Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1498488628
Vida do cache: 1498531828
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

gadgets redes sociais

O fim do Google Friend Connect

GFCFim130Conforme já havia sido anunciado em novembro/2011, o Google desabilitou em 01/03/12 o uso do Google Friend Connect para blogs que não estejam na plataforma Blogger.

Muitos blogueiros foram pegos de surpresa pelo desaparecimento do gadget de “Seguidores” de seus blogs.

Entenda neste artigo as razões da mudança e saiba o que você pode fazer para substituir o Google Friend Connect – esteja seu blog ou não na plataforma Blogger.

 

Introdução

O Google é uma empresa conhecida por realizar os mais diversos experimentos – e também por desativar aqueles que não lhe traz o sucesso esperado.

Por isso, são comuns notícias informando que alguns serviços da empresa serão desativados.

No final do ano passado, no artigo More spring cleaning out of season, foi anunciada a desativação de nada menos do que 7 serviços de uma só vez.

Alguns desses serviços nem têm relação com softwares, como o inusitado RE<C (“Renewable Energy Cheaper than Coal” – “Energia Renovável mais Barata que Carvão”).

Já outros eram serviços online que foram muito noticiados em seu lançamento, como o finado Google Wave.

Neste segundo grupo também se enquadra o Google Friend Connect, que foi desativado para blogs que não estejam no Blogger.

O que é o Google Friend Connect?

O Google Friend Connect é comumente conhecido como o gadget de “Seguidores” disponível na plataforma Blogger.

Com seu gadget básico, disponível até então tanto para o Blogger quanto para qualquer outra plataforma, os administradores de blogs conseguem acrescentar “funcionalidades sociais” aos seu blog.

Podemos dizer que o Google Friend Connect foi uma das iniciativas do Google para construir sua própria rede social.

FimGFC01 

Como mostrei no artigo Google Friend Connect: seus Seguidores, quando alguém se torna “seguidor” do seu blog, duas coisas acontecem:

  • As atualizações do seu blog passam a ser exibidas na conta do Blogger de seu seguidor;
  • O feed do seu blog é automaticamente adicionado à conta do Google Reader daquela pessoa.

Além desse gadget básico, o Google Friend Connect possui muitas outras funcionalidades, a maioria delas desconhecidas por seus usuários. Falei sobre isso nos artigos abaixo:

Qual foi a mudança realizada agora?

A partir do dia 01/03/12, o Google Friend Connect deixou de funcionar para os blogs que o utilizavam e estavam fora da plataforma Blogger.

Em seu lugar, apareceu simplesmente uma linha vazia.

As consequências dessa mudança:

  • Seus leitores não serão mais avisados sobre novos artigos do seu blog quando entrarem em suas contas do blog. Isso significa que seus novos artigos não aparecerão mais na “Lista de Leitura” de seus ex-seguidores.
  • O número dos leitores de seu feed RSS deve diminuir. Isso ocorre porque os seguidores do Google Friend Connect eram contados como leitores do seu feed.
  • Você não poderá mais utilizar os demais recursos do Google Friend Connect, como elaboração de enquetes e envio de newsletters.

Se o seu blog está no Blogger, não deve haver alterações no funcionamento de seus seguidores. Fiz alguns testes hoje, 04/03, e notei o seguinte:

  • Os seguidores antigos continuam aparecendo normalmente.
  • Novos seguidores são cadastrados corretamente.
  • Minha enquete inicial para novos seguidores também está funcionando.
  • Não estou conseguindo fazer login em minha conta para analisar os dados. Ainda não sei se isso é apenas um erro temporário ou se essa funcionalidade não estará disponível nem mesmo para os usuários do Blogger.

Em seus comunicados sobre o assunto, o Google incentiva que você migre sua comunidade de Seguidores no Google Friend Connect para o Google+.

Particularmente, acredito que, em um futuro breve, os Seguidores sejam desativados mesmo para a plataforma Blogger. Por isso, é importante tomar ações para substituí-lo.

O que fazer agora?

O objetivo principal do Google Friend Connect é criar uma comunidade em torno do seu blog.

Há diversas estratégias que você pode – e deve – adotar em seu blog para conseguir esse engajamento de seus leitores. Abaixo estão diversas ideias para isso:

1. Ofereça seu feed RSS

Seu feed RSS é a forma mais simples e poderosa para manter seus leitores informados sobre novos artigos em seu blog.

Com o RSS, seus leitores podem escolher a forma como receberão as notícias de novos artigos seus, seja por e-mail, pelo próprio navegador ou por ferramentas próprias, como o Google Reader.

O FeedBurner é uma ferramenta que o auxiliará a gerenciar seu feed e a torná-lo ainda mais eficiente.

Os artigos abaixo o ajudarão a utilizar o FeedBurner e a conquistar mais assinantes para seu feed:

2. Crie uma página de fãs no Facebook

O Facebook é a maior rede social no mundo e também no Brasil.

Por isso, é imprescindível que você tire proveito dela para criar uma página para seu blog, agregando nela os seus leitores.

No artigo Como integrar seu blog ao Facebook montei um manual completo mostrando como fazer isso, desde criar um perfil e uma página até como divulgar automaticamente seus novos artigos.


Essa integração é essencial para todos os blogs.

Há também outros dois artigos que serão de grande apoio para aumentar os fãs de sua página e para tornar mais eficiente a divulgação dos seus artigos:

3. Crie uma página no Google+

O Google+ é a grande aposta da Google como sua nova rede social.

