Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Blogger mobile

Análise do aplicativo do Blogger para Android

androidO Blogger possui um aplicativo oficial para Android, que permite que você interaja com os seus blogs na plataforma.

Nesta postagem, você verá minha análise sobre esse aplicativo, sabendo o que pode fazer com ele e descobrindo suas funcionalidades e deficiências.

O aplicativo é grátis e você pode baixá-lo para acompanhar o artigo.

Introdução

Apesar de terem sido poucos, já escrevi alguns artigos sobre a exibição de blogs em plataformas móveis (celulares e tablets):

Os dois artigos foram escritos em 2010, quando se começava a falar na exibição de blogs em dispositivos móveis.

Por isso mesmo, eles não causaram grande repercussão.

Muita coisa mudou de lá para cá: o número de usuários de smartphones disparou, o próprio Blogger já cria automaticamente uma versão do blog para celular, há modelos responsivos que permitem ótima exibição nesses dispositivos.

Outra novidade, que será o tema desta postagem, é o aplicativo oficial do Blogger para Android.

É um aplicativo criado pelo Google e que permite a realização de diversas operações em seu blog. Nos próximos itens, você aprenderá mais sobre ele.

Agradeço à Elise Garcia, do interessante blog Litteraria, pela sugestão deste artigo!

Como instalar e configurar o aplicativo

É bem simples baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone com Android.

Acesse o aplicativo Play Store e procure por “Blogger” nele. Basta clicar no primeiro aplicativo e seguir as instruções para instalá-lo.

Aplicativo Blogger para Android

Depois, basta abrir o aplicativo e selecionar a conta que será utilizada (ou digitar os dados da nova conta para acessar).

Aplicativo Blogger para Android

O aplicativo será instalado e seus blogs serão carregados.

Aplicativo Blogger para Android


O que é possível fazer com o aplicativo do Blogger para Android

A principal função do aplicativo é permitir que você publique suas postagens a partir de seu dispositivo móvel. E ele faz isso relativamente bem.

Basta seguir os passos abaixo:

1. Caso você tenha mais de um blog, pode alternar entre eles clicando no nome do blog que está em exibição, no topo da página.

Aplicativo Blogger para Android

2. Ao fazer isso, será exibida uma lista de seus blogs, bastando selecionar qual você deseja.

Aplicativo Blogger para Android

3. Uma vez selecionado o blog correto, basta clicar na figura do lápis para criar uma nova postagem.

Aplicativo Blogger para Android

4. Para escrever a postagem, basta navegar entre os campos “Título da postagem”, “Conteúdo da postagem” e “Marcadores” e preenchê-los. Se você desejar adicionar imagens ou fotos à postagem, basta clicar no ícone com formato de câmera ao final do título da postagem.

Ao final, clique no botão com o símbolo de uma seta para publicá-la.

Aplicativo Blogger para Android

5. Se tudo correr bem, você receberá a mensagem de que a postagem foi publicada, e ela aparecerá na lista de postagens do blog.

Aplicativo Blogger para Android

6. O botão com o símbolo da câmera permite que você tire uma foto e já inicie uma postagem com ela. Depois, o procedimento é o mesmo mostrado nos itens anteriores.

Aplicativo Blogger para Android

7. Também é possível editar uma postagem publicada em seu blog, independente de onde ela foi escrita originalmente (se foi pelo aplicativo, pela versão web do Blogger ou Windows Live Writer).

Para isso, basta clicar na postagem para abri-la e depois no botão com o ícone do lápis.

Aplicativo Blogger para Android


Minha avaliação sobre o aplicativo

O aplicativo do Blogger para Android permite apenas a realização de atividades básicas (e muito básicas) de publicação.

Para mim, faltam funcionalidades importantes, que seriam muito bem vindas. Por exemplo:

  • Possibilidade de preencher as informações de SEO das postagens (URL customizada e descrição de pesquisa, principalmente).
  • Permitir a visualização e moderação de comentários.

Por isso, só vejo utilidade para situações muito específicas (como uma viagem que você quer registrar instantaneamente, por exemplo).

Ou talvez para fazer uma correção emergencial em uma postagem que foi errada ao ar.

Fora isso, não vi utilidade no aplicativo.

E você, já utilizou o aplicativo do Blogger para Android?

Compartilhe sua opinião em um comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

28 Comentários

  1. Camilo Aparecido Almeida disse:

    Eu achei vantagem com ele amigo Adelson, apesar de faltar algumas coisas como vc disse, pra gente que trabalha com Blog de noticias e execelente, pois vc pode pegar um flaga , um acidente, ou um acontecimento que vc esteja na rua, vc pode postar imediatamente, falta mais recursos de Seo , mas ja quebra um galho esse aplicativo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Camilo!

