Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1474196282
Vida do cache: 1475492282
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Google SEO

15 dicas de SEO do Google para iniciantes

SEO Google

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando um blog é o que fazer para que suas páginas fiquem bem posicionadas nos resultados do Google.

Recentemente, o próprio Google divulgou um vídeo onde são mostradas dicas básicas de SEO (Search Engine Optimization), ideais para quem está começando e deseja conquistar mais visitas vindas das ferramentas de busca.

São dicas básicas – mas importantes – e que podem ser aplicadas em qualquer blog.

Neste artigo, você verá uma compilação dessas dicas e como aplicá-las em seu blog.

Antes de continuar no vídeo, sugiro assistir este vídeo com dicas de SEO para iniciantes muito interessantes:

 

 

Introdução

O Google e as demais ferramentas de busca são fontes importantes de visitas para seu blog.

No caso do Gerenciando Blog, as visitas vindas dessas fontes correspondem a cerca de 75% do total de visitas recebidas.

Por esse motivo, é essencial tomar alguns cuidados para que seus artigos fiquem bem posicionados nos resultados da busca do Google.

Isso é fato: quanto mais bem posicionado seu artigo estiver, mais visitas ele receberá.

Uma ótima notícia é que, ao contrário do que ocorria muitos anos atrás, não é necessário lançar mão de códigos extravagantes e técnicas avançadas para ficar bem posicionado.

O próprio Google recomenda que você deve focar o conteúdo nos usuários e não nas ferramentas de busca.

Ou seja: se você escreve textos originais, de boa qualidade e organizados corretamente, você já terá cumprido os preceitos principais de SEO.

As dicas deste artigos foram extraídas do vídeo SEO essentials for startups in under 10 minutes (“Fundamentos de SEO para iniciantes em menos de 10 minutos”), produzido e publicado pelo próprio Google.

São dicas essenciais para quem está começando (e mesmo para quem é mais experiente).

Este artigo vale uma leitura cuidadosa.


Se você colocar em prática todas essas técnicas, notará sensível aumento nas visitas que você recebe vindas do Google.

Não acredita?

Faça o teste: aplique-as e acompanhe seus resultados nos próximos meses!

Vamos às dicas!

 

Dica 0 – Tenha um domínio próprio em seu blog

Esta dica não faz parte do vídeo, mas ela fica subentendida nas demais dicas.

Por isso, ressalto: configurar um domínio próprio em seu blog é essencial para você assumir o controle sobre o endereço do seu blog e transmitir uma sensação de maior comprometimento aos seus leitores.

Isso custa muito barato: pagando entre R$ 20 e R$ 30 por ano, você poderá ter um domínio próprio em seu blog – o que significa não ter mais o termo .blogspot.com nele.

Pense nisso como o primeiro e mais importante investimento que você deve fazer em seu blog: se você levá-lo a sério, conseguirá recuperar rapidamente este valor.

Mostro como fazer a configuração de um domínio .COM.BR no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

 

Dica 1 – Faça redirecionamento entre endereço WWW e sem WWW

Quando você configura um domínio próprio em seu blog, você tem a opção de escolher entre ele ser acessado com o seu endereço com o WWW (que é o caso do www.gerenciandoblog.com.br) ou sem ele (por exemplo, o querocriarumblog.com.br).

Esta segunda opção é chamada de “naked domain”.

Para o Google, não há diferenças entre uma escolha e outra.

Mas, é essencial que ambas as opções de endereço, com e sem o WWW, estejam corretamente direcionadas para o seu blog.

Tente acessar, por exemplo, o endereço https://www.gerenciandoblog.com.br. Você notará que será automaticamente levado à página principal do Gerenciando Blog, com o WWW.

Isso é importante para que todas as propriedades de indexação de ambos os endereços sejam consideradas para seu blog.

Assim, se alguém cria um link para o endereço https://www.gerenciandoblog.com.br, eu recebo seus benefícios em termos de SEO.

Tanto o Blogger quanto o WordPress permite esse tipo de configuração.

 

É importante que o redirecionamento seja feito de forma “amigável às ferramentas de buscas”, o chamado “301 redirect”. Você pode fazer essa verificação na ferramenta http://www.webconfs.com/redirect-check.php.

 

Dica 2 – Inscreva-se nas ferramentas do Google para Webmasters

O Google oferece uma série de ferramentas grátis para os administradores de sites e blogs.

Tratam-se das Ferramentas do Google para Webmasters.

Essas ferramentas fornecem funcionalidades importantes de configuração de informações do seu blog para o Google e também lhes dão alertas quando há algo errado.

Por exemplo: você pode ser avisado quando seu blog estiver inacessível ou passar a exibir mensagem de “malware” e outras ameaças.

As Ferramentas podem ser acessadas pelo endereço https://www.google.com/webmasters, onde você deve inscrever os seus blogs.

No caso do Blogger, os blogs são automaticamente adicionados, o que facilita o processo. No artigo Google Webmasters: Mostre-se ao mundo eu falo mais sobre elas.

Uma dica dada no vídeo e que facilita muito o trabalho de acompanhamento é marcar a opção para “Encaminhamento de mensagens”.

Dessa forma, você receberá em seu e-mail as mensagens de alertas das Ferramentas para Webmasters.

Isso é bem simples de ser configurado: basta acessar essa opção no menu “Preferências” da página inicial e clicar em “Salvar preferências”, conforme mostrado abaixo:

Inscrição nas ferramentas para webmasters

 

Dica 3 – Tenha cuidado ao escolher um novo domínio próprio

Outra dica importante é com relação à escolha do domínio próprio.

Algo que nem sempre todos se preocupam é com relação ao uso anterior do domínio: será bastante prejudicial se você escolher para seu blog um domínio que já tenha sido utilizado para fazer spam ou divulgar artigos sem relação nenhuma com seu conteúdo atual.

Há algumas orientações para evitar isso:

  • Procure no Google pelo nome desse domínio (em meu caso, por exemplo, eu deveria procurar por “Gerenciando Blog”). Se o primeiro resultado não for a página principal do domínio, isso provavelmente significa que ele foi punido pelo Google.
  • Também no Google, procure pelo próprio domínio com o termo site: antes dele (como exemplo, em meu caso eu procuraria por “site:www.gerenciandoblog.com.br”). Essa consulta mostrará as páginas conhecidas pelo Google. Avalie os resultados mostrados.
  • Nas Ferramentas para Webmasters, acesse a área “Tráfego” / “Consultas de pesquisa” e avalie as palavras chave que levam visitas a esse domínio.

