Google plágio SEO Camila Fiori

Google punirá plagiadores nos resultados das buscas

google-punira-plagiadores-130Em uma época em que o plágio voltou a ser tema frequente em blogs e redes sociais, o Google anunciou oficialmente que penalizará nos resultados das buscas os sites e blogs que receberem denúncias comprovadas de infração de direitos autorais.

Na prática, isso significa que sites e blogs que realizarem plágio e forem denunciados ao Google terão os seus resultados em posições inferiores nas buscas.

É uma ótima notícia para quem produz conteúdo original!

Entenda neste artigo como isso funcionará e como denunciar ao Google os seus artigos que foram plagiados.

O plágio, a praga que assombra os autores

O plágio é uma questão incômoda para quem tem um blog e escreve artigos originais.

Não é raro vermos nossos artigos copiados integralmente em outros sites e blogs.

Muitas vezes, não é citada a fonte e nome do autor (o que configura o plágio).

Mesmo quando o autor original é citado, se não houve autorização do autor para a cópia, quem fez isso está infringindo os direitos autorais do autor.

Por isso, a cópia de artigos só pode ser realizada se o autor autorizar.

Aqui no Gerenciando Blog, já falei sobre o assunto em alguns artigos:

Nas últimas semanas, houve um movimento em blogs contra o plágio que rendeu ótimos artigos. Abaixo, cito alguns deles:

Houve também diversas notícias sobre artigos plagiados.

Um caso emblemático foi o do Prof. Edigley Alexandre: além de ter um artigo seu copiado sem autorização, o infrator ainda lhe enviou um e-mail fazendo ameaças a ele e sua família.

Google penalizará sites e blogs plagiadores

Ontem, 10/08/12, foi divulgada pelo Google em seu blog Inside Search a notícia  An update to our search algorithms (Uma atualização em nossos mecanismos de buscas) com uma informação bastante benéfica aos autores que escrevem artigos originais.


O Google começará a levar em consideração as solicitações de remoção de conteúdo por violação direitos autorais como um dos fatores para posicionamento nas buscas.



De acordo com as informações do próprio Google, os sites que possuírem alto número de denúncias válidas poderão ter as suas páginas em piores posições nos resultados das buscas.

O impacto dessa ação é que os sites e blogs que violam direitos autorais e são denunciados perderão visitas vindas do Google.

 

Por outro lado, os autores que escrevem os artigos originais não perderão mais visitas para esses sites.

É realmente uma notícia a comemorar!

Outra ação que a empresa continuará tomando é remover esse tipo de páginas do resultado das buscas ou do Blogger, caso a página denunciada esteja num blog nessa plataforma.

Como denunciar ao Google a infração de seus direitos autorais

É importante perceber que, para que o Google possa tomar providências, é necessário que você sempre faça uma denúncia quando encontrar um artigo seu copiado sem sua autorização em outros blogs e sites.

Pessoalmente, antes de realizar a denúncia, eu gosto de primeiro deixar um comentário ou entrar em contato com o autor solicitando a remoção do artigo.

Gosto de acreditar que há casos em que o autor faz isso por desconhecimento.

Fazer a denúncia é simples.

A forma varia um pouco dependendo de onde você encontrou o material plagiado.

De forma geral, basta você acessar a página Remoção de conteúdo do Google e seguir as orientações, de acordo com o local onde você encontrou as cópias do seu artigo.

Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar essa página, sugiro a leitura do artigo  Como denunciar plágio ao Googleonde há informações detalhadas sobre como proceder.

Conclusão

É ótimo ver o Google tomando ação para punir os infratores de direitos autorais e proteger quem escreve artigos originais.

Isso dará mais força às nossas denúncias e inibirá os infratores.

Cabe a nós fazermos a nossa parte, denunciando as cópias encontradas para que o Google tenha informações necessárias para tomar as ações cabíveis.

E você, o que achou desta novidade?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

57 Comentários

  1. Vinicius disse:

    Olá Adelson!

    Também penso que é muito importante a Google tomar as devidas medidas e punir os plagiadores, porque mesmo a gente tomando as devidas providências para se proteger ainda existem os espertinhos que o fazem e roubam o nosso conteúdo!

    Grande artigo e grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vinicius!

      Também fiquei muito feliz ao ler esta notícia! É ótimo ver o Google tomando ações no sentido de punir quem copia artigos indevidamente.

      Um abraço!

