acompanhamento Camila Fiori

Como criar um blog de sucesso

BlogSucesso130Ter um blog de sucesso costuma ser o desejo e objetivo de muitos que se aventuram no mundo da blogosfera.

No entanto, isso não é simples nem fácil de ser alcançado.

Nem mesmo o conceito “blog de sucesso” é entendido de forma igual por todos.

O que mostrarei neste artigo são as possíveis formas de obter sucesso com o seu blog e quais são os passos que você deve seguir para alcançá-lo.

Introdução

Você tem um blog de sucesso?

Esta não é uma resposta simples, pois há uma pergunta a ser feita antes: o que é um blog de sucesso?

Há diversas respostas possíveis, dependendo do objetivo que cada um teve ao criar o seu blog.

E, com certeza, não há uma resposta correta para isso.

O sucesso para um pode não significar o mesmo na visão de outro autor.

O que mostrarei neste artigo são algumas das possibilidades de sucesso para um blog e qual deve ser a sua estratégia para alcançar o sucesso nesse sentido.

1. Sucesso pela satisfação pessoal

Sucesso Satisfação PessoalHá pessoas que criam um blog sem se importar com o que os outros pensarão a respeito dele.

Para elas, o blog é uma forma de satisfação pessoal, seja para expor suas ideias, para ter uma distração ou diversão.

Por isso, não lhe importam números, estatísticas e resultados.

Se esta é sua situação, é relativamente simples ter sucesso.

Você o alcançará quando estiver fazendo em seu blog aquilo que você desejar.

Neste caso, não há necessidade de se preocupar com técnicas e otimizações.

Procure conhecer a plataforma onde você está e saiba o que ela tem a oferecer para você.

Os dois artigos abaixo lhe mostrarão algumas possibilidades interessantes:

2. Sucesso pela interação com os seus leitores

Sucesso Interação com LeitoresOutra forma de alcançar o sucesso em seu blog é atingindo um alto grau de interação com seus leitores.

Um número que mostra boa interação com seus leitores é a quantidade de comentários recebidos em seu artigos.

Se você recebe muitos comentários – sejam eles positivos ou mesmo negativos – significa que você está atingindo o seu público.

Um blog exemplar neste ponto é o Vida Real da Sam, escrito pela Samanta.

Cada artigo seu rende dezenas e até centenas de comentários – números que são alcançados por poucos blogs, mesmo entre os grandes.

Se este é o seu objetivo, algumas dicas que o ajudarão:

  • Trate bem seus visitantes – Você deve valorizar ao máximo o seu visitante. Faça-o sentir-se bem vindo em seu blog, para que tenha vontade de interagir e retornar.
  • Responda seus comentários – Responder os comentários recebidos é uma das formas mais eficientes de mostrar atenção com seus leitores. Assim, responda a todos os comentários recebidos (tanto elogios quanto críticas e dúvidas).
  • Conheça os seus leitores – Você quer fazer ainda mais? Vá até os blogs dos seus leitores, leia seus artigos e deixe comentários. Essa atenção costuma ser muito valorizada e gera retornos ao seu blog.
  • Interaja nas redes sociais – Outra forma eficiente para interagir com seus leitores é através das redes sociais, especialmente o Twitter e o Facebook. Use-as não apenas para divulgar seu blog, mas também para divulgar artigos e frases de seus amigos. Outra rede que merece sua atenção é o diHITT.

Os artigos abaixo irão ajudá-los a alcançar esse objetivo:

3. Sucesso pela autoridade em sua área

Sucesso EspecialistaSer reconhecido como uma autoridade na área que seu blog trata é outra das formas para obter sucesso.

O sucesso vem quando você passa a ser citado por outros blogs e reconhecido como um especialista e um exemplo a ser seguido.

Quem cito aqui como um exemplo neste quesito é o Metablog, do Bruno Simomura.

Com relativamente pouco tempo no ar, seu blog já é uma referência no nicho dos metablogs (blogs que ensinam a blogar) e é constantemente citado positivamente em outros blogs que tratam o mesmo tema – incluindo aqui no Gerenciando Blog.