Diferente de iniciativas anteriores (como o Google Wave e o Google Buzz), as estatísticas indicam que agora a empresa está no caminho correto, e o serviço está em pleno crescimento.

Como acontece com o Facebook, o Google+ também é uma ótima forma para reunir os fãs do seu blog, mantendo-os informados sobre as novidades.

Uma grande limitação da plataforma para fazer a divulgação do blog, ao meu ver, é a impossibilidade – até o momento – de enviar automaticamente para lá os novos artigos publicados.

Ainda não tenho um artigo publicado sobre o Google+ aqui no Gerenciando Blog, mas indico o ótimo artigo Como criar uma página de fãs no Google+ para seu blog, escrito pelo sempre competente Paulo Faustino.

Após criar sua página, é essencial colocar em seu blog um Google+ Badge da sua página.

Conclusão

É uma pena ver o Google abandonando o Google Friend Connect, especialmente quando não há outros serviços da empresa que substituirão todas as suas funcionalidades.

Quem está fora da plataforma Blogger deve tomar ações o quanto antes para que seus seguidores tenham outras opções para acompanhar os seus artigos.

E mesmo quem está no Blogger também já deve ter essa preocupação: como citei no texto, acredito que um dia esse serviço seja inteiramente desativado.

E você, qual sua opinião sobre a desativação do Google Friend Connect?

O que você já fez ou pretende fazer para substituí-lo em seu blog?

Deixe seu comentário!

O fim do Google Friend Connect
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

117 Comentários

  1. Bruno Simomura disse:

    Olá Adelson,

    Acredito que o fim do GFC foi uma perda para muitos blogueiros que já haviam sedimentado um bom grupo de seguidores, mas como "nem tudo é para sempre", essa finalidade acabou para os não-bloggers.

    Enfim… para quem usa o WordPress e já tem um tráfego consolidado, acredito que uma captação mais rápida de subscritores pode ser feita através do Combo WordPress + PopUp Domination.

    Para quem se mantém no Blogger,continua a mesma alegria.

    Abração!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Realmente o GFC será uma perda para muitos blogueiros. Mesmo na plataforma Blogger, acredito que sua vida não se estenderá por muito tempo.

      O ideal é já tomarmos ações para não dependermos dele.

      Obrigado pela dica para os usuários do WordPress!

      Um abraço!

  2. Bruh Floripa disse:

    Eu não tomei nenhuma providência ainda, mas fiquei triste, pq agora que me acostumei com esse trem, ele vai ser desativado. Triste estou é pelo picnik que tb será desativado… =/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruh!

      Infelizmente, há diversos serviços que o Google vem desativando nos últimos meses, e não temos muito o que fazer. O ideal é encontrarmos outras ferramentas para substituí-los com o mínimo de perda.

      Um abraço!

    • Mikaelly Barros disse:

      Como faço pra ter o gadget seguidores novamente? Não tem mais como ter, nao ter como mudar de plataforma/

  3. J. Neto disse:

    Os seguidores de seu Google Friend Connect irá fazer parte do Google+ e acho isso bem melhor. O gadget do GFC no blog (mesmo sendo em uma plataforma Blogger) era um pouco pesado e consumia o tempo de carregação do site.
    Eu, particularmente, gostei do anúncio de fim do GFC, assim como o Wave e o Buzz que foram 'apostas' mas não renderam o sucesso esperado.

    Acredito que há muitas serviços do Google que, integrados ao Google+, funcionam melhor.

    Abraço!

  4. Arlindo Armando Trentino disse:

    É realmente uma pena, acredito que essa mudança só tem a prejudicar a empresa ao invés do contrário. Mas fazer oque né?

    Abraços, Arlindo Armando

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arlindo!

      Nem sempre é possível entender a estratégia da empresa. Mas, neste caso, acredito que o objetivo seja a convergência desse tipo de serviço para o Google+. Vamos aguardar.

      Um abraço!

  5. Céu de Brigadeiro Coleção de Receitas disse:

    MEU BLOG SEMPRE FOI E É HOSPEDADO NA PLATAFORMA BLOGGER, TENHO OUTRO BLOG CUJO GADGET FOI ADICIONADO NO "ADICIONAR GADEGT" DO "DESIGN" DO BLOGGER E O GADGET SEGUIDORES CONTINUA A FUNCIONAR, PORÉM NESTE BLOG DE PLATAFORMA BLOGGER CUJO GADGET FOI ADICIONADO VIA GOOGLE FRIEND CONNECT SUMIU!!!ISTO É UM ABSURDO, É PLATAFORMA BLOGGER!PERDI TODOS OS SEGUIDORES!
    PARECE UM MEIO DE FORÇAR O USO GOOGLE+ QUE SE ASSEMELHA MUITO AO FACEBOOK.DITADURA

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Em seu caso, uma possibilidade é você adicionar o gadget de "Seguidores" do Blogger. É bastante provável que seus seguidores reapareçam.

      Um abraço!

  6. Wellington Ferreira disse:

    Olá Adelson!

    Que bom achar alguém falando sobre este assunto na blogosfera. Utilizo a plataforma Blogger, e mesmo assim meu gadget de "seguidores" sumiu. Tem algum coisa a ver com a hospedagem, utilizo a UolHost.
    Obrigado pela postagem e esclarecimentos, você foi o primeiro a tratar deste assunto.

    Um abraço,

    Wellington Ferreira

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wellington!

      Fiz o possível para dar a notícia o quanto antes, pois vi que havia muitas pessoas já com dúvidas sobre o assunto.

