Google SEO Camila Fiori

Atualização do PageRank em fevereiro/2013

Atualização PageRank em fevereiro/2013Na última semana, o Google realizou nova atualização do PageRank das páginas públicas na internet.


O PageRank é apenas um dos muitos fatores que o Google leva em consideração para ordenar os resultados quando uma busca é realizada.

Apesar de ter perdido importância ao longo do tempo, ainda é um índice interessante para comprar a relevância que o Google dá para uma página, especialmente quando comparada a outras páginas que tratam o mesmo tema.

Leia este artigo para entender mais sobre o índice e conhecer o PageRank do seu blog.

O PageRank (ou PR) é um índice que varia de 0 a 10 e mostra “a visão do Google acerca da importância de uma página” (definição extraída da Barra de Ferramentas do Google.

Quanto maior o índice, maior a importância da página para o Google.
 

O PR é calculado de acordo com o número e qualidade dos links que apontam para aquela página.

Por isso, não há formas mágicas para aumentá-lo: ele será reflexo do bom trabalho que você realiza em seu blog, escrevendo artigos originais e de qualidade, que atraiam backlinks naturais.

Há diversas formas para conhecer o PageRank atual do seu blog:

A atualização anterior do PageRank (ou PR) havia sido realizada em novembro/2012.

Como não existe uma periodicidade definida, não é possível saber quando a próxima atualização será realizada.

Agradeço ao Nestor Waldhelm Neto pelo alerta sobre a atualização!

O PageRank do Gerenciando Blog continua com o mesmo valor anterior (4).

O PR do seu blog foi alterado?

Compartilhe o resultado deixando um comentário!

Atualização do PageRank em fevereiro/2013
Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

48 Comentários

  1. Nestor - Segurança do Trabalho nwn disse:

    Oi Adelson,
    Obrigado pela citação!

    Quanto ao PageRank, infelizmente o meu também ficou parado no dois…. Espero que na próxima atualização isso venha mudar para melhor…

    Abração.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Sou eu quem o agradeço mais uma vez pelo aviso!

      O meu PR também está parado há diversos meses no 4. O importante é sempre trabalharmos para publicarmos artigos de qualidade em nossos blogs. O PR será apenas uma consequência.

      Um abraço!

  2. Palestrante Flávio Peralta disse:

    Olá Adelson como vai,ficamos alegria muito grande,quando fui verificar page rank Amputados Vencedores,subimos para posição page rank 5,foram dois meses algumas mudanças,comecei a ler vários artigos blogs principalmente seu,e percebi que nosso Blog/Site,tinha muitos links parceiros,que estavam sem atualizações,isso nos prejudicou,em novembro 2012 na última atualização page rank,agora sim,fizemos uma bela varredura,e tiramos vários.e colocamos alguns parceiros novos,inclusive seu blog,Agora é manter trabalho,e tentar chegar pr 6,Obrigado Abraços Flávio Peralta Amputados Vencedores

  3. Carlos Jorge disse:

    Tenho 1 no pagerank, tenho muito o que melhorar, mas estou recomeçando agora, vlw Adelson

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Carlos!

      No início é natural ter valores baixos. Mas, trabalhe sempre para ter artigos de qualidade em seu blog e você conseguirá evoluir naturalmente.

      Um abraço!

  4. Rafa | Arruma Blog disse:

    O meu PR ainda é o mesmo. Não mudou.
    Há quem diga que o PR está 'acabado' talvez pelo fato do avanço das tecnologias e melhorias no processo de seleção da Google rsrsrs mas enquanto isso não é confirmado, vamos prezar pela boa qualidade de nossos blogs

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafa!

      Na verdade, o PageRank perdeu bastante da importância que ele tinha no início do Google, quando reinava quase que absoluto. Mas, eu sempre o vejo apenas como consequência do bom trabalho que fazemos: assim, não devemos ter o PR como objetivo, mas apenas como um medidor de nossa evolução.

      Um abraço!

  5. Pena Digital disse:

    Adelson, com quase 3 anos, meu blog tinha PR 3. Com o registro de domínio, em 2011, foi a zero, o que é natural. Passados quase dois anos, com quase o dobro de visitas, ele ainda não saiu do dois. Não dá pra entender essa estatística usada pelo Google.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sérgio!

