Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1495677026
Vida do cache: 1495720226
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Google

O que é o Google Meu Negócio?

Google Meu NegócioRecentemente, o Google lançou o serviço Meu Negócio, focado em quem tem um negócio, seja físico ou virtual, e deseja ganhar relevância com ele.

Entenda neste artigo as vantagens do serviço e como se cadastrar gratuitamente.


O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio (ou Google My Business, no original em inglês) é um conjunto de funcionalidades e ferramentas grátis que o Google disponibilizou com o objetivo de divulgar seu negócio e possibilitar a interação com seus clientes e demais interessados.

Os principais beneficiados com o novo serviço são as pessoas que têm negócios locais, como lojas, escritórios etc.

Algumas funcionalidades, como a exibição no mapa e o horário de funcionamento são perfeitas para esses negócios.

Mas, mesmo para negócios online (como um blog, por exemplo), ele também pode ser interessante.

Não se tratam de novas ferramentas. Todas elas já existiam antes, mas de forma solta.

Com o Google Meu Negócio, fica mais simples utilizá-las, pois o acesso é todo feito a partir do endereço http://google.com/mybusiness.

O que é possível fazer no Google Meu Negócio?

A partir do Google Meu Negócio, você pode fazer as seguintes operações:

  • Atualizar informações sobre seu negócio, para que apareçam nos resultados das buscas e nos mapas do Google;
  • Criar uma página no Google+, onde você poderá compartilhar notícias e fotos sobre seu negócio;
  • Receber comentários sobre seu negócio e respondê-los;
  • Analisar informações estatísticas sobre as visitas que você recebe em sua página.

Você pode realizar todas essas atividades tanto a partir do seu computador quanto do seu celular, através do aplicativo Google Meu Negócio disponível na Play Store.

Como se inscrever no Google Meu Negócio?

1. Acesse http://google.com/mybusiness.

2. Clique no botão “Aparecer no Google”.

 

Google Meu Negócio

3. Se for solicitado, entre com o e-mail e senha de sua conta do Google.

4. Na caixa de busca, tente procurar pelo nome de sua empresa, para verificar se ela já está cadastrada. Caso não esteja, coloque o endereço completo e clique no botão de busca.

 

Google Meu Negócio

5. Se ainda assim ela não for encontrada, clique na opção destaca abaixo:

 

Google Meu Negócio

6. Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Continuar”.

 

Google Meu Negócio

7. Na próxima tela, marque a opção com um X e clique em “Continuar”.

 

Google Meu Negócio

8. Clique na opção destacada. Apesar de informar que a confirmação será feita por e-mail, ela será feita por correspondência, no endereço indicado na inscrição.

 

Google Meu Negócio

9. Clique no botão “Enviar cartão-postal”. Você receberá uma correspondência no endereço indicado, com instruções para confirmar o seu endereço físico.

 

Google Meu Negócio

10. Clique no botão “Continuar”.

 

Google Meu Negócio

11. Você verá uma tela de confirmação, como a abaixo. Você pode clicar no botão “Começar”, para ver as informações básicas sobre o serviço, ou clicar em “Pular tour”. Neste tutorial, clicarei em “Pular tour”.

 

Google Meu Negócio

Como completar informações do Google Meu Negócio?

Quando você cria sua página, ela ficará apenas com as informações básicas.

Veja que há diversas áreas em que você pode clicar na página inicial para preencher informações importantes, como o horário de funcionamento, seu website e outras.

A forma mais simples de preencher essas informações é clicando no botão que aparece na área inferior direita da imagem abaixo, e ir navegando para as demais utilizando as setas de navegação.

 

Google Meu Negócio


Como utilizar as ferramentas do Google Meu Negócio?

Uma vez completado o processo de cadastramento e preenchimento das informações, você notará algumas áreas abaixo do cabeçalho de sua página:

  • Compartilhar: Aqui, você poderá compartilhar textos, links e imagens, que serão vistas pelos seguidores de sua página.
  • Insights: Nesta área, você verá as estatísticas sobre as pessoas que seguem sua página e suas publicações. Esta área só ficará disponível após você realizar a confirmação do código recebido pelo correio.
  • Comentários: Aqui, você poderá receber e responder comentários a respeito de sua empresa. Também só estará disponível após a conformação do código.
  • AdWords Express: Se desejar, você pode contratar uma campanha paga de publicidade no Google, para dar mais destaque ao seu negócio.
  • Google Analytics: Após cadastrar e confirmar o endereço do seu site, você terá aqui um atalho para acessar o Google Analytics e avaliar as visitas recebidas nele.
  • Criar um Hangout: Aqui, você pode iniciar um “hangout”, que é uma apresentação ou reunião online com seguidores de sua página.

E quem já tinha uma página no Google+?

Se você já tinha uma página para o seu negócio ou blog no Google+, ela foi automaticamente convertida para a nova estrutura do Google Meu Negócio.

