Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1495677026
Vida do cache: 1495720226
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Blogger layout

4 modelos de slideshow com as postagens mais recentes de seu blog

Slideshow para seu blogTer um slideshow em seu blog é uma forma de chamar a atenção do seu leitor para postagens que você deseja destacar.

Existem diversos modelos disponíveis para isso.

Dentre eles, existem alguns que mostram as suas postagens mais recentes, sem que você precise alterar constantemente o código HTML que você colocou em seu blog.

Neste artigo, você conhecerá 4 modelos que funcionam dessa forma.

Introdução

Um “slideshow” (ou carrossel, como alguns o chamam) é um gadget que permite exibir imagens de suas postagens de forma destacada, com links para que o seu leitor possa visitá-las.

Normalmente, ele é colocado em local de destaque no blog, justamente para chamar a atenção do leitor.

Há diversos formatos possíveis para o slideshow.

Ele pode exibir apenas uma postagem de cada vez, trocando de tempo em tempo o conteúdo exibido, ou ser uma lista de imagens que vão “se alternando” no espaço onde ele está na tela.

Nos itens abaixo, você verá 4 modelos diferentes, com indicação de onde você pode obter o código para instalá-los em seu blog.

Por respeito aos autores originais, achei melhor não replicar o código deles aqui.

Mas, a instalação costuma ser simples e está bem explicada nos blogs que os publicaram.

Modelo 1 – Mundo Blogger

O primeiro modelo foi publicado pela Vanessa no Mundo Blogger.

Ele está disponível em Slide com Posts Recentes Automático no Blogger. Ele mostra uma imagem por vez, com transição automática entre os slides:

slideshow-mundo-blogger

O efeito de transição dele é bem bonito. Há animação não apenas nas imagens, mas também no texto que descrição que é mostrado na parte inferior da imagem.

Você pode vê-lo em funcionamento no blog http://templateteste17.blogspot.com.br, logo abaixo do cabeçalho.

Ele possui opções suficiente de configuração, como o número de postagens que serão exibidas e a largura em que a imagem deve ser mostrada.

Modelo 2 – Helper Blogger

Este segundo modelo está no blog Helper Blogger, disponível em Automatic Recent Posts Slider With jQuery For Blogger.

Neste modelo, há também a mudança automática dos slides, mas o leitor pode controlá-los manualmente através de setas que permitem a ida para frente ou para trás.

slideshow-helper-blogger

Nas configurações, é possível determinar o número de postagens que serão exibidas, e se serão mostrados os posts mais recentes, ou post aleatórios do seu blog.

Você poderá vê-lo em funcionamento no próprio artigo onde estão as instruções de instalação, abaixo da frase “Live Demo”.

Modelo 3 – All Blogger Tricks

O terceiro modelo foi publicado no blog All Blogger Tricks, e pode ser conhecido no artigo Automated Recent Posts Slider for Blogger.

É outro modelo que alia  a transição automática com  a manual, com a vantagem adicional de permitir ir diretamente a uma postagem específica, através de botões numéricos abaixo do slide.

slideshow-all-blogger-tricks

As configurações dele são mais limitadas: não é possível determinar o número de postagens que serão exibidas, por exemplo.

A única informação necessária é o endereço do feed do seu blog.

Você pode vê-lo em funcionamento na própria página das instruções do gadget, logo acima do código HTML.

Modelo 4 – Ecleticus

O último modelo da lista de indicações está publicado no blog Ecleticus, no artigo Slide com postagens recentes no Blogger.

É um modelo bastante customizável, que pode ficar muito bem em seu blog.

slideshow-ecleticus

É outro modelo bastante customizável, que permite controlar o número de postagens que serão exibidas e suas dimensões.

Ele apresenta controles para a navegação manual entre as postagens.

Você pode vê-lo em funcionamento no blog de testes http://testeslideshowgb.blogspot.com.br.

Conclusão

Seja qual for o modelo escolhido, o slideshow pode ser um formato diferente para que seus leitores sintam-se interessados a conhecer os seus novos artigos.

Vale a pena testar os modelos acima para descobrir o que fica mais adequado ao seu blog.

Caso você deseje colocar um dos gadgets mostrados neste artigo em seu blog, mas não consegue fazer isso sozinho, você pode nos contratar para realizar o trabalho para você.

Veja como fazer isso em nossa área de Serviços.

Este artigo é fruto de uma sugestão deixada em meu Uservoice, sendo uma das que mais votos receberam até hoje. Se você também quer sugerir um artigo, basta clicar no botão “Sugira um artigo”, no canto inferior direito da tela, e cadastrar sua ideia.

