divulgação Camila Fiori

5 dicas para conquistar parcerias de verdade para seu blog

Parcerias de verdade para seu blogEstabelecer parcerias normalmente é algo benéfico em diversos aspectos de nossas vidas. O mesmo se aplica aos blogs. Mas, o conceito de parceria costuma ser visto de forma distorcida na blogosfera. Em muitos casos, ele é limitado a uma “troca de banners”, que pode inclusive trazer efeito contrário ao desejado. Veja neste artigo algumas dicas para estabelecer parcerias benéficas e duradouras para seu blog.

Introdução

Quem nunca recebeu (ou enviou) uma mensagem do tipo “Vamos ser parceiros?”?. Quando recebo uma mensagem assim, a primeira pergunta que faço é “O que você entende por parceria”. Praticamente todas as vezes a resposta foi relacionada à troca de banners ou links.

Eu mesmo já caí nessa tentação: no artigo Divulgando seu blog: Parcerias, escrito 4 anos atrás, eu incentivava esse forma de “parceria”. Sinto dizer, mas isso não é uma parceria. É somente uma “troca de banners ou links” – e nada mais que isso. Ele até pode ter algum benefício de divulgação para quem está começando, mas o Google não vê essa troca de links com bons olhos, ainda mais quando ela é feita de forma indiscriminada. Ainda vejo hoje blogs com dezenas de links e banners de parceiros, em grande parte sem relação alguma com os temas tratados.

A parceria de verdade é algo mais que isso. Na verdade, bem mais do que isso. Em uma definição simples encontrada na Wikipédia, “parceria é o trabalho em conjunto que as pessoas fazem para alcançar um objetivo comum”. Além disso, gosto de pensar que na parceria, o resultado final é melhor do que se as pessoas trabalhassem de forma separada.

Percebe como a troca de links não se enquadra nisso? O que vou mostrar neste artigo são alguns exemplos de parceria que, em minha opinião, são verdadeiras e eficientes. Espero que os exemplo sirvam para inspirá-lo a construir parcerias eficientes para seu blog.

Dica 1: Busque aproximar-se de pessoas que complementam suas competências.

Parceiras: competências complementaresO primeiro exemplo de parceria que cito foi o que Samanta e eu construímos ao longo do tempo.

Começamos como leitores e comentaristas um do blog do outro. Com o tempo, percebemos que ambos trabalhávamos de formas semelhantes com nossos blogs. Também descobrimos que temos competências complementares: tenho facilidade com códigos e técnicas, e Samanta trabalha muito bem com questões visuais.

A decisão foi natural: passamos a trabalhar juntos, oferecendo serviços para blogs. Juntos, conseguimos atender a uma gama muito maior de clientes do que atenderíamos cada um por si.

Dica 2: Seus anunciantes podem ser mais do que meros anunciantes

Parceiras: anunciantesOutro exemplo de parceria bem sucedida que cito é que consegui com o Wix, empresa que criou e mantém um dos melhores construtores de sites existentes.

O Wix é meu anunciante fixo há anos, mas nosso relacionamento vai muito além disso. Já fui convidado e participei de eventos realizados por eles – o que demonstra interesse mútuo em estreitar a parceira. Além disso, faço questão de regularmente escrever artigos divulgando novidades da plataforma. Novamente, as ações são benéficas para ambos os lados.

Dica 3: Seus concorrentes podem se tornar grandes parceiros

Parceiras: concorrentesMais um exemplo de parceira é o que Gustavo Freitas e eu construímos naturalmente com o tempo. O interessante é que poderíamos nos ver apenas concorrentes, já que ambos atuamos no nicho dos metablogs.

Em vez disso, já atuamos juntos em alguns projetos, e até fazemos indicações dos serviços do outro para nossos clientes.

Por outro lado, é utopia pensar que todos os seus concorrentes podem ser seus parceiros. Por isso, vale a pena avaliar com quais deles você têm afinidade suficiente para construir uma parceria efetiva.

Dica 4: Você pode encontrar fornecedores interessados em parcerias

Parceiras: fornecedoresQuando você atinge um determinado patamar em seu blog, também é possível firmar parcerias com alguns fornecedores – sem que isso envolva necessariamente dinheiro.

