acompanhamento Camila Fiori

Como criar um blog de sucesso

BlogSucesso130Ter um blog de sucesso costuma ser o desejo e objetivo de muitos que se aventuram no mundo da blogosfera.

No entanto, isso não é simples nem fácil de ser alcançado.

Nem mesmo o conceito “blog de sucesso” é entendido de forma igual por todos.

O que mostrarei neste artigo são as possíveis formas de obter sucesso com o seu blog e quais são os passos que você deve seguir para alcançá-lo.

Introdução

Você tem um blog de sucesso?

Esta não é uma resposta simples, pois há uma pergunta a ser feita antes: o que é um blog de sucesso?

Há diversas respostas possíveis, dependendo do objetivo que cada um teve ao criar o seu blog.

E, com certeza, não há uma resposta correta para isso.

O sucesso para um pode não significar o mesmo na visão de outro autor.

O que mostrarei neste artigo são algumas das possibilidades de sucesso para um blog e qual deve ser a sua estratégia para alcançar o sucesso nesse sentido.

1. Sucesso pela satisfação pessoal

Sucesso Satisfação PessoalHá pessoas que criam um blog sem se importar com o que os outros pensarão a respeito dele.

Para elas, o blog é uma forma de satisfação pessoal, seja para expor suas ideias, para ter uma distração ou diversão.

Por isso, não lhe importam números, estatísticas e resultados.

Se esta é sua situação, é relativamente simples ter sucesso.

Você o alcançará quando estiver fazendo em seu blog aquilo que você desejar.

Neste caso, não há necessidade de se preocupar com técnicas e otimizações.

Procure conhecer a plataforma onde você está e saiba o que ela tem a oferecer para você.

Os dois artigos abaixo lhe mostrarão algumas possibilidades interessantes:

2. Sucesso pela interação com os seus leitores

Sucesso Interação com LeitoresOutra forma de alcançar o sucesso em seu blog é atingindo um alto grau de interação com seus leitores.

Um número que mostra boa interação com seus leitores é a quantidade de comentários recebidos em seu artigos.

Se você recebe muitos comentários – sejam eles positivos ou mesmo negativos – significa que você está atingindo o seu público.

Um blog exemplar neste ponto é o Vida Real da Sam, escrito pela Samanta.

Cada artigo seu rende dezenas e até centenas de comentários – números que são alcançados por poucos blogs, mesmo entre os grandes.

Se este é o seu objetivo, algumas dicas que o ajudarão:

  • Trate bem seus visitantes – Você deve valorizar ao máximo o seu visitante. Faça-o sentir-se bem vindo em seu blog, para que tenha vontade de interagir e retornar.
  • Responda seus comentários – Responder os comentários recebidos é uma das formas mais eficientes de mostrar atenção com seus leitores. Assim, responda a todos os comentários recebidos (tanto elogios quanto críticas e dúvidas).
  • Conheça os seus leitores – Você quer fazer ainda mais? Vá até os blogs dos seus leitores, leia seus artigos e deixe comentários. Essa atenção costuma ser muito valorizada e gera retornos ao seu blog.
  • Interaja nas redes sociais – Outra forma eficiente para interagir com seus leitores é através das redes sociais, especialmente o Twitter e o Facebook. Use-as não apenas para divulgar seu blog, mas também para divulgar artigos e frases de seus amigos. Outra rede que merece sua atenção é o diHITT.

Os artigos abaixo irão ajudá-los a alcançar esse objetivo:

3. Sucesso pela autoridade em sua área

Sucesso EspecialistaSer reconhecido como uma autoridade na área que seu blog trata é outra das formas para obter sucesso.

O sucesso vem quando você passa a ser citado por outros blogs e reconhecido como um especialista e um exemplo a ser seguido.

Quem cito aqui como um exemplo neste quesito é o Metablog, do Bruno Simomura.

Com relativamente pouco tempo no ar, seu blog já é uma referência no nicho dos metablogs (blogs que ensinam a blogar) e é constantemente citado positivamente em outros blogs que tratam o mesmo tema – incluindo aqui no Gerenciando Blog.

Se este é o seu objetivo, seguem algumas dicas para ajudá-lo:

  • Escreva ótimos artigos originais – Esta é a dica essencial. Se você quer ser reconhecido como especialista em determinado assunto, seus artigos devem ser os melhores sobre aquele tema. Esmere-se a cada postagem, pesquisando o tema e escrevendo com todo o cuidado para que o resultado final seja impecável. E, claro, nunca copie textos de outros sites e blogs.
  • Divulgue notícias em primeira mão – Se você conseguir divulgar novidades sobre o seu nicho em primeira mão, aumentarão as chances de você ser reconhecido como um especialista naquele assunto. Será normal que outros blogs o citem e criem links para seus artigos.
  • Interaja com outros blogs do mesmo nicho – Outra estratégia interessante para ser visto como autoridade em sua área é interagir com outros blogueiros que abordam o mesmo tema que você. Visite e comente seus blogs, divulgue seus artigos em seu blog e suas redes sociais. É uma ótima forma para você se tornar conhecido no meio.

 

Alguns artigos de referência para ajudá-lo a ser reconhecido como especialista em sua área:

4. Sucesso pelos índices e indicadores técnicos

Sucesso Indicadores TécnicosHá outra forma de sucesso almejada por muitos, que pode ser concretizada em números.

Tratam-se de valores como alto número de visitas, baixa taxa de rejeição, bom posicionamento no Alexa Rank, alto número de assinantes e seguidores, alto PageRank e outros fatores.

