Blogger Camila Fiori

Reverter modelos de widget para o padrão

Reverter modelos de widget para o padrãoQuem tem um blog no Blogger muito provavelmente já se deparou com a opção acima, presente na edição de templates.

Em muitos casos, essa operação costuma ser a solução de muitos problemas em blogs, tanto em templates que foram customizados quanto em novidades que não estão funcionando corretamente.

Neste artigo, você entenderá exatamente o que significa “Reverter modelos de widget para o padrão”, em quais situações isso pode ser utilizado e qual a melhor forma de fazer uso da funcionalidade.

Introdução

Embora presente no Blogger há muitos anos, não encontrei a explicação oficial do Google sobre a operação “Reverter modelos de widget para o padrão”.

No entanto, essa operação é extremamente útil em algumas situações e, por isso, é importante entender exatamente o que ela faz.

Antes de mais nada, é importante você entender como o Blogger – e também outras plataformas de blogs – funciona:

  • Diferente de outros tipos de site, em um blog (como o Blogger) você não precisa escrever todo o código HTML para gerar as páginas do seu blog. Boa parte desse trabalho é feita pelo próprio Blogger, sem que você precise conhecer a programação HTML.
  • Isso é possível porque o Blogger é uma plataforma para desenvolvimento de blogs. Isso significa que ele é um “programa” que lê as informações do seu blog (template, configurações, postagens, páginas e gadgets) e monta as páginas para você.
  • Uma parte das informações desse programa fica nos servidores do Blogger e você não consegue vê-las ou modificá-las.
  • Outra parte das informações fica no template do seu blog. É por isso que conseguimos realizar ajustes e customizações alterando o template de nossos blogs. Quando fazemos isso, estamos modificando a “programação” de nossos blogs e fazendo com que eles tenham comportamento diferente do definido pelo Blogger quando eles são exibidos.

Esse funcionamento é bastante interessante, especialmente pelo último item que citei, devido à flexibilidade que ele nos dá.

No entanto, isso também traz alguns empecilhos.

Eles normalmente ocorrem quando o Blogger lança novos recursos que precisam de alterações nos templates: em casos assim, seu template normalmente não é modificado automaticamente pelo Blogger e fica sem essa nova funcionalidade.

Dois casos recentes em que isso ocorreu foram as respostas aos comentários e a metatag de descrição dos artigos.

Em grande parte dos blogs que possuíam templates mais antigos ou customizados, esses recursos simplesmente não funcionaram.

Foi necessário realizar alterações nos templates para que eles passassem a funcionar.

É em situações assim que a operação “Reverter modelos de widget para o padrão” é útil: quando você a realiza, o Blogger atualiza o seu template, incorporando a ele as funcionalidades que estejam faltando.

No entanto, essa operação apresenta riscos ao funcionamento do seu blog, especialmente se o seu template possui customizações.

Isso porque, ao realizá-la, o Blogger normalmente removerá parte dessas customizações, por não ser possível identificar as situações em que elas podem permanecer.

Por isso, você notará que, ao realizá-la, será emitido um aviso: “Isto irá descartar todas as alterações em modelos de widget. Seus dados de widget permanecerão inalterados. Continuar?”.

Mas, há formas para resolver essa perda.

Alertas importantes

Nos demais itens deste artigo, você aprenderá a realizar esta operação de maneira adequada e com menor probabilidade de perder funcionalidades do seu template.

Mas, faço alguns alertas muito importantes antes de você ler as instruções:
 

1. Você só deve realizar este procedimento caso note que há algo em seu blog que não esteja funcionando, como os exemplos que citei acima. Em outras situações, não há motivos para realizá-la.
 

2. Realize o procedimento primeiro em seu blog de testes, para poder avaliar se haverá perda de alguma funcionalidade. Se você ainda não tiver um blog de testes, basta criá-lo seguindo os procedimentos mostrados em Como criar um blog de testes no Blogger.
 

3. Antes de alterar o template de seu blog oficial, faça uma cópia de segurança dele. Sem isso, você não conseguirá voltar ao template original se perder alguma funcionalidade. No artigo Como editar o HTML de seu template no Blogger eu mostro como fazer isso.