      Bem interessante sua visão sobre o aplicativo! Quando a rapidez é um fator determinante – como no caso de um blog de notícias – entendo que ele possa ser útil.

      Obrigado por compartilhar sua opinião!

      Um abraço!

  2. Samej Spenser disse:

    Olá Adelson, feliz Ano Todo (2014)! 😉

    Recentemente realizei alguns testes com o app oficial do Blogger para Android. Em resumo, cheguei à mesma conclusão que você.

    Na minha avaliação, o maior “benefício” deste app é poder acessar as postagens já publicadas.

    Uma alternativa que encontrei, foi utilizar o app Bloggeroid for Blogger, (o segundo app na lista, conforme o primeiro screenshot desta postagem). O Bloggeroid permite uma ligeira “melhora” na hora de publicar uma postagem, pois aceita (segundo a descrição do mesmo no Google Play), formatações como **negrito**, __itálico__, –riscado–, ^^sobrescrito^^, [link de texto http://linkaddress] (exemplo [Gerenciando Blog http://www.gerenciandoblog.com.br] irá criar um link para o gerenciandoblog.com.br com o texto "Gerenciando Blog"), você pode usar todas as tags HTML (ex. <b>, lembre-se de fechar a tag), além de inserir imagens e vídeos, tags/marcadores.

    Particularmente, acredito que a melhor forma de utilizar ambos os apps, é salvando a postagem como rascunho, editando e/ou publicando posteriormente pelo PC.

    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Samej!

      Que ótimo vê-lo por aqui! 🙂 Também lhe desejo um ótimo 2014, com muita saúde e felicidades!

      Interessante saber que o Bloggeroid tem essas funcionalidades. Quando escrevi o artigo, me chamou a atenção o fato dele ter uma avaliação melhor que a do aplicativo do Blogger no Google Play, mas não me atentei às suas funcionalidades.

      Em todo caso, eles parecem ser mais úteis para postagens simples e rápidas, como um blog de viagens ou de notícias (que foi o exemplo dado no comentário acima pelo Camilo).

      Um abraço e obrigado pelo comentário detalhado!

    • Samej Spenser disse:

      Adelson, é sempre um prazer (e novos aprendizados) visitar e comentar aqui no GB!

      Meu blog “oficial” tem um nicho muito específico, logo, o app do Blogger ou mesmo o Bloggeroid não oferece “vantagens” suficientes para utilizá-lo no meu gadget. Porém tenho também um blog “particular”, blog este visível apenas pra minha namorada e eu, onde publicamos coisas simples do dia a dia, um para o outro, logo, (e de forma similar ao que o Camilo citou no comentário acima sobre a agilidade e/ou o imediatismo, mas sem desconsiderar a limitação que o Antonio Oliveira citou no comentário abaixo sobre a conexão 3G), também vejo utilidade.

      Claro que dentro das limitações básicas de postagem, mas ainda assim, muito válido, pois (neste caso) não tenho a cobrança de/dos leitores.

      Sobre a avaliação de um e outro no Google Play, penso que se eu fosse o dono de uma rede de serviços, faria questão de divulgar “mais” e/ou “melhor” o meu produto, do que o produto do concorrente, mesmo que esse oferecesse resultados ligeiramente melhores que o meu. 😉

      Forte abraço!

  3. Samej Spenser disse:

    E parabéns à amiga Elise pela excelente sugestão! =D

  4. Manassés Moraes disse:

    Olá Adelson

    Eu já utilizei esse aplicativo há muito tempo atrás, mas era tão limitado que desisti de usá-lo.
    E hoje estou somente com WP, existe um aplicativo para ele também, mas é tão limitado quanto o do blogger.

    Abraços, seja sempre um sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Manassés!

      Eu concordo que as versões móveis dos aplicativos sejam mais simples que suas versões web. Mas, neste caso ele é limitado demais mesmo! Com algumas funcionalidades a mais, ele ficaria perfeito. Quem sabe um dia!

      Um abraço!

  5. Adir Mota Junior disse:

    Ola. Adelson eu particularmente não gostei do aplicativo pois falta muita coisa nele além do vc citou já usei e quando fui usar a configuração CONTINUE. LENDO para candidatos diminuir a portagem não achei a opção
    outrossim. não. é não tem como verificar a fotografia na minha opinião é um aplicativo para raras ocasiões ou para um nicho específico qe trabalhe cm fotos .

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adir!

      Realmente, falta bastante coisa para ele conseguir fazer o básico necessário. Enquanto isso não acontece, também o considero limitado demais para o uso que faço normalmente.

      Um abraço!

