Google SEO Camila Fiori

Atualização do PageRank em agosto/2012

Google PageRankApós diversos meses, o Google atualizou novamente o PageRank dos sites.

Vi a notícia no Spice Up Your Blog, que foi confirmada por diversos blogs que tiveram o seu PageRank alterado.

Embora o próprio Google já tenha sinalizado há bastante tempo que o PageRank não tem mais tanto valor quanto no passado (veja meu artigo O Google PageRank Ainda é Importante?), o fato dele continuar sendo atualizado e mostrado nas barras de ferramentas oficiais do Google faz com que continue sendo um índice importante para medir a relevância das páginas na internet.


No início da história do Google, o PageRank era um número importantíssimo, pois tinha um peso enorme no posicionamento das páginas nos resultados das buscas.

Hoje, a situação é bem diferente: o PageRank (ou, simplesmente, PR) é apenas um dos muitos fatores que o Google utiliza.

No entanto, até hoje o Google continua realizando a atualização do PageRank e exibindo-o em sua barra de ferramentas (hoje só disponível para o Internet Explorer).

Na barra, é dito que “O PageRank é a visão do Google acerca da importância desta página”. Por isso, continua sendo um índice válido para medir a relevância de seu blog.

De forma simplificada, o PageRank é resultado dos seus backlinks: quanto mais links “dofollow” em sites de qualidade existirem apontando para a sua página, maior será o seu PR.

 

Se ele está aumentando, significa que você está obtendo links de qualidade.

É importante notar que cada página do seu blog tem seu próprio PR.

Para conhecer o PR de suas páginas, você pode utilizar, além da barra de ferramentas para o IE, uma extensão do Google Chrome ou o PR Checker.

Nesta atualização, o PageRank do Gerenciando Blog continuou inalterado, em 4.

Qual foi o seu resultado?

Compartilhe com os demais deixando um comentário.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

94 Comentários

  1. Fabiano Alves Batista disse:

    Na minha página teve alteração…

    De 0 foi para 1!

  2. Juliana disse:

    Tudo na mesma. PR 5
    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Juliana!

      É sempre uma satisfação vê-la por aqui!

      O Dicas Blogger já tem um PR invejável! E, quanto mais alto estamos, mais difícil é subir para o próximo nível.

      Mas, pelo ótimo trabalho que vocês continuam realizando lá, isso é apenas questão de tempo.

      Um abraço!

  3. Valéria disse:

    Oi Adelson!
    Eu não tenho PR, nunca fiz. Entrei na barra de ferramentas, mas não fiz o download, fico insegura de instalar qualquer coisa, dá alguma interferência no blog? Se não der vou fazer.
    Abraço e bom final de semana!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valéria!

      A instalação da barra não prejudica em nada o seu blog, mas mostrará opções adicionais no seu navegador.

      Mas, você não precisa instalá-la para medir o PageRank do seu blog: basta utilizar a opção do PR Checker, que citei no artigo. Trata-se de um site onde você pode fazer a consulta, sem mudar nada em seu computador.

      Um abraço!

  4. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai ?

    Gostei muito do seu artigo, pois como lhe contei anteriormente, meus conhecimentos nesta área são bem "escassos e precários" , digamos assim 🙂
    Mas com os esclarecimentos e informações que compartilhou, consegui entender melhor e saber mais um pouco sobre o Pagerank e como funciona.
    Ontem após ler o artigo do Spice verifiquei que o meu pagerank aumentou de 2 para 3 e fiquei muito satisfeita. 🙂
    Agora que entendi melhor sobre os links em sites de qualidade apontando para meu blog, acredito que muito desta mudança eu deva a você que me ajudou bastante colocando aqui meus links e sugerindo o Vrsam, agradeço muito , viu ! Obrigado 🙂
    Agradeço também por compartilhar conosco a novidade e informações sobre o Pr 🙂

    Grande abraço e bom fim de semana !! 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Sempre fico feliz com suas participações aqui!

      Que bom que o artigo ajudou a esclarecer as informações sobre o PageRank. Ele é realmente composto pelos links que obtemos: como você recebe muitos artigos naturais falando sobre o seu blog, são eles que propiciaram esse ótimo resultado.

