Mas conforme o blog cresceu, começaram a chegar comentários ofensivos, mal escritos, sem relação com o post em questão e ficava estressada quando via tudo aquilo indo ao ar. Optei por moderar mesmo.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Infelizmente, todos os blogs passam por esse problema quando o blog passa a receber mais visitas. Para esses casos, a melhor forma de proteção é mesmo a moderação dos comentários.

      Um abraço!

  19. Carla Fugiwara disse:

    Olá!
    Excelentes Dicas!!
    Facilitaram muito a criação do meu 1º Blog!!
    Parabéns!!

  20. Andréia (Deus quer falar com você hoje) disse:

    Pois é Adelson, eu não moderava os comentários em meu blog. Mas um dia, um indivíduo postou uma longa crítica a um artigo, que divulgava um evento. Eu respondi normalmente, afinal, temos que responder os elogios e as críticas. Mas aí descobri que o indivíduo "anônimo" tinha copiado e colado o mesmo comentário em todos os blogs que divulgaram o evento e criou um blog bem feinho pra falar muito mal dos demais blogueiros e, dessa forma, conseguiu ficar em uma boa colocação no rank de pesquisa. Eu me aborreci e exclui o comentário dele, por conta da má-fé do ato. Após, passei a moderar os comentários. Foi a melhor coisa que fiz, pois posteriormente a esse fato, infelizmente, me deparei com visitantes muito mal educados que até palavrão postaram. Então, hoje, eu entendo que a moderação é indispensável. A única coisa que faz com que ela possa não ser utilizada no início do blog é que tem pouca visibilidade e, portanto, menos chance de se deparar com os trogloditas da net. Mas não é impossível, então, eu não arriscaria.
    Parabéns por mais um excelente artigo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Andréia!

      Infelizmente, temos essas situações chatas como você bem citou. Por isso, só pode se dar ao luxo de não moderar quem tem disponibilidade para monitorar os comentários e apagar os indesejados com velocidade.

      Caso contrário, estamos sujeitos a situações desagradáveis como esta.

      Um abraço!

  21. Raquel Amaral disse:

    Eu concordo em moderar os cometários, pois assim podemos evitar que comentários mal intencionados são diretamente publicados e assim podemos ter um controle em publicar ou não o comentário…

    Parabéns pelo artigo!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Raquel!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo!

      No início, eu não moderava os comentários recebidos aqui. Mas, mos abusos são tantos que não vi outra forma para controlar a situação.

      Um abraço!

  22. Sissym disse:

    Olá Adelson,

    Agora entendi porque não conseguia tirar as "letrinhas" dos meus blogs, eu creio que sem querer, resolvi o problema no Blogzoom e Masquerade, mas nao nos demais.

    Então, preciso ir ao sistema antigo para marcar "não" e depois de salvar, volto para a nova configuração. Com as modernizações aplicadas pelo Blogger, por que precisamos fazer esta manobra tecnica?

    Quanto a moderação, eu continuarei com elas, assim impeço comentarios indesejados, nos ultimos meses tem vindo muitos e como sou super ocupada, com pouco tempo para cuidar dos blogs, é melhor manter este recurso.

    Muito obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sissym!

      Após ler sua dúvida, acabo de confirmar: agora o Blogger já disponibiliza a opção para desativar as palavras de confirmação mesmo na nova interface. Acabo de atualizar o artigo para mostrar essa nova opção.

      E é uma ótima ideia desativar essas palavras! Esse recurso dificulta os comentários e faz com que os visitantes comentem menos.

      Um abraço!

  23. Sissym disse:

    Adelson,

    Certa vez, conversando com Sammy, eu resolvi retirar as letrinhas.
    Tomei uma surra, na interface nova eu pedia para retirar e elas continuam lá, firmes e fortes. Então, sem nada entender de informatica, mudei para a antiga, retirei a confirmação de letras, e parece ter resolvido. Recentemente, uma amiga pediu retirar do A Verdade é Cruel, nem sabia que tinha (rsss). Sendo assim, vou experimentar e ver se com a nova interface eu consigo retirar facilmente.