  2. Hebert Felipe disse:

    Adelson, excelente texto e atitude do Google. Realmente vai facilitar bastante a vida dos verdadeiros produtores de conteúdos. Atitude tomada devido ao alto número de blogs que oferecem, também, downloads de arquivos gratuitos e que não tem o direito.

    Esperamos que continue assim e que os 'bons' possam ser valorizados.

    Abraços, Felipe Santos

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Felipe!

      Infelizmente, ainda há muitos blogs que são criados apenas para "compartilhar" (se é que dá para chamar assim) artigos e arquivos criados por outras pessoas.

      Também torço para que o Google seja cada vez mais rígido com isso.

      Um abraço!

  3. Rafael disse:

    Cara, finalmente. Mas eu espero que eles cumpram com o prometido, porque esse lance de denunciar já existia, mas era informal e o google nunca respondia às suas solicitações e alegava que os resultados seriam punidos "organicamente", através do algoritmo de indexação.
    Entretanto, você percebia que os plagiadores nunca perdiam suas posições e acabavam ficando até na sua frente, o que é revoltante.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Eu acredito firmemente que o Google cumprirá o que divulgou nesta nota.

      Antes mesmo dessa novidade, o Google sempre foi eficiente comigo nas denúncias que fiz. Quando denunciei plágio no Blogger, os artigos foram prontamente removidos. Quando denunciei em sites hospedados, os artigos plagiados deixaram de aparecer nos resultados das buscas.

      Agora, será ainda pior: os demais artigos dos sites comprovadamente plagiados será penalizado – o que é ótimo para nós!

      Um abraço!

  4. Só em Rondônia - Jeferson Vitor Capeleti disse:

    Muito bom mestre!
    Vai ter gente se fingindo de vitima mais não vai ter geito, ou cria ou perde!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jeferson!

      Com certeza, isso sempre existirá. Mas, o Google informa que só agirá dessa forma quando houver denúncias comprovadas sobre violação dos direitos autorais. Pelos reflexos legais que isso causa, o Google sempre foi muito sério e criterioso na punição desse tipo de violão.

      Um abraço!

  5. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Eu vibrei com a noticia aqui. Espero que as pessoas entendam de uma vez por todas, que plágio é ruim, e que isso não ajuda a divulgar, pelo contrário, na maioria das vezes atrapalha e causa grandes prejuízos ao autor original.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      Acredito que todos aqueles que produzem apenas conteúdo original vibraram com esta novidade! Espero que o Google tome ações cada vez mais pesadas contra quem comete esse tipo de infração.

      Um abraço!

  6. Ciro disse:

    Acho importante isso, mas me veio uma duvida e as imagens? iram pesar nessa atitude do Google? pois se forem vai ser um Deus nos acudam.

    Meu ultimo post foi sobre uma série de ficção, demorei mais de duas semanas procurando imagens livre e consegui algumas, mas não estou seguro; o Google já fez uma comigo ao acusar de plagio, pasmem, um screen do meu próprio computador.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ciro!

      Não há nenhuma referência explícita a imagens no comunicado do Google. Mas, como é possível fazer denúncia sobre o uso indevido de imagens, é bastante provável que elas também terão influência.

      No entanto, o Google informa que só realizará as punições quando as denúncias de plágio foram comprovadas. Sempre temos a opção de fazer a nossa defesa. Também passei por uma situação complicada quando meus artigos originais foram denunciados como plágio. No final, tudo foi resolvido e meus artigos voltaram ao ar.

      Assim, o mais seguro é realmente utilizar apenas imagens de uso livre ou produzidas por você mesmo.

      Um abraço!

  7. Hannah disse:

    Excelente medida tomada pelo Google. Ótima notícia, grata por compartilhar.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Hannah!

      Todos ficamos felizes com esta notícia! Agora, cabe a nós, autores, auxiliarmos o Google denunciando quem copia nossos artigos.

      Um abraço!

  8. Nestor - ---------------------------- disse:

    Fico muito feliz com essa notícia tenho tido muitos artigos plagiados e nada podia fazer a não ser quando o plagiador ficava na minha frente nos resultados de pesquisar.
    É triste principalmente quando o plagio vem de grandes portais…

    Tomara que enfim o plagiadores sejam punidos como se deve.
    Viva o conteúdo original!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Também achei uma ótima notícia! O importante é sempre denunciarmos o plágio quando ele ocorre. No artigo de amanhã aqui no Gerenciando Blog, mostrarei como fazer isso em detalhes.

      E concordo com sua comemoração: viva o conteúdo original!

      Um abraço!

