Blogger segurança Camila Fiori

Criando uma área de artigos exclusivos no Blogger

Artigos exclusivos no BloggerTer uma área em seu blog exclusiva para leitores cadastrados ou convidados é o sonho de muitos blogueiros.

Embora o Blogger não ofereça essa funcionalidade, é possível fazer isso de uma forma relativamente simples, apenas com um pouco de criatividade.

É isso o que você verá neste artigo, que originou-se de uma ideia cadastrada no UserVoice do Gerenciando Blog.

Por que ter uma área exclusiva em seu blog?

Esta é a primeira pergunta que pode vir à sua cabeça, especialmente se você ainda não sentiu essa necessidade. Mas, há diversos motivos para isso:

  • Você pode ter uma área exclusiva para leitores que paguem por esse conteúdo. Imagine escrever tutoriais exclusivos ou publicar dicas “secretas” sobre sua área de atuação?
  • Você também pode querer criar uma área fechada em seu blog para tratar com pessoas que compartilhem um determinado interesse com você. Pode ser, por exemplo, uma área restrita para sua família ou amigos pessoais.
  • Também é possível criar um grupo fechado para discutir ideias, da mesma forma que uma página particular no Facebook.

Enfim, o uso fica por conta de sua imaginação.

Nos próximos itens você verá uma ideia bastante simples para criar uma área exclusiva em seu blog, utilizando para isso um blog aberto a leitores convidados.

O processo é simples, mas bastante eficiente – especialmente se você tiver um domínio próprio em seu blog!

Passo 1 – Crie um blog privado, aberto para autores convidados

Caso você precise de informações detalhadas sobre o processo de criar um novo blog no Blogger, basta ler o artigo Como criar um blog no Blogger.

Os detalhes importantes sobre esse novo blog:

1. Utilize como nome e endereço o nome do seu blog, acrescido de uma expressão que indique se tratar de um blog exclusivo (como “exclusivo”, “premium”, “fechado” etc.).

Blog com artigos exclusivos no Blogger

2. Preferencialmente, coloque nele o mesmo template que você utiliza em seu blog oficial, para que as pessoas sintam que não saíram dele.

3. Pela mesma razão explicada no item anterior, faça nele as mesmas configurações que você fez em seu blog oficial (como a imagem do cabeçalho e favicon, por exemplo).

Também copie para ele os gadgets de seu blog oficial.

4. Em “Configurações” / “Básico”, clique na opção “Editar” que fica à frente do item “Privacidade”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Escolha “Não” nas duas opções e clique em “Salvar alterações”.

Isso é importante para que seu novo blog não apareça nem no Google nem nas listas do Blogger, garantindo que só seja acessado pelos leitores que você escolher.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

5. Nessa mesma tela de configurações, agora em “Permissões”, clique em “Editar” à frente de “Leitores do blog”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Na tela que se abrirá, escolha a opção “Somente esses leitores” e clique em “Salvar alterações”. Isso garantirá que somente os leitores que você autorizar poderão ver seu blog exclusivo.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Pronto! Você já tem um blog onde poderá publicar os seus artigos exclusivos, que só serão lidos pelos autores que você autorizar.

Passo 2 – Atribua um subdomínio ao seu blog exclusivo

Este passo só é possível se você possuir um domínio próprio configurado em seu blog.

Caso ainda não tenha feito isso, vale a pena!

Veja no artigo Tutorial completo para domínio próprio no Blogger as vantagens e como fazer isso. Mas, mesmo que você não tenha o domínio próprio, ainda poderá seguir este tutorial.

Neste caso, vá direto para o Passo 3.
 

Isso é importante para que o leitor continue com a sensação de estar dentro do seu blog oficial. Ao final destes passos, seu blog exclusivo poderá ser acessado por um endereço como premium.gerenciandoblog.com.br. Basta seguir os passos abaixo:

1. Ainda em seu blog exclusivo, na mesma tela de configurações dos itens anteriores, clique na opção “Adicionar um domínio personalizado” em “Publicação”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

2. Clique agora em “Alternar para configurações avançadas”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

3. Digite o endereço do seu domínio próprio, mas substituindo o “www” pelo subdomínio pelo qual seu blog exclusivo será acessado (novamente, pode ser algo como “premium”, “exclusivo” etc.). Depois, clique em “Instruções de configuração”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

4. Na próxima página, escolha a segunda opção (“On a subdomain”).

Blog com artigos exclusivos no Blogger

5. Você verá instruções para criar dois registros CNAME no gerenciador de domínio de seu blog.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

  • O primeiro registro terá o nome que você escolheu para seu subdomínio (“premium”, em meu caso) e o conteúdo “ghs.google.com”.
  • O segundo deverá ter o nome e conteúdo indicado nas instruções (serão sequências de letras e números que variarão de domínio para domínio).

