Blogger Camila Fiori

Numeração de páginas no Blogger

Paginação no BloggerO sistema de controle de páginas no Blogger é bem precário.

Na verdade, não há numeração das páginas: só é possível navegar para as “postagens mais antigas” e para as “postagens mais recentes”, de página em página.

Atualmente, a única forma de possibilitar a numeração de páginas é realizando modificações no template.

Veja neste artigo (um dos temais mais votados em meu UserVoice) algumas opções interessantes e de funcionamento comprovado para realizar a paginação no Blogger.

Introdução

Quando você utiliza um template padrão do Blogger, não é simples para que seus leitores visualizem seus artigos mais antigos, especialmente se você não utiliza o gadget “Arquivo do blog”.

Para visualizar postagens antigas, ele precisa clicar na opção “Postagens mais antigas”, no final de sua página, até encontrar o período desejado.

Abaixo está uma imagem do TD Séries mostrando esses controles de navegação em um template padrão:

Paginação no Blogger

 A navegação fica bem mais simples quando você utiliza o conceito de “paginação” de seus artigos, em que seu leitor consegue ir até uma página específica.

Veja, por exemplo, o controle que utilizo aqui no Gerenciando Blog: com ele, é possível utilizar o cursor para deslizar até a página desejada e clicar diretamente nela.

Paginação no Blogger

 Para fazer isso, é necessário realizar algumas alterações diretamente no HTML do seu template.

Neste artigo, mostrarei duas opções para realizar a paginação, para que você possa escolher o modelo que melhor se adéqua à sua situação.

Ressalto que ambas soluções não foram desenvolvidas por mim, mas pelo Abu Farhan, um ótimo blogueiro da Indonésia, que cria ótimos gadgets para blogs.

Como seus artigos originais estão em inglês – que nem todos dominam – achei por bem reuni-los e citá-los aqui, bem como seus links originais.

Uma recomendação importante: antes de aplicar as alterações em seu blog oficial, sugiro fortemente que você as faça em um blog de testes, para avaliar se elas funcionarão corretamente e não causarão problemas em outras funcionalidades do seu blog.

Caso você ainda não tenha um blog de testes, basta seguir as orientações do artigo Como criar um blog de testes no Blogger.

Caso você tenha dúvidas ou dificuldades para realizar as alterações no HTML do seu template, sugiro a leitura do artigo Como editar o HTML de seu template no Blogger.

Opção 1 – Paginação clássica

Esta primeira opção, que chamo de “paginação clássica”, é que costuma ser mais utilizada nos blogs.

Ela mostra as páginas em pequenos quadros, permitindo que seu visitante clique diretamente nelas.

O tutorial original está em Numbered Page Navigation For Blogger New Script.

Paginação no Blogger

O procedimento é bem simples. No HTML do template do seu blog, você deve realizar duas alterações:

1. No início do seu template, logo antes da linha que começa por “<b:skin>”, adicione a instrução abaixo.

Como mostrei no artigo CSS no Blogger: o que é e como usar, isso adicionará os códigos de formatação ao seu template.

<link href=’https://sites.google.com/site/gerenciandoblog/arquivos/paginacao-abu-farhan-01.css’ rel=’stylesheet’ type=’text/css’/>

2. Antes da linha “</body>”, copie o conteúdo do arquivo https://sites.google.com/site/gerenciandoblog/arquivos/paginacao-abu-farhan-01.txt. Há duas linhas que você pode mudar nesse trecho:

  • var postperpage=7; – Este número define quantos artigos serão mostrados em cada página do seu blog. Minha sugestão é que você coloque nele o mesmo número de artigos que você definiu para mostrar na página principal do seu blog.
  • var numshowpage=4; – Este número define quantas páginas (ou quantos quadros) você mostrará em seu navegador de páginas. No exemplo da imagem que mostrei acima, utilizei 7 páginas.

Se você quiser, pode também utilizar outros estilos de cores e formatações para o navegador de páginas.

Algumas sugestões estão nos artigos abaixo:

Opção 2 – Paginação deslizante

A segunda opção, que eu chamei de “paginação deslizante”, é a que utilizo aqui no Gerenciando Blog há alguns meses e considero mais elegante.