      Um PR 3 é mesmo ótimo resultado! Parabéns!

      Um abraço!

  5. Melissa Bergonso disse:

    Puxa, fiquei triste, o meu diminuiu. De 3 foi pra 2… :/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      Que pena o seu PR ter diminuído. Isso pode ser causado por dois fatores: ou você perdeu backlinks, ou o PR dos sites que linkam para você caiu. Isso porque, para calcular o PR de nosso blog são considerados os PRs de cada site apontando para nós. Se eles sobem, o nosso também pode subir – e vice-versa.

      Mas, não desanime: continue trabalhando em seu blog, escrevendo artigos originais e de qualidade. O aumento no PageRank será consequência do trabalho bem feito.

      Um abraço!

    • Melissa Bergonso disse:

      Adelson, uma pergunta: Os plágios que fazem dos nossos artigos fazem com que nossa PR diminua? Olha, tá difícil lidar com isso, embora eu tenha uma página com informações dizendo para não copiar meus artigos e mesmo usando o Tynt com uma frase dizendo que é proibido reproduzir qualquer artigo de minha autoria sem minha expressa autorização (que é lida pelas pessoas que copiam e colam meus textos, pois a frase fica escrita no final da colagem do texto), as pessoas simplesmente ignoram, o que me deixa indignada. Pode ser essa a causa da queda do meu PR?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      Não acredito que o plágio seja um motivo para diminuição do PageRank. Na verdade, eles podem até contribuir para aumentar o PageRank caso haja link para o seu artigo. Mas, normalmente os blogs que fazem plágio possuem baixo PR, a "contribuição" costuma ser insignificante.

      Independente disso, o plágio é realmente algo a ser combatido, especialmente denunciando as páginas que fazem cópia para que sejam removidas do ar. Veja mais sobre o assunto em O que Fazer quando seu Artigo é Copiado.

      Um abraço!

  6. Mauricio Lessa disse:

    Olá Adelson !
    Estou feliz pra caramba !!!
    O meu blog não tinha nem pagerank e agora ocupa o pagerank 2 e isso só me motiva mais a continuar com o meu trabalho.
    Abraço e sucesso sempre…

  7. Rafael Souza disse:

    Olá Adelson!

    Eu não entendo meu PR a uns anos atrás era 4 ,depois nunca mais voltou a ser o mesmo,e o pior é que sempre está zero! é olha que meu blog é bem indexado pelo google.

    Não sei se é que a maioria dos meus backlinks é nofolow…

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Seu caso é realmente estranho. Se você fizer uma busca no Google por seus backlinks (link:webprincipiante.com) verá pouquíssimos resultados, o que explica seu PR atual.

      No entanto, os resultados não parecem corretos. Não vejo entre eles, por exemplo, seu link na página de parceiros aqui do Gerenciando Blog (que é "dofollow" e possui PR2). A única diferença que percebi é que, no caso deste link específico, ele está apontando para o seu endereço "www" e vejo que você está utilizando o "naked domain" em seu blog. Vou alterar o endereço para avaliar se lhe trará resultado positivo.

      Uma sugestão que faço é você trabalhar para conquistar mais backlinks e monitorá-los pelo Ahrefs Site Explorer, que é uma ótima ferramenta para isso. Veja mais sobre ela em Analise seus backlinks com o novo Ahrefs Site Explorer.

      Um abraço!

  8. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    O meu Pagerank 1 continua na mesma para o Informática Inteligente 🙁

    É uma pena, eu esperava aumentar para pelo menos 2 com esta atualização. Agora é trabalhar mais para tentar melhorar isso…

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      É realmente uma pena seu PR não ter aumentado nesse período. Mas, com o ótimo trabalho que você realizada no Informática Inteligente, acredito que seja apenas questão de tempo para que você obtenha resultados melhores.

      Um abraço!

  9. Geraldo disse:

    Olá Adelson,

    Meu blog principal inalterado com PR3, os demais em PR2..

