Google SEO Camila Fiori

Link building: consiga links que são importantes para seu blog

Links importantes para seu blogA estratégia correta de “link building” (“construção de links”, em uma tradução literal) é um fator importante para que seu blog fique bem posicionado nos resultados do Google.

No entanto, quando feita de forma errada, ela pode ser a responsável pelo fracasso do seu blog.

Veja neste artigo minhas considerações sobre o assunto, onde mostro quais são os links que realmente são importantes para o seu blog.

Introdução

Você é novo em SEO?

Se desconhecer o termo ou precisar de mais informações, comece lendo o artigo 15 dicas de SEO do Google para iniciantes.

Se você já conhece o tema, sabe que os backlinks (ou links que apontam para suas páginas) são fatores muito importantes e determinantes para o bom posicionamento de suas postagens nos resultados do Google.

Muitas vezes, eles são até mais significativos do que os fatores “on page” (que são os itens que você consegue definir ao escrever um artigo, como seu título, descrição, estrutura etc.).

Um caso clássico que mostra essa importância é o “clique aqui”.

Ao realizar a busca desse termo no Google, você verá que o primeiro resultado é o site do Adobe Reader.

Isso ocorre porque há milhares de páginas que oferecem conteúdo em PDF que possuem links para esse site, normalmente com frases similares a “Para obter o Adobe Reader, clique aqui”.

Quanto mais links melhor, certo?

Durante muito tempo, pregou-se que, quanto mais backlinks uma página tivesse, mais bem posicionada ela ficaria nos resultados do Google.

Muitos continuam pensando dessa forma até hoje.

É esse tipo de pensamento que deu abertura para empresas que vendem um pacote de milhares de backlinks por alguns dólares.

Ou que oferecem ferramentas capazes de gerar centenas de comentários automáticos em blogs com links para o seu.

É óbvio que isso está errado e destinado ao fracasso.

Esse tipo de estratégia até chegou a funcionar, mas hoje só prejudica quem insiste em utilizá-la.

No artigo O Google Penguin 2.0 chegou! mostrei como o Google tem punido quem tenta usar técnicas de “webspam” – que é o nome dado a essa tentativa de manipulação através da geração de links “artificiais”.

Todo link é igual para o Google?

Pela leitura do tópico anterior, você pode entender que nem todo link é igual para o Google.

Muitas vezes, um único link pode ser mais importante do que milhares de outros.

É fácil entender.


O objetivo do Google sempre foi e será mostrar nos primeiros resultados as páginas mais relevantes.

Vamos imaginar uma situação hipotética: o Ministério da Educação do governo brasileiro escreve um artigo ressaltando a importância dos blogs e deixa um link para um artigo meu com o termo “como criar um blog no Blogger”.

Outro metablog tem uma postagem similar à minha, que possui centenas de links apontando para seu artigo, todos obtidos em fóruns de diversos temas e idiomas, cada um com dezenas de links para outros blogs.

Qual é o artigo mais relevante?


Provavelmente o meu, que foi escolhido para ser linkado por sua importância para o assunto.

É isso o que o Google tenta entender com seus algoritmos.

Ressaltei o termo “provavelmente” porque não se trata de uma ciência exata: o meu link fictício poderia ter sido obtido porque conheço a pessoa que escreveu o artigo e trabalha no governo.

Por isso, pode ser que artigos piores que o seu apareçam antes dele nos resultados.

 

Mas, na maioria das vezes, o Google acerta nisso.

Quais são os links importantes para o Google?

Aqui começa a discussão e a polêmica. Há várias formas de ver o assunto.

  • Pedro Dias – que trabalhou durante anos no Google – tem uma visão bastante prática sobre os links. No ótimo artigo Link Building: Guia do (perpétuo) iniciante, ele diz que as pessoas pensam demais nos links em si e em seus fatores técnicos – e isso mais atrapalha do que ajuda. O foco sempre deve estar na qualidade dos artigos – e isso atrairá os links. Vale a pena ler o texto dele.
  • A empresa Axandra, que desenvolve softwares de apoio a SEO, diz que todos os links que levam visitantes para o seu blog são bons e úteis.

