Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1513206636
Vida do cache: 1513249836
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Blogger guest post

Vantagens e desvantagens da utilização do Blogger

BloggerVantagensDesvantagens130Neste “guest post”, Arlindo Armando comenta as vantagens e desvantagens em utilizar o Blogger como plataforma para blogs.

Particularmente, sou defensor do Blogger e já escrevi sobre o assunto na Revista Blogosfera.

Achei interessante a ideia de publicar aqui outra visão sobre o tema.

Arlindo Armando administra o Blog na Carteira, onde trata assuntos referentes à monetização de blogs, e é autor no Criar Blog, onde escreve dicas para quem tem um blog.

Apreciem seu texto!

Introdução

Muitos blogueiros normalmente começam criando um blog em uma plataforma gratuita e também que não precise saber muita coisa sobre HTML e CSS.

A verdade é que uma porcentagem muito pequena deste numero gigantesco de blogueiros que aparecem todos os dias realmente se transformam em blogueiros qualificados e que almejam ganhar dinheiro com um blog.

Uma das plataformas gratuitas para criação de blogs mais utilizada nos dias de hoje é o Blogger.

Quem conhece o Blog na Carteira há algum tempo sabe que a plataforma que ele se encontrava era essa e, do fundo do meu coração, eu não me arrependo de ter começado por ela.

Tenho experiência na plataforma Blogger e isso me torna um blogueiro diferenciado.

Quando eu escrever um artigo sobre algo, vou englobar ambas as plataformas, o Blogger e o WordPress.org (plataforma em que eu me encontro no momento), ao contrário de outros blogueiros que abordam uma plataforma ou outra.

Fiquei quase 3 meses blogando na plataforma gratuita do Blogger, sendo que meu único investimento foi a compra de um domínio.

O Gerenciando Blog completou 3 anos no último dia 13 e durante todos esses anos o blog tem se mantido dentro desta mesma plataforma.

Sendo assim, acho justo que eu escrevesse em meu primeiro guest post para este ilustre blog as vantagens e desvantagens de possuir um blog no Blogger.

Vantagens

PlusNão importa a plataforma que você for utilizar, o importante é que ela sirva para o seu projeto.

Se você quer algo um pouco mais simples, aconselho que utilize o Blogger.

Caso queira algo mais elaborado e  tenha conhecimento em programação, escolha o WordPress.org.

Ao fim de tudo isso, não existe plataforma melhor que a outra, existe a plataforma que se encaixa melhor no seu projeto. O Blogger, apesar de ser gratuito, possui muitas vantagens, as quais estão listadas abaixo.

1. É grátis

A grande maioria dos novos blogueiros optam pela criação de um blog nesta plataforma devido ao fato de ser completamente gratuito e possuir acesso às mesmas funcionalidades que aqueles que investem em um projeto.

É gigantesco o número de novos blogs que são criados diariamente nesta plataforma, embora muitos não passem do primeiro mês de vida.

Qualquer blogueiro que tenha objetivos e metas definidas pode simplesmente começar um blog gratuito, registrar um domínio próprio por menos de R$ 20 por ano e construir um projeto de grande valor.

2. Não é necessária a compra de um domínio

Logicamente eu sempre escrevo para meus leitores que para um blog alavancar-se para o sucesso é necessário que eles comprem um domínio próprio.

Porém, uma das vantagens para blogueiros iniciantes e que pretendem criar um blog de sucesso, mas querem começar sem investimentos, é que o Blogger oferece um domínio gratuito no modelo www.seusite.blogspot.com.

Apesar de existirem alguns blogs que se tornaram exceção fazendo bastante sucesso mesmo com um domínio gratuito, eu aconselho vivamente que adquira um domínio próprio.

O profissionalismo conta ponto em sua jornada para o sucesso.

3. Não precisa pagar por uma hospedagem

Esta, apesar de ser uma vantagem da plataforma, se torna um fator preocupante.

O Blogger possui uma plataforma própria, ou seja, todos os blogs são hospedados por eles de maneira gratuita, sendo assim, caso eles queiram excluir seu blog eles farão e você não poderá falar nada.

Por outro lado, se você esta iniciando um projeto e gostaria de fazer um teste antes de investir nele, esta se torna uma ótima notícia.