Caso você pretenda utilizar um domínio “problemático”, você deve ter ciência de que trabalho de SEO será bem mais difícil.

Será necessário tempo para se recuperar dos prejuízos causados pelo uso anterior e, possivelmente, o envio de um pedido de reavaliação ao Google.

 

Dica 4 – Utilize a ferramenta “Buscar como o Google”

Outra funcionalidade interessante que as Ferramentas para Webmasters oferecem é o “Buscar como o Google”.

Esta ferramenta é especialmente útil para os casos em que você não sabe se o Google encontrará um texto em determinada página do seu blog (como um índice montado dinamicamente, por exemplo).

 

Isso é feito na opção “Integridade” / “Buscar como o Google” do menu lateral.

Basta você preencher o endereço da página a pesquisar e clicar em “Buscar”.

Buscar como o Google

Uma vez realizado o processo, esse endereço aparecerá em uma lista na parte inferior dessa mesma tela, com a palavra “Processado” à frente da página inserida.

Se você clicar nessa palavra, você verá exatamente como essa página será lida pelo Google.

Por exemplo: minha página de índice cronológico dos artigos não é lida corretamente pelo Google, justamente por ser montada dinamicamente.

Outra funcionalidade interessante dessa mesma tela é que, após processar a página, é mostrada a opção “Enviar ao índice” à sua frente.

É útil realizar essa operação quando uma determinada página do seu blog não aparece nos resultados do Google.

No entanto, veja esta opção como um último recurso: mais útil é enviar às Ferramentas para Webmaster o “sitemap” do seu blog, como mostrei no artigo Google Webmasters: Sitemap.

 

Dica 5 – Inclua código do Google Analytics ou outra ferramenta de análise

Outra dica do Google é que você adicione em seu blog o código para uma ferramenta de análise como o Google Analytics.

Essa dica é importante mesmo que você não pretenda começar a analisar os seus dados de imediato, pois os dados só serão coletados a partir do momento em que você o colocar em seu blog, e é importante ter dados históricos para análise.

Instalar o Google Analytics em seu blog é bastante simples.

Se o seu blog está no Blogger, mostro exatamente como fazer isso no artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog.
 

Dica 6 – Tenha cuidados com o design

O Google também recomenda que você tome cuidados com o design do seu blog, para que ele seja agradável e claro aos seus visitantes.

É importante que, ao chegar em seu blog, o visitante vindo do Google saiba exatamente onde ele está, evitando visuais confusos.

Um exemplo prático: imagine que o visitante encontre no Google uma página onde você falará sobre um determinado evento que ocorrerá em sua cidade.

Se, ao entrar naquela página, ele se deparar com gadgets mostrando animais animados, rádios para ele escolher uma música, vídeos com mensagens de motivação etc. dificilmente ele navegará em sua página até encontrar o que está procurando.

Parece exagero, mas há blogs onde é difícil encontrar o conteúdo mostrado pelo Google.

Assim, novamente foque o seu visitante: facilite sua navegação e destaque o seu conteúdo, e permita que ele encontre o que deseja.

Embora não pareça, isto não pode ser compreendido como parte do seu SEO, pois um bom layout ajuda a manter o visitante em seu blog após ele chegar vindo do Google.
 

Dica 7 – Defina sua conversão

“Conversão” é um termo utilizado para definir um objetivo que o visitante tenha ao chegar em seu blog – além de visitar e ler seus artigos.

Por exemplo: podem ser tratados como conversões a assinatura de seu RSS, a compra de um produto, o contato com você e outros itens.

O Google recomenda que as conversões sejam possíveis com o menor número possível de cliques.

Assim, evite que o visitante tenha que passar por diversas páginas diferentes para chegar onde ele deseja.

Dica 8 – Inclua palavras chave em seus textos

Este é um ponto muito importante do SEO recomendado pelo Google.

“Palavras chave” são os termos que os usuários digitam no Google e outras ferramentas ao realizar uma busca.

Por isso, ao escrever um texto, você deve sempre se perguntar quais são as palavras que as pessoas procurariam a respeito daquele assunto.

Se você tem dúvidas sobre as palavras chave adequadas, você pode utilizar a Google AdWords Keyword Tool para ajudá-lo.

A dica do Google é simples e eficiente: inclua em seu texto as palavras que as pessoas procurariam sobre aquele tema, de forma natural.

Ou seja: não faz sentido escrever um texto sobre o Google Chrome, sem citar nenhuma vez o termo “Google Chrome”.

Mas, também não é correto escrever um texto de dez parágrafos e citar o termo “Google Chrome” 20 vezes nesse texto.

Escrever de forma natural é fazer isso de forma equilibrada, como seria um texto escrito fora da internet ou uma palestra sobre o assunto.

 

Dica 9 – Responda as perguntas que seu visitante possa ter sobre aquele tema

Também é uma ideia interessante procurar responder antecipadamente as perguntas que seu visitante possa vir a ter ao ler seu artigo.

Se você está escrevendo sobre um produto de beleza, por exemplo, considere o que seus usuários gostariam de saber.

Qual a forma de usar? Custa caro? Exige algum cuidado especial?

Isso enriquece o seu texto, dá mais chances de seu artigo ser encontrado e faz com que o visitante permaneça mais tempo em sua página.

