infraestrutura Microsoft Camila Fiori

E-mail grátis em seu domínio no Windows Live

WindowsLive130Se você já possui um domínio próprio em seu blog, o próximo passo natural é configurar um e-mail nesse domínio.

Mesmo que a empresa onde você contratou o domínio não ofereça esse serviço sem custos, você pode criar o e-mail grátis em seu domínio utilizando serviços como o Microsoft Windows Live.

Com ele, você terá um e-mail em seu domínio próprio com a interface do Hotmail, com a possibilidade de criar até 50 contas nele, sem pagar nada por isso.

Veja o tutorial completo neste artigo.

Atualização 12/04/2014: Infelizmente, a Microsoft não oferece mais este serviço grátis.

Introdução

Um e-mail em seu domínio próprio significa ter uma conta como [email protected], em vez de [email protected] ou [email protected].

Da mesma forma que um domínio próprio, um e-mail assim transmite uma sensação de maior profissionalismo a quem o recebe.

No artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, eu mostrei como você pode criar um e-mail grátis em seu domínio com a interface do GMail.

É um ótimo serviço – que eu uso e recomendo – mas limitado a 10 contas de e-mail.

Outra opção interessante é a oferecida pela Microsoft: através do Windows Live, você consegue ter um serviço de e-mail grátis em seu domínio próprio, com a possibilidade de criar até 50 contas.

Anteriormente, esse limite era de 500 contas, mas ele foi diminuído após o fim do Google Apps grátis.

Três pontos importantes antes de iniciar o tutorial:

1. Embora o serviço de e-mail seja grátis, antes de iniciar a configuração você precisa ter um domínio próprio cadastrado.

O cadastro do domínio é pago, mas custa pouco, em torno de R$ 20 a 30/ano.

Veja um tutorial para configuração no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.

2. Como exemplo neste tutorial, utilizarei um domínio registrado no Registro.br.

Também é possível configurar o e-mail em domínios registrados em outras entidades, bastando que sejam criados os registros DNS com as informações mostradas aqui.

3. 

Embora um domínio pago seja a melhor opção, também é possível configurar o Windows Live em um domínio grátis como o Dot.tk, que mostrei no artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site.

1. Configurando o Windows Live em seu domínio próprio

1. Acesse http://domains.live.com.

2. Clique em “Primeiros passos”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

3. Preencha o seu domínio na caixa indicada. Mantenha a opção “Configurar o Windows Live Hotmail para meu domínio” selecionada e clique em “Continuar”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

IMPORTANTE: Caso ocorra o erro “Não é possível usar este nome de domínio. Ele contém uma palavra protegida ou linguagem inadequada. Se esse não for o caso, contate o suporte.” nesta etapa, há algumas possibilidades:

– Esse domínio já foi registrado por outra pessoa no Windows Live Admin.

– O domínio realmente contém uma palavra inadequada (um termo erótico, por exemplo) e não poderá ser utilizado no serviço.

– Trata-se de um problema temporário no Windows Live Admin que não está permitindo o cadastro de novos domínios naquele momento.

Se você quiser esclarecimento sobre o ocorrido, poste sua dúvida em http://answers.microsoft.com/pt-br/windowslive/forum/admin informando o domínio que está registrando, para que ele seja analisado pela Microsoft.

4. Agora, você tem duas opções. Se você quer administrar o seu domínio com um Windows Live ID existente (que você usa no Messenger, por exemplo), selecione a primeira opção.

Caso queira criar uma nova, selecione a opção “Crie um novo Windows Live ID no seu domínio”. Para este tutorial, utilizarei a primeira opção.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

5. Se for solicitado, entre com o seu usuário e senha.

6. Na tela de confirmação das informações, clique em “Aceito”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

7. Você precisará agora criar registros no DNS de seu domínio para confirmar que é seu proprietário e possibilitar o funcionamento dos serviços. Utilizarei como exemplo a criação de registros no Registro.br (que indiquei no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples).

Mantenha a tela do Windows Live aberta e siga os passos a seguir em outra janela do seu navegador.

8. Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini e entre com seu usuário e senha.