Abaixo está a tela do Registro.br mostrando como inserir essas informações.

Se você tiver dúvidas e precisar de mais detalhes, acesse o artigo Tutorial completo para domínio próprio no Blogger e leia o “Passo 4 – Criar os registros no DNS do Registro.br”.

 

Blog com artigos exclusivos no Blogger

6. Repita os passos 1 e 2 deste item do tutorial. Preencha novamente o endereço do seu subdomínio, mas agora clique em “Salvar”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

IMPORTANTE: Se você receber uma mensagem com o “Erro 12” neste passo, significa que os registros não foram inseridos corretamente em seu domínio, ou ainda não houve tempo para que eles tenham efeito. Confirme se o procedimento foi realizado corretamente e aguarde até 24 horas para poder realizar este passo novamente.

Pronto! Se você realizou todos os passos corretamente, seu blog exclusivo já poderá ser acessado pelo endereço que você escolheu.

Faça um teste e tente acessar http://premium.gerenciandoblog.com.br.

Passo 3 – Escrevendo e divulgando seus artigos exclusivos

Uma vez criado o seu blog protegido, basta agora você publicar nele os seus artigos exclusivos, fazendo da mesma forma que você publica os seus artigos normais.

Como esses artigos não estarão visíveis em seu blog, você precisará divulgá-los de alguma forma para os seus leitores.

Esses artigos também não poderão ser encontrados pelo Google.

Algumas sugestões de divulgação:

1. Você pode criar uma página estática em seu blog oficial, com uma lista dos artigos que estão publicados em seu blog exclusivo.

2. Você também pode fazer um artigo em seu blog, informando que foi publicado um novo artigo premium. Nele, é interessante colocar uma descrição do artigo e o link para acessá-lo.

3. Também é possível divulgar o link do artigo em suas redes sociais. É importante informar que se trata de um artigo exclusivo, aberto apenas para “assinantes”.

Passo 4 – Liberando o acesso dos assinantes ao seus artigos exclusivos

Quando um leitor tentar acessar um artigo exclusivo de seu blog e não estiver autorizado, ele verá uma mensagem como a abaixo:

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Para que ele possa visualizar o artigo, será necessário dar autorização a ele.

A notícia ruim é que o Blogger não oferece nenhuma forma para alterar essa mensagem, nem de entrar em contato com o autor para pedir autorização.
 

Por isso, é importante exibir em seu blog oficial uma forma para que seus leitores solicitem acesso aos seus artigos exclusivos.

Se você estiver considerando oferecer o acesso mediante pagamento de assinatura, uma boa saída é você criar um formulário de contato (pode utilizar para isso o Wufoo ou o Google Docs.

Para receber o pagamento, você pode utilizar serviços como o PayPal ou o PagSeguro.

Para liberar o acesso dos leitores autorizados, você deve seguir os passos abaixo:

1. Volte à área de “Configurações” / “Básico” do seu blog e acesse “Permissões”.

2. Clique na opção “Adicionar leitores” abaixo de “Leitores do blog”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

3. Na caixa que se abrirá, digite o endereço de e-mail do leitor que você quer permitir para ler seus artigos exclusivos.

Caso queira dar acesso a mais de um leitor, basta separar o e-mail deles com uma vírgula. Clique depois em “Salvar alterações”.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

4. Nesse momento, o leitor convidado receberá um e-mail com um link para confirmar o acesso ao seu blog.

Assim que ele clicar no link, poderá aceitar o convite e acessar os seus artigos exclusivos.

Seu leitor precisará de uma Conta do Google associada àquele e-mail para fazer o acesso, e só poder visitar seus artigos exclusivos quando estiver logado nessa conta.

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Blog com artigos exclusivos no Blogger

Conclusão

Gostou da ideia? É uma forma simples de criar artigos exclusivos dentro do próprio Blogger.

Há, no entanto, uma limitação: o número máximo de leitores de um blog convidado é 100.

Assim, este será o máximo de leitores que você poderá permitir para acessar seus artigos exclusivos.

Quer compartilhar sua opinião ou dúvida sobre o artigo?

É só deixar um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

51 Comentários

  1. Marcos Keld disse:

    Olá, Adelson, como vai?

    Essa é uma saída bastante prática para adicionar a função ao Blogger. Penso que com criatividade pode-se fazer quase tudo na plataforma, a despeito de sua limitação. E na verdade, essa limitação é um desafio à criatividade, que quando encarado rende ótimos resultados, como esse tutorial.