Um exemplo onde isso é bem empregado é no ótimo blog Cuidados e Vaidades, cuja história acompanho há bastante tempo. Com a relevância que o blog adquiriu, diversos fornecedores de produtos de beleza procuram a autora para oferecer seus produtos para serem avaliados por ela. É uma situação benéfica para ambos os lados: eles ganham com a divulgação e ela ganha novos temas para seus artigos.

Um cuidado a ser tomado é não ultrapassar a tênue linha que existe entre a avaliação imparcial e um artigo patrocinado. Se alguém lhe oferecer dinheiro ou produtos para que você fale bem deles (ou pior, com um artigo ou frase pronta), isso é uma publicidade e deve ser informado ao leitor.

Dica 5: Outros blogs podem ser tornar seus parceiros naturais

Parceiras: outros blogsSe você encontrou um blog interessante para parceria e quer fazer isso da forma correta, há formas muito melhores do que enviar uma proposta de “troca de banners” com eles. Faça uma aproximação natural, mostrando interesse no trabalho realizado lá.

Há muitas formas de fazer isso:

– Visite e comente seus artigos.
– Cite links desse blog em seus próprios artigos.
– Faça a indicação desse blog em sua lista, sem esperar que haja a retribuição.

Normalmente, esse tipo de aproximação chama a atenção do autor do outro blog. Isso pode ser o início de uma parceria natural, pois ele pode se sentir motivado a também se aproximar de você.

Na pior das hipóteses, o que pode acontecer é não haver nenhum retorno do outro lado. E não vejo isso como motivo para ficar bravo ou decepcionado. Se é um blog que realmente vale a pena, o seu próprio blog será beneficiado, pois seus leitores verão o seu empenho em indicar leituras que complementem os seus textos.

Conclusão

As 5 dicas deste artigo são apenas o início. Tenho certeza de que há muitas outras formas para buscar parcerias de qualidade com outros blogs e entidades externas. É provável que você mesmo já tenha conseguido formar parcerias interessantes para seu blog por outros meios.

Por isso, fica o convite: divida com os demais leitores sua opinião sobre o assunto, comentando o que funcionou e o que não funcionou para você. Para isso, basta deixar um comentário.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

69 Comentários

  1. Ponto Com Artesanatos disse:

    Excelentes dicas, muito esclarecedoras e informativas.
    Me motivou a acompanhar o GB mais de perto!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas! Mais feliz ainda por saber que você acompanhará o Gerenciando Blog mais de perto! 🙂

      Um abraço!

    • Flavio Cesar disse:

      gostaria de saber se por exemplo:
      no momento tenho uns 7 parceiros no blog ou seja tem o link de 7 blog no meu e tem meu link espalhado em 7 sites por ai, ganho visitas deles nao muito mais ganho, eles tbm ganha visitas minhas.

      minha duvida é a seguinte quanto mais parceiro eu tiver, é melhor para meu page rank? para a colocao do meu blog no google, o q vale mais eu ter 100 parceiros ou ter 10 mais esses 10 bem colocado no google q me manda menos visitas q os 10? resumindo é bom ter uma grande de quantidade de parceiros( meu link em outros blog e links no meu blog) ou isso faz com q meu blog fique lento?rejeitado pelo google alguma coisa do tipo?

  2. Daniel disse:

    Apesar de eu ainda não ter uma proposta certa ou empenho maior com meus projetos de internet, acho muito importante conhecer essas boas práticas. Vejo que manter um interesse real, produtivo, vai muito além de conseguir apenas mais acessos. É muito bom ver essa ética com os leitores. Valeu pelo post!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Daniel!

      Como eu disse no início do artigo, criar boas parceiras é uma ótima estratégia não apenas para nossos blogs, mas também para nossa vida.

      Espero que as dicas sejam úteis para você!

      Um abraço!

  3. Martika Victor disse:

    Simplesmente amei!

  4. Panorâmica Social disse:

    Olá Adelson,

    Já há algum tempo eu abandonei essas parcerias que envolvem apenas trocas de links e banners. Por um acaso, atualmente eu estava pensando em propor a outros 4 blogs do meu nicho algo mais efetivo, uma parceria interessante como a que você tem aqui com outros blogs da sua área, com guestposts, citação de publicação dos colegas nas postagens, etc. E só quatro, para que não fique aquela coisa de 15 blogs parceiros ou mais, sem que se consiga dar atenção a todos.

