acompanhamento Blogger Camila Fiori

Como parar de seguir um blog

Como parar de seguir um blogCom as mudanças na interface do Blogger e a desativação do Google Friend Connect, parar se seguir um blog tornou-se uma tarefa um pouco complicada.

Mesmo que você cancele a assinatura desse blog pelo Google Reader, ele voltará a aparecer na ferramenta após algum tempo.

Neste artigo, você aprenderá a deixar de seguir um blog de forma definitiva, para que seus novos artigos não apareçam mais no Painel de Leitura do Blogger nem no Google Reader.

Introdução

Sabe aquela situação em que é muito fácil você entrar mas difícil para sair?

É isso o que está acontecendo os blogs que foram “seguidos” através do Google Friend Connect.

Depois da desativação desse gadget social da Google, ficou difícil deixar de seguir os blogs que você havia seguido quando ele estava ativo.

Os artigos dos blogs que você seguiu pelo GFC são mostrados em dois locais diferentes.

O primeiro deles é a Lista de Leitura do Blogger, que é mostrada quando você acessa o http://www.blogger.com, logo abaixo dos seus blogs.

Como parar de seguir um blog

O outro local em que os artigos dos blogs que você seguiu aparecem é no Google Reader, em uma pasta chamada “Blogs que estou acompanhando”.

Como parar de seguir um blog

O problema é que, se houver blogs que você não deseja mais acompanhar, eles podem poluir a sua lista, desviando a atenção dos blogs que realmente interessam a você.

Um fato que chega a ser engraçado é que, mesmo que você cancele a assinatura desse blog pelo Google Reader, ele será inserido novamente de forma automática em sua lista.

Justamente por esses motivos, recebi e-mail de alguns leitores perguntando como deixar de seguir um blog que tenha sido seguido pelo GFC.

O que mostrarei neste artigo é um procedimento simples para você se ver livre dos blogs que não deseja mais acompanhar de uma vez por todas.

Como parar de seguir um blog

O processo para cancelamento da assinatura é simples:

1. Acesse a página http://www.blogger.com/manage-blogs-following.g.

Se for solicitado, entre com o seu usuário e senha do Blogger.

2. Na frente do blog que deseja deixar de acompanhar, clique em “Configurações”.

Como parar de seguir um blog

3. Clique na opção “Parar de seguir este site”.

Como parar de seguir um blog

4. Clique em “Parar de seguir” para confirmar a operação.

Como parar de seguir um blog

Pronto!

O blog será removido tanto de sua Lista de Leitura quanto do Google Reader – e não aparecerá mais, a não ser que você volte a segui-lo ou faça a inscrição em seu feed.

Conclusão

O procedimento é bastante simples, embora não fique claro no Blogger como fazê-lo.

Você pode – e deve – realizá-lo para todos os blogs que não deseja mais acompanhar.

Isso é importante para organizar a lista dos arquivos que você segue e permitir que você foque sua atenção naqueles que realmente interessam.

Quer deixar sua opinião sobre o assunto?

Ou tem alguma dúvida?

É só deixar um comentário!

Como parar de seguir um blog
5 (100%) 1 vote[s]

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

67 Comentários

  1. Anderson Luiz disse:

    Valew, isso parece incrível, mas sempre tentei isso e nunca conseguia, quero fazer isso porque do nada apareceram vários blogs que eu não solicitei para seguir e já estava cheio, muito obrigada, mas uma vez o Gerenciando salvando e gerenciando a minha vida!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Anderson!

      Acredite: você não é o único a ter essa dúvida! Como percebi que diversas pessoas enfrentavam a mesma dificuldade, resolvi escrever este artigo.

      Fico feliz que tenha sido útil para você!

      Um abraço!

    • Andréa Luzana Calhau disse:

      Bom Dia,
      Amei a matéria porém meu problema é mais sério pois na Lista de Leitura o Blog não aparece mais porém ao entrar neste blog continuo como seguidora. O que faço ?
      Grata,

  2. Maria Amélia disse:

    Olá Adelson, eu já tentei excluir por aí algumas vezes e os blogs tb voltaram automaticamente. Ultimamente toda vez que tento acessar este endereço a resposta é para tentar mais tarde.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Maria Amélia!

      Espero que as instruções deste tutorial a ajudem a excluir em definitivo os blogs que você não deseja mais seguir.

      Um abraço!

  3. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai?