  9. Vô Léo disse:

    Olá Adelson

    Eu sou novo na internet e ainda estou montando um Blog. Já me deparei com plágios e minha resposta foi sair da lista daquele Blog. Acho que as pessoas deveriam agir assim para desencorajar os plagiadores. Quem não tem competência de fazer artigos próprios e nem ao menos só usar a ideia de artigos de outros Blogs acho que também não tem competência de trabalhar na Internet. Espero que o Google leve a sério essa ideia.
    Abraços
    Léo Otto Brock

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Léo!

      Gostei de sua atitude ao deixar de seguir o blog que fez plágio! Fez realmente muito bem. É uma forma de repudiar o plágio e ajudar a combatê-lo.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  10. Prof. Ricardo Leme disse:

    Poxa, ótima notícia sobre essa nova atitude da Google.

    Sabemos da dificuldade que é produzir conteúdo original e ficamos cada vez mais desanimados quando nada é feito não é mesmo?

    []´s

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ricardo!

      Também achei ótima a ação do Google! Afinal, eles têm um poder muito grande em mãos para agir em casos de violação dos direitos autorais.

      E só mesmo quem produz artigos originais sabe como é revoltante ver nosso conteúdo republicado sem autorização ou, muitas vezes, sem mesmo a identificação de autoria.

      Um abraço e obrigado pela ilustre visita!

  11. Guilherme Roque disse:

    As medidas tomadas pelo Google tem que ser cada vez mais eficazes porque uma das "pragas" mais odiadas pelos blogueiros é sem dúvida o plágio!

    Abraços!

    http://cidadehq.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Guilherme!

      Acredito que o Google esteja indo na direção certa. Ele sempre foi eficiente na remoção de material que viola direitos autorais. Esta medida será um ótimo reforço.

      Um abraço!

  12. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai ?

    Puxa, adorei saber da novidade ! isso sim é uma ótima notícia para todos nós que nos esforçamos para produzir conteúdo original e de qualidade !
    O plágio é mesmo uma praga, já vi muito blogueiro excelente desistindo de participar por causa disso, pois é mesmo desanimador termos tanto trabalho e de repente vem um abusado e copia tudo com apenas 1 ou 2 cliques em segundos…
    Já passei por isso inúmeras vezes e sei bem a sensação horrível que é…
    Espero que o Google se organize bem para que não sejam cometidas injustiças como a que mencionou do seu próprio conteúdo ser considerado plágio… que absurdo !
    Assim como você, antes de fazer a denúncia entro em contato com o plagiador, em alguns casos obtive sucesso mas em outros, só consegui mesmo resolver através das denúncias e realmente funciona 🙂

    Obrigado por compartilhar conosco a novidade , fiquei super animada em saber que teremos mais este apoio do Google 🙂

    Grande abraço e boa semana 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Que ótimo vê-la por aqui! Sempre fico na expectativa para ver sua opinião sobre os meus artigos!

      Realmente, o Google tomou uma ótima ação com esta medida. Quem comete plágio deve ser penalizado duramente! Só assim sua incidência poderá diminuir. E tirar as visitas que o Google envia é uma ótima forma de punição.

      Um abraço!

  13. Rafael Souza disse:

    Olá Adelson!

    Agora sim o google resolveu olhar com mais "carinho" os "blogueiros" que copiam conteúdos dos outros.

    Já vi muitas vezes,blogs que além de copiar posts na integra de algum blog,também fazem o mesmo com os portais mais famosos,e o incrível é que recebem milhares de visitas do google só copiando e colando!

    Espero que não fique só na teoria!

    Não sei se você lembra do caso da Marilucia Santos (no grupo blogueiros do facebook) em que ela tem o blog resumonovelastv, e outro site copia inteiro os posts gigantes dela,e ainda não é como os outros plagiadores que são preguiçosos,ele tira todos os links internos passando a impressão que é dele o artigo! Ai fica difícil!

    E no caso por exemplo, você cria um blog hoje e posta uns 3 artigos de qualidade e logo em seguida um blog que tem uma boa indexação e já está a alguns anos na blogosfera te plagia? Qual lado o google vai punir?

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      O Google costuma ser bastante criterioso na investigação das denúncias de violação de direitos autorais. Assim, quando o autor faz efetivamente uma denúncia e detém os direitos autorais, dificilmente não obterá sucesso em remover esse link dos resultados das buscas.

      Assim, acredito na seriedade do Google para punir quem merece, seja ele quem for.

      Um abraço!