Se este é o seu objetivo, seguem algumas dicas para ajudá-lo:

  • Escreva ótimos artigos originais – Esta é a dica essencial. Se você quer ser reconhecido como especialista em determinado assunto, seus artigos devem ser os melhores sobre aquele tema. Esmere-se a cada postagem, pesquisando o tema e escrevendo com todo o cuidado para que o resultado final seja impecável. E, claro, nunca copie textos de outros sites e blogs.
  • Divulgue notícias em primeira mão – Se você conseguir divulgar novidades sobre o seu nicho em primeira mão, aumentarão as chances de você ser reconhecido como um especialista naquele assunto. Será normal que outros blogs o citem e criem links para seus artigos.
  • Interaja com outros blogs do mesmo nicho – Outra estratégia interessante para ser visto como autoridade em sua área é interagir com outros blogueiros que abordam o mesmo tema que você. Visite e comente seus blogs, divulgue seus artigos em seu blog e suas redes sociais. É uma ótima forma para você se tornar conhecido no meio.

 

Alguns artigos de referência para ajudá-lo a ser reconhecido como especialista em sua área:

4. Sucesso pelos índices e indicadores técnicos

Sucesso Indicadores TécnicosHá outra forma de sucesso almejada por muitos, que pode ser concretizada em números.

Tratam-se de valores como alto número de visitas, baixa taxa de rejeição, bom posicionamento no Alexa Rank, alto número de assinantes e seguidores, alto PageRank e outros fatores.

Um ótimo exemplo de blog de sucesso, com ótimos indicadores, é o Dicas Blogger.

Ele possui mais de 10.000 seguidores de RSS e Twitter, quase 3.000 fãs de sua comunidade no Facebook, PageRank 5 e outros ótimos números.

Como estratégias, há basicamente três orientações importantes:

  • Apresente conteúdo de qualidade – Sem isso, é impossível obter bons índices. Na verdade, esta é a base para o sucesso de qualquer blog.
  • Conheça os indicadores técnicos – Se você quer atingir bons índices, é importante conhecer o seu significado. Por exemplo, aprenda como funciona o Alexa Rank. Explore o Google Analytics para entender que informações ele traz sobre o seu blog. Conhecendo os índices, fica mais simples saber o que você precisa fazer para melhorá-los.
  • Divulgue seu blog com eficiência – A outra dica igualmente importante diz respeito à divulgação: se os índices são importantes para você, divulgue seu blog de maneira eficiente. Utilize redes sociais e agregadores de notícias com sabedoria, de forma a extrair seu melhor potencial. Anuncie seu blog em outros blogs sobre o mesmo tema ou mesmo no Facebook.

Os artigos abaixo trazem orientações importantes para conhecer os indicadores técnicos e obter melhores números para o seu blog:

5. Sucesso pelo retorno financeiro

Sucesso Retorno Financeiro

Esta é outra forma de sucesso que é buscada ansiosamente por muitos blogueiros.

Quem consegue receber valores significativos como retorno de seu blog é visto com um blogueiro de sucesso.

Neste item, cito não apenas um, mas dois casos que servem como ótimo exemplo.

Um deles é a Escola Dinheiro, do Paulo Faustino.

Além de ser um blog com ótimo retorno financeiro, é ainda um blog sobre o tema “ganhar dinheiro”, que é sempre tratado com ótima abordagem.

Outro ótimo exemplo é o Gustavo Freitas, que mantém o GF Soluções e outros blogs.

Ganhar dinheiro com seu blog não é simples nem fácil. Exige trabalho árduo – o que desanima muitos que começam um blog com esse objetivo.

