divulgação guest post Camila Fiori

Sua padaria está em uma rua sem saída? Mostre a todos onde ela fica

rua-sem-saidaEste é mais um “guest post” escrito por Gustavo Freitas, do Gustavo Freitas.net. Ele é problogger, professor universitário e consultor em criação, desenvolvimento e monetização de sites e blogs. Talvez queira conhecer seu novo e-book gratuito, Manual da interface do Google Adsense. Neste artigo, Gustavo comenta algumas estratégias de divulgação para dar maior visibilidade ao seu blog e conquistar mais visitantes.

Analogia da padaria

Imagine a seguinte situação: uma pessoa resolve ser empreendedor e, após uma pesquisa de mercado em sua região, descobre que ter uma padaria pode ser um grande negócio. Ele se informa sobre tudo que precisa para ter uma padaria de sucesso como os tipos de pão preferidos na região, tabela de preços, funcionários e o ponto comercial.

Aqui surge um impasse: ele não consegue um ponto comercial em uma das ruas principais da região. Ele consegue um ponto numa rua sem saída, com pequeno movimento de pessoas (geralmente, as que moram naquela rua, já que ela não tem saída).
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Qual a saída nessa situação? Desistir do negócio? A saída pode ser essa, desistir antes mesmo de começar. Ou então ele pode investir em publicidade e mostrar a todos daquela região onde sua padaria está localizada.

O que isso tem a ver com um blog?

Tudo! Isso se você pensar em seu blog como um empreendimento – e aqui não estou falando apenas dos que pensam em ganhar dinheiro com o blog – que você quer ver crescer e fazer sucesso. Se não sabe ainda o que é o sucesso pra você sugiro que leia o artigo abaixo e defina o seu sucesso o mais rápido possível. Parece redundância, mas disso depende o seu sucesso.

Você planejou seu blog, encontrou o melhor nicho dentro dos assuntos que você domina, mas infelizmente não conseguiu ficar em uma rua principal, ou seja, não aparece nas primeiras posições do Google e outros mecanismos de busca.

O que fazer, desistir? É uma opção que deve ser levada em consideração. Mas, se você tem conteúdo de qualidade e sente que seu blog ainda pode ajudar muitas pessoas, não desista! Invista em publicidade e destaque seu empreendimento.

Não tem dinheiro pra investir em publicidade paga? Não tem problema, pois vou lhe dar algumas sugestões de divulgação gratuita de seus artigos.

Como divulgar seu blog

Você já possui um bom conteúdo de qualidade? Tem, pelo menos, 30 artigos publicados? Então está na hora de ir atrás das visitas. Veja algumas estratégias que utilizo em meus blogs.

1. Guest post
A primeira dica é fazer o que estou fazendo agora mesmo: escrever guest posts em blogs do mesmo nicho que o seu. Procure por blogs em seu nicho que aceitem guest posts e escreva para alguns. Como você já percebeu o Gerenciando Blog aceita, assim como alguns de meus blogs também.

O Adelson Smania também utiliza essa técnica. Confira os artigos que ele publicou em outros blogs em Setembro:

2. Indicação de outros blogueiros
Outra excelente maneira de ganhar mais visitas é ser indicado por outros blogueiros de seu nicho, tanto nas redes sociais como em artigos de seus blogs. Conseguir indicações não é uma tarefa fácil e não será através de um contato por e-mail ou redes sociais pedindo isso que você conseguirá. É necessário escrever conteúdo de qualidade, diferenciado e esperar que surta efeito.

 

Outra estratégia é citar, em seus artigos, textos de outros blogs que o complementem e esperar que haja uma retribuição do blogueiro citado. Isso não é garantia de retorno, mas pelo menos você indica a seu leitor um conteúdo que o ajude a entender ainda mais do assunto abordado e isso pode ser valorizado por ele.

3. Material diferenciado
Você pode produzir um material diferenciado como um vídeo, um podcast, um e-book gratuito e esperar que outros blogueiros do nicho escrevam sobre o material e divulguem seu trabalho. Para dar uma ajuda, você pode criar um “press release” e enviar para alguns blogueiros de seu nicho. Alguns certamente vão escrever algo falando sobre o assunto.

Um exemplo é o meu e-book gratuito “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: 6 dicas testadas e aprovadas” que foi referenciado por vários blogueiros e até mesmo pelo Adelson no artigo abaixo.

4. Redes sociais
As redes sociais sempre devem ter um destaque especial em sua estratégia de divulgação. Mas não fique limitado somente às redes sociais mais conhecidas como Facebook, Twitter e Google+. Vá em busca de redes sociais específicas de seu nicho também.

Vou dar algumas dicas que tenho utilizado pra conseguir mais visitas em meus blogs, utilizando o Facebook e LinkedIn, mas não da maneira tradicional.

4.1. Facebook
Enviar apenas os links de seus artigos com um pequeno resumo não é o suficiente. Procure por grupos específicos de seu nicho. Por exemplo, se você tem um blog no nicho de esportes, mais especificamente no nicho de futebol e falando sobre o Flamengo, procure por grupos no Facebook que falem sobre futebol e grupos que falem somente sobre o Flamengo.

Antes de começar a divulgar seus links verifique as normas do grupo para não praticar spam e ser excluído do mesmo. Essa é a estratégia que utilizo no Mundo do Futebol.

4.2. LinkedIn
A rede social LinkedIn é uma rede social diferenciada. Nela estão pessoas que procuram destacar seus perfis para a área profissional e não adianta lá procurar por grupos sobre futebol. Se você tem algum projeto que trata de assuntos relacionados a profissionalização, vagas de emprego, crescimento profissional e outros assuntos relacionados a dica é a mesma do Facebook.

Procure por grupos interessados no assunto (tem alguns que chegam fácil a 100.000 inscritos) e divulgue seus artigos. O retorno é excelente!

Conclusão

Essas são apenas algumas estratégias que utilizo pra mostrar às pessoas onde meu blog e meus artigos se encontram. Dependendo do nicho em que estiver, elas podem não funcionar, mas certamente a ideia ficou e você já deve estar pensando em alguma estratégia de divulgação pra trazer as pessoas pra sua “rua sem saída”.

E você, o que pensa sobre este assunto? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua opinião? Deixe um comentário!


crédito da imagem: http://www.sxc.hu/

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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5 Comentários

  1. Gustavo Freitas disse:

    Adelson,
    obrigado pela oportunidade de escrever mais um Guest Post no Gerenciando Blog.
    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gustavo!

      Sou eu quem o agradeço por mais um guest post tão bem escrito!

      Gostei muito da sua analogia da padaria em uma rua sem saída. É uma forma interessante de mostrar que a publicidade feita de forma correta pode realmente alavancar um negócio, incluindo nossos blogs.

      Um abraço!

  2. Djoni Filho disse:

    Se houver persistência e dedicação, a padaria no fim da rua poder ganhar até mais status do que aquela no centro da cidade.

    Por outro lado, se faltar os dois quesitos, A padaria do centro pode ficar mais abandonada do que uma de fim de rua.

  3. DONISANTEIRO disse:

    achei de bastante valia suas dicas e informações vou tentar por em pratica

  4. Matheus disse:

    Parabéns!!! O post ficou muito bom e me deu novas ideias de divulgação para meu blog.

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