Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1490275097
Vida do cache: 1490534296
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

avisos

O Gerenciando Blog abandonou seus leitores

abandonoVocê se assustou com o título desta postagem? Pois foi um comentário que recebi estes dias.

Veja o que causou essa sensação e entenda os motivos por trás disso.

Eu pensei muito antes de publicar este artigo.

Afinal, ele não é um tutorial ou notícia, como vocês estão acostumados a encontrar aqui.

Ele é mais uma “prestação de contas”, em respeito a todos vocês que acompanham o meu trabalho.

Quem tem um blog, sabe o trabalho que dá para mantê-lo. E sabe também o que tempo que ele consome. Escrever um artigo original não é fácil: considerando todo o processo de pesquisa, testes, elaboração do texto, criação das imagens, são gastas facilmente algumas horas de trabalho.

Após a publicação, o trabalho continua: é necessário responder os comentários recebidos e alguns deles exigem novas pesquisas e testes para encontrar a resposta.

Lá se vão mais algumas horas.

E eu não reclamo disso. Pelo contrário: é algo que tenho feito com imenso prazer nos últimos 5 anos.

Mas, um fato é claro: à medida em que o tempo passa, mais artigos são publicados e mais comentários são recebidos. Isso faz também com que o tempo necessário para respondê-los seja gradativamente maior.

Eu tenho um “pequeno” agravante: o Gerenciando Blog não é minha única atividade profissional.

Tenho também um trabalho formal – com o qual também tenho imensa satisfação – que ocupa 10 horas do meu dia.

O tempo restante é o que eu uso para manter o Gerenciando. Ah, nesse tempo eu preciso também dormir, me alimentar, cuidar da família, ir à academia, me divertir etc. 🙂

Estou listando tudo isso não para que vocês tenham dó de mim. Eu gosto dessa rotina agitada que tenho.

Eu faço isso para explicar os pontos seguintes que estão neste artigo. São situações que alguns leitores levantaram nas últimas semanas e que merecem uma explicação.

1. Você demorou para responder meu comentário

Sempre tive como compromisso responder cada um dos comentários que recebo em meus artigos.

Isso significa que respondo todos eles, mesmo que demore um pouco.

Faço todo o possível para responder os comentários recebidos no prazo máximo de 1 semana.

E sempre me esforço para responder antes disso. Infelizmente, há épocas um pouco mais complicadas que fazem com que esse prazo possa se alongar um pouco.

2. Você não publicou meu comentário

Há poucos motivos que me fazem deixar de publicar um comentário.

Eles estão explicados no texto que fica abaixo da caixa de comentários. Também estão na Política de Comentários.

Os motivos mais comuns para eu não publicar um comentário:

  • Ele não tem relação com o tema tratado na postagem onde ele foi deixado – Como os comentários são fonte de consulta para outros visitantes, isso tornaria a postagem desorganizada.
  • Ele é claramente uma propaganda para outros sites e blogs – Não vejo problemas em publicar comentários que sejam assinados com a OpenID ou URL de outro blog, desde que ele agregue valor à postagem. Aqueles que contêm links no corpo e são deixados com o único propósito de divulgação, não são mesmo publicados.
  • O comentário é um simples convite para conhecer seu blog – É outro tipo de comentário que não gosto de publicar, também por não agregar nada aos demais leitores. E isso não significa que eu não visite blogs de comentaristas: um comentário bem escrito é a melhor propaganda que você pode fazer. Isso chama a atenção de quem lê e faz com que eu e os demais leitores o visitemos mesmo sem pedir.

3. Você não respondeu a dúvida que enviei por e-mail

Durante muito tempo, eu respondi dúvidas por e-mail.

Mas, hoje não sobra mais tempo para isso.

Eu prefiro utilizar meu tempo deixando uma resposta para um comentário – que poderá ser lida por todos os visitantes – do que por e-mail, que será lida apenas por quem o recebeu.

Eu deixo isso claro nas instruções do formulário de contato, para que a pessoa não fique com a falsa expectativa de que será atendida.

4. Você não dá atenção às suas redes sociais

Eu sempre monitoro minhas redes sociais para analisar os comentários e mensagens recebidas.

Mas, eu sigo a mesma regra que citei nos itens anteriores: se eles não tem relação com a postagem, eu não os responderei.

Se for uma mensagem particular para mim com uma dúvida, também é bastante provável que não será respondida, pela falta de tempo.

Em outros casos, sempre respondo com todo o prazer!