Trata-se de um navegador em que o visitante pode utilizar o indicador para “deslizar” entre as páginas, chegando até a página desejada.

Para vê-lo em funcionamento, basta acessar a página principal e ir até o final dela, antes do rodapé.

O tutorial original está em Beautiful New Page Navi For Blogger With Scroll.

O procedimento é bem similar ao anterior, com pequenas modificações.

As duas alterações necessárias no template estão citadas abaixo:

1. Adicione ao seu template, antes do trecho “<b:skin>”, a linha abaixo:

<link href=’https://sites.google.com/site/gerenciandoblog/arquivos/paginacao-abu-farhan-02.css rel=’stylesheet’ type=’text/css’/>

2. Antes da linha “</body>”, copie o conteúdo do arquivo https://sites.google.com/site/gerenciandoblog/arquivos/paginacao-abu-farhan-02.txt. Valem também aqui as mesmas opções de customização que mostrei no item 2 da Opção 1 (postperpage e numshowpage).

Conclusão

A navegação de seus visitantes pelos artigos antigos de seu blog ficará muito mais simples se você colocar nele uma destas opções de paginação.

Estes sistemas são bem mais simples e funcionais do que obrigar seu visitante a clicar diversas vezes nas “Postagens anteriores” até encontrar o que procura.

E você, já utiliza alguma customização para paginar as páginas do seu blog?

Gostou destes sistemas? Deixe um comentário!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

66 Comentários

  1. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Recurso muito útil. Acredito que deve ajudar a melhorar bastante a acessibilidade dos visitantes!

    Obrigado por compartilhar a informação!

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      O sistema de paginação original do Blogger é uma das principais limitações atuais da plataforma. Enquanto não temos novidades oficiais, a solução é utilizar sistemas como estes, que realmente facilitam a navegação.

      Um abraço!

  2. C.J disse:

    Eu vi o widget do Abu Farhan em um blog aí e fui pesquisar. E consegui instalar no meu, mesmo com as instruções originais em inglês, dá pra ter uma idéia geral. Agora o artigo aqui cabe pra esclarecer umas outras dúvidas latentes e ajudar novatos nesse gadget que realmente é muito bom. A numeração de páginas original do blogger é meio cabreira mesmo. Eu instalei essa numeração de páginas com cursor deslizante e gostei muito do resultado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, C.J!

      Escrevi este artigo com a intenção de facilitar o processo de instalação, especialmente para quem não entende o inglês.

      Eu também gostei muito do sistema de paginação deslizante, que fica bastante agradável para os visitantes.

      Um abraço!

  3. Bruno Saavedra disse:

    Adelson,

    Mais uma excelente funcionalidade que apliquei em meus dois blogs.
    Valeu.

    Bruno Saavedra
    http://opiniaoadm.com.br
    http://questaodeperspectiva.com.br

  4. troladaboa disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelo artigo, estava precisado de uma paginação diferente e esse com efeito deslizante cairá como uma luva

    Muito obrigado, Abraços

  5. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai?

    Gostei muito das opções que pesquisou para compartilhar conosco, no meu blog o template veio com uma paginação parecida com a da primeira opção, mas confesso que a algum tempo tenho vontade de mudá-la para uma como a sua, que é bem mais elegante!
    Uma coisa muito importante que você citou é a de termos o cuidado de colocarmos no código a mesma quantidade de páginas que configuramos no painel do do blog. Quando mudei de template o código estava com um número e eu havia configurado no painel, outra quantidade. Sem me dar conta disso, percebi que as postagens se repetiam nas páginas… Eu já estava até cogitando mudar de template, pois leigos como eu em alguns casos tem dificuldades que podem parecer simples para outros, mas que atrapalham bastante. O que ocorreu era que no código estavam marcadas para aparecer apenas 4 páginas e na minha configuração : 8. E acontecia esta confusão, repetindo as postagens em todas as páginas.
    Todo cuidado é pouco, por isso sua dica de testar primeiro, é importantíssima também 🙂

    Obrigado por compartilhar,
    Grande abraço e boa semana!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Os cuidados que você citou são mesmo muito importantes, tanto na configuração do número de páginas, quanto de colocar em um blog de testes antes.