    Abraço

  10. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    E quando o PR regride? No meu caso de 3 para 2. Quais os reais motivos? O plágio ou cópia pode ser uma das justificativas?

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Como eu disse acima à Melissa, não vejo como o plágio pode impactar no PageRank. Ele só diz mesmo respeito ao número e qualidade de links que nosso blog recebe.

      Matematicamente falando: cada página na internet tem o seu PR. Cada página possui um "poder de voto" que é distribuído igualmente entre todos os links "dofollow" existentes nela. Vou tomar como exemplo minha página principal, com PR 4. Digamos que eu tenha 20 links "dofollow" nela. O meu "voto 4" será dividido entre todas essas páginas, de forma igual. No final, o PR de cada página será a soma de todos os "votos" que ela recebeu. Assim, se houver links de páginas copiadas ou plagiadas apontando para ela, isso não será prejudicial.

      Uma possibilidade para investigar o seu caso é fazer uma avaliação com o Ahrefs Site Explorer, analisando os backlinks que foram perdidos nos últimos meses. É possível que esteja aí a explicação para a queda.

      Um abraço!

  11. opregadorfiel.com.br disse:

    Excelente artigo! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    No blog O pregador continua o mesmo PR4

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que tenha gostado! Esta foi uma notícia simples, mas que interessa a todos que têm um blog, por isso fiz questão de divulgá-la.

      Parabéns pelo seu resultado! Um PR 4 é realmente ótimo!

      Um abraço!

  12. Igor Sousa disse:

    Olá Adelson, faz tempo que não lia nada a respeito do PageRank, tanto que até esqueci que tenho o selo deles informando o PR automaticamente no rodapé do meu blog.

    Mas eu notei algo muito chato: meu PR, desde a última atualização (não me lembro quando), é 2, mas após a atualização do Blogger para "blogspot.com.br", meu PR aparece como 0 (N/A), ou seja, se eu busco no PR Checker pelo endereço do meu blog com "blogspot.com", aparece o valor 2; se eu busco com o endereço "blogspot.com.br" aparece com o PR zerado.

    Será que em breve esse redirecionamento do Blogger para os endereços regionais será atualizado no PR também? Seria muito chato passar 2 anos tentando ganhar alguma notoriedade, pra em uma mudança simples do Blogger eu perder todo esse valor — embora ele não indique efetivamente a qualidade do blog, como você informou no artigo.

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Igor!

      O PageRank é um assunto que não tem mesmo mais tanta repercussão quanto antes. Antes, a atualização era aguardada com ansiedade pelo grande impacto que ela tinha nos resultados das buscas.

      Com relação aos blogs do Blogger sem domínio próprio, quando escrevi o artigo Seu blog no Blogger agora é blogspot.com.br eu havia alertado para essa perda do PR. Eu havia notado isso, mas tinha esperanças de que houvesse alguma "transferência" do PR para o novo endereço, o que não ocorreu.

      Quem estava no Blogger mas possuía domínio próprio – que foi o meu caso – não foi afetado.

      Assim, infelizmente acredito que a única saída seja continuar trabalhando para divulgar o seu novo endereço e conquistar o PR com ele. Ou então, fazer a migração para domínio próprio, para evitar problemas como este.

      Um abraço!

  13. Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse:

    Oi Adelson,
    Infelizmente meu Pagerank não subiu como esperava…
    A tempos esperava a atualização já contando com isso. Dei com os burros nágua srsrrssr!
    Felizmente a vida continua e meu site tem aumentado muito o número de visitas mesmo com Pagerank 2. Bola pra frente!!!

    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Não se preocupe por não ter aumentado. O mais importante é você continuar fazendo seu trabalho, escrevendo bons artigos e divulgando o seu blog. O aumento no PR será consequência disso.

      Um abraço!

  14. Killuminati A Mídia Illuminati disse:

    Muito bom, o meu com 6 meses consegui ir de 0 para 1 pra mim já esta muito bom espero continuar a sempre subir visto que estou aplicando mais as técnicas de SEO, obrigado por suas dicas Adelson..

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É também um ótimo resultado! Com o tempo, você notará que o PR refletirá o bom trabalho que você realizar em seu blog.

