eventos Camila Fiori

Social Media SP em Campinas: a cobertura do Gerenciando Blog

Neste sábado, 23/06/12, foi realizada em Campinas mais uma edição do Social Media São Paulo (ou, simplesmente, SMSP).

Tratou-se de um evento focado em mídias sociais (que incluem os blogs) e que está percorrendo cidades do interior do estado de São Paulo.

Durante o dia todo foram apresentadas diversas palestras interessantes, com diversos profissionais de renome.

Tive a honra de participar do evento, em uma mesa de discussão com blogueiros locais.

Veja neste artigo tudo o que aconteceu na SMSP 2012 Campinas!

Introdução

Eventos como a SMSP são fascinantes: além de ouvir quem já se destaca no mercado, é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas do ramo e trocar experiências.

Foi exatamente assim a SMSP. Um dia completo falando sobre blogs, redes sociais, publicidade digital e outros assuntos relacionados ao tema.

Para quem tem um blog, é uma oportunidade imperdível!

 O público era bastante diversificado: havia blogueiros, jornalistas, publicitários, estudantes e curiosos.

Isso ajudou a tornar o evento ainda mais rico em experiências.

 Neste artigo, falarei um pouco sobre tudo o que foi visto.

É impossível transmitir o mesmo nível que foi apresentado nas palestras, mas você saberá os temas que foram tratados, entenderá a sua importância e poderá estudar mais sobre o assunto.

1. Armindo Ferreira – Abertura

Armindo1Armindo Ferreira (Blog do Armindo) foi o organizador do evento e fez a apresentação de abertura.

Ele deu o tom do evento: mais do que palestras, o que se veria ao longo do dia seriam trocas de experiências – e foi justamente isso o que ocorreu.

Isso tornava ainda mais interessante a diversidade dos perfis participantes do evento.

 Armindo também destacou outro ponto que diferença o SMSP: trata-se de um evento informal, justamente como as mídias sociais devem ser. Isso foi comprovado durante o dia, com os mais diversos formatos de apresentação e interação com o público. 

Outro ponto importante destacado pelo Armindo foi o objetivo do evento: “Estamos aqui porque acreditamos que isso fará diferença para o mercado”.

2. Rafael Hernandez – Blogando no Corporativo / Pessoal

2RafaelA primeira palestra do dia foi apresentada pelo Rafael Hernandez (Blog Rafael Designer) – mais detalhes sobre ele no final deste artigo.

Ele participa ativamente da comunidade do WordPress no Brasil e conhece muito sobre o assunto.

 Rafael passou por pontos essenciais para o planejamento e construção de um bom blog.

Mostrou dados importantes sobre a blogosfera (por exemplo, o Blogger ainda é a plataforma mais utilizada e os blogs de entretenimento formam o segmento mais visitado).

 Apresentou alguns exemplos interessantes de blogs corporativos nacionais, tanto positivos quanto negativos.

O blog da Tecnisa, por exemplo, foi bastante elogiado, pelo conteúdo diferenciado e aproximação com o público.

Para as agências de publicidade, mostrou a importância do blog corporativo ser feito por toda a empresa, e não por um único departamento.

Rafael também citou a importância de divulgação de blogs, tanto em agregadores de notícias quanto em redes sociais.

Apresentou um encurtador diferenciado de links, o Bre.ad, que é uma oportunidade interessante de divulgação.

Para finalizar, destacou a importância do SEO (otimização para ferramentas de buscas), focando a divulgação no Google News, que costuma ser pouco aproveitada.

 A apresentação do Rafael está disponível no SlideShare.

3. Mario Soma

3MarioO “mestre jedi” (como é chamado pelos colegas) Mário Soma (Agência Polvora!) fez uma apresentação bastante interessante sobre as redes sociais.

Apoiado por diversos vídeos, Mário mostrou como o mundo – e o público – mudou e continua mudando muito rápido.

 Ele utilizou um ótimo comercial da Harley Davidson para ilustrar como funciona uma rede social.

“Pessoas seguem influenciadores porque tem o mesmos interesses e falam a mesma língua” – disse ele.

Levo isso para nossos blogs e vejo que é exatamente o que as pessoas buscam ao nos seguir.

Com outro vídeo (da Epipheo Studios), Mário mostrou como a comunicação evoluiu ao longo do tempo, desde a época das cavernas até o dias de hoje.