Caso queira deixar sua dúvida ou opinião sobre o assunto, é só deixar um comentário!

4 modelos de slideshow com as postagens mais recentes de seu blog
3 (60%) 4 votes


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

43 Comentários

  1. JEFF BORGES | ECLETICUS disse:

    O/" Que honra aparecer nas indicações do Gerenciando Blog. É sempre um prazer aparecer em grandes blogs como esse.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jeff!

      Sua indicação é merecida! Que me lembrou do seu gadget foi a Samanta. Segundo ela, o seu é um dos mais bacanas e fáceis de instalar. Parabéns!

      Um abraço!

  2. Cristina Boldi disse:

    Olá Adelson, boa tarde!

    Esse post era exatamente o que eu estava procurando!
    Agora só falta eu decidir qual vou colocar rs…
    Excelente post, adorei!
    Beijos!

    http://www.cuidadosevaidades.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Oi, Cris!

      É sempre ótimo vê-la por aqui! 🙂

      Tenho certeza de que um desses gadgets ficará ótimo em seu blog! Como você produz sempre ótimas imagens, o visual ficará mesmo ótimo!

      Beijo!

  3. Andrei Macedo disse:

    Adelson, boa noite!

    As dicas são bastante válidas, porém na aba ''sugira um artigo'' eu sugeri: ''Slide com posts relacionados (link whit descartado)'' mas o título foi mudado para ''slide com últimos posts''… Acho que esse é o resultado do pedido.

    Fico no aguardo dos posts relacionados. Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Andrei!

      Na verdade, a sugestão para este artigo é bem antiga, então, não acredito que seja esta nova sua. Regularmente, consulto a área de Sugestões para avaliar quais são os temas mais solicitados pelos leitores.

      Um abraço!

  4. Edson Neto disse:

    Adelson, quando instalo os slides com o JQuery eles sempre crescem desordenadamente, empurram a página para baixo, deformam as imagens e assim que se dá o primeiro clique eles se espalham pela página toda… que erro pode causar isso?

  5. Edson Neto disse:

    Os outros estilos nem aparecem.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      É bastante provável que esteja ocorrendo em seu blog algum conflito com outro gadget ou script interno que utilize uma versão diferente do jQuery.

      A solução seria identificar e eliminar a origem desse conflito.

      Um abraço!

  6. Raniere Vasconcelos disse:

    Amigo, boa noite. No meu blog só está aparecendo apenas 1 postagem na página inicial. Você sabe me informar o que posso fazer para que mostre um maior número de postagens na página inicial? Já tentei modificar através do modelo, configurações, etc… mas nada deu certo.. Algo com o HTML pode me ajudar. Agradeço demais! Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Raniere!

      É difícil dizer de pronto o que possa ser. O primeiro lugar em que eu olharia é no gadget de Postagens (o principal do seu layout), para verificar se está configurado nele o número correto de postagens.

      Outra possibilidade é que haja algum erro ou configuração específica no HTML do seu template. Isso exigiria uma análise específica dele.

      Um abraço!

  7. Melissa Bergonso disse:

    Olá, Adelson!

    Eu tentei instalar o último modelo que você sugeriu – que aliás, achei o melhor de todos – mas não consegui. Só consegui fazer isto num blog de testes, que ficou perfeito! mas no meu, não teve jeito. Tentei refazer o layout inteiro em outro modelo – no Simples -, começando do zero, para ver se havia algum conflito com algum outro código, mas mesmo assim continuou não funcionando. Você sabe me dizer por que isso ocorre?? Eu até tenho uma teoria, não sei se é absurda, mas é algo que venho reparando há algum tempo: depois de mexer muito no template de um blog ele "vicia". Erros que não acontecem quando a gente abre um novo blog, com o modelo "do zero", acontecem depois que mexemos demais no layout. Mas, o mais intrigante é que mesmo resetando tudo, mesmo formatando tudo, mesmo trocando o layout, os mesmos erros permanecem, e eu não sei por quê… Se você tiver alguma explicação para isso, eu gostaria muito de saber e compreender…

    Um abraço!

  8. Melissa Bergonso disse:

    Oi, Adelson! Descobri o problema com os códigos… é que os links dos arquivos, no script, estão hospedados do googlesites, e aí não vão funcionar mesmo em domínio pago!! Porém, tentei hospedar o webs.com e no dropbox e também não funcionou, no webs nem fez upload, sei lá por quê… e no dropbox, o link não funciona para scripts… Será que mudaram os termos de uso? Você sabe de algum site que hospede arquivos .js gratuitamente com funcionamento?

