Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1501127085
Vida do cache: 1501170285
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Google SEO

Fatores importantes para o Google ranquear bem seu site

Descubra quais são os fatores que o Google leva em consideração para calcular o posicionamento das páginas do seu blog ou site nos resultados da busca. Isso pode ajudá-lo a conquistar posições valiosas!

Introdução

O assunto SEO (Search Engine Optimization – Otimização para ferramentas de busca) provavelmente não é novidade para você.

Se estou falando grego, saiba que tratam-se de técnicas que você pode – e deve! – usar em seu blog para que seus artigos fiquem bem posicionados nos resultados do Google e outros buscadores.

Se quiser começar no assunto, recomendo os artigos abaixo:

Uma das grandes dificuldades em se trabalhar com SEO é que o Google não divulga de forma clara e exata quais são os critérios que ele utiliza para posicionar bem uma página em seus resultados.

Em vez disso, ele divulga diretrizes de qualidade que os donos de sites e blogs devem seguir. Pela lógica, se você tiver uma página de qualidade, ficará bem posicionado.

Dá para entender porque isso é feito assim: se os critérios fossem divulgados, provavelmente muitas pessoas fariam de tudo para enganar o Google e colocar seus resultados antes dos demais.

Na prática, os profissionais especializados em SEO já conduzem estudos há muito tempo para tentar descobrir esses fatores.

Recentemente, a empresa Search Metrics divulgou em seu blog o artigo  The Ranking Factors – Rank Correlations 2013 for Google USA (algo como “Os Fatores de Ranqueamento – Correlações do Ranking de 2013 para o Google nos EUA”).

Trata-se de um estudo aprofundado, cujo resultado mostra quais são os fatores que o Google leva em consideração ao determinar o posicionamento do ranking.

Neste artigo, você verá algumas das conclusões desse estudo. E, se quiser se aprofundar melhor no tema, verá também como ter acesso ao estudo completo.

Conclusões em forma de infográficos

O infográfico abaixo mostra de forma resumida as conclusões do artigo. Ele pode ser visto em tamanho original clicando na imagem.

O único porém é que ele está em inglês. Se você não domina o idioma, veja nos próximos itens algumas reflexões em português sobre os detalhes mais importantes do estudo.



Fonte: http://www.searchmetrics.com/media/images/ranking-faktoren/searchmetrics_infographic_ranking_factors_us_2013.jpg

Este outro gráfico mostra todos os fatores juntos (também é possível clicar nele para ver a imagem em tamanho original), colocando no topo os fatores com maior influência.

É necessário ter cuidado com a interpretação: o fato dos “Google +1” e compartilhamentos no Facebook aparecerem antes dos backlinks não significa que eles são mais importantes.

Isso indica que os artigos que estão bem posicionados recebem mais compartilhamentos nas redes sociais que os demais.


As conclusões mais importantes

O estudo traz algumas conclusões muito importantes:

1. O número de backlinks continua tendo grande importância.

Isso significa que continua sendo essencial obter backlinks de qualidade para o seu blog. Vale o alerta que deixei no artigo Google alerta novamente sobre os perigos dos backlinks não naturais: backlinks comprados ou pedidos não têm o mesmo efeito positivo, e podem inclusive ser prejudiciais ao seu blog.

2. Palavras chave no domínio e na URL perderam a relevância

Antigamente, ter as palavras chave que você deseja otimizar no endereço do seu domínio ou da postagem contavam muito para o Google. Atualmente, o seu impacto é muito menor. Essa é uma boa notícia: significa que você pode ter páginas bem posicionadas mesmo para temas que não estejam na URL do seu blog.

3. Qualidade e diversidade são importantes com relação ao conteúdo

A qualidade do texto sempre será importante para fins de SEO. E não há uma “receita mágica” em termos de tamanho do texto ou fatores similares. Um dado interessante é que artigos com imagens normalmente são mais bem ranqueados do que os que não as têm.

4. Fatores “on page” continuam sendo importantes

A existência da metatag “description” e uma estrutura adequada de heading tags (especialmente as tags H1 e H2) continuam sendo fatores importantes de ranqueamento. Também continua importante citar as palavras chaves no decorrer do texto.

5. Os sinais sociais estão relacionados a páginas bem ranqueadas

Uma conclusão é clara: páginas bem ranqueadas possuem maior divulgação em redes sociais. Embora isso não signifique que o compartilhamento seja determinante para o ranqueamento, parece existir algum efeito nesse sentido.

Conclusão

Considerei o estudo bastante interessante.

Embora os fatores principais continuem sendo os mesmos (especialmente os backlinks) é interessante ver que o Google não dá mais valor para as palavras chave na URL da página.

Aqui, coloquei apenas algumas visões sobre o estudo.