      Quanto ao seu problema, a empresa onde está seu domínio não deveria ter influência. Você já tentou adicionar novamente seu gadget de "Seguidores"? Tomara que isso resolva o problema.

      Um abraço!

  7. Lucas Rolim - Otimizar Blog disse:

    Ótimo artigo Adelson,

    Acredito que essa medida é umas das primeiras do Google de uma série de medidas que está por vim visando integrar totalmente o Blogger com o Google Plus.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucas!

      Concordo com sua visão: imagino que em breve os Seguidores serão desabilitados também dos blogs do Blogger.

      Espero que haja novidades nessa integração, o que seria muito bem vindo!

      Um abraço!

  8. Maria Lúcia Marangon disse:

    Adelson, eu vou discordar de você. Eu não vejo nada de crescimento no Google+. Essas estatísticas devem estar erradas. Aliás, a piada que rola é que o Google encontra tudo, menos uma maneira de fazer bombar o G+.
    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maria Lúcia!

      Há diversas fontes citando o crescimento do Google+, assim acredito que seja mesmo real. Mas, ainda há muito trabalho para fazer frente a redes consolidadas, especialmente ao Facebook,

      Vamos aguardar e ver como isso terminará.

      Um abraço!

  9. Ciro disse:

    Eu vejo isso com uma forma de consolidar os serviços do Google e forçar a adoção do Google+ o problema e que o Google+ associa você a sua conta do Google, eu não acho isso bom.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ciro!

      O Google realmente tem essa estratégia de consolidar todos os serviços em nossa conta do Google. Por um lado é bom, pois temos um único login para todas as ferramentas. Mas, há as questões de privacidade envolvidas, que nem sempre agradam a todos.

      Um abraço!

  10. Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse:

    É uma pena a gente se acostuma a depois vem o Google e tira. É como tirar o pirulito de uma criança sem se importar como seu choro rsrsr!

  11. Viviane Pereira disse:

    Oi Adelson!
    Realmente uma pena que descontinuaram o serviço.
    Tenho um blog com mais de 2 mil seguidores e não aparece a função para exportar contatos mais. Uma pena! Se souber de algo nos avise.
    Estou linkando seu post 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Viviane!

      Até o momento, o login ao GFC – mesmo para quem tem blogs no Blogger – continua desabilitado. Infelizmente, acredito que não conseguiremos exportá-los.

      Um abraço!

  12. Rose Nakamura disse:

    Olá Adelson,
    Visitar seu site
    é sempre uma aula para mim.
    Não sabia do fim do GFC.
    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rose!

      Apesar da desativação ter sido anunciada no ano passado, muitos desconheciam mesmo a notícia. Por isso, fiz questão de escrever sobre o assunto.

      Um abraço!

  13. Marcia disse:

    Não gosto da "utilidade" do G+, prefiro o NetworkedBlogs do Facebook ou o diHITT (uma rede social pouco divulgada, mas funcional).

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcia!

      Entre o Google+ e o Facebook, também opto por este segundo. Ainda não entendi porque o Google não liberou a publicação automática dos artigos do Blogger. Isso seria fantástico!

      Um abraço!

  14. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson !!!

    Como sempre um artigo maravilhoso e esclarecedor !
    Eu havia lido anteriormente sobre isso, mas não tinha pensando dos contras que mencionou… Realmente vai causar alguns transtornos, vou dar um Up no gadget de Feed para não sofrer muito com isso.
    Eu já fiz uma página no Google Plus para meu blog, mas está difícil de lidar com as ferramentas deles, o botão nas postagens some a todo momento, o gadget de Fans funciona um dia e 3 não…vive fora do ar… Até mesmo o meu gadget do perfil pessoal vive com problemas para carregar, não atualiza… Sinceramente não gostei nada desta mudança, pelo menos as funcionalidades do GFC nunca tinham me dado problema…
    Mas não temos muita escolha não é mesmo, espero que os botões e gadgets estabilizem.

    Ótima informações e dicas, obrigado por compartilhar !
    Grande abraço e boa semana !

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Eu também já fiz alterações em meu layout para dar mais destaque ao feed e às redes sociais.

      Quanto ao Google+, ainda há muito o que ser feito na plataforma para que ela se torne realmente eficiente. Como ela está sendo uma das grande apostas do Google, eles devem estar investindo bastante nisso.

      Um abraço!

  15. Beth Muniz disse:

    Oi Adelson,
    Não é por acaso que te sigo desde que tenho blog.
    Finalmente uma explicação para aclarar as coisas.
    O meu problema é igual ao do Wellington Ferreira, acima.
    E aí?
    Dê uma resposta para nós.
    Um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Beth!

      A tentativa que estou sugerindo para quem está passando por esse problema no Blogger é tentar adicionar novamente o gadget de Seguidores. Espero que isso resolva o problema!

      Um abraço!

  16. Izaque disse:

    Bom na minha opinião o google deveria dar mas valor aos outros usuários, bom eu tenho um blog do blogger e meu google friend conecte esta normal também, mas acho que não era necessario retirar para usuarios de outras plataformas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Izaque!

      Como eu disse no artigo, acredito que este seja apenas o primeiro passo e que logo os Seguidores serão desativados também no Blogger. Vamos aguardar para confirmar.

      Um abraço!

  17. Fazer um MSN disse:

    O pessoal reclama, mais foi avisado! Eu me adaptei muito bem utilizando o Facebook para tal finalidade. Queira ou não, o Facebook tá na modinha… E o jeito é acompanhar seu público.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, o Google avisou sobre a desativação. O que não ficou claro – nem para mim – é que mesmo quem tem um blog no Blogger perderia o acesso ao GFC. Nisso, também fui pego de surpresa.