4. Há grande número de templates grátis

O Blogger conta com um número estrondoso de templates gratuitos espalhados pela internet, sendo necessário apenas saber fazer um download e instalá-lo no Blogger.

Alguns websites interessantes para fazer o download de templates grátis são o Deluxe Templates e o BTemplates.

5. Não precisa se preocupar com backup

O Google, como mantenedor da plataforma, se encarrega de tudo relacionado à hospedagem, domínio e também a backups e bancos de dados.

Assim, você poderá blogar de forma tranquila com a certeza de que seu blog está em segurança. Logicamente falhas técnicas ocorrem e o seu blog pode ser excluído, visto que não será uma plataforma paga que esta cuidando de seu blog.

Com esta possibilidade, aconselho que de semana ou semana faça um backup de seu blog para que não haja risco de perdê-lo.

6. É integrado ao Google AdSense

O Blogger apresenta em seu painel de controle uma integração com o Google Adsense, de forma que você poderá criar uma conta através de lá, ou integrar uma já existente de maneira extremamente fácil e rápida.

Poderá analisar seus cliques diários, mensais, seus ganhos do dia e algumas outras estatísticas relacionada a sua conta.

7. Oferece estatísticas em tempo real

Através do painel de controle de seu blog você poderá ver muitas estatísticas relacionadas ao seu blog, como:

  • Quantidade de pageviews diários
  • Quantidade de pageviews mensais
  • Visitas únicas
  • Qual o navegador mais utilizado para acessar seu blog
  • Qual artigo mais visualizado
  • Muitas outras estatísticas

8. Há muitos metablogs com tutoriais para o Blogger

Acredito fortemente que o número de blogs que ensinam a mexer com a plataforma Blogger é consideravelmente maior do que blogs que ensinam sobre WordPress ou Tumblr.

Esta acaba por se tornar uma ótima vantagem, pois além de você não precisar saber sobre códigos HTML, você ainda não precisa quebrar a cabeça para descobrir como troca um template ou como muda a cor da fonte do blog.

O Gerenciando Blog é um claro exemplo de um metablog que ensina sobre esta ótima plataforma e também é uma prova de que se pode haver sucesso dentro dela.

Desvantagens

minusToda plataforma tem suas vantagens e desvantagens, e com o Blogger não é diferente.

Por mais que eu não queira, por fim eu acabo por comparar o Blogger ao WordPress.org.

Hoje, há um debate muito grande a respeito das duas plataformas, qual é melhor, qual pode render mais, entre outras comparações.

As desvantagens serão baseadas nas vantagens dispostas pelo WordPress, o que acaba sendo uma comparação entre as plataformas.

1. Não permite hospedar qualquer tipo de arquivo

No Blogger só há a opção de hospedar imagens e vídeos (embora o Youtube seja o grande foco da maioria dos blogueiros).

Caso você queira hospedar um arquivo em PDF, por exemplo, você terá que utilizar-se de serviços de terceiros. Já no WordPress você não tem este problema: pode hospedar qualquer tipo de arquivo de maneira fácil e rápida.

2. Não oferece organização por categorias

O Blogger não permite que o blogueiro organize seus conteúdos através de categorias que sejam independentes das tags.

Sendo assim, as próprias tags passam a funcionar como categorias.

No WordPress, independente das tags usadas em seus artigos, você pode organizar seu blog através das categorias de maneira descomplicada.

3. Não aceita plugins

Este é o grande fator que faz com que a maioria dos blogueiros opte pela plataforma CMS do WordPress, e eu mesmo sou um exemplo claro de um blogueiro deste tipo.

Optei pela migração da plataforma Blogger para WordPress devido ao desejo de adquirir e utilizar o plugin Pop-Up Domination.

Claro que hoje eu utilizo diversos outros plugins, mas esse foi aquele que me fez realmente querer mudar de plataforma.

4. Não permite a edição da URL

Um defeito bastante expressivo do Blogger é a impossibilidade de editar a URL de cada artigo, prejudicando assim a indexação do blog nos mecanismos de busca. 


No WordPress, quando você esta redigindo seu artigo, você consegue facilmente editar a URL do artigo. 