Como realizar a operação

A operação em si é bem simples de executar. Basta seguir os passos abaixo.

1. Acesso http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique sobre o nome do seu blog.

Reverter modelos de widget para o padrão

3. No menu à direita, clique em “Modelo”.

Reverter modelos de widget para o padrão

4. Clique em “Editar HTML”, abaixo da imagem do seu blog.

Reverter modelos de widget para o padrão

5. Na tela seguinte, clique em “Prosseguir”.

Reverter modelos de widget para o padrão

6. Clique na opção “Reverter modelos de widget para o padrão”, que fica abaixo do HTML de seu template.

Reverter modelos de widget para o padrão

 

7. Clique em “Ok” na mensagem de alerta que aparecer.

Ao clicar no botão, as alterações serão realizadas e não será possível voltar.

Reverter modelos de widget para o padrão

8. Não é necessário, mas você pode clicar em “Salvar modelo” para garantir que as alterações serão salvas.

Pronto! Com isso, a operação foi realizada e seu modelo já foi alterado pelo Blogger, de forma a conter todas as funcionalidades recentes.

O procedimento correto é, uma vez realizada a operação em seu blog de testes, que você verifique se o seu blog continua funcionando corretamente, especialmente as customizações realizadas nele.

Uma forma simples de fazer isso é abrir tanto o seu blog oficial quanto o de testes, em janelas separadas do navegador, e avaliar se há algo faltando em seu blog de testes após a reversão dos widgets.

Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode então aplicar o mesmo template ao seu blog oficial.

O segredo: como passar somente uma parte da alteração para seu template

Como eu citei nos alertas deste artigo, normalmente, você só precisa realizar a operação de “Reverter modelos de widget para o padrão” quando tem interesse em uma funcionalidade específica que não esteja funcionando corretamente em seu blog.

Por isso, ao invés de reverter todas as alterações de seu template, faz mais sentido passar para ele somente o trecho que é necessário.

Isso não é tão simples de ser feito.

Mas, se você tem conhecimento de HTML, poderá identificar com este procedimento qual foi o ponto alterado e passar somente ele para o seu template.

É assim que descobri, por exemplo, como fazer funcionar as respostas para comentários.

Vamos ao procedimento:

1. Salve uma cópia de seu template original do blog oficial, antes de reverter as alterações. Para exemplificar, vamos chamar esse arquivo de Original.xml. Por segurança, faça uma outra cópia deste arquivo, que permanecerá inalterada (vamos chamá-la de Seguranca.xml).

2. Coloque esse mesmo template no seu blog de testes e realize o procedimento citado neste artigo, para reverter seus widgets.

3. Salve agora esse template em outro arquivo. Para exemplificar, vou chamá-lo de Revertido.xml.

4. Compare agora os dois arquivos, a fim de encontrar as diferenças entre eles. Uma ótima ferramenta para isso é o Beyond Compare, que apresentei no artigo 5 ferramentas grátis para apoiar seu blog.

5. Encontre agora no arquivo Revertido.xml o trecho (ou trechos) que contém a alteração que você precisa e passe somente ele para o arquivo Original.xml, salvando-o em seguida. Abaixo está uma tela do Beyond Compare mostrando uma diferença encontrada.

Reverter modelos de widget para o padrão

6. Agora, o arquivo Original.xml pode ser aplicado ao seu blog de testes, para avaliar se está funcionando nele o que você desejava.

Se estiver, basta agora aplicar esse template ao seu blog oficial.

Se não tiver funcionado, basta recomeçar o processo, utilizando o arquivo Seguranca.xml que você salvou no item 1.

Conclusão

Espero ter conseguido esclarecer o que faz a operação de “Reverter modelos de widget para o padrão” no Blogger.

Como você deve percebido, é um procedimento importante, que pode resolver alguns dos problemas ou limitações de templates.

Caso você não se sinta confortável em realizar a operação, não se preocupe: sempre que o Blogger lançar novidades que necessitem de alterações nos templates, continuarei analisando-as e divulgando-as aqui no Gerenciando Blog.

E você, já conhecia este procedimento?

Ele já foi útil para você em alguma situação?

Compartilhe sua experiência em um comentário.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.