    Obrigada por verificar e me dar retorno.

    Boa semana.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sissym!

      A Sam está fazendo um ótimo trabalho ao convencer as pessoas a removerem as palavras de confirmação para postar comentários. Elas atrapalham muito a experiência do usuário e fazem com que menos pessoas comentem.

      Torço para que tenha dado tudo certo para você!

      Um abraço!

  24. Alfeu Gomes disse:

    Olá Adelson Smania,
    Parabéns pelo artigo,como detalhado no seu artigo eu já efetue as mudanças para não gerar transtornos para os visitantes.

  25. Paulo Levi disse:

    Adelson, parabéns pelo excelente tutorial. Concordo integralmente com você, depois de manter por muito tempo a política de liberdade total para comentários em meu blog, adotei recentemente a moderação e não me arrrependo. Não dá para deixar que alguns poucos encrenqueiros venham azedar o ambiente para todos. Aliás, acredito que comentários agressivos e/ou mal-educados afugentam não só os demais comentaristas, como também os visitantes que apenas lêem mas preferem não comentar.

    Uma pergunta técnica: ativei o encaminhamento de comentários para o meu e-mail, mas por algum motivo eles não têm chegado à minha caixa postal. Isso quer dizer que, para vê-los, sou obrigado a fazer login na minha conta do Blogger/Blogspot. Você teria alguma sugestão para eu tentar resolver esse problema?

    Um abraço,
    Paulo Levi

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Entendo bem a sua situação! Em meu caso, nem foram os comentários encrenqueiros, mas os "aproveitadores" que queriam apenas um links para seu blog e deixavam comentários sem nem ter lido o artigo.

      Quanto à sua dúvida, a configuração deveria ser bem simples: abaixo da caixa onde você ativou a moderação de comentários, você deveria preencher seu e-mail em "Solicitações de moderação de e-mail para". Assim, a cada novo comentário recebido para moderação, você receberia um e-mail. Uso isso em meu blog e funciona sem problemas.

      Foi nesse local que você informou o seu e-mail?

      Um abraço!

  26. Quilt Pra Ti Patchwork e Bonecos disse:

    Adelson …gostaria que soubesse o quanto voce me ajudou…eu queria criar um blog sobre meu trabalho, mas estava um pouco receosa… quando comecei a montar o blog fiquei mais confusa ainda…foi aí que eu te achei…com seu texto fácil e didático o mundo dos blogueiros foi se abrindo pra mim…imagina uma pessoa que não entendia nada deste meio…claro que estou engatinhando…mas estou muito feliz. muito obrigada…

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico muito feliz em saber que os artigos do Gerenciando Blog estão sendo úteis para você! Torço para que você sempre encontre aqui dicas úteis para utilizar em seu blog.

      Quando tiver dúvidas sobre o artigo, é só escrever um comentário. Para outros assuntos, entre em contato pelo link "Contato" do menu principal.

      Um abraço!

  27. Paulo Roberto disse:

    Não acho nenhum dilema à moderação de comentários, acredito sim em preconceito por parte de alguns blogs que deixam de se preocupar com que realmente importa, ou seja, se a pessoa leu e entendeu o seu artigo ou se quer apenas usá-lo para melhorar seu pagerank. Não é legitimo que a pessoa que está visitando um determinado blog aproveite para deixar ali um link para o seu próprio blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Vejo que há casos em que a moderação não é necessária, especialmente quando se recebe poucos comentários e há tempo para intervir em caso de comentários inapropriados.

      Hoje, não consigo viver sem a moderação. Infelizmente, é muito grande o número de comentários que não merecem ir ao ar, especialmente aqueles feitos apenas para ganhar um link.

      Um abraço!

  28. Didi Alves disse:

    Bom dia,eu não sou blogueiro mas participo e também enfrento problemas com comentários que posto e ficam aguardando moderação.Será que é ofensivo num comentário dizer que uma apresentadora de tv está linda de vestido ou de saia ou dizer que ela é gata,o que há de mal nisso?Tá na hora de acabar isso,elogiar uma mulher de vestido não mata,não tira sangue,não destrói relacionamento de ninguém,então só deve reprovar comentários que contenham ofensas morais ou discriminatórias.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Didi!