      Por mais que sejam gadgets já utilizados em milhares de outros blogs, isso é importante para garantir que o novo sistema não cause conflitos com outros gadgets e códigos existentes no blog.

      Fico feliz que tenha gostado do artigo!

      Um abraço!

  6. Sissym disse:

    Adelson, adoro suas dicas. Esta semana, quando estiver com tempo e zen, vou experimentar num dos blogs.

    Não sei se eu errar devo gritar (chamando voce) ou é melhor casar contigo logo de uma vez, assim meus problemas virtuais vão terminar!

    Bom, depois conto como ficou a minha tentativa.

    Boa semana!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sissym!

      Fico muito feliz que tenha gostado das dicas! Torço para que dê certo em seu blog. E, caso ocorra algum problema, é só deixar um comentário aqui que eu a ajudarei com prazer.

      Um abraço!

  7. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    Uso um outro modelo como a Opção 1 – Paginação clássica. Mas percebo que, quando abro um categoria do blog, os botões de paginação não aparecem. Somente o link ANTERIOR e PRÓXIMO.

    Quando clico, por exemplo, em PRÓXIMO, os botões aparecem normalmente.

    O que será?

    Sua dica é muito mais prática em relação a que usei, que é cheia de códigos.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      O problema que você reportou também ocorre aqui no Gerenciando Blog. Isso acontece porque o widget do Abu não está preparado para fazer a paginação nas páginas das categorias. Infelizmente, não conheço uma solução para isso.

      Com relação aos códigos, eu procurei simplificar o processo com os arquivos de CSS externo. Assim, basta uma linha de modificação no código HTML para incorporá-lo.

      Um abraço!

  8. Rafa - Arruma Blog disse:

    Antes das modificações do Blogger (Alt, Title e link editável) sentia que o Blogger era pior neste sentido de paginação. Depois disso (segundo semestre de 2012) o Blogger passou a colocar os botões em todos os modelos e diferenciá-los com cores ao redor e isso ajudou muito. Claro que isto foi o que eu vi sem acompanhar 100% as mudanças pelo blog deles.
    Usei no antigo modelo do meu blog um dos modelos de paginação e foi mais legal e bonito que o sistema padrão do Blogger rsrsrs. Recomendo muito.

    Parabéns pelo artigo

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafa!

      Quem acompanha o Blogger há bastante tempo, percebe que a equipe está sempre empenhada para adequar os pontos mais críticos da plataforma. Assim, é provável que futuramente haja um sistema padrão de paginação bem mais eficiente que o atual.

      Enquanto isso, os sistemas que mostrei neste artigo foram os melhores que encontrei!

      Um abraço!

  9. Agronopolos Vendaval disse:

    Vendo a Pagina do Abu Farhan percebi que ele tem um tal de PAGINATOR 3000 que parece resolvre o problema das paginas categorizada e se tem mais de 500 paginas)

    Acabei implementando ele no meu blog (após testa-lo no meu BETA, claro)

    Espero ter ajuda-lo nesse problema

    MLP Brasil
    http://mlpbr.blogspot.com/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Agronopolos!

      O sistema que apresentei na Opção 2 é justamente o Paginator 3000. Mas, fiz testes em minhas páginas de categoria e ele não foi exibido corretamente.

      Por outro lado, percebi que em seu blog ele está funcionando corretamente. Vou investigar melhor o problema.

      Obrigado pela sugestão!

      Um abraço!

  10. Robson Oliveira disse:

    Olá Adelson.
    Este seu post me veio em boa hora. No template que eu coloquei em meu blog já tem um sistema de paginação, porém, estou com um problema que ele não funciona no Google Chrome e nem no Firefox, quando clico para ir para a próxima página ou voltar para uma anterior, nada acontece, simplesmente a página sobe para o topo e o pior é que no meu blog de teste funciona normalmente.
    Vou tentar instalar o seu para verificar se resolvo este problema.
    Muito obrigado pela dica.