  14. João Camargo disse:

    Olá! Tenho algumas dúvidas: Só é plágio quando se copia algo de outro lugar e não coloca a fonte? Se quero escrever e quero colocar uma reportagem e depois comentar sobre, coloco a fonte e está tudo ok. né?
    E quanto as imagens tenho umas dúvidas, se eu escrevo e quero colocar uma imagem para ilustrar vou lá no google e coloco para achar uma imagem de um cachorro, por exemplo, isso é plágio? Eu deveria colocar a fonte? E o que seria imagem de uso livre?
    Obrigado!
    Seu blog foi útil para eu personalizar o blog….muito obrigado..rs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Estritamente falando, o plágio só ocorre quando você assume a autoria por algo que não foi criado por você.

      Mas, mesmo quando você copia uma reportagem e cita a fonte, você pode estrar infringindo os direitos autorais de quem a escreveu. Por isso, você só pode copiar uma reportagem ou texto na íntegra se o autor lhe der permissão para isso.

      Quanto às imagens, elas também só podem ser utilizadas se o autor permitir – mesmo que elas tenham sido encontradas pelo Google Imagens. As imagens de uso livre são aquelas onde está claramente escrito que elas podem ser utilizadas livremente.

      Uma sugestão é você procurar no Google pelo termo "imagens grátis". Você encontrará alguns bancos de imagens livres bastante interessantes.

      E fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  15. João Camargo disse:

    Entendi, mas, por exemplo, estou escrevendo sobre direitos humanos, eu posso apenas pegar um pedaço e citar, para servir de parâmetro sobre aquilo que estou lendo, nesse caso eu colocaria a fonte. Isso é legal não é?
    Abraço!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Caso seja apenas um pequeno trecho, não há problemas. O erro estaria em reproduzir a reportagem completa em seu blog.

      E sempre cite a fonte, com um link, para evitar problemas.

      Um abraço!

  16. evandro disse:

    Eu adorei essa noticia ….

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Evandro!

      Todos que produzem conteúdo original adoraram esta novidade do Google! Espero que isso sirva para diminuir a ocorrência de plágio.

      Um abraço!

  17. João Camargo disse:

    Cara eu sei que já estou ficando chato com um monte de perguntas. Eu tenho uma dúvida boba, é a respeito do youtube. Copiar do youtube em colocar em alguma rede social ou blog é considerado plágio? Confesso que sou um pouco ignorante nessa. Obrigado!! Sem dúvida esse blog é muito importante para mim.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Sua dúvida não é boba. E a resposta não é simples.

      Se você republicar em seu blog um vídeo do YouTube que seja protegido por direitos autorais, você pode realmente estar violando-os. Não se trataria de plágio, mas de divulgação não autorizada.

      Há algum tempo, houve grande revolta na internet porque o ECAD ameaçou cobrar de um blog pelos direitos autoriais dos vídeos que haviam sido publicados lá. Após todo o movimento pela garantia de uma internet livre, isso acabou não ocorrendo. Mas, é um alerta de que isso pode acontecer.

      Isso significa que ainda há grandes controvérsias no caso dos vídeos. Se você quer optar pela segurança e não correr risco nenhum, o mais indicado é não publicar vídeos que tenham sido produzidos por outras pessoas.

      Um abraço!

  18. João Camargo disse:

    Tudo o que você disse é válido para livros?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Embora não haja nenhuma referência direta, eu acredito que, se um site for denunciado por oferecer downloads ilegais de livros e as denúncias forem comprovadas, o Google também rebaixará os resultados desse site nas buscas.

      Um abraço!

  19. Maycon disse:

    Olá Adelson!

    Estou te lembrando que você esqueceu de colocar que Plagio e quando alguém copia de algum site/blog não modifica um pouco e não fala que o post foi baseado em um de outro site/blog.

    Abraços, Maycon.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maycon!

      Obrigado por sua colaboração! Mas, eu expliquei isso no início do texto, no item "O plágio, a praga que assombra os autores". Veja que inclusive expliquei a diferença entre o plágio e a violação dos direitos autorais, que ocorre quando a fonte é citada, mas não havia autorização para a cópia.

      Um abraço!

  20. Regina Andrade disse:

    Olá Adelson!

    Primeiro parabéns pelo seu super hiper blog, está me ajudando muito mesmo.

    Sobre esse artigo fiquei com 2 dúvidas, no meu blog somente tem imagens e textos da minha autoria, com uma exceção. Coloquei um gadget de Texto para frases de outras pessoas. Então coloco sempre a frase entre aspas e posteriormente coloco o nome do autor. Isso pode ser considerado um Plágio?

