guest post Camila Fiori

Dificuldades e vantagens em criar e manter um blog

Dificuldades e vantagens em criar e manter um blogQuem tem um blog sabe que ele pode ser útil de diversas maneiras.

É uma forma eficiente para expor suas ideias, conhecer gente nova, obter novos conhecimentos e até ganhar dinheiro.

No entanto, não se trata de uma atividade simples.

São esses dois lados que Caio Albuquerque abordará neste “guest post”.

Caio é blogueiro e gosta muito da área de metablogs. Fiquem com seu artigo!

Introdução

Criar um blog não é fácil! Mantê-lo ativo é mesmo “osso”!

E a sociedade divulga alguns mitos e vantagens que nos fazem pensar que blogar é a melhor profissão do mundo.

Mas nós sabemos que nem sempre isso isso é verdade!

Neste artigo, vou relatar algumas dificuldades e vantagens em criar e manter um blog.

Também vou compartilhar algumas dicas que estão me ajudando muito e estarão ajudando vocês também!

Para começo de conversa

Para iniciarmos, vamos deixar claro que alguns “mitos” não são verdade quando o assunto são os blogs. Então, saiba que:

  1. Você não ganhará dinheiro fácil.
  2. Você não ficará famoso da noite para o dia.
  3. Você não terá uma blog de qualidade de forma rápida.

Criar um blog dá muito trabalho e exige planejamento.

Não podemos ser levados pelos mitos! É bom sabermos disso desde já para não acabarmos desanimados.

 

 

Dificuldades e Desvantagens

  • Não é um trabalho fácil – Com eu já havia dito, criar um blog não é nada fácil! Não digo na parte da criação em si, mas na dificuldade de mantê-lo. Não são apenas  problemas com templates e códigos errados, mas sim o fato de que toda semana ele precisa estar atualizado, com posts novos (mesmo com um blog que não tenha visitas). Também é necessário divulgá-lo nas redes sociais, em agregadores etc. São muitas ocupações que podem te deixar de cabelos em pé!
  • Seu blog pode ser um fracasso – Mesmo isso não sendo um grande problema no começo e as vistas só começam a vir depois de um bom tempo, pode ser que seu blog nunca seja popular. E você fica desanimado se não há sucesso. Por isso é preciso muito esforço e dedicação. Pode ser necessário muito tempo até que seu blog se torne popular.
  • Nervosismo e ansiedade – Blog rende muita dor de cabeça, nervosismo, ansiedade etc. Saiba que, criando um blog, você vai adquirir esses e outros incômodos. 
  • Investimento – Quem leva blog a sério, sabe que para ter um blog bom é preciso de investimento. É necessário investir em domínio próprio, cursos, publicidade, ferramentas etc. E nem sempre esses investimentos são baixos. Por isso, vale a pena se perguntar: “conseguirei seguir com esse blog ou eu vou abandoná-lo depois de um tempo?”

Vantagens

Mas, mesmo tendo todas essas dificuldades e desvantagens, criar um blog não é um bicho de 7 cabeças!

Há sim vantagens que fazem você embarcar de cabeça na blogosfera sem nenhuma preocupação e com a maior vontade do mundo!

Veja alguma delas:

  • Você não precisa de público – Isso mesmo! Mesmo não tendo muitos visitantes no seu blog, você tem a si mesmo como leitor! Não é obrigatório ter sucesso imediato – e nem é possível! Se você fizer um trabalho de qualidade e sincero desde o início, terá grandes chances de conquistar mais leitores.
  • Você pode fazer o que quiser – Em um blog você faz o que bem entender (respeitando algumas regras de conduta, claro). Você pode expor a sua opinião, falar sobre o que quiser, escrever na hora em que quer, customizar da forma que quer etc. Blog não é como um jornal, limitado a dar notícias. Em um blog, você pode dizer “o que pensa”.
  • Você aprenderá a “falar” – Sim! Você aprenderá a falar melhor (o que ajuda pessoas tímidas por exemplo), escrever melhor, pensar melhor e tem grandes chances de se destacar no trabalho, no curso ou na escola.
  • Você ganha credibilidade – Tendo conteúdo de qualidade no seu blog, você ganhará credibilidade pelo seu trabalho, aumentará o seu conhecimento e também gerará tráfego para o blog!
  • Você ganha conhecimento – Criando um blog você ganha conhecimento, tanto no nicho sobre o qual escreve, quanto conhecimentos da plataforma que você utiliza e até conhecimentos em códigos como HTML e CSS.
  • Outras vantagens – Outras vantagens é que você pode ganhar dinheiro com seu blog(mas é melhor não pensar nisso se você está começando agora), ficar popular na internet, ganhar reconhecimento e prêmios, entre outros.

Dicas para manter seu Blog

  • Trace suas metas – Antes de começar seu blog, trace metas! Por exemplo: “Daqui a 6 meses eu já terei alcançado 50 posts”, “Daqui a 3 meses eu vou ter 100 visitas diárias”, “Daqui a 4 meses vou escrever 3 guest posts” e por aí vai. Solte a imaginação para suas metas! Mas, coloque-as no papel: uma meta não escrita é apenas um sonho.
  • Administre seu tempo – Marque a hora em que você vai postar, qual horário você cuidará da parte gráfica, a que horas você vai divulgar. Marcando seu tempo, você saberá o que fazer naquela hora e ficará menos entediado. Veja mais informações no artigo Como administrar o tempo que você gasta em seu blog
  • Mantenha contato – Sempre mantenha contato com outros blogueiros, seja por meio de comentários, fóruns ou outros. Criando parcerias e amizades, você aumentará suas chances de ter um blog popular, pois já será conhecido.
  • Cuide da sua saúde – Blogar não é ficar apenas na frente do computador o dia inteiro. Isso é importante: faça exercícios regularmente! Se não, além de ficar com uma “bunda quadrada”, você vai ficar mesmo é com bloqueio criativo.

Conclusão

Neste artigo, vimos que criar um blog não é fácil.

Existem muitas dificuldades e desvantagens que nos fazem desanimar, mas, por outro lado, existem muitas vantagens que nos fazem ter a vontade de criar um blog!

Basta não sermos iludidos e tomarmos cuidado para não acabarmos desanimados e abandonarmos nosso blog.

Se seguirmos as dicas e as colocarmos e prática, com certeza conseguiremos manter nosso blog com menos preocupações.

Fazendo isso, seremos dignos de ser chamados de Blogueiro(a).

Para terminar, indico um artigo publicado no Mundo Blogger que ajuda a saber por quais motivos você não deve criar um Blog: 3 Razões pelas quais você não pode ter um Blog

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

32 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.