      A mudança para domínio próprio realmente tem esse efeito negativo. Mesmo assim, ela sempre vale a pena, pelos benefícios que traz ao blog.

      O que parece ter acontecido em seu caso é que você ainda não conseguiu recuperar a quantidade e qualidade dos links que você tinha para o seu domínio anterior. É somente nesse fator que o Google se baseia para calcular o PageRank.

      Ou seja: o número de visitas não tem influência no PR, somente a quantidade de "recomendações" de outros sites e blogs.

      Um abraço!

  6. Marco Silva disse:

    Olá Adelson,
    Eu fui verificar meu Pagerank há uns dias e tive uma ótima surpresa, meu blog que tem pouco mais de um mês de vida já está com PR 2!
    Graças as suas dicas eu acho que estou fazendo tudo direito.
    Valeu!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marco!

      Esse é um ótimo resultado para quem está começando! Parabéns e que você tenha resultados ainda melhores nas próximas atualizações.

      Um abraço!

  7. Sergio Oyama Junior disse:

    Oi Adelson! Quando li o título do seu post, já senti um calafrio. Pois meus temores se confirmaram, meu blog caiu de 3 para 2… Mas muito obrigado pela informação, como sempre relevante e bem escrita. Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sergio!

      Que pena seu PR ter diminuído! Torço para que o índice se recupere nas próximas atualizações.

      Mas, não há motivo para desespero: o importante é continuar fazendo um bom trabalho em seu blog, para que os visitantes continuem sendo atraídos para ele.

      Um abraço!

  8. Desenvolvimento Software disse:

    Bom, meu site esta a apenas um mês no ar e com pagerank 2, isso quer dizer que o meu blog tem certa relevância para o google?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Para quem está iniciando, um PR 2 é um ótimo valor! Significa que você tem links de qualidade apontando para o seu blog.

      Um abraço e parabéns pelo resultado!

  9. Aldenir Araujo disse:

    Olá Adelson

    O meu blog: "Guia Blogger" tem somente 130 dias que nasceu e já recebeu Pagerank 3. Fiquei satisfeito quando vi.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço

  10. Ramon Machado disse:

    Adelson, estou começando com um novo blog, para dizer a verdade iniciei semana passada, espero que essa atualização favoreça aqueles que escrevem bons artigos e com autenticidade.
    Espero que um dia meu blog seja bem reconhecido pelo PageRank do Google!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ramon!

      O PR sempre reflete o número e a qualidade dos links que apontam para o seu blog. Por isso, além de escrever artigos de qualidade, é também necessário divulgar seu blog para que as pessoas o conheçam e passem a criar links para ele.

      Um abraço!

  11. Anderson Nogueira disse:

    Olá Adelson Parabéns pelo site muito bom, sempre dou uma passado no site para conferir as novidades, gosto das suas dicas sempre me ajudam muito.
    Em relação ao Page Rank no meu caso não mudou nada continuo com page rank 03.
    gostaria de aproveitar o espaço aqui e pedir uma opinião sua a respeito de um problema que meu blog vem enfrentando.
    Até uma semana atras meu Blog indexava em poucos segundos muito rapido mesmo, mas agora esta demorando mais de 20 horas para indexar novas postagens, acredito ter sofrido alguma punição do google, mas o estranho é que não recebi mensagem alguma informando que fui punido já li muito a respeito de punições coloquei várias dicas em prática mas nada mudou continua o mesmo problema.
    Gostaria de sua opinião o que poderia fazer para resolver esse problema será que ainda existe um meio para para recuperar este blog ou é melhor deixar este blog parado e começar um novo projeto.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Anderson!

      Desconheço esse tipo de punição pelo Google. Normalmente, a punição ocorre com rebaixamento ou banimento de sua página nos resultados das buscas.

      A única forma que vejo para você tentar acelerar esse processo é cadastrar um sitemap, como mostro em Ferramentas do Google para Webmasters: Sitemaps.

      E isso não é motivo para abandonar um blog. Esse tempo não é suficiente para prejudicar as visitas que seu blog recebe.

      Um abraço!