      Um abraço!

  15. Paulo Valle disse:

    Promovido…. PageRank de 0 para 1
    Já é um começo!

  16. Douglas disse:

    Também utilizo o plugin SEO Quake do Mozilla Firefox, que indica os page ranks dos resultados de uma busca pelo Google.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Douglas!

      Bem lembrado! O SEO Quake é realmente um ótimo plugin para acompanhar o PR dos sites.

      Um abraço e obrigado pela colaboração!

  17. Flávio Peralta disse:

    Amputados Vencedores pg 4

  18. Sem Importancia disse:

    que bom aumentamos pra PR 2/10 estou animado pra continuar com o Blog

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É bom quando o PageRank é visto dessa forma: como um incentivo para continuar trabalhando fortemente em seu blog.

      Um abraço!

  19. Alexsandro disse:

    O meu ainda continua no 0, mas isso não me deixa triste não, vou continua seguindo em frente com meu blog: http://www.speedyflash.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alexsandro!

      Você tem razão: não há motivos para desanimar. O ideal é você escrever em seu blog apenas artigos originais e de qualidade, para obter backlinks de qualidade. Sem eles, não há como aumentar o PR.

      Um abraço!

  20. Charles Netto disse:

    Valeu por sua interessante e importante dica que muito vem em colaborar e ajudar na divulgação para Blogosfera e aos blogueiros em geral, prestando assim um grande auxílio com o seu tema: "Atualização do PageRank em agosto/2012… Após diversos meses, o Google atualizou novamente o PageRank dos sites. Vi a notícia no Spice Up Your Blog, que foi confirmada por diversos blogs…"

  21. Eduardo Centoamore Suzzio disse:

    Boa dica!
    o meu subiu de 0 pra 1 e já estou feliz, sempre temos de começar por algum lugar!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eduardo!

      Sim, você tem razão! Agora, é você continuar trabalhando em seu blog, escrevendo bons artigos e divulgando-os para conquistar backlinks de qualidade.

      Um abraço!

  22. (¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse:

    O meu PR continua 4, pensei que fosse subir, mas me mantenho animada.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

  23. Ricardo disse:

    Pagerank 5 em 20 dias de existencia do blog, apesar de não ter focado o trabalho para evoluir o pagerank.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ricardo!

      Acho extremamente difícil – para não dizer impossível – conseguir essa marca em tão pouco tempo. Qual é o endereço do seu blog?

      Um abraço!

  24. Caio Gustavo Simis disse:

    Ola Adelson,

    Parabéns pelo Blog, a cada dia esta melhor!
    Acabo de completar 4 meses de blog, e fiquei muito feliz quando vi que meu PageRank já esta em 02/10!

    Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Caio!

      Obrigado pelos elogios!

      E conseguir um PR 2 em tão pouco tempo é realmente um ótimo resultado! Sinal de que está fazendo um bom trabalho nele.

      Um abraço!

  25. Arthur Holanda disse:

    Ótimo artigo novamente Adelson, parabéns!

  26. Ricardo disse:

    Não divulgo URL para não copiarem nicho, mas se você procurar e se aprofundar no assunto verá que existem técnicas que fazem um site em menos de 3 meses conseguir pagerank 6 ou até mesmo 8. Tenho experiência com sites e blogs desde o início do Geocities, já trabalhei em grandes portais como G1, Yahoo e tive algumas experiência boas com a microsoft.

    Uma das técnicas conhecidas http://webinsider.uol.com.br/2007/07/13/site-novo-com-page-rank-5-em-poucas-semanas/

    PS: A técnica que eu uso não divulgo, aliás praticamente ninguém divulga estas informações.

    Abraço e sucesso

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ricardo!

      O artigo que você citou é um bom exemplo de técnicas maliciosas criadas para conseguir aumentar injustamente o PageRank. Esse é um dos motivos para o Google ter diminuído a relevância desse fator e adicionado outros mais relevantes para o posicionamento nas buscas.

      Um abraço!

