Blogger guest post Camila Fiori

Vantagens e desvantagens da utilização do Blogger

BloggerVantagensDesvantagens130Neste “guest post”, Arlindo Armando comenta as vantagens e desvantagens em utilizar o Blogger como plataforma para blogs.

Particularmente, sou defensor do Blogger e já escrevi sobre o assunto na Revista Blogosfera.

Achei interessante a ideia de publicar aqui outra visão sobre o tema.

Arlindo Armando administra o Blog na Carteira, onde trata assuntos referentes à monetização de blogs, e é autor no Criar Blog, onde escreve dicas para quem tem um blog.

Apreciem seu texto!

Introdução

Muitos blogueiros normalmente começam criando um blog em uma plataforma gratuita e também que não precise saber muita coisa sobre HTML e CSS.

A verdade é que uma porcentagem muito pequena deste numero gigantesco de blogueiros que aparecem todos os dias realmente se transformam em blogueiros qualificados e que almejam ganhar dinheiro com um blog.

Uma das plataformas gratuitas para criação de blogs mais utilizada nos dias de hoje é o Blogger.

Quem conhece o Blog na Carteira há algum tempo sabe que a plataforma que ele se encontrava era essa e, do fundo do meu coração, eu não me arrependo de ter começado por ela.

Tenho experiência na plataforma Blogger e isso me torna um blogueiro diferenciado.

Quando eu escrever um artigo sobre algo, vou englobar ambas as plataformas, o Blogger e o WordPress.org (plataforma em que eu me encontro no momento), ao contrário de outros blogueiros que abordam uma plataforma ou outra.

Fiquei quase 3 meses blogando na plataforma gratuita do Blogger, sendo que meu único investimento foi a compra de um domínio.

O Gerenciando Blog completou 3 anos no último dia 13 e durante todos esses anos o blog tem se mantido dentro desta mesma plataforma.

Sendo assim, acho justo que eu escrevesse em meu primeiro guest post para este ilustre blog as vantagens e desvantagens de possuir um blog no Blogger.

Vantagens

PlusNão importa a plataforma que você for utilizar, o importante é que ela sirva para o seu projeto.

Se você quer algo um pouco mais simples, aconselho que utilize o Blogger.

Caso queira algo mais elaborado e  tenha conhecimento em programação, escolha o WordPress.org.

Ao fim de tudo isso, não existe plataforma melhor que a outra, existe a plataforma que se encaixa melhor no seu projeto. O Blogger, apesar de ser gratuito, possui muitas vantagens, as quais estão listadas abaixo.

1. É grátis

A grande maioria dos novos blogueiros optam pela criação de um blog nesta plataforma devido ao fato de ser completamente gratuito e possuir acesso às mesmas funcionalidades que aqueles que investem em um projeto.

É gigantesco o número de novos blogs que são criados diariamente nesta plataforma, embora muitos não passem do primeiro mês de vida.

Qualquer blogueiro que tenha objetivos e metas definidas pode simplesmente começar um blog gratuito, registrar um domínio próprio por menos de R$ 20 por ano e construir um projeto de grande valor.

2. Não é necessária a compra de um domínio

Logicamente eu sempre escrevo para meus leitores que para um blog alavancar-se para o sucesso é necessário que eles comprem um domínio próprio.

Porém, uma das vantagens para blogueiros iniciantes e que pretendem criar um blog de sucesso, mas querem começar sem investimentos, é que o Blogger oferece um domínio gratuito no modelo www.seusite.blogspot.com.

Apesar de existirem alguns blogs que se tornaram exceção fazendo bastante sucesso mesmo com um domínio gratuito, eu aconselho vivamente que adquira um domínio próprio.

O profissionalismo conta ponto em sua jornada para o sucesso.

3. Não precisa pagar por uma hospedagem

Esta, apesar de ser uma vantagem da plataforma, se torna um fator preocupante.

O Blogger possui uma plataforma própria, ou seja, todos os blogs são hospedados por eles de maneira gratuita, sendo assim, caso eles queiram excluir seu blog eles farão e você não poderá falar nada.

Por outro lado, se você esta iniciando um projeto e gostaria de fazer um teste antes de investir nele, esta se torna uma ótima notícia.

4. Há grande número de templates grátis

O Blogger conta com um número estrondoso de templates gratuitos espalhados pela internet, sendo necessário apenas saber fazer um download e instalá-lo no Blogger.

Alguns websites interessantes para fazer o download de templates grátis são o Deluxe Templates e o BTemplates.

5. Não precisa se preocupar com backup

O Google, como mantenedor da plataforma, se encarrega de tudo relacionado à hospedagem, domínio e também a backups e bancos de dados.

Assim, você poderá blogar de forma tranquila com a certeza de que seu blog está em segurança. Logicamente falhas técnicas ocorrem e o seu blog pode ser excluído, visto que não será uma plataforma paga que esta cuidando de seu blog.

Com esta possibilidade, aconselho que de semana ou semana faça um backup de seu blog para que não haja risco de perdê-lo.

6. É integrado ao Google AdSense

O Blogger apresenta em seu painel de controle uma integração com o Google Adsense, de forma que você poderá criar uma conta através de lá, ou integrar uma já existente de maneira extremamente fácil e rápida.