Este é um fator bastante importante para utilizar como uma técnica de SEO. 

Esta é uma desvantagem que já foi superada.

Veja como fazer isso no artigo URLs personalizadas nas postagens do Blogger.

4. Possui um número limitado de páginas estáticas que podem ser criadas

Atualmente, o Blogger só permite que um blog crie no máximo 20 páginas estáticas, o que para determinados nichos de atuação pode ser algo extremamente prejudicial.

O WordPress permite que um blog crie quantas paginas estáticas preferir, de modo que um nicho que necessite de 500 páginas poderá tê-las.

5. Não permite a edição de comentários

No WordPress, ao receber um novo comentário você poderá facilmente editá-lo, removê-lo ou aprová-lo.

Já no Blogger você não tem a opção de editar o comentário.

Muitas vezes, o comentário vem com erros ortográficos, o que nos remete a editá-lo de forma simplória, sem que altere o sentido das palavras.

6. Possui má reputação

O Blogger possui uma má reputação, pois através desta plataforma são criados diversos blogs spams e com conteúdo relacionado à pirataria, o que leva diversas empresas a proibirem o contato com blogs com subdomínios .blogspot.com .

O conteúdo é o carro chefe

Quero esclarecer que apenas listei as vantagens e desvantagens desta plataforma para que você veja o quão vantajoso ou prejudicial pode ser para seu blog encontrar-se nesta plataforma.

Caso as vantagens que ela oferece seja as que você estava procurando, eu tenho certeza que você obterá sucesso nela.

Caso as desvantagens encontradas nela sejam prejudiciais para seu projeto, ai então eu aconselho que invista em outra plataforma, como por exemplo o WordPress.org.

O que eu quero que você entenda é que, independente da plataforma que seu blog se encontrar, você deverá ater-se a criação de conteúdo de qualidade, que tenha grande relevância para seus leitores.

Se isso for feito, você terá certamente um blog com uma grande carreira pela frente.

Porém, se não der tanta importância ao conteúdo expresso em seu blog, então você provavelmente só receberá as visitas de amigos e familiares.

Qual sua opinião a respeito do Blogger?

Você já utilizou ou utiliza essa plataforma? Deixe seu comentário!

Vantagens e desvantagens da utilização do Blogger
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

58 Comentários

  1. Arlindo Armando disse:

    Olá Adelson, quero agradecer a grande oportunidade que você me deu. Sem dúvidas essa nossa amizade seguirá para o longe!

    Abraços, Arlindo Armando

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arlindo!

      Eu lhe agradeço mais uma vez pela disponibilidade para publicar um "guest post" com tanta qualidade! Foi um prazer ter um texto seu aqui no Gerenciando Blog.

      Um abraço!

  2. Bruno Simomura disse:

    Olá Adelson,

    Muito bacana esse seu ponto de vista, e eu acredito fortemente que o grande blogueiro também está no ponto de diferir os potenciais das fragilidades no sistema que utiliza e você é um grande mestre.

    Abraços!

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Bruno, obrigado pelo comentário, sem dúvidas qualquer plataforma tem seus pontos positivos e negativos, só nos resta escolher uma e utilizar os positivos a nosso favor, e os negativos nós sempre contornamos de alguma maneira.

      Abraços, Arlindo Armando

  3. Matheus disse:

    Olá Arlindo e Adelson,

    Nos últimos tempos eu tenho trabalhado com as duas plataformas, e posso dizer que as duas são ótimas.

    O Blogger pode não permitir plugins, porém com um pouco de trabalho de javascript, é possível ter a maioria dos recursos presentes nos plugins do WordPress, é necessário somente muita vontade em criar o script.

    Quanto a edição de URLs, acredito que essa é uma das maiores falhas do Blogger, ele utiliza o título utilizado no artigo para montar a URL, mas acontece que as vezes é interessante retirar conjunções e palavras desnecessárias dela, acredito que esta correção deve ser prioridade dos engenheiros do Blogger.

    Outra falha que acredito ser "grotesca", é não possuir uma documentação oficial sobre a estruturação da XML de um template. Eu mesmo estou com muitos problemas para entender toda a sintaxe, por falta de uma documentação oficial.