Há algumas dicas que podem ajudá-lo, se este for o seu objetivo:

  • Escolha bem o tema do seu blog – Há temas que são mais simples de monetizar do que outros. Alguns ótimos exemplos sobre isso estão no artigo 10 nichos de mercado para ganhar dinheiro em 2012, escrito pelo Paulo Faustino.
  • Aumente o número de visitas de seu blog – Quanto mais visitas você receber regularmente em seu blog, maiores são as chances de você ter bom retorno financeiro. Muitos tentam ganhar dinheiro quando o blog tem apenas algumas dezenas de visitas por dia e desistem em seguida. O ideal é que você tenha antes um bom fluxo de visitantes para só depois pensar em ganhar dinheiro.
  • Escolha a melhor forma de monetização – Há blogs que podem ser facilmente associados a produtos (um blog sobre beleza, por exemplo) e que podem ter bom retorno através de comissões da venda de produtos. Já outros podem ter melhor resultados com o recrutamento de novos afiliados (como os metablogs). Por isso, é essencial escolher qual será o seu foco. Uma escolha errada prejudicará seus resultados.
  • Conheça bem os programas de afiliados disponíveis – Há uma gama enorme de programas de afiliados disponíveis. Alguns pagam por clique (como o Google AdSense), outros por cadastro e alguns apenas por venda. É essencial estudar bem um programa antes de utilizá-lo em seu blog, para agir de acordo com os regulamentos e ter bons resultados.
  • Faça experimentos – Não desista se você não tiver bons resultados logo no início. É possível que você precise adotar estratégias diferentes (melhor posicionamento de anúncios, troca de campanhas ou de programas de afiliados) até que obtenha sucesso.

Abaixo estão alguns artigos úteis se você quer ter bom retorno financeiro com seu blog:

6. Sucesso em todos os aspectos anteriores

O que pode lhe ter ocorrido, ao ler os itens anteriores, é que você não se encaixa em apenas uma das alternativas que listei.

É bastante provável que você deseje sucesso em todas elas – ou, pelo menos, em algumas delas.

Isso é natural.

Claro que seria ótimo ter um blog que conseguisse ter sucesso em todos os aspectos, mas dificilmente você conseguirá ser ótimo em todos eles.

Por exemplo: à medida em que cresce o número de acessos, fica cada vez mais difícil conseguir interagir bem com todos os seus visitantes.

Outro exemplo: pode ser que você precise abrir mão de sua satisfação pessoal para conseguir aumentar índices técnicos de seu blog.

Por isso, o mais natural é que haja níveis de exigência diferentes para seu blog, ou pelo menos, para cada fase de seu blog.

Você pode estar em um momento em que é mais importante dar atenção aos seus leitores do que ter retorno financeiro, que é um objetivo para longo prazo.

O importante é você ter consciência de todos esses aspectos e saber balanceá-los de acordo com seus objetivos atuais e futuros. O equilíbrio entre eles é que garantirá o real sucesso de seu blog.

Conclusão

Espero ter conseguido mostrar que ter um blog de sucesso é uma questão bastante relativa e pessoal.

Cabe a você definir o que é o sucesso, para que possa focar seus esforços para atingi-lo.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Qual é o indicador de sucesso mais importante para você neste momento?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

72 Comentários

  1. Aqui na Cozinha - Patty Martins disse:

    Adelson adorei o artigo, para mim vc disse tudo.
    Abraços

  2. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    Aprendi a definição de sucesso na blogosfera com o Gustavo Freitas, quando respondia um comentário em seu blog.

    Sucesso é uma palavra muito relativa. No meu caso, é quando percebo que estou ajudando alguém com o que publico no blog e quando as pessoas agradecem pelo que foi compartilhado.

    Ganhar dinheiro com o blog eu vejo como consequência de um trabalho como qualquer outro.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Perfeito o seu ponto de vista! Realmente, o sucesso é relativo e depende do objetivo de cada um ao criar um blog.

      Em seu caso, concordo que, quando alguém se sente ajudado, seu objetivo é alcançado.

      Um abraço!

    • Leny Iwatani disse:

      Olá pode me explicar o que tem de bom no Blog Metablog? não vi nada de interessante!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leny!

      Quando escrevi este artigo, o Metablog estava ativo e ótimos artigos eram publicados lá.

      Infelizmente, seu autor removeu os artigos da página principal, por isso você não consegue visualizá-los. Agora, eles só estão disponíveis a partir da busca do Google.

      Um abraço!