    Por exemplo:
    "xxx xxxx xxxx xxxxx xxxx xxxx." João da Silva

    E agora sobre como provar autoria. De resto meu blog é totalmente da minha autoria, imagens e texto são meus. Caso eu tenho algum problema, como o google vai conseguir ter certeza que o contéudo é meu ou de outro? Ou ainda, como posso provar que a autoria é minha?

    Muito Obrigada!

    Regina Andrade
    http://www.paboartes.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Regina!

      Obrigado pelos elogios! Quanto às suas dúvidas:

      1. Publicar apenas as frases, com a citação do seu autor, não constitui infração. Caso você tenha informações de onde veio a frase (nome da obra, endereço do site), é interessante colocar na citação.

      2. Quanto à autoria, o Google tem meios – como a data de publicação – para verificar quem publicou primeiro aquela imagem ou texto. Ajuda também se você implementar o mecanismo que mostro no artigo Foto e nome do autor nos resultados do Google.

      Um abraço!

  21. Ghisllei Brasil disse:

    Excelentissimo artigo, Eu escrevo filosofias, e artes em meus sites, e ja sofri muito com copia, Fico um pouco mais aliviado em ler este artigo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ghisllei!

      Esta foi uma ótima notícia para todos que produzem conteúdo original! O Google é ótimo apoio para nós na defesa de nossos direitos autorais.

      Um abraço!

  22. kitow0101 disse:

    cara eu achei q nunca iriam me plagiar, fiz um post chamado as armas mais destrutuivas de todos os tempos joguei no google e 3 me plagiaram, pow fiquei moo raiva, me deu vontade de denunciar mas as imagens do blog eu achei na web entao acho q por isso nao posso declarar que o conteudo é meu ne? mas fui eu quem montou tudo bunitinho com imagens videos e texto ai vem esses malandro e faz isso, q raiva, eu bloquiei a seleçao de texto e botao direito no meu blog, qero ver agora, e tambem to usando copyscape

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Se você foi o autor do texto original e citou o crédito pelas imagens, pode até tentar fazer a denúncia ao Google. Mas, é difícil saber se a denúncia será acatada em seu caso.

      O melhor é sempre produzir apenas conteúdo original, assim você poderá se proteger de forma mais efetiva.

      Um abraço!

  23. Vitor Sampaio disse:

    Bem, boa tarde Adelson.

    Bem, eu trabalho com um blog que fala sobre carros, mais isso não tem nada haver, bem. Esses dias eu tava lendo um blog de tecnologia novo, um tal de Flaguinho, aí, ele tipo que até hoje copia conteúdo, não CTRL+C e tal, mais tipo, tem o texto igual. Olha uma postagem sobre a Samsung a maior empresa do ano:

    http://flaguinho.blogspot.com.br/2012/12/samsung-encerra-o-ano-como-maior.html

    E a de um blog meio que famoso que eu acompanho que eu achei nos parceiros do GB:

    http://www.amotrix.com/2012/12/samsung-encerra-o-ano-como-maior.html

    Pelo texto, título e por mais algumas coisas, esse artigo do flaguinho pode se considerar um plágio ao do artigo do Amotrix?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vitor!

      Neste caso, não considero tratar-se de um plágio. O blog que você cita fez apenas uma citação do artigo original, sem copiar trechos dele.

      Para ficar perfeito, no final o autor deveria ter indicado o link do artigo específico, e não do blog.

      Um abraço!

  24. Matheus Amorim disse:

    Olá Adelson. Bem, gostei e muita da iniciativa da Google, sobre os fatos de punir os plagiadores, que tornam nossa blogosfera muito complicada a visitantes. Contudo, você sabe que quanto mais nossos sites e blogs crescem o plágio cresce afetando nossos artigos que criamos com tanta determinação. O pior que além de copiar e reproduzir nossos artigos esses plagiadores não tem o caráter de citar a fonte, isso deixa os blogueiros 'sérios' que firmam com a blogsfera bem desanimados as vezes. Entretanto, achei muito legal e sábia essa iniciativa da Google! E que nós podemos ajudá-la também, como o seu artigo: "Como denunciar plágio ao Google" nos mostra. O blog está de parabéns e merece muito as visitas diárias em que dedico, pois aprendi e cresci muito como blogueiro e webmaster através de seus artigos Adelson! Um grande abraço, e tenho honra de ter você como um professor para mim!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      Esta é mesmo uma ótima iniciativa! Acredito que, com o tempo, o Google ficará cada vez mais preciso ao encontrar a origem de um artigo e cada vez mais duro com quem o copia.