    Quanto ao SEO que muitos reclama que não é tão bom no Blogger, posso dizer com 100% de certeza que é possível sim, competir de igual para igual com o WordPress, basta conhecer sobre o assunto. Em blogs de teste que montei consegui rankear alguns blogs feitos no Blogger, melhor dos que os feitos em WordPress.

    Artigo muito interessante! Parabéns!

    Abraço!

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Matheus, obrigado pelo comentário. Sem dúvidas alguma que um blogueiro que criar um blog no Blogger pode competir de igual para igual com um feito em WordPress. Basta ter força de vontade para estudar bastante sobre SEO que, com absoluta certeza, poderá ultrapassar até mesmo os grandes blogs.
      Sobre as URLs eu também acho que isso deveria ser alterado o quanto antes. Esse tipo de detalhe é que faz a maioria dos blogueiros querer mudar para a plataforma WordPress.

      Abraços, Arlindo Armando

  4. Maicon Patrique disse:

    Ótima postagem.

    Eu utilizo o Blogger, a plataforma é excelente, o único problema realmente é o fato dela não aceitar plugins.

    Por enquanto vou continuar no Blogger, apesar de vários blogueiros recomendar a migração para o WordPress.

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Maicon, um blog pode ter sucesso no blogger, assim como no WordPress. Veja o Adelson, por exemplo, um problogger de grande sucesso e que utiliza a plataforma Blogger. Sucesso para seu projeto!

      Abraços, Arlindo Armando

  5. Ramon disse:

    -Sempre serei defensor da plataforma Blogger! Para mim não há outra plataforma gratuita que seja melhor, infelizmente a única coisa que sinto falta no Blogger é a hospedagem de arquivos!

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Ramon, na verdade eu jamais afirmo que o WordPress é melhor que o Blogger, ou vice versa. Acredito que cada projeto necessite de determinadas funções, sendo assim basta escolher a plataforma que melhor se encaixa nele. Quando a plataforma suprir todas as necessidas do blogueiro, ai sim poderá afirmar ser a plataforma perfeita para você. Obrigado por comentar.

      Abraços, Arlindo Armando

  6. Nestor ---------------------- disse:

    É um pergunta que sempre me faço, se mudo ou não par WordPress. Por enquanto o Blogger supre bem minhas necessidades. Penso que o Blogger tem muito mais vantagens do que desvantagens.

  7. Arlindo Armando Trentino disse:

    Olá Nestor, sem dúvidas o Blogger tem muito mais vantagens do que desvantagens. Na verdade, se a plataforma suprir todas as suas necessidades ela não terá desvantagens, porém se você precisa de algo e ela não pode te oferecer ai esta na hora de ponderar a mudança.

    Abraços, Arlindo Armando

  8. empregodinheiro.com disse:

    O Blogger é do Google, logo se o Google quiser apostar no Blogger decerto vai ficar a anos luz de qualquer plataforma.

    • Arlindo Armando - EscolaMoney disse:

      Olá ED, sem dúvidas se houvesse um maior interesse na plataforma por parte da Google não haveria WordPress que aguentasse o tranco (logicamente os simpatizantes iriam continuar na plataforma). Acredito que não seja lucrativo o bastante para investir pesado na plataforma.

      Abraços, Arlindo Armando

  9. perito charlie disse:

    Eu uso o Blogger pois sou iniciante e acredito que quem quiser começar um blog o blogger seria o passo inicial pois é muito fácil de utilizar. Talvez no futuro quando eu estiver mais avançado neste mundo de blogs posso mudar de plataforma. Abraços!

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Charles, sem dúvidas um dos pontos chaves na utilização da plataforma do Blogger é a facilidade que a plataforma disponibiliza aos seus usuários. Acho que esse na verdade é mais uma desvantagem do que vantagem, pois é por isso que todos os dias existem milhares de novos blogs sendo criados, sendo que a maioria deles não passa da primeira semana.

      Abraços, Arlindo Armando

  10. Fabiano Roberto disse:

    já fiz poucos testes com o wordpress portanto não sei como funciona direito, mas na parte das desvantagens o item 6. Não permite a edição de comentários

    me deixou com uma duvida: existe algo que controle a edição para não alterar o conteúdo do comentario?

    concordo que seja para corrigir pequenos erros, mas isso não pode ser usado para distorcer o que as pessoas comentaram?