    Agora só falta achar os parceiros, porque meu nicho é meio complicado (rs).

    Grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O primeiro e talvez mais importante passo é mesmo identificar quem pode ser um parceiro de qualidade para você. Entendo que há nichos em que isso é bem mais complicado. Mas, provavelmente, você já tenha em seu círculo de contatos, potenciais parceiros com essas características.

      Um abraço!

  5. Renato Pereira disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelo post, concordo plenamente com as 5 dicas, são super úteis.

    Abraços,

  6. Cristina Boldi disse:

    Olá Adelson, boa noite!

    Primeiramente quero agradecer o seu profissionalismo e seus parceiros e anunciantes que colaboram para o desenvolvimento do Gerenciando Blog, onde encontro muitas dicas e por ter sempre respostas precisas para nós blogueiros.

    Fiquei muito feliz em ver o nome do meu blog sendo citado aqui no G.B., o seu artigo trata exatamente como eu penso, essa frase que citou fala tudo " Sinto dizer, mas isso não é uma parceria. É somente uma “troca de banners ou links", eu comento isso direto com as amigas blogueiras, do que adianta a troca de links, onde não se "leva" nada mais que isso? A parceria se constrói com muita dedicação e cumplicidade, aí sim podemos chamar de bons parceiros.

    Parabéns pelo artigo, o texto foi muito bem colocado.

    Beijos!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cristina!

      Fico muito feliz em vê-la por aqui prestigiando o artigo!

      Como acompanho seu trabalho há muito tempo, conheço bem seu profissionalismo e admiro o patamar que você conquistou com seu blog. Por isso, fiz questão de citar as parcerias que você adquiriu naturalmente com o tempo, para que seja um exemplo para outros blogs que buscam o mesmo.

      Então, quem merece os parabéns é você! 🙂

      Um abraço!

    • Cristina Boldi disse:

      Muito obrigada Adelson!

      É sempre bom saber e conhecer pessoas que prestigiam e admiram nosso trabalho, pois eu sei que isso envolve muito tempo e dedicação.

      Forte abraço!

  7. Carlos Bomfim Júnior disse:

    Obrigado pelas dicas Adelson!

  8. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, tudo bem? 🙂

    Excelente artigo! Compartilho da mesma opinião sobre esta questão 🙂 Eu já caí nesta de trocar links e banners e sabe o que ganhei? Absolutamente nada a não ser meu banner em outro blog… A maioria das pessoas que propõe esta parceria só visita o blog uma vez, para pedir a troca, depois some, evapora e não volta nunca mais… Não interagem, não prestigiam nossos artigos, não comentam e nem compartilham e ainda ocupam espaço em nossa lista de links. Particularmente, não vejo benefício nenhum nisso. Prefiro dar destaque a parceiros de verdade, que conhecem meu blog e eu o deles, prestigiamos os artigos uns dos outros e nos ajudamos a crescer 🙂
    Fico muito feliz em saber que nossa parceria serve de exemplo para mais blogueiros e, é o modelo ideal na minha opinião, blogueiros que se ajudam, trocam links, mas também trocam experiências, prestigiam o trabalho um do outro, etc 🙂 A honra é minha em ter conquistado sua confiança e hoje podermos trabalhar juntos. Obrigado pela parceria maravilhosa, por me ajudar com o blog e também fora dele 🙂
    Adorei o artigo! Assino embaixo de todas as dicas! Sem dúvidas, desta forma teremos relações virtuais muito mais construtivas e enriquecedoras.

    Grande abraço e boa semana!! 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Realmente, temos pontos de vistas bastante semelhantes neste assunto. Parceiro de verdade é aquele que soma (ou até multiplica!). Infelizmente, ainda há muitos autores que insistem na proposta de "vamos trocar banners?" ou "me adiciona que te adiciono".

      E você é minha grande parceira, meu melhor exemplo de sucesso! Em todo o tempo que nos conhecemos, já fizemos muito um pelo outro, e já pudemos colaborar como trabalho um do outro. Como "efeito colateral", ainda nos tornamos grandes amigos. 🙂

      Um abraço e ótima nova semana para você!

