Facebook segurança Camila Fiori

Como denunciar plágio ao Facebook

Como denunciar plágioVocê já viu o conteúdo de um artigo de seu blog ser divulgado no Facebook sem indicação de fonte ou autorização sua?

Saiba que é possível denunciar essa infração ao Facebook, para que o material seja removido.

Introdução

Quem nunca passou pela desagradável situação de ver um texto escrito por você sendo reproduzido em outro site ou blog, sem a sua autorização?

Infelizmente, isso é muito comum de acontecer.

Por isso, se você produz conteúdo original em seu blog e ainda não enfrentou essa situação, é bastante provável que um dia vá passar por ela.

No artigo Como denunciar plágio ao Google, eu mostrei formas para você se proteger em situações como essa.

Se a infração for cometida em um blog do Blogger, o conteúdo que configura a violação de seus direitos autorais é removido.

Caso seja outro site, o Google pode removê-lo dos resultados das buscas.

Mas, recentemente, uma leitora me trouxe uma situação diferente: um artigo de seu blog havia sido copiado integralmente para uma página no Facebook, sem link nem indicação de que se tratava de material escrito por ela.

Como proceder nesse caso para se defender?

É exatamente isso o que você verá neste artigo.

Quando denunciar violação de direitos autorais ao Facebook?

Antes de mostrar o procedimento de denúncia, cabe alguns alertas.

O primeiro – e mais importante – é você saber que a denúncia é uma coisa séria e que pode lhe trazer consequências negativas caso seja feita indiscriminadamente.

Por isso, só prossiga caso trate-se realmente de material produzido por você, e que você tenha comprovação disso (como tê-lo postado em seu blog).

Outro alerta que faço é não confundir a violação com a divulgação do seu material.

Em princípio, um dos objetivos de uma rede social com o Facebook é justamente o compartilhamento de conteúdo interessante pelos seus membros.

Por isso, se alguém compartilhou o link de um artigo do seu blog, ou fez a publicação de uma chamada para seu blog, entenda que não se trata de violação.

Pelo contrário: isso é benéfico ao seu trabalho, pois levará as pessoas ao seu blog.

A denúncia faz sentindo quando o conteúdo completo (ou parte significativa) de uma postagem sua tiver sido publicado em um perfil ou página do Facebook, especialmente quando não houver um link apontando para a fonte do artigo.

Ainda assim, o próprio Facebook sugere que, antes de fazer a denúncia, você tente resolver o assunto amigavelmente com quem infringiu seus direitos, solicitando a remoção.

Caso você já tenha tentado isso sem sucesso, basta seguir os passos abaixo.

Como denunciar plágio ao Facebook

Vamos ao procedimento para realizar a denúncia da violação dos direitos autorias!

1. O primeiro passo é acessar o link https://www.facebook.com/help/contact/540201339393478.

2. Você notará que há diversas opções para selecionar o que você deseja fazer. No entanto, a única opção que o permite prosseguir é a “Encontrei um conteúdo que acredito que viola meus direitos autorais”.

 

 

Como denunciar plágio ao Facebook

3. Após clicar nessa opção, clique na nova opção “Clique aqui para continuar com uma denúncia de violação de direitos autorais.”.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

4. Preencha as “Informações de contato” solicitadas.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

5. Em “Conteúdo que você deseja denunciar”, preencha as informações indicando qual foi o conteúdo postado no Facebook que violou os seus direitos autorais (ou seja, a cópia não autorizada).

DICA: Para preencher o campo “Forneça links (URLs) que levem diretamente ao conteúdo específico que você está denunciando”, você precisa obter o link direto para uma postagem no Facebook.

Isso pode ser feito clicando com o botão direito sobre o campo que mostra há quanto tempo uma postagem foi feita, e escolhendo a opção para copiar o link.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

Como denunciar plágio ao Facebook

6. Em “Suas obras protegidas por direitos autorais”, preencha as informações referentes ao seu artigo original que foi copiado. No caso de uma postagem de blog, você pode seguir o exemplo abaixo.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

7. Confirme que tudo esteja correto. Marque o “Sim” caso esteja de acordo, preencha o seu nome completo e clique em “Enviar”.

 

Como denunciar plágio ao Facebook

Pronto! Agora, é só aguardar até que sua denúncia seja analisada pela equipe do Facebook e as providências sejam tomadas.

Conclusão

Infelizmente, não sei quanto tempo demora para ter o resultado, pois ainda não precisei fazer nenhuma denúncia desse tipo.

Caso alguém já tenha precisado utilizar e queira compartilhar sua experiência, a área de comentários está aberta!

Espero que o artigo tenha sido útil!

É mais uma forma para você proteger o material que você produz com tanto cuidado e trabalho.

Imagem de plágio via Shutterstock




Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

22 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.