  3. Regina Del Buono disse:

    Olá, Adelson, bem interessante seu artigo sobre o sucesso do blog.
    Concordo plenamente com vc, qd diz que não se pode querer acertar em todos os aspectos.
    Para mim, o melhor indicador de sucesso será conquistar o reconhecimento e credibilidade da essência do assunto motivo de meu blog, aliado ao crescimento do volume de alunos que requeiram meus serviços.
    Adelson, sucesso mais e mais! super abraço!
    Regina

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Regina!

      A mensagem que eu queria passar com este artigo é justamente a que todos podemos ter blogs de sucesso, mesmo que ele não receba milhares de visitas por dia nem rendam caminhões de dinheiro.

      Fico feliz em ver que cada um tem o seu objetivo definido e luta por ele.

      Um abraço!

  4. Viçosa do Ceará na Web disse:

    Tive um probleminha com meu domínio do iG, encontrei a solução aqui. Então ultimante estou sempre acompanhando nossos posts aqui. Parabéns autor.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz em poder ajudar! Esse é justamente um dos objetivos do Gerenciando Blog.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  5. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson !!

    Fiquei muito honrada, feliz e motivada com a menção do Vida Real da Sam em seu artigo, obrigado !
    Seu texto está impecável como sempre, trazendo todas as informações e abordagens sobre o assunto , além de dicas preciosas para auxiliar cada blogueiro em seu objetivo.
    Como meu blog é pessoal o intuito sempre foi diversão e interação, e por isso me dedico muito nesta parte de dar atenção aos leitores, retribuir todos os comentaristas, responder cada um de maneira única e direcionada, etc pois para mim este é meu indicador de sucesso 🙂
    Creio que cada um deve analisar qual é seu objetivo de sucesso com o blog e focar nas ações que contribuem para isso, no meu caso, o foco é no leitor e nas interações, já quem deseja monetizar, o caminho é outro, embora eu ache imprescindível a valorização dos visitantes, mas as ações de alguém neste campo, com certeza serão diferentes de quem quer por exemplo se especializar em um assunto 🙂
    Enfim, agradeço novamente a honra de fazer parte da sua postagem, fico extremamente satisfeita e inspirada ao saber que o que faço com tanto amor e alegria, acabou gerando bons resultados e que pode assim, servir de exemplo para outros blogueiros com os mesmos interesses 🙂

    Um enorme abraço e uma excelente semana para você e sua família 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Sua citação aqui no Gerenciando Blog é mais do que merecida. Seu blog é realmente o primeiro que me vem à cabeça quando penso em interação com os leitores! Fico fascinado com a atenção que você dedica aos seus leitores e com o grande número de comentários que você recebe em seu blog.

      É mesmo uma lição para todos nós que temos um blog também!

      Um abraço!

  6. Suu Munizz disse:

    Excelente texto Adelson,
    A ideia de sucesso para um blog é realmente muito relativa,eu por exemplo tenho planos futuros com a escrita,então gosto muito de ler os comentários que recebo e refletir junto com os leitores.
    Assim como também gosto de revisar cada texto antes de publicá-lo para que as minhas ideias sejam expostas de forma correta.
    Não estou ainda onde quero,mais acho que nesse meio é um passo de cada vez.
    Abraço e uma boa semana,=)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Suu!

      Fico feliz que tenha gostado do texto!

      E a ideia é mesmo essa: você deve definir o seu objetivo e realizar ações para que ele seja alcançado. É isso o que determinará o sucesso do seu blog.

      Um abraço!

  7. Rangel disse:

    Adelson meu querido, mais uma vez estamos aqui, a pouco deixamos um comentário numa outra publicação, no ensejo o parabenizamos por esta publicação, está fantástica, bem resumida, mas o conteúdo está esclarecedor e no foco sem perda alguma do escopo… A dindicação da Sam está perfeito, um abraço e até a próxima.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rangel!

      Fico muito feliz que tenha gostado do texto! E a indicação da Sam era mesmo necessária neste texto. Seu blog é um ótimo exemplo de sucesso!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  8. Antonio Alves Jr. disse:

    Olá Adelson,

    Bom texto. As facetas do sucesso foram bem explanadas. Ele vem de forma lenta e gradual, basta ter paciência e demonstrar suas qualidades.