Caso você domine o inglês e queira mais detalhes, recomendo fortemente a leitura do material completo, que pode ser obtido em http://www.searchmetrics.com/en/knowledge-base/ranking-factors-us-2013/download/ Vale a pena!

E você, o que achou do estudo?

Viu alguma informação importante que deseja compartilhar?

Deixe um comentário!

Fatores importantes para o Google ranquear bem seu site
1.33 (26.67%) 3 votes


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

56 Comentários

  1. Fabio Alves disse:

    Mais um Artigo de grande utilidade. Obrigado pela atualização dos dados referentes a rankeamento.

  2. Carlos Sousa disse:

    Gostei do que li. Esse tipo de informação é sempre bem vinda para nós blogueiros. Faz alguns dias que descobri que a Google criou um novo fator para definir o posicionamento de um site: o HTTPS. Os sites que o utilizam acabam aumentando suas chaces de serem bem posicionados nos mecanismos de pesquisa. Porém, para não deixar ninguém preocupado a empresa afirmou que esse é um fator que embora seja considerado a partir de agora, é de relevância mínima.

  3. Almir Ferreira (Panorâmica Social) disse:

    Olá Adelson,
    Gostei bastante desse estudo, certamente vou ler com mais atenção em outra oportunidade.
    O que chama a atenção de cara é o PInterest estar bem colocado entre os principais fatores de ranqueamento. É uma rede social que eu não costumo dar muita bola, mas certamente isso vai mudar.
    Uma dúvida que eu fiquei na interpretação desse segundo gráfico, e gostaria que me esclarecesse: ter anúncios Adsense é um fator negativo? Foi isso que eu entendi.
    Grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Almir!

      Na verdade, os "sinais sociais" podem ser interpretados de forma inversa: quando um artigo é bem posicionado, ele recebe mais compartilhamentos – também no Pinterest. Assim, ele pode não ser exatamente um fator, mas uma consequência do bom ranqueamento.

      Quanto ao AdSense, o estudo indica que a influência negativa é quase inexistente. Ela já foi mais forte em anos anteriores, mas hoje quase não causa impacto negativo mais.

      Um abraço!

    • Almir Ferreira (Panorâmica Social) disse:

      Ah sim, entendi.
      Obrigado pelos esclarecimentos :ok:

  4. Jorge Purgly disse:

    Como sempre, Adelson, artigo interessante e útil. Recomendo!

  5. tonyrson maia disse:

    Sem duvidas, dicas completíssima, o uso do H1 e H2 e suas palavras chaves sempre vão ter a sua própria relevância o que caracteriza se foi feito um bom trabalho de SEO em sua postagem.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tonyrson!

      Os fatores que você citou são realmente importantes e relevantes para o bom posicionamento nos resultados das buscas!

      Um abraço!

    • Bebel Magalhães disse:

      Oi Adelson… Me indique um artigo que explique detalhadamente o uso de H1 e H2 e suas palavras chave… Obrigada! Abração!

  6. Bebel Magalhães disse:

    Adelson sempre nos proporcionando conhecimento relevante. Atualizando… Novidades… Amo o Gerenciando Blog rsrsrs Uma dúvida: vc acha que é relevante para o blog criar back links em suas próprias páginas? Isso é bom ou não? Exemplo: Posto um artigo e coloco alguns links que levam a outras páginas do meu blog mesmo…. Obrigada e um grande abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bebel!

      Que ótimo ver que você continua acompanhando os artigos!

      Quanto aos backlinks internos, eles são saudáveis e recomendados – desde que não sejam utilizados em exagero. Mas, quando você tiver outro artigo que possa complementar o atual, é sim interessante linká-los.

      Um abraço!

    • Bebel Magalhães disse:

      Obrigada Adelson. Vou fazer isso com muita calma rsrsrs

  7. Rodrigo disse:

    Nossa, finalmente achei um artigo relevante e atualizado sobre SEO. Show de bola e parabéns pelo Gerenciando Blog!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Fico feliz que tenha gostado! Achei o relatório da Search Metrics bastante interessante, merecendo a divulgação aqui.

      Um abraço!

  8. TSUNAMI DE LINKS - Agregador de Links disse:

    Tenho tentado melhorar o SEO do meu Agregador de Links mas isto é difícil porque nada do que é publicado no Tsunami de Links é original é apenas um links para outro site então é difícil eu ranquear bem no Google

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Essa situação é mesmo complicada. Realmente, será bem difícil você conseguiu ficar em posição melhor que o site que publicou originalmente aquele conteúdo.

      Um abraço!