Essa mudança faz com que não só os produtores de conteúdo precisem aprender, mas também os clientes precisam ser educados em redes sociais.

Uma frase importante: “o cliente nem sempre sabe o que quer”.

Para terminar, outro vídeo, este da agência DM9 sobre os Perfis Digigráficos.

Ele mostra os novos perfis de consumidores de acordo com seu relacionamento com a tecnologia.

Dependendo do público que você deseja atingir, há ações diferentes a tomar.

A propósito, me vejo como um “Emparelhado”.

3. Tatiana Tosi – O que é Netnografia

4TatiTatiana (Plugged Research) apresentou o conceito – até então desconhecido para mim – da netnografia.

Em resumo, trata-se de uma disciplina que estuda o comportamento das pessoas na internet.

Nesse estudo, estão compreendidos memes, símbolos, rituais e outros aspectos que mostram a relação das pessoas com a internet.

É importante entender essa relação para criar de forma eficiente nossa marca nas redes sociais.

Um ponto interessante em que a Tatiana tocou é que as pessoas não são obrigadas a compartilhar detalhes de sua vida na internet, mas o fazem mesmo assim.

Se conseguirmos entender o que elas publicam e por que elas publicam, entenderemos nosso cliente/público. Por isso, é importante entender o que é importante para ele e não para nós.

Quando conseguimos isso, conquistamos “capital social”.

Pense em seu blog: quem o visita, comenta, compartilha é justamente o seu capital social.

Aprenda a cuidar desse capital, pois ele é o maior valor que você tem em suas mãos. Quer dicas?

Veja meu artigo Cuide Bem de seus Visitantes e Eles Voltarão.

 

4. Leonardo Marcucci / Samuel Leite – Cases locais de publicidade

5LeonardoNesta palestra, foram apresentados dois “cases” locais de agências de publicidade que tiveram trabalhos bem sucedidos em mídias digitais.

4Samuel

No primeiro deles, Leonardo Marcucci (Agência Digital Lema) apresentou o trabalho bem sucedido realização para a Rede Lanchão, que lançou mão de estratégias diferenciadas para aproximar o público da marca.

A campanha envolvei o website da empresa, mídias sociais e promoções “off line”.

 No segundo case, Samuel Leite (Agência Digital Digitale) apresentou a campanha de divulgação do primeiro álbum solo da cantora Sandy em carreira solo.

Foi interessante ver estratégias diferenciadas, como a divulgação online grátis do conteúdo do blu-ray e uma série de vídeos de divulgação no Youtube.

5. Fernando Guimarães / Fernando T. – PagSeguro / TodaOferta

5PagSeguro

Nesta rápida apresentação, foram apresentados os produtos PagSeguro e TodaOferta, ambos pertencentes ao Grupo UOL.

 O PagSeguro é um serviço bastante útil para quem tem blog e deseja receber dinheiro de seus anunciantes e clientes.

Já o utilizo há bastante tempo e nunca tive problemas com ele. Falo mais sobre ele no artigo Serviços para Receber Dinheiro de Anunciantes.

O TodaOferta é um local para vendedores e compradores se encontrarem.

É também uma forma interessante para quem tem blogs oferecer os seus produtos, de forma a aumentar suas vendas.

6. Cleyton Torres / Adelson Smania / Josué de Menezes – Painel com blogueiros regionais

6Blogueiros2

Para mim, este foi o momento mais bacana do dia.

Tive a gratificante oportunidade de fazer um bate-papo com Cleyton Torres (Blog Mídia8) e Josué de Menezes (Mercados do Futuro) sobre blogs.

Fomos convidados para o evento justamente por atuarmos ambos na região de Campinas.

Deixarei minhas impressões sobre eles para o final deste artigo.

 Foi uma conversa sobre diversos temas sobre blogs, desde plataforma, redes sociais, escolha do tema, profissionalização e monetização.

O painel foi bastante rico porque nós 3 temos experiências diferentes, perfis diferentes e opiniões diferentes sobre os temas.

Houve interação da plateia, com perguntas importantes sobre o tema.

As conclusões que tiramos é que é possível fazer sucesso com seu blog, independente da plataforma onde ele esteja.

Basta que você tenha artigos originais, de qualidade e que captem a atenção do seu leitor.

Utilizar redes sociais é fundamental para criar uma comunidade em torno do seu blog.

