Google plágio SEO Camila Fiori

Google punirá plagiadores nos resultados das buscas

google-punira-plagiadores-130Em uma época em que o plágio voltou a ser tema frequente em blogs e redes sociais, o Google anunciou oficialmente que penalizará nos resultados das buscas os sites e blogs que receberem denúncias comprovadas de infração de direitos autorais.

Na prática, isso significa que sites e blogs que realizarem plágio e forem denunciados ao Google terão os seus resultados em posições inferiores nas buscas.

É uma ótima notícia para quem produz conteúdo original!

Entenda neste artigo como isso funcionará e como denunciar ao Google os seus artigos que foram plagiados.

O plágio, a praga que assombra os autores

O plágio é uma questão incômoda para quem tem um blog e escreve artigos originais.

Não é raro vermos nossos artigos copiados integralmente em outros sites e blogs.

Muitas vezes, não é citada a fonte e nome do autor (o que configura o plágio).

Mesmo quando o autor original é citado, se não houve autorização do autor para a cópia, quem fez isso está infringindo os direitos autorais do autor.

Por isso, a cópia de artigos só pode ser realizada se o autor autorizar.

Aqui no Gerenciando Blog, já falei sobre o assunto em alguns artigos:

Nas últimas semanas, houve um movimento em blogs contra o plágio que rendeu ótimos artigos. Abaixo, cito alguns deles:

Houve também diversas notícias sobre artigos plagiados.

Um caso emblemático foi o do Prof. Edigley Alexandre: além de ter um artigo seu copiado sem autorização, o infrator ainda lhe enviou um e-mail fazendo ameaças a ele e sua família.

Google penalizará sites e blogs plagiadores

Ontem, 10/08/12, foi divulgada pelo Google em seu blog Inside Search a notícia  An update to our search algorithms (Uma atualização em nossos mecanismos de buscas) com uma informação bastante benéfica aos autores que escrevem artigos originais.


O Google começará a levar em consideração as solicitações de remoção de conteúdo por violação direitos autorais como um dos fatores para posicionamento nas buscas.



De acordo com as informações do próprio Google, os sites que possuírem alto número de denúncias válidas poderão ter as suas páginas em piores posições nos resultados das buscas.

O impacto dessa ação é que os sites e blogs que violam direitos autorais e são denunciados perderão visitas vindas do Google.

 

Por outro lado, os autores que escrevem os artigos originais não perderão mais visitas para esses sites.

É realmente uma notícia a comemorar!

Outra ação que a empresa continuará tomando é remover esse tipo de páginas do resultado das buscas ou do Blogger, caso a página denunciada esteja num blog nessa plataforma.

Como denunciar ao Google a infração de seus direitos autorais

É importante perceber que, para que o Google possa tomar providências, é necessário que você sempre faça uma denúncia quando encontrar um artigo seu copiado sem sua autorização em outros blogs e sites.

Pessoalmente, antes de realizar a denúncia, eu gosto de primeiro deixar um comentário ou entrar em contato com o autor solicitando a remoção do artigo.

Gosto de acreditar que há casos em que o autor faz isso por desconhecimento.

Fazer a denúncia é simples.

A forma varia um pouco dependendo de onde você encontrou o material plagiado.

De forma geral, basta você acessar a página Remoção de conteúdo do Google e seguir as orientações, de acordo com o local onde você encontrou as cópias do seu artigo.

Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar essa página, sugiro a leitura do artigo  Como denunciar plágio ao Googleonde há informações detalhadas sobre como proceder.

Conclusão

É ótimo ver o Google tomando ação para punir os infratores de direitos autorais e proteger quem escreve artigos originais.

Isso dará mais força às nossas denúncias e inibirá os infratores.

Cabe a nós fazermos a nossa parte, denunciando as cópias encontradas para que o Google tenha informações necessárias para tomar as ações cabíveis.

E você, o que achou desta novidade?

Compartilhe sua opinião deixando um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

57 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.