Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1524711680
Vida do cache: 1524754880
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

publicação

13 dicas de escrita comprovadas

Dicas para escrever bemSe você tem um blog e quer ser levado a sério, você precisa saber escrever bem.

Você pode chorar, espernear e tentar se justificar – mas isso continuará sendo uma verdade.

É sobre isso que falará este artigo, um “guest post” escrito por Aldenir Araújo.

Aldenir é formado em teologia, web designer, pastor e blogueiro nas horas vagas.

Escreve para diversos blogs e também é autor do Guia Blogger.

Escrever é uma arte, onde você pode tentar ser o mais criativo possível.

No entanto, existem algumas regras de ouro que você deve respeitar, independentemente do tipo de nicho que é o foco de seu blog.

Toda vez que você colocar os dedos sobre o teclado do seu computador, você deve tentar escrever posts de uma forma que atrai rapidamente a atenção dos leitores do seu blog, e os mantém interessados no assunto e voltando sempre para receber mais.

Gostaria de compartilhar com você treze dicas de escrita comprovadas que você pode aplicar no processo de desenvolvimento de conteúdo de qualidade para o seu blog, a fim de alcançar o crescimento contínuo do blog.
 

1. Trabalhar sempre de acordo com um plano. O processo de planejamento inclui fazer uma pesquisa necessária, mapeando ideias, classificando essas ideias e, em seguida, colocá-las em boa ordem.
 

2. Um grande post é anatomicamente correto. A anatomia de um post é composta de um título criativo e atraente, subtítulos, links internos relevantes, imagens, botões de compartilhamento social, e etc.
 

3. Se você está blogando por dinheiro ou negócios, cada um de seus posts deve ter um objetivo. Enquanto você escreve com objetivos específicos em mente, você também deve se concentrar nas métricas corretas para medir o retorno de forma eficaz.
 

4. Escrever eficientemente exige foco afiado. Antes de começar a escrever para o seu blog, você deve ter uma ideia clara sobre o seu público-alvo, seus principais interesses e problemas.
 

5. Um escritor de blog nunca deve ignorar a parte de SEO. Um post otimizado para os motores de busca, traz resultados melhores com os motores de busca, trazendo ao seu blog o número máximo de visitantes que você pode conseguir com as palavras-chave. Portanto, você precisa prestar muita atenção ao escrever o conteúdo do seu blog, para que você tenha bons resultados nos motores de pesquisa.
 

6. Use imagens que transmitem sentimentos, emoções ou mensagem. A melhor ideia é provocar a curiosidade dos leitores do seu blog com as imagens, complementando o título do artigo.
 

7. Optar por escrever sobre assuntos que você está realmente apaixonado. E lembre-se que a paixão vem do conhecimento, por isso certifique-se que você conhece muito bem os temas para que você possa escrever bem.
 

8. Não é o número de palavras que realmente conta quando você está escrevendo posts. É a ideia ou a originalidade do conteúdo que interessa. Às vezes, você pode expressar sua ideia em apenas 200 ou 300 palavras. Em outras ocasiões, você pode precisar escrever mais do que 500 palavras. Portanto, não se preocupe tanto com o número de palavras. Pare de escrever assim que você sentir que já disse o suficiente.
 

9. Embora você possa sentir-se tentado a apelar a um público muito maior, é altamente recomendável que você fique com o seu próprio nicho. Você deve entender a diferença entre especialistas e generalistas. Concentre-se em tornar-se um especialista em um nicho se você quer ganhar mais dinheiro.
 

10. Experimente com diferentes tipos de posts. Ao fazê-lo, você vai criar variedade no seu blog, bem como descobrir o que funciona melhor. Tente escrever posts ensinado “como fazer”, posts de notícias, posts, estudos de caso, posts de comparação, posts de pesquisa e posts polêmicos, entre outros.
 

11. Use pontos sempre que necessário. Os pontos funcionam bem porque chama a atenção dos leitores, torna os dados fáceis de entender e faz referência aos principais pontos em uma data posterior mais fácil.
 

12. Embora seja importante tornar a sua escrita mais informativa possível, isso não significa que você deve aborrecer os leitores. Você pode criar o quociente de entretenimento, independentemente dos tópicos que você aborda. Tudo que você precisa é de uma pequena quantidade de criatividade. Certifique-se que, os leitores do blog se divirtam um pouco também.
 

13. Tornar mais fácil para os leitores do seu blog interagir. Se estiverem falando um com o outro ou se estão tentando se conectar com você, a interação é a chave para o sucesso do seu blog. Então, não ignore os leitores nunca.

Você conhece mais alguma de escrita comprovada?

Por favor, não hesite em partilhá-las na seção de comentários abaixo.

13 dicas de escrita comprovadas
Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

13 Comentários

  1. Gabriela Paparati disse:

    Gostei das dicas!

    • Aldenir Araujo disse:

      Olá Gabriela.

      Que bom que você gostou das dicas. Procure aplica-las sempre que for criar um artigo para seu blog. Sucesso!

      Abraço!

  2. Caio Albuquerque disse:

    Olá Aldenir!

    Realmente a escrita é um dos aspectos mais importantes para os blogueiros! Ótimo artigo!

    Um abraço!

    • Aldenir Araujo disse:

      Olá Caio!

