SEO Camila Fiori

Como melhorar o SEO otimizando as imagens e vídeos do seu blog

Se os blogs são atualmente uma das mais completas maneiras de informação, um dos motivos é a capacidade que eles possuem de comportar imagens e vídeos.

Esses recursos agregam mais informações ao conteúdo e também deixam as postagens mais atrativas. Graças a eles, os blogs se tornaram mídias relevantes para grandes marcas e empresas, claro que você que é iniciante nesse mundo e ainda não tem um só seguir essas dicas.

E quando o assunto são as técnicas de SEO, elas não se aplicam apenas ao texto da sua postagem, elas também valem para as fotos e vídeos.

 

Otimizar Imagens e Vídeos

 

Otimização de imagens em blogs

Ao contrário dos textos, fotos e vídeos trabalham com conceitos visuais. Isso dificulta o algoritmo do Google de identificar palavras-chaves, que são um dos principais elementos das técnicas de SEO.

Por isso, a utilização do Alt Text nas imagens se mostra um recurso de grande ajuda. Mas afinal, você sabe o que é e para que serve o Alt Text?

O Alt Text, também chamado de Texto Alternativo, descreve os elementos visuais da imagem, melhorando o ranqueamento dela nas páginas de busca.

É bom estar ciente de que o Alt Text é diferente do título da imagem. O título é o nome dela, enquanto o Texto Alternativo é a sua descrição.

Além do Alt Text, o nome da imagem, o tamanho e a legenda que vai acompanhá-la também contribuem para que ela seja otimizada. É escolhendo bem o nome e o Alt Text da imagem que você vai mostrá-la para o Google.

O tamanho do arquivo também influencia no SEO. Quer um exemplo disso? Blogs repletos de imagens pesadas sobrecarregam e prejudicam a velocidade de carregamento de um blog.

 

Um Alt Text bem feito

Já vimos que o Alt Text tem a função de mostrar uma alternativa à imagem para os mecanismos de buscas. Um Alt Text correto descreve a imagem de maneira breve. De preferência utilizando entre quatro e no máximo oito palavras.

É importante não lotar o Texto Alternativo com palavras-chaves da sua postagem. O Google pode considerar esse exagero um spam.

Para compreender como é um Alt Text adequado, imagine um blog sobre esportes. Nesse blog, é preciso inserir na postagem a imagem de uma bola de futebol recém lançada no mercado.

Um bom exemplo de texto alternativo teria a seguinte descrição: “Nova Bola Futebol”. Já um Alt Text inadequado teria “nova bola futebol lançamento cores azul branca marca X”.

 

Como o título da imagem deve ser

O título da imagem está localizado na URL, por isso os mecanismos de buscas olham para ele quando está buscando um blog. Isso permite que você já possa utilizar nele alguma palavra-chave.

Além disso, é preciso conferir sentido e relação da imagem com a temática do conteúdo, pois as imagens em geral servem para criar contextualização.

Por isso, títulos sem sentido podem não ser úteis ou não causar nenhuma efetividade em termos de otimização.  

 

Escolher a legenda

A legenda deve estar de acordo com tema da postagem, de preferência trazendo mais informações a respeito da imagem.

Se a postagem em questão quer divulgar uma nova bola de futebol, a legenda pode ser:

“Bola X feita com material de qualidade e com mais resistência”.

Além disso, lembre-se do tamanho da imagem. Evite o upload de imagens com mais de 1MB. Caso necessário, redimensione-a utilizando um software apto para isso.

 

Otimização de vídeos

Se as fotos podem ser otimizadas em seu blog, os vídeos também. E no caso dos vídeos, as palavras-chaves também demonstram um papel importante.

As palavras-chaves devem ser utilizadas especialmente no título e na descrição, mas sem exageros. É bom prestar atenção na localização delas.

Colocar as palavras-chaves no meio da frase reduz a chance de que ela seja indexada. O melhor mesmo é colocá-la no início ou no final. Além das keywords, o título também é importante.

Um bom título para otimizar o vídeo deve ser curto, mas ao mesmo tempo chamativo. O mesmo ocorre com as descrições. Lembre-se também de incluir nas descrições as palavras-chaves, mas de maneira natural.

 

Otimização de vídeos para blog em WordPress

E já que o assunto é otimização de vídeos, se o seu blog é em WordPress, você pode instalar um plugin para melhorar o processo de otimização.

Com tantos plugins que o WordPress pode oferecer, um deles é exatamente sobre otimização de vídeos.

O plugin em questão é o Yoast Video SEO Plugin. Ele auxilia em toda a parte de otimização de vídeos para o seu blog. Ele é fácil de utilizar e de ser configurado.

 

Conclusão

É importante lembrar que a melhoria no SEO do seu blog não se resume apenas ao texto. As fotos e os vídeos também podem favorecer (e muito) o bom ranqueamento.

Por fim, ter um bom blog é fácil, mas redigir textos de qualidade, com vídeos e imagens devidamente otimizados, tornarão o seu blog ainda melhor.

Como melhorar o SEO otimizando as imagens e vídeos do seu blog
5 (100%) 1 vote

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!