serviços Camila Fiori
O que aconteceu com o MyFreeCopyright?
Você ainda utiliza o MyFreeCopyright para proteger os artigos do seu site ou blog?
Infelizmente, tenho uma má notícia para você: de nada adianta utilizá-lo.
O serviço está fora do ar há um bom tempo e não tem mais efeito nenhum.
Lendo este artigo, você entenderá porque vale a pena removê-lo do seu blog e utilizar outra forma para se proteger.
Introdução
Durante um bom tempo, utilizei o MyFreeCopyright para proteger os textos que escrevo no Gerenciando Blog.
Como o próprio nome do serviço diz, tratava-se de um serviço grátis cuja proposta era proteger os direitos autorias dos artigos escritos por mim.
A cada novo artigo publicado, o serviço o registrava em sua base de dados, gerava um código único comprovando sua publicação e enviava um e-mail com as informações para eventual necessidade de comprovação.
O último e-mail que recebi do serviço chegou para mim em junho/2012, há mais de um ano:
Após algum tempo, percebi que o serviço havia saído fora do ar e o removi daqui.
No entanto, vejo que muitos blogs continuam utilizando-o e mesmo indicando-o aos seus leitores.
Este artigo esclarece as dúvidas sobre o serviço e mostra porque você deve removê-lo do seu blog agora mesmo.
Por que não usar o MyFreeCopyright?
Não há mais motivos para você utilizar o serviço.
Na verdade, há diversos motivos para você não utilizá-lo e remover imediatamente o selo do MyFreeCopyright de seu blog.
O primeiro e mais importante motivo é que o serviço não está mais no ar. Tente acessar o endereço http://www.myfreecopyright.com e você verá uma mensagem de erro.
Além disso, quem continua cadastrado no serviço, nunca mais recebeu um e-mail ao realizar novas postagens. Por que manter um selo para um serviço que não existe mais?
O segundo motivo é a lentidão desnecessária que ele causa para seu blog carregar. O selo recomendado pelo serviço para proteção do seu blog faz a chamada de um código JavaScript hospedado nos servidores da empresa.
Justamente por estar fora do ar, se você ainda mantém em seu blog o selo do serviço, haverá uma chamada desnecessária para o servidor, que demorará a ser realizada e não terá nenhum efeito.
Isso significa tempo desnecessário que seus leitores terão que esperar para abrir sua página.
O terceiro motivo é o aspecto negativo de ter um “link quebrado” em seu blog. O selo também tem um link para o site do MyFreeCopyright.
Se você leu meu artigo Encontrando e corrigindo links quebrados em seu blog, sabe que links que apontam para sites que não existem ou estão fora do ar são prejudiciais ao seu blog.
Os 3 motivos acima já são suficientes para você remover o selo do serviço do seu blog, caso ele ainda esteja lá.
Há ainda alguns relatos sobre mudanças na empresa e cancelamento de contas cadastradas no serviço. Mais um motivo para não utilizar mais o serviço.
O que utilizar em lugar do MyFreeCopyright?
Se você escreveu um artigo original em seu blog, você já tem os direitos autorais sobre ele.
Portanto, seus textos estão automaticamente protegidos – a não ser que você tenha uma mensagem em seu blog informando que a reprodução e modificação deles é livre.
Isso significa que ninguém pode copiar ou republicar seus artigos em outros blogs e sites – mesmo que deixem um link para seu artigo original.
Ferramentas como o MyFreeCopyright são apenas um apoio em situações em que você precisa provar que um texto é realmente seu.
Eu já passei por algumas situações em que fui injustamente acusado de plágio e consegui reverter a situação sem a necessidade de nenhum artifício adicional.
No entanto, há alguma ações que você pode tomar para coibir a cópia não autorizada de seus artigos:
-
Deixe uma mensagem no final de seus artigos ou no rodapé do seu blog informando que você não autoriza a reprodução dos artigos. Abaixo está a mensagem que uso atualmente.
