Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1513119983
Vida do cache: 1513163183
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Facebook segurança

Como denunciar plágio ao Facebook

Como denunciar plágioVocê já viu o conteúdo de um artigo de seu blog ser divulgado no Facebook sem indicação de fonte ou autorização sua?

Saiba que é possível denunciar essa infração ao Facebook, para que o material seja removido.

Introdução

Quem nunca passou pela desagradável situação de ver um texto escrito por você sendo reproduzido em outro site ou blog, sem a sua autorização?

Infelizmente, isso é muito comum de acontecer.

Por isso, se você produz conteúdo original em seu blog e ainda não enfrentou essa situação, é bastante provável que um dia vá passar por ela.

No artigo Como denunciar plágio ao Google, eu mostrei formas para você se proteger em situações como essa.

Se a infração for cometida em um blog do Blogger, o conteúdo que configura a violação de seus direitos autorais é removido.

Caso seja outro site, o Google pode removê-lo dos resultados das buscas.

Mas, recentemente, uma leitora me trouxe uma situação diferente: um artigo de seu blog havia sido copiado integralmente para uma página no Facebook, sem link nem indicação de que se tratava de material escrito por ela.

Como proceder nesse caso para se defender?

É exatamente isso o que você verá neste artigo.

Quando denunciar violação de direitos autorais ao Facebook?

Antes de mostrar o procedimento de denúncia, cabe alguns alertas.

O primeiro – e mais importante – é você saber que a denúncia é uma coisa séria e que pode lhe trazer consequências negativas caso seja feita indiscriminadamente.

Por isso, só prossiga caso trate-se realmente de material produzido por você, e que você tenha comprovação disso (como tê-lo postado em seu blog).

Outro alerta que faço é não confundir a violação com a divulgação do seu material.

Em princípio, um dos objetivos de uma rede social com o Facebook é justamente o compartilhamento de conteúdo interessante pelos seus membros.

Por isso, se alguém compartilhou o link de um artigo do seu blog, ou fez a publicação de uma chamada para seu blog, entenda que não se trata de violação.

Pelo contrário: isso é benéfico ao seu trabalho, pois levará as pessoas ao seu blog.

A denúncia faz sentindo quando o conteúdo completo (ou parte significativa) de uma postagem sua tiver sido publicado em um perfil ou página do Facebook, especialmente quando não houver um link apontando para a fonte do artigo.

Ainda assim, o próprio Facebook sugere que, antes de fazer a denúncia, você tente resolver o assunto amigavelmente com quem infringiu seus direitos, solicitando a remoção.

Caso você já tenha tentado isso sem sucesso, basta seguir os passos abaixo.

Como denunciar plágio ao Facebook

Vamos ao procedimento para realizar a denúncia da violação dos direitos autorias!

1. O primeiro passo é acessar o link https://www.facebook.com/help/contact/540201339393478.

2. Você notará que há diversas opções para selecionar o que você deseja fazer. No entanto, a única opção que o permite prosseguir é a “Encontrei um conteúdo que acredito que viola meus direitos autorais”.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

3. Após clicar nessa opção, clique na nova opção “Clique aqui para continuar com uma denúncia de violação de direitos autorais.”.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

4. Preencha as “Informações de contato” solicitadas.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

5. Em “Conteúdo que você deseja denunciar”, preencha as informações indicando qual foi o conteúdo postado no Facebook que violou os seus direitos autorais (ou seja, a cópia não autorizada).

DICA: Para preencher o campo “Forneça links (URLs) que levem diretamente ao conteúdo específico que você está denunciando”, você precisa obter o link direto para uma postagem no Facebook.

Isso pode ser feito clicando com o botão direito sobre o campo que mostra há quanto tempo uma postagem foi feita, e escolhendo a opção para copiar o link.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

Como denunciar plágio ao Facebook

6. Em “Suas obras protegidas por direitos autorais”, preencha as informações referentes ao seu artigo original que foi copiado. No caso de uma postagem de blog, você pode seguir o exemplo abaixo.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

7. Confirme que tudo esteja correto. Marque o “Sim” caso esteja de acordo, preencha o seu nome completo e clique em “Enviar”.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

Pronto! Agora, é só aguardar até que sua denúncia seja analisada pela equipe do Facebook e as providências sejam tomadas.

Conclusão

Infelizmente, não sei quanto tempo demora para ter o resultado, pois ainda não precisei fazer nenhuma denúncia desse tipo.

Caso alguém já tenha precisado utilizar e queira compartilhar sua experiência, a área de comentários está aberta!

Espero que o artigo tenha sido útil!

É mais uma forma para você proteger o material que você produz com tanto cuidado e trabalho.

Imagem de plágio via Shutterstock




Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

22 Comentários

  1. Nestor W. Neto disse:

    Já encontrei vários artigos meus plagiados no Face. Ás pessoa só copiam e ficam com os créditos, nem ao menos colocam um link no final do artigo.
    De agora em diante quando encontrar esse tipo de plágio já sei como agir srsrsrsr. Assim como vez ou outra faço denúncias via Google, Slide Shared e outros.

    Muito obrigado Adelson!

    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Neto!