5. Você cobra para ajudar as pessoas

Todo o conteúdo visto aqui no Gerenciando Blog é grátis.

Todas as dúvidas deixadas nas postagens (e que tenham relação com o tema tratado) são respondidas gratuitamente.

Eu nunca gerei nenhum conteúdo pago – sejam artigos exclusivos, e-book ou outros. Até já cogitei fazer isso, mas preferi deixar o acesso grátis.

Por outro lado, se alguém quer que eu acesse o seu blog e resolva alguma problema ou faça alguma alteração, sinto-me no direito de cobrar por esse trabalho.

Samanta e eu nos especializamos no que fazemos justamente para que possamos oferecer um serviço profissional, de qualidade e pelo qual valha a pena pagar.

6. Se você não tem tempo para responder a todo mundo, não deveria se expor na internet

De todos os pontos levantados, esse foi o mais “doloroso” para mim.

Pensei se quem o escreveu tinha razão.

E eu acredito que não tenha. Eu tenho certeza de que o meu trabalho já ajudou muita gente.

Vejo isso nos comentários que recebo. E não seria correto eu deixar de fazer isso apenas porque não tenho condições de responder alguns e-mails.

Conclusão

É isso! Espero que vocês possam compreender as situações que coloquei, e perceber que continuo dando o máximo valor a quem me visita e interage nos artigos que escrevo.

Vocês são muito importantes, e são a razão do Gerenciando Blog existir.

Se eu não faço mais do que faço hoje, é simplesmente porque não tenho disponibilidade de tempo para fazer mais.

Quem sabe um dia as coisas sejam diferentes!

Quer comentar o assunto?

Criticar ainda mais?

Deixar alguma sugestão?

Os comentários estão livres para isso!

Só não peça para visitar seu blog nele, combinado?

Ah, não seja ofensivo! 🙂

Abraço a todos!

Imagem de Abandono via Shutterstock

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

64 Comentários

  1. Ezequiel da Silva disse:

    Olá Adelson,

    Na verdade tem leitores que não entende a situação do blogueiro, muitos blogueiros trabalham fora e não podem responder todos os comentários na hora, e isso faz muitos leitores reclamarem!

    O ideal é que nós aprendamos a lidar com isso e continuarmos postando, pois os posts em si já ajudam muita gente e respondem muitas dúvidas, basta dar uma procurada!

    Abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ezequiel!

      Grande parte dos blogueiros têm a mesma situação que nós: trabalham fora e usam o tempo livre para cuidar de seus blogs. Aí, contamos com a paciência dos leitores para aguardar nossas respostas.

      Um abraço!

  2. Rui Pinto disse:

    Só quem nunca teve um blog deste género é que pode pensar em censurar e escrever insultos (porque são insultos!) dessa forma. Não ligue a essas pessoas porque muitos de nós já passaram pelo mesmo e entendemos =) Continue o bom trabalho!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rui!

      O mais estranho é que todos que me visitam também têm blogs, então sabem como é a situação.

      Mas, pelos comentários recebidos aqui, vi que essa insatisfação parece vir apenas de uma pequena parcela dos leitores. Escrevi este artigo para medir a reação dos leitores, e fiquei muito feliz com o resultado.

      Um abraço!

  3. Lu Lou disse:

    Adelson,
    acho que críticas fazem parte da vida e servem de ponto de partida para avaliar, repensar e, se for preciso, melhorar um determinado aspecto. Contudo, é muito fácil apontar o dedo, cobrar e exigir, muitas vezes sem razão nem direito.
    De todos os pontos, o que achei mais ridículo é o nº6. Seguindo a "lógica" do comentador, então não deveria ter conta no Facebook quem não curte nem compartilha nada; não deveria ter acesso a Internet de banda larga quem só a utiliza para responder meia dúzia de e-mails; e por aí segue a irracionalidade do comentário.
    Da minha parte, só posso agradecer pelo seu excelente trabalho aqui no blog. Encontrei a ajuda que necessitava quando iniciei meu blog e até hoje acompanho e admiro seu trabalho. Fique tranquilo e beijinho no ombro pro recalque passar longe 😉
    Lu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Que ótimo vê-la aqui novamente! São leitores como você, sempre presentes aqui, que me fazem acreditar que todo o trabalho vale a pena.

      Eu dou muito valor às críticas. É como você disse: elas servem para fazermos uma avaliação e melhorarmos. Por isso mesmo eu escrevi este artigo, como um "exame de consciência" e uma prestação de contas.

