Google noticias SEO Camila Fiori

O que é o Google Hummingbird?

Google RummingbirdA essa altura, você já deve ter ouvido falar da última atualização do algoritmo do Google, chamada de Hummingbird (beija-flor, em inglês).

Trata-se de uma mudança na forma como o Google busca e ordena os resultados que ele mostra em sua página após uma consulta.

Neste artigo, você entenderá a mudança e compreenderá que não é necessário sentir pânico ou raiva da Google – que são os sentimentos que muitos estão expressando neste momento.

Introdução

Sempre que a Google anuncia alguma mudança em seu mecanismo de busca, o pânico é instaurado.

Foi assim com o Panda e depois com o Penguin.

O que mais se vê são reclamações de pessoas que tiveram grandes perdas de visitas após a mudança, culpando o Google por ser injusto e prejudicando seus sites e blogs.

Em situações assim, prefiro observar a situação por algumas semanas, para só então fazer um artigo com um apanhado das informações disponibilizadas.

Acredito que o momento para falar sobre o Google Hummingbird chegou.

Sou bem prático quanto a essas mudanças.


A primeira constatação é de que é natural – e necessário – que o Google sempre evolua.

A internet mudou muito nesses 15 anos que o Google está no ar. E o sucesso do Google para ser o primeiro serviço de buscas é justamente o seu acerto em acompanhar essas mudanças.
 

Minha segunda constatação é que a Google é uma empresa e visa o lucro.

Por isso, suas ações sempre seguirão nesse sentido. Parece ruim, mas não é.

Isso significa que o seu objetivo será fornecer ao usuário os melhores resultados para uma busca realizada.

Se os resultados do Google forem o que o usuário deseja, ele não utilizará outro buscador.




E a terceira constatação é de que eu sou insignificante demais para a Google não gostar de mim e ter raiva do meu blog.

O mesmo vale para todo mundo que reclama de que o Google está de “marcação” e tentando prejudicá-lo.

O resumo desta introdução é: aceite que a Google está fazendo mudanças para dar melhores resultados aos seus usuários, e se adapte à mudança. Simples assim.

O que mudou com o Google Hummingbird?

Segundo informações a própria Google (veja algumas no artigo Quinze anos depois e ainda estamos apenas começando), a principal mudança trazida com o Hummingbird foi a forma mais inteligente de interpretar as consultas feitas pelo usuário.


A partir de agora, o Google dá mais valor ao sentido de todas as palavras buscadas, tanto separadas quanto juntas – a chamada “busca semântica” – em vez de procurar apenas por palavras-chave.

Isso vale também para a busca por voz, cada vez mais comum em pesquisas feitas por celular ou tablet.

Foi uma mudança revolucionária em termos técnicos.

Ainda de acordo com a Google, foi a maior mudança feita em seu mecanismo de busca desde 2001.

Nas atualizações anteriores, a modificação sempre era feita em alguns trechos do código responsável por montar os resultados.

Agora, a mudança foi muito mais radical: todo o código anterior foi trocado pelo novo mecanismo. Isso ocorreu por volta do final de agosto/2013 e afetou 90% das buscas feitas.

Isso significa que praticamente todos os resultados mostrados a partir dessa data passaram a ser diferentes do que eram no dia anterior.

Tenha sempre em mente que, mesmo antes, o resultado em cada computador poderia ser diferente, como mostrei no artigo Como ficar em primeiro lugar no Google.

O que isso muda para meu blog?

A melhor forma de você avaliar se foi impactado ou não pelo Google Hummingbird é avaliar pelo Google Analytics as visitas recebidas pelo seu blog vindas do Google desde o mês de agosto/2013 até hoje.

Há 3 possibilidades:

  • Se as suas visitas caíram ao longo do tempo, o Google entende que o seu conteúdo não é adequado a essa nova fase, por isso os resultados de seu blog estão sendo exibidos em posições piores do que antes.
  • Se as suas visitas subiram, significa que o seu conteúdo está adequado e, por isso, você ganhou posições nos resultados.
  • Se elas permaneceram as mesmas, você está no meio termo. É provável que alguns artigos seus tenham subido, outros caído.

O que fazer para me recuperar?

Esta é a pergunta que todos que perderam visitas estão fazendo.

Como sempre, não há uma única resposta mágica ou uma nova metatag que fará com que o Google ache que você é melhor do que os outros.