Mas, para quem gosta de fatores técnicos, há algumas orientações sobre a importância dos links:

  • O texto âncora (termo onde foi colocado o link) também é importante. Por isso, vale mais um link “Clique aqui para aprender como criar um blog” do que “Clique aqui para aprender como criar um blog”. Afinal, quero que as pessoas encontrem meu artigo ao procurar “como criar um blog” no Google.
  • Um link em um site ou blog com assunto similar ao seu vale mais. Se você escreve sobre novelas, seria fantástico receber um link da Rede Globo. Valeria mais do que um link recebido aqui no Gerenciando Blog, por exemplo.
  • Links em páginas que são relevantes também tem peso maior. Continuando no exemplo anterior, o link da Rede Globo também teria mais importância para seu blog do que um link em um blog recém-criado que fale sobre novelas.
  • Links dofollow são mais importantes que os nofollow.
  • Um backlink obtido em uma página com poucos links costuma ser mais importante. Se o seu link é apenas um em uma lista de 1000 indicações, isso não é indicativo de grande relevância.

Como obter bons links para o seu blog?

Neste ponto, você deve ter chegado a uma conclusão: o melhor backlink sempre será o mais difícil de conseguir.

E não reclame, nem desanime, pois isso faz todo o sentido, seja no mundo virtual ou no real.

Quando Bill Gates disse que Salman Khan era “o cara”, isso foi um impulso enorme para aumentar o sucesso da Khan Academy.

Mas, isso só ocorreu porque Khan já fazia um excelente trabalho, digno de nota.

Por isso, a melhor dica para fazer bom link building, que sempre funcionará e nunca será punida pelo Google nem por ninguém é: seja o melhor naquilo que você faz.

Escreva os melhores artigos, sobre os assuntos mais importantes e de uma forma que nunca ninguém tenha escrito.

Com isso, as pessoas naturalmente indicarão o seu blog para outras.

Quando elas escreverem sobre o tema que você trata, elas colocarão links para o seu blog.

Elas sentirão vontade de divulgar seu conteúdo em suas redes sociais.

Elas farão com que seus artigos cheguem a mais pessoas.

Não há nada de errado em você fazer um trabalho de pesquisa para encontrar sites que poderiam se beneficiar dos seus links.

Você pode encontrar artigos que seriam complementados com o que você escreveu e indicar isso ao autor.

Que dicas o Google dá para obter bons links?

Matt Cutts, também da Google, dá algumas dicas práticas no vídeo abaixo. Embora seja antigo, ele continua válido:

Em resumo:

  • Poste artigos que geram discussão. Quando usada com moderação, a controvérsia pode ser uma boa forma de obter links. Artigos falando sobre aspectos negativos de uma empresa ou figura podem atrair atenção e discussões.
  • Participe de comunidades respondendo dúvidas. Encontre fóruns e sites onde as pessoas registram dúvidas sobre os assuntos que você trata e responda-as. Você será lembrado por isso e poderá se tornar referência sobre o tema. Eu poderia recomendar o Yahoo! Respostas para isso, mas minha experiência com eles foi tão frustrante que não recomendo seu uso a mais ninguém.
  • Faça pesquisas para escrever seus artigos. De nada adianta apenas republicar em seu blog o que já foi dito por outras pessoas. Aprofunde-se no assunto, faça descobertas e divulgue-as. Você será lembrado por isso.
  • Envie newsletters e divulgue seus artigos em redes sociais. São formas eficientes para fazer com que seus artigos cheguem às pessoas onde elas passam mais tempo.
  • Escreva artigos com listas. As listas (“Os 10 mais…”) sempre são ótimos chamarizes de links – mas que também devem ser utilizadas com moderação.
  • Tenha um blog. Se você está aqui, é bem provável que já tenha um, correto? O blog é uma ótima forma para ter artigos novos regularmente, diferente de um site estático.
  • Escreva tutoriais. Eu gosto muito disso e sempre uso aqui no Gerenciando Blog. Normalmente, bons tutoriais são trabalhosos para escrever, mas também costumam atrair backlinks.
  • Ofereça produtos e serviços grátis. Se você oferece produtos e serviços de qualidade grátis, também é provável que as pessoas os indiquem em links.
  • Tenha uma boa arquitetura em seu site. Torne seus links visíveis e fáceis de compartilhar. Há alguns sites e blogs que são tão protegidos que é difícil conseguir fazer a cópia do título do artigo com seu link. Isso pode desencorajar as pessoas a compartilhar seus links.
  • Publique vídeos. Quando são interessantes e úteis, os vídeos também podem ser uma boa estratégia para atrair links para seu blog.