      O item 6 foi mesmo o mais doloroso de ouvir. Mas, já consegui deixar de lado a sensação ruim que ele causou e manter o foco no que é importante.

      Um abraço e obrigado pelo apoio!

  4. Ademir Palacios disse:

    Caro Adelson,
    No mundo imediatista de hoje as pessoas querem tudo na hora, com isso se tornam um pouco egoístas. Acompanho seu blog faz alguns anos e você nunca ficou sem dar um retorno as minhas questões, olha meu amigo continue como sempre foi, ajudar sim…milagres é em outro endereço. Abração

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ademir!

      Eu sempre fiz o possível para ajudar a todos que me procuram. Isso pode mesmo demorar às vezes, mas raramente deixo uma pergunta sem resposta.

      Realmente, milagres ainda não consigo fazer. rs

      Um abraço!

  5. Nestor W. Neto disse:

    Oi Adelson,
    Não esquenta não amigo. Eu também ás vezes sofro comentários ofensivos até por que tenho banners de publicidade nos artigos.
    No blog hoje tem mais de 680 artigos e só 5 são publicitários, mesmo assim algumas pessoas reclamam, querendo que seja tudo 100% de graça. Eles não param para pensar no trabalho que dá criar um curso todo em vídeo aulas. Acham injusto eu cobrar por um trabalho que eu mesmo fiz, é o cúmulo, não é? srsrsrsrsr

    A vida continua os que ficam comigo são benefíciados, os que se estressam por causa de alguma propaganda talvez nem assistem TV, afinal, lá as propaganda são quase 40% do tempo da programação. Se a gente fizesse igual na net as pessoas enfartariam srsrsrsr.

    Te parabenizo pelo belo trabalho! Você e a Nosferath são as únicas duas feras que nunca deixo de acompanhar desde o meu início na net tem sido assim…

    Abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nestor!

      Obrigado pelo apoio e pelos elogios! Fico realmente feliz.

      Já houve um tempo em que fui criticado também pelos artigos patrocinados e pelos anúncios que mostro. Mas, é como você disse: é estranho não podermos nem ganhar pelo trabalho que fazemos.

      Um abraço!

  6. Regina Del Buono disse:

    Bom dia, Adelson e Samanta, espero que estejam bem!
    Fiquei muito surpresa com o conteúdo deste post, e por este motivo, estou aqui.
    Mantenho um blog há 2 anos, graças aos ensinamentos publicados aqui no Gerenciando Blog, assim como à consultoria prestada por essa dupla de profissionais maravilhosos que vcs são! E se isto não bastasse, são mega atenciosos, porque respondem pessoalmente aos meus emails com dúvidas e necessidades do meu blog, pelo que eu fico imensamente agradecida, como cliente de seus serviços.
    Parabéns por mais esta iniciativa, sucesso sempre!
    Abraço!
    Regina Del Buono

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Regina!

      Muito obrigado pelo seu depoimento! Você, além de leitora assídua também é nossa cliente, o que estreita os nossos laços.

      Um abraço!

  7. Melissa Bergonso disse:

    Oi, Adelson!

    Vida de blogueiro é assim mesmo, nem sempre dá tempo de responder a todos em tempo mínimo. Eu mesma demoro bastante também, pois respondo comentários, emails, etc. de acordo com o tempo que tenho. Algumas respostas, como você disse, precisam de pesquisa, muita pesquisa. Já cheguei a ter que ler partes de livros imensos para poder responder dúvidas de leitores, e isto não é coisa fácil, demanda muito tempo e, mais do que isso, atenção, para fazer uma resposta completa, coesa, e que não deixe dúvidas.

    Também não publico comentários com links para outros blogs, que pedem visitas. Quem deixa comentários deste tipo não está interessado nos nossos blogs, mas somente em fontes de acesso, e isto é, no mínimo, deselegante. E comentários com conteúdo ofensivo, sarcásticos, não publico mesmo. Recebo, de vez em quando, alguns assim, por conta de assuntos mais "polêmicos". Uma coisa que eu fico irritada é que as pessoas perderam a educação na internet. Não medem palavras para comentarem, acusam-nos de várias coisas sem nem mesmo conhecer-nos, nossa, já recebi cada xingamento! No fim eu acabo rindo, porque certas coisas ditas são ridículas. Uma vez uma pessoa se deu ao trabalho de deixar 16 comentários numa postagem que, reunidos, deram ao todo 12 folhas de um arquivo no word. É claro que eu não publiquei, nem mesmo me dei ao trabalho de ler "o comentário" todo rs… Antes eu me estressava muito com este tipo de coisa, hoje em dia, nem dou bola. Dou atenção a quem merece, a quem tem dúvidas sinceras, a quem aprecia meu trabalho. Quem só aparece no meu blog de pára-quedas, para satirizar comigo, o destino é a "lixeira".