      Enquanto isso, resta a nós denunciar quem nos copia.

      E muito obrigado pelos elogios! Fico muito feliz em poder colaborar com seu trabalho!

      Um abraço!

  25. Futecnologia disse:

    É bom artigo, é para os iniciantes e os bons profissionais esse texto.Me ajudou muito mesmo.
    Se puderem me ajudar:
    http://www.futecnologia.com.br

  26. Bebel Magalhães disse:

    Concordo em parte… Eu e outros jornalistas recebemos releases (matérias sobre determinado evento)eu também crio matérias enquanto assessora de imprensa e envio para os principais impressos e on line do Brasil e alguns internacionais. E dentro da ética os textos devem ser originais (sem nenhuma modificação)e os créditos dados à assessoria. Ou seja no 6°Festival de Música do Descobrimento, por exemplo, tivemos mais de 100 publicações dos meus artigos… e isso é sinal de sucesso da assessoria… Será que o Google saberá distinguir o que é plágio e o que é release? Parabéns Adelson por sempre postar artigos importantes como este que levantam questões tão importantes para todos nós. Um abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bebel!

      Entendo que esta questão é polêmica em sua área de atuação.

      No final do ano passado, estive em um curso de SEO e esse ponto foi levantado por um jornalista que estava presente. A conclusão foi que, para o Google, mesmo nesses casos a originalidade do artigo é importante. Isso significa que, no exemplo que você deu, o Google não tem elementos técnicos para saber quem é o autor do artigo e onde sua publicação foi autorizada.

      Mas, note também que a punição só é realizada nos casos em que o plágio for denunciado e comprovado. Nesses casos, a avaliação é manual, o que provavelmente impedirá a punição indevida de quem estava autorizado a publicar o release.

      Um abraço!

    • Bebel Magalhães disse:

      Obrigada por responder e sempre nos atualizar e esclarecer… Um abraço!

  27. Dorli disse:

    Oi Adelson
    Tem uma blogueira que fez uma barraco com meu blog dizendo que eu plagiei a imagem dela. Eu procurei uma imagem no Google copiei mas não entrei no blog.Ela gritou ao deu dará que sou uma ladrona que iria me denunciar no Google. Então expliquei numa postagem que não entrei no blog dela eu verifiquei se podia usar aquela imagem no TinEyeReverse Image Searche e ela é publica menos para comerciais. Ela pegou a imagem do Google colocou uns enfeitinhos, colocou seu nome e diz que é dela. Verifiquei nesse lugar e vi que tem três similares. Eu tenho guardado numa pasta um comentário que me chamou de cara de pau e ladrona, agora está infernizando o meu blog.
    O que eu faço?
    Dorli- lá em cima do seu blog está minha foto
    Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Dorli!

      O uso de imagens em blogs é um assunto delicado. É raro encontrar quem nunca infringiu direitos autorais por esse motivo.

      Mesmo que você encontre uma imagem no Google, não significa que poderá usá-la livremente. Se ela foi produzida por outra pessoa e não há indicação dessa pessoa de que o uso é livre, você precisa de autorização dela.

      O melhor para evitar problemas em seu caso e saber até onde vão os seus direitos seria contatar um advogado especializado no tema.

      Um abraço!

  28. Leo Silva disse:

    No meu caso, não foi um artigo e sim uma ilustração minha: http://azulzinhonoticias.blogspot.com.br/2013/01/vane-e-o-capitao-amnesia.html
    O cara uso meu personagem sem minha autorização e sem me dar os créditos. Ainda cortou a imagem onde tinha minha assinatura. Vc pode ver o original aqui: https://cabecascaninas.wordpress.com/2010/02/14/capitao-amnesia-novo-quadro-de-humor-para-radios-e-novas-midias/
    Entrei em contato com ele, de forma gentil, e pedi para retirar e ele disse que não ia. Mostrei até o registro do personagem na Biblioteca Nacional e ele deu risada.
    Já o denunciei no Google e estou aguardando.

  29. Mundão Véio Sem Portera disse:

    Postei em minha pagina uma receita de sabão caseiro e depois quando fiz meu blog postei ela lá só que agora estou vendo varios blogs copiando minha receita sem a minha autorização e quero denunciar,até o google sabe que a receita é minha tanto que ela aparece em primeiro lugar de destaque quando digito no google,quero denunciar mas não sei como faço, pode me ajudar?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.