      Um abraço!

  18. Ana Karolina disse:

    queria saber se eu comprar um dominio msm usando o blog eu perco meus seguidores?
    e será que vai acabar msm para os do blogger?? meu pavor é esse, pq esse gadget nos dava um certo incentivo, a gente notar uma nova carinha ali era muito animador :/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      A mudança para um domínio próprio não afeta os seus seguidores. Em meu caso, tenho o domínio próprio, mas continuo utilizando normalmente o gadget.

      Um abraço!

  19. Arierom Salik disse:

    Adelson,

    para meu blog (blogger), o GFC "Participar deste site" (personalizado) desapareceu, e mesmo quando tentei colocar o "Seguidores" em Adicionar um gadget, também não apareceu o recurso, ficando um vazio como o título…

    Nas páginas internas ainda vejo quanto seguidores tinha (ou tenho) até então. Uso uma conta para acompanhar este recurso (e outros como assinaturas de Feeds)- e por lá aparecem ainda as atualizações dos posts do blog.

    Uma pena se não tivermos mais este recurso "Seguidores". Já sinto falta.

    Forte abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arierom!

      Ainda não entendi nem encontrei informações sobre o fato do GFC ter deixado de funcionar mesmo para alguns blogs na plataforma Blogger, como é o seu caso e o de outros comentaristas deste artigo.

      Continuarei pesquisando e informarei se encontrar algo.

      Um abraço!

    • Arierom Salik disse:

      Obrigado Adelson,

      como costume, acompanharei qualquer novidade.

  20. blogconexaosocial disse:

    Rapaz já conhecia seu Blog, pois, já acessei várias notícias nele, mas, essa me prendeu mesmo, acabei de abrir mais cinco abas cujos links estavam no texto.

    Parabéns.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz em saber que encontrou artigos interessantes aqui! Torço para que volte sempre e encontre mais artigos úteis para o seu blog.

      Um abraço!

  21. Edson Ferreira da Silva disse:

    Eu me sinto totalmente desestimulado em continuar no Blogger. Meu gadget foi desativado. A Google não dá a mínima, numa postura de mediocridade e falta de profissionalismo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      Sinto em saber que você tenha tido esse problema em seu blog. Vi que outros usuários do Blogger também tiveram esse problema – e ainda não encontrei uma solução para o caso.

      Mas, independente disso, o Blogger continua sendo uma ótima plataforma.

      Torço para que este problema seja resolvido o quanto antes.

      Um abraço!

  22. Anônimo disse:

    Tinha quase 2000 seguidores no meu blog e não consegui salvar a tempo os dados, você acha que vão liberar pra gente fazer isso? Pensei até em entrar em contato com o Google, mas vejo que são inacessíveis. Me dá uma dica?! Sugestão, oq for!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, não encontrei uma forma de conseguir acessar o GFC e exportar os dados da comunidade. E, acredito que, mesmo contatando o Google, não haverá uma forma para fazer isso.

      Um abraço!

  23. Erica Bosi disse:

    Agora eu entendi o que erro que estava dando no meu novo site.
    Obrigada pela informação

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Muitos foram surpreendidos com esta mudança. Infelizmente, não temos o que fazer para resolver o caso.

      Um abraço!

  24. Sybylla disse:

    Estou triste por não mandar mais newsletter, era uma ótima ferramenta.

    Já tenho as outras saídas, como página no Facebook, no Google + então vamos ver o que acontece.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Eu também gostava muito do recurso para envio de newsletter! Para este caso, só conheço soluções alternativas pagas. É algo que ainda preciso avaliar se compensará o uso.

      Um abraço!

  25. Ciro disse:

    Foi lindo, hoje acessei meu site e apareceu isso:

    "Desculpe…

    Este gadget não está configurado corretamente. Dica do webmaster: verifique se as "Configurações do Google Friend Connect – URL da Página inicial" correspondem ao URL deste site."

    ao que parece o Google fez aquela mudança de url (.br), é agora como trocar se não temos acesso ao GFC?

    nos últimos tempos o Google tem feitos umas, que num sei não.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ciro!

      Infelizmente, este novo problema teve mesmo relação com a mudança dos domínios blogspot.com para blogspot.com.br.

      Mas, vi que ele já voltou a funcionar em seu blog. Assim, foi apenas um problema temporário.

      Um abraço!

  26. Milena Bessa, Blog LindaMake! disse:

    Por favor me ajuda?
    Meu blog é lindamakemb.blogspot.com.Veja la o que aconteceu com a aba seguidores.Não tem nada haver com isso aí né?Ja que ele é pelo bloger!Me ajuda!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Milena!

      O problema seu deve ser semelhante ao que foi reportado acima pelo Ciro. No entanto, visitei seu blog e vi que seu gadget de Seguidores já está sendo exibido corretamente. Assim, acredito que a equipe do Blogger já esteja conseguindo corrigir a situação.

      Um abraço!

  27. Selma Gualter disse:

    Meu blog é do Blogger,é um blog de trabalhos manuias o "Seguidores" foi retirado.
    Como não entendo muito,não sei o que fazer,não sei colocar o Google+ no blog,não sei como fazer a ligação do blog com o Google+.
    Tudo que uso são serviços do Google e perdi como se não fosse,a não ser que vá ser desativado para todo mundo.
    Gostaria que me desse uma luz.
    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog,ótimas as suas informações.
    Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Selma!

      Obrigado pelos elogios!