  9. Carlos Eduardo de Oliveira disse:

    Obrigado pelas dicas Adelson,tenho seguido algumas delas estou aos poucos feitos ajustes no meu blog,no começo eu comentava vários assuntos,hoje estou focado em apenas 3 que gosto muito.Tem me ajudado bastante,é bom seguir dicas de quem tem mais experiência no assunto.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Carlos!

      Que ótimo saber que as dicas estão sendo úteis para você!

      Eu também já comentei em muito mais blogs do que faço hoje. Pela falta de tempo, infelizmente precisei limitar o número e focar somente em alguns.

      Um abraço!

  10. Gustavo Guerra disse:

    Olá Adelson!

    Excelente artigo amigo. Gostei bastante da parte de parcerias, que de fato, o seu maior concorrente pode mesmo se tornar seu parceiro a longo prazo!

    Até!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gustavo!

      Fico feliz que tenha gostado! Também acho que é possível existir uma concorrência saudável, em que ambos ganhem. O oposto é muito ruim: ver concorrentes tentando "puxar o tapete" do outro é algo desnecessário, mas que ainda existe.

      Um abraço!

  11. obede alves moreira disse:

    OLa! Adelsom , tenho um caminho a seguir e esse caminho é longo , estou apenas no comecinho mais espero chegar lá .Todas as vezes que visito Gerenciando blog fico entusiasmado , entusiasmado duas vezes . A primeira com Gerenciando Blog .
    A segunda é que me motiva a continuar o meu caminho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Obede!

      O caminho é realmente longo, mas ele fica mais fácil de ser trilhado quando é dividido em pequenas etapas. O importante é você determinar um objetivo e criar as ações necessárias para atingi-lo.

      Um abraço e conte sempre comigo!

  12. Alessandro Ramos disse:

    Muito boa sua colocação neste artigo Adelson.
    Já recebi algumas propostas desse tipo e nem ao menos conheço essas pessoas, das redes sociais, por terem feito algum comentário em meu blog ou eu ter feito comentários em seus blogs e etc…
    Acho que isso acontece devido à vontade de aplicar estratégias que ouvem por aí e que pensam ser boas. E na verdade acabam esquecendo que a internet, também é um lugar de pessoas reais e que apesar dessa correria e do trabalho essas pessoas gostam de fazer novas amizades e se relacionar com outras pessoas.
    Acredito que parceria é fazer uma nova amizade e compartilhar experiências positivas.
    Um Grande Abraço!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alessandro!

      Muito importante o ponto que você abordou: por trás de cada blog há um autor, uma pessoa. Se as tratarmos com o devido respeito, há grandes chances de encontrarmos ótimos parceiros pelo caminho.

      Um abraço!

  13. Rafa | Arruma Blog disse:

    Acho que o artigo veio em boa hora. Atualmente tenho uma lista relevante de blogs parceiros no meu blog mas não é possível dizer o quão 'parceiros' eles são rsrsrs e tirando o seu blog (e sua pessoa, que está a frente do blog) os demais não mantém um pensamento claro e atividades ao redor da ideia.
    Penso igual você no sentido 'porque quer ser um parceiro' e por mais que eu explique isso antes de efetivar parceria, muitos blogs acabam por excluir o blog sem avisar, por desatualizar o blog etc etc.
    Parabéns pelo artigo, farei uma revisão dos meus parceiros pois já era a hora. Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafael!

      Que bom que tenha gostado! Também reviso periodicamente a lista dos blogs que indico, para que seja uma lista coerente e que reflita o que penso.

      O Arruma Blog sempre está nela! 🙂

      Um abraço!

  14. holy disse:

    Gostei muito das dicas. Para um blogueiro que está começando é difícil entender que parceria é mais que uma troca de links já que pra os iniciantes parece uma grande oportunidade.

    Mas é só seguir essas 5 dicas e vai ajudar muito. ^^

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Holy!

      Para quem está começando, a troca de links até pode ser um pontapé inicial para ganhar alguma relevância. Mas, é um erro continuar se apoiando nessa estratégia e exibir dezenas de banners de blogs, especialmente quando eles não tem relação com o conteúdo do blog.

      E fico feliz em saber que o artigo foi útil para você!

      Um abraço!

