Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1513119983
Vida do cache: 1513163183
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

acompanhamento Google noticias

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

Como fazer o upgrade para o Google Universal AnalyticsO Google Analytics está anunciando sua nova versão: trata-se do Universal Analytics.

Veja como fazer a migração de sua conta e o que você ganha com a mudança.

Introdução

Você já conhece o Google Analytics?

Trata-se de uma ferramenta poderosa e grátis para você monitorar as visitas que seu blog recebe.

Com ela, você consegue ver não apenas a quantidade de pessoas que visita o seu blog (com números bem mais confiáveis que os do Blogger), mas também de qual site elas vieram, quais artigos leram, quanto tempo ficaram em seu blog e muito mais.

Se tudo isso é novidade para você, conheça o Google Analytics e o que ele pode lhe oferecer lendo os artigos abaixo:

Já há algum tempo, o Google vem promovendo o uso de uma nova versão desse produto, chamada de Universal Analytics.

Neste artigo, você entenderá quais as vantagens dessa nova versão e aprenderá a fazer o upgrade de sua conta atual do Google Analytics.

O Universal Analytics

O Universal Analytics foi liberado de sua fase “beta” recentemente, conforme noticiado no artigo Universal Analytics: Out of beta, into primetime (em inglês), escrito pelo próprio Google.

No artigo Sobre o Universal Analytics, o Google explica algumas vantagens do novo mecanismo em relação ao anterior:

 – Gerar um código de acompanhamento novo e mais flexível que permite coletar dados de qualquer dispositivo digital.

 – Usar opções de configuração simplificadas e mais acessíveis.

 – Criar dimensões e métricas personalizadas para coletar dados únicos para sua empresa.

 – Manter-se atualizado sobre os novos recursos e atualizações.

Estou ainda investigando essas novidades, e em breve falarei sobre suas vantagens aqui no Gerenciando Blog.

Mas a migração é importante especialmente devido ao último item: a partir de agora, todas as novidades só serão disponibilizadas para o novo método do Universal Analytics.

Iniciando o processo de upgrade

1. Ao acessar sua página inicial do Google Analytics, você deve ver uma mensagem como a abaixo.

Se isso ocorrer, basta clicar no link destacado em vermelho.

Se ela não for exibida, clique na opção “Administrador” do menu, destacada em azul.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

2. Se você tiver um único site ou blog cadastrado no Analytics, ele já aparecerá corretamente na coluna “Propriedade”. Caso não apareça, selecione o site desejado na caixa. Se você tiver diversos sites, precisará fazer este procedimento para cada um deles.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

3. Clique na opção “Upgrade do Universal Analytics”.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

4. Clique no botão “Transferir”.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

5. Clique no botão “Transferir” na nova mensagem que aparecerá.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

6. Se tudo foi feito corretamente, você verá uma mensagem como a abaixo:

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

Pronto! Agora, você precisa aguardar de 1 a 2 dias até que a transferência esteja realizada. Enquanto a mensagem acima estiver sendo exibida em seu Google Analytics, significa que o processo ainda não foi concluído.

Quando ele for finalizado, você verá a mensagem abaixo ao acessar a tela citada no passo 3 deste tutorial, e você poderá continuar com o tutorial.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

Obtendo o novo código para implementar em seu blog

Para continuar o tutorial, é necessário clicar novamente na opção “Upgrade do Universal Analytics”. Para chegar até ela, siga novamente os passos 1 a 3 do item anterior.

1. Ao final dessa página, você verá um botão “Conseguir o código de acompanhamento”. Clique nele.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

2. Nessa página, copie o código de acompanhamento que será fornecido.

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

3. Edite o template do seu blog e cole esse código antes da linha </head>. Caso não saiba como fazer isso, veja o artigo Como editar o HTML de seu template no Blogger.

IMPORTANTE: Caso você tenha o código anterior do Analytics em seu HTML, é necessário removê-lo.

