guest post Camila Fiori

Dificuldades e vantagens em criar e manter um blog

Dificuldades e vantagens em criar e manter um blogQuem tem um blog sabe que ele pode ser útil de diversas maneiras.

É uma forma eficiente para expor suas ideias, conhecer gente nova, obter novos conhecimentos e até ganhar dinheiro.

No entanto, não se trata de uma atividade simples.

São esses dois lados que Caio Albuquerque abordará neste “guest post”.

Caio é blogueiro e gosta muito da área de metablogs. Fiquem com seu artigo!

Introdução

Criar um blog não é fácil! Mantê-lo ativo é mesmo “osso”!

E a sociedade divulga alguns mitos e vantagens que nos fazem pensar que blogar é a melhor profissão do mundo.

Mas nós sabemos que nem sempre isso isso é verdade!

Neste artigo, vou relatar algumas dificuldades e vantagens em criar e manter um blog.

Também vou compartilhar algumas dicas que estão me ajudando muito e estarão ajudando vocês também!

Para começo de conversa

Para iniciarmos, vamos deixar claro que alguns “mitos” não são verdade quando o assunto são os blogs. Então, saiba que:

  1. Você não ganhará dinheiro fácil.
  2. Você não ficará famoso da noite para o dia.
  3. Você não terá uma blog de qualidade de forma rápida.

Criar um blog dá muito trabalho e exige planejamento.

Não podemos ser levados pelos mitos! É bom sabermos disso desde já para não acabarmos desanimados.

 

 

Dificuldades e Desvantagens

  • Não é um trabalho fácil – Com eu já havia dito, criar um blog não é nada fácil! Não digo na parte da criação em si, mas na dificuldade de mantê-lo. Não são apenas  problemas com templates e códigos errados, mas sim o fato de que toda semana ele precisa estar atualizado, com posts novos (mesmo com um blog que não tenha visitas). Também é necessário divulgá-lo nas redes sociais, em agregadores etc. São muitas ocupações que podem te deixar de cabelos em pé!
  • Seu blog pode ser um fracasso – Mesmo isso não sendo um grande problema no começo e as vistas só começam a vir depois de um bom tempo, pode ser que seu blog nunca seja popular. E você fica desanimado se não há sucesso. Por isso é preciso muito esforço e dedicação. Pode ser necessário muito tempo até que seu blog se torne popular.
  • Nervosismo e ansiedade – Blog rende muita dor de cabeça, nervosismo, ansiedade etc. Saiba que, criando um blog, você vai adquirir esses e outros incômodos. 
  • Investimento – Quem leva blog a sério, sabe que para ter um blog bom é preciso de investimento. É necessário investir em domínio próprio, cursos, publicidade, ferramentas etc. E nem sempre esses investimentos são baixos. Por isso, vale a pena se perguntar: “conseguirei seguir com esse blog ou eu vou abandoná-lo depois de um tempo?”

Vantagens

Mas, mesmo tendo todas essas dificuldades e desvantagens, criar um blog não é um bicho de 7 cabeças!

Há sim vantagens que fazem você embarcar de cabeça na blogosfera sem nenhuma preocupação e com a maior vontade do mundo!

Veja alguma delas:

  • Você não precisa de público – Isso mesmo! Mesmo não tendo muitos visitantes no seu blog, você tem a si mesmo como leitor! Não é obrigatório ter sucesso imediato – e nem é possível! Se você fizer um trabalho de qualidade e sincero desde o início, terá grandes chances de conquistar mais leitores.
  • Você pode fazer o que quiser – Em um blog você faz o que bem entender (respeitando algumas regras de conduta, claro). Você pode expor a sua opinião, falar sobre o que quiser, escrever na hora em que quer, customizar da forma que quer etc. Blog não é como um jornal, limitado a dar notícias. Em um blog, você pode dizer “o que pensa”.
  • Você aprenderá a “falar” – Sim! Você aprenderá a falar melhor (o que ajuda pessoas tímidas por exemplo), escrever melhor, pensar melhor e tem grandes chances de se destacar no trabalho, no curso ou na escola.
  • Você ganha credibilidade – Tendo conteúdo de qualidade no seu blog, você ganhará credibilidade pelo seu trabalho, aumentará o seu conhecimento e também gerará tráfego para o blog!
  • Você ganha conhecimento – Criando um blog você ganha conhecimento, tanto no nicho sobre o qual escreve, quanto conhecimentos da plataforma que você utiliza e até conhecimentos em códigos como HTML e CSS.
  • Outras vantagens – Outras vantagens é que você pode ganhar dinheiro com seu blog(mas é melhor não pensar nisso se você está começando agora), ficar popular na internet, ganhar reconhecimento e prêmios, entre outros.