Assim, basta você acessar o endereço http://google.com/mybusiness e clicar no botão “Fazer login” que fica no canto superior direito da tela.

Você terá acesso à sua página do Google+, com as novas opções do Meu Negócio disponíveis.

Conclusão

A estratégia do Google de centralizar no Meu Negócio os diversos serviços foi acertada. Isso simplifica não apenas o cadastro, mas também a gestão de todas as informações que dizem respeito ao negócio.

Assim, se você ainda não cadastrou o seu negócio no Google, vale a pena começar agora mesmo.

Pode ser uma ótima forma de ganhar relevância online e, consequentemente, ganhar também relevância offline, que pode ser revertida em mais clientes e mais faturamento.

Especialmente sendo tudo isso de graça, não há por que não explorá-las.

E você, já se inscreveu no Google Meu Negócio? Como tem sido a sua experiência? Compartilhe com os demais deixando um comentário.

O que é o Google Meu Negócio?
5 (100%) 1 vote


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

13 Comentários

  1. Marcos Silva disse:

    Boa tarde Adelson! qual sua opinião quanto aos Blogs em relação a este serviço? Você acha que pode ser positivo para a nossa visibilidade, em todos os seguimentos (inclusive no meu que é um Blog sobre entretenimento e cultura)? Grande abraço e parabéns pelo artigo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcos!

      Para os blogs que já tinham uma página no Google+, a diferença será bem pequena. Afinal, pouco foi agregado para os negócios online.

      Mas, se o blog ainda não tiver uma página do Google+, vale a pena já fazer o cadastro através do Meu Negócio. Com certeza, será uma visibilidade interessante.

      Um abraço!

  2. João Vítor Dias disse:

    Utilizo este recurso desde que ele era chamado "Google Places" para clientes. Este recurso permite não só uma maior visibilidade com a página do Google+ como também o cadastro no Google Maps :place: =D

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Achei uma ótima ideia eles relançaram os produtos agora em um pacote, e com um cadastro simplificado. Acredito que seja uma ótima forma para conquistar novos clientes!

      Um abraço!

  3. Anônimo disse:

    Mas esse serviço é totalmente gratuito? ou existe a possibilidade de cobranças adicionais dependendo dos serviços ou opções ativas?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      A única área que é paga é a do AdWords Express, utilizadas para criar anúncios de sua empresa no Google. Todo o restante é grátis.

      Um abraço!

  4. Marco Santos disse:

    Ola. Estou tendo um problema com o Google Meu Negocio, gostaria de algumas dicas. Tenho um site, marcosantosprodutor.com e fiz um trabalho de SEO que o deixava bem posicionado para a palavra chave "produtor musical", ok ate aí. Ocorre que com o lançamento do Google Meu Negocio, a relevancia da palavra chave foi alterada para "produtor musical gospel". Isso porque na descrição do Meu Negocio havia uma ocorrencia da palavra "gospel". Mas isso faz os acessos ao meu site cairem mais de 90%. No mesmo dia do lançamento eu alterei a descrição retirando essa palavra. Em SEO o google leva cerca de 2 a 3 meses pra atualizar quando ocorre uma mudança desse tipo, sabe me dizer se o mesmo vai ocorrer com o Meu Negocio? Estou quase me excluindo dessa ferramenta já que meu trabalho é online e não local e não gostei da forma como as informações da plataforma tornaram irrelevante todo o trabalho de SEO que havia feito no meu site! Nele, não há nenhuma ocorrencia da palavra Gospel mas mesmo assim o google me classifica por ela e por uma unica ocorrencia na descrição do Google Meu Negocio…. Obrigado!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marco!

      Confesso que não sei responder às suas perguntas. No caso do site para o qual fiz o texto, não houve alterações em termos de visitas recebidas do Google.

      No caso do Gerenciando Blog, já tenho a página do Google Plus há bastante tempo, bem antes do Google Meu Negócio ser lançado, e também nunca tive problemas.

      Sinto não poder ajudá-lo!

      Um abraço!

  5. nemo dancer disse:

    é mesma coisa que as páginas do google? ou algo diferente?

  6. Anônimo disse:

    É possivel mandar e-mail, ou o Google Meu Negocio é somente para visualização publica?

  7. Adriano Santos disse:

    Gostaria de saber, quais são os pontos de relevância que podem fazer um ranqueamento no maps. Ou seja estou em 2º e quero passar a ser primeiro. Alguma dica. Obrigado!

  8. Biaah Maartinho disse:

    Tem uma moça que trabalha pra essa seo, e tá querendo que eu mande pra ela o código que a Google envia por carta… Eu queria saber quais são os riscos que eu corro em passar esse código

  9. Viza Futuro disse:

    Olá…
    Meus parabéns pelo texto bem explicado e objetivo…excelente

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!