comentários guest post Camila Fiori

Comentando os comentários – a interação entre blogs e blogueiros

Comentários em blogNeste “guest post” escrito por Henrique Fogli, são tratados aspectos interessantes sobre os comentários feitos em blogs, mostrando o que deve e o que não deve ser feito para divulgar seu blog dessa forma.

São dicas importantes para escrever bons comentário e criar boa relação com outros blogueiros.

Henrique é blogueiro profissional, marqueteiro e empreendedor online.

Costuma escrever diversas dicas para aqueles que querem largar seus empregos atuais e descobrir como ganhar dinheiro na internet.

Introdução

Desde que as estratégias e ações de SEO se tornaram populares, muito mudou na maneira que os blogs se relacionam.

Uma vez que os blogs do seu nicho são a melhor fonte de reputação para o seu site, uma boa relação com esses blogueiros é essencial se você realmente quiser construir reputação e tráfego para o seu site – dois fatores essenciais para todos aqueles que querem descobrir como ganhar dinheiro na internet.

E dentro dessa rede de interações, um aspecto é muito específico dos blogs – o comentário.

A interação direta do leitor com o produtor de conteúdo – que é possível nos blogs via comentários – é algo tão inerente ao blog quanto o próprio conteúdo em si.

Comentários permitem que você registre suas palavras, fale sobre sua marca no site de outra pessoa.

Isso e, claro, inserir links para as suas páginas.

Onde há links, há spammers

Spam em comentáriosÉ por esse detalhe – a possibilidade de inserir links em comentários – que spammers de todo o mundo usam todos os dias softwares para vasculhar a internet em busca de blogs que permitam comentários – principalmente aqueles que não são moderados.

Esses softwares procuram pistas de blogs que são mais fáceis de inserir comentários. 

Por exemplo, uma página de blog que possua muitos links de saída, ou seja, um post que aprovou muitos comentários com links.

Da mesma forma, procuram blogs com PageRank mais alto, ou posts de blogs com comentários ainda em aberto, tudo em busca de links para se promoverem.

Se você tem um blog já deve ter sido alvo de spammers nos seus comentários.

Você reconhece um comentário spammer assim:

  • Geralmente é em inglês;
  • Não tem nenhuma conexão com o assunto do seu post;
  • Tenta cativar sua aprovação pelo seu ego, ou seja, apresenta elogios vazios ao seu post ou ao seu blog – “ótimo post”, “excelentes informações” – sem realmente comentar o assunto tratado. Alguns até sugerem que você disponibilize um canal para receber doações, uma vez que o seu conteúdo é tão especial;
  • Traz um ou mais links com texto âncora para sites que você provavelmente nunca ouviu falar;
  • É estufado de palavras-chave.

Quaisquer sinais desses aumentam significativamente a chance do comentário que você recebeu em seu post ser um SPAM.

Sempre marque-o como tal.

Aprovar comentários SPAMs ajuda pessoas mal intencionadas a desvirtuar o trabalho desenvolvido pelos buscadores, que é entregar o melhor conteúdo para os seus usuários.

Sistemas de comentários diferentes

Sistemas de comentários diferentesExistem diversos plugins e sistemas que você pode implementar no seu blog para mudar a maneira com que os comentários funcionam.

O Facebook Connect, por exemplo, conecta a sua conta do Facebook com o comentário que você faz em blogs alheios.

 

Outro sistema, o Disqus, funciona como se fosse uma própria rede social de comentários que ajuda os usuários a manterem um acompanhamento dos comentários que seguiram os seus, de maneira a enriquecer a discussão entre os visitantes.

Mas há sistemas desenhados para comentários de blogs com o intuito de promover outros blogs, por meio de links inteligentes.

O KeywordLuv, por exemplo, permite que você insira uma palavra-chave para promover a página que vai linkar no comentário.

Já o CommentLuv cria um link direto para o último post do seu blog, logo abaixo do seu comentário.

