guest post Camila Fiori

Como escolher um bom nicho para seu blog

Nicho130Escolher um bom nicho para seu blog nem sempre é uma tarefa fácil.

Afinal, não é simples escolher um tema que renda bons artigos durante longo tempo – que costuma ser a proposta de um blog.

Neste “guest post” escrito por Davi Barbosa, você encontrará algumas dicas úteis para auxiliá-lo no processo de escolha de um nicho para seu blog.

Davi é redator desde 2009, trabalha para o site Hiperativo.com e atua também como freelancer.

Nicho, o que é?

O nicho pode ser entendido como a “categoria” ou “tema” de um blog.

Alguns exemplos de nicho são tecnologia, curiosidades, receitas, músicas, concursos e outros. Mesmo dentro de um nicho específico, um blog pode tratar de diversos assuntos diferentes.

Por exemplo: se um blog tem como nicho a tecnologia, é comum que ele trate de assuntos como smartphones, computadores, notebooks, tablets, gadgets e outros.

A importância da escolha do nicho correto

A escolha do nicho correto é muito importante para o sucesso de um blog, tanto em termos de acesso quanto financeiros.

Há, por exemplo, nichos que costumam render resultados financeiros melhores que outros.

No entanto, trata-se de uma escolha bastante pessoal: caso o autor desconheça ou não esteja interessado no nicho escolhido, dificilmente conseguirá produzir conteúdo de qualidade por muito tempo. Sem isso, o blog está destinado ao fracasso.

Passos para escolher um bom nicho

Há alguns passos que podem ajudá-lo a escolher o nicho correto para seu blog.

Abaixo estão as orientações para ajudá-lo:

1. Primeiramente, faça uma lista de temas e assuntos sobre os quais você gostaria de escrever.

Podem ser temas que você já conheça bem ou que você goste e deseje estudar e se aprofundar.

2. Entre eles, encontre assuntos pelo quais você é realmente apaixonado.

Você até pode escolher um assunto apenas pelo dinheiro que ele renderá, mas isso costuma tornar o seu trabalho mais cansativo e menos prazeroso.

3. Escolha um tema atual e que tenha perspectiva de longa duração.

Como exemplo, se você escolheu o nicho de tecnologia, esteja preparado para escrever sobre assuntos atuais.

 

Por exemplo: não é uma boa ideia criar um blog para escrever sobre o Windows XP, por já ser um sistema ultrapassado e com menos perspectivas de buscas a cada dia.

Se você gosta desse assunto, deve escolher um sistema mais atual, como o Windows 7 ou até mesmo o Windows 8, que apresentam melhores probabilidades de atrair mais visitas e visualizações ao seu blog.

4. Entre os temas possíveis, verifique quais deles são populares na internet.

Nichos mais populares costumam ser mais concorridos, mas dão grandes chances de maior visibilidade.

Caso você escolha um nicho muito específico, a concorrência será menor, mas também será necessário mais trabalho para que seus leitores o encontrem e se tornem visitantes fieis.

Uma ferramenta que pode ser útil nesse processo é a Google Keyword Tool.

No artigo Encontrar nichos de mercado com a Google Keyword Tool, da Escola Dinheiro, há boas orientações de uso.

5. Depois de todos estes passos, você está apto a escolher um bom nicho para o seu blog.

Crie então seu blog e comece a postar artigos originais e de qualidade sobre o assunto escolhido. Mesmo que ele lhe traga poucas visitas no início, persevere.

Afinal, sem perseverança e trabalho duro, você não conseguirá bons resultados.

6. Atualize regularmente seu conteúdo.

Isso é importante para que seus leitores vejam que você está realmente dando atenção ao seu blog e procurando sempre trazer notícias novas.

Não adianta escrever um ótimo artigo, torná-lo popular e depois passar semanas sem atualizar seu blog. Regularidade é fundamental.

Conclusão

Os passos acima são simples, mas muito importantes para escolher um bom nicho para o seu blog.

Afinal, esse é um dos primeiros passos para que você tenha um blog de sucesso e de longa vida.

O que achou destas dicas?

Deixe seus comentários e sugestões sobre o tema!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

20 Comentários

  1. cervejaesalsicha.com disse:

    Adelson,
    gostei muito do guest post do Davi, especialmente do ponto 2. Tem também aquelas pessoas que escrevem sobre um detrminado assunto só porque está na moda…
    Um grande abraço,
    Lu

  2. Rodrigo Silva disse:

    Olá Davi e Adelson;

    Gostar e entender um pouco do assunto é o que deveria ter maior peso na hora de escolher o nicho de um blog, mas nem sempre é isso que acontece.

    Grande abraço a vocês!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Também acho essencial escolhermos um assunto que conheçamos (ou que tenhamos vontade e disposição para conhecer). Mas, vejo que muitos escrevem sobre assuntos que não conhecem e não se deram o trabalho de pesquisar, o que resulta em artigos reuns.

      Um abraço!

  3. Sissym disse:

    Adelson, desde que passei a acompanhar suas matérias percebo que estou aprimorando meus conhecimentos. Esta sua dica é muito importante, porque se tomamos gosto pelo que produzimos, é bom saber se o blog ou site corresponde ao nicho mais adequado para se obter sucesso.