  15. João Vítor Dias disse:

    Mais um exemplo de parceria seriam os "Guest Posts", realizado inúmeras vezes ao longo dos 3 anos do Gerenciando Blog.
    Realmente, propostas de parcerias podem acarretar uma serie de coisas boas, se forem escolhidas corretamente, de acordo com o nicho do blog.

    Mesmo não ter comentado os últimos posts, eu sempre leio todos desde o começo!! Grande Abraço Adelson,

    João Vítor Dias – Designer e Programador

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Muito bem lembrado: os "guest posts" são também formas eficientes para firmar parcerias positivos. Quando bem realizados, eles são bons para ambos os lados.

      Um abraço e obrigado por estar sempre por aqui!

  16. João disse:

    Olá, Adelson.

    Obrigado pelas dicas. Colocarei já em práticas cada uma delas.
    Um grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Fico feliz que tenha gostado! Espero que elas sejam úteis para você conquistar bons parceiros para seu blog.

      Um abraço!

  17. luiz disse:

    valeu pelas dicas tenho certeza que vão ser muito unteis para encontrar parceiros para o meu blog.

  18. Adriano Luz disse:

    Ola Adelson,

    Como sempre artigos de grande qualidade. As parcerias são fundamentais para o sucesso de um blog e seu artigo da dicas preciosas para isto.

    Um abraço
    Adriano

  19. Jéssica Lima disse:

    Gostei bastante. Excelente explicação!

  20. Layonel disse:

    As sua dicas são otimas, eu até poderia coloca-las em pratica mas não sei se alguém formaria parceria com meu blog, apesar de ter algumas visitas acho que tem que melhorar algo para atrair alguma parceria.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Layonel!

      Para isso, o mais importante é você se dedicar ao seu blog, para poder apresentar um trabalho de qualidade que atraia a atenção dos parceiros que você deseja ter.

      Um abraço!

  21. Marcos Silva disse:

    Muito bom artigo Adelson! Apesar de ter Blog desde 2007, só agora estou tornando meu trabalho realmente profissional com tudo que tenho aprendido aqui e também com outros mestres, como o próprio Gustavo Freitas que você citou, com o qual já fiz curso.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcos!

      Obrigado pelos elogios! Espero que sempre possa encontrar aqui dicas úteis para aplicar ao seu blog.

      Um abraço!

  22. Gustavo disse:

    Parabéns pela forma simples e objetiva de escrever. Ao mesmo tempo detalhada com fotos e figuras. Gostei muito e estou utilizando muitas dicas em meu blog!

  23. Jessica Santos disse:

    Estou adorando acompanhar essas séries de dicas,é bom saber que na internet tem pessoas como você que se interessam em compartilhar conhecimento ao invés de guardar pra si pra não correr o risco de criar concorrentes parabéns pelo blog.
    beejO

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jessica!

      Fico muito feliz em saber que você está gostando dos artigos! Torço para que sejam úteis para o seu blog!

      E eu faço questão de compartilhar sempre aqui o que eu aprendo. É esse o objetivo principal do Gerenciando Blog!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  24. Luciana Pessoa disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelos excelentes artigos que acompanho sempre. Este em especial, já me trouxe alguma luz no fim do túnel.

    Tenho um Blog , recém criado – 4 meses, e nesta fase estou focada apenas em criar conteúdo e atrair meu publico. Mas já tenho recebido contatos de afiliados e de solicitação de parcerias. Confesso que ainda não tinha me preparado para esta parte, e fiquei meio perdida. Quem bom que podemos contar com seu excelente trabalho!

    Grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luciana!

      Que ótimo! Com apenas 4 meses de vida, você já está recebendo propostas? É mesmo um bom sinal!

      Mesmo nessa fase inicial, é importante você ter critérios para decidir quem você aceitará como parceiro. Espero que o artigo a tenha ajudado nisso!

      Um abraço!

  25. Ednilson junior disse:

    Olá Adelson Smania tudo bem , eu achei super interessante as suas dicas pois me ajuda muito com relação a meu blog , já que toquei no assunto gostaria que desse uma olhada nele e pudesse me dar opiniões pra o blog o que melhorar o que tá legal , o que não tá se puder agradeço , grande abraço , tudo de melhor sempre .