    Esta dica é muito útil para todos nós que temos o hábito de seguir blogs, sejamos blogueiros ou apenas leitores e visitantes comuns. Chega uma certa hora em que queremos deixar de seguir um espaço por inúmeros motivos, pode ser por falta de atualização, porque não temos mais interesse naqueles temas, organização ou até mesmo em casos mais extremos como já aconteceu comigo 2 vezes, me desentendi com uma pessoa e no outro, vi que o blog não seguia a ética que eu aprecio… Confesso a você que dos 2, só consegui deixar de seguir um deles, pois o passo a passo que encontrei era um pouco na "gambiarra" e na segunda vez não deu certo…
    Gostei muito do seu passo a passo, como sempre, claro e simples de seguir 🙂

    Obrigado por compartilhar!!
    Grande abraço e boa semana 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Que ótimo que você tenha gostado da postagem! Esta foi uma que escrevi na torcida para que fosse útil a mais pessoas.

      Eu também já precisei deixar de seguir blogs por diversos motivos. Por exemplo: quando eu mantinha o TD Séries, acompanhava diversos blogs sobre seriados de TV. Agora, já não há mais necessidade de acompanhar todos eles.

      Um abraço e obrigado por sua colaboração!

  4. Luciano Cordeiro de Mello Mello disse:

    Olá Adelson , parabéns pelo post , muito bom.
    Eu particularmente sei muito pouco sobre esses lances de internet, comecei a trabalhar e interagir com a internet em Abril desse ano, antes era só bate papo e baixar musicas rsrs, já coloquei em prática esse artigo maravilhoso muito obrigado . Um abraço , Luciano!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luciano!

      A internet é um ótimo campo profissional para quem está disposto a trabalhar de forma séria. Espero que os artigos do Gerenciando Blog sejam úteis para você.

      Um abraço!

  5. cervejaesalsicha.com disse:

    Confesso que fiquei surpresa com o tema do post, Adelson. Já parei de seguir alguns blogs e até agora nunca passei pela situacão de ter um blog "ressucitado" no painel de leitura nem no google reader. De qualquer forma, valeu pela dica.
    Um abraço,
    Lu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Eu mesmo passei por essa dificuldade ao tentar cancelar a assinatura diretamente pelo Google Reader. Quando o processo é feito de forma correta, pelo painel do Blogger, ele funciona corretamente.

      Um abraço!

  6. Sissym disse:

    Adelson, otima sua dica.
    Eu tenho acompanhado suas atualizações e voce está me ajudando muito. Obrigada!

    Beijos

  7. Wallace Maxters disse:

    Olá, Adelson. Boa tarde.

    Obrigado por relembrar-me através dessa dica como excluir os outros blogs, pois já tinha esquecido – é muita coisa pra processar no cérebro de um blogueiro.

    Realmente muito útil essa dica, já que – creio eu – o principal objetivo do Google Reader é acompanhar atualizações de blog ou sites, mas as vezes acontece de muitos sites ou blogs deixarem de se atualizar; e acontece que, mesmo tentando fazer com que eles saíssem de lá, eles sempre voltavam, e eu ficava me perguntando o porquê disso.

    Não lendo somente o post, mas também os comentário, percebi o detalhe do comentário da Maria Amélia sobre o "tente mais tarde".
    Acho que isso ocorre quando você seleciona a janela (a que abre quando clica em 'configurações') para parar de seguir o blog, mas a outra não atualiza a informação. No meu caso, ocorreu isso, mas, ao apertar f5, voltou tudo ao normal.

    Parabéns pela iniciativa do post!

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wallace!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Apesar de aparentar ser um procedimento simples, vejo que ele causa dúvidas em diversas pessoas.

      Um abraço!

  8. Nubia fonseca disse:

    Só quero lhe dizer que "no mundo dos blogs não vivo sem você" kkkkkk
    muito obrigada por toda ajuda que tem nos dado. Imagino que você trabalha muito para construir esses textos tão maravilhosos! visito vários blogs para tirar duvidas sobre diversos assuntos e sempre acabo ficando por aqui por ser o mais claro na explicação. Aprendi como colocar o plugin social do face no meu blog aqui, sem querer o exclui e agora não consigo mais colocá-lo mesmo sabendo os procedimentos, " esses links que no seu blog tem" ( os nossos leitores gostaram igualmente de) também consegui colocar no meu acho super fácil o procedimento só que as imagens não aparecem, fiz tudo bem direitinho, o que sera que ta errado no meu blog? se poder ajudar fico desde já agradecida.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nubia!

      Que ótimo saber que você encontra sempre aqui o que procura!

      Quanto às suas dúvidas:
      1. Para colocar o plugin social do Facebook novamente em seu blog, basta obter o código dele como mostro no artigo Como integrar seu blog ao Facebook e publicá-lo em um gadget do tipo "HTML/JavaScript".