Dessa forma você estimula pessoas a comentarem no seu blog, pois estarão se autopromovendo ao fazê-lo.

Porém, isso acaba atraindo muito mais SPAMMERS que já conhecem esses serviços e garimpam a internet todo dia em busca de blogs que os utilizam.

Política da boa vizinhança: como comentar nos blogs do seu nicho

Comentários em blogs de mesmo nichoSe você pretende divulgar o seu site ou blog por comentários nos blogs alheios, em primeiro lugar pense no seguinte: o que você acha de alguém que nunca entrou em contato com você aparecer no seu blog e fazer um comentário completamente alheio ao seu texto, ao seu trabalho, apenas com o intuito mesquinho de promover um link para sua loja virtual ou site?

Você não ia gostar nada disso, com certeza. Ia sentir que estão se aproveitando do seu trabalho.

Portanto, quando for comentar em blogs do seu nicho, leia o texto com calma e faça um comentário que seja pertinente ao texto e que, de preferência, incite a discussão criada com o post. Faça perguntas, levante pontos de vista.

Comentários do tipo “ótimo texto” são vazios e não agregam nada à discussão do assunto tratado.

Faça com que o seu comentário lhe dê visibilidade, além de ser útil para o blogueiro quanto para os outros visitantes.

Quanto aos links, caso não haja nenhuma recomendação prévia sobre como utilizá-los no comentário, coloque apenas um link para sua homepage no campo específico para indicação do seu site.

É o politicamente correto. Continue comentando no blog com frequência para, após um contato mais aproximado com o blogueiro, verificar a possibilidade de inserir um link mais interessante em seus comentários.

Muitos são receptivos quando abordados dessa forma.

O que nunca fazer ao comentar num blog:

O que não fazer

  • Inserir mais de um link em um comentário;
  • Inserir links no corpo do comentário sem conhecer o blogueiro responsável pelo post;
  • Colocar palavras-chave com foco em SEO no campo onde você deveria colocar o seu nome;
  • Comentários agressivos a outros usuários ou ao escritor;
  • Anunciar produtos, serviços ou páginas de qualquer tipo.

Seguindo essas dicas eu imagino que você vá conseguir uma interação bem mais interessante e vantajosa para você e para o seu nicho!

E você, o que acha sobre o assunto?

Tem outras considerações a realizar sobre a forma correta de comentar em blogs?

Deixe um comentário

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

24 Comentários

  1. Leila Nassif disse:

    Essa publicação foi extremamente útil, já que estou engatinhando. Achei que fazer um blog era só escrever e pronto. Mais exige um pouco mais. Ainda não tenho comentários em meu blog e gostaria de saber além de moderar os comentários qual o melhor sistema de comentários citados aqui é indicado para um iniciante.E gostaria de sugerir a matéria "como fazer e o que escrever em uma política de privacidade e comentários? Obrigada pelo post

  2. Rama na Vimana disse:

    São dicas importantes para aumentar o tráfego e a visibilidade do blog, mas eu não sinto grande retorno desse tipo de atividade. Talvez exista uma média de comentários que precise ser feita para que os resultados de retorno comecem a aparecer. Será que existe alguma estatística para isso? Por exemplo, a cada X comentários feitos você recebe Y de volta.

    Grande abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Nunca vi uma estatística sobre isso. Mas, isso acontece com qualquer tipo de link, não apenas com os de comentários: apenas uma pequena parcela de quem o lê clica nele.

      O segredo é conseguir fazer o comentário de uma maneira tão interessante que seja impossível a quem o lê deixar de clicar. Bons comentários têm maiores chances de atrair mais cliques.

      Um abraço!

  3. Ciro disse:

    Eu já tive vários desses comentários spammer alguns eu deixei passar por que o spam não era tão grotescos, ou eu queria tira um sarro do "serviço" oferecido. Mas é frustante quando um post fica sem cometários e de repente ver uma enxurrada de cometários, mas quando se ver são spam.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ciro!

