Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1508275121
Vida do cache: 1508318321
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Blogger SEO

SEO no Blogger: Novidades em imagens e links

Esta série iniciada no artigo SEO no Blogger: novidades fantásticas está próxima do final.

Neste artigo, você conhecerá pequenas melhorias que foram feitas no Editor de Postagens do Blogger.

Agora, você pode definir que um link seja “nofollow” e ainda definir propriedades importantes para as imagens que você utiliza em seus artigos.

São opções simples de ser utilizadas, ao alcance de qualquer usuário do Blogger, seja você iniciante ou veterano.

 

Introdução

Perto de outras novidades mostradas nesta série de artigos sobre as melhorias de SEO no Blogger, estas são bastante simples e podem até passar desapercebidas para grande parte dos usuários.

No entanto, é importante que você entenda essas melhorias, para que possa utilizá-las quando for conveniente.

Essas novidades só impactarão o trabalho de quem escreve suas postagens diretamente no Blogger.

Quem utiliza uma ferramenta como o Windows Live Writer – como é o meu caso – já tem acesso a essas configurações há bastante tempo.

Mesmo quem fazia as postagens no editor do Blogger já conseguia utilizá-las, desde que editasse diretamente o código HTML.

Vamos às explicações e à forma de utilizá-las.

1. Novas propriedades em imagens

O uso de imagens em seus artigos é muito importante.

As imagens ajudam a ilustrar suas ideias e quebram, de certa forma, a monotonia trazida pelo texto. 

A única informação obrigatória para uma imagem é o seu endereço.

Ou seja: quando sua página é aberta, o navegador precisa saber onde a imagem está hospedada para que seja exibida.

Há um detalhe importante nisso: as imagens mostradas nos artigos sempre estão na internet.

Isso significa que, mesmo quando você coloca em seu artigo uma imagem que está em seu computador, primeiro é feito o “upload” dessa imagem para a internet, para que ela seja mostrada de lá.

Mas, há também algumas informações que, embora não sejam obrigatórias, são importantes para as imagens e sempre devem ser utilizadas.

São justamente essas informações que foram agora disponibilizadas no Blogger.

Abaixo estão as explicações:

  • TITLE (“Título”) – Esta informação tem menor importância em termos de SEO. Ela serve apenas para que seja exibido um texto sobre a imagem quando um usuário parar o cursor do mouse sobre ela. Você pode testar isso na figura abaixo. 

Nova logomarca do Gerenciando Blog


  • ALT (“Alternativo”) – O texto alternativo é mais importante para o SEO de seu blog. Para que uma imagem seja exibida na busca do Google, o buscador analisa alguns fatores, como nome do arquivo e o atributo ALT. Ele também é utilizado para situações em que o navegador não consegue exibir a imagem e ainda em navegadores utilizados por cegos, que fazem a leitura do texto da página. Por esses motivos, é importante que o atributo ALT descreva em poucas palavras do que se trata aquela imagem.

No editor do Blogger, é bem simples adicionar esses atributos. Após adicionar a imagem em seu texto, clique sobre ela e escolha a opção “Propriedades” ou “Properties”.

Como configurar a propriedade ALT nas imagens no Blogger 

Em seguida, basta preencher as propriedades TITLE e ALT na tela que se abrirá.

Ao publicar seu artigo, as imagens estarão com os atributos definidos.

Como configurar a propriedade ALT nas imagens no Blogger 

Caso você ainda não faça isso, é importante que passe a definir corretamente esses atributos em sua imagem.

Você notará um aumento gradativo das visitas de seu blog vindas do Google Imagens.

2. Propriedade “nofollow” nos links

O Google utiliza os links de uma página da internet com dois propósitos básicos:

  • Ao encontrar um link em uma página que já apareça nos resultados de sua busca, o Google “segue” esse link para visitar a página para onde ele aponta. Assim, ele passa a conhecer essa página e faz com que ela também passe a aparecer nos resultados da busca. Por isso, para que uma nova página passe a aparecer nos resultados do Google, basta que haja um único link para ela em outra página que já esteja nos resultados.
  • O Google utiliza os links que apontam para uma página para ajudar a determinar em que posição das buscas essa página aparecerá. Por exemplo: se você escreve um artigo em seu blog sobre “e-mail grátis para seu domínio” e há diversas outras páginas em outros sites e blogs apontando para ela, o Google entende que essa é uma página significativa sobre o assunto – especialmente se os links vierem de sites que o Google considera “importantes”. Justamente por isso é importante conseguir backlinks (é assim que eles são chamados) para o seu blog.

O atributo “nofollow” pode ser colocado em um link específico para informar ao Google que ele não deve seguir aquele link.

Com isso, nenhuma das duas ações citadas acima acontecerá: o Google não irá até a página de destino para indexá-la nem considerará esse link para posicionar a página nos resultados da busca.

Há situações em que é interessante usar o “nofollow” em links.

