Blogger noções básicas Camila Fiori

Como editar o HTML de seu template no Blogger

Blogger130Há diversas situações em que você precisa editar o HTML do seu template no Blogger: adicionar recursos especiais, realizar pequenos ajustes, alterar seus estilos etc.

Embora seja uma operação relativamente simples, são necessários alguns cuidados para evitar problemas em seu blog.

Neste artigo, você aprenderá como realizar as alterações de forma segura, minimizando os riscos de afetar negativamente o seu blog.

Antes de continuar lendo o artigo, sugiro que assista o vídeo abaixo que fiz sobre Taxa de Rejeição. É um assunto muito importante para quem tem blog:

[Ads2Cash video=”https://www.youtube.com/watch?v=pp6sK4IXP74″]
 
 

Introdução

Este é mais um artigo com noções básicas para quem tem um blog no Blogger.

Embora com os novos recursos haja poucas alterações que realmente precisem ser feitas no HTML do template, elas ainda existem.

Assim, este artigo tem o objetivo de fornecer as informações necessárias para que todos consigam realizar essas alterações.

Antes de começar as instruções, faço uma recomendação importante: as alterações feitas diretamente no HTML do seu blog podem causar problemas em seu funcionamento e na visualização das informações.

Por isso, uma boa estratégia é você realizar as alterações primeiro em um blog de testes e só aplicá-las em seu blog oficial quando tiver certeza de que estão funcionando corretamente.

Caso você ainda não tenha um blog de testes, basta seguir as orientações do artigo Como criar um blog de testes no Blogger.

Como editar o HTML do seu template

Vamos às instruções para você realizar alterações no HTML de seu template no Blogger:

1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique no nome do blog cujo HTML você deseja alterar.

Como editar o HTML no Blogger

3. No menu lateral esquerdo, clique em “Modelo”.

Como editar o HTML no Blogger

4. Clique no botão “Editar HTML”, abaixo da caixa “Agora no blog”.

Como editar o HTML no Blogger

5. Na mensagem de confirmação, clique em “Prosseguir”.

HTMLBlogger04

6. Você verá agora o HTML do seu template. Para que o código seja exibido por completo, é necessário marcar a caixa “Expandir modelos de widgets”.

Como editar o HTML no Blogger

7. Você tem agora duas opções:

 

  • Você pode fazer a edição do seu código diretamente no navegador, nessa mesma caixa que está aberta.
  • Eu prefiro copiar o código e colá-lo em um editor de texto (como o Notepad++, que mostrei no artigo 5 ferramentas grátis para apoiar seu blog). O editor possui mais recursos e facilita a edição. Caso prefira fazer dessa forma, você pode clicar em qualquer trecho do texto e utilizar as teclas CTRL+A (ou botão direito, “Selecionar tudo”) e depois CTRL+C (ou botão direito, “Copiar”) para copiar todo o código. Depois, é só utilizar CTRL+V (ou botão direito, “Colar”) para colar todo o código no editor de texto. Com este método, você pode salvar também uma versão do arquivo original que servirá de back-up para o caso de precisar voltar seu blog ao estado original.

8. Após realizar a alteração desejada no código, clique no botão “Visualizar”.

Isso fará com que seja aberta uma nova janela de seu navegador, mostrando como ficará o seu blog após a mudança no código.

HTMLBlogger06

Se, ao invés de aparecer a imagem do seu blog, for exibida uma mensagem parecida com a abaixo, isso significa que você cometeu um erro durante a edição.

Você deve corrigi-lo ou clicar no botão “Limpar edições” para começar novamente.

Como editar o HTML no Blogger

9. Quando você terminar a edição, basta clicar no botão “Salvar modelo”.

Somente neste momento é que as alterações serão aplicadas ao seu blog.

Por isso, você só deve fazer isso quando as alterações estiverem finalizadas.

Como editar o HTML no Blogger

Como transferir o template para o seu blog oficial

Caso você tenha optado por fazer as alterações antes em seu blog de testes, é bem simples passá-las para o seu blog oficial:

1. Após finalizar todos os passos do item anterior, realizar o procedimento de cópia do código:

  • Clique em qualquer trecho do texto;
  • Utilize as teclas CTRL+A (ou botão direito, “Selecionar tudo”) para selecionar todo o código;
  • Pressione CTRL+C (ou botão direito, “Copiar”) para copiar todo o código.