    Mas ainda sustento a possibilidade de "vício" de layout do blogger em algumas situações, pois mesmo quando mudei todo o template, houve alguns erros de layout que no blog de teste não tinha… Enfim…

    De qualquer forma, obrigada!

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      Que ótimo saber que você mesma tenha conseguido chegar a essa solução!

      Quanto aos arquivos, fiquei com uma dúvida: por que você está precisando hospedar o arquivo JS? Normalmente, é possível utilizá-lo do local onde é indicado nos tutoriais. Em todo caso, fiz um teste aqui e o Webs.com realmente não o aceitou. Uma alternativa para você testar é o http://yourjavascript.com.

      Quanto ao "vício" do layout, parecei por uma situação estranha na troca de template que fiz hoje. O template que funcionava corretamente no blog de testes simplesmente não funcionava aqui no oficial. Só resolvi a situação após aplicar o modelo Simples ao blog, reverter todos os modelos de gadgets para o padrão, e só então aplicar o novo template.

      Pode ser uma possível solução para o seu caso.

      Um abraço!

    • Melissa Bergonso disse:

      Oi, Adelson!

      Eu fiz isto que você falou, passei para o modelo Simples, formatei modelo (aliás, gostaria de entender melhor este botão do editor), reverti tudo para widget padrão, mas não deu não… Acontecia algo estranho, a página carregava, mas um pedaço da página abaixo do menu ficava em branco até o blog ser carregado completamente. Num modelo anterior que eu tinha mexido, acontecia a mesma coisa, aí mudei umas configurações de margem interna e ficou certo. Mas no modelo Simples não consegui achar a parte das configurações do local que estava dando problema. Porém, em blogs novos, esse erro não acontece. Olha, eu gosto do blogger, gosto de ter desafios em questão de código para resolver, não sou boa nisso, mas pesquiso e mexo até achar o que quero. Porém, tem horas que tenho vontade de surtar e de jogar tudo pro ar! rs…

      Quanto à necessidade de hospedar os arquivos .js, foi porque os arquivos .js do tutorial estavam todos hospedados no googlesites. Para quem tem domínio próprio, arquivos .js hospedados no googlesites não funcionam; para funcionarem, eles precisam estar em uma hospedagem paga ou em alguma outra hospedagem (tipo o yourjavascript.com) que os permitam rodar em domínios pagos. Arquivos .js hospedados no googlesites só rodam em blogs do blogger que possuem a terminação nativa blogspot.com(br). Por isso que o slider só funcionava nos meus blogs de testes e não no meu de domínio pago…

      Ah, eu tinha achado o site yourjavascript.com depois de muito pesquisar na net. Hospedei os arquivos lá e os slides estão funcionando perfeitamente agora! já implementei no meu blog. De qualquer forma, agradeço a indicação do site!

      Uma coisa: não estou conseguindo clicar em "Responder" no seu blog pelo Firefox para inserir meus comentários abaixo do seu. Só estou conseguindo fazer isto pelo Chrome…

      Um abraço e obrigada!

  9. Panorâmica Social disse:

    Olá Adelson,

    Era mesmo o que eu estava procurando, um slider para usar na sidebar, e o modelo 4, do Ecleticus, ficou muito bom. Só não encontrei uma forma de desacelerá-lo um pouco, pois acho que está rápido demais. Será que é possível?

    Agradeço a atenção, e um bom fim semana,

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo que encontrou aqui o que precisava!

      Quanto à sua dúvida, minha sugestão é que você deixe um comentário no artigo do próprio Ecleticus. Acredito que o autor poderá ajudar melhor que eu.

      Um abraço!

  10. Clara Lúcia disse:

    Oi,
    Coloquei o modelo 3. Adorei!
    Obrigada, menino!
    Ótimo fim de semana!

  11. Poder Brasil disse:

    Que coincidência eu estava pensando em procurar alguns modelos de slideshow para meus blogs.

  12. Edu Marques disse:

    Olá, cara, amo seu Blog, gostaria de uma luz tua, como faço para ter um slideshow semelhante a deste Blog (http://www.machomoda.com.br/) , acho show esse modelo.

  13. Allan Kennedy disse:

    consegui colocar em meu blog,muito legal

  14. Ana Paula~A Católica disse:

    Saudações de BH!!

    Gostei do "Modelo 3 – All Blogger Tricks". Já o pus no meu Blog.

    Quanto ao Modelo 2, tentei experimentá-lo, MAS o Link "Automatic Recent Posts Slider With jQuery For Blogger" dá pra uma página de erro.