      Eu vi a mensagem que está aparecendo em seus Seguidores. Esse problema está relacionado com a mudança do endereço que ocorreu em todos os blogs do Blogger, que agora passaram a ter a terminação .com.br.

      É bastante provável, como já aconteceu com o Ciro e a Milena, que isso seja resolvido pela equipe do Blogger, sem você precisar se preocupar. Assim, minha sugestão é que você aguarde alguns dias para verificar se voltou ao normal.

      Quanto ao Google+, ainda não há muita integração dele com o Blogger. Por enquanto, o que podemos fazer é criar um perfil no Google+ e publicar um banner no Blogger. Quando essa integração evoluir, escreverei a respeito.

      Um abraço!

  28. flaylan disse:

    poxa gosto muito do picnik agora ele vai acabar tem outro site de edição de imagem quase igual ao senhor picnik

  29. Roger disse:

    Nobre amigo como sempre textos completos. Mas me diga ai, como moderar o gfc depois desta decisão. Tenho instalado o gadget de comentários e videos e não estou tendo acesso para moderação. E qual opção para um gadget com no mínimos os mesmo recursos e que não seja tão pesado?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Roger!

      Infelizmente, ficamos todos sem acesso às funcionalidades do Google Friend Connect, uma vez que não é mais possível fazer login na ferramenta.

      Quanto às opções, não há nenhuma que eu conheça que compreenda todas as funcionalidades que tínhamos no GFC. O que pode ser feito é utilizar as ferramentas que citei neste artigo para não perder seus seguidores.

      Um abraço!

  30. Eduardo Montanari disse:

    Estou não só frustrado, como confuso, pois vejo em alguns blogs que o gadget de seguidres continua ativo, enquanto no meu blog, ele não voltou mais, ficando apenas uma caixa vazia. O detalhe é que meu blog é do blogger mesmo. Algumas pessoas dizem que já voltou ao normal, mas no meu blog, nada até agora.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eduardo!

      Infelizmente, muitos usuários do Blogger tiveram o mesmo problema. Em alguns casos, o gadget voltou a funcionar corretamente.

      A única dica que tenho e que ajudou em alguns casos é remover o gadget e tentar adicionar novamente o de Seguidores. Mas, mesmo isso não funcionou para todos.

      Um abraço!

  31. Jarbas Bernardino disse:

    Então, tive o mesmo problema, mas não só o Gadget de seguidores, como também o Gadget de tarefas e facebook pararam de funcionar. Existe algo para resovler este problema?

    Blog: http://www.cafarmainforma.blogspot.com.br/

    A mensagem que aparece é esta: Desculpe…

    "Este gadget não está configurado corretamente. Dica do webmaster: verifique se as "Configurações do Google Friend Connect – URL da Página inicial" correspondem ao URL deste site."

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jarbas!

      Em seu caso, o problema parece ter sido causado pela mudança de endereços dos blogs no Blogger, que antes tinha o domínio blogspot.com e agora passaram a ser blogspot.com.br.

      Minha recomendação é que você faça a reconfiguração desses gadgets, utilizando agora o endereço com a terminação .br.

      Um abraço!

  32. Cristiano Pereira disse:

    É, um jeito mais rápido é enviando um link para o facebook a cada postagem. Transformando o Face ou outra rede social em um "friend connect"

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cristiano!

      O Facebook é realmente uma forma interessante para substitui – pelo menos em parte – o Google Friend Connect. Apesar dele não apresentar todas as funcionalidades que o GFC tinha, ele permite a construção de uma comunidade em torno de nosso blog, o que é essencial.

      Um abraço!

  33. Olga Salem disse:

    Existe algum jeito dos seguidores receberem e-mails sempre que colocamos novos posts?

  34. Majoli disse:

    Boa tarde Adelson, no meu blog o gadget seguidores simplesmente desapareceu e por mais que eu tente fazê-lo voltar, não consigo.
    Será que você poderia me ajudar?
    Pois alguns novos visitantes tem me perguntado como me seguir e não sei responder.
    Desde já agradeço.
    Tenha uma boa tarde.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Majoli!

      Uma solução que você pode tentar é tentar remover o gadget de Seguidores e adicioná-lo novamente. Se mesmo assim ele não aparecer, infelizmente não sei o que mais pode ser feito.

      Outra alternativa é você disponibilizar aos seus leitores outras formas para seguir o seu blog, como o Feed RSS, com sua assinatura por e-mail. É bastante provável que os Seguidores sejam desabilitados futuramente, então já é bom nos prepararmos para isso.

      Um abraço!

  35. Majoli disse:

    Obrigada por tentar me ajudar Adelson.
    Já removi o gadget e o adicionei novamente, não deu certo.
    Vou tentar essa outra alternativa que me destes, tomara que assim dê certo.
    Mais uma vez, fico-lhe grata.
    Boa noite.
    Abraços.

  36. Danielle Sueli disse:

    Olá Adelson, no meu blog a gadget google friend connect dá está mensagem:

    "Desculpe…

    O item que você está procurando não foi encontrado ou foi excluído. Tente novamente."

    Quando vou colocar pela gadget do blog, lá está dizendo que só nas visualizações dinâmicas é que funcionará. Não sei o que fazer pois o meu blog já está devidamente configurado, e já tentei de tudo. Por favor se puder me dê uma ajuda.

    Meu blog é: http://www.mensagensdaniellesueli.blogspot.com.br

    Obs: Eu fiz uma gambiarra e consegui pelo menos adicionar um botão de seguidores, só que sem aparecer a caixa com o rosto dos seguidores, e nem sei se deu certo também.