2. Realize os passos 2 a 6 do procedimento anterior, mas desta vez em seu blog oficial.

3. Selecione todo o código do blog oficial, apague-o e cole (CTRL+V ou botão direito, “Colar” ) o código que você copiou do blog de testes.

4. Por segurança, realize também em seu blog oficial o passos 8 do procedimento anterior, para garantir que não houve erros na cópia.

5. Quando tudo estiver correto, realize o passo 9 para salvar o código em seu blog oficial.

Pronto!

O procedimento pode parecer longo, mas é bem simples e rápido de ser feito.

Com o tempo, você conseguirá realizá-lo com facilidade em seu blog.

Você tem alguma dica ou informação adicional?

Deixe um comentário!

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

83 Comentários

  1. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai ?

    Mais um excelente artigo que sem dúvidas vai ajudar muitos blogueiros, principalmente os iniciantes que não estão familiarizados com estas ferramentas. Me recordo que passei muitos meses desejando fazer alterações no Html, mas achava que jamais conseguiria e descartava toda mudança que solicitasse mexer no código. Até que um dia não teve mais jeito e precisei mesmo "me aventurar". Não encontrei um tutorial com este passo a passo, fui seguindo os passos sugeridos pelo tutorial da mudança que eu desejava fazer e aos poucos fui perdendo o receio.
    Suas orientações está super claras e fáceis de seguir, como sempre. Como disse, é preciso muito cuidado nesta hora, nada de afobação, já aconteceu comigo de clicar sem querer em Salvar ao invés de visualizar e aí já viu né rsrs Temos que reverter tudo…
    Fazendo com calma, com o tempo vamos nos adaptando e desta forma é possível personalizar o blog, deixando ele do nosso jeitinho 🙂
    Até hoje, fico apreensiva ao mexer no Html ou trocar de template, procuro fazer com calma e prestando atenção, uma simples vírgula pode atrapalhar todo o processo 🙂
    Sua dica da criação do blogs de testes é muito importante, demorei a criar um, mas depois que criamos, tudo fica mais fácil e podemos testar as mudanças com mais liberdade e calma 🙂
    Parabéns pelo artigo e por compartilhar conosco seus conhecimentos 🙂
    Milhares de novos blogs são criados a cada dia e instruções como estas são muito úteis e facilitam nossa vida 😉

    Grande abraço e boa semana 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Muito obrigado pelos elogios e por compartilhar sua experiência conosco!

      Como conversamos antes mesmo de publicar este artigo, a intenção dele é justamente fornecer orientações para quem ainda tem esse receio ou dificuldade para realizar alterações diretamente no HTML. Como elas podem causar efeitos negativos, é melhor cercar-se de cuidados para evitar transtornos.

      Um abraço!

  2. João Vítor Dias disse:

    Adelson, uma coisa que notei é:
    no Blogger in Draft (nova versão), não é possível excluir widgets através do HTML. Já na versão antiga, é possível fazer.

    Sabe qual é o problema?
    Eu também já entrei em contato com o Blogger, mas não responderam.

    Ótimo artigo!
    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Infelizmente, não sei dizer porque isso acontece. Como você disse que funciona na versão oficial mas não no Blogger in Draft, é bastante possível que se trate de um bug que venha a ser corrigido em breve.

      Um abraço!

  3. Ana Clara disse:

    Concordo com a Samanta. Às vezes vejo algumas pessoas reclamando nos comentários de blogs com tutorias que os posts se tornaram repetitivos e são muito básicos. O seu vem de encontro a essas opiniões, pois ainda que trate de algo que deveria ser a base de quem está começando, consegue fazê-lo com clareza e simplicidade. Parabéns por mais um post útil aos leitores.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana!

      Muito obrigado pelos elogios!

