monetização retrospectiva Camila Fiori

Top 2012: Melhores fontes de renda

Retrospectiva 2012 Gerenciando BlogDando continuidade à Retrospectiva 2012 do Gerenciando Blog, mostro neste artigo quais foram as minhas principais fontes de renda com o blog no ano que passou.

O objetivo disso é mostrar a vocês quais são os programas que funcionam bem comigo, para que vocês também possam avaliá-los e determinar se também podem utilizá-los para ganhar dinheiros com seu blog.

Caso você ainda não tenha ganho seu primeiro real (ou dólar) com seu blog, sugiro que leia antes o artigo Como Ganhar Dinheiro com seu Blog, onde dou informações básicas sobre o assunto.

1. Publicidade direta

Da mesma forma que em 2011, a exibição de banners contratados diretamente comigo foi a principal fonte de renda para o Gerenciando Blog no ano que passou.

Embora haja nichos em que esta forma seja mais rentável (como beleza e moda, por exemplo), o bom relacionamento e os resultados trazidos aos anunciantes mantiveram-na em primeiro lugar.

Se você quer explorar esta forma em seu blog, o primeiro passo é ter um mídia kit mostrando as opções de publicidade em seu blog, como tenho em Media Kit – Anuncie no Gerenciando Blog.

2. Google AdSense

2012 foi o ano em que voltei a utilizar com força o Google AdSense.

Eu já havia testado-o sem sucesso no início de vida do Gerenciando (o que considero um erro meu), mas percebi que era hora de testá-lo novamente.

O resultado foi surpreendente!

Com um fluxo maior de visitantes e mais cuidados com relação ao posicionamento de anúncios e configuração das campanhas, ele é hoje o programa de afiliados mais rentável para mim.

Abaixo estão alguns artigos que irão ajudá-lo a ter melhores resultados em seu blog com o Google AdSense:

3. Artigos patrocinados

Outra fonte importante de renda foram os artigos patrocinados: tratam-se de artigos escritos por mim, mas solicitados por outras empresas e pessoas, que gostariam de ver publicada aqui uma análise de seus produtos e serviços.

 

Se você quer abrir essa possibilidade em seu blog, também é importante deixar isso claro em seu mídia kit.

Duas observações importantes para quem quer fazer isso sem prejudicar sua credibilidade: sempre utilize links “nofollow” para seus anunciantes e coloque uma observação no artigo informando ao seu visitante que se trata de um artigo pago.

4. NetAffiliation

A NetAffiliation é outro ótimo programa de afiliados para ganhar dinheiro com seu blog.

Mas, ela tem seus altos e baixos.

Durante este ano, houve reclamações de diversos blogueiros que não estavam recebendo corretamente seus pagamentos.

A empresa respondeu que havia colocado uma nova pessoa somente para o relacionamento com sites e blogs no Brasil.

Embora tenha tido algumas dificuldades, recebi corretamente todos os valores acumulados durante o ano.

Para conhecer mais sobre o programa, sugiro a leitura do artigo Como Ganhar Dinheiro com a NetAffiliation.

5. Serviços

Embora não seja uma área em que eu atue fortemente, durante o ano de 2012 eu acumulei valores também com a realização de serviços como a configuração de domínio próprio, cadastros no Google Apps e Windows Live e outros ligados a blogs.

Esta pode ser também uma forma interessante para você ganhar dinheiro – basta ter criatividade e oferecer aos seus leitores serviços relacionados à sua área de atuação.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Sissym disse:

    Adelson,

    Obrigada por estas informações, vou ler com cuidado, eu tenho duvidas.

    Eu lhe desejo um Feliz 2013.

    Bjs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sissym!

      Espero que os artigos a ajudem com suas dúvidas! Caso ainda tenha alguma, basta deixá-la nos respectivos artigos e as responderei com prazer.

      Um abraço e ótimo 2013!

  2. Dermeval disse:

    A questão dos links nofollow em artigos patrocinados é realmente bem importante de serem observados.

    Eu por exemplo nunca escrevi artigos patrocinados por que só recebi duas propostas e exigiam links livres de nofollow, então achei melhor não aceitar

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Demerval!

      Realmente não vale a pena vender links dofollow. O Google está cada vez mais criterioso e sites que ainda fizerem uso dessa prática devem ser duramente punidos.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.