    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Antonio!

      Realmente, são necessárias dedicação e paciência para obter sucesso cm um blog. Mas, quando o trabalho é bem feito, é apenas questão de tempo até que ele alcance sucesso.

      Um abraço!

  9. Bruno Simomura disse:

    Adelson,

    Artigo fenomenal, principalmente por conta da criação de conteúdos com grande qualidade, e ainda porque você é um mestre no que faz.

    Agradeço imensamente também pela citação ao trabalho no Metablog, e como digo "é como matar um leão por dia", porque buscar por novos conteúdos, ter criatividade e assumir um profissionalismo em um local onde muitas vezes blogamos por amor e não por dinheiro passa a ser um grande diferencial.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços! 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Muito obrigado pelos elogios! E seu blog é realmente um ótimo exemplo de sucesso: graças à qualidade de seus textos e à sua dedicação, você conseguiu se tornar referência em pouco tempo em um nicho bastante disputado. Merece a citação!

      Um abraço!

  10. Nestor - ---------------------------- disse:

    Maravilha de explicações Adelson.
    Concordo com você cada uma vê o sucesso de alguma forma, tem blogueiros que gostam de receber comentários na blog, outros gostam de receber muitas visitas e por aí vai…
    Também tenho minha preferências é claro, é muito bom a liberdade que temos para escolher nossas prioridades!

    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Fico feliz em que ver que consegui mostrar como todos podem alcançar o sucesso com seu blog – desde que o entendam e o foquem como objetivo.

      Um abraço!

  11. Natanael Genoel disse:

    Arrebentou! Sensacional!

  12. Ezequiel da Silva disse:

    Legal Adelson, como o Bruno disse "blogar por amor" é o melhor caminho e o sucesso pode vir de várias maneiras, seja na interação do público, em retorno financeiro, aumento de visitas e etc…

    O sucesso é isso, e o blogs citados foram muito bem escolhidos por você, parabéns!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ezequiel!

      Quando fazemos o que gostamos, torna-se mais simples alcançar o sucesso. Isso é mesmo muito importante!

      Um abraço e obrigado pelos elogios!

  13. marquecomx disse:

    O que eu posso dizer? Sou suspeito para falar.
    Excelente texto, parabéns.

  14. Van disse:

    Oi Adelson,

    li tantos posts seus que acabei enviando o comentário em um post antigo por engano, vou repeti-lo aqui:

    Seu site não é só para ser seguido, é para ser favoritado e consultado sempre, seus artigos são super úteis, claros, objetivos, de leitura atraente em uma linguagem simpática e cativante.
    Obrigada pelas informações e parabéns pelo seu excelente trabalho no "Gerenciando Blog".

    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Van!

      Fiquei muito feliz com seus bondosos elogios! Faço o possível para sempre ter aqui artigos úteis e acessíveis a todos.

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vinda!

      Um abraço!

  15. Paulo Valle disse:

    Adelson,
    Acho que o item 2 é um dos mais relevantes para mim. É muito bacana ver as pessoas lendo nosso post e fazendo perguntas, muitas delas "cabeludas", nos forçando a estudar cada vez mais.
    E quando damos dicas e orientações que realmente são capazes de mudar a vida das pessoas, é muito gratificante.
    Já tive vários comentários e emails de pessoas agradecendo pelas dicas. Creio que isto acontece em muitos blogs que realmente se preocupam com seus leitores.
    Parabéns pelo post.
    Abraços,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Também valorizo muito a interação com os leitores. Para mim, isso é mesmo fundamental em um blog.

      E temos situações bem similares: às vezes recebo algumas perguntas que me incentivam a pesquisar e aprender para poder respondê-las.

      E o fato de você já receber comentários e e-mails com agradecimento indica que você está no caminho certo para o sucesso!

      Um abraço!

  16. Rafael disse:

    Adelson mais um excelente artigo!

    Realmente ter um blog de sucesso é bem difícil mais não impossível!

    Estou batalhando para pelos menos alcançar uns 3 objetivos citados por você no artigo.