    O único contra teoricamente dessa forma de criar um conteúdo exclusivo é limitar a 100 leitores. Mas eu acho que isso é, de certa forma, favorável, pois o administrador tem um controle maior sobre a área exclusiva e quem a acessa.

    De qualquer forma, fiquei curioso para ver qual a outra forma possível de incluir esse dispositivo no Blogger. Já estou ansioso pelo próximo artigo.

    Abraços =)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcos!

      Com certeza, com um pouco de criatividade e conhecimentos técnicos é possível disponibilizar ótimas funcionalidades no Blogger!

      Também concordo que a limitação de 100 usuários é um tanto incômoda, mas acredito que esta solução possa resolver muitas situações.

      Quanto ao próximo artigo, devo publicá-lo nos próximos dias.

      Um abraço!

  2. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, como vai? 🙂

    Fantástica esta idéia, eu adorei! Sem dúvidas é algo que com criatividade pode ser usado de muitas formas e dar um "plus" no blog 🙂
    Já fiquei aqui imaginando como usá-la rsrs
    Além da sugestão, seu passo a passo, como sempre está simples e fácil de seguir, obrigado por compartilhar conosco estas informações e orientações 🙂
    Uma pena que a limitação seja de 100 leitores, mas creio que mesmo assim pode ser muito útil e interessante para aplicarmos em nossos blogs e fidelizar os leitores e participantes especiais e que nos acompanham, oferecendo algo exclusivo 🙂

    Um enorme abraço e boa semana! 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Que ótimo que você tenha gostado dela! Essa é uma solução que eu já havia oferecido em resposta a alguns leitores, mas achei que ela daria um artigo interessante.

      Agora, fica por conta da criatividade de cada um aplicar isso da melhor forma em seus blogs! Tenho ceteza de que você já deve estar com ótimas ideias! 🙂

      Um abraço e ótima semana para você também!

  3. Guilherme Monteiro disse:

    Oi Adelson, tudo bem?

    Mandou super bem! Seu nível de criatividade foi excelente 🙂

    Um abraço.

  4. Ivair Claudio Ferrari disse:

    Caro Amigo Adelson!

    Há um bom tempo venho acompanhando suas dicas aqui em seu site e de outros colegas que vem dando dicas e dedicando seu tempo para ajudar a deixar a Net mais rica. Em particular, esta matéria foi a VIP nr. 1 para mim. Já estou iniciando os trabalhos para pô-la em prática. Tinha esta vontade mas não tinha chegado a um "Como Fazer…".

    Simplesmente parabéns e obrigado pela generosidade em compartilhar de seus conhecimentos.

    Grande abraço!
    Consultor e Professor Ivair Claudio Ferrari.
    http://www.excelmax.com.br
    http://www.excelmax.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ivair!

      Que ótimo que tenha gostado assim do artigo! Para o seu caso, pode ser uma ótima ideia ter uma área de artigos exclusivos para assinantes. Com certeza, fará muito sucesso!

      Um abraço!

  5. Pena Digital disse:

    Eu fui lendo e ficando maravilhado, até que… só 100?, pensei. Depois ri de mim mesmo. rsrs Para que eu quero mais que isso, se meu blog tem pouco mais de 100 seguidores?! rsrs
    Mas gostei muito da ideia, até porque eu queria algo diferente e acho que esse modelo irá me ajudar. Veja qual a minha pretensão. Hoje eu tenho uma pessoa que escreve regularmente em meu blog. E eu pretendo atrair mais escritores. Então, eu queria que cada um tivesse uma página só para si (diferente do marcador), mas com toda a cara do blog principal, sem misturar os artigos dele com os meus. Isso é possível?

    E parabéns pelo post!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Pena!

      100 leitores exclusivos é um número considerável! Acredito que dê para usar bem o recurso até chegar lá.

      Quanto à sua dúvida, uma possibilidade é usar o mesmo conceito do artigo e criar um blog para cada autor, mantendo a mesma identidade. Assim, cada um teria seu próprio subdomínio. É uma ideia para você avaliar.

      Um abraço!

  6. Pena Digital disse:

    Deixe-me ver se entendi. Eu posso utilizar essa mesma metodologia para criar um subdominio para cada colunista, mas de forma não exclusiva? Que todos pudessem acessar?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Pena!

      Exatamente isso: você pode criar diversos blogs públicos e adicionar um subdominio a cada um deles. Por exemplo:

      sergio.blogpenadigital.com
      jose.blogpenadigital.com
      maria.blogpenadigital.com

      É minha sugestão para você avaliar.

