guest post Camila Fiori

Como levar seu blog junto com você

Blog mobileManter o blog sempre atualizado é um desafio e tanto.

Nem sempre é simples ter ideias para bom conteúdo e muitas vezes você está fora de sua casa ou escritório, o que dificulta a atualização.

Neste “guest post” escrito por Felipe Baudouin, você verá algumas formas de lidar com isso.

Felipe é estudante de Ciências Políticas e Jornalismo na Westminster University, em Londres.

Introdução

Quando um blogueiro dá início às suas atividades, isso significa compromisso com uma grande parcela da população que procura informações sobre determinados assuntos através da internet.

Quem trabalha com um blog e dedica tempo a ele, sabe que há determinadas atividades que favorecem o sucesso dele e provavelmente está ligada à atualização de um conteúdo de qualidade.

Aprenda com a concorrência

É relevante constatar que existe uma infinidade de blogs de vários assuntos na rede.

Para manter seus leitores atentos e conseguir mais seguidores, você deve estar de olho nas novidades que podem gerar postagens, na qualidade do que você expõe para seu público e, é claro, na atenção que você responde os comentários deixados em seu site.

Navegar e checar o que os outros estão postando também serve para você balancear e comparar conteúdos e desenvolver melhor seu nicho.

Isso não significa copiar, mas apenas ter ideias, compartilhar opiniões e saber o que o concorrente está fazendo – caso seu blog venda algum produto ou serviço.

Aliás, copiar é a pior coisa que você pode fazer em seu blog.

Se você utilizar algum texto de outro blogueiro, tenha o respeito de solicitar autorização e indicar a autoria. É uma forma de valorizar o trabalho de quem escreve conteúdos inéditos e exclusivos.

O mesmo com as imagens que você posta: embora muitos não percebam, fotos também são protegidas por direitos autorais.

Mantenha-o sempre atualizado

É muito desagradável acompanhar um blog e, de repente, observar que sua última postagem foi há um mês atrás.

O fator tempo é um pré-requisito para deixar o blog sempre de cara nova, e aí o que vale é a dedicação mesmo, a criação autoral de novos posts, interação com os leitores, buscas de novidades e informações corretas.

O melhor é saber que podemos contar com as facilidades tecnológicas que ajudam – e muito – tanto os internautas, na procura, quanto os donos de blogs, na produção.

 

Ferramentas em smartphones por exemplo, facilitam a atualização em qualquer lugar onde você estiver.

Se não há tempo para estar na tranquilidade de casa formatando um post em frente à tela do computador, há celulares como BlackBerry 10, iPhone, HTC e outros que oferecem tudo isto para que você? possa sempre ter em mãos o seu blog.

Você já tem a versão mobile?

Para isto acontecer, é importante que você tenha uma versão mobile do seu blog.

Assim, tanto o seu público pode acessar sua página por um smartphone sem prejuízos na qualidade visual, como você pode editar seu conteúdo também de qualquer lugar onde você estiver.

Podemos citar um exemplo para os usuários do WordPress para Blackberry 10.

É possível carregar fotos, escrever e editar postagens e gerenciar comentários, entre outras atividades relevantes aos blogueiros.

Para os blogs sobre viagens, por exemplo, é extremamente útil.

Às vezes falta tempo durante uma viagem, porque é difícil encontrar um espaço entre um passeio e outro parar produzir o conteúdo do blog.

Então, é mais prático e economiza tempo realizar as atualizações no caminho de uma viagem ou no meio de um roteiro.

É possível alimentar o site com informação rapidamente, até em tempo real, com dados sobre tempo, temperatura, trânsito etc.

Que ferramentas você utiliza?

O SharePoint é um exemplo de gerenciamento de documentos e compartilhamentos que ajuda na hora da produção e edição de conteúdo para blogueiros.

Muito indicado também para funcionários de empresas coorporativas, por ter a possibilidade de envio seguros de links e conteúdos armazenados, ao invés do arquivo inteiro.

Para os escritores de conteúdo de blog facilita também pela inclusão dos sites e blogs preferidos nos favoritos e no histórico de navegação, o que significa rapidez na hora da busca.

Não dá para iniciar uma atividade na internet, seja ela profissional ou seja um hobby, sem estar também conectado às mudanças que o mercado oferece e que podem ajudar na melhoria, sucesso e visualização do seu produto.

E você, que recursos você utiliza para manter seu blog sempre atualizado, mesmo quando está fora?




Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Vânia Luz disse:

    Ótimo texto, amei os argumentos do Felipe Baudouin.

  2. Caio Albuquerque disse:

    Ótimo artigo Felipe!

    Realmente temos que estar sempre atualizados, principalmente para os blogs novos. Esse foi um aspecto que eu errei bastante…

    Um abraço!

  3. Felipe Baudouin disse:

    Bom dia Caio,

    Estou feliz que voce tenha visto isto a tempo, ja que hoje em dia a concorrencia esta pegando pesado, temos sim que nos atualizar sempre, e te falo que tive que fazer uma boa pesquisa para poder produzir este artigo, que na verdade aprendi muito e foi um campo novo para mim tambem, e gracas ao Adelson que me deu a oportunidade de publicar este artigo.

    Abraco!!

  4. Johnnie Lustoza disse:

    É realmente muito difícil iniciar um blog e levá-lo adiante. Sempre temos outros compromissos que nos desviam do exercício de "blogar" e, principalmente, quando não vemos o resultado utópico que esperávamos, acabamos por abandonar o blog. Persistência é tudo e, como todas as coisas na vida, se escrevermos sobre algo que gostamos, a chance de sucesso existirá sempre. Abraços e obrigado por esse post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.