      Essa é mesmo uma situação terrível! Infelizmente, ela tem se tornado cada vez mais comum.

      Espero que o procedimento indicado seja útil para essas situações!

      Um abraço!

  2. TK Azevedo disse:

    Muito bom artigo, Adelson. Desde que conheci o Gerenciando Blog me tornei um fã e também tenho um blog desse mesmo nicho e seus trabalhos são uma luz para que nós blogueiros continuemos melhorando a cada dia. Obrigado por ser um nosso real professor, abraço.

  3. Sissym Mascarenhas disse:

    Adelson,

    Parabens pela qualidade de informação. Guardei o link, caso um dia precise de orientação.

    Bjs

  4. Juliano Alves disse:

    acabdei de ultizar isso ai e em uma semana foram retirados todos os links que denunciei, realmente muito ultil

  5. Lady Sybylla disse:

    Depois que mudei o template do blog, eu removi os códigos de bloqueio de cópia. Publiquei um texto que causou certa polêmica e achei 5 blogs diferentes que simplesmente copiaram meu texto e colaram, sem indicação alguma da autoria, um deles, inclusive era um portal de notícias brasileiro.

    Consegui remover todos do ar e ainda recoloquei os códigos de bloqueio. As pessoas não entendem que plágio é errado. E um cara ainda veio reclamar, dizendo que ele estava me ajudando e que eu não tinha feito nada original, já que eu tinha citado as fontes no final. Ahh, sei, então seu eu copiar uma tese de doutorado tá tudo ok? Afinal, as fontes estão no final, não é mesmo?

    No Facebook eu não tive problemas, pois meus textos estão bloqueados, mas já fica aqui o post e o alerta.

    Abraço! :shy:

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      O pior é que nesse meio há desde as pessoas mais ingênuas (que copiam realmente achando que não há nada de errado) até as mais sacanas (que sabem que é errado e o fazem assim mesmo).

      O melhor é sempre ficarmos atentos e tomarmos atitudes mais sérias quando forem necessárias.

      Um abraço!

  6. Anônimo disse:

    Bom dia,
    escrevi um texto na minha pagina do facebook. Entretando uma pessoa copiou no próprio mural sem autorização e sem citar a fonte. Mesmo não sendo blog, eu poderia denunciar? Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Confesso que eu não sei se um texto publicado em seu mural também é de sua propriedade intelectual. Mas, acredito que sim. Nesse caso, você pode utilizar o mesmo procedimento para fazer a denúncia ao Facebook.

      Um abraço!

  7. Emanuely Silva disse:

    Olá eu tenho uma página no Facebook e faço capas… então uma pessoa pegou as capas que eu faço e colocou na página dela. As capas tem meu nome mas eu não autorizei e não quero que ela use minhas capas mesmo estando com o meu nome. Tentei falar com ela mas ela não quer retirar e disse que ela que fez igual… O que eu devo fazer?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Emanuely!

      Você pode tentar seguir os passos deste artigo para denunciar esse fato ao Facebook. Mas, não sei dizer se sua denúncia será aceita.

      Um abraço!

  8. Sara Rocha disse:

    Bom dia. Eu tenho uma página de facebook onde tenho bastante seguidores. Como tal, ontem a tarde decidi criar um blog devido ao facto de ter muita gente e passei toda a informação da pagina para o meu novo blog. Contudo, hoje de manha reparei que um blog brasileiro copiou literalmente o conteudo de duas postagens minhas sem colocar de onde retirou nem ao sequer permissão. Eu não tenho o blog registado, porque ele tem apenas um dia, mas quero proteger as coisas que eu escrevo. Posso denunciar ainda assim que fui plagiada? Onde?

    Obrigada

  9. Anônimo disse:

    Olá Adelson!
    Eu estou com um caso específico e não sei o que fazer.
    Eu criei uma página no facebook, de fanpage. Depois de um tempo, o criador de um site (sobre o mesmo assunto) entrou em contato comigo pedindo que eu desse a minha página a ele ou ele iria denunciar porque roubei o nome dele.
    Eu nem sabia da existência do site dele, mas ele disse que registrou o nome.
    Será que posso perder a minha página do facebook e serei obrigado a dar a minha página a ele, ou não?

  10. Karen disse:

    O problema é que ele não permite denunciar sem ser plagio de uma obra minha.
    Eu encontrei um site onde todas as fotos que foram publicadas sao de outros fotógrafos. Queria denunciar.

  11. Anônimo disse:

    Olá, como fazer no caso de você encontrar um texto publicado em determinao mural no facebook, sabendo que ele foi copiado de um artigo de outra pessoa, sem citar a fonte?

  12. TUCA MARTINS DA SILVA disse:

    Olá!!! Novamente o Gerenciando Blog me salva!!! Segui as instruções aqui postadas, para denunciar um trabalho artístico criado por mim, que foi plagiado por uma página no Facebook! Espero que dê certo!
    Valeram as dicas!!! Muito obrigada!!!
    Abraço!

  13. Carolina Reis disse:

    Olá! Tenho uma página do Facebook e outra página está sempre a plagiar as minhas publicações…. O que faço?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!