      Um abraço!

    • Junior Evangelista disse:

      É tipo meu blog, a url dele é:
      informaticode.com.br
      E ele tem como sub:
      linux.informaticode.com.br
      wiki.informaticode.com.br

  7. Ronperlim disse:

    O artigo, claro, demonstra que se pode fazer muito com as limitações do Blogger.

    De qualquer forma, as dicas são ótimas e se ajustam com o projeto que pretendo realizar.

    Parabéns e obrigado por compartilha.

    Abraço!

  8. Jairo Leizer disse:

    Fiquei um bom tempo com essa ideia de criar algo exclusivo para o meu blog, mas não tinha ideia de como fazer isso no blogger. O seu artigo tirou da minha cabeça que não era possível fazer isso no blogger, muito obrigado pela ajuda.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jairo!

      Muitos imaginam que isso não seja possível de ser feito. Mas, é uma solução que pode ser aplicada em diversos projetos. Torço para que seja útil para você!

      Um abraço!

  9. Olavo Frazão disse:

    Genial é apelido para esta saída…como nunca pensei nisso antes?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Olavo!

      Obrigado pelo elogio! Com um pouco de imaginação, dá para ter um blog com recursos fantásticos no Blogger!

      Um abraço!

  10. curtidas disse:

    Cara ficou tipo, MUITO bom esse guia, valeuzao!

  11. Darlo Brito disse:

    Ótimo post, Adelson! O único completo e eficiente que encontrei na net. Obrigado por compartilhá-lo conosco!
    Como muitos os comentaristas aqui, também fiquei desapontado com essa limitação dos 100 leitores. Entretanto, pensei em uma maneira (um tanto trabalhosa, talvez) para publicações exclusivas para mais que os 100 leitores: um novo blog Premium! Exemplo: suponhamos que o Premium 1 fechou com os 100, então criamos um novo blog, o Premium 2. Copiamos o XML das postagens anteriores do Premium 1 e upamos no Premium 2. E assim por diante. Seria uma solução, pelo menos até aparecer outra mais viável. O que seria um tanto trabalhoso seria estar postando em vários blogs. Talvez copiando o código de cada nova postagem e colando nos outros blogs seja menos cansativo. É isso, solução tem, não de maneira fácil, mas tem. Quem foi que disse que blogar seria fácil?
    Abração e sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Darlo!

      Realmente, essa limitação pode ser incômoda.

      A ideia que você pode solucionar o problema do compartilhamento. Será mesmo trabalhoso manter o mesmo conteúdo em todos os blogs. Também haverá o problema dos comentários, pois eles só aparecerão no blog onde forem realizados. Mas, como você disse, é uma forma de contornar a limitação enquanto não há outra solução.

      Um abraço e obrigado por compartilhar!

  12. Douglas Prado disse:

    Adelson, já tenho seu blog salvo em meus favoritos ha alguns meses, essa ideia é genial como todos que comentaram disseram, fiz testes aqui e deu certinho, só que apareceu uma janela informando que o blog poderia ser visualizado pelo visitante por até 30 dias, fiquei sem entender depois dos 30 dias o leitor não terá mais permissão para acessar a área premium?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Douglas!

      Que estranha essa mensagem! Em meus testes, eu não a vi. Você consegue colar aqui o texto exato da mensagem que apareceu para você? Eu a utilizarei para pesquisar mais sobre o assunto.

      Um abraço!

    • Douglas Prado disse:

      "Acesse usando o login de uma Conta do Google para confirmar o convite. Se você não tem uma Conta do Google ainda, é fácil e rápido abrir uma. Você pode acessar este blog como convidado por até 30 dias."
      agora é que entendi, o convidado tem 30 dias para aceitar e tornar-se leitor do espaço particular! adelson valeu pela atenção, abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Douglas!

      Agora sim a mensagem faz sentido. 🙂

      Um abraço!

  13. Carlos Bomfim Júnior disse:

    Eu não estou conseguindo configurar o subdomínio no registro.br e no outro tutorial o passo 4 não tem explicando como fazer.

  14. Bruno Mattos disse:

    Parabéns!
    Muito útil está sua ideia.
    Criatividade é tudo! Eu já vou por em prática.
    Obrigado por compartilhar!

  15. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Tinha que vir aqui lhe agradecer por sua prestatividade em me ajudar a personalizar um "subdomínio" para o meu blog privado. Quando se trata de alterações em domínio próprio, fico perdido. Sem estas dicas eu não sabia nem por onde começar.