      A questão dos tutoriais repetitivos é complicada para quem tem um metablog – que é o meu caso. Como todos temos acesso às mesmas fontes de informação, é natural que, ao sair uma novidade, todos escrevam sobre o mesmo assunto.

      O que sempre procuro fazer é criar um diferencial. Por isso, sempre procuro explicar os pormenores envolvidos e acrescentar informações úteis, justamente para não ser apenas "mais um artigo".

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  4. Mauricio Lessa disse:

    Olá Adelson!

    Esse é um artigo que a meu ver todo blog que se propõe a ajudar os blogueiros tem que ter, podem até falar que esta repetitivo mas eu discordo.
    Eu mesmo publico várias coisas que já existe em outros blogs sem medo algum de ser repetitivo pois eu tenho que ter uma variedade de artigos que ajudem os meus poucos leitores.
    Ultimamente estou procurando um artigo que ensine a reproduzir imagens como essas que você colocou do painel do Blogger para ilustrar os artigos e não encontro nada que seja de qualidade.
    Fica a dica para o próximo artigo. rsrsrs
    Abraço Adelson e sucesso sempre…
    Sou teu fã.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maurício!

      Que ótimo que veja artigos assim desta forma! Para mim, são realmente itens obrigatórios em um metablog, especialmente porque cito esses artigos básicos em outros, evitando que se tornem instruções repetitivas.

      Quanto às imagens, no artigo Como Editar Imagens para seu Blog eu explico passo a passo como capturo e edito as imagens dos meus artigos. Espero que seja útil para você!

      Um abraço!

  5. Bloggermin Oficial disse:

    Olá Adelson!

    Excelente artigo e com sempre bastante explicado.

    Abraços

  6. sonhareser.com.br disse:

    oi Adelson
    como você explicou nos comentários, pode parecer repetitivo o assunto. Só que eu penso que cada pessoa tem a sua maneira de explicar as coisas.
    No seu caso, penso que a gente aprende com mais facilidade, porque você é bem didático, vai no passo a passo.
    Isso é importantíssimo pra quem tem dúvida e está inseguro, né.

    Acredita que eu não tenho um blog de testes? rs
    Vou providenciar.
    Grande abraço.

    Liliane.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Liliane!

      Muito obrigado por seus comentários! Fico muito feliz com seu retorno sobre o meu método. Realmente, procuro explicar as questões com o máximo de informações possível, para que todos possam entendê-las e segui-las.

      E sugiro que você realmente crie um blog de testes! É uma ótima forma para você testar e experimentar à vontade, sem precisar se preocupar em prejudicar seu blog oficial.

      Um abraço!

  7. Raul Campani disse:

    Olá Adelson,
    Comecei a seguir o seu blog hoje, estou achando bem legal e com informações bem completas.
    Eu também ainda não fiz o blog de teste, mas vou fazer, pois cheguei a conclusão que realmente tem de ser feito. Há alguns dias atrás eu fiz uma alteração no meu template, seguindo uma postagem do Dicas Blogger, onde explicava como colocar o hack leia mais com imagens nos modelos do blogger, só que eu fiz direto no meu blog, visualizei e vi que estava legal e salvei. Ficou tudo certo, só que depois eu notei que as postagens depois daquela data, quando eu tento compartilhar o link na minha página no Facebook, não aparece a miniatura da imagem, nem o título da postagem, somente o link. As postagens anteriores não tem este problema, só as posteriores a esta alteração. Depois que notei isso, como eu tinha feito o backup do template anterior, então eu restaurei, porém ainda ficou com o mesmo problema. Não sei exatamente se este problema está sendo ocasionado por isso, mas se você tiver alguma dica de como resolver, eu agradeceria.
    Um abraço,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Raul!

      Fico feliz com sua visita e também por começar a seguir o Gerenciando Blog!

      Realmente, ter um blog de testes é essencial para evitar surpresas desagradáveis em seu blog oficial.

      Mas, é estranho que a alteração específica que você citou tenha causado esse reflexo no Facebook. Eu fiz um teste compartilhando a sua postagem mais recente. Aparentemente, tudo funcionou de forma correta, mostrando o título e o conteúdo. Veja em http://gerenciandoblog.webs.com/TesteFB.png.