      2. Com relação aos artigos relacionados mostrados pelo LinkWithin, as imagens são obtidas automaticamente pelo gadget. Quando a maioria dos artigos que ele exibirá possuem fotos, ele as mostra. Em caso contrário, exibe apenas o texto. Caso você não esteja satisfeita com ele, sugiro utilizar o Outbrain.

      Caso ainda tenha dúvidas, favor deixar um comentário nesses artigos que farei todo o possível para ajudá-la.

      Um abraço!

  9. kelly blue disse:

    ate que enfim a luz no fim do tunel…eu acompanhava blogs nada a ver mais com meus interesses,ja estava quase sendo vencida,ate´que goolguei e encontrei seu tutorial facil e rapido …graças a vc estou liver 🙂
    muito obrigada pela força fofo …bj

  10. ~^~ Lena Lopez ~^~ disse:

    Atualmente não é mais possível, a página citada está terminantemente apresentando uma mensagem para tentar mais tarde e isso já fazem meses.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lena!

      Eu acabo de fazer um teste e o procedimento continua funcionando corretamente.

      Sugiro que você tente realizar o procedimento através de um navegador diferente ou então tentando limpar o cache e arquivos temporário antes de realizá-lo.

      Torço para que funcione para você também!

      Um abraço!

  11. Luci Cardinelli disse:

    Há meses que eu tento e não consigo, sempre a mesma mensagem pedindo desculpas mas nomemoento não conseguem me conectar ao goole friends 🙁

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luci!

      Eu acabo de realizar um teste aqui e funcionou corretamente. Como eu disse acima para a Lena, pode ser algum problema em seu navegador que esteja impedindo que o processo seja realizado.

      Tente realizá-lo por outro navegador (aqui, testei pelo Google Chrome), para avaliar se funcionará corretamente.

      Um abraço!

  12. Grasiela - Adoro Lilás disse:

    pelo googgle chrome nao consegui, ixiii internet explorer aqui é mto lendo quase nem mais uso

    att,
    Grasiela
    adoroolilas.blogspot.com.br

  13. Clara Lúcia disse:

    Eu não consigo acessar essa página. Diz que no momento não está disponível e pede pra tentar mais tarde. Mas essa mensagem aparece faz tempo.
    O que eu tenho que fazer?
    Obrigada.

  14. Mariângela Maciel disse:

    Adelson

    Achei muito legal seu post, mas não consigo entrar aparece essa notificação

    No momento, não é possível carregar seus dados do Friend Connect. Pedimos desculpa pelo transtorno. Tente novamente mais tarde.

    Já tentei diversas vezes e não consigo, tem outra solução?

    Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mariângela!

      O que você pode tentar fazer é tentar fazer esse mesmo procedimento em outro navegador, para avaliar se funcionará.

      Um abraço!

    • nightrider disse:

      Comigo acontece o mesmo e faz um ano!Aparece "No momento, não é possível carregar seus dados do Friend Connect. Pedimos desculpa pelo transtorno. Tente novamente mais tarde."Já tentei com todos os meus 3 navegadores e nada!Uma pena…

  15. Valkiria Miyaguti disse:

    Santo abençoado ! kkkkkk
    Uma década tentando me livrar de alguns blogs indesejáveis e quando eu ia ver, lá estavam eles de novo… Agora foram embora pra sempre. Valeuuuuuuuu bjs Val

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valkiria!

      Que ótimo que tenha dado certo para você! Eu também passava por esse mesmo problema até descobrir este procedimento.

      Um abraço!

  16. Andréa Alonso disse:

    Muito obrigada.

  17. Ben de Jesus Ferreira disse:

    é possível eu saber quem deixou de seguir meu blogger?

  18. Fabiano Alves Batista disse:

    Eu não consegui remover alguns blogs pois diz para tentar mais tarde. Tentei em outros navegadores mas sem sucesso. Mesmo assim valeu pela dica Adelson, abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabiano!

      Esse pode ser um problema temporário no Blogger, ou então um erro em seu navegador. Tente realizar o processo em outro navegador. Se o problema persistir, será necessário aguardar até que o Blogger corrija a situação.

      Um abraço!

  19. Tati disse:

    Oi Adelson , eu já parei de seguir vários blogs dessa mesma forma que voce ensinou e nunca tive problema , mas tem um blog que nem está na minha lista de leitura mais , pq parei de seguir e mesmo assim recebo atualizações do mesmo. Tem alguma ideia de como posso excluir definitivamente esse blog da minha lista?Obrigada

  20. Lucy Sem Fronteiras disse:

    Olá querido Adelson, tudo bem? Espero que sim 😉

    Que ótimo, estava procurando por isso, e me veio na hora certa rsrsr.
    Que dificuldade em acessar vários blogs, e um a um, ir deixando de seguir..
    Já salvei o link aqui para quando for necessário.
    Muito grata mais uma vez 😉

    Grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucy!

