Google SEO Camila Fiori

Como mostrar as postagens do seu blog no Google Notícias

noticiasEntenda como funciona o Google Notícias (ou Google News) e como colocar lá as postagens que você escreve em seu blog.

É mais uma forma de conseguir visitantes para seu blog vindos do Google!


Introdução

Você já percebeu que, em algumas buscas que você faz, o Google coloca na parte superior dos resultados alguns itens destacados como “Notícias”?

Veja o que ocorre, por exemplo, quando você pesquisa a palavra google:

 

Google Notícias

Esses resultados também ficam disponíveis quando você clica no item “Notícias”, logo abaixo da caixa de busca:

 

Google Notícias

Colocar o seu blog nesses resultados é uma boa ideia! Isso dá mais destaque aos seus resultados e pode atrair mais visitantes para o seu blog.

No próximo item, você aprenderá como exibir lá os seus resultados.

Como mostrar suas postagens ao Google Notícias

A má notícia é que não é tão simples colocar seu blog lá. Há algumas dificuldades a vencer:

 1. Isso não acontece de forma automática. Para que seu blog apareça lá, você precisar preencher e enviar ao Google um pedido para a inclusão dele.

2. Nem todos os blogs têm conteúdo e estrutura adequados ao Google Notícias. Por isso, pode ser que seu blog nunca seja mostrado lá.

3. Depende do Google aprovar o seu blog. Caso ele entenda que seu blog não está adequado, ele rejeitará o seu pedido sem explicar o motivo.

Eu tentei submeter o Gerenciando Blog, mas ele não foi aprovado.

O procedimento de submissão é relativamente simples. Basta você preencher o formulário que está em https://support.google.com/news/publisher/contact/suggest_content_website.

Logo após o envio, você receberá um e-mail informando que seu formulário foi recebido.

É necessário aguardar algum tempo (podem ser dias ou semanas) até que a sua solicitação seja avaliada e você receba um novo e-mail com o resultado.

Em meu caso, demorou apenas 3 dias para ter a resposta.

Orientações para que seu blog seja aprovado no Google Notícias

No artigo Por dentro do Google Notícias, o Google explica algumas exigências importantes que um site ou blog deve cumprir para ser exibido no Google Notícias.

 

Vale a pena acessar o link para ver em detalhes as diretrizes.

Abaixo, estão algumas orientações importantes:

1. É necessário que você publique notícias em seu blog, que é o foco do serviço.

Caso você tenha não apenas notícias em seu blog, mas também outros temas, você pode usar uma artimanha: crie um marcador chamado “noticias” (ele não pode ter acento, pois o Google Notícias não o aceita) e associe esse marcador às postagens referentes a notícias.

Quando preencher o formulário, indique o endereço www.seublog.com/search/label/noticias na caixa “URLs das seções de notícias”.

2. Você deve possuir em seu blog uma página que ofereça aos visitantes uma forma de entrar em contato com você, mas que seja diferente de um formulário de contato.

Pode ser um endereço físico de correspondência, número de telefone ou mesmo seu e-mail. Quanto mais informações houver, melhor.

Essa página deve ser citada em “Local das informações de contato disponíveis em seu site”.

3. Deve haver outra página informando quem é a equipe por trás das notícias. Se houver mais de uma pessoa, é importante citá-las, dando o máximo de informações possíveis e dizendo o que elas fazem no blog (se são autores, editores etc.).

4. As notícias devem ser bem escritas, inclusive em questões de ortografia e gramática. Por isso, tome o máximo de cuidados de qualidade com os artigos que você submeterá ao serviço.

5. Evite o envio de publieditoriais, tutoriais, poesias e qualquer outro tipo de artigo que não sejam notícias.

Promoção rápida: consiga a aprovação do seu blog e ganhe um livro

Como eu disse, o Gerenciando Blog não foi aceito no serviço, mesmo porque ele não cumpre algumas das exigências do serviço.

Isso mostra a seriedade do Google com relação aos sites que são aceitos.

Por outro lado, há blogs que se encaixam perfeitamente no perfil que o Google espera.

Por isso, deixo neste artigo uma promoção rápida, como incentivo adicional a quem deseja incluir seu blog no Google Notícias.

O primeiro autor que conseguir a aprovação do seu blog no Google Notícias, valendo a partir da data de publicação deste artigo, ganhará qualquer livro que escolher, até o valor de R$ 50.

Algumas poucas regras:

  • A comprovação deverá ser feita encaminhando para [email protected] o e-mail recebido do Google com a aprovação do blog no serviço. Note que é o e-mail com a aprovação, e não apenas com o pedido de entrada. Valerá a data de envio do e-mail para mim (e não a data de envio pelo Google). Aquele que enviar primeiro, ganhará o prêmio.
  • O ganhador poderá escolher qualquer livro vendido em uma loja online nacional com classificação diamante ou ouro no E-bit.
  • A promoção só é válida para moradores do Brasil, devido ao valor do frete para entrega do livro.
  • Não há data limite para esta promoção. Ela permanecerá aberta até que haja um ganhador. Quando isso ocorrer, divulgarei a informação nesta própria postagem.

Conclusão

O Google Notícias pode ser outra fonte importante de visitas para seu blog.

Se você conseguir a aprovação do seu blog e divulgar notícias importantes, é provável que isso lhe traga uma boa quantidade de novos visitantes.

E você, já conhecia o serviço? Já submeteu seu blog? Compartilhe sua opinião e seus resultados deixando um comentário.

Imagem de notícia via Shutterstock

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

37 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.