Um ótimo exemplo de blog de sucesso, com ótimos indicadores, é o Dicas Blogger.

Ele possui mais de 10.000 seguidores de RSS e Twitter, quase 3.000 fãs de sua comunidade no Facebook, PageRank 5 e outros ótimos números.

Como estratégias, há basicamente três orientações importantes:

  • Apresente conteúdo de qualidade – Sem isso, é impossível obter bons índices. Na verdade, esta é a base para o sucesso de qualquer blog.
  • Conheça os indicadores técnicos – Se você quer atingir bons índices, é importante conhecer o seu significado. Por exemplo, aprenda como funciona o Alexa Rank. Explore o Google Analytics para entender que informações ele traz sobre o seu blog. Conhecendo os índices, fica mais simples saber o que você precisa fazer para melhorá-los.
  • Divulgue seu blog com eficiência – A outra dica igualmente importante diz respeito à divulgação: se os índices são importantes para você, divulgue seu blog de maneira eficiente. Utilize redes sociais e agregadores de notícias com sabedoria, de forma a extrair seu melhor potencial. Anuncie seu blog em outros blogs sobre o mesmo tema ou mesmo no Facebook.

Os artigos abaixo trazem orientações importantes para conhecer os indicadores técnicos e obter melhores números para o seu blog:

5. Sucesso pelo retorno financeiro

Sucesso Retorno Financeiro

Esta é outra forma de sucesso que é buscada ansiosamente por muitos blogueiros.

Quem consegue receber valores significativos como retorno de seu blog é visto com um blogueiro de sucesso.

Neste item, cito não apenas um, mas dois casos que servem como ótimo exemplo.

Um deles é a Escola Dinheiro, do Paulo Faustino.

Além de ser um blog com ótimo retorno financeiro, é ainda um blog sobre o tema “ganhar dinheiro”, que é sempre tratado com ótima abordagem.

Outro ótimo exemplo é o Gustavo Freitas, que mantém o GF Soluções e outros blogs.

Ganhar dinheiro com seu blog não é simples nem fácil. Exige trabalho árduo – o que desanima muitos que começam um blog com esse objetivo.

Há algumas dicas que podem ajudá-lo, se este for o seu objetivo:

  • Escolha bem o tema do seu blog – Há temas que são mais simples de monetizar do que outros. Alguns ótimos exemplos sobre isso estão no artigo 10 nichos de mercado para ganhar dinheiro em 2012, escrito pelo Paulo Faustino.
  • Aumente o número de visitas de seu blog – Quanto mais visitas você receber regularmente em seu blog, maiores são as chances de você ter bom retorno financeiro. Muitos tentam ganhar dinheiro quando o blog tem apenas algumas dezenas de visitas por dia e desistem em seguida. O ideal é que você tenha antes um bom fluxo de visitantes para só depois pensar em ganhar dinheiro.
  • Escolha a melhor forma de monetização – Há blogs que podem ser facilmente associados a produtos (um blog sobre beleza, por exemplo) e que podem ter bom retorno através de comissões da venda de produtos. Já outros podem ter melhor resultados com o recrutamento de novos afiliados (como os metablogs). Por isso, é essencial escolher qual será o seu foco. Uma escolha errada prejudicará seus resultados.
  • Conheça bem os programas de afiliados disponíveis – Há uma gama enorme de programas de afiliados disponíveis. Alguns pagam por clique (como o Google AdSense), outros por cadastro e alguns apenas por venda. É essencial estudar bem um programa antes de utilizá-lo em seu blog, para agir de acordo com os regulamentos e ter bons resultados.
  • Faça experimentos – Não desista se você não tiver bons resultados logo no início. É possível que você precise adotar estratégias diferentes (melhor posicionamento de anúncios, troca de campanhas ou de programas de afiliados) até que obtenha sucesso.

Abaixo estão alguns artigos úteis se você quer ter bom retorno financeiro com seu blog:

6. Sucesso em todos os aspectos anteriores

O que pode lhe ter ocorrido, ao ler os itens anteriores, é que você não se encaixa em apenas uma das alternativas que listei.

É bastante provável que você deseje sucesso em todas elas – ou, pelo menos, em algumas delas.

Isso é natural.

Claro que seria ótimo ter um blog que conseguisse ter sucesso em todos os aspectos, mas dificilmente você conseguirá ser ótimo em todos eles.

Por exemplo: à medida em que cresce o número de acessos, fica cada vez mais difícil conseguir interagir bem com todos os seus visitantes.

Outro exemplo: pode ser que você precise abrir mão de sua satisfação pessoal para conseguir aumentar índices técnicos de seu blog.

Por isso, o mais natural é que haja níveis de exigência diferentes para seu blog, ou pelo menos, para cada fase de seu blog.

Você pode estar em um momento em que é mais importante dar atenção aos seus leitores do que ter retorno financeiro, que é um objetivo para longo prazo.

O importante é você ter consciência de todos esses aspectos e saber balanceá-los de acordo com seus objetivos atuais e futuros. O equilíbrio entre eles é que garantirá o real sucesso de seu blog.

Conclusão

Espero ter conseguido mostrar que ter um blog de sucesso é uma questão bastante relativa e pessoal.

Cabe a você definir o que é o sucesso, para que possa focar seus esforços para atingi-lo.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Qual é o indicador de sucesso mais importante para você neste momento?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

72 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.