plágio Camila Fiori

Novo e-book grátis sobre plágio

E-book grátis plágioO plágio é sempre um problema que incomoda quem produz artigos originais. Pensando nisso, diversos autores de blogs (inclusive eu) se reuniram para escrever um e-book sobre o tema, coordenados pelo Gustavo Freitas.

O resultado é uma publicação digital com mais de 70 páginas, abrangendo diversos aspectos referentes ao plágio, desde sua definição legal até mecanismos de proteção, detecção e denúncia.

É um tema extremamente importante e que vale a pena ser estudado por todos que têm um blog.

 

Obter o e-book é bem simples: basta acessar o artigo Plágio: O e-book da blogosfera legalizada e clicar no link para download, próximo ao final.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. Banda Hate and Trust disse:

    Cada caso é um caso nós blog da área da musica isso funciona de forma diferente um simples blogueiro não tem acesso a grandes astros do Rock Internacionais como Kiss, Guns n´ Roses, Metallica, Iron Maiden e etc.
    As noticias são produzidas pelas assessorias de imprensa das bandas e encaminhada aos Blogs por e-mail então ocorre de muitos Blog terem noticias semelhantes porque a assessoria encaminhou a noticia para vários Blogs o acesso direto a bandas Gigantescas é quase impossível eu tenho acesso apenas as pequenas bandas nacionais
    Mas também publico alguns artigos originais normalmente são artigos sobre resenhas de CDs ou critica a algum artista

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Minha sugestão, neste caso, é que você faça sua própria redação da notícia, mantendo as informações do original. Dessa forma, você não será penalizado pelo Google por republicar conteúdo duplicado, o que pode lhe dar vantagens em relação aos demais blogs que a publicam exatamente da mesma forma.

      Um abraço!

  2. Alvaro Silva disse:

    Ola Adelson, muito bom o ebook, já baixei e estou lendo. Gostaria de perguntar se você acha interessante registrar textos na biblioteca nacional? Estava pensando em registrar meus textos para resguardar meus direitos autorais. No caso se eu não tenho nenhum registro como posso provar que os textos produzidos são meus? Já utilizei um serviço que você usa em seu blog também, o MyfreeCopyrigth mais sem muito sucesso, pois eles deletam os artigos registrados da base deles depois de um tempo

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alvaro!

      Até o momento, o MyFreeCopyright foi suficiente para as minhas necessidades. Outra possibilidade é o DMCA, cujo selo você pode ver no rodapé do Gerenciando Blog.

      Quanto à Biblioteca Nacional, é uma opção interessante, embora seja pago. Você pode obter informações no artigo Registrando textos na Biblioteca Nacional, da Blogosfera Legalizada.

      Um abraço!

  3. Germano Roberto disse:

    Ótimo material, comecei a ler há alguns minutos e estou gostando bastante da ajuda proporcionada!

  4. Ivan disse:

    Olá, Adelson, vi que alguém comentou sobre o MyFreeCopyright (além de você próprio usá-lo), então vim aqui dar um alerta sobre o serviço. Após sua venda para Regge Chan (comprador de Hong Kong e de reputação duvidosa), o serviço apresenta-se malicioso e problemático. Desde Maio de 2012, incontáveis contas estão sendo deletadas por dia, perdendo-se aí os copyrights. Muitos não conseguem mais logar, inclusive eu. Já tive uma conta deletada sem aviso prévio e justa causa. Agora, refiz minha conta, porém não consigo mais logar no serviço e meus registros estão completamente incertos.

    Buscando mais informações sobre o serviço na internet, percebe-se lendo foruns e sites que ele não é mais confiável. Se antes, Matthew Whittaker mantinha-o com qualidade e segurança, agora desde a venda o MyFreeCopyright tornou-se um serviço de alto risco. Hong Kong, onde o serviço está agora baseado, é um ambiente famoso por pirataria, e segundo alguns, o MyFreeCopyright virou um serviço de scanner para obras de terceiros. Não sei isso realmente confere, mas eu já não confio no site. E, sinceramente, não recomendo que usem e depositem suas obras originais por lá no momento.

    Deixo aqui um link de um forum no qual o autor expõe alguns fatos sobre o problema. Está em inglês e é um pouco antigo (de Julho), porém é bem informativo:

    http://forums.vindy.com/read.php?1,544671

    Para quem quiser saber mais, basta jogar no Google o nome do site seguido de palavras como "issue" e "scam", que informações importantes sobre o que está acontecendo aparecerão. Também sugiro que você, Adelson, dê uma pesquisada e fale a respeito em alguma postagem, ainda mais por você usar o serviço. Se até hoje vc não teve problema, é uma baita sorte, mas mesmo assim fique atento.

    Abraços e continue com o bom trabalho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ivan!