      O erro ainda persiste para você?

      Um abraço!

  8. Raul Campani disse:

    Olá Adelson!
    Parece que o problema já foi resolvido, o compartilhamento desta vez ocorreu normalmente. É possível que não tenha a ver com a alteração que eu fiz e seja apenas uma coincidência, sei lá.
    Obrigado e valeu pela sua atenção.
    Um abraço!

  9. Eu mesmo disse:

    Olá amigo ótimo tutorial, mas vc pode ensinar como linkar botões do tipo contato, home etc. para a página desejada?, pois eu até tentei ver no código html "href" nos botões para colocar o link, mas não achei, vc sabe dizer o que fazer quando o template não tem o "href" para linkar os botões?
    Valeu.

  10. Edgard Cruz disse:

    Adelson Smania, tentei fazer tudo certo, mais esta dando este codigo e não sei o que fazer tem como me ajudar, segue codigo

    Erro ao analisar XML, linha 2170, coluna 79: The reference to entity "m" must end with the ';' delimiter.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edgard!

      Erros assim costumam indicar que foi feita alguma modificação em seu código que não está correta. Nesses casos, o melhor a fazer é recomeçar a edição do seu template: copie novamente o código do seu blog, faça as alterações necessárias e o salve.

      Um abraço!

  11. Lidiane Matias disse:

    Adorei! Mas sou muito novata nisso e não sei o que fazer com os códigos… não sei o que apagar e como alterar.
    Fiz todo o processo, as realmente não sei como fazer para modificar…
    Me ajude por favor!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lidiane!

      Neste artigo, eu apenas ensinei como fazer a edição do HTML. Em diversos outros artigos do Gerenciando Blog, você verá dicas de alterações que podem ser feitas no template.

      Um abraço!

  12. Jb Santos disse:

    Ola, troquei um novo template e não consigo adiocionar os marcadores,da uma olhada > http://tudoparaandroidtech.blogspot.com.br/

  13. thomaz disse:

    Adelson, tudo bem? já tenho perguntas em 3 de seus foruns. Bem estou querendo mudar o botão de compartilhamento. já peguei o novo código no SOBOO, conforme tua indicação. fui na edição HTML e achei o "div class-post body"", mas não sei o que realmente devo apagar para colar o outro. não sei qual extensão daqueles códigos estranhos pertencem ao botão de relacionamento que já tenho.
    Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thomaz!

      Para instalar o SoBoo, você não precisa fazer substituição de código: basta colar o código indicado abaixo dessa linha, sem remover nada.

      A remoção dos botões de compartilhamento do próprio Blogger pode ser feita como mostrado no artigo Defina o que Será Mostrado com seus Artigos.

      Um abraço!

    • thomaz disse:

      Obrigado Adelson. já li o artigo referido. Então, eu vou lá e clico na caixinha :mostrar botão de compartilhamento, face, twiter, etcc. depois adiciono os novos botões pelo SOBOO, ok? mas e como fica aquela caixinha que desmarquei. se marcá-la novamente, não vai aparecer duas sequencias dos botões?
      Valeu.

  14. tonyrson maia disse:

    E ai Adelsom como vai?

    Muito bom seu artigo já coloquei a perder meus templates tantas vezes que nem me lembro mais as vezes, rsrsrs, que por uma simples edição desastrosa apaguei tudo e tive que começar do zero comprometendo minhas pósições em buscas orgânicas e baixando meu page rank a zero.

    Pontos positivos com essas tantas vezes hj me sinto mais seguro, por que apreendie errando e como errava rsrsrsrsr chegando a abandonar por inteiro alguns blogs que inicie e tava começando a ganhar audiencia mais vamos que vamos quem sabe esse ano não inicio um novo projeto cada vez com mais experiência que ontem Graças a vc e o GB….

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tonyrson!

      Que ótimo saber que o artigo o ajudou! Em meu caso, além de todos os cuidados que cito no artigo, ainda utilizo um programa que controla todas as versões dos meus templates, permitindo voltar a qualquer ponto dele.

      É uma ótima forma para não perder o trabalho realizado!