  6. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Usei o aplicativo uma vez quando o meu notebook quebrou e fiquei impossibilitado em escrever artigos, foi quando o usei para enviar um post de aviso no blog. Sou da mesma opinião que a sua. Ele é básico demais.

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Essa situação emergencial também pode ser uma justificativa de uso. Em casos assim, é melhor ter uma aplicação limitada do que não ter nada, certo?

      Mas, quem sabe um dia tenhamos uma versão mais completa para postar normalmente!

      Um abraço!

  7. antonio oliveira disse:

    Adelson sempre te acompanho as suas postagens e certa vez tinha instalado no meu celular este aplicativo o grande problema como você já disse não tem muita utilidade em certas situações vi também que o problema é a horrivel conexão de 3g e mais os teclados são horrives para digitar seria muito melhor ser direcionado aos tablets em vez de celular uma breve perda de tempo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Antonio!

      Há realmente essas outras limitações nos smartphones. A conexão instável, dependendo da região, pode ser um grande complicador. Quanto à digitação, eu sou um péssimo exemplo: demoro demais para digitar em smartphones!

      Mas, a funcionalidade de moderar comentários seria perfeita para mim! Pode fazer isso em qualquer lugar seria ótimo.

      Um abraço!

    • Samej Spenser disse:

      Olá Antonio.

      Muito interessante seu comentário, principalmente ao citar a inquestionável qualidade do 3G brasileiro.

      Já quanto aos teclados para Android, gosto de utilizar o SwiftKey, (que está na versão 4.4.1.241).

      Eu cheguei a fazer um comentário bem detalhado sobre esse teclado no blog a Krix Apolinário, (aqui está o link direto para o meu comentário: "http://krix.blog.br/2012/12/swiftykey-o-melhor-teclado-virtual-para-android/#IDComment772947562&quot;, sem as aspas), mas uma coisa que faço questão de citar aqui, é que esse teclado “aprende” com a sua digitação e com suas redes sociais, destaques para o Gmail, Facebook, Twitter, SMS e Feed do(s) seu(s) blog(s). Desta forma, a digitação com esse teclado se torna fácil e muito intuitiva, pois tendo aprendido seu palavreado, ele prediz sua digitação de tal forma, que até parece que está lendo a sua mente.

      Particularmente, esse é um app indispensável em qualquer gadget que eu utilize, (atualmente utilizo um Samsung SIII, Jely Bean, com Android 4.3 original), e que tenho prazer em recomendar.

      Finalizando, se numa ocasião de imediatismo e/ou agilidade for necessário publicar no blog através do app oficial do Blogger ou qualquer outro meio mobile, a escolha do teclado é o SwiftKey!

      Abraços.

  8. J. Neto disse:

    Sim, concordo. O aplicativo é realmente basicão, e como já foi citado aqui nos comentários, ele é útil naqueles casos em que necessitamos de rapidez para criar um post (por ex: um flagra, um acidente, algo incomum acontecendo na cidade, etc).

    É simples, e eu só o tenho utilizado para correção de posts mesmo, mas creio que a Google deve dá uma "melhorada" neste app, afinal, o acesso online via smartphones e celulares tem aumentado muito ultimamente, e aumentado até de forma significativa.

    Abraços, Adelson!
    Boa análise!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Neto!

      Também torço para que o Google volte novamente os seus olhos para esta ferramente! Ela pode continuar simples – desde que consiga nos entregar o essencial para nosso trabalho.

      Um abraço!

  9. Isabela Ribeiro disse:

    Eu usava o aplicativo, mas ele não me possibilitava muita coisa, e eu entrando pelo navegador do smartphone, estava sendo melhor!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Isabela!

      Também acho que, dependendo da situação, vale mais a pena utilizar a página web. Ainda sinto falta de funções essenciais no aplicativo. Tomara que um dia ele fique mais completo.

      Um abraço!

  10. kiko disse:

    Baixei o app mas não gostei muito não!

  11. Thiago D. disse:

    Usei só uma vez esse lixo, quando meu notebook quebrou, para postar quadrinhos nele é um inferno pessoal, o que me restou é um pedido de desculpas para meus leitores. Mas o post está muito bem escrito!

  12. [email protected] disse:

    Ola Adelson e galera leitora do blog..Baixei o APP "oficial" do blogger e e blogaway, este aliás bem mais interessante..e no entanto em ambos minhas postagens failed???

  13. Vagner Martines disse:

    Achei interessante abordar as funcionalidades deste aplicativo. Acredito que por ser um app oficial do Blogger, deveria ter mais funcionalidades. Gostei do blog e das postagens.

  14. Alexander disse:

    Nossa essa questão do Blogger pelo app como que não deu certinho não bom esperemos que melhore porque na verdade precisamos usar ele com maior facilidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!