    Estou escrevendo um artigo no meu blog pessoal sobre este tema, porém voltado para Educação. Este artigo será uma fonte de referência.

    Grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Fico muito feliz em saber que o artigo o tenha ajudado com seu projeto! Quando tiver dúvidas, é sé me dizer.

      Um abraço e sucesso para você!

  16. Alan David Gomes Ribeiro disse:

    Olá, tudo bom? Gostaria de agradecer pelo seu artigo que com certeza vem a ser muito útil. Quanto ao número limitado de 100 assinantes, creio que isso possa ser muito bem contornado fazendo um "login universal".

    Basta criar um email só pra isso, tal como "[email protected]" e uma senha, aí, quando esgotarem-se os número de assinantes ou quando o usuário não tiver um email associado a uma conta do google, basta enviar para ele os dados do login universal.

    😉 É quase perfeito. Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alan!

      Sim, essa é uma saída. Mas, ema dificuldade que vejo é que qualquer pessoa poderá alterar a senha desse login, e a partir desse momento ninguém mais conseguirá acessar o blog.

      Um abraço!

  17. DSTON projéct concreto pré moldado disse:

    Muito bom seu artigo,admiro seu trabalho parabens.

  18. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Alguns amigos blogueiros me procuram e pedem para criar um subdomínio para o seu blog. Os primeiros que fiz usei estas dicas do GB. Mas o último que criei, foi estranho.

    Por que?

    o nome do subdomínio não foi adicionado no final do link.

    Exemplo aqui no GB: meubloglatex.blogspot.com
    Exemplo no blog que criei: latexmeublog.blogspot.com

    O mais estranho é que desta vez não precisei fazer nenhum ajuste no painel do domínio (uolhost).

    Ao adicionar o subdomínio, ele foi criado na hora, sem erros. Por isso achei estranho.

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Eu não entendi bem a sua dúvida. Trata-se de um novo blog que foi configurado com um subdomínio que já era utilizado em outro blog em sua conta?

      É possível que, em casos assim, o Blogger não exija a criação do segundo CNAME para confirmação da propriedade, por já haver a associação do domínio com um blog seu.

      Um abraço!

  19. Joanir Rocha Pidorodeski disse:

    Bom dia, Adelson,
    No meu caso, não apareceu "Já possui domínio Alternar para configurações avançadas", então coloquei la em cima mesmo o premium.masqueseyo.com.br e o blogger aceitou. Apareceu até uma caixa perguntando se queria redirecionar o domínio principal para o premium. Porém, por enquanto, ao acessar esse endereço, retorna uma página em branco dizendo que ela não está disponível.
    Será que para isso acontecer, levará um tempo? E por que será que não apareceu a opção avançada?
    Abraço.

  20. CORRENTE DO BEM disse:

    Olá Adelson tudo bem?
    Gosto muito de seus artigos, tenho seu blog nos meus favoritos!
    Seguinte, será que teria como colocar somente um ícone do menu com login, tipo, eu tenho um formulário pra ser preenchido no meu blog, pois é um blog de divulgação de vídeo do youtube. Queria saber se teria como colocar essa área do formulário como privada pra daí só quem se registrar ter acesso e o restante do conteúdo do blog ficar aberto pra todos que quiserem visualizar.
    Abraço e continue com o ótimo trabalho!

  21. Gospel Network disse:

    Valeu fera. No Registro.br deu certinho tbm!!

  22. Mari Jess disse:

    Pode me ajudar? A pessoa me mandou o email, mas na verdade meu email não dizia isso , dizia pra fazer parte de um circulo no Google+, quando eu clico no link diz que é só para leitores e convidados , eu só tenho a conta google + acaso eu preciso de um blog tbm? Obrigado

  23. Anônimo disse:

    Tem uma forma mais pratica e funciona em qualquer domínio.
    É a melhor forma que encontrei até hoje. Secret key v.2.0.2.4 ®

    Acesse:http://criptografiadetextoehtml.blogspot.com.br

    Altamente recomendado este sistema. E gratuito!

  24. cursoslimfit riscar cortar e costurar disse:

    criei meu site de menbros por suas dicas ,obrigado

  25. Marcos disse:

    Hoje em dia não aparece mais a partir do item 2 do Passo 2. Teria outra forma de fazer? =/

  26. Henrique disse:

    Excelente artigo. Gostaria de saber se existe a possibilidade de aumentar a quantidade de leitores para os artigos exclusivos. Será que um programador profissional seria capaz de “destravar” algum código que permitisse adicionar uma quantidade maior?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.