      Um abraço!

  15. Murillo André disse:

    Olá Adelson! Tranquilo cara?

    Tenho um Blog e "não consigo colocar os CSS"(Colocar eu sei)! Por onde eu começo pra poder colocar um CSS no lugar certo do HTML?? Me ajuda por favor!!

    Abraços!

  16. MultiClick Vitor Procópio disse:

    Olá Anderson, obrigado pelas dicas. estou começando agora e estou querendo alterar o tema do meu Blog. Baixei um tema e fiz o upload deleporém não sei como fazer para configurar o tema novo, em "personalizar" bloqueia um monte de opções com a nova template. Gostaria de trocar as imágens, as posições de algumas colunas, algumas cores, porém não há opção para isso. Vc poderia me ajudar?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vitor!

      Há algumas opções que você pode alterar através da área Personalizar, dentro de Modelo. Mas, isso depende do template que você escolheu.

      Para as demais, é mesmo necessário editar o HTML e saber onde realizar as alterações.

      Se você não conseguir realizar isso sozinho, você pode nos contratar para fazer isso por você. Se houver interesse, veja como proceder no menu "Serviços".

      Um abraço!

  17. BAIXAR MIDI disse:

    Óla Adelson,

    Customizei um template no Blog de Testes, testei e tudo funcionou certo, porem quando coloquei no blog de destino o Blogger diz que tem erros, aparece o logo do Blogger partido ao meio, conclusão: vou ter que tirar do ar um blog que embora o lay-out não era grande coisa ele funcionava bem.
    Noto que com as mudanças do Blogger, principalmente na área de customizar templates tem aparecido problemas que antes não apareciam. Mudanças no template que eu fazia sem problema agora com as mudanças estão sempre dando problemas. O que pode estar causando isso ?

    Abração

    Ademir Palaciso

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ademir!

      Vi diversas pessoas reclamando que tiveram problemas com o novo editor, mas para mim ele trouxe pouco impacto negativo. O que não gostei mesmo foi a visualização da páginas, mas o restante continua funcionando bem.

      Você tentou colocar esse mesmo template em um novo blog para avaliar se ele funcionará corretamente nele?

      Um abraço!

  18. Black Dragon Team disse:

    Bom Dia Adelson

    Preciso de uma ajuda.

    Coloquei um template em meu blogeer, coloquei alguns menus e sub menus. Baixei o template no site SORA TEMPLATES. E agora fui editar novamente o HTML em meu blogger, e da uns 5 segundos e ele me redireciona pro site SORA TEMPLATES, de onde eu o baixei, sim saindo da página do blogger e indo pro site de onde baixei.

    Preciso saber como resolvo isso, pra eupoder mexer em meu blogger.

    Desde ja agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É um comportamento estranho, que não vi acontecer antes. Uma alternativa é você definir outro template para seu blog, antes mesmo de clicar em "Editar HTML". Isso deve resolver seu problema.

      Um abraço!

    • TIEGO MATIAS disse:

      Isso aconteceu porque você retirou os direitos autorais da SoraTemplates.

  19. Zeamerica atualizacoes disse:

    Olá Adelson eu fiz uma postagem aqui no meu blog e no final do .html aparece isto http://www.meublog.com/postagem.html#.UdiN1vkQ1k1
    Sabe me dizer o que significa estes caracteres no fim da url que aparece em todas as postagems do meu blog? Parabéns pelo site abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Normalmente, isso é causado pela instalação de serviços no Blogger, como o Tynt, por exemplo. Visitei seu blog e, aparentemente, o problema está resolvido agora. Correto?

      Um abraço!

  20. Anônimo disse:

    Amigo to com um problema no meu blog, no lugar do título do blog, em vez de aparecer escrito o nome aparece a url dele… eu tentei mudar mas não consegui…
    Eu adicionei Nome Do Blog no código do template, pra tentar resolver o problema, mas desse jeito alterou o titulo de todas as postagens do blog…
    Tem alguma forma de mudar o título apenas da pagina inicial??
    Sempre me deparo com seu site quando estou fazendo pesquisas no google tentando resolver problemas que surgem… achei que você pudesse saber a solução
    Ficaria muito agradecido se você pudesse me ajuda… Valeu.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É difícil avaliar sem saber o endereço do seu blog. Normalmente, isso é resolvido sem precisar modificar o template, apenas alterando o Título nas configurações do blog.