    Não se preocupe, você faz um bom trabalho aqui no GerenciandoBlog. Eu sempre tive minhas dúvidas respondidas quando lhe perguntei algo. Geralmente, quem reclama, é quem gosta de chamar a atenção, "adolescentes" mal resolvidos rs…

    Fica com Deus!
    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Melissa!

      Você também já passou por umas situações complicadas em seu blog! Imagino mesmo que alguns artigos seus levantem algumas polêmicas complexas de tratar.

      A questão da educação é mesmo complicada. Mas, nisso eu tenho sorte: o público que escreve aqui raramente é mal educado, então isso facilita as coisas.

      Um abraço e obrigado pelo apoio!

  8. Marc Ferr disse:

    Grande Adelson, eu que tembém sou blogueiro (só por diversão) reconheço que ler os comentários e responde-los leva tempo mesmo. Tenho uma atividade intensa, acordo todos os dias 6 da manhã, trabalho até às 10 da noite, e num ou outro intervalo consigo responder aos meus comentaristas. E o meu blog é bem limitado de comentários, não tem muita visita. Mas já da um grande trabalho. Fico imaginando o seu, que é tão acessado e com tantos comentários, perguntas, etc. Mas acho que deve ficar tranquilo, pois quem aprecia seu trabalho jamais vai pensar que você abandonou seus leitores. Continuem o excelente trabalho e mais uma vez parabéns pela preocupação com os leitores.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marc!

      Uau! Sua rotina é ainda mais puxada que a minha. E ainda assim você consegue manter seu blog? Está de parabéns!

      Manter o Gerenciando dá mesmo muito trabalho. Mas, não deixo de fazer isso por nada. Tenho mesmo enorme satisfação em interagir com todos que vêm aqui.

      Um abraço e obrigado pelos elogios!

  9. Luiz L. Marins disse:

    Olá ! Penso que não seria necessária uma satisfação pública desse quilate.

    • Adriano Luz disse:

      OIá, Luiz!

      Eu precisava escrever o artigo, tanto para dar uma satisfação aos leitores que pensam assim, como para medir a reação dos demais.

      E também pode servir como experiência para os demais blogueiros que passem por situação parecida.

      Um abraço!

    • Consuelo Araújo disse:

      Falou tudo!
      É verdade, apesar de não "precisar" dar satisfação, este tipo de "desabafo" pode colocar fim ao egoísmo de certas pessoas, bem como nos aliviar de um peso desnecessário!
      Parabéns pelo excelente blog, que tem me ajudado muito no meu humilde cantinho!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Consuelo!

      Obrigado por deixar seu apoio! Fico realmente feliz em poder ajudá-la com o seu blog!

      Um abraço!

  10. Lady Sybylla disse:

    Olha… me dá muita raiva esse tipo de comentário de leitor. Tem leitor esquece que o blogueiro não é pago por ele para ficar respondendo dúvidas 24hs por dia e para resolver os problemas para ele. É por isso que existem os metablogs, onde qualquer um pode acessar, pegar um tutorial e aprender. Eu fiz isso e ainda faço com meu blog. Aprendi sozinha a personalizar, e estou aí há quatro anos blogando.

    Outra coisa que as pessoas esquecem é que um blog não é uma democracia. Blog tem dono, e o dono é quem arca com os custos com domínio, hospedagem, que perde tempo pesquisando, criando tutoriais. E se ele quiser, um dia, apagar tudo, é direito dele. O blogueiro não é obrigado a ficar à disposição de NINGUÉM. Não tem como alguém vir reclamar de qualquer coisa se ela estiver tomando sua dose diária de Simancol.

    Meu comentário aqui nunca ficou sem resposta. Ou seja, se alguém não tem seu comentário publicado simplesmente olhe para suas próprias ações ao invés de criticar o blogueiro. Tem gente que esquece que educação é algo que deve existir também no ambiente virtual.

    Abraço e continue seu trabalho em seu ritmo, Adelson. =)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Concordo com você. Principalmente por e-mail eu recebia muitas dúvidas que estavam respondidas nos artigos que eu já havia publicado aqui. Eram o tipo de dúvidas que podiam ser respondidas com uma simples procura.