    Beijos

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sissyn!

      Fico muito feliz em saber que os artigos a estão ajudando!

      Quanto à escolha do nicho correto, isso é mesmo essencial para termos blogs de sucesso!

      Um abraço!

  4. Hannah disse:

    De todos, acredito que o Passo 2 é o mais importante, pois se a pessoa escolhe um assunto de que não gosta, certamente, vai parar no meio do caminho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Hannah!

      Concordo com você! Vejo que muitos tentam criar blogs sobre temas rentáveis financeiramente. Isso não é errado, mas é muito mais difícil manter ativo um blog sobre um tema que não goste.

      Um abraço!

  5. Ciro disse:

    Um dos erros que cometi no incio foi não ter um nicho, hoje tenho um (tecnologia), meus texto podem variar de criticas de filmes a cronicas, mas sempre ligados a tecnologias. Só não poderei mais seguir a dica numero 6, já que devido a mudanças só terei acesso a internet por alguns minutos.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ciro!

      O seu caso é um bom exemplo de como um nicho bem escolhido pode dar margem a diversos artigos diferentes. Escrevendo sobre Tecnologia, você tem mesmo a liberdade de abordar todos esses temas, sem fugir ao assunto principal que você trata.

      Quanto ao item 6, para mim o mais importante é ser regular: se você tem poucos minutos, vale a pena escrever os artigos mesmo desconectado e aproveitar o tempo de conexão para programá-los para publicação futura.

      Um abraço!

  6. Caindo no Mundo disse:

    Ola Adelson e Davi,

    Guest post bacana, simples, porem realmente util. Vejo muita gente preocupada apenas em escolher um nicho de mercado 'lucrativo', o que obviamente eh valido e deve ser considerado, mas se voce nao tem base ou conhecimento para escrever neste determinado nicho, nao vai consguir manter o blog no ar ou o publico interessado por muito tempo. Nao eh simplesmente 'criar blogs em massa' ou 'de batelada', como diria minha voh!!!! Tem que estudar!!!

    Abracos,
    Sani

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sani!

      Eu também considero que o blog dá mais resultado quando escolhemos um tema que gostamos – ao invés de escolher um que seja apenas lucrativo.

      No início, um tema lucrativo pode até funcionar bem, mas depois ele acaba se tornando um fardo a ser carregado. O melhor é mesmo quando podemos aliar os dois fatores: nosso gosto pessoal e a lucratividade.

      Um abraço!

  7. Viviane Mendes disse:

    Parabéns Adelson,
    seu blog está cada dia melhor.
    []s,
    Viviane Mendes

  8. Jordão Felix disse:

    Olá Adelson Smania, tudo bem meu amigo? O artigo é válido e as dicas são muito boas para iniciantes na blogosfera.

    Eu acredito que a escolha de um nicho é a etapa mais importante no processo de criação de um blog. No entanto dependendo dos motivos da criação de um blog, escolher um nicho se torna uma tarefa inútil para o blogueiro. Digo no sentido de um blog pessoal ou de variedades.

    Também acredito que escolher um nicho só porque é rentável é perca de tempo, pois se sobressair em um nicho muito disputado é muito difícil, há não ser que o blogueiro domine totalmente o nicho escolhido, coisa que ultimamente não temos visto na Internet. O que vemos são pessoas iniciando blogs e metabloggers sem ter a mínima noção do assunto.

    Costumo dizer que quando for escolher um nicho, não pense em dinheiro, tráfego ou popularidade. Pense somente em seu gosto pessoal. Na minha opinião é a única coisa importante na escolha do nicho.

    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jordão!

      Também penso que o melhor – especialmente para quem está começando – é escolher um tema que lhe agrade. Eu digo que continuaria atualizando o Gerenciando Blog mesmo que não ganhasse nada por isso, justamente por gostar de fazer o que faço aqui.

      Um abraço!

  9. jonas klein disse:

    Olá Adelson belo artigo, em minha opinião atualmente esta cada vez mais escolhes um nicho de mercado do qual você goste e ao mesmo tempo valha apena, por como você disse no post se você escolhe um nicho muito popular e naturalmente com muita ocorrência fica difícil você se destacar entre seus concorrentes.

    Por outro lado caso você escolher um nicho que tenha interesses bem específicos, é mais fácil se destacar porem é mais difícil traçar metas ambiciosas porque normalmente nesses casos numero de pessoas que tem interesse no que você vai escrever é pequeno.

    Um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jonas!

      Você está correto em sua análise!

      Mas, acredito que seja possível ter destaque em ambos os casos, tanto nos nichos mais concorridos quanto nos mais específicos, desde que o autor faça um trabalho original e de qualidade. Somados à persistência, esses são fatores fundamentais para o sucesso de um blog.

      Um abraço!

  10. Mateus disse:

    Olá Adelson
    muito bom seu artigo… Começei um blog onde eu coloco meus desenhos e dou a oportunidade de pedirem um também, mas é complicado…
    Porque faço desenhos de vários assuntos
    por exemplo, as vezes faço desenhos de esportes, e aí aparecem anuncios de coisas nada a ver com desenhos…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mateus!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Vi o seu blog e achei bem bacana! Você conseguiu encontrar um nicho bem diferente e interessante para trabalhar.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.