 

Dica 10 –  Inclua os elementos importantes em seus artigos

Ao escrever as postagens do seu blog, também há uma série de cuidados que você deve tomar:

 

  • Tópico único – Ao escrever um texto, procure não misturar assuntos diferentes. Não são atrativos para as ferramentas de buscas os textos que misturam assuntos diversos, pois elas dificilmente serão relevantes para cada assunto. Se você está com diversas ideias, é melhor dividi-las em artigos diferentes.
  • Título interessante – Escrever um bom título é um dos pontos mais importantes para o seu artigo (e merece um artigo inteiro). Mas, há algumas dicas básicas: seu artigo deve ser interessante, descrever bem o que você abordará em seu texto, fazer uso das palavras chave e nunca ser duplicado em seu blog. Fazendo isso, já será um ótimo atrativos para os seus artigos. Lembre-se: o título do seu artigo é a primeira informação mostrada no resultado do Google e pode ser a diferença entre o usuário clicar ou não nele.
  • Metatag “description” – Para mostrar a descrição do seu artigo nos resultados da busca, o Google tem duas opções: ele pode mostrar um trecho do artigo referente à busca realizada ou pode mostrar a descrição do seu artigo – caso você a tenha feito. Essa decisão é feita de forma automática, de acordo com critérios do Google. Tanto o WordPress quanto o Blogger permitem que você defina corretamente a metatag “description”. Para o Blogger, veja como fazer isso no artigo SEO no Blogger: Metatags.
  • Texto âncora em links – Quando você cita um artigo seu ou outra página do seu blog, evite colocar o link em um texto “clique aqui”. Isso é ruim porque o Google usa esse texto (chamado de “texto âncora”) para medir a relevância de uma página. Em vez disso, coloque o link em um texto interessante e que descreva o destino do link como “Como anunciar” ou “Política de Privacidade“, por exemplo.
  • URL correta – Outro fator levado em consideração pelo Google é o endereço de sua página. O Google recomenda que sejam utilizadas no endereço as principais palavras chave, em minúsculas e separadas por hífen. Felizmente, esta semana o Blogger liberou uma nova funcionalidade que permite que isso seja definido pelo usuário. Veja detalhes no artigo do Dicas Blogger: URL completa nos posts do Blogger.
  • Palavras chave no nome do arquivo, em minúsculas e separadas por hifens

 

Dica 11 – Utilize bem os “links do site”

Um recurso que o Google utiliza para destacar as páginas importantes de um blog ou site são os “links do site”.

Com ele, além da página principal, são mostradas também outras páginas abaixo do resultado principal, bem como parte do seu conteúdo.

Embora o Google crie os “links do site” automaticamente, você pode influenciá-los, como mostrei no artigo Definindo seus “links do site” que aparecerão no Google.

 

Dica 12 – Fuja das armadilhas

Outra dica importante, realçada no vídeo, é fugir das armadilhas.

Em outras palavras, não tente enganar o Google, com esquemas miraculosos para ganhar posições nos resultados das buscas.

Nos artigos sobre o Panda e o Penguin, foram citadas algumas situações que levam a punições pelo Google, tanto com perdas nas posições quanto com o banimento do índice – o que é um desastre para qualquer blog.

Pontos essenciais neste tópico:

 

  • Não contrate empresas que garantem que você estará na primeira página dos resultados do Google. Ou se tratam de resultados pagos ou enganação, pois não ninguém pode garantir isso.
  • Não participe de esquemas de trocar de links e nunca compre ou venda links “dofollow”. Isso é proibido pelas diretrizes do Google. Caso não saiba o que é isso, sugiro a leitura do artigo O que é Nofollow?
  • Não privilegie o visual em detrimento do conteúdo. Seu conteúdo sempre será o elemento mais importantes do seu blog.

 

Dica 13 – Diminua o tempo de carregamento de suas páginas

Quanto mais suas páginas demorarem para ser carregadas, maior é a chance de que o visitante vindo do Google as abandone sem mesmo ler.

O que é pior: dificilmente ele voltará ao seu blog. Por isso, é importante que suas páginas carregue no menor tempo possível.

A dica básica para isso é manter em seu blog somente o que é necessário e útil ao seu visitante.

Para mais informações e dicas para otimizar a velocidade do seu blog, sugiro a leitura dos artigos Como Aumentar a Velocidade de Carregamento do BlogA Importância da Velocidade de suas Páginas.

 

Dica 14 – Seja o número 1 com o nome do seu blog

Seu primeiro desafio de SEO é conquistar o primeiro lugar nas buscas do Google para o nome do seu blog (especialmente se ele é a sua “empresa”).

Para verificar isso, faça uma busca no Google com o nome do seu blog (o mais indicado é que seja feita uma busca utilizando o recurso de navegação “anônima” do seu browser).

A situação ideal é que você tenha um resultado como o abaixo, que mostra a busca por Gerenciando Blog no Google.

Veja que são mostrados a descrição do blog, o nome e foto do autor e os links do site.

 

Resultado do Google

Seu próximo desafio é ficar bem posicionado nos resultados de buscas para as palavras chave que você trata em seus artigos.

Novamente, as Ferramentas para Webmasters podem ser úteis para essa análise.

Caso você ainda não tenha bons posicionamentos nas buscas, é hora de trabalhar na obtenção de links para o seu blog.

Eles podem ser conseguidos comentando em outros blogs e assinando corretamente, participando de fóruns de discussão sobre os assuntos que você trata, utilizando bons agregadores de notícias e, o mais importante: conquistando links naturais em outros blogs.

Você obtém estes links escrevendo artigos originais e de qualidade.

 

Dica 15 – Utilize bem as mídias sociais

Utilizar bem as mídias sociais (como as redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+) é essencial para o sucesso do seu blog.

Com elas, você consegue criar uma comunidade ao redor do seu blog, que potencializa a divulgação do seu blog.

Uma dica importante do Google é utilizar as mídias onde os seus potenciais visitantes estão.

Um exemplo extremo: se você fala sobre um produto que ainda gera grande repercussão no Orkut, vale a pena utilizá-lo para divulgar o seu blog.

Se os seus visitantes estão no Facebook, é ele que deve ser utilizado.

É importante interagir com a comunidade que você cria.

Ou seja: vale a pena utilizar ferramentas para automatizar a divulgação, mas é essencial que as pessoas percebam que há uma pessoa interagindo com elas.

Por isso, responda dúvidas, divulgue notícias manualmente e interaja com seus fãs e seguidores.

Abaixo estão alguns artigos importantes para o bom uso das redes sociais com seu blog:

 

Conclusão

Você deve ter notado que não se tratam de dicas mágicas para conquistar a primeira página do Google.

Melhor do que isso: com estas orientações, o Google nos mostra que qualquer um que tenha boas ideias e produza conteúdo de qualidade pode ficar bem posicionado nos resultados das buscas.

E esta sempre será a melhor técnica de SEO: escrever textos originais, interessantes e de qualidade.

É isso o que atrai backlinks e visitantes aos nossos blogs.

Estas dicas são um complemento a essa linha central e devem ser sempre colocadas em prática a cada novo artigo que escrevemos.

Gostou das dicas?

Você já as pratica ou pretende colocá-las em prática?