  11. Hannah disse:

    Olá, Adelson. Já vi alguns blogs usando a paginação numerada no Blogger, mas não sabia como fazer. No WordPress é beeem mais fácil, rs. Se bem que já estou acostumada com aquela paginação "Postagens Mais Antigas", por isso, não acho muito complicada de usar. No entanto, acho que as páginas numeradas valorizam mais o blog, visualmente falando, e concordo que é mais fácil navegar pela numeração. Muito obrigada por mais esta dica, talvez precise dela futuramente. O blog que tenho no Blogger é o Classifiblogs, deixei o link. Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Hannah!

      Esta é uma das limitações do Blogger que são incômodas e não fazem sentido. Espero que um dia tenhamos um sistema nativo mais eficiente, como é o WordPress.

      Enquanto isso, precisamos mesmo utilizar sistemas como estes para tornar a navegação mais simples.

      Um abraço!

  12. Felipe disse:

    Quando vou na sua página principal não aparece o barrinha em baixo dos números, como na primeira foto. Algum problema no meu navegador ou ela não aparece mesmo?

    Achei mais bonito com ela.

  13. Victor Marques disse:

    Ola, Adelson!

    vc poderia me ajudar?
    Eu nao consegui entender a parte das linhas que podem ser alteradas.So nao entendi a parte de onde colocar essas linhas.Vc poderia me ajudar?

    Agradeço des de já!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Victor!

      Para fazer essa parte corretamente, você deve localizar em seu HTML a linha que tem o trecho /body. Antes dessa linha, você deve inserir o conteúdo do arquivo que citei no artigo. A forma mais fácil de fazer isso é acessar o arquivo, copiar o seu conteúdo com o CTRL+C e copiá-lo no seu HTML como CTRL+V.

      Um abraço!

  14. Henrique Araújo disse:

    Muito obrigado Adelson, deu certinho aqui. Parabéns pelo trabalho, que vc tenha muito mais sucesso, abs.

  15. jhonatan mesley disse:

    Boa tarde!
    desculpa pelo local deste comentário não ser apropriado
    mas preciso da sua ajuda, no meu blog eu gostaria de retirar a paginação
    original que já vem com o mesmo e não encontrei nenhuma informação deste assunto, vc pode me ajudar?
    desde já agradeço e parabéns pelo seu blog conteúdo muito interessante.

  16. Bruno Saldanha disse:

    Bom dia Adelson, em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela qualidade de seu trabalho.
    Sei que deve dedicar grande parte do seu tempo e é sempre bom ser reconhecido.

    Bom tenho duas perguntas.
    1 – De uma hora para outra sumiu a opção próxima página no meu blog, tentei colocar seu código mas ela não voltou. Iria ser muito grato se consegui-se me ajudar.
    2 – Tem como me passar o código para divulgar a postagem como aparece em um menu flutuante ao lado de suas postagens? eu tenho um abaixo das postagens, mas se usuário curtir um link, ele não pode curtir outro.

    abraço http://www.saldanhafotos.com

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Infelizmente, os scripts necessários para o funcionamento deste recurso não estão mais disponíveis no Google.

      Vou pesquisar outra forma de fazer a paginação para postar aqui.

      Um abraço!

  17. Alemão7273 disse:

    Olá Adelson. Voltei aqui para agradecê-lo pela postagem. Coloquei a opção 1: paginação clássica no meu blog e funcionou perfeitamente, mas percebi que quando visualizo meu blog pelo explorer, a paginação fica quadrada, sem os cantos arredondados, e nas páginas de 2 dígitos vira uma bagunça. No Chrome ficou perfeito. Se você quiser ver o resultado, visite meu blog http://furiadoalemaofilmes.blogspot.com. Obrigado mais uma vez e sucesso.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alemão!

      Visitei seu blog e vi que, realmente, no IE o visual é diferente. Aparentemente, é uma limitação do script criado pelo Abu-farhan.

      Um abraço!

  18. Emanuel Lopes Ferreira Galvão disse:

    Olá, Adelson!
    Fiz um blog teste conforme você me orientou, foi perfeito.
    Quando testei a paginação apareceu a seguinte mensagem de erro no HTML:
    Erro ao analisar XML, linha 8, coluna 102: Element type "link" must be followed by either attribute specifications, ">" or "/>"
    O que significa isso?