  • O “nofollow” deve obrigatoriamente ser utilizado quando você faz publicidade e propaganda em seu blog. Os links para o seu anunciante devem ser “nofollow”. Caso contrário, o seu blog pode ser punido e você pode perder posição nas buscas. Veja o que o Google diz sobre isso links pagos.
  • O uso de “nofollow” também é obrigatório quando você quer citar um link em que não confia ou que não quer recomendar. Imagine que você quer divulgar em seu blog o link para um artigo seu que foi copiado sem sua autorização. Para isso, o “nofollow” também é útil.
  • Em comentários não moderados, também é uma boa prática utilizar o “nofollow”. Sem ele, as pessoas podem se aproveitar para publicar spam em seus comentários e conseguir links “dofollow” (o contrário de “nofollow”) indevidamente. O uso de “nofollow” em comentários é polêmico, e já falei sobre ele no artigo O que é Nofollow?.
  • O “nofollow” também é interessante de ser utilizado em páginas que não estão acessíveis ao Google. Se você tem em seu blog páginas protegidas e que só podem ser acessadas por leitores registrados, também é importante usar o “nofollow”.

Infelizmente, há exageros: já vi muitos blogs que colocam o atributo “nofollow” em todos os links externos ao seu blog, seja em comentários, em artigos, em lista de links etc.

Ou seja: o autor passa a mensagem de que não confia em nenhum site que não seja o seu, e por isso não quer passar a eles nenhum valor.

Não há sentido – nem vantagem – nessa postura.

Criar um link com o atributo “nofollow” no Blogger é agora bastante simples.

Primeiro, você deve clicar no texto ou imagem que se transformará em link e clicar no botão correspondente:

Como configurar o atributo nofollow nos links do Blogger 

Em seguida, basta marcar a opção “Add ‘rel=nofollow’ attribute” na caixa onde você definirá o link para onde você apontará.

Como configurar o atributo nofollow nos links do Blogger

Conclusão

Os dois recursos apresentados neste artigo são bastante simples e podem ser utilizados para realizar ajustes importantes de SEO em seu blog.

Utilizando-os corretamente, você conseguirá mais visitas vindas do Google Imagens e ainda auxiliará o Google a determinar as páginas que são realmente importantes para aparecer nos resultados de buscas.

E você, pretende utilizar os novos recursos em seu blog?

Deixe um comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

32 Comentários

  1. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, maravilhoso artigo como sempre !

    Eu não faço nada disso !! Comecei agora mesmo após a leitura do seu artigo, afinal são dicas super simples de aplicar e que com certeza ajudarão no aumento da visibilidade de nossos espaços !
    Obrigadíssimo por compartilhar conosco !!

    Grande abraço e um ótimo fim de semana !

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Muitos não fazem mesmo esta configuração. E ela é importantíssima para recebermos mais visitas vindas do Google Imagens!

      Um abraço!

  2. Isabella Felix disse:

    Adelson, artigo maravilhoso e útil para a galera nova. O 'nofollow' está sendo muito usado incorretamente, você escreveu com maestria sobre este tópico que ainda gera muitas duvidas entre blogueiros! Excelente artigo, como sempre! =]

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Isabella!

      Obrigado pelos elogios! O "nofollow" é mesmo algo que poucos utilizam da forma correta. A maior parte dos blogueiros age nos extremos: ou não o utiliza em nenhum link, ou utiliza em todos os links externos.

      Utilizando-o de forma equilibrada, só temos benefícios!

      Um abraço!

  3. Lucaimura disse:

    Confesso que não percebia nada sobre links 'nofollow', finalmente já consegui perceber o significado. Quanto às imagens, realmente dava muito trabalho colocar o 'alt' em cada imagem que colocava nos posts, e com isso, se calhar, perdi muitas visitas do Google Imagens. Agora com esta nova função no Blogger torna tudo mais fácil. Tenho uma questão, isto só funciona com as novas imagens que colocar nos posts?? Ou posso alterar todas as imagens antigas que tiver no blog??
    Mais uma vez foi um excelente artigo Adelson :).

    Um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luca!

      Fico feliz que tenha conseguido explicar o "nofollow" de uma maneira compreensível!

      Quanto à propriedade ALT, ela é essencial, especialmente para você que trabalha com muitas imagens em seu blog.

      E você pode editar os artigos antigos e também colocar a propriedade nelas. Com o tempo, você perceberá o incremento de visitas vindas do Google Imagens.

      Um abraço!

  4. Sybylla disse:

    Mas eu percebi que o atributo "title" não funciona direito quando inserido pelo novo sistema do Blogger. Tive que inserir manualmente, pois ele não funcionou na posição que o sistema o tinha colocado. Não sei se foi só comigo, mas fica a dica.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Não enfrentei este problema. Para testar ao escrever o artigo, eu fiz uma postagem em meu blog de testes, definindo as propriedades ALT e TITLE diretamente no Blogger, que funcionaram de primeira.

      Mas, agradeço por compartilhar sua experiência!

      Um abraço!

  5. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, mudei as tags de todas as fotos, ufaaa, deu um trabalho, mas vale a pena não é mesmo ? Já tinha lido algo sobre isso, mas me parecia bicho de 7 cabeças a maneira com a qual era feita, com sua explicação de como usar a ferramenta, foi melzinho na chupeta como dizia minha avó rsrs Obrigado mais uma vez !!! absss e boa semana !