A linha básica de SEO continua sendo a mesma de antes: você deve produzir conteúdo de qualidade, que chame a atenção dos seus visitantes e faça com que eles se sintam impulsionados a divulgar seu link em seus blogs e redes sociais.

Se há alguém acima de você nos resultados por uma determinada busca, significa que esse site ou blog está fazendo isso melhor do que você.

O site Link-Assistant.com publicou uma ótima matéria sobre o Google Hummingbird, onde dá algumas orientações sobre o que fazer:

  • Escreva artigos que respondam perguntas. Ou seja: esqueça aqueles títulos antiquados, apenas com a palavra-chave que você quer ganhar destaque e que é repetida diversas vezes ao longo do texto.
  • Ao longo do texto, use sinônimos e termos relacionados com o assunto que você está tratando. Na verdade, trata-se de escrever um texto com qualidade, focando no leitor e não no Google.
  • Continue criando e buscando links de qualidade. Os backlinks continuam tão importantes quanto antes. Por isso, é importante citar em seu texto outros artigos que o complementem, e escrever artigos que motivem seus leitores a divulgá-los.
  • Exiba sua foto e nome com seus artigos. O Google continua dando muito valor aos autores dos artigos. Por isso, se sua foto ainda não é mostrada com seus resultados, faça o quanto antes o procedimento mostrado em Foto e nome do autor nos resultados do Google.

O Google é seu concorrente

Até agora, sempre falei do Google como seu parceiro, que quer encontrar o seu conteúdo de qualidade e exibir para seus usuários, para que eles visitem o seu blog e leiam o que você escreveu. Mas, um grande “porém” nisso.

Os resultados do Google já mostram hoje, em determinadas situações, resultados tão completos que o usuário não precisará criar em link nenhum para saber a resposta.

Veja abaixo, por exemplo, o resultado para a busca “Qual é a população do Brasil?”.

Concorda que o usuário somente clicará em algum link caso precise de informações detalhadas ou veja um link irresistível de clicar?

Por isso, é possível que você esteja perdendo visitas para o próprio Google.

A conclusão é: não dependa apenas do Google para trazer visitantes ao seu blog.

Faça sua divulgação em redes sociais, escreva artigos em outros blogs, participe de fóruns e comunidades.

São todas formas para tornar-se conhecido sem depender do Google e diminuir o impacto da perda.

Conclusão

Espero ter conseguido trazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.

Não adianta chorar: tudo o que mostrei acima é a realidade, e precisamos nos adaptar a ela.
 

Tenha sempre como foco escrever os melhores artigos sobre os temas mais interessantes para seu leitor. Isso é infalível e sobreviverá a qualquer atualização do Google.



Há também algumas leituras complementares que recomendo para quem quiser se aprofundar sobre o tema:

E você, como vê a nova atualização do Google?

Você foi impactado pelas mudanças?

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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39 Comentários

  1. Veronica Kraemer disse:

    Caro Adelson, muito obrigada por este post! Eu li muitos artigos que não me ajudaram em nada. Seu artigo está parfeito!
    Minhas visitas caíram um pouco sim, mas nada alarmante, graças à Deus!
    E vamos que vamos, sempre produzindo conteúdo de qualidade, porque isto é o que realmente importa.
    Boa semana
    Abraços
    Veronica

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Veronica!

      Fico muito feliz em saber que esteja gostando dos artigos! E também feliz em saber que seu blog não teve quedas com a atualização do Google Hummingbird.

      Você tem toda a razão: o melhor é continuar investindo seu tempo para produzir conteúdo de qualidade.

      Um abraço!

  2. CHORO NOSSO disse:

    Parabéns pelo ótimo post Adelmo !
    Milhares de blogueiros irão agradecer essas explicações, como sempre de fácil entendimento e
    esclarecedoras.

    Um grande abraço

  3. Afonso Lopes disse:

    Olá Adelson, muito bom o artigo e me esclareceu muitas dúvidas.
    Muito obrigado pela ajuda.
    Abraço.
    Afonso Lopes

  4. Ivair Claudio Ferrari disse:

    Caro amigo Adelson,

    Parabéns mais uma vez por nos trazer matérias tão importantes como esta e nos ajudar a entender estas mudanças que a Google faz entre outros artigos falando de outros assuntos.

    Sou fã seu. Parabéns mesmo.