  27. Edson F. disse:

    Adelson, obrigado pelo post/artigo, sempre muito útil para nós, blogueiros.
    O meu PR é 3. Estou bem satisfeito, uma vez que meu Blog não tem domínio próprio (sei que é uma grande falha minha), está pesadíssimo, enfim. Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      É realmente um ótimo resultado, ainda mais considerando que você está utilizando o domínio do Blogger.

      Um abraço!

  28. Leoo henriq disse:

    Ainda estou tentando sair do 0…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leoo!

      A receita para conseguir relevância é sempre escrever artigos originais e de qualidade em seu blog. Isso conquistará backlinks de qualidade e trará aumento no seu PR.

      Um abraço!

  29. Thais Ventura disse:

    Seu blog sempre me mantendo informada… adoro… obrigada… O meu em 9 meses de "vida" sai do 0 e foi pra 2 fiquei muito feliz… =)

  30. Janice disse:

    OLá,Adelson! Você não imagina o quanto fiquei feliz ao encontrar seu blog.Muito obrigada por tanta disposição em passar-nos tantas informações de maneira simples que fazem com que consigamos entender e colocar em prática.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Janice!

      Eu também fiquei muito feliz com sua visita e seu comentário! Sempre me esforço para escrever os artigos de forma que possam ser seguidos por todos, independente da experiência e conhecimento que tenham.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  31. Guilherme disse:

    Valeu a dica, irei dar uma pesquisada a fundo.

    Parabens

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Guilherme!

      Como eu disse no artigo, o PageRank continua sendo um índice importante para avaliar a importância que um blog tem para o Google. Vale a pena entender o assunto!

      Um abraço!

  32. Tolstoy Cardoso Neto disse:

    Obrigado pelo artigo Adelson. Estou na blogosfera há 4 anos, com atualizações diárias de 3 posts em média. Nesta nova atualização do Google, infelizmente meu blog caiu no ranking. Analisei pelo link que vc passou que meu dofollow está bem menor do que nofollow. Apesar de ter conseguido parcerias e ter aumentado o tráfego no meu blog, o resultado no ranking não acompanhou este crescimento, pelo contrário, caiu. Tenho uma meta de fazer com que meu site seja mais conhecido, e continuarei trabalhando forte para isso! Abraços! http://www.mistertube.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tolstoy!

      Para conseguir aumentar o PR, é realmente importante fazer com que seu site seja mais conhecido e conquistar mais backlinks dofollow para ele.

      Um abraço!

  33. Emprego Dinheiro disse:

    Obrigado pela informação, não tinha conhecimento de alteração de PR, vou investigar.

  34. Elizeu Timóteo Pereira disse:

    Olá Adelson!

    Ótimas explicações!
    No primeiro ano com o blog, obitive um PR 3, mas tive um problema com o domínio anterior do meu blog que era yesachei.com e troquei para yesachei.net, por causa disso, perdi muita indexação no Google e consequentemente muitos links. Isso foi um baque muito grande, quase desisti do blog! Agora com essa avaliação do Google o PR diminuiu para 1. Fiquei abatido com isso, mas vou batalhar fazer aumentar isso!
    Abraço. Obrigado pelas informações.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elizeu!

      Não se abata com essa perda de PR. É importante continuar realizando um bom trabalho em seu blog, sempre publicando conteúdo original e de qualidade. O ganho de backlinks e a recuperação do PageRank serão consequência disso.

      Um abraço!

  35. Marc Ferr disse:

    Boa noite, eu de volta. Na realidade estive aqui olhando algumas coisas mas não comentava. Mas essa postagem me chamou atenção. No meu blog http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com.br/ o pagerank estava em 2. Agora nem reconhecido é.
    Certo que, como comentou o "destaque" do PR está diminuindo, mas é bom saber que o blog estava crescendo, inclusive na visão do Google.
    O que me sugere?
    Grato como sempre

  36. Natanael Sousa disse:

    ola alguem sable me informa quando foi a ultima atulizaçao de pagrank ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Natanael!

      A última atualização confirmada que eu tinha era esta. Mas, aparentemente, houve uma nova atualização esta semana.

      Um abraço!