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Fabiano, essa é uma funcionalidade do WordPress e sem dúvidas é muito útil. Logicamente, vai de blogueiro para blogueiro, mas a minha índole me impede de "distorcer" os comentários que eu recebo. Caso algum blogueiro pratique esta ação de extrema falta de profissionalismo e não vai muito longe.

      Abraços, Arlindo Armando

  11. Rosiel T.S. disse:

    O Blogger não permite a edição das URLs, mas quem usa o Blogger pode usar uma técnica por exemplo, a URL desse artigo é assim http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/vantagens-e-desvantagens-da-utilizacao.html
    isso atrapalha no SEO mas o Adelson na hora de publicar o artigo ele podia colocar o título assim "Vantagens e desvantagens Blogger" e depois de ter publicado era só ele editar e colocar o nome original "Vantagens e desvantagens da utilização do Blogger" aí a URL ficaria assim http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/vantagens-e-desvantagens-blogger.html ia melhorar no SEO, acho que o meu comentário fico meio difícil de entender mas isso funciona.

    Abraços!!!

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Rosiel, obrigado pela contribuição, eu entendi. Quando você publica um artigo a URL não muda mais mesmo que o titulo seja mudado posteriormente, sendo assim a pessoa coloca o titulo com o SEO otimizado e depois altera para o titulo correto. Como a URL não vai mudar ela vai ficar otimizada para os mecanismos de busca.

      Abraços, Arlindo Armando

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rosiel!

      Sua sugestão é realmente interessante e funciona. Em meu caso, não posso utilizá-la porque deixo os artigos programados para publicação com antecedência. Neste caso, a dica não funciona, pois o Blogger sempre gera a URL com base no título final do artigo.

      Obrigado por compartilhar!

      Um abraço!

  12. Jorge Clan disse:

    Muito bom o post Arlindo, eu tenho um blog a um ano e ele está na plataforma Blogger e nesse sábado (3/3),chegou a marca de 5.000.000 milões de visitas e tem pagerank 3,mais você tem razão em falar das desvantages do Blogger, tipo o WordPress que eu usei só por 3 meses, é bem mais fácil para colocar fotos, e o Google encontra mais rápidos os posts em wordpress.

    • Arlindo Armando Trentino disse:

      Olá Jorge, sem dúvidas um website no blogger pode ser um grande sucesso, basta ter qualidade.

      Abraços, Arlindo Armando

  13. Jessica disse:

    Sempre me ajudando, o que seria de mim sem o gerenciandoblog???? Quer dizer que eu posso só comprar um domínio e manter no blogspot!!! Posso mandar fazer um template personalizado e quase não se percebe que é um blogspot, certo? Pelo menos eu que não manjo muito não percebi que o seu é blogspot!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jessica!

      Realmente, funciona da forma que você citou. Com um domínio próprio e um bom template, é mesmo difícil perceber que um blog continua no Blogger – como é o meu caso.

      Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Elias Quintão disse:

    Olá Arlindo e Adelson!
    Bom acho que a plataforma não influencia tanto, depende do conteúdo de qualidade, claro que a WP tem suas meras vantagens e a Blogger também te m as suas, ambas tem vantagens e desvantagens.
    Eu mantenho meu blog na plataforma blogger e vou continuar por la, já muitos blogueiros me aconselharam a mudar para WP o amigo Arlindo mesmo me deu conselhos, mas vou continuar la devido estar projetando um blog para plataforma WP ai vou manter nas duas e poder ter futuras discussões pelo assunto!

    Abraços
    Elias Quintão

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elias!

      É verdade, cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens. Como o Arlindo bem citou no artigo, o mais importante é o conteúdo. Um blog de qualidade fará sucesso independente da plataforma onde estiver hospedado.

      Um abraço!

  15. fabricio1233 disse:

    gostei do artigo
    🙂
    sera que alguem pode informar se por ser um blog do blogger por exemplo,influencia alguma coisa na posição da pesquisa do google por exemplo?

    eu ouvi alguma coisa em alguns lugares,que os blog do blogspot por exemplo tem desvantagem nos motores de busca

    sera que é verdade isso?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabrício!