      Um abraço!

  21. Marcos disse:

    Olá Adelson!
    Instalei um novo template no meu blog e ao editar a descrição no cabeçalho (em Layout), o cabeçalho ficou desconfigurado. Ele devia ficar no lado esquerdo do blog (nome do blog e descrição), mas esta quase no meio. Já fiz isso muitas vezes, mas esse problema nunca aconteceu antes. O template que tinha instalado devia ter algum erro que desconfigurou o cabeçalho do blog.
    Já instalei outros templates para o Blogger na intenção de reverter o erro no código, mas o problema persiste.

    Exclui várias vezes o cabeçalho (Header 1, em editar HTML), e instalei novamente outro template, mas não resolveu.
    Me avise, caso você tenha alguma dica (ou serviço) de como resolver o problema.

    Um abraço!

  22. José Marcos disse:

    Olá Adelson!
    O problema no cabeçalho do blog foi resolvido, não sei como, mas hoje o cabeçalho voltou para a posição correta no template.
    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Desculpe, não tinha percebido que o comentário acima também era seu! Devia ser então alguma instabilidade no Blogger. Que bom que agora esteja correto.

      Um abraço!

  23. fatima maria disse:

    Ola por favor voce pode me ajudar?? porque sempre nos meus templates da erro template The element type "b:skin" must be terminated by the matching end-tag "

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fatima!

      Esse erro normalmente ocorre quando é feita uma edição no template e ele fica com tags erradas.

      O problema também ocorre se você colocar em seu blog um template que baixar da internet?

      Um abraço!

  24. Taay Galvão disse:

    Eu tenho que comentar, adorei seu blog, me ajudou, mas ver se vcê entende meu problema.
    A meu ver é simples: eu edito, aliás, retiro o cabeçalho, visualizo, tudo ok, quando vou editar outra coisa, como por exemplo, cor do fundo, o cabeçalho tá lá de novo.
    É como se meu html não estivesse sendo atualizado, eu sempre salvo, mas sempre volta o que era antes.
    E agora? Tem jeito isso?
    Desde jah, muito, muito, muito obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Taay!

      Pela descrição do seu problema, parece ser um bug temporário do Blogger, ou um problema apenas em sua máquina.

      Você ainda está com esse problema? Caso esteja, sugiro que você tente fazer o mesmo procedimento por outro navegador (Google Chrome, Firefox etc.) para verificar se ele é resolvido.

      Um abraço!

  25. Érico José disse:

    Olá Adelson, vejo em vários artigos a instrução de expandir modelos de widgets, mas na nova interface do blogger não tem esse botão. Sempre fico perdido.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Érico!

      Na nova interface do editor, isso não é mais necessário. Basta você entrar no editor e utilizar as teclas CTRL+F para localizar o ponto desejado dentro do código.

      Um abraço!

  26. Nathalia Gonoring d' Assumpção Neta disse:

    Como adiciono links no topo do blog?

  27. Tatiana Ottoboni disse:

    Oi, por favor, preciso muiiiiiito de sua ajuda!!! Estava editando um texto de uma das minhas postagens e sem querer apaguei-o e salvou automaticamente o post em branco, existe como eu voltar no estado anterior? Ou seja, o que eu quero saber é se existe a possibilidade de eu voltar o blog para o dia anterior, quando o post estava com o conteúdo salvo e não estava salvo em branco. A necessidade existe porque o texto era um compilado de informações e não tenho as fontes, ou seja, não tenho como refazê-lo e preciso muito recupera-lo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tatiana!

      Infelizmente, o Blogger não permite isso. Se você tiver um backup das postagens do seu blog, poderá voltá-lo em um blog de testes e recuperar o texto.

      Uma última possibilidade é buscar esse artigo no Google. Se ele for encontrado na busca, você pode clicar na setinha após o endereço do artigo e tentar utilizar a opção "Em cache".