    Grande abraço!
    Professor: Ivair Claudio Ferrari
    http://www.excelmax.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ivair!

      Muito obrigado por suas palavras! Para mim, é ótimo saber que o artigo atingiu seu objetivo e conseguiu esclarecer as dúvidas sobre o assunto.

      Um abraço!

  5. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, Tudo bem? 🙂

    Maravilhoso artigo sobre a nova atualização do Google, perfeito! Repleto de informações, esclarecimentos e, o mais importante, orientações de como podemos nos adaptar às novidades 🙂
    Gostei bastante desta nova atualização e espero que venham muitas mais que estejam sempre direcionadas a valorizar conteúdo de qualidade.
    Seo é muito importante mas, alguns blogueiros focam apenas neste aspecto, infelizmente. Já vi artigos tão otimizados que no final não diziam nada com nada, pode isso? O ideal, creio eu, é otimizar com bom senso e produzir bons conteúdos, unindo harmoniosamente as duas coisas 🙂
    Não entendo muito do assunto para dar meus pitacos mas, penso desta forma a respeito desta questão 🙂
    Gostei também das informações sobre o google como concorrente, isso é algo que não tem jeito mesmo, não podemos mudar e, como citado, o melhor mesmo é darmos no nosso melhor pois assim, não ficaremos reféns de cada atualização.
    Oferecer conteúdo interessante para nossos visitantes deve ser o primeiro ponto a ser considerado por um blogueiro 🙂
    Como você sabe, no meu blog felizmente as visitas aumentaram e estou muito feliz 🙂 Acredito que o aumento das visitas tenha sido resultado da atualização e também do Up de Seo que você deu no meu blog e as dicas para melhorar as descrições, etc., muito obrigado!
    Vou continuar me esforçando ao máximo para produzir textos que agreguem algo ao leitor e é muito bom ver que o Google está valorizando meu espaço e aumentando a visibilidade do meu blog 🙂

    Muito obrigado pelas informações, dicas e orientações, com certeza este artigo será muito útil para todos nós na blogosfera 🙂
    Grande abraço!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sam!

      Estou bem! E você, como está?

      O seu blog é um ótimo exemplo do que o Google espera. Tanto que, apenas com pequenos ajustes e a manutenção de seu conteúdo e comentários, você continua recebendo mais visitas do buscado a cada mês que passa.

      É algo que já conversamos há bastante tempo: o Google estará sempre mais interessado em conteúdo de qualidade do que em códigos, tags e outros ajustes mágicos para impulsionar um artigo. É justamente aí que se destacam os autores que se esforçam para trazer conteúdo e novo e relevante.

      E fico muito feliz com seus elogios! Você sabe bem o quanto eles significam para mim.

      Um abraço!

  6. José Alexandre Henriques disse:

    O meu blog teve a partir de finais de Agosto um aumento significativo de visitas, na ordem dos 40%, mas, curiosamente, os ganhos com Adsense desceram para metade, quando o que seria expectável era que aumentassem. Apesar da finalidade do blog não ser exclusivamente obter receitas, não deixa de ser frustrante este facto, até porque a acompanhar o aumento de visitantes também subiu a média do tempo de permanência dos mesmos nas páginas do blog e desceu um pouco a taxa de rejeição.
    Será que as alterações nos motores de busca também podem ter de algum modo influência nos resultados com Adsense?
    Obrigado por partilhar os seus conhecimentos!
    Um abraço.
    José Alexandre Henriques

    • Adriano Luz disse:

      Olá, José Alexandre!

      40% de aumento nas visitas é realmente um ótimo resultado! Por outro lado, é estranho que seus rendimentos tenham diminuído nesse período. Como normalmente a taxa de cliques se mantém, seus rendimentos também deveriam ser maiores.

      O que pode ter acontecido é que, com o aumento, um tipo diferente de visitante esteja chegando agora ao seu blog, e que ele não clique nos anúncios. Enfim, seria necessária uma análise mais detalhada para entender a situação.

      Um abraço!

  7. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Bem direto e sem rodeios. Estava esperando sua visão sobre estas mudanças no buscador da Google.

    Não percebi grandes quedas no meu blog, ou talvez eu não sei analisar estes dados, enfim. Só sei que o tráfego principal do meu blog ainda vem do Google. O aumento que me surpreendeu é o tráfego em alta que vem do Facebook, ultrapassando o StumbleUpon.