-
Se você ainda deseja colocar um selo para informar que seus direitos autorais estão “protegidos”, você pode utilizar os serviços da DMCA. Também uso um selo desses no rodapé do Gerenciando Blog.
- Se os seus textos foram copiados sem sua autorização, denuncie-os ao Google. É uma forma eficiente para se proteger, pois o infrator dificilmente reincidirá no mesmo erro contra você. Veja como fazer isso no artigo Como denunciar plágio ao Google.
Conclusão
Se você ainda mantém o MyFreeCopyright em seu blog, o melhor é removê-lo o quanto antes.
Além de inútil, ele ainda pode prejudicar a experiência de seus usuários ao visitar o seu blog.
E você, já sabia sobre a desativação do serviço?
Deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto!
Bem que eu percebi que não recebi mais notificações por email. Vou removê-lo.
Muito obrigada pela informação.
Abraços
Olá, Clara!
Não vale mesmo a pena mantê-lo. Isso ainda ajudará a tornar seu blog mais rápido para carregar.
Um abraço!
OLÁ ADELSON, BOM DIA E UMA SEMANA DE PAZ PARA VOCÊ. MUITO ESCLARECEDOR O SEU ARTIGO. DESDE MAIO DESTE ANO QUE NÃO RECEBI COMUNICAÇÃO COM O REFERIDO SITE, DAÍ PROCURAR ORIENTAÇÃO SOBRE , POR ISSO O MOTIVO DA MINHA POSTAGEM NO MEU BLOG.
DESDE JÁ SUA ATENÇÃO E ORIENTAÇÃO QUANTO AGORA O QUE MELHOR FAZER.
ABRAÇOS.
Olá, Eliene!
Que bom que tenha gostado do artigo! Há diversas pessoas com essa mesma dúvida, por isso fiz questão de esclarecer a questão neste artigo.
Um abraço!
Que o serviço foi desativado não sabia, mas eu retirei a muito tempo atrás justamente pela lentidão que ele causava no blog. Uma pena ele mandava um relatório por email bem detalhado. Vlw pela informação. 🙂
Olá, Francisco!
Eu também gostava do serviço. É uma pena que ele não exista mais. A lentidão foi o pior reflexo negativo que ele deixou nos blogs que ainda tinha o banner em exibição.
Um abraço!
Tirei há um tempo, fui visitar o site e tava fora do ar, só descobri "o motivo" hoje no seu post e não me arrependo de ter removido. Bem, já usava (medida de segurança) o Creative Commons ao mesmo tempo do MFC e recomendo, no momento só ele mesmo.
Abs
Olá, Amanto!
O melhor é mesmo remover o MyFreeCopyright. Infelizmente, ainda vejo muitos blogs que continuam utilizando-o, tornando-se demasiadamente lentos sem necessidade.
Um abraço!
Muito útil esse post!
Obrigada por compartilhar essa notícia.
Abraços
Queila Vasconcelos
Surgiu uma pergunta sobre o serviço do "DMCA", ele é Free?
Agradeço desde já pela atenção!
Queila Vasconcelos
Olá, Queila!
O DMCA possui duas modalidades de serviço, uma grátis e outra paga. Por enquanto, estou utilizando a versão grátis, que possui bem menos recursos que a paga.
Um abraço!
Há um bom tempo que eu tinha percebido que o serviço tinha parado de funcionar porque os emails pararam de chegar. Tirei tudo o que se referia a ele e coloquei o DMCA – que vi aqui mesmo no blog! – para a proteção.
O MyFreeCopyright era ótimo, mas sair do ar assim, sem nenhum aviso, foi sacanagem deles.
Abraço!
Olá, Sybylla!
Também achei ruim o serviço ser descontinuado sem nenhum aviso prévio – que é o que normalmente é feito em casos assim.
Mas, acredito que isso tenha ocorrido devido à essa estranha mudança de dono. No meio disso tudo, o serviço deve ter se perdido. Uma pena!
Um abraço!