      Não há influências nesse sentido. Um artigo bem escrito, com palavras chaves adequadas e bons backlinks ficará bem posicionado nas buscas independente da plataforma onde ele se encontre.

      Cito meu próprio caso como exemplo: apesar de estar no Blogger, há diversos artigos do Gerenciando Blog nas primeiras posições do Google, ganhando de blogs em WordPress e sites em outras plataformas.

      Um abraço!

  16. Erica Bosi disse:

    Olá Adelson!

    Eu gosto do blogger e acho que por enquanto ele está servindo para mim. Mas o que tem me irritado são os problemas com envio de comentários.
    Alguns leitores veem reclamando que não conseguem enviar comentários, e já faz tempo que peço ajuda ao blogger sobre isto, mas eles nem me respondem. E eu acho um descaso, já que os comentários dos leitores são importantíssimos para os autores dos blogs.

    Abraços
    Erica

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Também gosto muito do Blogger, por isso continuo na plataforma mesmo após 3 anos.

      Quanto aos comentários, também percebi que estão ocorrendo erros de servidor ao postar em alguns blogs. Parece-me ser algo temporário, com relação com as demais mudanças que estão sendo feitas na plataforma. Acredito que, em breve, a situação se estabilizará novamente.

      Um abraço!

  17. Ezequiel da Silva disse:

    Também sou um grande fã do blogger, como toda plataforma também possui suas desvantagens, esses eu escrevi um artigo onde falo que o blogueiro é quem faz o blog, a plataforma não atrapalha em nada.

    Apesar de não ter muito conhecimento em WordPress.org eu creio que deve mesmo ser uma ótima plataforma, pois conheço grandes blogueiros que usam e a indicam.

    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ezequiel!

      Concordo com sua visão: a qualidade do trabalho apresentada é muito mais importante do que a plataforma onde o blog está.

      Quanto ao WordPress, é realmente uma plataforma poderosa. O problemas é que são poucos os que conseguem tirar proveito de seu potencial.

      Um abraço!

  18. Jóni Oliveira disse:

    Não sei se é um hábito meu bom ou mau, mas uma coisa é certa, não me lembro de ter alguma vez começado um blog numa plataforma gratuita alojada em algum free host ou até mesmo nos próprios servidores da plataforma.

    Utilizo wordpress alojado na minha própria empresa desde que me lembro e recorro sempre a domínios registados para o efeito.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jóni!

      Com certeza, é um bom hábito. Assim, você sempre terá sob seu domínio todos os arquivos referentes ao seu blog.

      Mas, ainda vejo que muitos têm um receio infundado sobre o fato de poderem perder seus blogs a qualquer momento por eles estarem hospedados no Google. Salvo os casos em que há violação dos regulamentos, não há porque isso ocorrer.

      Um abraço!

    • Jóni Oliveira disse:

      Olá Adelson,

      Da minha parte nem é medo por perder conteúdo, visitas ou até mesmo o blog.
      Simplesmente acho que ter total liberdade para modificar o que você quiser na plataforma (até mesmo o Core dela) é um grande principio em termos de escalabilidade.

      Abraço.

  19. Adoro o Blogger por ser fácil e prático de usar, já que para utilizar o WordPress é preciso conhecer um pouco mais de HTML, mas apesar disso disponibiliza vários outros recursos!
    Falando nisso, sabe como eu consigo mudar a url de um blog do WordPress usando um domínio já cadastrado? Será que só pode fazer isso na versão paga?

  20. Web7 disse:

    Olá Adelson,

    Fiquei sua fã, kkkk
    Tenho uma pergunta… Comprei um dominio .com e tambem a hospedagem. Agora gostaria de que meu blogspot ficasse neste dominio como passa com o seu blog. Você tem algum post para orientar?

  21. Fabio Elker disse:

    Olá Adelson. Bem, não sei se minha dúvida está muito relacionada ao conteúdo do seu post, mas vamos lá.

    Desde que eu apliquei técnicas básicas de SEO, eu recebia uma quantidade razoável de visitantes no meu blog todos os dias(entre 200 a 300 visitas diárias).

