gadgets redes sociais Camila Fiori

O fim do Google Friend Connect

GFCFim130Conforme já havia sido anunciado em novembro/2011, o Google desabilitou em 01/03/12 o uso do Google Friend Connect para blogs que não estejam na plataforma Blogger.

Muitos blogueiros foram pegos de surpresa pelo desaparecimento do gadget de “Seguidores” de seus blogs.

Entenda neste artigo as razões da mudança e saiba o que você pode fazer para substituir o Google Friend Connect – esteja seu blog ou não na plataforma Blogger.

 

Introdução

O Google é uma empresa conhecida por realizar os mais diversos experimentos – e também por desativar aqueles que não lhe traz o sucesso esperado.

Por isso, são comuns notícias informando que alguns serviços da empresa serão desativados.

No final do ano passado, no artigo More spring cleaning out of season, foi anunciada a desativação de nada menos do que 7 serviços de uma só vez.

Alguns desses serviços nem têm relação com softwares, como o inusitado RE<C (“Renewable Energy Cheaper than Coal” – “Energia Renovável mais Barata que Carvão”).

Já outros eram serviços online que foram muito noticiados em seu lançamento, como o finado Google Wave.

Neste segundo grupo também se enquadra o Google Friend Connect, que foi desativado para blogs que não estejam no Blogger.

O que é o Google Friend Connect?

O Google Friend Connect é comumente conhecido como o gadget de “Seguidores” disponível na plataforma Blogger.

Com seu gadget básico, disponível até então tanto para o Blogger quanto para qualquer outra plataforma, os administradores de blogs conseguem acrescentar “funcionalidades sociais” aos seu blog.

Podemos dizer que o Google Friend Connect foi uma das iniciativas do Google para construir sua própria rede social.

FimGFC01 

Como mostrei no artigo Google Friend Connect: seus Seguidores, quando alguém se torna “seguidor” do seu blog, duas coisas acontecem:

  • As atualizações do seu blog passam a ser exibidas na conta do Blogger de seu seguidor;
  • O feed do seu blog é automaticamente adicionado à conta do Google Reader daquela pessoa.

Além desse gadget básico, o Google Friend Connect possui muitas outras funcionalidades, a maioria delas desconhecidas por seus usuários. Falei sobre isso nos artigos abaixo:

Qual foi a mudança realizada agora?

A partir do dia 01/03/12, o Google Friend Connect deixou de funcionar para os blogs que o utilizavam e estavam fora da plataforma Blogger.

Em seu lugar, apareceu simplesmente uma linha vazia.

As consequências dessa mudança:

  • Seus leitores não serão mais avisados sobre novos artigos do seu blog quando entrarem em suas contas do blog. Isso significa que seus novos artigos não aparecerão mais na “Lista de Leitura” de seus ex-seguidores.
  • O número dos leitores de seu feed RSS deve diminuir. Isso ocorre porque os seguidores do Google Friend Connect eram contados como leitores do seu feed.
  • Você não poderá mais utilizar os demais recursos do Google Friend Connect, como elaboração de enquetes e envio de newsletters.

Se o seu blog está no Blogger, não deve haver alterações no funcionamento de seus seguidores. Fiz alguns testes hoje, 04/03, e notei o seguinte:

  • Os seguidores antigos continuam aparecendo normalmente.
  • Novos seguidores são cadastrados corretamente.
  • Minha enquete inicial para novos seguidores também está funcionando.
  • Não estou conseguindo fazer login em minha conta para analisar os dados. Ainda não sei se isso é apenas um erro temporário ou se essa funcionalidade não estará disponível nem mesmo para os usuários do Blogger.

Em seus comunicados sobre o assunto, o Google incentiva que você migre sua comunidade de Seguidores no Google Friend Connect para o Google+.

Particularmente, acredito que, em um futuro breve, os Seguidores sejam desativados mesmo para a plataforma Blogger. Por isso, é importante tomar ações para substituí-lo.

O que fazer agora?

O objetivo principal do Google Friend Connect é criar uma comunidade em torno do seu blog.

Há diversas estratégias que você pode – e deve – adotar em seu blog para conseguir esse engajamento de seus leitores. Abaixo estão diversas ideias para isso:

1. Ofereça seu feed RSS

 

Seu feed RSS é a forma mais simples e poderosa para manter seus leitores informados sobre novos artigos em seu blog.

Com o RSS, seus leitores podem escolher a forma como receberão as notícias de novos artigos seus, seja por e-mail, pelo próprio navegador ou por ferramentas próprias, como o Google Reader.

O FeedBurner é uma ferramenta que o auxiliará a gerenciar seu feed e a torná-lo ainda mais eficiente.

Os artigos abaixo o ajudarão a utilizar o FeedBurner e a conquistar mais assinantes para seu feed:

2. Crie uma página de fãs no Facebook

O Facebook é a maior rede social no mundo e também no Brasil.

Por isso, é imprescindível que você tire proveito dela para criar uma página para seu blog, agregando nela os seus leitores.

No artigo Como integrar seu blog ao Facebook montei um manual completo mostrando como fazer isso, desde criar um perfil e uma página até como divulgar automaticamente seus novos artigos.


Essa integração é essencial para todos os blogs.

Há também outros dois artigos que serão de grande apoio para aumentar os fãs de sua página e para tornar mais eficiente a divulgação dos seus artigos:

3. Crie uma página no Google+

O Google+ é a grande aposta da Google como sua nova rede social.

Diferente de iniciativas anteriores (como o Google Wave e o Google Buzz), as estatísticas indicam que agora a empresa está no caminho correto, e o serviço está em pleno crescimento.

Como acontece com o Facebook, o Google+ também é uma ótima forma para reunir os fãs do seu blog, mantendo-os informados sobre as novidades.

Uma grande limitação da plataforma para fazer a divulgação do blog, ao meu ver, é a impossibilidade – até o momento – de enviar automaticamente para lá os novos artigos publicados.

Ainda não tenho um artigo publicado sobre o Google+ aqui no Gerenciando Blog, mas indico o ótimo artigo Como criar uma página de fãs no Google+ para seu blog, escrito pelo sempre competente Paulo Faustino.

Após criar sua página, é essencial colocar em seu blog um Google+ Badge da sua página.

Conclusão

É uma pena ver o Google abandonando o Google Friend Connect, especialmente quando não há outros serviços da empresa que substituirão todas as suas funcionalidades.

Quem está fora da plataforma Blogger deve tomar ações o quanto antes para que seus seguidores tenham outras opções para acompanhar os seus artigos.

E mesmo quem está no Blogger também já deve ter essa preocupação: como citei no texto, acredito que um dia esse serviço seja inteiramente desativado.

E você, qual sua opinião sobre a desativação do Google Friend Connect?

O que você já fez ou pretende fazer para substituí-lo em seu blog?

Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

117 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.