      Exatamente! Para mover e atrair as pessoas e ter um público que apoia suas ideias, todo blogueiro precisa escrever e escrever bem.

      Abraço

  3. Panorâmica Social disse:

    Olá,

    Apesar de estarmos vivendo uma era em que a ortografia e a gramática estão em baixa, eu particularmente dou muito valor a uma boa escrita na internet, e sempre acho que um texto perde em qualidade quando apresenta erros de concordância, falta de coesão, etc.
    Por isso esse post veio bem a calhar. Espero que as pessoas possam aprender com ele e deixar a blogosfera com cada vez mais qualidade.
    Grande abraço.

    • Aldenir Araujo disse:

      Olá!

      O mundo está cheio de pessoas que podem rabiscar suas ideias, mas para trazer essas ideias para a vida, incuti-las na mente do leitor e bajular suas emoções até que eles pensem e sintam exatamente como você quer; é uma habilidade rara. Mas, está ao alcance de todos.

      Abraço.

  4. Renato Pereira disse:

    Olá Adelson,

    Ótimo post. Parabéns ao Aldenir Araujo.

    Abraços,

  5. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Aldenir! Olá,Adelson!

    Li o guest post depois do almoço (risos), gostei muito e não deu tempo de deixar um comentário. Já em casa e descansando, quero apenas destacar o item 10 e tirar uma dúvida.

    Em dezembro do ano passado, escrevi um post "divulgando" uma notícia um tanto polêmica. Já comecei a polêmica pelo título, do qual recebi um comentário do Adelson.

    O título: O valor correto de π (Pi) não é 3,14. Sabemos desde os anos finais (6º ano ano 9º ano) que Pi vale, aproximadamente 3,14. Um matemático escreveu um livro demonstrando sua teoria que é contrária a esse fato matemático.

    Recebi um outro comentário que segue abaixo:

    "Parabéns por divulgar falsos ensinamentos e entrar no time daqueles que buscam a audiência a qualquer custo. Esperava mais desse site e de alguém que se diz graduado em Matemática. Isso mostra porque nosso ensino está indo de mal a pior."

    Minha dúvida:
    O que é um título de artigo polêmico? Quais as categorias que se encaixam em um "título polêmico"? Por que as pessoas acham que isso é atrair audiência a qualquer custo? Qual o mal nisso? Fiz algo errado?

    Acredito que todas as pessoas tem o direito de expressar sua ideia seja ela qual for. Li o material do tal matemático e ele apenas mostra no que acredita e estudou.

    Gostei também dos outros itens, tento sempre aplicá-los, mas o item 10 é o que me gera mais dúvidas.

    Abraço!

    • Aldenir Araujo disse:

      Olá Edigley

      Todo bom artigo precisa de um bom título para começar. O título é o que define e sintetiza o conteúdo do próprio artigo, e o título também é a principal coisa que vai decidir se o leitor está interessado em ler o artigo ou não.
      O titulo do seu artigo é polemico. O que nós não podemos é transmitir informações sem fundamento ou falsas. O fato de receber comentários como o citado acima em minha opinião é bom, porque prefiro ser criticado que ser ignorado. A dura verdade da questão é que 98% dos blogs têm informações bastante comuns e recicladas. A blogosfera precisa de blogueiros ousados, criativos.

      Veja alguns exemplos de posts polêmicos que você pode encontrar em meu blog: "Por que você não deve ler Blogs" "Se o Google fosse Deus: Refutando a aposta de Pascal" "Por que parei de ler o seu blog?" "Sinais que indicam que o conteúdo do seu blog é uma porcaria" e etc.

      Fazer o que todo mundo faz nunca foi uma fórmula para o sucesso e nunca será.

      Abraço!

    • Edigley Alexandre disse:

      Olá, Aldenir!

      Obrigado pelos esclarecimentos. Já assinei o Guia Blogger e estarei acompanhando as novidades por lá.

      Abraço!

  6. Alexandre Rodriz disse:

    Há aì imensas dicas para quem faz questão de aprender, e tem vontade de ter um blogue «mais verde». Saber escrever e saber dialogar fica bem em qualquer local, seja num blogue ou numa conversa de circunstância. Concordo em pleno com estas suas sugestões, que em minha opinião devem de ser obrigatórias para quem faz da blogosfera um recurso de rendimento para pagar as contas do final do mês. Quando escrevo um artigo, e deixo que ele fique a «amadurecer» para ser publicado no dia seguinte, quase sempre surge algo de ultima hora que ajuda a melhorar a publicação. Acima de tudo, julgo que se trata de uma questão de respeito para com o Leitor e a Visita. Obrigado pela partilha e bom final de semana.

  7. Sissym Mascarenhas disse:

    Adelson,

    São conselhos preciosos.
    A internet pode ajudar a desinibir e evoluir a forma de escrever.
    Conheço uma pessoa sem estudos e a internet a ajudou, mas ela queria vencer o desafio. Conseguiu. Lê com um pouco de dificuldade, sem agilidade, mas lê.
    Procurar escrever bem é um meio de se comunicar de maneira ampliada.

    Bjs

  8. Fabio Alves disse:

    A escrita é extremamente importante, e a prática e a correção dos erros são indispensáveis para a melhoria dos textos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!