    Como é impressionante que blogs como o do Bruno ganhe destaque rapidamente na blogosfera,muito se deve por cumprirem boa parte das dicas do artigo.

    Obrigado Parceiro por mais um artigo bem detalhado e de qualidade! Vai ser mais um link para referencia,com certeza!

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Claro que é possível ter um blog de sucesso! Dedicação e trabalho de qualidade são as bases para o sucesso.

      O caso do Bruno é um ótimo exemplo de sucesso alcançado com essas duas características. Por isso, é merecido que ele tenha alcançado tamanha relevância em tão pouco tempo.

      Um abraço!

  17. ADM_pc tuning disse:

    otimo artigo adelson.
    o objetivo do meu blog é divulgar a arte do casemod, desconhecida por muitos. então so de ter visitas em meu blog, ja e um grande sucesso.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, em nichos mais restritos – como o que você trata – é mais difícil consegui um grande número de visitas. Mas, o fato de você conseguir atingir o seu público alvo é realmente prova de que você está no caminho certo para o sucesso.

      Um abraço!

  18. Orkut lover disse:

    Excelente artigo Adelson! Eu como leitor, posso afirmar que o seu blog é um blog de sucesso. Parabéns mais uma vez!!

    Até mais.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em ver que o Gerenciando Blog também é visto como um blog de sucesso!

      Um abraço!

  19. Gustavo Freitas disse:

    Adelson,
    em primeiro lugar quero agradecer me citar como exemplo, ainda mais ao lado de um ícone como o Paulo Faustino, fico muito grato, mesmo.
    Em segundo lugar, gostaria de relatar minha experiência com o sucesso. No começo alcancei o sucesso com o ítem 1, eu me realizei com um blog, depois a realização financeira (como sempre digo) foi uma consequência de algo que fazia, e faço, por prazer.
    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gustavo!

      Sua citação é mais do que justa! Você é mesmo um ótimo exemplo de que é possível ter sucesso financeiro com um blog.

      E obrigado por complementar o artigo com sua observação. Deve ser desgastante manter um blog que não nos traz satisfação pessoal.

      Um abraço!

  20. Moveis Araucaria disse:

    Muito bom o seu blog,parabens pelas postagens

  21. Rafael Luiz da Silva disse:

    Li todo artigo, está excelente amigo. Recomendo a todos seguir o blog aqui, abraço.

  22. Ewerton disse:

    Excelentes dicas, e muito bem escrito, por isso estou sempre lendo seus artigos adelson!

  23. Tiago Simões disse:

    Olá Adelson,
    Muitíssimo obrigado pelo excelente artigo.
    Aliás, seu texto é um verdadeiro guia para as pessoas que querem ter um blog de sucesso.
    Um grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tiago!

      Que ótimo que tenha gostado do artigo! Procurei realmente mostrar os pontos principais que influenciam no sucesso de um blog, para que todos possam atingi-lo.

      Um abraço!

  24. Sérgio Santos disse:

    ótimo artigo! Ajuda e muito toda a turma de blogueiros. Dá pra ver o quanto que vc entende do assunto! Muito bom mesmo! Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sérgio!

      Fico feliz em conseguir produzir um artigo que seja útil para quem tem um blog!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  25. Web7 disse:

    Oi Adelson,

    Mais uma vez aqui, rsrsrs… Muito bom seu artigo, realmente o sucesso dependerá do ponto de vista de cada um.
    O sucesso será consequencia daquilo que plantarmos…
    Um abraco!

  26. Nilso Soares disse:

    Olá, Adelson.Li esse post alguns meses atrás e me deu coragem para criar fazer meu blog, coisa que achava muito dificil e impossivel de se fazer.Valeu pela sua dica e sugestão.

  27. Karina disse:

    Oi Adelson,

    Gostei muito do Blog.. serei uma visitante constante.

    Abraços!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Karina!