Adelson,
Este negocio de sites gratuitos… afff… me preocupa até mesmo utilizar o Blogger. Recentemente, o Hotmail deixou de existir (em parte) pq houve fusão. Tem gente que ainda está enrolada por conta disso.
Este aviso foi muito util.
Obrigada,
Olá, Sissym!
Infelizmente, sempre corremos riscos quando utilizamos um serviço online, seja ele grátis ou mesmo pagos. Em alguns casos, o risco é maior, em outros menos.
Em caso de empresas sérias, como a Google, o que eles fazem é avisar com meses de antecedência, para que seja possível tomar ações para migrar para outro serviço similar.
Quanto ao Blogger, acredito que ele ainda tenha uma longa e próspera vida pela frente!
Um abraço!
Eu cheguei a usar esse serviço no meu blog um tempo, mas depois achei desnecessário. Além disso eu queria deixar meu blog mais leve então tirei antes dele fechar.
Atualmente eu uso o selo da Creative Commons, restringindo a cópia sem autorização dos meus posts, o que já acho suficiente.
Grande abraço.
Olá!
As licenças Creative Commons são mesmo uma opção. O que não gosto nelas é que elas não restringem a cópia, pois mesmo na licença mais restritiva (by-nc-nd) ainda é permitida a cópia, desde que seja citado o autor.
Um abraço e obrigado pela colaboração!
Muito obrigada pela informações Adelson.Vou removê-lo agora mesmo! Parabéns seu trabalho é nota mil. 🙂
Olá, Vanusa!
Muito obrigado pelos elogios!
Quanto ao MyFreeCopyright, o melhor é mesmo removê-lo o quanto antes.
Um abraço!
Oi, Adelson, obrigada pela dica. Acabei de remover o MyFreeCopyright do meu blog pois realmente já havia notado que não recebia mais as notificações.
Uma pergunta: o que é DMCA?
Um grande abraço. Luciana
Olá, Luciana!
A DMCA.com é uma empresa americana especializada na proteção e remoção de conteúdo que caracterize violação de direitos autorais.
Um abraço!
Bom dia Adelson Smania! Estou muito contente, e agradecida ao nosso Deus, por ter encontrado você ..aqui na Net! Eu pensei:-meu Deus, eu agora..vou poder apreender..bem como tirar minhas dúvidas a respeito do meus blogs..Adilson, sou Maria Aparecida de Oliveira aqui de Curitiba, e confesso .(..que até 2008, início, eu não sabia nem ligar o PC..de minha filha caçula..era triste, eu "professora aposentada, a pouco..do Ensino Fundamental, (primário..), não estar familiarizada com essa tecnologia…sofri muito! Outrossim, após essa data, Deus, abriu as portas das Redes Sociais, (Internet..), para mim..Passei a criar meus blogs em "Nings", isto hospedando-os, em sites culturais, se é assim, que possa dizer..No entanto, surgiu a oportunidade, de criar o meu blog pessoal, intitulei-o de" Professora Cida Oliveira" . Ocorre, que também, me inscrevi no youtube, onde mais tarde recebi um "email' me convidando para se quisesse participar do programa de "parceria monetizada", através dos "n" vídeos, que vinha criando, postando no meu canal..Então, passei dezenas de horas, 'estudando" sobre como fazer isso..na net..onde encontrava algum texto, que me fosse esclarecedor..
Bem, confesso ..que aos 67 aninhos..ainda me sinto inesperiente, até.ignorante mesmo, se assim se pode entender..(mesmo ..com um acervo de vídeos, criados todos por mim, (..que já passa dos 400 vídeos, entre : privados,; públicos, monetizados e ou não..),mas, que ainda me sinto.."engatinhando"..nessa performance! Caro jovem Adelson Smania, por favor te pesso: Me ajude, no sentido de me orientar ..(..para que eu também, possa ser vitoriosa..no tocante, a "colher os frutos do meu apaixonado trabalho o de produzir textos e ou vídeos ..que fiz, faço e farei com a graça de Deus, (do qual todos dependemos.., mas que precisamos uns dos outros para viabilizar ..apreensão do conhecimento e obter sucesso..) Enfim, confeso, que aqui em cas ..e ou seja na família, ninguém, mostra fé..em "ganhar dinheiro na internet", e preciso provar para eles, que estão errados..me ajude, em o nome de Jesus Cristo a ser bem sucedidaaluguel..a quase quarenta anos ..só aqui em Curitiba..)Desculpe pelo "desabafo".. nesse empreendimento, pois ainda nessa idade não tenho vergonha de dizer..pago aluguel ainda..
