guest post publicação Adriano Luz

7 maneiras para criar títulos criativos para seus posts

Como criar títulos criativosO título do seu artigo é a primeira coisa que seu visitante notará.

Se o título prende sua atenção, é bastante provável que ele se interesse em ler o seu artigo.

O contrário também é verdadeiro: um título desinteressante pode fazer com que um ótimo artigo não seja lido.

Neste “guest post” escrito por Charles Henry, você conhecerá 7 dicas que o ajudarão a criar títulos criativos e interessantes para os artigos do seu blog.

Charles trabalha na HomeHost, empresa de hospedagem no Brasil, onde você encontra informações sobre como criar um site.


Começar seu post com um título criativo pode fazer o seu trabalho crescer.

Embora existam vários fatores que garantam visibilidade ao seu site nas ferramentas de busca, você precisa ter títulos criativos em seus posts para que as pessoas tenham vontade de clicar neles.

Se você não consegue pensar em um título atraente, então vai faltar algo em seu conteúdo que faça com que as pessoas queiram lê-lo.

As pessoas gostam de ler textos novos e interessantes.

Então, se você está tendo problemas ao pensar em um bom título, pode ser que você precise trabalhar suas habilidades escritas e de comunicação com o seu público.

As dicas abaixo o ajudarão a criar títulos originais e criativos para os seus artigos.




Dica 1 – Seja estranho. Como Lady Gaga e Nicki Minaj, que têm seu próprio jeito de fazer as coisa. De qualquer jeito, isso funciona e chama a atenção? Pode apostar que sim. Elas são algumas das maiores estrelas da atualidade por serem estranhas. Então, quando estiver escrevendo o título de um post, não tenha medo de parecer um pouco esquisito.




Dica 2 – Como o seu post interage com seus clientes e visitantes? O título deve chamar a atenção dos visitantes em potencial e ter algo que interaja com eles em certo nível. Eles certamente encontraram o seu blog porque eles têm algum interesse no que você está postando.




Dica 3 – Que tal incluir uma lista com os 10 motivos pelos quais as pessoas adoram clicar em listas de top 10? Eu mesmo me vejo clicando em mais posts do tipo top 5 ou top 10 do que em qualquer outro. Então considere reescrever seu post ou seu título com algum tipo de lista.


Dica 4 – As pessoas também adoram guias. Eles geralmente te guiam e ensinam algo novo. Sem querer soar prepotente, mas as pessoas costumam ser preguiçosas e não gostam de aprender por conta própria. Então se você tem algo para ensinar aos outros, você conseguirá mais clicks do que com um título qualquer.




Dica 5 – Use palavras chamativas e interessantes ao invés de títulos genéricos. Por exemplo, se você está vendendo um removedor de ferrugem, este é um bom exemplo sobre o que eu estou falando:

Título ruim: “É assim que se tira ferrugem das coisas” Título bom: “Ferrugem é um saco. Se ela fosse uma pessoa, isso é o que faríamos com ela!”

Então, lembre-se aos escrever seus títulos, que palavras diferentes podem ser bem mais interessantes. Use palavras que chamam a atenção e não tenha medo de ser diferente.




Dica 6 – Títulos longos funcionam melhor do que os curtos. “Fazer dinheiro online” é um exemplo de um péssimo título para o post de um blog, que não vai trazer muitos cliques. “Como qualquer pessoa pode fazer dinheiro online com poucos custos” certamente vai trazer mais cliques, porque é maior e mais interessante. Então, tente evitar escrever títulos pequenos que vão parecer chatos e poderão não ser acessados.




Dica 7 – Use palavras-chave no título do seu post. Não é bom apenas para seu SEO, pois boa parte dos softwares de blogs usam tags H1 automáticas nos títulos, como é mais atraente do que um título qualquer. Por serem apelativos, títulos com palavras-chave vão chamar mais a atenção dos usuários.

Assim, escrever o título para o post de um blog é muito mais do que apenas tentar resumir o tema do artigo, mas sim utilizar essas 7 dicas acima para maximizar a sua conversa com seus visitantes.

Você gostou das dicas?

Quer deixar sua opinião sobre o assunto?

Escreva um comentário!