    • TSUNAMI DE LINKS - Agregador de Links disse:

      Não tenho a intenção de ficar em melhor posição do que a pessoa que criou o Post, mas alguns agregadores de links como o Ocioso recebem considerável trafego do Google, oque eu acredito que faça a diferença para estes agregadores são a absurda quantidades de blogs que possuem o banner deles contribuindo para aumentar o Pagerank deles e consequentemente posicionando eles bem nas buscas do Google.

  9. Cristina Boldi disse:

    Oi Adelson, tudo bom?!

    Só hoje tive um tempinho de vim comentar, acredita? Rs..
    Então, esse post veio para tirar várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto. Fiquei boba quando vi que as palavras chave no domínio e na URL perderam a relevância. Quanto aos compartilhamentos em redes sociais eu já tinha percebido isso mesmo, todos os meus posts que foram bem compartilhados no Facebook, estão bem posicionados.

    Excelente post, super indico! Parabéns!

    Beijos!

    • Adriano Luz disse:

      Oi, Cris!

      Estou bem! E você, como está?

      Que ótimo saber que o artigo foi útil para você! A perda de relevância das palavras chaves na URL pegaram mesmo todos de surpresa! Mas, isso é interessante, pois permite uma concorrência maior, mesmo para quem não tem um domínio com as palavras que deseja otimizar.

      Beijo! E obrigado pela indicação!

  10. Romenio disse:

    E que seja feita a vontade do tio Google.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Romenio!

      Pois é! Como o Google é a principal fonte de visitas para muitos sites e blogs, é importante nos adequarmos às suas diretrizes para não sermos penalizados.

      Mas, normalmente, as diretrizes fazem sentido e não prejudicam os sites. Pelo contrário! Elas auxiliam a ter uma estrutura com maior qualidade.

      Um abraço!

  11. Marilucia disse:

    Bem interessante saber que a palavra-chave na URL perdeu um pouco a relevância, algo que tenho notado é que o tamanho do artigo, se tem 500, 800 ou 1000 perdeu um pouco a importância, o mais relevante é a qualidade do artigo, concorda? Não costumo seguir muito estes padrões de numero de palavras, já que costumo ser mais direta, escrever para o usuário.

    Enfim, estamos a cada dia aprendendo um pouco mais sobre como o Google ranqueiam os sites.

    Excelente artigo, como sempre.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marilucia!

      Concordo com você: a qualidade do artigo sempre vem em primeiro lugar. Se é possível tratar um assunto com 100 palavras, que sejam assim. Se forem necessárias 1000, também não há problemas.

      E as questões relacionadas ao Google normalmente são conclusões baseadas em experimentos. Por isso, há algumas correlações um tanto vagas na lista.

      Um abraço!

  12. Lu Lou disse:

    Oi, Adelson!
    Muito legal tomar conhecimento desses fatores. O que mais gostei foi saber da perda de relevância de palavra-chave no domínio e na URL.
    Grande abraço,
    Lu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Que ótimo vê-la novamente por aqui – e agora com foto! 🙂

      Também gostei muito do relatório da Search Metrics! São conclusões interessantes, que podem nos orientar ao publicar nossos artigos.

      Um abraço!

  13. Evanildo Costa disse:

    Realmente Adelson, ss fundamentos básicos realmente não mudam, entregar um conteúdo de qualidade em um site rápido e bem estruturado vai fazer as pessoas acessarem o site. Parabéns, excelente postagem.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Evanildo!

      A qualidade e originalidade do artigo sempre serão os fatores principais que determinarão seu sucesso. É isso o que atrai links e compartilhamentos, levando também às primeiras posições no Google.

      Um abraço!

  14. Diógenes Lima disse:

    Muito bom artigo.
    Engraçado que já havia escrito um artigo semelhante a este no http://blog-dinheiro.com.
    As interações sociais estão dominando as SERPS utlimamente.
    abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Diógenes!

      Acredito que muitos blogueiros acompanhem o site da Search Metrics, por serem referência mundial quando o assunto é SEO.

      Eu gostei da abordagem que eles fizeram quanto aos compartilhamentos em redes sociais. Não significa necessariamente que são os compartilhamentos que levam aos primeiros resultados. O que eles afirmam é que a interpretação pode ser oposta: o fato de estar nas primeiras colocações levam esses artigos a ter mais compartilhamentos.

      Um abraço!

  15. Fabiano Alves disse:

    Gostei do fato de que não é mais necessário o uso de palavra-chave no domínio e como é importante trabalhar com redes sociais, principalmente com Google+ e Facebook.

  16. Francielli Garcia disse:

    Adelson, seu site me ajudou e muito até hoje. Comecei do zero, sem saber nada e a maioria das coisas que aprendi e implantei no meu blog foram através do seu conteúdo. Obgda!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Francielli!