    Grande abraço,

    Emanuel Galvão

  19. Fernanda Scafi disse:

    Onde eu acho o "HTML do template do seu blog"?? Uso o Blogger. Obrigada!

  20. Paulo Amaral disse:

    Olá, gostaria de saber se esse sistema simples(opção 1) que você está disponibilizando tem aquele pequeno bug, que faz a numeração aparecer dentro das postagens…

  21. Fernanda Scafi disse:

    Estou tentando fazer isso mas não consigo… O 1o texto que deve ser adicionado está aparecendo no topo do blog (antes do logo) e a numeração de páginas não aparece!!! Ai meu Deus! hehehe Fiz no blog de testes eh claro… O q pode ser? e na verdade não achei nenhuma linha começando com somente body, a + parecida tinha um monte de outras coisas escrita depois e nao estou conseguindo copiar e colar aqui. Foi antes dessa que adicionei a 2a parte… (quando tento copiar aqui aparece uma mensagem em vermelho: Seu HTML não pode ser aceito: Tag não é permitida: BODY e enquanto não apago não consigo enviar o comentário!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Preciso revisar o artigo, pois o autor tirou do ar um arquivo necessário ao seu funcionamento.

      Enquanto isso, sugiro que você faça a paginação através do artigo que indiquei na resposta ao comentário anterior a este. É bem simples!

      Um abraço!

    • Fernanda Scafi disse:

      O Adelson salvando a gente mais uma vez! rs Fiz no blog de testes e não deu certo… Ai comecei a desconfiar que era lá o problema pq essa não é a única coisa que não to conseguindo… Fiz direto no meu blog mesmo e deu certo!!! Apareceu escrito em espanhol "siguiente", mas mudei para português… vou ter q excluir o meu blog de testes e fazer outro pq tem alguma coisa errada lá aiaiai rs Mas a paginação deu certo! Obrigada mais uma vez!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Que ótimo saber que agora deu certo!

      Um abraço!

    • Johnny C. Francisco disse:

      será que é por que no blog de testes só tenha uma pagina?

    • Fernanda Scafi disse:

      Eu copiei os artigos todos do meu blog "de verdade" pro de teste, então tem várias pgs lá! rs

  22. Gabriel Maciel disse:

    Muito Bom, me ajudou muito

  23. Mari B. disse:

    Oi! Há tempos atrás eu havia colocado o widget do Abu Farfan, mas há um problema. Ao clicar por exemplo na página 2, ele não leva exatamente para a página que deveria, e sim pula algumas, mostrando postagens mais antigas que as que deveriam aparecer. Isso pode prejudicar o meu blog,pois não mostra a sequência de postagens fielmente.
    Eu queria removê-lo e corrigir isto, porém agora houve algumas mudanças no blogger, e não acho a opção "expandir modelo de widget", de forma que quando procuro pelo “”, não aparece em nenhum lugar no html. Eu gostaria muito de corrigir isto, mas não consigo.. podes me dar uma luz?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mari!

      Normalmente, isso ocorre quando há um erro entre o número de postagens configuradas para ser mostrada em cada página do seu blog, e o número de páginas configuradas no gadget de numeração.

      Caso você não encontre o código diretamente no Blogger, há outra forma de fazer isso:

      1. Edite o HTML do seu template.
      2. Copie todo o conteúdo.
      3. Cole num editor de textos (como o Bloco de Notas).
      4. Faça as alterações necessárias no editor.
      5. Copie o conteúdo e cole de volta no Blogger.
      6. Salve o HTML no Blogger.

      Espero que isso a ajude!

      Um abraço!

  24. Cris Alves disse:

    Oi, Adelson!! Estou com dificuldades em inserir esse código. Não sei se ele está em conflito com alguma outra configuração minha (o que é provável, pq quem configurou a página foi meu marido), mas simplesmente não aparece nem esse "POSTAGENS ANTIGAS" nem a numeração que inseri…
    http://blogpier66.blogspot.com.br/

    Obrigada pela ajuda!! Heeelp!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cris!

      Fiz um teste aqui e vi que, infelizmente, um dos scripts utilizados pelo autor para fazer essa numeração foi removido do ar. É por isso que ele não está funcionando.