    Aguardo seu comentário!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Danielle!

      Infelizmente, muitas pessoas enfrentaram esse mesmo problema quando os blogs do Blogger passaram a ter a terminação .COM.BR. Até o momento, não encontrei uma solução para este problema.

      Sinto não poder ajudar mais.

      Um abraço!

  37. Danielle Sueli disse:

    Adelson, agradeço por me responder. Muito obrigado!!!

  38. Rafael Lopes disse:

    Opa, tudo bom? O meu seguidores sumiram e até hoje não voltaram. Já exclui e adicionei novamente o gadget, mas não resolve. E o meu blog é da plataforma blogger.

    Será que existe alguma solução?
    abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Infelizmente, não consegui encontrar uma solução para casos como o seu. Como acredito que logo os Seguidores sejam eliminados definitivamente pelo Blogger, a solução é aplicar as demais dicas que dei no artigo para substituí-los por outras formas de criar uma comunidade em torno do seu blog.

      Um abraço!

  39. Roder Rock disse:

    putz… não consigo entrar mais no Friends Connect e minha plataforma é Blogger Dinâmico. E pior não fiz a transferência dos seguidores para minha página do Google+. Fazer o que? Tem que se adaptar.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, não há o que fazer neste caso. A solução é utilizar as demais redes sociais para construir e fortalecer a comunidade em torno do seu blog.

      Um abraço!

  40. arenafama.com disse:

    Óla Adelson,

    Conheci seu site a pouco tempo e gostei muito da forma como aborda os temas e problemas enfrentado por muitos blogueiros. Vale dizer que estou seguindo.
    Estou com um problema, embora já tenha certa experiência com blog e HTML não consigo resolver este:
    Acabei de terminar um blog na plataforma blogger, mas o template peguei no Btemplates como nos outros blogs que tenho. O gadget 'Seguidores' instala, mas não aparece no blog. Tentei dentro do que conheço resolver o problema, mas sem exito. Se puder me orientar te agradeço.
    Endereço do blog: http://www.nossajovemguarda.blogspot.com.br

    Abraços

    Ademir

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ademir!

      Acredito que este problema esteja ligado à desativação parcial do Google Friend Connect, que abordei neste artigo. Infelizmente, desde então há diversos blogs que não conseguiram mais utilizá-lo corretamente, mesmo na plataforma Blogger.

      Minha sugestão é você focar seus esforços nas demais redes sociais, conforme citei no artigo.

      Um abraço!

  41. Dri Esmaltes disse:

    Há alguns dias que venho tentando seguir os blogs através do GFC e só dá erro Not Found Error 404. Acho que ele morreu definitivamente! :(((
    Adorei o seu blog!
    Abs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Dri!

      Fiz testes em alguns blogs e também recebi o mesmo erro 404. Isso é estranho, pois não houve aviso de descontinuação do GFC no Blogger. É possível que seja apenas um erro temporário e volte a funcionar.

      Em todo caso, vale a pena seguir as orientações desta artigo para continuar criando uma comunidade em torno do seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  42. ELIMARX disse:

    O meu tbem está com o mesmo problema. Tento seguir outros blogs pelo google friend connect e aparece o erro 404. Faz mais de 2 meses que está assim e tento buscar informações e soluções e não encontro nada! Isso é meio frustrante.
    Li que o mesmo erro estava acontecendo com os blogs que haviam pago o domínio e que o problema estava normalizado, porém nada aconteceu com o meu, o problema persiste.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eliane!

      Infelizmente, há diversos blogs passando pelo mesmo problema e não encontrei uma solução para o caso.

      Vale a pena você aplicar as dicas que dou neste artigo para formar comunidade em torno de seu blog em outras redes sociais.

      Um abraço!

  43. ELIMARX disse:

    Olá Adelson.
    O jeito é realmente encontrar outras maneiras das pessoas poderem acompanhar o blog mesmo. Seu artigo está muito bom quanto a isso 🙂
    Quanto ao erro 404, ainda continua, porém apenas para o google friend connect em português. Tentei seguir alguns Blogs que possuem o GFC na lingua inglesa e dá para seguir perfeitamente.

    O jeito é esperar alguma providencia, já que nínguem ainda se pronunciou quanto ao erro.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elimarx!

      Não sei se haverá ainda alguma ação do Google no sentido de corrigir erros do gadget de Seguidores. Com o fim do GFC, ficou claro que a empresa não deseja investir mais na ferramenta.

      Mas, vamos aguardar.

      Um abraço!

  44. SB TT disse:

    Adelson,
    Primeiro eu quero te pedir desculpas por ter trocado o seu nome em um email rs… segundo eu consegui resolver aquele problema do quadrado transparente que aparecia trocando o modelo do meu blog. Ótimo post. Informação super importante. É complicado para quem tem 1 ano de blogosfera.Muitas informações, toda hora tenho que criar mais um tentáculo rs… cansa. Eu havia percebido este probleminha entrando para fazer visitas nos blogs.Achava que era alguma estratégia rs… dos blogueiros para que as empresas não descartassem a possibilidade de parcerias rs… mas enfim eu acabei alterando para o G + e no princípio até aparecia corretamente os seguidores porém ao alterar uma função do meu nome na página alterou e não consigo transferir. Santa confusão. Parabéns que o post foi muito esclarecedor.Agora é aguardar…Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Está desculpada pela troca do meu nome. 🙂

      Para quem está começando, não acredito mesmo que valha a pena investir no GFC. O melhor é investir em outras redes sociais, especialmente o Facebook e o Google+, que são as mais relevantes no momento.