      Que ótimo ler o seu comentário! Fico realmente feliz por saber que as dicas têm sido úteis para você!

      Um abraço!

  17. Luciana Pessoa disse:

    Olá Adelson,

    A cada vez que leio um post seu, eu vejo que tenho que melhorar bastante! kkkk
    Parabéns pelo excelente conteúdo!

    Grande abraço!

  18. Kellen Bittencourt ( Trilhamarupiara) disse:

    Olá Adelson, obrigada pela visita no blog e pelo trabalho no mesmo desenvolvido por vcs, fiquei muitíssimo satisfeita, e agora que descobri seu blog venho sempre aqui aprender um pouco, não entendo nada de SEO, confesso que é meio grego p mim, mas vou aprendendo! Abraços

  19. Adriano Ramos disse:

    Criei um micro-Blog à pouco tempo e em pouco mais de 2 meses já estou na 3ª posição para a Keyword que estou a trabalhar. Pela minha recente experiência posso garantir que a palavra chave na URL ainda conta muito, de todas as formas prefiro tê-la lá do que abdicar dela e ficar penalizado nos motores de busca. Abraço

  20. Guilherme disse:

    O Pinterest infelizmente não é tão grande no Brasil, mais acho que vale a pena começar a usar, pois nunca se sabe o dia de amanhã.

  21. TUCA MARTINS DA SILVA disse:

    Meu Deus Adelson!!! Procurei tanto artigos que falassem de SEO e da metatag e vc como sempre… nos traz boas dicas e um conteúdo de qualidade!!!! Parabéns!!! Vc e a Elaine Gaspareto, são os meus gurus!!!! kkkk
    Tenho dúvidas… são vcs que eu procuro!!!!
    Abração!!!

  22. Cadine Artes disse:

    Estou começando a divulgar meus produtos no meu blog: http://www.cadineartes.com.br e tenho lido suas postagens e estou aprendendo muito.
    Agradeço pelas dicas.
    Sei que ainda falta muita coisa, então vou continuar lendo.

  23. Daniel Grecco disse:

    Muito bom o artigo!

    Acredito que 2 coisas relacionadas a SEO nunca vão mudar:

    1 – SEO On Page
    2 – Backlinks

    Estes 2 fatores sempre vão ter um peso grande no rankeamento.

    Em relação aos "Sinais Sociais" eu não acredito que exerçam influência, é claro que divulgações nas mídias sociais ajudam principalmente a conseguir visitantes porém não a nível de SEO.

    É só pensar como é fácil conseguir curtidas ou comentários fakes, então seria muito fácil de "burlar" este fator para conseguir ficar melhor rankeado..

    Além disso o Google nunca iria utilizar um fator de rankeamento que dependa de terceiros. Já imaginou se amanhã ou depois o Facebook tiver o mesmo fim do Orkut? A bagunça que vai ser pro Google arrumar o algoritmo…

  24. otavio pinto disse:

    Gostei da metrica apresentada

  25. Natanael de Souza disse:

    Adelson, obrigado por disponibilizar um texto tão completo e objetivo quanto este.

    Me ajudou pra caramba! 🙂

    Grande abraço.

  26. Cíntia disse:

    Muito bom o artigo!

  27. joao carlos disse:

    Escuta eu quero ranquear um produto mas fiz um artigo sobre ele em meu blog. Provavelmente quando o Google indexar ele vai achar mais relevante o artigo. Mas minha intenção é o produto. O que eu faço nesse tipo de situação ?

  28. Clarinha disse:

    estou bem rankead mais a palavra arquivo antes do titulo do post o que significa?

  29. A Casa das Redes disse:

    Boa…

  30. Aparecido (Formulas gratis) disse:

    Olá amigo Adelson, criei meu blog há quase 2 anos e acompanho o seu trabalho durante quase estes 2 anos e tenho aprendido muito com você, por exemplo na matéria sobre ranqueamento e também sobre a importância dos backlinks se bem usados.

    Um abração e sucesso!

  31. diegomotos disse:

    olá amigo
    estou seguindo suas dicas e olha so meu site
    esta cada vez melhor
    http://conectmotors.com.br/
    da uma olhada pra vocês verem
    obrigado

  32. Gabriel disse:

    Muito bom amigo! Excelente!

    http://www.gabrielfaria.com.br

  33. sergio pereira disse:

    Boas dicas Eu leio muito artigos em sites americanos e lá a maioria concordam com essas dicas aqui do artigo, Seo é tudo, porque define se um blog vai ter sucesso e ganhar dinheiro, ou se vai ficar perdido e não ter nenhum faturamento.

  34. Atualmente estou dando importância para o Moz que dão o PA e DA mais não sei quando ele atualiza? Você me saberia dizer quanto ele atualiza?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!