Dicas para manter seu Blog

  • Trace suas metas – Antes de começar seu blog, trace metas! Por exemplo: “Daqui a 6 meses eu já terei alcançado 50 posts”, “Daqui a 3 meses eu vou ter 100 visitas diárias”, “Daqui a 4 meses vou escrever 3 guest posts” e por aí vai. Solte a imaginação para suas metas! Mas, coloque-as no papel: uma meta não escrita é apenas um sonho.
  • Administre seu tempo – Marque a hora em que você vai postar, qual horário você cuidará da parte gráfica, a que horas você vai divulgar. Marcando seu tempo, você saberá o que fazer naquela hora e ficará menos entediado. Veja mais informações no artigo Como administrar o tempo que você gasta em seu blog
  • Mantenha contato – Sempre mantenha contato com outros blogueiros, seja por meio de comentários, fóruns ou outros. Criando parcerias e amizades, você aumentará suas chances de ter um blog popular, pois já será conhecido.
  • Cuide da sua saúde – Blogar não é ficar apenas na frente do computador o dia inteiro. Isso é importante: faça exercícios regularmente! Se não, além de ficar com uma “bunda quadrada”, você vai ficar mesmo é com bloqueio criativo.

Conclusão

Neste artigo, vimos que criar um blog não é fácil.

Existem muitas dificuldades e desvantagens que nos fazem desanimar, mas, por outro lado, existem muitas vantagens que nos fazem ter a vontade de criar um blog!

Basta não sermos iludidos e tomarmos cuidado para não acabarmos desanimados e abandonarmos nosso blog.

Se seguirmos as dicas e as colocarmos e prática, com certeza conseguiremos manter nosso blog com menos preocupações.

Fazendo isso, seremos dignos de ser chamados de Blogueiro(a).

Para terminar, indico um artigo publicado no Mundo Blogger que ajuda a saber por quais motivos você não deve criar um Blog: 3 Razões pelas quais você não pode ter um Blog

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

32 Comentários

  1. Erica Bosi disse:

    Corrigindo…

    Será "bunda quadrada" novo termo utilizado em Metablogs? kkk

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Erica!

      Por se tratar de um "guest post", o tom do artigo foi bem mais descontraído do que aquele que normalmente uso nos meus textos. Inclusive, mantive o termo "bunda quadrada" no texto, para manter o espírito trazido pelo Caio.

      Meu "termômetro" para julgar se ele seria ou não indevido foi o AdSense: como as propagandas continuam aparecendo corretamente, o Google não o considera ofensivo. Espero que você não tenha tido essa impressão! 🙂

      Um abraço!

    • Erica Bosi disse:

      Ah, não. Achei bem engraçado. É legal a utilização de termos mais descontraídos nos textos. Tenho utilizado esta estratégia gradualmente nos meus blogs, mas na maioria das vezes sai de forma espontânea mesmo.

  2. Lélia Lima disse:

    Caro Adelson, concordo com você:
    " Sim! Você aprenderá a falar melhor (o que ajuda pessoas tímidas por exemplo), escrever melhor, pensar melhor e tem grandes chances de se destacar no trabalho" foi minha meta e está dando certo!
    Suas dicas são ótimas!
    Saudações,
    Lélia Lima
    http://coisasdelelia.blogspot.com.br/

  3. Ana Paula~A Católica disse:

    Caio,
    Parabens pelo guest post!

    Foi um toque ou banho de realidade pra mim, bloggueira ha quase 3 anos!…

    Fiquem com Deus!!

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Ana!

      Obrigado! Realmente precisamos saber da realidade para não acabarmos largando nosso blog! Puxa 3 anos! Que bom, Sucesso!

      Um Abraço!

  4. Enzo Penharbel disse:

    Gostei das dicas e estarei seguindo elas.
    Obrigado !

  5. Caio Albuquerque disse:

    Olá Adelson!

    Obrigado por me dar a chance de publicar um artigo aqui!

    Um Abraço e Sucesso!