      Aqui, eu procuro sempre ser o mais respeitoso possível com todos. E também dar a máxima atenção. Por isso, chateia receber comentários desse tipo.

      Obrigado pelo apoio!

      Um abraço!

    • Elaine Gaspareto disse:

      Lady Sybylla, assino embaixo.
      Esse é um comentário que pensei: poxa, queria ter escrito isso rsrsrs
      Então, assino embaixo, sem mudar uma vírgula.

      Adelson, no começo eu até ficava triste quando recebia comentários desse tipo.
      Hoje deleto sem pena nem dó.
      Sabe porque?
      Porque só sabe o que a gente passa quem está dentro da nossa pele rsrs
      Ou seja: cada um sabe de si, cada um sabe o quanto pode dar.
      E você, meu amigo, dá uma contribuição inestimável para blogueiros, iniciantes ou não.
      beijossss

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elaine!

      Muito obrigado pelas palavras de apoio! Eu fiquei mesmo chateado com a situação, mas sei que faço sempre o possível para manter o Gerenciando Blog, sacrificando muito de minha vida pessoal por isso.

      Agora, a mágoa já passou. 🙂

      Um abraço!

  11. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    Infelizmente algumas pessoas tem a tendência a tirar conclusões sem fundamento algum. De 1000 coisas que fazemos, uma é escolhida para ser injustamente criticada. As outras 999 coisas parecem que não serviram. Elogiar é difícil. Dói?

    Algumas pessoas ainda entendem que a internet é uma via de mão única. Adoram pedir e obter respostas rápidas. Mas esquecem que do outro aldo tem alguém que rala muito para atender a todos. Para estas pessoas, o imediatismo é uma prática que tem que ser sagrada. Não é bem assim.

    Por mais que juridicamente a internet tenha suas lacunas, ela não é uma terra sem regras. Muitas destas regras são criadas por pessoas que ajudam outras pessoas, seja através de um blog, fórum, canal de vídeos, etc. Pequenas e simples regras podem ajudar a organizar a vida de quem dedica um pouco de seu tempo para ajudar usuários com dúvidas sobre diversos temas.

    É lamentável quando recebemos e-mails de pessoas que nos cobram e nos tratam de maneira deselegante. Isso dói mais ainda quando tais mensagens vem de pessoas do mesmo meio.

    Há algumas semanas recebi um ótimo guest post de um professor universitário. Uma leitora do blog compartilhou o artigo em um grupo no Facebook. Ao ver o artigo por lá, leio o comentário de um professor de matemática: "Que merda de aplicação…" O artigo foi acessado por mais de 40.000 pessoas em 3 dias, com mais de 3.800 curtidas no Facebook, isso já é uma boa resposta.

    Me senti triste por alguns instantes, mas logo coloquei em primeiro plano as opiniões das pessoas que realmente gostaram do texto. É isso que tenho feito ultamamente. Absorver as coisas boas. As ruins apenas lamentamos.

    Um pouco de bom senso, um pouco de maturidade e principalmente de respeito é tão bom, que mesmo cansados, fazemos um esforço para responder um e-mail, tirar alguma dúvida, etc.

    Um abraço de seu leitor e grande admirador do seu trabalho!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Acho que sempre haverá uma parcela pequena disposta a fazer críticas injustas. Essas precisam ser descartadas. As críticas honestas e sinceras nos fazem bem, mas críticas ofensivas como a que você citou nem valem a pena ser consideradas.

      E as regras, quando bem estabelecidas, são importantes para a convivência harmoniosa e o funcionamento dos processos. Sendo assim, são bem vindas e necessárias.

      Um abraço e obrigado pelo apoio de sempre!

  12. C Brecho disse:

    Olá Adelson, eu considero este o melhor blog/site de dicas para blogger. Inclusive já me descadastrei de outros e continuo apenas neste. Além de conteúdos altamente importante como SEO, você explica tudo passo a passo, sem dúvidas. Já me ajudou inúmeras vezes, como usar o registro.br e não gastar com hospedagem, sobre dados estruturados e por aí vai.
    Eu não costumo deixar comentários, mas sei que é importante que você saiba que colabora e muito. Obrigada!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Muito obrigado por você deixar este comentário! Ele foi muito importante para mim, acredite.