    No meu caso, a origem de tráfego vinda do Google é 50% maior do que o tráfego vindo do Facebook.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      O seu blog é um raríssimo caso em que havia boa taxa de visitas vindas do StumbleUpon. Já tentei impulsionar as visitas com ele, mas não consegui.

      Quanto ao Facebook, é um resultado esperado, pelo trabalho eficiente de divulgação que você faz por lá. Como novos fãs são conquistados a cada dia, a tendência é que o número suba ainda mais.

      Um abraço!

    • Edigley Alexandre disse:

      Adelson,

      Houve um ano em que cada artigo divulgado no StumbleUpon, trazia mais de 3 mil visitantes. Em 2011 eles fizeram uma mudança e este número caiu drasticamente.

      Abraço!

  8. Panorâmica Social disse:

    Olá Adelson,
    Eu fui conferir meu Analytcs com outros olhos depois de ler este artigo, e percebi que a visitas realmente aumentaram um pouco desde setembro.
    Mas mesmo que não tivessem aumentado, eu concordo que o Google precisa sempre melhorar e favorecer quem segue as regras para uma boa colocação.
    A única coisa que me incomoda é que quando eu digito o nome do meu blog na busca (Panorâmica Social) o Google continua exibindo uma outra sugestão, tipo: "Você quis dizer "PANORAMA Social?". Esperei alguns meses achando que naturalmente eles iriam parar de dar esse aviso de erro, mas até hoje continua dando esse alerta. Isso não é muito legal.
    Será que devo entrar em contato com eles?
    Grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo saber que você teve ganhos! Isso é um bom sinal, pois significa que o Google aprova a linha que você segue em seu blog.

      Quanto ao "Você quis dizer..", não conheço uma forma de contatar o Google a esse respeito. Infelizmente, eles mostram isso quando há uma quantidade muito maior de buscas com outro termo semelhante – que é o seu caso. Isso significa que, se aumentarem muito as procuras pelo nome do seu blog, é possível que a mensagem deixe de aparecer.

      Um abraço!

  9. Inês Andrade disse:

    Não é à toa, que gosto tanto desse blog rsrsrsrsrs. Tem gente por aí, fazendo tempestade em copo d'água e trazendo pânico a quem???A pequenos blogueiros como eu rsrsrsrsrsr. Só não me assustei mais, porque minhas visitas aumentaram e até meus ganhos melhoraram. Mas ainda estou meio perdida, feito cego em tiroteio kkkkkkkk, pq ainda temos que destacar palavras chaves ou não? E como eu faço, para conseguir que alguém divulgue meu blog? No meu caso é difícil, pq todas somos artesãs e vendemos nossos trabalhos também na internet e ninguém quer fazer concorrência consigo mesmo . E até no face, tenho uma dificuldade muito grande para isso, pq lá também existe a concorrência e aí como eu faço?Mas diante de tudo isso, tenho certeza, que vc não foi afetado e sabe pq eu penso isso? Vc é igual ao médico que ama a profissão e não que só quer dinheiro, um médico assim trata todo mundo igual, seja em consulta particular ou pelo SUS. Vc trata aqui todo mundo igual, seja dono de um metablog, ou seja de um "bloguinho" como o meu. Até a foto que vc coloca, nos traz uma certa segurança. Alguns outros nos tratam com indiferença e distância…. Obrigada por ser assim….. Um abençoado fim de semana para você….

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Inês!

      Que bom que o artigo tenha lhe trazido algum alívio! E obrigado pelos elogios: faço sempre o possível para atender com atenção e respeito todos que chegam até aqui, independente se são novatos ou experientes.

      Quanto às suas dúvidas:

      – As palavras-chave continuam sendo importantes. Em um bom texto, elas acabam sendo destacadas naturalmente, aparecendo no título e ao longo do texto.

      – Conseguir divulgação não é simples. O primeiro passo é escrever conteúdo de qualidade, para que as pessoas se sintam motivadas a divulgá-lo. O artigo Link building: consiga links que são importantes para seu blog lhe dará mais algumas ideias.

      Um abraço!

