Blogger SEO Camila Fiori

SEO no Blogger: novidades fantásticas

blogger130Hoje, o Blogger anunciou um pacote de novidades fantásticas para seus usuários: a partir de agora, será possível definir diversas características para otimizar os blogs para ficar mais bem posicionados nos resultados de buscas no Google e outras ferramentas.

Tratam-se de configurações para apoiar a SEO (Search Engine Optimization – ou Otimização para Ferramentas de Buscas).

Conheça neste artigo quais são essas novidades e como se beneficiar delas em seu blog.

Introdução

Depois de algumas semanas de tensão com a descontinuação do Google Friend Connect e com a mudança dos endereços dos blogs do Blogger no Brasil,  o Google agora acerta a mão e faz um anúncio que fez a alegria de muitos proprietários de blogs nessa plataforma – eu, inclusive.

Em um anúncio feito hoje no Blogger Buzz (Customize your search preferences), foram anunciadas diversas novas configurações referentes às preferências para buscas.

Com essas configurações, você pode otimizar os artigos do seu blog para que eles apareçam em melhores posições nos resultados das buscas no Google e outros buscadores.

O resultado final disso é que, se você fizer bom uso desses recursos, receberá mais visitas.

Algumas dessas configurações já eram possíveis anteriormente, mas apenas editando o HTML do template – o que assustava os mais inexperientes.

Eu já havia mostrado algumas dessas configurações nos artigos abaixo:

A vantagem é que agora as alterações são realizadas diretamente no Blogger, sem precisar modificar o template.

Assim, elas estão acessíveis a todos os usuários, independente de seu conhecimento ou experiência.

As ótimas novidades

Todos ficaram surpresos com as novidades que foram disponibilizadas.

Elas serão de grande apoio para o SEO de quem está na plataforma Blogger, o que era apontando antes como uma das grandes deficiências.

Vejam o que foi liberado:

1. Meta Tags – Agora, a tag “description” está disponível para ser definida em sua página principal e também em cada um de seus artigos.

Com essa tag, é apresentado um pequeno resumo quando alguém encontra sua página no Google. Um resumo interessante pode fazer com que mais pessoas cliquem em seus links.

2. “Página não encontrada” personalizada – Com esta novidade, você pode criar uma mensagem personalizada que será exibida quando alguém tentar acessar uma página que não existe mais em seu blog, seja porque você a apagou ou porque a pessoa digitou o endereço errado.

Uma página bem montada pode também impedir que o visitante saia do seu blog.

3. Redirecionamentos personalizados – De forma complementar ao item anterior, você pode também agora redirecionar qualquer endereço do seu blog para outra página.

Você pode, por exemplo, criar o endereço meublog.blogspot.com.br/contato e redirecioná-lo para sua página de contato.

Ou pode encaminhar o endereço de um antigo artigo para um artigo novo sobre o mesmo assunto.

4. Arquivo robots.txt – Usuários avançados podem agora determinar a forma como os rastreadores lerão as páginas de seu blog, ignorando algumas páginas que ele não quer que sejam indexadas.

Isso pode ser útil para evitar conteúdo duplicado ou simplesmente para que o Google não encontre determinadas páginas de seu blog.

5. Tags de cabeçalho de robôs personalizadas – Os usuários avançados também tem liberdade para determinar algumas tags específicas para determinar algumas informações para os rastreadores do Google.

 

6. Atributo “nofollow” em links – Ao editar um artigo pelo editor do Blogger, você pode agora também determinar que um link deve ser “nofollow”, o que é útil para artigos publicitários ou quando você quiser citar o link de um site não confiável.

O próprio Google orienta que você utilize esse atributo nessas situações.

7. Propriedades ALT e TITLE nas imagens – Também no editor do Blogger agora é possível preencher essas propriedades em imagens que você usa em seus artigos.

Elas são úteis para receber mais visitas vindas do Google Imagens e para melhorar a experiência de seus visitantes.

Como utilizar de forma correta as novidades

Como o assunto é extenso e muito importante, preferi não escrever um único e cansativo artigo, mas sim uma série deles detalhando cada uma das funcionalidades.


Assim, nos próximos dias você verá aqui no Gerenciando Blog diversos artigos falando sobre as novidades e mostrando como você pode utilizá-las bem em seu blog.

Mas, se você não quer esperar um artigo com a qualidade e detalhamento que você já conhece (olha a propaganda!), já pode conhecer as alterações acessando seu painel do Blogger.

As novidades ficam em “Configurações” / “Preferências de pesquisa”, conforme mostrado abaixo:

SEOBlogger01

Conclusão

Quem me conhece e acompanha o meu trabalho sabe o quanto eu defendo a plataforma Blogger.

Trata-se de uma plataforma simples, intuitiva e acessível para qualquer um que queira escrever em um blog, mas não tem conhecimento técnico.

Para quem tem mais conhecimento, é uma plataforma poderosa e que lhe permite disputar espaço com as demais plataformas de blog (inclusive o WordPress).

Estou no Blogger há mais de 3 anos, com ótimos resultados.

Vejo que alguns blogueiros mudam de plataforma buscando o sucesso. 


Pessoalmente, acredito que não é isso que lhe trará o sucesso. 


Invista na qualidade, na originalidade e na valorização dos seus leitores. 


Fazendo assim, você conquistará o sucesso em qualquer plataforma.

Quando vejo uma novidade como esta, reafirmo minha posição, pois vejo que o Google continua investindo fortemente no Blogger.

Quer ver algumas novidades fantásticas que tivemos nos últimos tempos?

Veja os artigos:

Ainda há deficiências, mas aposto que o Google continuará trabalhando para diminuí-las.

Por isso, não vejo motivos para sair do Blogger.

É aqui que o Gerenciando Blog permanecerá.

Aguardem novos artigos sobre o assunto nos próximos dias!



E você, o que achou das novidades do Blogger?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

41 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.