4. Por segurança, também é importante remover o ID do Analytics das configurações do seu blog no Blogger, para evitar que sejam colocados dois código. Isso é feito em “Configurações” / “Outros”. Basta limpar a caixa destacada na imagem:

 

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics

Pronto! O processo foi realizado com sucesso e você já obterá os benefícios do Universal Analytics a partir de agora.

Conclusão

Embora não seja um processo obrigatório, fazer o upgrade agora permitirá que você possa ter os benefícios da migração antes dos demais.

Como o Google está sempre evoluindo seus produtos, isso pode lhe dar vantagens sobre quem não fez a migração.

E você, já fez o upgrade para o Google Universal Analytics?

Já conseguiu notar alguma vantagem em relação à versão anterior?

Deixe seu comentário sobre o assunto!

Como fazer o upgrade para o Google Universal Analytics
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

37 Comentários

  1. erjogosonline disse:

    Olá Adelson sigo seu blog porque os artigos são sempre de extrema qualidade. A respeito do Google Analytics acho que é uma grande ferramenta para blogueiros e gera relatórios muitos precisos, e essas mudanças prova que o google está procurando sempre melhorar seus produtos.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O Google Analytics é mesmo uma ferramenta fantástica! O que mais me impressiona é o fato dela continuar grátis até hoje. Assim, vale a pena nos mantermos atualizados para continuar obtendo seus benefícios para a análise de nossos blogs.

      Um abraço!

  2. Cristina Boldi disse:

    Oi Adelson, tudo bom?
    Achei super fácil o passo a passo. Eu tinha feito até o primeiro processo, mas depois não sabia como continuar e onde implantar o código rs. Obrigada pela dica, ajudou bastante.

    Beijos!

    • Adriano Luz disse:

      Oi, Cris!

      Eu estou bem! E você, como está?

      Que bom que o artigo tenha vindo em boa hora para você! Uma vez feita a migração, o processo seguinte também é bem simples.

      E vamos torcer para que esta nova versão traga boas novidades para nós!

      Um beijo!

  3. Anônimo disse:

    Olá Adelson! Para mim no Google Analytics não aparece esta opção de atualização, apenas abre janelas com informações, mas não esta opção de atualização como é mostrado no seu artigo. Samuel

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Samuel!

      Veja, por favor, a resposta que dei abaixo ao comentário do Diogo. Isso explica a sua situação?

      Um abraço!

  4. Ailton Pereira disse:

    Valeu Adelson,

    Mais uma vez você saiu na frente, parabéns!

    Gostaria de sugerir que você faça um tutorial para que possamos instalar o UA no WordPress.

  5. Melissa Bergonso disse:

    Oi, Adelson!

    Acho que minha conta do Analytics já fez isso de modo automático para meu blog principal, porque já havia o processo em curso… Não tinha o item "Upgrade do Universal Analytics", mas sim "Informações de acompanhamento", então só peguei o código e instalei num gadget javascript/html. Mas em um outro blog que tenho, consta, na "Informações de acompanhamento", o User-ID, que precisa ser definido/ativado, porém não entendi como isso funciona nem como defini-lo, apesar dos passos que se seguem…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      É realmente estranho o processo ter sido executado sozinho em seu caso. Aqui, algo que notei foi que, após eu ter feito o upgrade de uma das propriedades, as demais já apareceram com o código do Universal Analytics.

      No caso do blog em que ocorreu o erro do User-ID, você pode tentar desativar essa opção na Propriedade do blog que apresentou erro. Ela fica dentro de uma opção específica em "Informações de Acompanhamento".

      Um abraço!

    • Melissa Bergonso disse:

      Oi, Adelson!

      Eu desativei a opção do User-ID, na realidade, já estava desativado, eu ativei e desativei novamente, mas nada mudou.

      Outra coisa que achei "interessante" é que minhas ID são exatamente as mesmas para os dois blogs, não mudou com o novo código do Universal Analytics… Não sei se era pra ser assim…

      Um abraço!

    • Sabrina Galdino disse:

      Eu estou com problema parecido, não aparece a opção para fazer transferência, mas mesmo assim o google pede para eu fazer… Não entendi.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sabrina!