Poderá analisar seus cliques diários, mensais, seus ganhos do dia e algumas outras estatísticas relacionada a sua conta.

7. Oferece estatísticas em tempo real

Através do painel de controle de seu blog você poderá ver muitas estatísticas relacionadas ao seu blog, como:

 

  • Quantidade de pageviews diários
  • Quantidade de pageviews mensais
  • Visitas únicas
  • Qual o navegador mais utilizado para acessar seu blog
  • Qual artigo mais visualizado
  • Muitas outras estatísticas

8. Há muitos metablogs com tutoriais para o Blogger

Acredito fortemente que o número de blogs que ensinam a mexer com a plataforma Blogger é consideravelmente maior do que blogs que ensinam sobre WordPress ou Tumblr.

Esta acaba por se tornar uma ótima vantagem, pois além de você não precisar saber sobre códigos HTML, você ainda não precisa quebrar a cabeça para descobrir como troca um template ou como muda a cor da fonte do blog.

O Gerenciando Blog é um claro exemplo de um metablog que ensina sobre esta ótima plataforma e também é uma prova de que se pode haver sucesso dentro dela.

Desvantagens

minusToda plataforma tem suas vantagens e desvantagens, e com o Blogger não é diferente.

Por mais que eu não queira, por fim eu acabo por comparar o Blogger ao WordPress.org.

Hoje, há um debate muito grande a respeito das duas plataformas, qual é melhor, qual pode render mais, entre outras comparações.

As desvantagens serão baseadas nas vantagens dispostas pelo WordPress, o que acaba sendo uma comparação entre as plataformas.

1. Não permite hospedar qualquer tipo de arquivo

No Blogger só há a opção de hospedar imagens e vídeos (embora o Youtube seja o grande foco da maioria dos blogueiros).

Caso você queira hospedar um arquivo em PDF, por exemplo, você terá que utilizar-se de serviços de terceiros. Já no WordPress você não tem este problema: pode hospedar qualquer tipo de arquivo de maneira fácil e rápida.

2. Não oferece organização por categorias

O Blogger não permite que o blogueiro organize seus conteúdos através de categorias que sejam independentes das tags.

Sendo assim, as próprias tags passam a funcionar como categorias.

No WordPress, independente das tags usadas em seus artigos, você pode organizar seu blog através das categorias de maneira descomplicada.

3. Não aceita plugins

Este é o grande fator que faz com que a maioria dos blogueiros opte pela plataforma CMS do WordPress, e eu mesmo sou um exemplo claro de um blogueiro deste tipo.

Optei pela migração da plataforma Blogger para WordPress devido ao desejo de adquirir e utilizar o plugin Pop-Up Domination.

Claro que hoje eu utilizo diversos outros plugins, mas esse foi aquele que me fez realmente querer mudar de plataforma.

4. Não permite a edição da URL

Um defeito bastante expressivo do Blogger é a impossibilidade de editar a URL de cada artigo, prejudicando assim a indexação do blog nos mecanismos de busca. 


No WordPress, quando você esta redigindo seu artigo, você consegue facilmente editar a URL do artigo. 


Este é um fator bastante importante para utilizar como uma técnica de SEO. 

Esta é uma desvantagem que já foi superada.

Veja como fazer isso no artigo URLs personalizadas nas postagens do Blogger.

4. Possui um número limitado de páginas estáticas que podem ser criadas

Atualmente, o Blogger só permite que um blog crie no máximo 20 páginas estáticas, o que para determinados nichos de atuação pode ser algo extremamente prejudicial.

O WordPress permite que um blog crie quantas paginas estáticas preferir, de modo que um nicho que necessite de 500 páginas poderá tê-las.

5. Não permite a edição de comentários

No WordPress, ao receber um novo comentário você poderá facilmente editá-lo, removê-lo ou aprová-lo.

Já no Blogger você não tem a opção de editar o comentário.

Muitas vezes, o comentário vem com erros ortográficos, o que nos remete a editá-lo de forma simplória, sem que altere o sentido das palavras.

6. Possui má reputação

O Blogger possui uma má reputação, pois através desta plataforma são criados diversos blogs spams e com conteúdo relacionado à pirataria, o que leva diversas empresas a proibirem o contato com blogs com subdomínios .blogspot.com .

O conteúdo é o carro chefe

Quero esclarecer que apenas listei as vantagens e desvantagens desta plataforma para que você veja o quão vantajoso ou prejudicial pode ser para seu blog encontrar-se nesta plataforma.

Caso as vantagens que ela oferece seja as que você estava procurando, eu tenho certeza que você obterá sucesso nela.

Caso as desvantagens encontradas nela sejam prejudiciais para seu projeto, ai então eu aconselho que invista em outra plataforma, como por exemplo o WordPress.org.

O que eu quero que você entenda é que, independente da plataforma que seu blog se encontrar, você deverá ater-se a criação de conteúdo de qualidade, que tenha grande relevância para seus leitores.

Se isso for feito, você terá certamente um blog com uma grande carreira pela frente.

Porém, se não der tanta importância ao conteúdo expresso em seu blog, então você provavelmente só receberá as visitas de amigos e familiares.

Qual sua opinião a respeito do Blogger?

Você já utilizou ou utiliza essa plataforma? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

58 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.