      Que bom vê-la de volta por aqui! 🙂

      E fico feliz em saber que a dica foi útil para você! Eu mesmo já utilizei este método diversas vezes.

      Um abraço!

  21. Soraia disse:

    Mais um artigo ÚTIL e EXCELENTE (como sempre)!

    Obrigada.

  22. blogAR disse:

    Bom dia, Adelson, denomino-me "analfaweb" em função da amplitude de minha ignorância em relação a esses mecanismos. Por isso, senti-me um felizardo por encontrar, não apenas a dica, mas um mestre que dissemina o conhecimento, ensinando também que o partilhar conhecimento é o alimento que faz o ser humano crescer, tornando-o mais humano e integrado à humanidade. Parabéns e muito obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico muito feliz em saber que você chegou até aqui! Espero que as dicas sejam úteis para o seu trabalho.

      Um abraço e muito obrigado por todos os elogios!

  23. Dorli Silva disse:

    Olá Adelson
    Já fiz várias vezes com a sua ajuda, agora não da mais certo. O que pode ser?
    Dorli

  24. Juliana Cardoso disse:

    Olá Adelson, confesso que não sou ninguém sem suas dicas, muito boas!! Vi, nas mensagens que todos conseguiram… mas, eu não 🙁 quando eu clico em configuração, aparece a janela, mas não tem a opção parar de seguir este site.. fuein fuein fuiennn rs será que você pode me ajudar? Obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Juliana!

      Achei o máximo sua sonografia do problema! rs

      Mas, há alguns períodos em que realmente ocorrem erros na operação (eu já passei por isso também), mas depois de algum tempo o procedimento volta a funcionar normalmente. Se você tentar novamente agora, ainda ocorrem erros?

      Um abraço!

  25. Michele S/A disse:

    Excelente!!!Muitíssimo obrigada!!!

  26. Cou Cou Cherry disse:

    Boa tarde, eu preciso de uma ajuda! Recentemente apareceu na minha lista de leitura um site porno, que não segui de forma alguma… e quero eliminá-lo mas, ao fazer isto descrito diz-me sempre "Neste momento, não é possível carregar os seus dados do FriendConnect. Pedimos desculpa pelo incómodo. Tente novamente dentro de momentos." alguma sugestão???

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Eu já tive problema similar: apareceu um blog estranho em minha lista. Depois, entendi o que houve: tratava-se de um blog que eu seguia e passou a ter outro nome e publicar conteúdos diferentes. Por ser essa também a sua situação.

      Quanto ao problema, a dica que dou é para você tentar realizar o procedimento em outro momento. É possível que fosse apenas um problema temporário que estivesse impedindo a realização do procedimento.

      Um abraço!

  27. Andréa S'Mirma disse:

    Valeu pelo post me serviu? obrigado!

  28. Ariadne disse:

    Obrigada, me ajudou muito mesmo! Parabéns pelo blog! Abraços!

  29. Jane Karon disse:

    OBRIGADA PELA COOPERAÇÃO, MAIS EU REMOVO DA LISTA VOU EM CONFIGURAÇÃO, CLICO EM PARAR DE SEGUIR O SITE, E ELE NÃO SAI DA LISTA DOS BLOGS QUE ACOMPANH0 . RECENTEMENTE APARECEU UM BLO PORNO, JA REMOVI PAREI DE SEGUIR E O RAIO DO BLOG CONTINUA NA LISTA, QUE FAÇO.GRATA

  30. AnaCristina disse:

    obrigada

  31. sua professora: Juddy Hoolliday disse:

    Ufa ! me livrou de algo que estava me incomodando. Muito obrigada pela dica

  32. Rosângela ... disse:

    Olá Adelson!
    Ainda que encontrei seu Blog. Muito obrigada pelas dicas. Funcionaram muito bem.
    Grande abraço,
    Rosângela.

  33. Edite Esteves disse:

    Boa tarde!
    Fiz como explicou para Parar de Seguir um Blog e não me aparece Configurações mas sim Definições. E não é a mesma coisa pois não posso avançar mais conforme explica.
    Como obter Configurações e não Definições?
    Muito grata.

  34. Cristina Tomaschewsky disse:

    Fiz o que recomenda no post mas não abre as configurações com a lista de blogs que sigo. Como faço para parar de seguir blogs que não quero mais seguir. Por favor, me ajude.
    Obrigada

  35. Rodrigo Basilio Correa disse:

    Fiz login só para agradecer, obrigado! Abraços!

  36. Livros & Emoções disse:

    Puxa que dica eficiente, muito obrigada, já deu certo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.