    Outra coisa: é impressão minha ou em 2012 o Blogger chegou a disponibilizar o Gadget "Postagens Recentes" e depois o desativou? Poderia jurar que cheguei a configurá-lo no meu próprio Blog.

    Abraços e Obrigada!

    Ah: EXCELENTE POST! "Gerenciando Blog" ROCKS!

    Saúde e Paz!!

    ~~~

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ana Paula!

      Que ótimo saber que você gostou da postagem!

      Quanto ao Modelo 2, vi que o Helper Blogger está fora do ar. Como não sei se trata-se apenas de um problema temporário, eu manterei o link para avaliar se o blog volta ao ar.

      Quanto ao gadget de Postagens Recentes, há uma forma de você criar um em seu blog: basta você utilizar um gadget de "Feed" e colocar nele o feed de seu blog (http://www.acatolica.com/feeds/posts/default). Veja se gosta do resultado.

      Um abraço!

  15. Fabio Alves disse:

    Quando estava criando meu blog, tentei colocar o slideshow e não consegui por conta dos códigos htmls que pareciam não se adequar ao template do blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Estranho isso! Pelo menos um dos modelos deveria funcionar em seu blog. Espero que consiga fazê-lo funcionar.

      Um abraço!

  16. Bruno Bezerra disse:

    Olá adelson!,

    Belo artigo!, Entre os modelos de slides, gostei mais do 3º modelo!,

    Um forte abraço!.

  17. Priscila Ester Lima disse:

    Olá, Adelson!
    Gostaria de saber se as figuras/imagens/fotos nos islides tem que ser jpg?
    Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Priscila!

      Normalmente, esses gadgets aceitam qualquer tipo de imagem que possa ser exibida no blog. Mas, é interessante utilizar preferencialmente imagens do tipo JPG ou PNG.

      Um abraço!

  18. Tat disse:

    Olá!!!
    Adorei as dicas!!!
    Será que há uma maneira de colocar o slide apenas com uma TAG específica?
    Obrigada…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tat!

      Infelizmente, nenhum desses gadgets permite exibir imagens somente de uma tag. Todos eles fazem a exibição de todas as postagens mais recentes, independente de sua tag.

      Um abraço!

  19. Bruxa disse:

    Bom dia Adelson!
    Gostei muito da sua postagem, bem explicativa, pois eu estava atrás do terceiro modelo quando encontrei sua postagem.
    Porém ao acessar a página que vc deixou o link, lá já não está funcionando e ao colocar no meu gadget, ela aparece em branco no blog, com aquele círculo como se estivesse executando, porém nada aparece. Coloquei no blog de teste, que possui poucas postagens, mas todas com fotos.
    Poderia me auxiliar?
    Abração e ótimo dia.
    Márcia (Poções de Arte).

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Márcia!

      Infelizmente, vi que esse modelo de gadget não está mais funcionando no momento. Uma pena, pois ele era bem interessante.

      Você pode tentar deixar um comentário para o autor no próprio artigo, informando a ele que não está mais funcionando, para ele corrigir o problema.

      Um abraço!

  20. dudu teste disse:

    Olá Adelson!!
    Gostaria de saber se tem algum slide show que não precise ir em MODELO e mexer nos códigos. Se tem algum que vá em Adicionar GADGETS/HTML?Um simples.
    Desde já agradeço..

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Dudu!

      Infelizmente, todos os modelos que encontrei necessitam de alterações no HTML do template para funcionarem corretamente.

      Um abraço!

  21. Andrew Fernandes Farsura disse:

    Ah, custei para conseguir mas deu certo, muito obrigado mesmo! Eu usei o modelo 4, ficou muito bom.

  22. TOP DA PROMOÇÃO disse:

    Bom dia, há anos iniciava um blog e abandonava. Agora estou conseguindo administrar e criar um com a minha cara. E fico muito grata por suas publicações que muito me ajudam, principalmente por eu ser leiga muita coisa ainda nem fazia idéia. Lógico que ainda tenho muito que aprender, mas é sempre bom saber que temos um lugarzinho pra procurar o socorro!!!
    Mônica Reis – http://topdapromocao.blogspot.com.br

  23. Joana Pascoal disse:

    Ola! Gosto muito de slides no blog,mas não tenho visto slides nos blog em que visitei.Eles ainda estão no auge?.Estou criando um blog,e gostei muito desse tipo de template.Mas gostaria de tirar esta dúvida.Muito bom seu espaço.Gostei muito das postagens. Parabêns!

  24. Rivadec disse:

    Meu blog exibe somente as imagens, gostaria de que os slides exibissem as matérias. Como devo proceder?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!