Blogger SEO Camila Fiori

SEO no Blogger: Novidades em imagens e links

Esta série iniciada no artigo SEO no Blogger: novidades fantásticas está próxima do final.

Neste artigo, você conhecerá pequenas melhorias que foram feitas no Editor de Postagens do Blogger.

Agora, você pode definir que um link seja “nofollow” e ainda definir propriedades importantes para as imagens que você utiliza em seus artigos.

São opções simples de ser utilizadas, ao alcance de qualquer usuário do Blogger, seja você iniciante ou veterano.

 

Introdução

Perto de outras novidades mostradas nesta série de artigos sobre as melhorias de SEO no Blogger, estas são bastante simples e podem até passar desapercebidas para grande parte dos usuários.

No entanto, é importante que você entenda essas melhorias, para que possa utilizá-las quando for conveniente.

Essas novidades só impactarão o trabalho de quem escreve suas postagens diretamente no Blogger.

Quem utiliza uma ferramenta como o Windows Live Writer – como é o meu caso – já tem acesso a essas configurações há bastante tempo.

Mesmo quem fazia as postagens no editor do Blogger já conseguia utilizá-las, desde que editasse diretamente o código HTML.

Vamos às explicações e à forma de utilizá-las.

1. Novas propriedades em imagens

O uso de imagens em seus artigos é muito importante.

As imagens ajudam a ilustrar suas ideias e quebram, de certa forma, a monotonia trazida pelo texto. 

A única informação obrigatória para uma imagem é o seu endereço.

Ou seja: quando sua página é aberta, o navegador precisa saber onde a imagem está hospedada para que seja exibida.

Há um detalhe importante nisso: as imagens mostradas nos artigos sempre estão na internet.

Isso significa que, mesmo quando você coloca em seu artigo uma imagem que está em seu computador, primeiro é feito o “upload” dessa imagem para a internet, para que ela seja mostrada de lá.

Mas, há também algumas informações que, embora não sejam obrigatórias, são importantes para as imagens e sempre devem ser utilizadas.

São justamente essas informações que foram agora disponibilizadas no Blogger.

Abaixo estão as explicações:

  • TITLE (“Título”) – Esta informação tem menor importância em termos de SEO. Ela serve apenas para que seja exibido um texto sobre a imagem quando um usuário parar o cursor do mouse sobre ela. Você pode testar isso na figura abaixo. 

Nova logomarca do Gerenciando Blog


  • ALT (“Alternativo”) – O texto alternativo é mais importante para o SEO de seu blog. Para que uma imagem seja exibida na busca do Google, o buscador analisa alguns fatores, como nome do arquivo e o atributo ALT. Ele também é utilizado para situações em que o navegador não consegue exibir a imagem e ainda em navegadores utilizados por cegos, que fazem a leitura do texto da página. Por esses motivos, é importante que o atributo ALT descreva em poucas palavras do que se trata aquela imagem.

No editor do Blogger, é bem simples adicionar esses atributos. Após adicionar a imagem em seu texto, clique sobre ela e escolha a opção “Propriedades” ou “Properties”.

 

Como configurar a propriedade ALT nas imagens no Blogger 

Em seguida, basta preencher as propriedades TITLE e ALT na tela que se abrirá.

Ao publicar seu artigo, as imagens estarão com os atributos definidos.

Como configurar a propriedade ALT nas imagens no Blogger 

Caso você ainda não faça isso, é importante que passe a definir corretamente esses atributos em sua imagem.

Você notará um aumento gradativo das visitas de seu blog vindas do Google Imagens.

2. Propriedade “nofollow” nos links

O Google utiliza os links de uma página da internet com dois propósitos básicos:

  • Ao encontrar um link em uma página que já apareça nos resultados de sua busca, o Google “segue” esse link para visitar a página para onde ele aponta. Assim, ele passa a conhecer essa página e faz com que ela também passe a aparecer nos resultados da busca. Por isso, para que uma nova página passe a aparecer nos resultados do Google, basta que haja um único link para ela em outra página que já esteja nos resultados.
  • O Google utiliza os links que apontam para uma página para ajudar a determinar em que posição das buscas essa página aparecerá. Por exemplo: se você escreve um artigo em seu blog sobre “e-mail grátis para seu domínio” e há diversas outras páginas em outros sites e blogs apontando para ela, o Google entende que essa é uma página significativa sobre o assunto – especialmente se os links vierem de sites que o Google considera “importantes”. Justamente por isso é importante conseguir backlinks (é assim que eles são chamados) para o seu blog.

O atributo “nofollow” pode ser colocado em um link específico para informar ao Google que ele não deve seguir aquele link.

Com isso, nenhuma das duas ações citadas acima acontecerá: o Google não irá até a página de destino para indexá-la nem considerará esse link para posicionar a página nos resultados da busca.

Há situações em que é interessante usar o “nofollow” em links.

  • O “nofollow” deve obrigatoriamente ser utilizado quando você faz publicidade e propaganda em seu blog. Os links para o seu anunciante devem ser “nofollow”. Caso contrário, o seu blog pode ser punido e você pode perder posição nas buscas. Veja o que o Google diz sobre isso links pagos.
  • O uso de “nofollow” também é obrigatório quando você quer citar um link em que não confia ou que não quer recomendar. Imagine que você quer divulgar em seu blog o link para um artigo seu que foi copiado sem sua autorização. Para isso, o “nofollow” também é útil.
  • Em comentários não moderados, também é uma boa prática utilizar o “nofollow”. Sem ele, as pessoas podem se aproveitar para publicar spam em seus comentários e conseguir links “dofollow” (o contrário de “nofollow”) indevidamente. O uso de “nofollow” em comentários é polêmico, e já falei sobre ele no artigo O que é Nofollow?.
  • O “nofollow” também é interessante de ser utilizado em páginas que não estão acessíveis ao Google. Se você tem em seu blog páginas protegidas e que só podem ser acessadas por leitores registrados, também é importante usar o “nofollow”.

Infelizmente, há exageros: já vi muitos blogs que colocam o atributo “nofollow” em todos os links externos ao seu blog, seja em comentários, em artigos, em lista de links etc.

Ou seja: o autor passa a mensagem de que não confia em nenhum site que não seja o seu, e por isso não quer passar a eles nenhum valor.

Não há sentido – nem vantagem – nessa postura.

Criar um link com o atributo “nofollow” no Blogger é agora bastante simples.

Primeiro, você deve clicar no texto ou imagem que se transformará em link e clicar no botão correspondente:

Como configurar o atributo nofollow nos links do Blogger 

Em seguida, basta marcar a opção “Add ‘rel=nofollow’ attribute” na caixa onde você definirá o link para onde você apontará.

Como configurar o atributo nofollow nos links do Blogger

Conclusão

Os dois recursos apresentados neste artigo são bastante simples e podem ser utilizados para realizar ajustes importantes de SEO em seu blog.

Utilizando-os corretamente, você conseguirá mais visitas vindas do Google Imagens e ainda auxiliará o Google a determinar as páginas que são realmente importantes para aparecer nos resultados de buscas.

E você, pretende utilizar os novos recursos em seu blog?

Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

32 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.