Olá, Cida!
Muito bonita sua história! Gosto de conhecer histórias de pessoas como você, que enfrentaram as dificuldades e hoje têm o seu blog.
Eu não sou especialista em monetização, mas posso lhe indicar alguns artigos onde há dicas para ganhar dinheiro com o seu blog. Espero que a ajudem!
Como Ganhar Dinheiro com seu Blog
5 e-books grátis sobre ganhar dinheiro com blogs
Um abraço!
Oi, Adelson
Poderia me informar por favor se o DMCA é gratuito ou possui alguma taxa?
Olá, Maria José!
O DMCA pode ser utilizado gratuitamente – que é o que fiz aqui no Gerenciando Blog.
Se você desejar ter mais recursos, poderá optar pela versão paga.
Um abraço!
Nossa amigo valeu mesmo, eu tinha percebido que parei de receber os e-maisl, e quando clicava no link aparecia erro, mas a falto do senso só fez eu tomar um atitude hj depois que li seu post.
É uma falta de respeito tremenda com as pessoas que se cadastraram, mas fazer o que!
Ainda bem que vc postou aqui explicando e espero que outras pessoas vejam!
abraços
Olá, Danielle!
Fico feliz em saber que o artigo serviu para você removê-lo de seu blog! Acredite: isso fará com que seu blog fique muito mais rápido para carregar.
Também achei ruim isso do serviço sair do ar sem nenhum aviso. Infelizmente, parece não haver mais volta.
Um abraço!
Já pensei em usar algum destes selos, mas me dou por satisfeito com algo mais "artesanal". Como meu blog já está com a autoria do Google reconhecida, tudo o que posto é imediatamente associado ao meu perfil, e caso alguém venha com acusações de cópia, uma simples busca com aspas no Google bastaria pra mostrar que fui eu que postei primeiro o conteúdo. Além disso, como assinei meu próprio feed pelo Feedburner, recebo emails com as postagens e assim tenho algo arquivado com data e tal. Acredito que essa novidade da autoria do Google veio também com este propósito de legitimar conteúdos. E neste caso, o "selo" é a própria fotinha do perfil do autor no Google+ =)
Abraço.
Olá, Sadat!
As ações que você toma provavelmente são suficientes para comprovar sua autoria em uma eventual situação de problema.
Um abraço!
Cheguei até o seu blog, depois de ler sobre o uso dos artigos do blog no Blog Esboçando Ideias do André Sanches, que falava do myfreecopyright, entao procurei no google e caiu em seu blog.Que bom que pude ver que esse sistema de segurança está desativado,mas será que ele sabe?Abraço,fique com Deus.
Carla Oliveira
https://www.facebook.com/branca.neves.520
Olá, Carla!
Infelizmente, o MyFreeCopyright se perdeu pelo caminho. Parecia ser uma boa ideia!
Quanto ao André, não sei dizer se ele tem essa informação. Mas, pode ser uma boa ideia você informá-lo sobre isso.
Um abraço!
adelson, parece que o myfreecopyright esta no ar de novo !
Olá, Marco!
Obrigado pelo aviso! Eu ainda não sabia que havia voltado.
Tentei me logar no serviço e vi que minha conta não existe mais lá. Infelizmente, perdi a confiança nele depois de todo esse tempo fora.
Um abraço!
O site está no ar. Mandei e-mail para saber mais. Aguardo resposta. Adorava-o.