Conclusão

Você deve ter percebido que, mais uma vez, não há técnicas revolucionárias ou ferramentas mágicas para ganhar links e ser o primeiro lugar no Google.

Se alguém lhe oferecer isso, desconfie: em algum momento você será descoberto e o resultado será desastroso.

E você, concorda com os pontos apresentados?

Quer deixar sua opinião sobre o assunto?

Deixe um comentário!

Foto: Fotolia

Link building: consiga links que são importantes para seu blog
5 (100%) 1 vote[s]

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

55 Comentários

  1. Elvis Oliver disse:

    Olá Adelson até hoje vejo muito falar sobre backlinks e que é bom para o seo, más sempre desconfiei, inclusive até algums empresas de seo dizem que são importantes, más eu particularmente não acho isso interessante para seo.

    Abraço elvis

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elvis!

      Os backlinks são essenciais para o SEO. Vale a pena entender como eles funcionam, para conseguir links que serão importantes para seu blog.

      Um abraço!

  2. cervejaesalsicha.com disse:

    Gostei do artigo, Adelson. Mesmo sabendo do que se trata 'link building', sempre há pontos que ficam esquecidos, né? Particularmente, vou ficar mais atenta para o texto âncora.
    Um grande abraço,
    Lu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Realmente, sempre há pontos em que a atenção é importante. E os backlinks são importantes demais para serem desprezados.

      Um abraço!

  3. Claudio Gomes disse:

    Ninguém pode Garantir resultados com um serviço!

    Quem o fizer estará mentindo.

    Esta introdução é apenas para não criar expectativas que umas dezenas de backlinks/linkbuilding atingirá seus resultados.

    Ajuda, mas não é tudo.

    Fazer um site subir é um trabalho contínuo e que "nunca acaba" pois seus concorrentes não dormem ou podem ter um orçamento maior que o seu para contratar serviços.

    Tem que trabalhar o SEO "on site" isto é otimizar o site para os motores de busca depois tem o SEO "off site" que é todo o trabalho de linkbuilding, criar backlinks para o site que pretende promover.

    Não há uma fórmula mágica mas basicamente tem de trabalhar para isso.

    http://forumbacklinks.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Claudio!

      O problema é justamente a forma como muitas empresas vendem o serviço de links. Uma coisa é fornecer consultoria e orientações para que sejam conquistados links importantes. Outra bem diferente é utilizar robôs para geração de links em massa.

      Como você bem disse, não há mágica, e sim muito trabalho e dedicação, para fazer um bom trabalho de link building.

      Um abraço!

    • Adir Mota JR disse:

      Mas a compra de links é valida para blogs não acho vantagoso para um blogueiro comprar links é um investimento , desnecessario , acho que um blogueiro deve construir seus links na construção de seus artigos de qualidade ou que traga algum valor ao leitor nem que seja , lago ralacionado ao mundo do humor , mas que agradou quem destinou a perder um pouco de seu precioso tempo na internet para descontrair com o artigo da quele autor , este é meu ponto de vista.

  4. John Silva disse:

    Olá Adelson!

    Tenho estudado bastante sobre SEO e hoje tenho certeza da real importância dos backlinks e posso dizer que fazem toda a diferença para posicionamento.