      Assim que eu conseguir, revisarei este artigo para buscar outra solução.

      Um abraço!

  25. Bruno Bezerra disse:

    Olá Adelson bela matéria!,

    Esse numerador de páginas é bastante usado, pois é de um modelo simples. Em alguns sites, vejo numeradores personalizados, quando encosto o mouse aparece ''page 1'', ''page 2'', e não os links um pouco grandes do numerador convencional. Você tem ideia de como podemos instalar um numerador que possa ser personalizado, ou depende de template para template?,

    Abraços!.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Este é mesmo um modelo bem simples e funcional.

      No desenvolvimento de templates, o pessoal tem utilizado outros recursos. Se você buscar no Google por "páginas numeradas Blogger", encontrará outras soluções.

      Um abraço!

  26. Rafael Dias disse:

    funciona em templates modificados pq aqui no meu ficou do mesmo jeito

  27. Fabio Rangel disse:

    Adelson

    Queria saber como faz para aparecer as numerações do blogger nas categorias ou no menu do blogger
    Por que eu baixei um template que já veio as numerações mas ela fica sempre na pagina inicial ,mas não aparece nas paginas do meu menu.nem nomes de postagem mais recente e anteriores
    Teria algum código ai pra me ajudar ou uma explicação bem clara ai?

    Espero a respostas

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Normalmente, o código usado para fazer a numeração de páginas já funciona também para as páginas de categorias. Caso o código que você utilizou não funcione nelas, verifique se ele tem uma condicional para funcionar apenas em páginas do tipo "index". Se tiver, tente modificar essa condição, para que ela só não seja exibida em páginas do tipo "item". Pode ser que isso já resolva o seu caso.

      Um abraço!

  28. Rangel d'Jesus disse:

    Cliquei nos links da OPÇÃO 1 (Five Styles Page Navigation for Blogger New Script Part 1 e 2)
    e a apareceu a seguinte mensagem: Página avaliada como foco de ataques!

  29. Marceelo disse:

    Ola Adelson Smania . Estou com 1 sistema de Backlinks no meu blogger so que nao so conseguindo coloca pagina;ao nos link e eles estao somindo pode me ajuda ?

  30. Alessandro Teixeira disse:

    Nada do que tenho feito funciona no meu blog. A numeração de página não aparece. Pode me ajudar?

  31. Daniela Almeida disse:

    Quantas páginas estáticas pdemos criar no blogger, pois coloquei 55 e não consegui adicionais mais. Cancelei algumas e ficaram 36, mesmo assim não consigo criar mais página, apenas atualizar as já existentes.

  32. Filmes e Jogos via Torrent disse:

    Adiconei no meu blog uma dessas paginações so que meu blog tem 1040 postagens e a paginação só lê 500 poderia me ajudar!!!

  33. Fernando Lucas disse:

    Pois bem, eu utilizo a paginação deslizante, mas quando a pessoa seleciona uma categoria, ai a página some a númeração e fica como proxima pagina e pagina anterior, como resolver? obrigado.

  34. Drops Mania disse:

    Infelizmente não tive êxito, uso um template padrão e não consegui relacionar as páginas numeras para cada menu do meu blogger. como faço isso?

  35. EvandroTorrentGames disse:

    Olá
    Estou com um problema q nao acho a resposta em lugar algum, se vc puder me ajudar…
    Na página inicial coloquei para aparecerem 48 postagens, blz, está td certinho
    Porém qnd clico em PROXIMA PAGINA, ou pagina 2, na proxima página aparece apenas 7 postagens, e vai indo d 7 em 7… como faço para aparecer as 48 em todas? nao acho isso em lugar algum
    obrigado. (blogger)

  36. Gilmar de Oliveira disse:

    Adelson, Bom Dia, Tudo Bem? preciso de uma ajuda. Eu tinha uma página numerada que fiz faz mais de 1 semana e agora pouco terminei de fazer uma postagem quando fui ver a numeração desapareceu, aparece apenas aquela opção postagens mais antigas, sabe me dizer uma solução? o procedimento que usei foi esse: o único que deu certo pra mim http://consejosparanovatos.blogspot.com.br/2015/01/numerar-paginas-y-etiquetas.html

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.