9. Clique no domínio que você está configurando.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

10. Clique no botão “Salvar & Editar DNS”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

11. Clique no botão “+ Record” para adicionar um novo registro.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

12. Volte à tela do item 7 para verificar que informações você deve preencher.

No exemplo abaixo mostro como criar o registro para o primeiro quadro (“Configuração de email”). Após preencher as informações, clique no botão “+ Record” para adicionar um novo registro.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

 

WindowsLive09

13. Repita o passo 12 para criar mais 2 registros, desta vez do tipo TXT, com as informações das outras duas caixas “Comprove a propriedade do domínio” e “Confiabilidade do servidor”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

14. Ao finalizar, seus registros DNS deverão estar similares aos abaixo. Clique no botão “Salvar” para salvar as configurações realizadas.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

15. Após realizadas todas as configurações, você deve voltar novamente à tela do item 7. No alto da tela, clique no botão “Atualizar”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

Pronto!

Se você realizou os procedimentos corretamente e não for exibida nenhuma mensagem de erro, o Windows Live está configurado corretamente em seu domínio próprio.

Se continuar sendo mostrada a imagem dos itens 7 e 15, é possível que as alterações em seu domínio ainda não estejam publicadas (isso pode demorar até 24 horas, embora normalmente aconteça muito mais rápido).

Neste caso, minha recomendação é que você aguarde um tempo e tente fazer a atualização novamente.

2. Criando sua primeira conta de e-mail

1. Após finalizar corretamente os passos do item anterior, você será levado à tela abaixo, onde poderá criar suas novas contas de e-mail em seu domínio próprio.

Clique no botão “Adicionar” para criar uma nova conta.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

2. Preencha as informações solicitadas. Note que a primeira informação será a utilizada como seu endereço de e-mail. Clique em “Ok” para prosseguir.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

3. Será exibida a tela abaixo, mostrando que a conta foi criada corretamente.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

4. Agora, você já pode acessar o endereço http://mail.live.com e entrar com o endereço e senha da nova conta que você criou.

No primeiro acesso, serão solicitadas informações adicionais. Basta preenchê-las e clicar em “Aceitar”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

5. Caso apareça alguma mensagem adicional de confirmação, preencha-a e continue.

Pronto! Agora você tem um e-mail em seu domínio próprio, que pode ser acessado pela interface do Hotmail (ou Windows Live Mail).

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

Alterando o endereço de acesso

Você pode também alterar o endereço de acesso ao e-mail para que, ao invés de acessar http://mail.live.com, ele possa ser acessado por um endereço em seu domínio (por exemplo, http://mail.seudominio.com.br). Basta seguir os passos abaixo:

1. Retorne ao painel de configuração de seu domínio. Caso tenha se desconectado, basta acessar https://domains.live.com e clicar em “Entrar”.

2. Clique sobre o nome do seu domínio.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

3. Clique na opção “Endereços personalizados”, no menu à esquerda.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

4. Clique no botão “Adicionar”, mantendo selecionada a opção “Email”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

5. Digite o subdomínio que você deseja utilizar para acessar o seu e-mail e clique em “Ok”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

6. Volte aos registros DNS do seu domínio e crie um novo registro, desta vez do tipo CNAME, com o endereço que você definiu no item acima (“mail”, por exemplo) e apontando para “go.domains.live.com”.

E-mail grátis para seu domínio no Windows Live

Pronto!

Quando as alterações estiverem no ar, você poderá acessar o seu e-mail pelo endereço que você definiu.

Conclusão

Se você tem um domínio próprio, é essencial que você crie também um e-mail em seu domínio para a comunicação com seus leitores, parceiros e anunciantes.

O serviço onde você o criará é uma questão de gosto.

Tanto o Google Apps quanto o Windows Live oferecem as funcionalidades necessárias para que você usufruir de um bom serviço de e-mail.

Gostaria de agradecer à Samanta Modesto, do Vida Real da Sam, pela sugestão para escrever este artigo. Se você também tem uma ideia para um novo artigo no Gerenciando Blog, adicione-a à área de Sugestões.

E você, já conhecia este serviço da Microsoft?

Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

453 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.