    Acredito que esse trabalho de SEO off-page complementa exponencialmente os resultados de tráfego e autoridade do site/blog. Ter um ótimo trabalho on-page é bom? Sim, mas o linkbuilding alavanca e muito o tráfego e autoridade.

    Parabéns pelo belo post!

    Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, John!

      Ótimas colocações as suas!

      Os backlinks são mesmo extremamente importantes para um bom trabalho de SEO. De certa forma, um bom trabalho on-page acaba atraindo-os, pois mostram dedicação e preocupação com a qualidade do conteúdo.

      Um abraço!

  5. Valentim disse:

    Com tanto esclarecimento sobre links e spam que existe, algumas pessoas ainda insistem fazer spam nos comentários.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valentim!

      Passo muito por isso aqui. Mesmo com a orientação para não colocar links no corpo, muitos o fazem. Dependendo do comentário, até o publico. A maioria nem passa pela moderação.

      Uma pena!

      Um abraço!

  6. Rick disse:

    Ótimas dicas, Adelson!

    A cerca de 1 ano atrás, recebi um link de um blog com muitas visitas, um post natural, onde o autor indica o meu curso de WordPress, desde então, as visitas do meu site e do post que foi indicado aumentaram, e muito! Recebo visitas através deste post até hoje, e continuam aumentando.

    Pode demorar para isso acontecer de novo, mas vale apena esperar um "voto" real de um site grande, do que usar ferramentas para espalhar spam.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rick!

      Seu caso mostra bem como é importante a qualidade do backlink, mais do que sua quantidade.

      Obrigado por compartilhar conosco!

      Um abraço!

  7. Atos Pedro disse:

    Link Building, tem alguma diferença de backlinks?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Atos!

      São coisas diferentes:

      Um backlink é um link em outro site, apontando para o seu blog.

      Já link building é um conjunto do técnicas para conquistar backlinks.

      Um abraço!

  8. Só em Rondônia - Jeferson Vitor Capeleti disse:

    Olá de novo Adelson!

    Eu, mais uma vez, gostaria que me esclarecesse uma duvida, nos últimos dias os meus backlinks em sites como o diHitt, Vergg, Friendfeed e até mesmo em blogs como o seu estão sumindo!

    É isso mesmo, estão sumindo, por exemplo os links que eu tinha em seu blog, que eu acho que eram uns 12, sumiram todos do relatório do "Ferramentas para webmasters", assim como mais de 700 links do diHitt e vários de outros sites e blogs.

    Até links que estavam em um outro site que também é meu, sumiu do relatório!

    Eu nunca fiz black hat, nem nunca comprei links ou qualquer outra técnica artificial para conseguir backlinks.

    Será que você poderia mais uma vez me ajudar? Será que isso é devido ao Peguin 2.0?

    As visitas em meu site não cairam e continuam na mesma média de sempre.

    Se puder me ajudar ficarei muito grato mestre!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jefferson!

      Este é um comportamento estranho. Aqui no Gerenciando Blog eu posso afirmar que não houve nenhuma mudança que possa explicar isso. Talvez o Google tenha feito alguma alteração na contagem de backlinks que tenha causado essa mudança.

      Mas, se não houve diminuição nas visitas vindas do Google, significa que esses links não estão sendo mal vistos por eles. Assim, acredito que não haja motivos para se preocupar.

      Um abraço!

  9. Celina Alves disse:

    Oi Adelson, como saber quais e quantos sites apontam para o seu? Vejo isso no Analitycs?
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

  10. Denilson disse:

    Muito bom o artigo.
    Eu tenho procurado participar de foruns e comentar em blogs para conseguir links, de forma agradável e fácil tenho conseguido divulgar o meu trabalho e aprender com blogueiros mais experientes como você.

    Obrigado pela dica.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Denilson!

      A participação com bons comentários e adequados ao conteúdo é uma boa forma de conseguir links para seu blog.

      Um abraço!

  11. Lucia Bruzantin Farias disse:

    Nossa esse artigo me ajudou muito , além de tiras minhas dúvidas, pois pretendo divulgar meu blog, de trabalho,ogrigda!