      Que visita mais ilustre! Fiquei muito feliz em vê-la por aqui! Espero que goste dos artigos! E quem sabe isso a empolgue a fazer um blog também!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  28. Fernanda Maria disse:

    Puxa, eu queria fazer um blog do tipo da Samanta mas, não sei escrever tão bem, eu escrevo o que sinto e é por ai e me perco muitas vezes, sabe, eu queria fazer aulas de português, matemática,enfim,reaprender tudo por que não tenho vergonha em dizer que na época que estive na escola não aprendi muito, apesar de matemática e português serem minhas matérias prediletas mas até hoje não sei onde ir, ou procurar, difícil para quem já é crescida querer reaprender tudo que deveria ter aprendido a anos atrás né.
    Enfim, não sei se estudando saberia escrever tão bem quanto você e a Samanta por que puxa, os posts são criativos,legais, interessantes e eu, eu escrevo sobre sentimentos, sobre minha vida então como se faz nesse caso? enfim, meu caso seria o 2 é o que desejo, não exatamente ter sucesso mas ter mais interação com os usuários, eu até tento divulgar, criei uma pagina no Google, no Facebook, tenho o Twitter, enfim, falo com os "amigos" supostos né por que(não é pra fazer drama) não tenho amigos faz alguns anos então fica meio complicado né…
    E ai, o que devo fazer nesse caso? o que me sugere?

    • Samanta Sammy disse:

      Olá Fernanda, como vai ?

      Fiquei muito feliz e satisfeita com sua presença em meu blog e com os contatos que tivemos e agradeço imensamente seus elogios, obrigada ! 🙂
      Visitei o seu blog e não tenho dúvidas de que está no caminho certo, escrevendo sobre o que gosta de forma sincera e transparente, estas qualidades passam confiança e as pessoas se identificam, o que sem dúvidas resultará em bons resultados, novas amizades e trocas interessantes e construtivas !
      Comecei o blog para me distrair da solidão pois estava em uma cidade estranha longe da família e dos amigos, não tenho estudo superior, então minha escrita era bem confusa, eu repetia muitas palavras, usava mal a pontuação, errava as concordâncias, etc.
      Com o tempo, fui melhorando porque comecei a ler mais, quando tenho dúvidas, procuro no Google, sempre leio artigos com dicas para escrita, etc, informação nestes casos é tudo ! A internet está cheia de dicas úteis para estas situações 🙂
      Ainda tenho muito que aprender, mas me sinto feliz por ter melhorado 🙂 Aceito de bom grado quando me ajudam, estes dias uma colega me disse que eu tinha escrito algo errado, e me ensinou a forma correta, felizmente ainda existem pessoas que nos ajudam de boa vontade também 🙂
      Para conquistar mais interação, o que recomendo é que comente bastante por aí em blogs que gostar, isso desenvolve nossa escrita, vai nos deixando mais à vontade e também podemos ter ótimas idéias ao ler os artigos dos colegas, aprender e evoluir.
      Esta foi a forma que encontrei de trazer mais leitores para meu blog, além de divulgar nas redes sociais de minha preferência 🙂
      Entendo sua colocação sobre amigos, hoje em dia é difícil termos alguém que realmente faz jus a esta palavra, eu mesma posso contar meus amigos verdadeiros nos dedos de uma só mão, mas estou aberta para interações com colegas também pois as trocas também são muito valiosas 🙂
      Estas são as sugestões que tenho para lhe dar, pois são frutos da minha própria experiência e o que funcionou para mim, siga sempre com vontade de aprender, aberta para interações, escrevendo o que gosta e com alegria e assim acredito que tudo fluirá maravilhosamente bem !
      Aqui no Gerenciando o Adelson disponibiliza informações e ferramentas incríveis que nos ajudam muito a melhorar nosso espaço, e ele está sempre disposto a nos auxiliar com seus conhecimentos 🙂
      Precisando de algo, é só nos contactar 😉

      Grande beijo !!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Eu lhe disse no Twitter que você teria uma surpresa em sua resposta! A própria Sam fez questão de vir aqui e compartilhar com você sua experiência. Ela deu lições valiosas e é realmente um exemplo a ser seguido.