  6. Inês Andrade disse:

    Boa noite Adelson, boa noite Caio.Muito boa postagem, eu tenho descobert tudo isso de um tempo para cá. Antes tinha um blog com coisinhas piscando e agora retirei tudo, quero um blog melhor, um blog que me agrade e agrade meus leitores e seguidores. Tenho dois blogs, mas não corro risco de ficar com a bunda quadrada rsrsrsrsrs, pq sou artesã e dona de casa, tenho que ser malabarista para fazer b em o meu blog, que é de artesanato, o outro trata de assuntos gerais, é mais para distração, tem contos de assombrações, receitas, truques caseiros entre outros. Ainda é pequeno e com pouco movimento, mas desistir, nem pensar rsrsrsrs. O de artesanato já tem um movimento maior e a cada postagem sinto como se tivesse ido à Lua, fico super feliz, mesmo que não me renda muitos comentários eu sei que meus leitores estão lá. Mas Você falou sobre fazer cursos, o que você pensa sobre cursos que prometem 100 por dia? Porque eu não acredito, prefiro acreditar em quem promete aprendizado, não ganho fácil. Aí te pergunto também, qual a chance que tenho de ter sucesso, estando no Blogger e não fazendo esses cursos, porque por enquanto, não posso.Obrigada, boa noite e bom fim de semana.

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Inês!

      Precisamos de um blog organizado, e tirar as luzinhas, gifs e Glitter foi uma boa escolha! Ah a "bunda quadrada" bastante pessoas falaram desse trecho rsrs. Quis deixar o artigo mais descontraído para não ficar naquela pressão toda.

      Quanto ao curso você deve estar falando aquele: "Como ganhar seus primeiros 100 reais na internet". O curso vem se destacando a cada dia mais e muitos blogueiros experientes recomendam ele! Então vale apena investir nesse curso! Mas não se confunda com paginas que dizem que você vai ganhar 16.000 por mês, pois isso é furada! Posso te indicar um curso grátis de HTML ele vai te ajudar muito com códigos em seu blog, basta procurar na internet!

      Um Abraço e Sucesso!

  7. TK Azevedo disse:

    Olá Adelson e Caio, muito bom artigo! ótimo como sempre os artigos encontrados aqui e também pude conferir no blog do Caio também muito interessante. Esse é assunto que quem está começando assim como eu tem muitas perguntas a si mesmo e pude tirar algumas conclusões pelas palavras do Caio e espero levar meu blog adiante.

    Abraços aos dois e sucesso.

  8. cervejaesalsicha.com disse:

    Olá, Adelson
    o artigo do Caio está muito bom!
    Além do prazer em escrever e pesquisar sobre os assuntos que trato no blog, a atividade de blogar tem gerado bons contatos e muito conhecimento em áreas que não estão diretamente ligadas a minha profissão. Não é uma atividade fácil. Por isso, achei super importante o ponto sobre 'metas'. Elas ajudam muito na hora que bate um desânimo e também a definir o que é o sucesso.
    Um abraço,
    Lu

  9. Panorâmica Social disse:

    A questão principal desse artigo é a saúde do blogueiro. Não faz muito tempo e eu vi um artigo que dizia que um blogueiro de sucesso tem mais chances de ter um infarto do que os internautas comuns, e foi exatamente o que aconteceu com o Paulo, do blog Paulopes, que está passando por um tratamento depois de um susto.

    Então é melhor dividir bem o tempo, distrair a cabeça para não ficar estressado com algo que deveria ser um prazer.

    Grande abraço.

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá!

      Realmente a saúde é muito importante na vida de um blogueiro! Tem gente que leva isso muito a sério mesmo e acaba ficando com sérios problemas.

      Um Abraço!

  10. Leila Nassif disse:

    Olá, essas dicas são essencial pra mim, que estou começando. Estava preocupada com as visitas e com o nicho. E justamente hoje resolvi continuar com o blog pra mim, e escrever somente coisas que me agradam. Obrigada

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Leila!

      É melhor mesmo escrevemos o que nós gostamos e sabemos, assim, quem tiver os mesmos gostos e opiniões, se tornará leitor rapidamente!

      Um Abraço!

  11. Alexandre Silva disse:

    Caio,
    Parabéns pelo post, é isto mesmo, já tive um blog por mais ou menos 3 anos e agora estou voltando.
    Sucesso!

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Alexandre

      Obrigado! Também tenho blogs a bastante tempo e só agora estou conseguindo encontrar um pouco de reconhecimento rsrs.

      Um Abraço e Sucesso!

  12. Dominique Cassavetes disse:

    Olá, tudo bem Adelson? Achei a sua página e suas matérias muito interessantes. Desejo muito criar um blog, e confesso que estou meio perdido, sem saber por onde começar, rs. Na verdade estou muito preocupado com o layout, a imagem, a apresentação e a estruturação do blog, na questão de planejamento de conteúdo e disponibilização do tempo para administrá-lo estou mais tranquilo. Por gentileza, eu consigo tutoriais e dicas na internet para começar? Tenho lido algumas coisas, mas ainda não estão fazendo muito sentido, sabe… Muito obrigado e abraços!