      Eu me esforço para fazer com que os artigos sejam mesmo úteis para quem chega até aqui. Por isso, prefiro dedicar-me para escrever um único artigo semanal, em vez de escrever artigos rápidos todos os dias.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  13. Zélia Dantas disse:

    Olá Adelson!
    Este senso de profissionalismo é realmente a marca do seu blog. Inclusive pela característica de disponibilizar cópias, coisa que nem todos fazem. Acho que você já ajuda muito com seus artigos e, de quebra, ainda tira nossas dúvidas.
    Mais uma vez parabéns pelo blog
    Zélia

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Zélia!

      Fico feliz em poder passar essa imagem de profissionalismo a você!

      Quanto às cópias, não vejo nenhum problema quando as pessoas querem publicar links do Gerenciando em seus blogs. Só não aprovo a cópia integral dos artigos, até porque isso prejudica o blog da própria pessoa que copiou.

      Um abraço!

  14. Fabio Alves disse:

    Poxa Adelson, concordo contigo. Muitas pessoas só enxergam o próprio lado, mas não se colocam do outro lado para repensar se realmente você não dá atenção. Como você mencionou, seu conteúdo é muito relevante, profissional, e poderia ser muito bem pago, mas está ao acesso de todos gratuitamente. Aliás, uma ideia pra ti: crie um infoproduto direcionado especificamente ao Blogger. Você terá um lucro alto, e não terá dor de cabeça. Caso tenha, será remunerado por isso. Abraço irmão.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabio!

      Eu já cogitei a ideia de ter um infoproduto pago, mas acabei deixando-a de lado justamente para continuar produzindo conteúdo para o Gerenciando Blog. Mas, a ideia não está de toda abandonada. Um dia devo voltar a isso.

      Um abraço e obrigado pela sugestão!

  15. Edinir-Croche disse:

    Oi Adelson
    Entendo o que voce diz, na minha area tambem procuro ajudar o maximo de internautas possivel e ainda assim eles me deixam a impressão que eu sempre estou em falta com o meu tempo.
    Eu admiro demais as suas postagens pois são uma escola para blogueiras como eu.
    Um abraço e obrigada sempre por tudo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edinir!

      Eu admiro muito o seu trabalho e a atenção que você mostra com seus leitores!

      Eu já pensei que, mesmo se me dedicasse 24 horas por dia ao blog, ainda assim não daria tempo de fazer tudo o que eu imagino ser possível. Por isso, precisamos pensar em como usar o tempo disponível da melhor forma possível.

      Um abraço e obrigado pelos elogios!

  16. Clebio Multinível disse:

    bem acho que já fiquei sem resposta ou não conseguir ver a respostar mais nunca vou ficar ofendido por isso porque sei que não nada fácil manter um blog magina um que tem tantos comentários por posts como o gerenciador de blogs abraço e sucesso

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Clebio!

      Realmente, dá um trabalho enorme responder todos os comentários que recebo aqui. Mas, eu os considero muito importantes e essa é minha forma de demonstrar.

      Um abraço e sucesso para você também!

  17. Claudio Gomes disse:

    Faço ideia do que esta passando.

    Tenho 3 blogs e cada um fica programado para publicar 2 postagens por semana.

    Porém trabalho com informática, importação, represento uma empresa de perfumaria, dar atenção equipe, investimento bolsa de valores, filhos e esposa pedindo atenção.

    Imagina a loucura.

    E com isso tudo o tempo fica curto e as vezes acontece de não conseguir programar ou fazer as postagens nos 3 blogs.

    Isso afeta nas visitas e ganhos referentes aos blogs, porém o tempo é curto para diversas coisas juntas.

    Já recebi um email de um usuário de um dos blogs que é de saúde e bem estar argumentando o motivo de não ter nenhum post durante uma semana e fui sincero no email e disse que o tempo naquele mês estava curto e tentando gerenciar várias coisas ao mesmo tempo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Claudio!

      Sua rotina também é agitada! Realmente, deve ser uma loucura conseguir cuidar de tudo isso simultaneamente.

      Aqui, levo como questão de honra ter um novo artigo a cada segunda-feira. E acredito que não tenha falhado com isso ao longo dos anos. Foi o ritmo sustentável que encontrei para manter o Gerenciando Blog.

      Um abraço!

  18. Manasses Moraes disse:

    Oi Adelson

    A vida é corrida mesmo parceiro. Mas pra quem te conhece, sabemos que tem a melhor das intenções meu caro.

    Grande abraço para ti, continue o belo trabalho aqui no GB.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Manasses!

      Obrigado pelo seu apoio! Mesmo com a correria, continuarei sempre fazendo meu trabalho aqui.