7 maneiras para criar títulos criativos para seus posts
3.3 (66.67%) 3 votes


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

| Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

31 Comentários

  1. Toni Izidoro disse:

    Sempre que acesso o "GB" eu aprendo bastante. Esse artigo me influenciou muito, já que o conteúdo do meu blog é voltado para pessoas que se não for chamada a atenção elas dificilmente irão clicar e dependendo do título da postagem já perdi muitas matérias com isso. Preciso me arriscar mais ao intitular um post. Obrigado pelas dicas!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Toni!

      Eu também gostei muito deste artigo escrito pelo Charles! O título é nossa primeira e mais importante oportunidade para atrairmos a atenção do visitante.

      Um abraço!

  2. guiablogger.com.br disse:

    Excelente artigo Adelson,

    Na minha humilde opinião o titulo é a parte principal do artigo, e como você bem mencionou é a primeira coisa que os leitores notam. E mesmo sendo um artigo de qualidade, se o titulo for chato, comum, sem criatividade, ninguém terá a curiosidade de ler. Só é preciso tomar cuidado para não colocar um titulo que não tem nada a ver com o tema do artigo. Isso pode aumentar a taxa de rejeição. Muito bom o artigo.

    Parabéns!

    Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, ainda há ótimos artigos com péssimos títulos. Isso pode fazer com que o leitor não se motive sequer a começar lê-lo.

      Seu alerta quanto à Taxa de Rejeição é muito importante!

      Um abraço!

  3. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai?

    Adorei as dicas!
    Concordo com suas orientações, sabe que os meus artigos mais acessados são os que tem os títulos "esquisitos" rsrs e também as listas. Eu mesma quase não consigo resistir em ler um artigo em lista, estou sempre acessando seja de que tema for, são mesmo muito convidativos, creio que primeiro por ser uma leitura fácil e objetiva e segundo porque nos desperta a curiosidade 🙂
    Tenho mania de títulos muito longos, mas estou me policiando para encontrar um meio termo interessante, não adianta também querer explicar a postagem inteira no título, não é mesmo? Isso pode até prejudicar o mistério e o encanto do título 🙂

    Obrigado pelas informações, sem dúvidas é um ponto muito importante para blogueiros de todos os nichos e vai nos auxiliar bastante 🙂

    Um enorme abraço e bom fim de semana! 😉

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      As listas são mesmo muito convidativas para lermos, né? Também já utilizei esse recurso aqui no Gerenciando Blog e o resultado é mesmo muito bom!

      Eu tenho tendência contrária à sua: escrever artigos muito curtos. Precisamos encontrar o meio termo entre esses dois extremos, e criar títulos que consigam captar a atenção do leitor e motivá-lo a continuar a leitura.

      Fico feliz que tenha gostado!

      E obrigado pelos desejos do final de semana! Com certeza, ele será ótimo! Que o seu também seja. 🙂

      Um abraço!

  4. Vera Garcia disse:

    Olá Adelson!
    Estou sempre aprendendo muito no Gerenciando Blog. Ótimo artigo! Vou prestar mais atenção quando criar meus títulos. Valeu a dica!
    Um grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vera!

      Fico sempre feliz com suas visitas aqui! 🙂

      E espero que as dicas do artigo a ajudem a criar bons títulos para os seus ótimos artigos, sempre muito úteis.

      Um abraço!

  5. Antonio Alves Jr. disse:

    Olá Adelson,

    Dicas excelentes, o sucesso de um artigo se inicia pelo título e tê-lo em atenção especial é uma obrigatoriedade.

    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Antonio!

      Concordo com você! O título pode fazer toda a diferença para alguém decidir ler ou não os nossos artigos.

      Um abraço!

  6. Alessandro luiz ramos disse:

    Otimas dicas, vou passar a utilizar mais essas estratégias em meus artigos. Pois como você mesmo disse o título é a parte primordial de um artigo, é ele quem desperta toda fantasia, desejo e interesse para continuar a leitura.
    Abraços!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alessandro!

      Vale mesmo dar atenção especial para os títulos que colocamos em nossos artigos. Fazendo isso de forma correta sempre teremos melhores resultados.

      Um abraço!