Divida suas opiniões com os demais deixando um comentário!

15 dicas de SEO do Google para iniciantes
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

132 Comentários

  1. Samanta Sammy disse:

    OLá Adelson, como vai ?

    Este artigo está impecável ! Repleto de dicas e esclarecimentos muito úteis e super importantes para todos nós deste meio !
    Confesso que nunca me aprofundei no assunto Seo justamente porque quando cheguei na blogosfera, os artigos sobre isso eram um pouco assustadores, primeiro porque a linguagem era muito complexa para leigos e segundo que a aplicações das técnicas mais parecia algo de outro mundo (pelo menos para mim que não tenho conhecimentos avançados…).
    Com seu artigo me senti mais familiarizada com este tema e animada para fazer as mudanças necessárias e turbinar meu blog, felizmente o Google está mais atento para conteúdo de qualidade e dando o devido valor a espaços que prezam por isso, ao invés de otmimizações exageradas.
    Ano passado, seguindo suas dicas coloquei o domínio em meu blog, já até renovei este ano, realmente vale a pena, parece algo simples, mas realmente faz a diferença 🙂
    Utilizo as ferramentas para Webmasters, mas ainda não me familiarizei com todas as opções disponíveis, vou seguir a dica de encaminhamento que sugeriu aqui.
    Coloquei o Analytics logo no começo do blog, mas confesso que ainda fico um pouco perdida por lá, mas no geral consigo acompanhar bem as estatísticas, o que falta mesmo é me dedicar e me aprofundar mais a fim de aprender a utilizá-lo melhor, realmente é uma ferramenta maravilhosa !!
    O item 6 é muito importante e precisa ser revisto por grande parte dos blogueiros, frequentemente entro em blogs onde tenho que procurar a postagem, tamanha a quantidade de banners, anúncios, enfeites, música, pop ups, etc… na maioria das vezes, desisto… Apesar de gostar muito de todo tipo de enfeite ou widget, procuro sempre ter bom senso para não prejudicar a navegação dos leitores e consequentemente, meu blog 🙂
    Outra coisa que preciso me esmerar para aprender mais é sobre palavras chave, texto âncora etc, e gostei muito das suas orientações e explicações, pela primeira vez muitas coisas ficaram mais claras para mim.
    Creio que neste primeiro ano de blog me dediquei mais a aprimorar minha escrita, mas agora acho que já é a hora de dar mais atenção a estes assuntos que tanto nos auxiliam a aumentar a visibilidade de nossos blogs.
    É uma parte muito importante desta atividade que não deve ser ignorada 🙂
    Desculpe me estender tanto no comentário, mas o artigo está tão bem explicado e rico em informações relevantes, que nos motiva a trocar experiências e expor nossas próprias vivências na blogosfera. 🙂

    Agradeço muitíssimo por compartilhar conosco tantas dicas valiosas e com uma linguagem objetiva e de fácil entendimento para todos nós, inclusive para a maioria, que como eu, não tem grandes conhecimentos técnicos, obrigado !
    Um enorme abraço e parabéns pela postagem !
    Boa semana !!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Que ótimo comentário o seu! Não tem porque pedir desculpas. Muito obrigado por complementar tão bem o artigo com as suas experiências.

      O objetivo do Google (e também o meu, ao escrever este artigo) é justamente mostrar que as técnicas básicas de SEO são questões simples e que podem ser colocadas em prática mesmo por quem não tem conhecimentos técnicos avançados.

      Para qualquer dúvida, você sabe que pode contar comigo.

      Um abraço!

  2. olá Adelson!!

    Como sempre você com seus artigos me ajudam muito. Vou seguir algumas dicas, e espero que me ajudem a melhorar meus resultados. Obrigada
    Jara

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jara!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! E as dicas do artigo são mesmo eficientes: afinal, ninguém melhor do que o próprio Google para nos mostrar o que eles esperam de nossos blogs.

      Um abraço!

  3. Olá Adelson!

    Como sempre mais um artigo completo!

    Com relação ao avatar do autor nas buscas o meu ainda não aparece com o blog,mesmo na ferramenta que você cita no artigo para verificar se está inserido corretamente, descrevendo que está tudo ok.

    Apesar que não aparece o link para o meu perfil e sim para a página que criei para o blog https://plus.google.com/109085569910032610065 , não sei porque,pois fiz tudo corretamente colocando a tag rel="author" no box do autor.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Caso seu blog tenha passado pela validação do Google, isso significa que tudo está correto.

      Assim, acredito que seja apenas questão de tempo até que sua foto e nome apareçam corretamente nas buscas. Mas, se não aparecer nas próximas semanas, avise-me para tentar auxiliá-lo nisso.

      Um abraço!

  4. Olá Adelson!

    Quantas dicas ótimas que levo como aprendizado. Muitas informações acabei que aprender, nem fazia ideia de como funcionava. Em outras dicas, percebo que estou indo bem e continuando a aprender.

    Muitos amigos me perguntam como criei um blog e alguns deles pedem para eu criar um. Fico sem jeito em responder, pois sei que a tarefa não é fácil. Mas desta vez, irei mandar o link desse artigo para eles, como forma de resposta.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Fiquei extremamente feliz com o seu comentário! Realmente, com as dicas passadas pelo Google teremos não apenas melhorias em nosso SEO, mas também ferramentas adequadas ao gerenciamento de nossos blogs.

      Um abraço!

  5. Olá, Adelson!

    Como sempre suas dicas tem sido de grande ajuda para mim, vou colocá-las também em prática e obter bons resultados em meu blog. Parabéns, excelente dica!

    Um forte abraço!

  6. Gabriel disse:

    Como sempre o Adelson ele sempre faz o melhor que sabe, é por isso que sempre estou lendo o seu trabalho, está de parabéns, ótimas dicas, e garanto quem seguir vai ser dar super bem, obrigado por compartilhar seu conhecimento. anjo

  7. OLá Adelson, Muito mais do que um post, esse texto é uma prestação de serviço preciosa! Grata pela generosidade em compartilhar. Muita coisa nova e fácil de aplicar. Parabéns. Abs

  8. Olá Adelson!

    Maravilhosas dicas, o artigo ficou extenso porém cheio de informações bem detalhadas que vão me ajudar muito!

    Muito obrigado e abraço!