      Muito obrigado pelo seu alerta! Eu me inscrevi há bastante tempo no MyFreeCopyright e vinha utilizando sem problemas a ferramenta até o momento. Confesso que, até hoje, eu a utilizei uma única vez para auxiliar a comprovar que eu era o autor de um artigo que foi copiado.

      Tentei logar-me em minha conta agora e realmente recebi uma mensagem de que meu e-mail não está registrado. Vou investigar o ocorrido e avaliar se há material para escrever um artigo sobre o assunto.

      Um abraço!

  5. doutoresdealmas.org disse:

    Olá! Achei muito interessante e apropriada a temática do livro. Numa era em que tudo é quintuplicado em segundos, fica difícil não pecar em plágios. Agradecemos muitíssimo pela grande ajuda. Cooperar, 'parcerizar' e citar, tudo bem. Clonar, fora!

    Shalom

    R.S.Costa, Cpl. Ev.
    http://www.doutoresdealmas.org

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Um dos objetivos do livro é justamente difundir a ideia de que é errado copiar o conteúdo de outros autores sem autorização. Se todos tiverem essa consciência, é possível que a situação melhor.

      Um abraço!

  6. Arthur Augusto disse:

    Olá Adelson, primeiramente meus parabéns pelo seu blog, simplesmente excelente! Já está nos meus favoritos.

    Estou montando um blog, e tenho uma dúvida. È o seguinte: gostaria de saber se eu poderia ser acusado de plágio no caso de eu fazer uma vídeo aula ensinando a fazer algo que aprendi através de outra vídeo aula (que o dono de outro blog fez).

    No youtube achei mais ou menos 4 ou 5 vídeos que ensinam a fazer o mesmo que aprendi nessa vídeo aula que vi.

    Então, resolvi não arriscar e perguntar isso á alguém que entende do assunto antes de fazer, pois estou me dedicando muito ao meu blog, (espero que um dia eu consiga ter um blog espetacular como o seu).

    Mas, enfim, só á título de informação: a aula que quero gravar é sobre um certo efeito que se faz em fotos usando o Photoshop CS5.

    Desde já, obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Caso você crie a sua própria aula, explicando a seu modo e apenas inspirado pelos outros vídeos, normalmente não se configura o plágio.

      Isso acaba ocorrendo em muitos blogs, inclusive no Gerenciando Blog. Às vezes eu crio um artigo expandido uma ideia que vi em outro blog. O que faço, neste caso, é citar o artigo original para dar os créditos ao autor.

      Ainda pensando em seu caso, errado seria você apenas regravar um vídeo, repetindo tudo o que viu no outro. Vá além disso e pesquise o assunto mais a fundo, dando outras orientações que complementem o tema.

      Um abraço!

  7. Relicário disse:

    eu também, já alguns meses nao estou conseguindo me logar no myfreecopyright. Alguém conhece um outro site que ofereça um recurso semelhante? Beijos

  8. Matheus Fructuoso disse:

    Olá, Adelson! Tudo bem?

    Baixei esse E-book já há algum tempo, e de fato, por ser novato na blogosfera, senti-me bastante auxiliado. Tenho lido muito a respeito, porque quero ganhar notoriedade sem desrespeitar minha integridade ou até mesmo os padrões cíveis.

    Acompanho também, além de seu blog, a Blogosfera Legalizada, que tem mantido um excelente trabalho com os "novatos". Mas sinto que falta algo mais. Ao que parece, não tem muitos artigos que disponibilizem um foco maior ao tema "Licensas", e os que existem são em suma iguais. Queria saber, por exemplo, como adquirir o "Copyright", ou outros tipos. Isso não ficou claro em nenhuma postagem que acompanhei. Nem sequer sei quais as possibilidades, além da "Creative Commons".

    Outro ponto, que seria extremamente útil para mim, é entender como conseguiu o "Myfreecopyright" e a "DMCA", e se é paga.

    Vale lembrar que só estou tentando compreender esses termos aqui, por confiar no seu trabalho e ter estudado um pouco sobre sua forma de tratar os visitantes. Sei que bem poucos, ou talvez nenhum dos comentários tenham ficado sem respostas. Assim, aproveito para te parabenizar pela iniciativa e todo o trabalho que detém. Lembro-me que ao tomar conhecimento sobre uma funcionalidade de seu blog "contador de feeds+facebook+twitter+comentários+postagens", fiquei tentado a acompanhar todas as postagens e não me arrependo. Foi o único que funcionou corretamente no meu template.

    Mas então é isso, Adelson.
    Sem mais, agradeço muito, amigo.
    E aguardo contato.

  9. nandarilha disse:

    Não consegui registrar meu blog no MyFreeCopyright. Fica carregando, carregando e nada! Desisti…

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.