  12. cervejaesalsicha.com disse:

    Oi, Adelson
    Pra comemorar junto com o carnaval rsrsrs o Page Rank do meu blog subiu mais um pontinho (PR 2)!
    Um grande abraço,
    Lu

  13. Juliano Sousa disse:

    Olá Adelson,

    A atualização foi notável em meu blog, pulou do "0" para o "2" foi uma evolução bacana pra ele, espero continuar crescendo.
    Grande Abraços

  14. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Uma dúvida ainda reina na minha cabeça. Observe o exemplo real.

    Em 2011 o PR do meu blog caiu de 3 para 2 (comentei por aqui em algum artigo). Não lembro o período, mas algumas novas implementações do Blogger ainda não tinha sido ativadas (configurações de postagens, de pesquisas, etc.). Não usava rel="nofollow" nos links que apontavam para blogs/sites cujo conteúdo difere do que escrevo. Só colocava em banners publicitários.

    Em 2012, dei mais atenção a esse quesito, dando nofollow para muitos links, sejam de posts antigos e novos, pelo motivo que citei acima.

    Coincidentemente, no início de 2013 o PR do meu blog volta para 3.

    Coincidência ou é o que? 😀 A avaliação de links de qualidades passam por esses fatores?

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Os seus backlinks internos (ou seja, de artigos seus que apontam para outros artigos) realmente tem influência no cálculo do PageRank. Por isso, parte da influência na mudança pode ter sido originada por eles.

      Mas, acredito que, em seu caso, tenha também havido influência de links externos – você deve ter hoje mais backlinks de qualidade do que tinha antes.

      É importante não ter um comportamento radical e fazer como alguns autores que deixam como "nofollow" todos os links para sites externos. Isso também não é bem visto pelo Google. O melhor mesmo é o equilíbrio.

      Um abraço!

  15. Mendigo Virtual disse:

    Olá Adelson, tudo bem ???
    Acho que sou a única opinião em contrário sobre o pagerank do Poderoso Google….
    Para mim, não serve para muita coisa o tal de pagerank. Diria, não serve para nada.
    Como as visitas em meus Blogs são provenientes de agregadores de conteúdo, não ligo para esse tal pagerank………..Rsrsrsr
    Agora para mim, seria terrível se um Agregador como o Ocioso "fechasse as portas"…..kkkkkkk
    Como ficariam as mais de 200.000 visitas que ele me manda por semana…..

    Grande Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mengido!

      Seu caso é uma situação bastante particular. Eu, por exemplo, dependo muito do Google como fonte de visitas de qualidade para o Gerenciando Blog, então fico atento às variações que possam afetar as visitas vindas de lá.

      Se as visitas vindas do Google são mesmo irrelevantes para você, realmente não há porque se preocupar com isso.

      Só não entendi se as 200 mil visitas semanais são reais ou apenas força de expressão. Se forem reais, considere o Ocioso como seu melhor amigo! 🙂

      Um abraço!

    • Mendigo Virtual disse:

      Olá Adelson, olha eu ai de novo….
      Quanto as visitas, são reais…Tenho no Ocioso como meu melhor "amigo" na Internet brasileira…São aproximadamente 700.000 visitas por mês que ele manda para meu "rebanho" de Blogs(tenho cerca de 15 Blogs)………kkkkkk
      No início, não acreditava ser possível. Achava que os números que ele apresentava na página inicial dele não eram reais, ledo engano. São visitas verdadeiras e que clicam e muito nos meus anúncios…

      Grande Abraço

  16. andre disse:

    Oi, Adelson! Tudo bem? Bem, o meu blog que foi criado há cerca de 2 meses, agora tem pagerank 2, muito bom, hein?

    Muito obrigado pelas dicas que nos tem proporcionado, e como vai o guest-post de não perder a identidade?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      Realmente, é um ótimo resultado! Parabéns pelo número.

      Quanto ao guest post, continua valendo o que combinamos por e-mail.

      Um abraço!

  17. Pena Digital disse:

    De todos os que fizeram comentários informando que o PR aumentou, gostaria de saber quantas visitas/mês cada um possuía e agora possui, só pra eu ter uma ideia se devo ou não me preocupar com PR, tendo em vista que pelo menos dois posts meus estão na primeira página de pesquisas do Google. Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Pena!

      O efeito do PageRank não é imediato. Ou seja: não é a publicação da mudança que fará com que o número de visitas varie de uma hora para outra.