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá!

      Um layout simples é o melhor que pode fazer, não crie blogs cheios de informação pois isso não agrada muito aos leitores. Leia alguns e-books vão te ajudar bastante!

      Não se preocupe, você encontra bastante informação na internet para começar. O que você tem que saber é: "Qual vai ser o conteúdo?", "Qual vai ser o nome?" e se "Você vai conseguir manter este blog ou vai apenas larga-lo depois". Sabendo dessas informações, o resto você consegue!

      Se precisar fale comigo em meu blog, ou fale aqui com o Adelson na pagina de contato. Ele tem a maior disponibilidade de falar com você e te ajudar! Não tenha medo de perguntar, os blogueiros com certeza estarão te ajudando!

      Um Abraço!

  13. Anônimo disse:

    Adriano de SP

    Caio, a seis meses venho estudando formas de ´ganhar uma grana extra.
    Estudo bastante sobre MKT digital. Aprendi várias coisas (tipo clínica geral), porém não consegui me organizar para praticar o que aprendi.
    Minha dificuldade é o nicho. Estou indo pelo lado dos afiliados e, ao criar um blog, este será sobre ganhos na internet, que creio, está saturado. Tô meio perdido, você teria alguma dica?
    BLOG, ADSENSE, e-mail MKT, otimização de sites, palavra-chave, SEO, blog profissional, afiliados, canal no youtube. Aprendi muitas coisas sobre esses ítens. Já dá um E-book.rs

    Grato,

    Adriano

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Adriano!

      Eu não mecho muito com Monetização, mas, posso te dar umas dicas!

      Não se preocupe se já existem muitos blogs sobre monetização, o que importa é a sua opinião sobre o assunto. Você já sabe bastante coisa, então, o jeito é começar mesmo! Tente escrever um artigo já sobre o que sabe, ou escreva um "Guest Post"!

      Se precisar fale com o Adelson, ele sabe mais sobre monetização e pode estar te ajudando!

      Um Abraço!

  14. Gerson disse:

    Ola Adelson,

    Gostei do Blog. Cheguei até aqui por indicação do Moises, e muito o bom o artigo pois fala a verdade sobre o processo de criar um blog e manter.

    Compartilho com você a ideia de que criar um blog não é tão fácil, mas na minha opinião manter o tal blog e a coisa mas complicada que muitos encontram, eu tambem é claro.

    Todavia com investimentos certos e dedicação e persistência conseguimos chegar ao objetivo.

    Ter um blog é o caminho inicial.

    O resto é puro Trabalho…rsssss.. e diversão também.

    Obrigado pelas dicas.

  15. Adelson Ribeiro disse:

    Muito obrigado xará pelas dicas.
    E mais uma vez parabéns pelo seu blog.
    Pena que já está me viciando e todo dia tenho que dar um passadinha aqui kkkk.

  16. Sissym Mascarenhas disse:

    Olá Adelson,

    Otimas dicas para estimular quem quer escrever.
    Para mim, entrar neste mundo virtual só trouxe vantagens.
    Só me fez bem.
    No início há muita empolgação, como bem disse:
    é fundamental administrar o tempo, para não atrapalhar a vida pessoal.

    Saudações,

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Sissmym!

      Uma das maiores vantagens de criar um blog é realmente a escrita! Você aprende bastante e começa a se destacar bem. Administrar o tempo é realmente fundamental, depois nós nos atrapalhamos e acabamos desatualizados no blog.

      Um Abraço!

  17. Lucas Ramires disse:

    ótima postagem gostei quando falou lá dos mitos que realmente norteia essa profissão e quem não conhece realmente vem blogar pensando nisso eu mesmo fui assim e com o tempo vi que não era esse o melhor método primeiro você faz um bom blog depois e que vai ver as consequências desse bom blog dando frutos que são entre uma delas e poder ganhar dinheiro com o blog.Parabens.

    • Caio Albuquerque disse:

      Olá Lucas!

      Para conseguir as metas que você quer alcançar e talvez ganhar dinheiro com essa profissão tem que ter antes muito trabalho e dedicação. ótima observação 🙂

      Um Abraço

  18. Anônimo disse:

    Adelson, queria te parabenizar por dar dicas muito sabias e que nenhum outro site nos oferece! Espero meu blog ter muito sucesso como o seu.. Confesso que estava meio perdida pq ainda estou muito no comeco e gostei muito de saber as vantagens/desvantagens de ter um blog. Muito obrigada pelo apoio, me ajudou muito.. Beijos Le

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.