      Há realmente alguns "spams espertos", que precisam de uma leitura atenta para serem detectados. É como o spam por e-mail: alguns são refinados e conseguem enganar até mesmo quem já tem experiência no assunto.

      O que faço é sempre denunciar os spams ao mecanismo do Blogger, para que ele "aprenda" e consiga bloqueá-los no futuro.

      Um abraço!

  4. Adriano Luz disse:

    Olá, Henrique!

    Antes de mais nada, obrigado pela disponibilidade para escrever este artigo!

    Gostei muito de suas dicas, pois compartilho de sua opinião sobre o assunto. Algo irritante para quem tem um blog é recebe comentários que claramente têm o único objetivo de divulgar um link. Não me canso de marcar como spam comentários assim.

    Fazendo da forma como você falou, todos ganham: o autor recebe um comentário de qualidade, o comentarista tem a chance de atrair cliques para seu blog e os leitores podem conhecer outro blog interessante.

    Um abraço!

  5. cervejaesalsicha.com disse:

    Deixe-me bater na madeira 3 vezes 🙂 Não tenho spammers fazendo comentários.
    Não utilizo nenhum desses sistemas de comentários, mas não descarto a idéia de usá-los no futuro. DISQUS e CommentLuv eu conheço de outros blogs nos quais comento; já o Keywordluv não conhecia. Valeu pela dica!
    Um abraço,
    Lu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Não quero desanimá-la, mas um dia os spammers chegarão também ao seu blog. É triste dizer isso, mas é uma constatação: com o tempo, esses mecanismos provavelmente encontrarão seu blog e passarão a tentar comentar também nele.

      A boa notícia é que o mecanismo antispam do Blogger está bastante eficiente, bloqueando a grande maioria deles.

      Um abraço!

  6. Alfeu Gomes disse:

    Olá Adelson Smania,
    Como blogueiros temos muitas coisas para fazer: (postagem, pesquisa, mídia social, vídeos, backlinks para nosso site, etc.…) e ainda encontrar tempo para verificar e responder os comentários do nosso próprio blog. Comentar em outros blogs beneficia você em muitas coisas! Fazendo a sua presença na blogosfera. Para atrair clientes ou investidores para o seu negócio o que você precisa para tornar a sua presença no mercado? Essa regra varia para cada negócio. No mundo dos blogs é feito por comentar em outros blogs. Bem, você sabia que isso tudo faz um significado enorme apenas adicionando alguns comentários em outros blogs faz com que você atraia muitos leitores para o seu blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alfeu!

      Você tem razão: temos uma série de atividade a realizar como blogueiros – e muitos se limitam a publicar seus artigos.

      Comentar em outros blogs leva tempo, mas também tem um efeito importante de "networking". Por isso, é uma ação que não pode ser desprezada.

      Um abraço!

  7. Giuseppe Pedinte disse:

    Pela minha experiência, comentar em outros Blogs atrai pouquíssimas visitas. Criei o Mendigo Virtual justamente com a intenção de testar comentários em outros Blogs e confesso, que os resultados são decepcionantes. Com quase dois anos de existência, o Blog Mendigo Virtual teve aproximadamente 8000 visitas. E olha que eu comento e deixo links em vários Blogs. Em contrapartida, um post com poucas visitas nos meus blogs "sérios" tem mais de 10000 visitas em apenas um dia. Isso acontece por causa que uso e abuso dos agregadores de conteúdo, para mim a melhor solução para receber visitas.

    Grande Abraço Adelson

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Giuseppe!

      Gosto de ler seus comentários, pois sempre trazem um contraponto ao assunto abordado. 🙂

      Dependendo do nicho, os agregadores podem mesmo ser ótimos. Já para o Gerenciando Blog, os resultados sempre foram abaixo do esperado. Eu entendo: quem está em um agregador dificilmente estará interessado no conteúdo que publico aqui.