      Um abraço!

  28. Gleyse Vieira disse:

    Olá Adelson,
    adorei suas explicações, muito objetivas!
    to começando um blog e baixei um template do google e já instalei no meu blogue. Mas está aparecendo algumas coisas que não funcionam, como por exemplo "inscrever-se" no menu direito e eu não sei como altera-lo. Também tem uns links "Entries (RSS) Comments (RSS)" na parte superior que quando clico abre uma página em html, mas tbm não sei para que serve, poderia me ajudar? Esse é o meu blog: http://territorio6.blogspot.com.br/ Fico grata!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gleyse!

      Na verdade, essas opções estão funcionando corretamente, pelo que vi em seu blog. Elas são utilizadas para que as pessoas possam se inscrever em seu blog utilizando ferramentas e serviços que leem RSS.

      Você até pode removê-los, mas é necessário editar o seu HTML ou remover os widgets que fazem com que eles apareçam.

      Um abraço!

  29. nico terezin disse:

    saber onde começa o cabeçalho eu sei mas onde termina eu não sei

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nico!

      Não entendi bem a sua questão. Em HTML, todos os elementos começam com uma tag de abertura (por exemplo <head>) e terminam com uma tag igual, somente acrescentando uma barra (por exemplo, </head>).

      É isso o que você gostaria de saber?

      Um abraço!

  30. Mariana Almeida disse:

    Oi Adelson, eu baixei da internet um layout free para o meu blog. Segui todas as recomendações mas não consigo colocar o nome do blog no layout (e nas fotos do site de onde eu retirei tinha o nome do blog tudo certinho no cabeçalho). Tu sabe me dizer em que parte do HTML eu posso ajustar isso ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mariana!

      Normalmente, para colocar o nome do seu blog você não precisa editar o HTML. Os templates geralmente mostram no cabeçalho o título do blog. Assim, basta acessar as configurações do seu blog em http://www.blogger.com e preencher o título.

      Caso não funcione, será necessário avaliar o seu template para saber qual é o problema.

      Um abraço!

    • POST MAKE CHAVES disse:

      Boa tarde Adelson eu também baixei um templante free fiz todas as edições mais não sei como colocar foto em baixo do ícone Sobre mim. Você pode me dar uma dica de como adiciono essa foto. Porque no templante original veio o titulo sobre a blogueira e a foto em baixo.Fiz toda edição mais não tive sucesso nesse quisito e o pior é que já salvei. Me ajuda ai por favor!

  31. Mad Hatter disse:

    Obrigado pelas informações! Foram-me muito úteis, estou aprendendo bastante com as dicas. Está bem explicado, de forma simples e objetiva! Parabéns e muito sucesso!

  32. Thais Alves disse:

    oiiiii. pois bem a unica coisa que eu nao entendi foi: posso escrever qualquer coisa no html?? o que eu posso escreve (e onde) para alterar exatamente o que eu preciso? ex. preciso de um cabecalho, é possivel usar o html para fazer isso? se sim, onde eu escrevo, e o que?

  33. renatogeraldo disse:

    Ainda nao conseguir resolver, estou com umas postagens sobre postas. Nem sei se é esse tal template.

  34. maurino moreira disse:

    Olá Adelson, um amigo me enviou um layout, eu instalei tudo normal, mas o problema é que as imagens não aparece , veja como ficou no blog de teste.

  35. Blush me disse:

    Boa noite, por favor não repare minha total ignorância sobre o assunto rs. Eu baixei um layout free, e estou satisfeito com ele, porem fiz um logo e ele so fica justificado a esquerda da tela e gostaria que ficasse no meio do cabeçalho. Não sei se essa configuração é especifica do layout ou se tem como editar. Pode me ajudar?

    Agradeço desde já

  36. cantinho fc disse:

    como remover imagens do blogger usando o HTML!!!