  9. Luiz Vitorino disse:

    Oi Adelson, parabéns, essas dicas podem ser utilizadas para um site também? Minha maior dúvida é se as palavras chaves nas urls forem separadas por barras também terão a mesma leitura do google? Abração!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luiz!

      Sim, as dicas podem também ser utilizadas por sites. Aqui, dei um enfoque maior aos blogs devido por este ser o público alvo do Gerenciando Blog.

      Quanto à separação das palavras chave, o correto é que ela seja mesmo feita por hífens. As barras normalmente são utilizadas para definir a estrutura de seu site, separando as suas áreas, como se fossem "pastas" que conterão as demais áreas ou artigos.

      Um abraço!

  10. Meu amigo Adelson (agora já lhe considero um de meus melhores amigos!) esta postagem foi fabulosa, me ajudou muito e vai mudar o rumo de meu blog!
    E ainda estou montando ele e confesso que a cada dia estava mais preocupado com esta questão de SEO, eu ouvia horrores sobre isso e achava que era um bicho de "14" cabeças!

    Muito obrigado por me ajudar de forma tão simples e direta.

    Um grande abraço meu amigo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vitório!

      Felizmente, o Google tem focado esforços para que o SEO seja cada vez mais algo natural. Por isso, a recomendação deles é que sempre escrevamos pensando em nossos leitores, e não no Google.

      Que ótimo que o artigo tenha sido útil para desmistificar essa questão para você. Torço para que as dicas do artigo tragam bons resultados para seu blog.

      Um abraço!

  11. Adelson
    o artigo é fantástico.
    Mas confesso: vou precisar ler mais de uma vez e detalhadamente porque são muitas informações.
    MinhA maior dificuldade está na questão do dominio sem o www.
    Fui lá no ZoneEdit, comecei a preencher o cadastro, mas daí bateu o branco…
    e se eu fizer alguma coisa errada porque faz tempo que eu configurei o blog para o dominio http://www.sonhareser.com.br
    E sendo sincera, não me lembro mais como agi.
    Então precisarei de muiiiiiita leitura pra fazer tudo certinho.
    Ai… qualquer coisa grito, viu. rs

    Vi sua história lá no blog da Juliana.
    Amei…
    Excelente.
    Deixo um abraço pra você.
    boa semana.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Liliane!

      Fico feliz em ver que agora seu domínio já está funcionando corretamente, tanto com quanto sem o WWW.

      E gostei muito de ver a história do Gerenciando Blog publicada no Dicas Blogger! Gosto muito do trabalho deles e acompanho a Juliana desde o início de meus blogs.

      Um abraço!

  12. Olá Adelson, bom dia!
    seus artigos são ótimos e venho pedir uma luz.
    Estou fazendo o SEO do meu blog e me deparei com um problema. De uma das análises que fiz, está acusando ROBOT. uso o widget do Diiht e creio que é ele que está gerando problema. Você acha que devo tirá-lo? Eu não gostaria, mas se for para a saúde do Blog, assim farei. Sei que o Google detecta os robos e não deixa o blog subir no ranking.
    Desde já agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcia!

      O robots.txt é um artigo que todo site na internet possui, e passa algumas informações importantes aos buscadores. Não creio que seja o widget do diHITT que esteja causando o problema.

      Qual é exatamente a mensagem que está aparecendo? Sabendo a mensagem, poderei ajudá-la.

      Um abraço!

  13. Gi e Eli disse:

    Adelson, gostaria de saber se uma vez mudado o domínio para .COM ou .COM.BR, se é possível retorar o uso para BLOGSPOT e voltar a ser gratuito?

    Gislene Goulart

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gislene!

      Isso é até possível, mas não há vantagens em fazê-lo (a não ser o fato de não pagar mais o domínio).

      É necessário ir até a área de Configuração do seu blog e, em "Publicação", clicar no X à frente do seu domínio próprio. Isso removerá as configurações e fará com que o blog volte a ser acessado pelo seu antigo endereço.

      Um abraço!

  14. Oi Adelson,
    Que bom, fique bem em quase todas as dicas. Meu blog ainda está pecando no design. migrei recentemente do Blogger para WordPress e essa parte do design ainda estou devendo.

    Parabéns pelo post, ficou muito completo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Um bom layout é realmente importante para todo blog. Ele atrai mais visitantes, torna o blog mais agradável e pode fazer até com que mais blogs criem links para seus artigos.

      Um abraço!

  15. Jo Ribeiro disse:

    Olá, Adselson

    Achei maravilhoso!!! a forma em que você coloca e explica no passo a passo, estou aqui em seu site a mais de uma hora, pode acreditar, é sensacional!!
    Parabéns!!! a partir de hoje estarei te seguindo e sucesso!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jo!

      Fico muito feliz que tenha gostado do Gerenciando Blog! Faço o possível para escrever artigos que sejam úteis e possam ser colocados em prática em qualquer blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  16. Oi Adelson, fiz a busca anônima no Google com o nome do meu blog como vc ensinou, apareci no topo da 2ª pag, maravilha, so tenho 40 dias de blogueira, mas, acho q fiz algo errado, ele nao mostra "a descrição do blog, o nome e foto do autor e os links do site" tudo num só lugar, cada pagina aparecem separados no Google, acho que não deve ser assim pelas regras do Google. como faço para unir tudo?
    Abçs e obrigada pelos ensinamentos!
    Yuki

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Yuki!

      Que ótimo resultado, especialmente em tão pouco tempo!

      Você já seguiu as dicas dos artigos cujos links eu citei na Dica 14? O primeiro passo é realizar as configurações que citei lá. Mesmo depois disso, pode demorar bastante tempo (até alguns meses) até que o Google exiba essas informações corretamente.

      Assim, continue realizando um bom trabalho em seu blog e você alcançará o sucesso.

      Um abraço!

  17. OLÁ ADELSON!
    Gostei mto da postagem, bastante esclarecedora e útil.
    Agradeço e sucesso!
    Até mais!

  18. Muito bom, tirei várias dúvidas nessa postagem!
    Beijos!
    Cris.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cris!

      As dicas deste artigo são muito importantes, pois foram listadas pelo próprio Google. É um ótimo início para quem pretende otimizar seu blog e receber mais visitas das ferramentas de busca.

      Um abraço!