      Um abraço!

  19. Ailton Pereira disse:

    Adelson,

    Acompanho o seu trabalho a algum tempo e de outros camaradas Top deste mercado. Na verdade hoje eu acompanho dois outros blogs e você é um dos melhores blogs atualmente.
    Você é um exemplo a ser seguido. As novas tendencias de SEO, plataformas, plugins, alalytcs, adsense, conteúdo e todos os assuntos referentes a blogsfera são publicadas aqui em primeira mão.
    O seu conteúdo é de primeira qualidade. Eu já fiz pesquisa de assunto que você publicou aqui e não encontrei nada, depois é que aparece.
    Você trata o seu público com tanto respeito que se deu o trabalho de escrever um artigo para expor os seus problemas. Eu espero que você continue com este profissionalismo, perfeccionismo e respeito. Parabéns e sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ailton!

      Muito obrigado pelos elogios e também pela preferência! Sempre faço o possível para trazer a vocês as novidades relacionadas a blogs.

      Um abraço e espero continuar sempre vendo-o aqui!

  20. Almir Ferreira (Panorâmica Social) disse:

    Olá Adelson,

    Só queria deixa registrado aqui que você faz um trabalho incrível, e até solidário, no Gerenciando Blog. Nesses 4 anos que tenho de blogosfera, você já me ajudou bastante tirando dúvidas, ou com tutoriais, ou gadgets interessantes. Enquanto isso, alguns colegas do seu nicho não se dão nem ao trabalho de responder a uma dúvida nos comentários. E digo isso porque espero resposta de alguns deles há mais de um ano, em alguns casos…
    Obrigado e continue com esse trabalho magnífico.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Almir!

      Eu sei como é ruim deixar um comentário em um blog e ficar sem resposta. Eu também já passei por isso diversas vezes. Por isso mesmo estabeleci esse compromisso pessoal de responder a todos que deixam um comentário válido aqui. É minha forma de mostrar respeito por vocês.

      Um abraço!

  21. Anônimo disse:

    Falando em tempo… Acabei de vim rapidamente ver um tutorial para resolver um problema as presas e acabei me ocupando nesse artigo porque a curiosidade não deixou passar.

  22. Flávio Peralta disse:

    Olá Adelson como vai,de repente,blog tá dizendo,venha eu sou seu futuro,minha esposa tinha 13 anos prefeitura e pediu contas,hoje diretora Amputados Vencedores,cuida da minha carreira Palestrante Sipat,faz suas Palestras pelo Brasil,sabe frase que ela diz,se soubesse teria saido bem antes,Abraços Flávio Peralta,Saúde em primeiro lugar.fico imaginando vc fazendo palestras,ia arrebenta.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Flavio!

      Muito obrigado pelo seu apoio! É que eu gosto muito mesmo do meu outro trabalho, por isso não penso hoje em sair dele. Mas, quem sabe no futuro isso ainda possa mudar?

      Um abraço!

  23. Luciana Pessoa disse:

    Olá Adelson, Sou "novata" na blogosfera mas já sei o trabalho que dá um blog… Seus artigos já ajudaram milhares de pessoas, iniciantes ou não, assim como eu. Mesmo que não respondesse um comentário sequer, seu acervo digital já presta um serviço de utilidade pública – gratuitamente. Obrigada e parabéns!

  24. Marlon Bruno disse:

    Caro Adelson,

    quando comecei em 2011 acessava muito o GB para aprender sobre tudo aqui, mas hoje….CONTINUO ACESSANDO!!! Rsrs

    Entendo bem o seu post e digo que passo o mesmo, e ja nao consigo mais responder a todos os comentarios pelos mesmos motivos que voce disse no seu post, nao retiro nada (até a academia, rs).

    Participei e participo com o Cabelos E Sonhos do ranking blogger que voce fez nos 2 ultimos anos e continuarei, pois é um grande incentivo para quem usa a plataforma.

    Esse ano, precisamente no mes de Abril, tivemos a felicidade de ficar em 1º lugar (Top1) no Premio TopBlog Brasil e divido essa alegria com voce que já ajudou muito em varias mudancas no nosso blog.

    Grande abraço pra voce e continue firme pois o GB ajuda muito a quem está começando e mesmo a quem já está a muito tempo nessa luta que sabemos ser uma dedicação extraordinaria para levar conteudo original.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marlon!

      Que bom saber que você entende e compartilha a situação.