      Como eu disse no início do artigo, há muitos outros fatores que o Google leva em consideração para ordenar os resultados das buscas – e esses fatores variam em uma velocidade muito maior que o "PageRank público" que é alterado de tempos em tempos.

      Por isso eu disse que o PageRank deve ser visto apenas como um indicador de resultado. É muito mais importante avaliar todos os demais fatores (número de visitas, duração delas, número de páginas visitadas etc.), que lhe darão informações mais reais sobre a qualidade do seu trabalho aos olhos dos visitantes.

      Um abraço!

  18. Sybylla disse:

    Se eu não me engano, o do meu blog estava em 2, há muito tempo atrás e agora está em 3. Não me ligo muito nisso, mas acho que houve uma evolução. rs

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Como você participou do Ranking Top Blogger, eu consigo consultar seus dados na época da inscrição. 🙂 Você já estava com PR 3 antes mesmo desta alteração. Esse é um ótimo resultado!

      E não vale mesmo a pena se prender demais ao PageRank. O melhor é fazermos um bom trabalho em nossos blogs. O PR somente refletirá isso.

      Um abraço!

  19. Vanderlley disse:

    Meu blog está com poucos meses de vida e já subiu para o PageRank 2,
    Estou trabalhando para melhorar ainda mais nas próximas atualizações.
    Excelente artigo!
    Abraços!

  20. Elba disse:

    Meu blog tinha pagerank 2, e mais de 9.100.000 milhões de cisitas, até que terça-feira dia 19/02 6 dias depois de completar 2 anos no ar, com mais de 10.000 fãs no facebook e pouco mais de 87.000 mil seguidores no Twitter, foi deletado de forma incorreta pelo Google como Spam, mais estou aguardando a restauração.

  21. Clovis Sena disse:

    Alguns dos meus sites eram PR 2 e depois desta atualização ai do google,. cairasm para PR 1. Naõ faz a menor lógica tentar adivinhar o algoritimo do google, o porque dele rebaixar meus sites. Fiz um trabalho enorme para tentar que alguns deles fossem para PR 3, mas ao inves disto, cairam para PR1.

    O jeito é seguir trabalhando e deixar o google pra lá. Agora eu tomo como base mais o Alexa pra saber se meus sites estão populares ou não. Depender da boa vontade e das mágicas (desconhecidas) do google é floridas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Clovis!

      Nem sempre é simples entender o motivo da queda no PR. Ela pode ter ocorrido devido à diminuição no número de backlinks para o seu blog, ou pela diminuição do PR desses backlinks.

      Mas, não vale mesmo a pena se desgastar com isso. Continue trabalhando paga gerar artigos de qualidade, pois é isso o que o Google procura em nossos blogs.

      Um abraço!

  22. Advogado aduaneiro disse:

    Meu pagerank também não é dos melhores não.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Isso não é motivo para preocupação. O importante é você fazer um bom trabalho em seu blog para atrair links de qualidade.

      Um abraço!

  23. Ian Pucca disse:

    Olá Adelson, dizem que essa atualização de PageRank acontece exatamente de 3 em 3 meses. Houve uma atualização em novembro/12, e agora uma em fevereiro/2013. Pode ser que esse informação faça sentido, e que a próxima atualização venha provavelmente em maio/2013?

  24. Aguinaldo Paladino disse:

    Pessoal, Só para tentar alertar vocês, vou deixar minha opnião

    1 – o Page rank ainda continua valendo e muito, ele é um fator de pontuação sim, a unica diferença que acabou a bagunça, diretório de artigos e de sites não contam mais nada, o que na verdade conta mesmo é um site ou blog que fala sobre determinado assunto, linkar para o seu que fala o mesmo.
    2 – Estou vendo muito de vocês desanimados porque o page rank parou em um numero e não sobe, vou explicar o porque isso acontece.. A base do Page Rank é logarítimica, então o espaço de 1 até o 2 é menor do que de 2 para 3 e assim por diante… por isso que muitos chegam até o nivel 3 e dão uma travada.
    Uma pessoa que está no page rank 4 ou 5 já está de parabéns pois quanto mais sobe, maior fica o espaço, ou seja, pode demorar até anos para mudar.
    Lembrando que o page rank ele muda sempre, exemplo, 3.1 ou 3.2 até 3.9 para depois mudar para 4.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!