      Mesmo em meu caso, que já fiz a transferência há alguns meses, o Google continua mostrando a mensagem.

      Assim, se os relatórios estão sendo exibidos corretamente, não há motivos para se preocupar.

      Um abraço!

  6. Diogo Medeiros Mainardes disse:

    Olá Adelson… primeiramente é um prazer falar com você novamente. Bom, pelo blog é a primeira vez que conversamos, mas já trabalhei na mesma que você a um bom tempo atrás. 😉

    Seguinte, eu fui até o analytics que percebi que a minha propriedade está definida como Edição, mas o botão para atualizar para o Universal Analytics não aparece. Você sabe dizer este recurso ainda não é liberado para todos os usuários? Eu serei notificado por e-mail quando estiver liberado para eu atualizar?

    Obrigado!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Diogo!

      Que ótimo vê-lo por aqui! 🙂

      De acordo com informações do Google, o upgrade para o Universal Analytics já deve estar disponível para todos os usuários.

      Faça uma verificação em sua conta: se você entrar na área "Administrador", e acessar a opção "Informações de acompanhamento", aparece no início a mensagem "Esse é o código de acompanhamento do Universal Analytics para essa propriedade"?

      Se aparecer, é sinal de que ela já está convertida para o Universal Analytics. Isso aconteceu com todas as minhas propriedades restantes, que apareceram agora convertidas, mesmo sem eu realizar o processo.

      Volte aqui para compartilhar o resultado, por favor.

      Um abraço!

    • Diogo Medeiros Mainardes disse:

      Olá Adelson!

      É, realmente não apareceu para mim a opção de atualizar para o Universal Analytics, ele mudou por conta própria mesmo. 🙂

      Bom, atualizei o script de rastreamento para o novo em meu site, então agora acredito que eu já esteja me beneficiando dos novos recursos, que eu ainda não vi em detalhes quais são.

      Obrigado pela ajuda e espero que eu tenha ajudado outros também!

      Abraço!

  7. Valdecir Moraes de Azevedo disse:

    Por segurança, também é importante remover o ID do Analytics das configurações do seu blog no Blogger, para evitar que sejam colocados dois código. Essa parte não entendi?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valdecir!

      Quando você preenche essa caixa no Blogger, ele automaticamente insere o código do Google Analytics em seu blog. No entanto, ele insere o código no formato antigo. Por isso eu recomendo que ele seja removido ao colocar o novo código.

      Um abraço!

    • Valdecir Moraes de Azevedo disse:

      Obrigado Adelson
      entendi a situação.

  8. Jeise Medeiros disse:

    Muito útil.. Obrigada mesmo…

  9. Matheus S. disse:

    Poxa valeu, foi de grande ajuda mesmo. Não sei o porque, mas eu não estava conseguindo alguns dias quando fui tentar mudar, porém agora consegui 😀

  10. Ailton Pereira disse:

    Grato Adelson!

  11. Henrique Ferreira de Castro Gil disse:

    Olá
    primeiro, fiquei com o código duplicado, mas ao remover e configurar o User-ID, o analytics parou de receber dados

    uso WordPress, alguém pode me ajudar por favor?

  12. Anônimo disse:

    Logo no inicio da liberação dessa atualização eu fiz a migração e a única coisa que aconteceu foi que meu site simplesmente caiu de 40 mil visitas para 4 mil visitas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      A atualização do código não altera a quantidade de visitas que o blog recebe. O que pode ter acontecido é que o número anterior estava errado, e agora está sendo apontado corretamente.

      O que você pode fazer é avaliar os números de antes e depois da mudança, para entender melhor a diferença.

      Um abraço!

  13. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    O meu código de acompanhamento foi atualizado hoje. Obrigado pelas dicas.

    Pergunta: Há algum problema alguém pegar o código UA-xxxxxxxx-x, já que ele está incorporado no código fonte do blog?

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Eu sempre pensei sobre isso: qualquer pessoa pode obter o ID de outro site/blog e colocá-lo em outro site, atrapalhando a contagem das visitas.