      Um abraço!

  45. LUANA ROMARIZ disse:

    Bom Dia,
    Realmente muito chato tudo isso. Som vim tomar pé dessa situação chata,agora que unir quatro blogs meus em um.Pra ser um blog de variedades, então importei as conteúdos com sucesso, mas ja os seguidores.Ufa, nada de soluções, ate pq como você mesmo explicou aqui no seu blog o GFC, deixou de existir mesmo no blogger, não temos acesso a nossa conta e muito menos aos serviços a ele veiculados. O que fazer o meus seguidores dos meus outros blogs? Help!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luana!

      Infelizmente, não há como acessar as informações dos seguidores.

      O que resta é mesmo explorar o feed e redes sociais para permitir que seus visitantes sigam o seu conteúdo.

      Um abraço!

  46. Lilian Borba disse:

    Então é por isso que eu não consigo visualizar os blogs no qual sou seguidora? e agora? não entendi muito como faço para ver as postagens recentes dos blogs que eu sou seguidora.
    Aguardo resposta. Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lilian!

      O melhor a fazer é avaliar nos blogs que você acompanha se eles oferecem outras opções para você acompanhar as novidades: feed, assinatura por e-mail ou redes sociais. Caso você tenha dúvidas se o blog oferece isso, recomendo entrar em contato com o autor e questionar qual a melhor forma para você seguir seu conteúdo.

      Um abraço!

  47. GILDA GAZINEU disse:

    Obrigada por ter encontrado orientação no que procurava, fiz meu blog e não possuo seguidores,e agora fico surpresa pois não sabia que tinha acabado.
    Adelson, se puder me ajudar mais detalhadamente como substituir te agradeço.
    Abraços
    Gilda!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gilda!

      Veja no item "O que fazer agora?" as formas que você tem para conquistar seguidores para seu blog utilizando outros recursos e ferramentas. Você encontrará links para postagens que falam sobre isso com mais detalhes.

      Um abraço!

  48. Ângela disse:

    decepção…. como vamos aumentar nosso numero de seguidores se sumiu esta opção? era tão bom ver este número crescer….alteração desnecessária …..

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ângela!

      Como eu disse no artigo, há outras formas que você pode explorar para conseguir mais seguidores para seu blog. As mais eficientes são o seu feed RSS e suas redes sociais.

      Um abraço!

  49. Klyslene Cardoso disse:

    Olá, vc soube do que aconteceu hj com o gadget seguidores para quem usa a plataforma blogger? Será que vai ser totalmente extinto?

    http://viivereaprender.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Klyslene!

      Vi que esta semana diversas pessoas ficaram preocupadas com o desaparecimento de seus seguidores. Como tudo voltou ao normal, ainda não foi desta vez que o Google descontinuou o gadget.

      Mas, é importante você ficar atenta e buscar outras formas para obter seguidores, pois haverá um momento em que o Google Friend Connect será realmente extinto. Para isso, valem as dicas deste artigo.

      Um abraço!

  50. Grazi disse:

    Oi Adelson!
    Ótimo post!!! Parabéns!
    Desde de ontem estou tendo problemas em seguir no google friend connect, pelo chrome aparece essa mensagem "Desculpe… Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde." E pelo explorer erro HTTP 400 não foi possível localizar a página na web. Fiz todas as limpezas de cache e afins, mas persiste nesse erro. Pesquisei na internet e não encontrei nenhuma solução! O ruim que todos os blogs sigo por esse gadgets e agora quero seguir pelo blogspot e não estou conseguindo.
    Você poderia me ajudar? O que pode ser isso? Qual procedimento devo seguir? Qualquer orientação será muito válida!
    Obrigada desde já!
    Sucesso…
    Abraços!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Grazi!

      Como eu informei no artigo, já faz algum tempo que o Google vem desativando o gadget de Seguidores.

      Minha recomendação é se preparar para o fim dele e investir em outras formas para conquistar seguidores para o seu blog.

      Um abraço!

    • Grazi disse:

      Já invisto em outras maneiras… mas essa alternativa é para mim mesma, pois gosto de seguir os blogs pela google conect, onde vejo a listagem de atualizações direto no blog!!! Não consegui me acostumar com o google+… estou torcendo que seja apenas uma instabilidade no sistema! 🙂
      Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Entendi, Grazi. Neste caso, só resta mesmo esperar e torcer para que o Google resolva o problema, em vez de abandonar completamente o sistema.

      Um abraço!

  51. Zélia Dantas disse:

    Olá Adelson! Boa noite!
    Há dias eu também não consigo participar de blogs através do gadget de seguidores. Hoje a pane foi total em meus três blogs. Simplesmente não consigo editar o HTML, pois aparece uma msg de erro. No blog de testes retirei o gadget de seguidores e o problema se resolveu, mas estou relutante em retirar dos outros blogs.
    Gostaria de saber sua opinião, se você acha que este problema vai se resolver ou se realmente terei que excluir o gadget.
    Um grande abraço,
    Zélia Dantas

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Zélia!

      Eu acredito que, mesmo que o problema se resolva dessa vez, trata-se de uma funcionalidade que um dia será removida. Por isso, vale a pena investir o quanto antes nas outras formas para que seus visitantes possam seguir o seu blog.

      Em meu caso, optei por removê-lo já há bastante tempo.

      Um abraço!