Também é importante planejar a evolução do seu blog e profissionalizá-lo se você deseja ganhar dinheiro com ele. Um media kit é fundamental!

7. Marcia Ceschini / Estevão Soares / Celso Cestaro – Métricas em redes sociais

7Metricas

Neste outro painel do evento, Marcia Ceschini (Papos na Rede), Estevão Soares (Estrategi.ca) e Celso Cestaro (Blend Digital) deram ótimas dicas sobre estratégias e ferramentas para monitoramento de redes sociais.

Algumas ideias foram bastante reforçadas: planejamento em redes sociais é importante, com objetivos concretos.

O monitoramento é essencial para medir e mostrar resultados.

No entanto, ainda é necessário investir na profissionalização do mercado, clientes exigem muito sem querer pagar por isso.

Foram citadas diversas ferramentas de análise das redes sociais, dentre elas o Hoot Suite, o Scup, o Social Mention, o Likester, o Trendsmap e mesmo o Bit.ly (com o uso do parâmetro “+/global”). Ótimas dicas!

8. Graça Taguti – O perfil e as demandas do homem contemporâneo: afinal, você tem sede de quê?

8GracaQuem já assistiu a uma palestra da prof.ª Graça Taguti vai concordar comigo: é impossível colocar em um texto o que ela apresenta ao vivo.

Essa mulher é energia pura! Ao começar sua apresentação, ela incorpora o que está falando e insere-se no espetáculo multimídia de uma forma surpreendente.

Em linhas bem gerais, ela mostrou como o avanço da tecnologia exigiu a evolução do homem – e vice-versa – e como isso afeta o nosso dia a dia.

Ela mostrou uma infinidade de vídeos interessantes e também inquietantes.

Dois ótimos foram o Television is a Drug e A Vida sem Internet, que valem ser assistidos.

E duas ótimas frases dela: “Na era mobile, vivemos todos no gerúndio – estou lendo, estou ouvindo” e “A vida não tem CTRL+Z”.

Mais do que isso, só mesmo assistindo a palestra ao vivo!

9. Armindo Ferreira / Luiz Carlos Corrêa – Desafios do mercado regional

9EncerramentoPara finalizar o dia, Armindo Ferreira e Luiz Carlos Corrêa (presidente da APP Campinas) conversaram com a plateia sobre os desafios da publicidade digital no mercado regional de Campinas.

A conclusão é de que há grandes desafios: como os clientes ainda não conhecem o potencial das mídias sociais, é uma árdua missão trabalhá-las.

Eventos como a SMSP e outras iniciativas podem ajudar nessa quebra de paradigmas.

Conclusão

Foi um evento fantástico!

Sinto dizer, mas quem não pode ir perdeu uma ótima oportunidade.

Eventos como a SMSP valem não apenas pelo conteúdo, mas também pelas pessoas que você encontra – e isso é impossível de colocar em um artigo como este.

Para terminar, faço questão de citar o nome de algumas dessas pessoas que fizeram o evento ser ainda mais especial:

  • Cleyton Torres foi quem abriu as portas do evento para que eu pudesse participar. Agradeço demais pelo convite e lhe digo: agora, fui eu quem virou o seu fã.
  • Armindo Ferreira é o profissional por trás do evento, que conseguiu a façanha de comandar uma equipe fantástica para levar o evento ao interior paulista, tão carente desse conhecimento. Obrigado por isso e por permitir minha participação.
  • Josué de Menezes, com quem tive a satisfação de dividir o espaço no painel é uma pessoa ímpar. Profissional competente e uma celebridade no evento, conhecido por todos e atendendo-os com grande simpatia.
  • Rafael Hernandez é uma figura, bastante divertido e alto astral. Eu o conheci rapidamente no Café com Blogueiros e, depois disso, trocamos algumas mensagens pelo Twitter e blogs. Uma de suas satisfações pessoais é levar os blogueiros da plataforma Blogger a migrar para o WordPress. O Gerenciando Blog é seu próximo alvo! Isso é que é missão impossível! 🙂
  • Luciana Stabile nos acompanhou no almoço. Ela faz um trabalho fantástico com blogueiras em Ribeirão Preto, onde conseguiu reunir a comunidade e potencializar o trabalho conjunto! O blog dela (Bendito Papel) merece a visita.
  • Taciana Smania, ótima profissional na área jurídica e minha esposa! Merece um agradecimento especial pela companhia e (mais) paciência neste final de semana.

SMSP

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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