  7. O conciliador disse:

    Oi Adelson,

    Quando conecto em seu site sempre aprendo coisas novas, você me ajuda muito pois nem curso de computação tenho e já consegui "grandes" proezas ao meu ver. Meus mais elevados sentimentos de Gratidão para você Adelson.

    Agora vem a bronca… hehehhe Adelson eu não consigo fazer que nem o seu site por ex… seu link https://www.gerenciandoblog.com.br/2012/12/7-maneiras-para-criar-titulos-criativos.html Quando eu posto o seu Link no Facebook acontece tudo certinho o titulo e descrição… Agora quando posto o Link de meu site sempre aparece primeiro o Titulo de meu site invés do titulo do Artigo…. Você pode me ajudar mais uma vez?

    Desde já obrigadão pela sua atenção.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jeferson!

      Fico muito feliz em saber que você sempre aprende coisas novas ao vir aqui!

      Fiz aqui um teste publicando um artigo do seu blog em meu Facebook e ele foi mostrado corretamente, com a imagem e o título do artigos. Você fez alguma mudança para resolver esse problema?

      Um abraço!

  8. moreijo disse:

    Valeu Adelson irei seguir as dicas….obrigado e sucesso amigo…fuiiii

  9. Jeferson Conciliador disse:

    Olá, Adelson!

    Obrigado por ter se preocupado e visto como ficou….

    Fiz alterações sim troquei esta parte aqui na tag – Ai coloquei assim – O Conciliador

    Grande Abraço.

  10. John Silva disse:

    Olá Adelson!

    Muito obrigado pelas excelentes dicas!

    Comecei a modificar a forma como escrevo os títulos dos posts e realmente os títulos mais estranhos e até mais longos trazem muito mais resultados.

    Obrigado!

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, John!

      Os leitores realmente se sentem atraídos por títulos que fogem do normal. Essa pode ser uma boa forma de atrair a atenção deles!

      Um abraço!

  11. Vi Jovimasan disse:

    Eu com certeza gostei dessas dicas e vai melhorar o Jovimasan .

  12. Adelaide Veiga disse:

    Nossa, essa de títulos longos é uma grande novidade. Antes de ler este artigo a minha preocupação era fazer títulos reduzidos, e que dificuldade.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adelaide!

      Título mais longos (sem exagerar, claro) podem mesmo chamar a atenção do visitante para lê-lo. É realmente uma boa ideia!

      Um abraço!

  13. Marcos Keld disse:

    Olá, Adelson, como vai?

    Seu blog dá excelentes dicas, e essas em especial, apesar de parecerem óbvias num primeiro relance, mostram-se importantíssimas para chamar a atenção do leitor. Ainda que possamos por vezes nos encontrar em dificuldade na criação de títulos favoráveis para o SEO devido ao assunto abordado, ter esse entendimento auxilia no desenvolvimento em longo prazo de uma coerência quanto a eles.

    Penso eu que, às vezes devemos medir se vale a pena exagerarmos em algum título específico, uma vez que podemos gerar o efeito contrário do esperado. E talvez essa seja a parte mais complicada; criar títulos chamativos, mas que não fujam da ideia estrutural do texto apresentado.

    As dicas do Charles merecem ser congratuladas, principalmente a nº 2, que frisa a interação com o leitor/visitante. Usei muito esse artifício em antigos blogs meus, com ótimos resultados, e agora, em um projeto novo, começo a revitalizá-lo.

    Parabéns pelo blog, um dos poucos desse nicho que ainda produz material relevante e sem se repetir.

    Abraços!

  14. tonyrson disse:

    Isso é uma grande verdade principalmente para quem usa a plataforma blogger eu já fiz diverssos textes com titulos em meus artigos e comprovei o quanto, um bom titulo diferente e interrogativo chama atenção e gera muitos clicks. otimo artigo

  15. Nycolle Berenice disse:

    Não consigo colocar títulos em minhas postagens, o que devo fazer?
    Obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nycolle!

      Isso é bem estranho! No edito do blog há um espaço no início da postagem para você preencher com o título. Ele não aparece para você?

      Um abraço!

  16. Anônimo disse:

    Muito bom , esse blog esta me ensinado muito mesmo , Continue XD

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!