  52. Patricia Galis disse:

    Poderia me explicar umas coisas?
    1- Pelo que entendi não voltará a funcionar mais esta gadget?
    2- Então teria que avisar meus leitores e seguidores que o único jeito agora é pelo g+? eu tenho este perfil é só pedir para seguirem?
    – ou teria que fazer uma pagina para isto? pois tenho duvida entre o perfil pessoal na qual posto todos as coisas do blog.
    não consigo adc nenhum blog pois diz que meu limite ja alcançou 300 seguidores, como faço pra deixar de seguir blogs que nem existem mais?
    rsrs acho que é isso obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Patricia!

      Não dá para saber se o gadget voltará ou não. Mas, sou da opinião que, mesmo que ele volte, é bom se preparar para a desativação do gadget.

      Como digo no artigo, há outras soluções além do Google+. O RSS e uma página no Facegook são ótimas alternativas.

      E para deixar de seguir blogs você pode tentar realizar o procedimento citado em Como parar de seguir um blog. Só não tenho certeza se isso está funcionando agora, com os seguidores instáveis.

      Um abraço!

  53. Patricia Galis disse:

    Muito obrigada por responder vou ler tudo que indicou.

  54. ✿⊱Lilasesazuis✿⊱by Lígia✿⊱ disse:

    Olá, Adelson,

    Uma amiga citou seu blog e eu vim aqui ler suas valiosas dicas.

    Eu terei que ler e reler tudo o que você escreveu…tenho dificuldade em entender..afff

    Eu estou conseguindo seguir e deixar de seguir os blogs normalmente através do meu celular (Iphone).

    Porque será?

    Obrigada pela atenção!!

    Lígia

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lígia!

      É possível que a funcionalidade ainda não tenha sido desativada completamente, por isso você consiga realizá-la através do seu iPhone. Mas, como recomendei aos demais, é importante já pensar em outras formas para seguir os blogs que você gosta.

      Um abraço!

    • ✿⊱Lilasesazuis✿⊱by Lígia✿⊱ disse:

      Obrigada por responder…vou seguir seu conselho!!

      Ah, já estou recebendo suas postagens pelo meu email.

      Tenha uma ótima noite,

      abraços,

      Lígia

  55. Raul Izar disse:

    Por um momento me assustei com esse "O fim do Google Friend Connect", e estranhei, pelo fato de o meu ainda estar funcionando. Mas depois entendi.
    Não só o GFC como o Blogger em si foi abandonado pela Google. Eles deveriam dar uma atenção melhor a estes serviços. Seria uma boa fazer uma "mescla" do GFC com o Plus. Eles criam tantas redes paralelas que acaba ficando confuso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Raul!

      Eu também senti quando o GFC foi descontinuado. Ele tinha ótimos serviços, como o envio de newsletters e pesquisas entre os seguidores.

      Mas, parece-me que no futuro, ele será desativado completamente.

      Quanto ao Blogger, eu já vejo mais esforços da Google com a finalidade de mantê-lo ativo e com novidades regulares. Mesmo sendo um serviço grátis, o Google se beneficia de resultados indiretos, como a exibição de anúncios do AdWords/AdSense em grande escala.

      Vamos ver como será o futuro da plataforma!

      Um abraço!

  56. Érika Oliveira disse:

    Poxa! Fiquei meio sem saber o que fazer. :/ Eu achava que seria útil pra mim ter essa parada no meu blog. :/ http://lindaepratica.com/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Érika!

      Invista nas outras formas de criar uma comunidade em torno de seu blog, como o RSS e as redes sociais. É um investimento de tempo que vale a pena e lhe trará resultados positivos.

      Um abraço!

  57. Luciana Pessoa disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelo excelente artigo, como sempre!
    Quando comecei o meu blog em abril (2014) e li este artigo em seu blog imaginei que, se o GFC poderia (talvez) ser descontinuado também no Blogger, optei por outras redes sociais para divulgar como Face, Twitter e o próprio Google+ e o FeedBurner. Você acha que ainda vale a pena disponibilizar mais esta opção (GFC) para os leitores ou já está utrapassada pelo Google+?

  58. Ester Leme disse:

    Olá Adelson,

    Apesar de ter acabado o google friend conect,não tem uma outra solução,para que eu possa estar colocando os leitores do meu blog??
    Espero a resposta

  59. Ismael Guimarães AJ disse:

    Sempre achei que o Google inventa muito. Quando surgiu o Google+ sempre achei que o Google ia dar uma modernizada ao Google Friend Connect e o GFC poderia passar a ter um cantinho lá. Tipo, imaginem o que seria uma página de fãs que já surgisse com todos os seguidores do GFC?!

    Isso não surgiu e, mais uma vez, o Google criou algo novo que acaba concorrendo com algo que já tinha. Eu acho isso péssimo pois divide as pessoas e não centraliza tráfego. Tipo, quando eu tenho seguidores em várias redes sociais tipo Facebook, Google+, Instagram, Twitter, entre outras, acabo tendo muito mais trabalho pois tenho que atualizar essas ferramentas em separado.

    Se eu tiver uma ferramenta que permita centralizar os seguidores em vez dos separar, ou seja, GFC ter o widget que passaria a ser um atalho para as páginas de fãs do Google+, então tudo ficaria melhor.

  60. Loveusers Br disse:

    Olá,
    Sei que a publicação é de séculos atrás, mas você pode me ajudar? Sempre que adiciono o gadget de seguidores (sou do blogger mesmo) aparece a seguinte mensagem : "Desculpe…
    Este gadget não está configurado corretamente. Dica do webmaster: verifique se as "Configurações do Google Friend Connect – URL da Página inicial" correspondem ao URL deste site"
    Como resolvo isso? hajnsf
    Obrigada desde já^^

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!