  19. Marilucia disse:

    Adelson suas dicas de SEO são bem uteis, apliquei as que foram possíveis:
    na dia 01 não consigo redirecionar sem o WWW, aparece erro na a pagina como pode observar http://comoescreve.com/ na dica 14 quando pesquisei pleo nome do blog fiquei contente ao achá-lo 6º lugar na primeira pagina, lógico sem as outras informações, como foto, links e etc, mas só o fato de aparecer já é o suficiente já que o blog tem menos de 25 dias.

    Quanto as outras dicas vou implementando com o tempo e à medida que me familiarizando com elas.

    Parabéns!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marilucia!

      Acabo de fazer um teste e seu blog está sendo acessado corretamente pelo endereço http://comoescreve.com Acredito que era apenas questão de aguardar até que as configurações fossem publicadas.

      Quanto ao resultado, é um início bastante promissor! Continue aplicando as demais dicas e você terá resultados cada vez melhores.

      Um abraço!

  20. Anderson disse:

    Ótimo artigo! Certamente com essas dicas se tem um bom resultado nos sites de busca da internet.

  21. Este seu artigo foi uma verdadeira aula para quem está iniciando no mundo dos blogs. Vou ter que ler esse artigo mais de três vezes para esmiuçar cada dica dada.

    Obrigado pela dica.

  22. Estou iniciando e pesquisando sobre, cheguei neste artigo. O que era para ser uma simples pesquisa, se tornou numa verdadeira aula o qual fui explorando e já pondo em prática, passando assim horas aproveitando as dicas e dando sequência.

    Parabéns, muito útil!

  23. André disse:

    Muito bom o artigo, mas me deixou com uma dúvida.
    Na dica 1, parece ser importante existir naked domain. Esse assunto é só pra quem configurou um domínio seunome.com.br?
    Porque os blogs do blogspot já são configurados automaticamente, não? No entanto, na ferramenta do webconfs.com, qualquer site que eu digite, http://X.blogspot.com ela informa que "…is NOT REDIRECTING to any URL or the redirect is NOT SEARCH ENGINE FRIENDLY".

    Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      O "naked domain" só é mesmo necessário para quem tem um domínio próprio. Para quem utiliza o próprio endereço do Blogger (seublog.blogspot.com.br), não é necessária nenhuma configuração adicional.

      Um abraço!

  24. Grazi Góes disse:

    Eu como sempre, passeando por aqui… tmb, não tem como ficar d fora, seu conteúdo é bom demais!!!
    Aprendo muito por aqui e um dia chego lá…
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!

  25. Rafa Fox disse:

    Muito bom este artigo Adelson. Tinha muita coisa de SEO que ainda não tinha me informado. Seu blog é muito bom e sempre dou uma passada por aqui para ver as novidades e me capacitar mais ainda.

    Abraço.

  26. Paulo disse:

    Olá.
    Eu de novo.

    De acordo com o que entendi sobre SEO, é recomendado entrar no adwords do google e pesquisar as palavras mais concorridas. Então adicioná-las no blog, se for daquele nicho, claro.

    Mas hoje eu estava procurando no google informação sobre disponibilidade de URLs no blogspot.
    Entrei no google e digitei: blogspot url disponivel

    Na primeira página mostra um blog que tem apenas UM texto. Apenas uma postagem. Que relevância isso tem pra ser um dos primeiros?

    Sendo assim, não é melhor usar palavras menos concorridas?

    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Há duas abordagens com relação a palavras chaves: você pode tentar se posicionar bem com palavras chaves concorridas, pois a busca por elas é maior e há mais chances de ter mais visitas. Ou pode optar por palavras menos concorridas, onde será mais fácil ficar bem posicionado, mas também há menos público.

      E o Google leva diversos fatores em consideração para fazer o posicionamento nas buscas. As palavras chaves são apenas um desses fatores.

      Um abraço!

  27. alezandri disse:

    Excelentes artigos que tenho lido neste blogue nestes ultimos dois dias.

    E este artigo é muito importante, por mais atento que se esteja há sempre uma ou outra situação esquecida.

    O que mais me convidou a colocar este blogue nos favoritos são os temas acerca da optimização para os motores de busca. Estão 5 estrelas!

  28. Rui Quintas disse:

    Bons conselhos não só do artigo em si, mas mesmo até dos próprios comentários.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rui!

      Gosto muito da interação com os leitores através dos comentários. Como costumam ser levantados pontos interessantes nos comentários, eles também podem ser fontes de informações úteis.

      Um abraço!

  29. ... disse:

    Olá, muito bom o seu artigo, me esclareceu muitas duvidas sobre SEO. Venho pesquisando sobre SEO a algum tempo pois meu novo projeto esta para sair do forno agora em junho, mas tenho lido vários artigos e ebooks com uma linguagem muito técnica e sem citar exemplos. Parabéns, me ajudou muito!
    Obrigado, abraço.

    PS. até assinei o feeds por email!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo saber que o artigo tenha esclarecido suas dúvidas! O SEO não é um assunto complicado e acredito que possa ser entendido por todos, desde que explicado de forma simples.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  30. carlos correa disse:

    Olá Adelson

    Suas publicações são mesmo interessantes, além de serem colocadas de uma maneira bem prática para assimilação.
    Por isso, acompanho sempre o "Gerenciando Blog".

    Abraços,
    Carlos Correa

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Carlos!

      Fico muito feliz em saber que estou conseguindo manter os artigos em linguagem acessível! Meu objetivo sempre é permitir que todos possam entender e seguir as instruções.

      Um abraço!

  31. Oi! É a primeira vez que estou visitando seu blog e, como me foi indicado, é realmente muito bom.

    Eu acabei de fazer o redirecionamento do "naked domain", vamos ver se influi alguma coisa. Meu site está longe de conseguir o 1o lugar mesmo quando busco pelo nome dele, eu tenho certeza que fui punido mas já pedi reconsideração e sempre a resposta padrão de que não foi encontrado nada. Vim aqui na minha procura por uma explicação.. já perguntei e pesquisei por aí se pode ser por causa do domínio ".tk", mas ao que parece o problema não é esse. Estou sem saber o que fazer…

    Vou ler outros artigos, quem sabe eu encontre alguma coisa.. se de repente você puder me dar uma mão…

    Um abraço e.. puxa, parabéns mesmo por esse blog..

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que tenha chegado até aqui!