      Concordo que os exemplos que você cita não são ofensivos. O melhor caminho seria você entrar em contato com o autor do blog onde você está postando os comentários, para avaliar com ele porque seus comentários não estão sendo publicados.

      Um abraço!

  29. Oliveira disse:

    Eu acredito que os comentários devem ser moderados SIM, para evitar comentários caluniosos que levam a processos e dor de cabeça aos blogueiros que podem ser responsabilizados por omissão de atos praticados por terceiros.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Oliveira!

      Eu também prefiro manter os comentários moderados. Para quem está disponível o dia todo, até é possível excluir com rapidez comentários como os que você cita. Como não posso fazer isso, já os excluo no momento da moderação.

      Um abraço!

  30. Anna Lê disse:

    Tb não gosto de comentários moderados, aliás, os meus estavam sem moderação até o dia de hj. E eu encontrei teu blog procurando mais sobre isso pq eu decidi moderar pq, graças a Deus, estou feliz com isso, os comentários no meu Blog aumentaram demais e já deixei gente sem resposta por ter fugido à minha atenção.

    Amanhã mesmo vai sair um post q escrevi hj a tarde, explicando do pq da minha decisão.

    Adorei teu post viu… parabens pela maneira como se expressa 🙂

    Abraço !

  31. Anônimo disse:

    Olá Adelson! Achei bem interessante o artigo!
    Quando criei o site também fiquei em dúvida a respeito de liberar ou não os comentários e terminei por não fazer moderação justamente por causa dessa questão dos poucos comentários.

    Enfim, fiquei com uma dúvida que é a seguinte: decidi liberar todos os tipos de perfil de comentário, inclusive Nome/URL. Porém, tenho recebido comentários cujo conteúdo até tem "propositadamente" algum elogio ou incentivo (ex: Gostei muito, parabéns!), mas, o Nome e URL fazem referência a sites cujo conteúdo e postura dos mesmos não me agrada (por exemplo, comprar seguidores em geral, etc).

    O que você tem feito quanto a esse tipo de comentário? Particularmente, penso até em exclui-los para que não haja associação do meu site com esse tipo de conteúdo.

    Obrigado!

  32. Ana Rita disse:

    Não é a moderação que afasta comentaristas, é o próprio artigo.
    Particularmente acho um pouco chato não ver meu comentário publicado automaticamente, mas dependendo do contexto, a moderação é entendível.

    Eu comento por 3 razões:
    Artigos de assuntos polêmicos que concordo
    Assuntos polêmicos que discordo
    Artigos muito bons

    Nunca comento em nada medíocre.

    Tem autor que anuncia previamente, no corpo dos comentários, que ele é moderado ”comentários passam por avaliação e não publico spam e nada desrespeitoso”. Como se não fosse óbvio, ninguém publica spam e desrespeito, haha. Tem gente que deixa de comentar por isso, principalmente se estiver no blog pela primeira vez, pois o comentarista é apenas alguém que não quer perder tempo, nem mal intencionado é. E comentários que precisam obrigatoriamente logar em redes sociais para publicar, péssimo, pois 80% das vezes não quero me expor e muitos outros usuários também, por isso não gosto do Disqus. Tudo bem que exigir login de redes sociais afugenta trolls, mas se o comentário está moderado pra que exigir isso?

    Até mais.

    • Adriano Luz disse:

      Ola Ana, tudo bem?

      Infelizmente eu vejo que a moderação de comentários é inevitável, principalmente se o blog for em áreas como esta do Gerenciando Blog, onde existem muitas pessoas que utilizam ferramentas automatizadas para criar comentários de spam.

      Aqui no GB por exemplo mais de 60% dos comentários são excluídos pois só tem a intenção de encher de links.

      Mas concordo contigo quando diz que não há necessidade de criar login e também fazer a moderação de comentários. É afastar os comentadores.

      Obrigado por participar do GB e sucesso!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.