    Só que, há dois dias atrás, quando estava cadastrando meu blog(que é do Blogger) em vários sites de agregadores de conteúdo(mais de 20), resolvi mudar a url do meu blog. O nome da URL era "resposta-testedeeinstein" e mudei para "respostadotestedeeinstein". Depois disso, tive uma queda BRUSCA nas visitas do blog(não chega a 90 por dia).

    Minhas dúvidas são: Por causa disso meu blog foi "punido" pelo Google? Com esse novo nome na URL ele não vai mais ser indexado? Tem como eu resolver esse problema?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Quando você muda a URL do seu blog, o Google o encara como um novo site, o que o faz perder todo o posicionamento que você tinha anteriormente. Isso ocorre principalmente devido à perda dos links que apontam para o seu blog, que continuarão apontando para o endereço anterior.

      Assim, se você desejar mantê-lo em seu novo endereço, precisa trabalhar agora para conquistar links para esse novo endereço. Com o tempo, você deve recuperar as visitas.

      Outra saída é voltar a utilizar o endereço anterior.

      Um abraço!

  22. Psicólogo Online Felipe de Souza - Tudo sobre Psicologia disse:

    Olá, tenho experiência nas duas plataformas. Gostaria de saber se, por exemplo, um blog tiver picos de acesso muito grandes no blogger, vamos dizer milhões de acessos em um período curto, o blogger pode cair? Porque esta é uma questão importante quando se fala em hospedagem paga e gratuita. Não encontrei essa resposta no Google. Talvez role até um novo o post, rrrsrs

    Parabéns pelo texto!

    Atenciosamente

    Felipe de Souza
    http://www.psicologiamsn.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Felipe!

      Sua pergunta é interessante. Em teoria, os blogs na plataforma Blogger estariam mais preparados que grande parte dos blogs em WordPress para um pico de visitas como o que você cita. Isso porque eles estão em servidores do Google, onde estão hospedados milhões de outros blogs, numa infraestrutura preparada para tal.

      Infelizmente, nunca tive um pico tão grande para comprovar se isso realmente funcionaria dessa forma. Quem sabe um dia!

      Um abraço!

  23. Suporte Design Deforma disse:

    Muito bom o artigo, me ajudou bastante! Muito bom os posts do site também. A partir de hoje vou entrar mais.

    Abraço!

  24. Guilherme Amarino disse:

    Bem interessante o artigo. Uso o Blogger a bastante tempo e estou iniciando no WordPress, mas no momento não tenho nenhum projeto próprio definido, apenas editor de outros Blogs que usam WP. Enfim! achei bem interessante este artigo, é inevitável não comparar as duas plataformas já que são as mais usadas.

    Na desvantagem de usar o Blogger – 4. Não permite a edição da URL. A plataforma já possui este recurso, meio discreto, mas já é um avanço bem interessante para SEO das URLs.

    A partir de experiencias e conclusões poderia definir assim: Blogger para iniciantes, WordPress para profissionais. Mas o final das contas o que vale mesmo é a necessidade que as pessoas tem para com seu projeto, e de acordo com as vantagens e desvantagens é que chegamos a conclusão de qual plataforma usar.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Guilherme!

      Ótima observação a sua! Quando este artigo foi escrito, ainda não havia a possibilidade de edição de URL, o que já é possível hoje. Obrigado pelo seu alerta, vou atualizar o texto.

      Mas, eu discordo quando você diz que o Blogger é para iniciantes. Quando bem utilizado, ele é uma ótima plataforma, capaz de dar ótimos resultados. Esse é o motivo pelo qual continuo no Blogger até hoje, 4 anos depois de ter criado o Gerenciando Blog nele.

      Um abraço!

  25. Aparecido Rosario disse:

    Adelson,

    Não concordo com a desvantagem 1. Todos os serviços do Google estão na nuvem, portanto, o downtime é praticamente nulo, se houver alguma queda, é por conta de erro humano.
    Em sendo assim, se você usar o drive em conjunto com o Blogger, você pode sim, hospedar qualquer tipo de arquivo sem procurar serviços de terceiros.

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Aparecido!

      Concordo com você que, se pensarmos em "Google", há soluções para hospedar os arquivos. O Drive é uma boa solução e o Google Sites também dá suporte a isso.