      Mas, os comentários em outros blogs têm um efeito cumulativo interessante: eu ganhei leitores fieis dessa forma. Por isso, não podemos considerar somente o clique único que veio daquele comentário, mas seu efeito ao longo do tempo. Infelizmente, é impossível medir isso para avaliar o quanto ele representa.

      Um abraço!

  8. Rick disse:

    Eu trabalho com WordPress, uma vez por semana vejo os IPs que me enviaram Spam e bloqueio o acesso, assim evito que novos Spans sejam gerados. Faço isso a cerca de 4 meses, consegui diminuir, e muito, os spans, principalmente aqueles em inglês sem conteúdo algum.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rick!

      É uma boa ideia, especialmente para bloquear o envio de novos spams pelo mesmo robô. A dificuldade é que a cada dia novas máquinas tentarão também enviar spams.

      No WP, uma ótima solução é o plugin Akismet, que faz um ótimo trabalho de bloqueio de spam. O antispam do Blogger também está bastante eficiente, conseguindo bloquear a maioria de comentários desse tipo.

      Um abraço!

    • Rick disse:

      Olá, Adelson!

      É verdade, cada vez mais novas maquinas tentaram enviar Spam. Também utilizo o Akismet, considero o melhor para WP, gosto muito por que consigo bloquear os comentários por palavras chaves ou com vários links.

      Abraço!
      Parabéns pelo artigo.

  9. Erica Bosi disse:

    Gostei do post. Escrito de uma maneira e visão diferente do que você costuma escrever. É bom para variar o tipo de texto e para enriquecer o tema do qual volta e meia é apresentado.
    Quanto aos sistemas de comentários, estou satisfeita com o sistema do blogger. Já até pensei em inserir Facebook Connect, mas aí fiquei pensando "eu não gostaria que todos os comentários que faço em blogs fossem publicados em meu perfil do facebook, então porque iria forçar meus leitores a fazerem isto?" Refleti e cheguei a conclusão que está bom do jeito que tá.

    Abraços!

    Erica
    http://www.educasempre.com/

  10. Guilherme Ribeiro de Andrade disse:

    Adorei ter lido seu post. Estava tentando achar um conteudo relacionado a interaçoesentre blogs, por comentarios de blogueiros em blog 'amigos'. Acabei encontrando mais informaçoes uteis.

    Sou blogueiro a muito pouco tempo. Mas sempre estive na web, como desenvolvedor. Agora estou entrando no mundo das posts.

    Guilherme de Andrade
    blog.guilhermedeandrade.com

  11. Bruno Marques disse:

    Olá Adelson , eu estou com um problema nos comentários meu blog , é tipo assim , tem a caixa pra escrever normal e tudo , se mandar publicar ele também publica normal , só que quando o comentário aparece ele fica muito ao lado , quase cortando ele , seria possível alinhar ele para deixar ele centralizado ? se quiser olhe o meu blog
    http://society-download.blogspot.com.br/
    se puder me ajudar agradeço.

  12. Thyago disse:

    Eu já tive vários desses comentários de spammers também. É muito complicado lhe dar com essa situação! O esforço para manter um blog é muito grande ainda mais com esse tipo de pessoas atrapalhando. Anyway, parabéns pelo seu blog. Abraços!

  13. Freitas disse:

    Meus blogs também sofrem com os spammers eletrônicos. Tenho que passar um bom tempo só deletando essas mensagens indesejadas.
    Abraço!

  14. Ricardo disse:

    Muito interessante o post e bem detalhado, eu sou iniciante na área de bloggar mas tenho metas como de monetizar meu conteúdo! Todas as vezes que publico algum artigo aparece comentários que linkam para outros post eu sempre aceito isto está correto?

  15. ganhar dinheiro na internet disse:

    realmente devemos ter muito cuidado quando for comentar em um blog ou site, pois devemos ter cuidado com o que vamos falar para que o nosso comentário seja interpretado como spam. É bastante importante interagir e ler o artigo antes de ler um comentário. parabéns pelo artigo!

  16. wellinton disse:

    Muito bom artigo, Parabéns .

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.