    • Inês Andrade disse:

      Muito obrigada Adelson. É sempre muito bom saber que podemos contar com pessoas como você, desprovidas de egoísmo. Sou até capaz de apostar que você, não perdeu visita nenhuma, nem do Google nem de lugar algum rsrsrsrsr….Obrigada…

  10. Maria Inês Andrade disse:

    Adelson, eu tenho 3 blogs e em um deles, que se chama, Pitadas de Sal Pimenta e Assombrações, costumo colocar alguma coisa que encontro ou sei, que ajudará outros blogueiros. E acabo de fazer uma postagem lá direcionado para seu blog e para essa postagem. Não coloquei o link aqui porque não sei se pode, tem muitos blogs que não permitem…Mas esse blog encontra-se, nas guias do meu blog principal, o de artesanato e se vc gostar de histórias assombrosas, lá tem algumas rsrsrsrs….

  11. Poder Brasil disse:

    Os meus Blogs quase não tiveram mudanças 2 blogs ficaram estáveis e 1 o Blog Poder Brasil as visitas de agosto em diante estão tendo uma leve alta

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É um bom sinal! Significa que seu conteúdo já estava adequado ao que o Google passou a considerar como mais importante.

      Um abraço!

  12. Zeamerica atualizacoes disse:

    Olá Adelson tudo bem? Eu fui atingido pois estava com 8 mil visitantes diários e caiu para 3 mil visitantes, estou desapontado. Tem um blog oferencendo um curso para reverter esta situação e gostaria de saber a sua opinião sobre isso. Não vou postar o nome do blog mas é bem conhecido. Gostei muito desta postagem, parabéns.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, não conheço o conteúdo do curso para poder opinar. Mas, nunca há "soluções mágicas" que mostrará um pequeno ajuste que possa reverter toda a perda. O que há são orientações – como as que passei neste artigo – que mostram o que o Google considera mais relevante agora, para que possamos adaptar nosso conteúdo.

      Um abraço!

  13. Thiago Henrique disse:

    Meu site só caiu de 15 mil diárias pra 3 mil só 🙁

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thiago!

      É uma pena que tenha caído tanto. Mas, veja as orientações do artigo e procure se adaptar ao que o Google considera ser conteúdo de qualidade. Com o tempo, você conseguirá melhores resultados.

      Um abraço!

  14. Sissym Mascarenhas disse:

    Adelson,

    Parabens por este post, eu não sabia, lendo suas atualizações pude ficar ciente.
    Não sei se vai interferir nas minhas visitações, espero que seja justamente o contrario.

    Amigo, saudações.

  15. Erica Bosi disse:

    Olá Adelson!
    Sempre passo aqui para saber as novidades da web. O post está completo. Obrigada pela informação.

  16. Alvaro Silva disse:

    Adelson excelente artigo. Como sempre foi didático e explicativo.

    Meu blog principal de tecnologia esta quase morrendo! Este ano ele veio mantendo os níveis de visitas mensais em 5000 mil visitas praticamente o ano todo, muito abaixo dos anos anteriores (2011 e 2012) onde eu chegava a ter 60000 mil visitas por mês.

    Ainda não apliquei todas as mudanças necessárias que podia por falta de tempo, porém a maioria das sugestões que você sugeriu na consultoria que fiz com você foram fundamentais para a manutenção do blog por este período.

    Com esta atualização do algoritmo do Google, vejo que cada mais o blog esta afundando e estou perdendo total revelancia nos mecanismos de buscas.

    Como ultima tentativa estou realizando uma revisão completa de conteúdo, verificando os artigos que recebem mais visitas, que na maioria são tutoriais e estou reformulando eles aos poucos, no entanto, durante este ano eu investi bastante em artigos sobre noticias para manter o blog sempre atualizado, porém verifiquei que estes artigos que correspondem a 40% de tudo que tem postado em meu blog, dentre mais de 1100 posts, quase todos não são relevantes para o Google e este tipo de artigo não a como fazer uma revisão ou atualização deles que seja relevante aos leitores.

    Estou pensando em manter os artigos de tutoriais e dicas que são úteis e excluir todos estes posts de noticias. Você acha que isto pode gerar algum resultado satisfatório ou seria prejudicial na questão de indexação?

    Obrigado

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alvaro!

      Que pena saber que suas visitas caíram tanto assim! E conheço o seu blog, sei que seu conteúdo é ótimo.

      Um ponto que pode ajudá-lo é buscar conquistar mais links para ele. Guest posts e comentários em outros blogs sobre o mesmo nicho que o seu podem ser úteis neste momento.

      Outra dica é explorar melhor as redes sociais. Ter mais presença no Facebook, com postagens mais frequentes e divulgação paga por ser outra boa ideia.