      Algo que vale a pena ser avaliado é a questão domínio grátis. Acredito que eu nunca tenha visto um domínio .TK ficar bem posicionado nas buscas. Por isso, vale a pena considerar a aquisição de um domínio próprio – que é muito barato.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  32. David disse:

    Simplesmente artigo incrível, parabéns amigo !

  33. Alexandre disse:

    Olá, Adelson;

    Uma pergunta: suponhamos que eu tenha um blog do tipo 'site.com.br/meublog' e crie um outro no mesmo dominio, do tipo 'site.com.br/meublog2'.

    Nesse segundo blog, eu irei utilizá-lo como um 'perguntas e respostas', respondendo às principais dúvidas de leitores (que são perguntas com palavras-chave que geram um tráfego muito bom ao blog 1).

    Ex: no blog 1, eu vejo que encontram o texto 'como cuidar do seu cachorro' facilmente através da palavra-chave 'como cuidar de cachorros'. Então, no blog 2,estrategicamente, vou fazer essa pergunta (como cuidar de cachorros) para colocar a palavra-chave em 'h1' e dar uma resposta forte, 'negritando' palavras-chaves relacionadas ao mesmo.

    O que acha dessa estratégia? Será que o google pode me punir por aparecer com 2 blogs diferentes de mesmo dominio rankeando bem em keywords qualificadas para o meu nicho?

    abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alexandre!

      Fazendo da forma como você citou, você terá duas "pastas" no mesmo domínio. Assim, não serão dois "sites" diferentes para o Google, mas sim duas seções diferentes de um mesmo site.

      Acredito então que não haja motivos para ser punido por isso.

      Um abraço!

  34. Ola, tenho um site/blog no blogger, tendo muitos links externos, vou colocar o meta de eventos trackEvent, porem, tou com dificuldade de colocar o código no html do site na tang ,
    li as instruções na pagina do Analytics (https://support.google.com/analytics/answer/1136920?hl=pt-BR).

    Agradeço a ajuda de vocês.
    Valdecir.
    .

  35. Rafael Pintor disse:

    Excelente artigo. Gostaria de aproveitar para fazer tirar uma dúvida. Recentemente, eu integrei as ferramentas: Google Analytics e Ferramentas para Webmaster, porém, surgiram duas opções para a associação do Blog. Uma com blogpost.com a outra com blogspot.com.br. Eu optei pela blogspot.com.br
    Gostaria de saber, se foi a opção certa para a integração dos dois serviços, pois, há a opção de reconfigurar para a outra alternativa.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Confesso que não sei em qual dos dois endereços estarão as informações do seu blog nas Ferramentas para Webmasters. Eu sugiro que você avalie os relatórios, para verificar em qual desses endereços estão sendo geradas as informações. É só ela que precisa ser vinculada ao Google Analytics.

      Um abraço!

  36. Alexandre disse:

    Bom dia! Muito boa suas informações! gostaria de saber se o título do blog tem que ser o mesmo do domínio escolhido? Ou posso ter o domínio Aparencia Do Carro e ter um título com outras palavras? Muito Obrigado!

  37. Erica Bosi disse:

    Olá Adelsom!
    Seu artigo foi muito útil para mim.
    Gostaria de saber se o PageRank ainda é importante e se ainda influencia na visualização do blog?
    Das todas as minhas metas, a mais difícil é esta. Não consigo mais do que 2 no Page Rank, mesmo que veja o blogue crescendo progressivamente.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Faz muitos meses já que o Google não atualiza mais o PageRank. Além disso, o Google já disse muitas vezes que ele tem pouca influência hoje para o rankeamento dos sites.

      Assim, não se preocupe caso não consiga evoluir com ele. Se os demais fatores estão indo bem, significa que você está indo na direção correta.

      Um abraço!

  38. jj pinheiro disse:

    ola, eu to com um problemão no meu blog da plataforma blogger fui punido por conteudo duplicado mas como faço para nao indexar as paginas de arquivos ja coloquei no robots personalizados desta forma:

    User-agent: Mediapartners-Google
    Disallow:

    User-agent: *
    Disallow: /search?updated-min=
    Disallow: /search?updated-max=
    Disallow: /search/label/*?updated-min=
    Disallow: /search/label/*?updated-max=
    Disallow: /view

    Allow: /

    Sitemap:http://assistafilmesgratishere.blogspot.com.br/sitemap.xml

    por que o google indexa ainda as paginas /search?update=

    e diz que uma descrição nao esta disponivel devido a um comando robot.txt e nao indexa meus post e paginas do meu blog e nem a pagina inicial esta indexando

    as tags de robos personalizados estão assim:

    pagina inicial : all
    paginas de arq de pesuisa: none
    padrão para postagens e paginas : all

    por que o google nao esta indexando minhas postagens e paginas estou quase desistindo.

  39. Paula Mello disse:

    Adelson, esse é mais um para a minha série "para estudar com calma" rsrs
    Muito conteúdo importante! Preciso ir ver cada link adicional por que todos estão fazendo parte de um sistema, que em várias etapas vai se completando.
    Imagino que a gente comece com alguns itens, mexendo aqui e ali e que com o tempo isso se torne uma rotina agradável.
    Obrigada, adorei como sempre =)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paula!

      Que ótimo saber que você gostou! A ideia é mesmo estudar cada um dos links, pois eles complementam este artigo.

      Espero que também sejam úteis para você!

      Um abraço!

  40. Adorei as dicas! Os textos estão super claros e foram muito úteis para mim.

  41. james disse:

    meus novos postes paro de ser indexado o que fazer?? me ajude por favor

  42. Lucas disse:

    Ótimas dicas , vou seguir algumas a risca (algumas outras eu ja seguia)
    Infelizmente meu site ( http://www.techtube.com.br) ainda não está bem rankeado. Mas com trabalho tudo vai dar certo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucas!

      Este é apenas o início de seu trabalho de SEO. Mas, o mais importante sempre será produzir conteúdo original e de qualidade. Essa é a base para o sucesso de um blog.

      Um abraço!

  43. Fabio Alves disse:

    Muito boas dicas. Valeu. Eu estou ganhando muitas posições no Alexa rapidamente, mas meu PR não está nem no zero. Não entendo o motivo.

  44. Suas dicas estão excelentes e você sintetizou muito bem o vídeo. Parabéns.
    Já pensou em escrever um artigo sobre a importância do conteúdo para o SEO dentro de projetos profissionais de Marketing Digital?
    Muito Sucesso em sua empreitada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Emerson!