  26. jeanderson amorim disse:

    Ótimo artigo,parabéns. o que mais me chamou a atenção foi a dica 5 pois você pode dísfrutar um pouco do trabalho dos outros também.otimo

  27. Cristiane Fonseca disse:

    Olá Adelson, primeiramente obrigada por compartilhar suas experiências e dicas sobre um assunto que poucos oferecem.

    Gostei muito das 5 dicas e algumas delas eu procuro já aplicar em meu blog bemd e forma pessoal. Meu blog não tem fins lucrativos e não recebo financeiramente por nenhuma parceria. oirém possuo troca de serviços / publicidade mais informal, o que traz pro meu blog uma pessoalidade mais marcante.

    Meu objetivo com o blog não é conseguir parcerias diversas, qualquer tema. Precisa ter referencia com o assunto, caso contrário acabo perdendo a credibilidade dele, o tornando mais comercial que pessoal e isso eu não quero.

    Realmente é um cuidado muito grande.

    As vezes passo horas editando um texto. Nunca fiz um publipost e sempre comunico que não estou fazendo, pois tem hora que falo tão bem de um produto que algumas pessoas podem achar que trata-se de um marketing da empresa e não é.

    Com 2 anos de blog, estou buscando conhecimento nessa área de parcerias e como posso melhorar e aplicar o SEO em meu blog.

    Obrigada pelo espaço e atenção.

    Um abraço

  28. Rosmary Danziger disse:

    Estou iniciando como blogueira e suas informações já tem ajudado-me muito.

  29. Galdino Pinto Cardoso disse:

    Artigo mais que verdadeiro e atual, parabéns e obrigado pelas dicas.

  30. Beto Brandão disse:

    Parabéns pelas dicas, estou iniciando um blog também estou engatinhando claro hehe mas vamos que vamos…

  31. Agora Publicidade disse:

    Muito boas as dicas, eu junto a mais 8 estudantes, lançamos um blog a exato 1 mês. Contabilizamos cerca de 2.500 visualizações… Estamos a procura de parcerias e com certeza essas dicas vão ajudar muito.

  32. Juh disse:

    nem sei por onde comecar…mas obrigada pelo artigo de qualquer maneira!
    Depois se puder, de uma olhadinha no meu blog?
    http://www.loiraplatinada.com
    Parabens pelo seu blog

  33. Lolivlet Victorique disse:

    Quando consegui meu primeiro parceiro foi a melhor coisa do mundo xD
    Fique tão feliz :')
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

  34. Empresas de sucesso disse:

    Ótimas parcerias servem tanto na web como fora, sem elas não chegaremos a algum lugar.

  35. Rosangela Ribeiro disse:

    Muito boa publicação, estava com algumas duvidas sobre esse tema, pois recebo muitos convites para parceria, mas na maioria das vezes fico com receio, tipo meu blog é de artesanatos ai recebo um convite de parceria de um blog de games, acho que esta totalmente fora do contexto né, Obrigado por compartilhar dicas.

  36. Criis Ruschel disse:

    Artigo muito importante, ajudou a me posicionar melhor em relação a maneira que busco parcerias.

  37. Michael Rodrigues disse:

    Parabéns, artigo muito importante para quem esta começando. Em minha opinião o tipo de parceria ideal e justa é aquele que um fornece o conteúdo para o outro, discutem temas juntos, elaboram estratégias, além de dividir as receitas através de algum produto promovido no artigos. Isso é parceria.
    http://www.inphoto.com.br/blog

  38. Ana Leticia Accorsi disse:

    Adorei as dicas!! obrigada!

  39. Isabel Fernandes disse:

    eu uso o 99blogueiras.com e tem dado certo 🙂

  40. Marcia Rocha disse:

    Amei as dicas!!! Estou iniciando o meu blog agora e é a minha primeirissima vez, me sinto ainda meio perdida, mas as tuas dicas sao excelentes.
    Tenho muito o que aprender ainda. O meu blog é dedicado à regiao em que vivo na Italia. Obviamente voce é muito ocupado, mas se quiser dar uma passadinha e dar a tua opiniao, sera muito bem-vindo.
    http://italiaintercambios.blogspot.it/
    Obrigada por compartilhar os teus conhecimentos!

  41. Carlos disse:

    Show de bola as dicas!! Curtir bastante!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.