  37. Patrícia Karina disse:

    Olá, Tenho um blog de modelo antigo, e fiz uma cópia do HTML dele e salvei no word. Minhas alterações não deram certoa mais , acho que inseri algum enter nele, nem sei onde,mas enfim, como faço agora para colocar esse modelo salvo de volta? Não sei se copio tudo que está no documento e colo tudo no HTML, ou seé só alguma parte. Se puder me ajudar, agradeço muito. Obs: Não usei o modelo novo, mas sim "exportar blog" e salvei e agora tentei "importar blog", mas diz que tem erros de "xml". Grata!

  38. sjose educação disse:

    Olá! Obrigada pelos seus posts! Olha só, tenho um blog atrelado a educação e com muitos links para outros sites educativos com jogos online. Gostaria de saber como faço para que o ícone de abertura de um outro site seja por uma imagem ao invés de ser pelo ícone do link.

    Obrigada!

    =)

  39. kvtfeminino disse:

    Ola Adelson, bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo blog, tem muito informação interessante que pode nos ajudar. Valeu mesmo!

    É o seguinte, eu criei uma página nova no meu blog e parte da página principal do blog, porém quero entrar no html desta nova página e não estou tendo visão, ja fui em configurações da página, em opções "Mostrar html literalmente" e não funciona, aparece a página em branco.
    Por favor teria uma ideia de como fazer isso?
    Abraço!

  40. Johny William disse:

    Como faço para remover o "search/label/%23" do link dos marcadores do blogspot pra ficar: "seuendereço.com.br/nomedomarcador"

  41. eu disse:

    ola, estou fazendo um site, mais estou com uma grande dificuldade em fazer algumas alterações, umas delas e por a foto no site e n sei como fazer isso pois o inspecionar elemento não salva os aplicativos, já tentei de tudo. preciso de ajuda, o site que estou usando e esse http://www.loja2.com.br

  42. Egdm Comunicação Visual disse:

    quando colo meu html e pesso para visualizar aparece essa msg There should be one and only one skin in the template, and we found: 0

    como corrigir isso?

    att.

    Osvaldo

  43. Reumatologia Cearense disse:

    Olá
    Parabéns pelo blog.
    Baixei um template para o blogspot, que na minha opinião tem menu demais, tentei achar o Locked para colocar 'false' mas não encontrei no html, consegui excluir sub categorias, mas não um menu.
    http://reumatoceara.blogspot.com.br/
    Pode me orientar?

  44. Robson Alves disse:

    Olá, estou tentando colocar códigos de anuncio no meu blog, gerei o codigo, achei o html, mas quando colo aparece esta mensagem
    Não foi possível carregar a visualização do modelo: Erro ao analisar XML, linha 632, coluna 15: Attribute name "async" associated with an element type "script" must be followed by the ' = ' character.
    onde exatamente tenho que colocar o código?
    Espero que possa me ajudar
    Abraços

  45. Milton Batista Santos Junior disse:

    Olá, eu fui adicionar anuncios do adsense em meu bloger, porem eu fui direto em postagem-editar-html e ai colava o codigo convertido no meio dos codigos, porem não sei oq fiz errado e meus artigos não aparecem mais como posso arrumar?

    Att

  46. Luan Matos disse:

    olá, você poderia me ajudar?
    eu baixei um template pelo "sora templates" mas o blog sempre é redirecionado para o site da Sora, como posso fazer para que permaneça em meu blog?

  47. Eloa Marchetto disse:

    Coloquei um template no meu blogger , mas não consigo colocar imagem, acho que só por html que dá. e agora o site não aparece nada…

  48. Marco Aurelio sjcampos disse:

    Olá Adriano! Boa noite!

    É O seguinte:
    Tenho um blog por nome e Culto Abençoado no seu Lar (http://cultoabencoadonoseular.blogspot.com.br/) e resolvi inserir no mesmo um contador de visitas,o ResolverMaps(Globo) este site( https://www.revolvermaps.com/ ) Tenho de 1000 a 2000 visitas por dia,mas no ResolverMaps só aparece umas 7 visitas.Bom me falaram que pra ele contar todas visitas no blog,eu teria que inseri-lo em todas páginas ou postagens do meu blog.Seria verdade isto? Como fazê-lo?

  49. rúben disse:

    olá adriano, eu queria saber se dá para mudar o html das páginas?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.