  37. Alexandre Barros (Fotografo) disse:

    Adelson, adorei o post, tenho alguns sites que estou tentando alavancar e não sabia se o pagerank continuava a ser atualizado, visto que estão com PR 0 e 1 a algum tempo. Agora vejo que ainda falta um esforço, mas isso não é fácil.

    Parabéns pelo trabalho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alexandre!

      Agora, as atualizações estão sendo feitas em espaços maiores. Mas, não desista de otimizar seu site e conseguir links de qualidade para ele. O PageRank será apenas um reflexo do bom trabalho que você fizer, mas você notará muitos outros benefícios.

      Um abraço!

  38. Jardel disse:

    O google atualizou o PR hj. Meu site foi para PR 2e meu forum para PR 3

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jardel!

      Estou vendo notícias de diversas outras pessoas comentando sobre isso. É uma notícia interessante, pois fazia 3 meses que não eram liberadas atualizações.

      Um abraço e parabéns pelos números!

  39. Miller Alberto disse:

    Realmente após a atualização o page rank de algumas páginas minhas deram uma decaída.
    Também o da pagina inicial que era 2 e agora é 1.

    Adelson, tem como termos uma base de quando o page rank irá ser atualizado, tipo data prevista para alterações ?

    Abraço !

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Miller!

      Não há uma previsão de datas, nem uma regularidade nas atualizações. O Google continua fazendo atualizações de tempos em tempos, e só ficamos sabendo depois que elas ocorrem.

      Um abraço!

  40. Fabricio disse:

    Não estou entendendo nada , o meu estava em 2 e caiu pra 1 nessa última atualização , só que o site está crescendo 30% por mês o número de acessos , não entendi essa queda de 2 pra 1, mas no final o site está aumentando o número de visitas e esse deve ser o principal objetivo de quem tem um site .
    Estou hoje com cerca de 1600 visitas dia , fiz um gráfico e percebi um crescimento constante de 30 % ao mês, o site tem menos de 1 ano.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabricio!

      O PR não tem relação direta com o número de visitas que seu blog recebe. Ele só é influenciado pelos bakclinks apontando para o seu blog: quanto mais links de qualidade você tiver, maior será o seu PR.

      Em um ponto você tem razão: não vale a pena analisar o PR de forma isolada. Ele é apenas um dos muitos índices de qualidade de um blog.

      Um abraço!

  41. cristiane silva disse:

    Meu site continua no zero tbm!
    http://www.imovelf.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cristiane!

      Você precisa se dedicar a obter links de qualidade para seu site. Dessa forma, você conseguirá melhor resultado na próxima atualização.

      Um abraço!

  42. J Guimarães disse:

    Olá Adelson

    Nosso Page Rank continua mantido no número 3.

    Pelo que você diz, só os sites com links dofollow passam Page Rank? Nesse caso deve ser difícil mudar para uma escala maior, visto que é difícil encontrar sites que passam backlinks dofollow.

    Será que se criarmos backlinks em sites nofollow ficamos sem votos positivos para o aumento do Page Rank?

    Feliz Ano Novo

    Sucesso em 2013

    • Adriano Luz disse:

      Olá, J Guimarães!

      É mesmo verdade: o PageRank só é passado através de links "dofollow". Os links "nofollow" não têm efeito para o Google, mas são úteis como forma de levar visitas para o seu blog.

      Um abraço!

  43. Musica e Videoclips disse:

    Ola, ja fiz de tudo para aumentar o PR do meu blog e a coisa nao vai. Alguem me pode ajudar? Ja fiz mesmo de tudo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Para aumentar seu PR, você precisa conquistar mais links de qualidade para o seu blog. A melhor estratégia para isso é sempre escrever textos originais e de qualidade em seu blog, pois é isso o que atrai a atenção e faz com que as outras pessoas criem links para o seu blog.

      Um abraço!

  44. AMIGÃO HINOS CCB disse:

    Olá

    PageRank 10

    http://www.brasil.gov.br

    Neste momento verifiquei

  45. Miqueias Santos disse:

    Olá ja teve uma atualização este ano….
    tem idéia de quando será a proxima?

    Abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.