  12. lorena disse:

    Links apontando para nosso site ajuda desde que escolhamos bons blogs para comentar, comentar por comentar só prá conseguir links pode prejudicar bastante o seu blog, comentar em blogs com conteúdo adulto ou malwear pode deixar seu blog mal com a google, se você usar o google adsense é pior ainda.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lorena!

      Você tem razão: é importante selecionar corretamente os blogs onde você comentará. Comentários em blogs de baixa qualidade podem mesmo ser prejudiciais ao seu trabalho.

      Um abraço!

  13. Caio Albuquerque disse:

    Olá Adelson!

    Eu Realmente me surpreendi ao ver que meu blog está em ótimas posições do google (não mais que 5 posições rsrs)! Eu que nem deixo o post perfeito no termo SEO para não deixar o artigo confuso. Por um exemplo, escrevi um post recentemente de colocar comentários moderados no blogger. E apenas buscando "como colocar comentários moderados" ou "comentários moderados no blogger" já aparece meu artigo em no máximo 5° lugar! Parece que o google pegou interesse em meu blog rsrs.

    Um Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Caio!

      Isso é um ótimo sinal!

      Só não concordo quando você cita que um post perfeito para SEO torna o artigo confuso. Na verdade, o post perfeito para SEO é justamente o post perfeito para o leitor: original, bem escrito e bem organizado. É isso o que o Google sempre priorizará nos resultados.

      Um abraço!

  14. Caio Vidal disse:

    Excelentes dicas, hoje em dia está complicado conseguir links de qualidade e de maneira orgânica!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Caio!

      Os links mais importantes sempre serão os mais difíceis de conseguir! Por isso, é necessário criarmos sempre conteúdo original e de qualidade, que os atraia naturalmente.

      Um abraço!

  15. ws carvalho disse:

    Otimo artigo, me deram uma melhor perspectiva de como melhorar o rendimento do meu blog.

  16. Marcus Vinicius disse:

    Pude notar que desaconselhou o uso do yahoo para conseguir backlinks, porque?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcus!

      O Yahoo! Respostas para mim foi o maior exemplo de descaso com usuários que já vi até hoje. Eu já tinha alcançado o nível máximo no sistema pelas centenas de respostas que eu havia dado.

      Um dia, recebi um e-mail informando que minha conta havia sido cancelada por violar as regras do programa. Enviei e-mail questionando o motivo, e só tive resposta automática. Enviei outros na sequência e nunca tive respostas.

      Depois disso, passei a nunca mais recomendar esse serviço para ninguém.

      Um abraço!

  17. Marcus Vinicius disse:

    Estou deixando de usar serviços como Dihitt e etc? Porque por algumas veses ele esta melhor no rank com minha materia do que meu propio blog, isso e conveniente? Ou e bom usar esses serviços?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcus!

      Esse é um problema que pode mesmo ocorrer, especialmente para blogs novos.

      O que recomendo é utilizar esses serviços com bastante critério. Atualmente, o único agregador que uso é o diHITT. Outro cuidado que você pode tomar é só fazer a divulgação do link pelo menos 1 dia após a publicação, garantindo que o link original do seu blog seja indexado antes pelo Google.

      Um abraço!

  18. Rodrigo Padilha Monteiro disse:

    Criei um blog a 2 meses e ainda estou apanhando muito, mas o seu esta me ajudando e muito.
    Uma das maiores duvidas que tinha era sobre como criar links nas matérias sem "quebrar" nenhuma regra.
    Obrigado pela ajuda!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Que ótimo saber que os artigos do Gerenciando Blog estão sendo úteis para você!

      Espero que sempre encontre aqui dicas interessantes para a evolução do seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  19. Portal TV Cariri disse:

    Ola, gostei muito do post, eu tenho um site de notícias e estou querendo que ele fique em 1 nas pesquisas do google, eu fiz tudo certinho mais ate agora não obtive resultados relevantes, postei vários comentário em sites relevantes, quanto tempo leva para que esse mecanismo de SEO funcione ?

    link-> http://www.portaltvcariri.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Há uma série de fatores que o Google utiliza para posicionar seus artigos. Os links são apenas uma parte desses fatores. O mais importante é você manter em seu blog sempre artigos originais e de qualidade. Eles sempre serão a melhor técnica de SEO!