      Obrigado pelos seus elogios! Vou pensar sobre a sua ideia. Mas, acredito que as dicas dadas neste artigo se enquadrem bem em qualquer projeto. E, como são dicas do próprio Google, podem ser utilizadas sem medo algum.

      Um abraço!

  45. Anônimo disse:

    Adelson, tudo bem? Eu descobri seu site hoje e não consigo parar de ler. Estou iniciando um blog e travei no primeiro post porque percebi que me faltam ferramentas importantes para torná-lo atraente, então, antes de continuá-lo resolvi buscar ferramentas para me ajudarem nesse "up grade" e foi uma surpresa muito agradável "topar" com informações de grande valor como estas que estão aqui. Já virou fundamental para meu aprendizado, nesse mundo chamado blog já tao explorado, mas ainda novo para mim. Muito obrigada! Thida

  46. Matheus BZ disse:

    Olá Adelson,

    Meu site e meus artigos estão com o SEO perfeito, já usei vários plugins que apontam nenhuma melhoria a fazer, mesmo assim o Google demora a indexar meus artigos, mesmo divulgando em vários sites e redes sociais e quando são indexados ficam da página 6 para mais.
    Porque isto pode estar acontecendo ?

  47. Alexandre disse:

    Para iniciante são as melhores dicas.

  48. Marcos disse:

    Ótimo artigo bem completo. Quero aplicar essas técnicas pra ve se melhora o posicionamento do meu site. Valeu abraços

  49. Artigo bastante completo, fiquei feliz em saber que existem pessoas realmente interessada em fornecer conteúdo de qualidade em SEO, a maioria que vejo tem sido dicas muitos superficiais.

  50. Lucas disse:

    Conteúdo bem extenso e completo. Parabéns!

  51. Paulo Roberto disse:

    Achei muito interessante as quinze dicas, apenas o tópico, metatag description, não ficou muito claro, alias parece que não existe um consenso com relação a sua relevância, sei que no meu caso
    em algumas palavras chaves aparece o resumo descrito na metatag, apezar de alguns profissionais de seo dizerem que hoje em dia não se deve perder tempo com esse ítem.

  52. Muito bom. Colocando em prática suas dicas!

  53. Muito bom e útil o conteúdo da postagem, tenho uma dúvida. Eu tenho um blog de humor, e geralmente as postagens são compostas quase toda por imagens, as dicas de SEO também se aplicam nesse caso? Valeu 😉

  54. Estou montando meu BLOG e vasculhando o seu, ótimas dicas obrigado.

  55. Eduardo disse:

    Olá Adelson, excelentes dicas! Parabéns!

    Você saberia me dizer se o modelo de arquivo do blogger tem algum efeito positivo ou negativo no SEO? O blogspot dá algumas opções, ex.: hierarquia, tanto faz o modelo?

  56. Paulo Roberto disse:

    Gostei muito do Blog, confesso que fui atraído pelo fato do blog ser estar classificado como Pagerank 3.
    Não sou hipócrita, é isso que faço, leio postagens de sites ranqueados para melhorar meu próprio. E é justamente por ler que posso parabeniza-los, pela veracidade das informações, só quem começa um negócio com base nas informações extraídas da web sabe dar valor a um blog como esse.

  57. Paulo Roberto disse:

    Olá Anderson,
    Sou leitor do blog, e tenho por hábito ler também os comentários, não pude deixar de observar sua explicação concernente ao PageRank.
    O que suscita uma pergunta, O Google substituiu esse algoritimo por outro ainda não divulgado ou realmente pretende atualiza-lo?

  58. OBRIGADO Adelson Smania, com sua dicas tenho certeza que meu negocio vai dar uma alavancada a mais, procuro ideias e dicas como essas quase sempre, parabéns pelas dicas. 100%

  59. Excelente artigo Adelson, algumas das dicas já tenho posto em prática, mas vou complementar com as demais. Valeu!
    Sucesso!

  60. Excelente artigo Adelson, algumas dicas já coloco em prática, mas vou complementar com as demais. Valeu!
    Sucesso!

  61. João Marcos disse:

    Maximize a monetização do seu Blog/Site com o PopAds. A melhor ferramenta quando se trata de publicidade em popunder, confira!
    https://www.youtube.com/watch?v=UoHqjghFV5I

  62. elievelton disse:

    Eu uso esse site http://seosite.ws ele faz uma analise completa do meu site aponta os erros que minha pagina tem e me dar dicas das melhorias recomendo essa ferramenta sem falar que é Grátis só digitar a url e pronto rapidinho

  63. Dicas que valem a pena.. Mesmo que passe o tempo! Obrigado, gosto muito deste assunto.

  64. Obrigado pelo artigo, muito básico na verdade para os iniciantes começaram a focar. Mas, também um resultado de ver se o que fizemos, ao longo dos anos está de encontro com o que foi mencionado.

  65. Tamara Melo disse:

    Olá,Adelson. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu excelente blog! Suas dicas são de grande ajuda para todos que têm blog,principalmente no meu caso,que estou iniciando nessa área. Suas postagens são sempre completas e bem explicativas.
    De grande ajuda mesmo!
    Obrigada!

  66. Jorge Luis disse:

    Básico e ao mesmo tempo essencial o conteúdo deste artigo! obrigado pelo compartilhamento.

  67. Minnie Me disse:

    Muitos parabéns pelo artigo.
    Excelentes dicas! Algumas nem fazia ideia.

    Obrigada

  68. Klebes disse:

    Adorei as dicas, muito conteudo, irei aplicar em meu Blog de informatica pois concerteza irei me posicionar melhor nos buscadores

  69. Chinês Já disse:

    Ajudou muito! Vou aplicar no meu Blog.

    Grande abraço!

  70. Adorei o artigo, tenho um blog recente sobre o empoderamento da mulher no esporte e estou procurando sempre dicar para otimiza-lo. Obrigada.

  71. Lima disse:

    Apensar de ser uma explicação antiga, mas é muito coerente pra quem está começado nesta área de seo que é uma informações que acredito que ajuda muitas pessoas. Muito bom.

  72. Nilmaicon disse:

    Ótimo artigo, parabens! :like:

  73. Oficina Troller disse:

    Obrigado pelas dicas, algumas ja conhecia outras reforçaram o que suspeitava…rs. Seguimos na luta de um bom posicionamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!