      Quanto a remover o conteúdo que você cita, é difícil prever o que acontecerá. Você pode tentar remover uma parte dele e aguardar um tempo para avaliar se surtirá bom resultado.

      Espero que isso o ajude!

      Um abraço!

  17. Fabrício Gomes disse:

    Uma vez li em algum blog que grande partes das informações a gente encontra de graça, basta apenas saber pesquisar.
    Em algum uns ficam alarmando toda a comunidade da blogosfera, dizendo que é o fim, levantando questionamento se é "jogo" manter um blog depois dessa nova atualização, fazendo mistério sobre como escapar dessa apocalíptica atualização, tudo para poder vender um curso. Você não figou de firula, esperou o tempo certo, não se precipitou principalmente, não induziu ninguém através do medo e pânico a comprar um curso, cujo as informações são encontradas no próprio Google.

    Adelson, sinceramente, eu que sei coisa nenhuma misturado quase nada, há um ano atrás já sabia sobre essa atualização do Google, só não tinha um nome. Lembro de ter visto na televisão, que o Google passaria a mostrar o resultado diretamente na página inicial, dando preferência para seus links patrocinados e em último caso, nós.

    O Google, está passando uma "peneira fina", em todos os sites/blogs que usavam de palavra-chave para atrair visita e o usuário por causa de um título não encontrava o que estava procurando no conteúdo, fazendo o visitante retornar para as buscas.
    Então a maior técnica de SEO para aparecer nos primeiros resultados será o que você disse Adelson: escrever conteúdo de qualidade, e o visitante entusiasmado compartilhar nas redes sociais o link.

    E já até levanto um novo assunto aqui para discutirmos, com a valorização de conteúdo de qualidade, vocês acham que empresas especializadas em SEO irão permanecer aos montes na internet?

    Na minha opinião, eu acho que não!! Só se eles incluírem aulas de redação no curso de SEO, nesse caso primeiro a me inscrever. LOL!

    Eu aposto que a partir de agora, empresas que fornecem conteúdos de qualidade estarão em alta, de fato vão superar o número de empresas online de SEO, em seguida empresas que fazem consultoria de publicidade online.
    Blogs de humor, que geralmente não tem o conteúdo de qualidade (não aos olhos do Google), terão que se continuar com a ajuda mútua de troca de banners e se apegar cada vez mais aos agregadores de links e desesperadamente tentar fidelizar esses "paraquedistas".

    E isso sem mencionar um problema sério que acontece desde os primórdios da internet, a duplicação de conteúdo. (plágio). Se você odeia alguém, crie um blog e duplique todo o conteúdo da vítima. Será uma verdadeira "caças as bruxas".

    Adelson, se tivesse um botão de doação no seu blog, certamente eu irei contribuir. Prefiro contribuir com alguém que passa informações úteis e de graça, do que pagar por curso ou e-book por informações que encontro de graça.
    Agora chega, já escrevi de mais!
    Paz!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabricio!

      Obrigado pelo comentário caprichado!

      Eu prefiro mesmo compartilhar gratuitamente o que aprendo. Claro que também tenho formas de ganhar dinheiro com meu conhecimento – por isso temos a área de Serviços – mas, ainda não vi porque cobrar por informações como esta.

      Quanto ao futuro do SEO, ainda há aspectos técnicos importantes. Por isso, acredito que as empresas sérias continuarão existindo. Mas, o que está deixando de existir há um bom tempo são empresas que fazem apenas o cadastramento do site ou a criação de links ruins.

      Felizmente, o Google está privilegiando cada vez mais o conteúdo de qualidade – e isso é bom para todos.

      Um abraço!

  18. Alemay Sabetudo disse:

    Parabens amigos pela dica.
    Muitas pessoas estão utilizando formas desonestas para induzir amigos blogueiros a comprar um tal de curso para recuperar as visitas.

    O que sabemos é que temos que trabalhar de acordo com as normas do google e ajudarmos uns aos outros blogueiros e não ganhar dinheiro em cima desse fato.

    Parabens pelo post

  19. Marcus Pacheco disse:

    parabéns…sua página é otima. Minha dúvida é de que ao procurar uma matéria na minha pagina, primeiro vc acha a do google + e não do meu blog. Estou com 2000 visitas na minha página, mas pelo google + tem 4000. Tem haver com o artigo acima? E como junto os dois?

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