      Se isso acontecer com seu blog, você pode criar um Filtro em "Visualizar" para evitar que isso prejudique seu monitoramento das visitas.

      Um abraço!

    • Edigley Alexandre disse:

      Irei fazer isso!

      Abraço!

  14. Fernanda Scafi disse:

    Consegui fazer tudo, mas no meu caso tb já tinha sido transferido que nem o Diogo acima, vai entender… rs Estava com um problema do Webmaster – não conseguia verificar que eu era dona do site, mas hj consegui finalmente! Obrigada! Agora só falta arrumar os botões de compartilhamento… Ai, não termino nunca de arrumar meu blog hehehe.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      Aparentemente, o Google já começou a fazer a conversão automática das contas do Analytics. Nesse caso, só é necessário colocar em seu blog o código atualizado.

      Quanto ao trabalho no blog, ele é mesmo constante! Taí algo que nunca acaba! 🙂

      Um abraço!

  15. Leandro Chaves disse:

    Oi Adelson, tudo bom? Primeiro queria parabenizar pelo site. Tem me ajudado muito!
    Queria tirar uma dúvida. Eu estou com um problema nessa versão nova do Analytics que já vinha acontecendo na versão antiga também. Ele está funcionando em todas as outras modalidades, mas justamente na parte de Público Alvo onde eu preciso ter as informações de Demografia e Interesses, fica dando uma mensagem assim: "Alguns dados nesse relatório podem ter sido removidos quando um limite foi aplicado."

    Já fiz todos esses procedimentos umas 50 vezes, já está tudo configurado direitinho… mas essas duas sessões que mais preciso continuam sem exibir os gráficos. Daí eu percebi uma coisa: o código que o Google manda colar antes do "/head" fica alterado com uns caracteres estranhos em algumas linhas depois que salvamos. Acho que isso é que está dando o problema. Aparece uns &39 assim e essa parte do código fica vermelho.

    Eu percebi que utilizamos o mesmo template comprado em nossos sites. Se não me engano, o nome é Geek Press. Seu modelo é bem parecido com o meu. Gostaria de saber como consigo resolver isso. Preciso demais dessas informações e são as únicas que não tenho.

    Agradeço desde já e continue com esse trabalho ótimo que você tem aqui! Abraços!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leandro!

      Obrigado pelos elogios! Fico muito feliz com o seu retorno!

      Quanto à mensagem que você citou, ela não é um problema que você possa resolver, mas sim uma característica do Google Analytics. Veja a explicação do Google para o caso: "Os limites são aplicados quando os dados permitem a um destinatário do relatório inferir as características (como idade, sexo ou interesses) de um visitante individual. As linhas abaixo do limite não são exibidas. As linhas acima do limite contêm dados completos."

      Assim, trata-se de uma questão estatística, e é apenas um alerta sobre os dados que estão sendo mostrados.

      O fato de seus gráficos estarem em branco normalmente indicam que seu código do Google Analytics não possui uma linha necessária para a coleta das informações estatísticas. Caso não existe, adicione a linha

      ga('require', 'displayfeatures');

      antes da linha

      ga('send', 'pageview');

      Isso deve resolver seu caso.

      Um abraço!

  16. vinicius disse:

    Boa tarde Adelson.

    Tenho uma conta com algumas propriedades e uma conta (que eu chamdo de Global) sendo o "guarda-chuva" dessas contas.
    Ao migrar do GA para UA resolvi testar primeiro nessa conta Global.
    Mas 2 coisas me intrigaram:
    Na parte de TEMPO REAL a share do tráfego DIRETO passou a ser muito maior (e esse número me parece errado)
    E em qualquer relatório que eu faça abrindo por ORIGEM de tráfego, o DIRETO passou a ter um Share inconsistente com mesus dados.

    Essa mudança foi somente nessa conta Global que passou a ser UA.
    Será que o que diz nesse link faz algum sentido?
    https://support.google.com/analytics/answer/2795833

    Tem alguma solução para corrigir esse share maior de tráfego direto?

    Muito Obrigado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!