      Um ponto que a Sam falou e que eu ressalto é com relação à leitura: quem quer escrever bem precisar ler – e muito! – textos de qualidade. Não apenas na internet, mas especialmente literatura impressa. Por isso, é essencial ler livros, jornais ou revistas, especialmente os mais conceituados, pois o texto passa por criteriosas revisões até ser publicado.

      Sugiro também que você leia o artigo A Importância do Português Correto, onde dou mais dicas sobre este assunto.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

    • Fernanda Maria disse:

      Aaa eu vi e gostei muito…
      Então, já vi e gostei muito do artigo eu já uso o Windows Live Writer por que é para mim o melhor editor de textos para o Blogger, as imagens ficam no tamanho que eu quero é ótimo e essa da revisão de ortografia amei, vou usar claroo…
      Obrigada pelas dicas sua e da Samanta, já estou eu perguntando demais,poxa, justo que eu que adoro escrever não vou aprender a escrever melhor? imagina né, vou correndo ver esses cursos que falou no artigo.
      Obrigada de novo,
      Abraço grandeee

  29. Elise (Litteraria) disse:

    Adelson, boa tarde!
    Eu abandonei há tempos a pretensão de ganhar dinheiro com o Litt, porque meus rumos profissionais foram distanciando-se da proposta do blog, então mantenho-o só como um espaço onde eu posso escrever às vezes. Mesmo que eu tenha poucos leitores – e o fato de você ser um deles me alegra muito! -, a satisfação que eu tenho com ele, agora, é maior do que quando eu pretendia profissionalizar o blog. Desta forma, minha satisfação pessoal com ele tem sido plena.
    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elise!

      Que bom que você tenha essa visão, Elise! Foi justamente isso o que quis mostrar com este artigo: não é necessário receber milhares de visitas nem ganhar milhares de dólares todos os mês para que um blog seja considerado um sucesso. O sucesso chega quando atingimos o nosso objetivo.

      E eu gosto muito de acompanhar o Litteraria! É um blog que acompanho mesmo com carinho e interesse. Por curiosidade, fui procurar meu comentário mais antigo lá e encontrei um de novembro/2009! Faz muito tempo!

      Fico feliz de vê-la na ativa até hoje.

      Um abraço e vida longa ao Litteraria!

  30. Teckmasters disse:

    Olá Adelson,
    parabéns pelo post, suas dicas já me ajudaram muito e tenho certeza que ainda vão ajudar daqui pra frente. Abraço e sucesso!

  31. Rafael Costa - Design Zero Um disse:

    Olá Adelson eu gostei bastante do artigo pois você comentou sobre cada aspecto que pode servir de parâmetro de sucesso de um blog. Ficou bem legal e escarecedor.

    Muito bom o blog, abraços.

  32. marketing multinivel disse:

    Gostei dessa distinção entre o que é o sucesso.

    Cada um busca uma coisa ao criar um blog.

    Por isso foi bem interessante essa diferenciação.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Eu realmente acredito que cada um tem um objetivo diferente ao criar seu blog e que há diversas maneiras para alcançar o sucesso. Não há porque perseguir o objetivo de ganhar milhares de reais com um blog, se o único objetivo é ter satisfação pessoal com seu trabalho.

      Um abraço!

  33. Mithalle Hessel disse:

    Ola, eu estou com serio problema, eu criei um menu pro meu blog indo em páginas > criar, logo apos a pagina era gerada só com titulo e adicionada ao menu. Mas quando eu vou fazer uma postagem nova e quero que apareca apenas naquela pagina o post aparece como único e não consigo fazer a separações dos posts.. Tem como me ajudar?

  34. Claudemiro disse:

    Olá Adelson seu artigo é muito valioso eu gosto de ver tanto eu como os amigos terem sucesso. E sucesso para mim é muito mais… É poder ajudar alguém, se tem uma coisa gostosa é alguém, chegar e falar "obrigado você me ajudou" isso para mim é muito gratificante. Parabéns amigo pelo artigo.

  35. Mark Francis disse:

    Para criar um blog de sucesso, primeiro devemos analisar o tema (nicho) e verificar também se há procura pelo assunto escolhido. Não podemos esquecer de analisar a concorrência. Sempre faço isso quando vou criar um novo projeto.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.