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Que ótimo vê-la novamente aqui tão rápido! 🙂

      Realmente, dá trabalho alterar as imagens de todas as postagens antigas, mas o resultado é compensador. Com o tempo, você notará um aumento gradativo das visitas vindas do Google Imagens para seu blog.

      E que bom que eu tenha conseguido passar a explicação de uma forma simples!

      Um abraço!

  6. Sueli Sampaio disse:

    Oi, Adelson. Estou seguindo suas dicas e recebi mais visitas. Eu sou iniciante e estou aprendendo, cada dia um puquinho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sueli!

      Fico feliz em saber que você tenha tido resultados positivos com a mudança em seu blog! São alterações simples de serem feitas e que podem realmente trazer mais visitas aos nossos blogs.

      Um abraço!

  7. Leninha - LTScrapsAnimados disse:

    Oi Adelson,
    té que em fim entendí esse bicho, mas
    ainda ficou uma duvida, isso é só para
    postagens novas, ou tem como fazer nas
    antigas?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leninha!

      As dicas que dou no artigo podem ser utilizadas tanto nas postagens antigas quanto nas novas. Minha sugestão é que você passe a utilizá-la em todas as novas postagens e, com o tempo, vá também acertando as antigas.

      Um abraço!

  8. Frases e Textos para Compartilhar disse:

    Obrigada Adelson.
    Como coloco muitos textos em fotos, isso
    foi excelente, pois digito tudo pelo blogger.
    Meu "W.Writer" não funciona mais e não consegui
    restaurar, apesar da ajuda do fórum.

    Menah Catelli

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Menah!

      Eu ainda considero isso mais simples de ser realizado no Windows Live Writer. Mas, é bom saber que já temos essa opção também no editor do Blogger.

      Um abraço!

  9. Dirlene D'Addio disse:

    Obrigada por compartilhar estas informações tão importantes!

  10. Adelaide Veiga disse:

    Olá Adelson,
    Com sua humildade e cortesia você publicou um tema tão importante e tão fácil de utilizar. Eu já tinha lido sobre a funcionalidade do TITLE e ALT nas imagens, mas não como implementá-las.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adelaide!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Este é um recurso simples mas que pode fazer grande diferença em seu blog.

      Um abraço!

  11. edivaldo chaves disse:

    sobre a referência nofollow. Como o Google vê os os Gadgets dos programas de afiliados, no caso os banner.. como colocar essa referencia nofollow.. é necessário? tem penalidade?

    abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edivaldo!

      Também para os programas de afiliados é recomendável utilizar o nofollow. É a melhor forma para você evitar ser penalizado pelo Google.

      Um abraço!

  12. Marilucia disse:

    Quanta novidade no blogger, achei super pratica esta da propriedade da imagem, antes era uma dificuldade e agora tão simples, como voltei a usar o blogger esta dica vai ser bem eficiente para mim e por falar nisso deixa eu voltar nos post e adicionar os atributos nas imagens!
    Obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marilucia!

      As dicas deste artigo são muito importantes para ter bom posicionamento nos resultados das buscas por imagens. Espero que a ajude com seus textos.

      Um abraço!

  13. Gisa Hangai disse:

    Olá Adelson! Muito bom! Quanto a utilização do nofollow é uma recomendação somente para imagens que não desejo mostrar e para publicidade. É isso?
    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gisa!

      O nofollow não tem relação com as imagens. Ele é sempre utilizado em links. Deve ser usado para publicidade e para links que você não quer dar a sua "indicação" para o Google.

      Um abraço!

  14. Rafael Lima disse:

    Olá Adelson, estou começando nesse mundo dos blogs, e tenho de agradecer pela grande ajuda que seu ótimo trabalho oferece, não só a mim, mas a todos os blogueiros que aqui aprendem.

    Acompanhei todos os artigos sobre SEO, apliquei inúmeros ensinamentos de seus artigos, e até agora não tinha ocorrido problemas, mas tenho uma dúvida: todas as ferramentas aprendidas aqui estão funcionando bem em indexar meu blog na pesquisa, mas as imagens não ( mesmo tendo aplicado tudo referente a isso), será que é por que o blog está no ar a apenas uma semana? imagens demoram mais?

    Obrigado Novamente.

  15. Alexandre Rodriz disse:

    Os melhores artigos nascem sobre assuntos que parecem banais… Obrigado pela excelente partilha =)

  16. EDNESIO disse:

    como que eu escolho um imagem dentro do blogger para o buscado do google visualizar ela nas busca eu tenho umas imagem no blogger so que ele não busca a que eu gostaria

  17. Max Guimaraes disse:

    Nas imagens sabemos que são importantes as definições "alt" e "title". Também dizem da importância "height" (altura) e "width" (largura).
    Porém como ficam estas duas últimas propriedades no caso de BANNERS? Deixa-se de mencionar no HTML ou menciona-se "AUTO"?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!