      Achei um barato o início do seu comentário! rs Muito bom ver que até hoje você continua sempre presente aqui.

      E parabéns pelo prêmio Top Blog! Esse é um ótimo reconhecimento pelo trabalho de qualidade que você faz em seu blog.

      Um abraço!

  25. Liliane Inglez disse:

    Adelson, gostaria de reafirmar o que alguns leitores já pontuaram: mesmo não tendo feito nenhum comentário ou pergunta, seu blog me ajudou MUITO (e creio que ainda ajudará) a melhorar meu blog de viagens! Parabéns e continue seu trabalho!
    http://www.trilhasecantos.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Liliane!

      Muito obrigado pelo apoio! Sou sincero quando digo que fico feliz em saber que os artigos são úteis para quem os lê.

      Um abraço e sucesso para você!

  26. Lucianah Santos disse:

    Olá Adelson, tudo bem? Estou começando com um blog e já senti que é trabalhoso, mas gosto de escrever. Te acompanho a um tempo já, mas ainda ñ havia feito nenhum comentário sobre algum post seu. Suas dicas são claras e agregam muito valor, ainda mais para pessoas como eu que estão começando. Mesmo pessoas com larga experiência, acredito que enxergam detalhes que nunca viram antes lendo seus posts. Bom… obrigada por tudo até aqui (tenho aprendido bastante) e sucesso 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucianah!

      Só mesmo quem tem um blog sabe o trabalho que dá para mantê-lo.

      Muito obrigado por dedicar alguns minutos seus para deixar este comentário.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  27. Alan Carlos disse:

    Alem das dificuldades do dia a dia, as vezes temos que driblar aquele desanimo natural que pinta por conta da rotina..

    Mas é assim mesmo, nem Jesus conseguiu agradar todo mundo..

    Sucesso.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alan!

      Sim, é verdade! Nós, blogueiros, precisamos sempre manter a motivação em alta, para continuarmos sempre nos dedicando ao blog e aos nossos leitores.

      Quanto a agradar todo mundo, sei que isso não é mesmo possível. Mas, faço o possível para tratar bem e com atenção todos que chegam até aqui.

      Um abraço!

  28. Bruno Bezerra disse:

    Olá Adelson!

    Quando eu vi esta postagem, tive um leve susto, porém logo de cara, compreendi a real lógica para esse post aqui no Gerenciando Blog. Entendo e compartilho seu raciocínio sobre os temas/perguntas abordados acima, pois lidar com várias informações pode ser, às vezes, um pouco cansativo. Sempre visito este site e, na maioria das vezes, resolvo minhas dúvidas sem problemas, pois sei que estou compartilhando conteúdos de um website de qualidade, com bons ensinamentos indispensáveis. A blogosfera está aumentando, sua capacidade de ampliá-la, também! Essa breve FAQ acima serve como ponto de orientação para os demais blogueiros e usuários, para compreenderem alguns termos aqui do GB. Só tenho uma coisa para lhe dizer; Continue com o seu belo trabalho, suas dicas são bastante valiosas!
    Grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Eu precisava realmente "conversar" com os leitores sobre este assunto, por isso escrevi a postagem. Era minha forma de sentir a opinião dos demais leitores.

      Fico muito feliz com seu comentário! Para mim, é um ótimo retorno saber que os artigos estão sendo úteis para você.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  29. Bruno Rafael Castor disse:

    Adelson felizmente seus artigos são tão altamente suficiente para agregar aos meus conhecimentos que acho as vezes estranho leitores reclamarem de alguma ausência sua ..

    Parabens seu blog e seus artigos são essenciais

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Eu fiquei preocupado e chateado quando recebi essas reclamações. Mas, elas serviram como um "puxão de orelha" para eu parar e avaliar o trabalho que estou fazendo.

      Espero poder ter eliminado um pouco dessa má impressão que ficou para alguns leitores!

      Um abraço!

  30. EDGAR SILVEIRA disse:

    Olá Adelson, Tudo bem? sou Edgar Silveira, e tenho blog sobre saúde e beleza. Bem, eu estava lendo um artigo sobre SEO em seu blog, que foi bastante útil para min, pois o mesmo é rico em detalhes e muito bem explicado. Muito obrigado por passar essas informações, pois sou novo nessa área e ainda estou com várias dificuldades, principalmente com respeito à SEO. Um grande abraço! Edgar.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edgar!

      Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil para você! Espero que sempre encontre aqui dicas interessantes para o seu blog.

      Um abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!