      Mas, sinto falta em ter a possibilidade de hospedagem direta no Blogger. É um sonho para mim poder armazenar dentro de pastas do próprio Gerenciando Blog os arquivos de meus template e outros que disponibilizo aqui.

      Um abraço e obrigado pela participação!

  26. Wagner Rocha disse:

    Adelson,
    Encontrei este seu excelente artigo numa primeira pesquisa pessoal sobre vantagens de um blog sobre um site, logo direcionada para onde e como criar um blog pelas características do que e para que pretendo publicar.
    Sou fotógrafo amador e busco espaço na web para publicar meu trabalho pessoal de postagem/divulgação de fotos de espécies da avifauna de meu município (Barbacena, MG). Publicava artigos com textos e novas espécies no site de um portal de notícias local, mas resolveram reformular o site e dificultaram o acesso a minha série de postagens.
    Portanto, para postagem de textos a cada conjunto de imagens de novas espécies registradas o blogger me atenderia? Ou é mais indicado para conteúdos com mais textos?
    O wordpress seria mais indicado para uma linguagem com mais imagens?
    Minha idéia inicial seria reproduzir a série de artigos fotográficos já postados e ir atualizando a medida em que obtivesse novos registros; ao mesmo tempo voltaria a interagir com os seguidores deste trabalho que publico com alguma regularidade.
    Dúvidas de um iniciante apenas, mas relacionadas ao tema desta postagem no sentido de haver uma plataforma mais adequada a um tipo de linguagem, no caso fotográfica.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Wagner Rocha

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wagner!

      O Blogger consegue atender totalmente à sua necessidade. Ele consegue suportar bem conteúdos como o seu, com imagens e textos, sem problemas.

      Uma sugestão que faço é, em vez de atualizar artigos antigos com novas fotos, publicar novas postagens a cada novo conjunto de fotos. Você pode utilizar Marcadores para separar as fotos de uma mesma série.

      Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para utilizar em seu blog!

      Um abraço!

    • Wagner Rocha disse:

      Prezado Adelson,

      Agradeço sua atenção e rápida resposta.
      Optei, portanto pelo Blogger e depois de algum tempo (algumas horas) criei um blog e cheguei a uma apresentação bem satisfatória.
      Ele foi lançado ontem e foi um sucesso. Parece que vai atender meus objetivos de postagens e permitir boa interação com o pessoal que acompanha meu trabalho, mesmo dentro das limitações de meu conhecimento.
      Me parece ser uma forma bem ágil e relativamente fácil de criação e postagem.
      Portanto, agradeço sua ajuda e continuarei frequentando esta coluna para aprender mais sobre o assunto.

      Um grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wagner!

      Que ótimo saber que seu projeto já está no ar! Desejo-lhe muito sucesso!

      E torço para que as dicas que você encontra aqui sejam úteis para a evolução do seu trabalho.

      Um abraço!

  27. Marc Ferr disse:

    Legal a postagem. Tenho o meu no blogger, não sabia absolutamente nada, ainda não sei, mas devagar vou aprendendo e tentando melhorar. Obrigado pelas dicas do Gerenciando o Blog.
    Grande abraço Adelson.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marc!

      Que ótimo saber que a postagem foi útil para você! Também gostei bastante da abordagem do Arlindo no artigo.

      Um abraço!

  28. Carol Salles Design disse:

    Olá!
    Muito bacana o post.
    Por favor, gostaria de saber se no wordpress precisa pagar alguma taxa para conectar um domínio já existente….
    Muito obrigada 🙂
    Carol Salles

    http://www.carolitasalles.wix.com/design

  29. Marlon de Menezes disse:

    Ola Adriano Luz! Eu sempre entrei em blogs tanto criados no blogger quanto no wordpress pelo celular e percebi uma coisa, os blogs do blogger se comportam melhor no celular do que os blogs do wordpress, os conteúdos abrem muito mais rápidos, enquanto que as paginas do wordpress demoram um pouco mais até tudo ficar concluído. Eu utilizo o navegar ucbrowser, que é o melhor até mesmo que o próprio navegar do celular android, ainda não testei em outras plataformas de celular como da apple.
    Então pra mim, o blogger é o melhor em tecnológia movél.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!