      Um abraço!

  20. Fabio Alves disse:

    Ótimas Dicas. Parabéns pelo artigo.

  21. Cláudio disse:

    Primeiramente parabéns pelo post, não só o post em si, mais todo o conteúdo do blog.

    Vou destacar uma parte de seu post onde você postou que…

    "Com isso, as pessoas naturalmente indicarão o seu blog para outras. Quando elas escreverem sobre o tema que você trata, elas colocarão links para o seu blog. Elas sentirão vontade de divulgar seu conteúdo em suas redes sociais. Elas farão com que seus artigos cheguem a mais pessoas."

    Será mesmo ?
    Até onde já pude perceber são poucos os blogueiros que realmente fazem isso. Muitos ainda leva um outro blog como seu concorrente.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cláudio!

      Obrigado pelos elogios!

      Quanto ao ponto que você destacou, isso realmente funciona. Digo por experiência própria: nunca solicitei a ninguém a publicação de um link para o Gerenciando Blog, e vejo hoje quanto links tenho nos mais diversos blogs.

      Mas, o inverso também funciona: sempre publico aqui links para outros blogs que considero interessantes ao leitor, especialmente quando encontro artigos relacionados. Essa é uma troca saudável e desinteressada de links – e é isso o que o Google espera dos autores.

      Um abraço!

  22. Diego disse:

    Artigo interessante!

  23. Erick disse:

    Muito válidas as informações e acho que atualmente, entre e vindas dos 3 maiores buscadores, é o momento em que eles usam melhor os critérios de rank dos sites, principalmente no quesito backlinks. Em meados de 2012/13 tinham umas discrepâncias que me (webmaster) deixavam de cabelo em pé. Sucesso pra você.

  24. COMPRAS ONLINE disse:

    Gostei ótimas Dicas

  25. Aureliano Bernardo disse:

    Muito boa essa matéria, não sei o que seria dos blogueiros sem o Gerenciando Blog, rsrs
    Muito obrigado por todas as dicas
    Meu blog: http://www.ganhandodinheironline.com

  26. lipsmega disse:

    Com certeza existem várias maneiras de conseguir links, ou backlinks, de qualidade para nossos sites. Ótimo artigo. No entanto de maneira geral é um pouco difícil, eu uso um agregador de links chamado Dipas.com.br onde dá para enviar um link com uma descrição, muito bom principalmente para quem está começando

  27. Igor Mateus Ribeiro da Silva disse:

    Que conteúdo massa de ler. Parabéns pelo conteúdo, percebi que ele é bem técnico e ajuda esclarecer melhor sobre a relevância de verdadeira construção de backlinks. Eu vi alguns sites de vendas de links, até tem uma idéia bacana, mas não sei por quanto tempo é sustentável tal técnica de construção de links. Grande abraço

  28. Ricardo Mietti disse:

    Parabéns Adriano. Obrigado pelo material.
    Ricardo
    http://finalite.com.br/

  29. Luis disse:

    Adriano olá, gostei muito do seu Post. Fiquei curioso quando você mencionou que teve uma experiência que não foi boa com o Yahoo Respostas e por isso não incida mais. O que aconteceu?

  30. XXXReality disse:

    Otimas informações e muito importante o SEO um fator concertesa muito importante para o crescimento do web sites

  31. Lucas Bataglia disse:

    Nós já estamos em tempos de Pinguin 4.0 e uma coisa é certa: link building é uma das coisas mais importantes quando o assunto é SEO. Tanto para o bem, quanto para o mal.
    Ótimo conteúdo, Adriano!

    • Adriano Luz disse:

      Disse Tudo Lucas,

      O link building pode levar tanto suas páginas ao céu como ao inferno…tudo depende de como é feito.

      Um abraço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.