Blogger Camila Fiori

Como diminuir a taxa de rejeição em um blog ou site

Rejeição é uma palavra forte que independente onde for usada, causa um grande impacto. E no Marketing Digital isso não é diferente, as pessoas não sabem o que fazer diante dessa questão.

diminuir taxa de rejeição

 

Mas, o que taxa de rejeição em um blog?

A taxa de rejeição de um blog é uma métrica que avalia quantas pessoas entraram em uma página do seu blog e simplesmente saíram ” sem interagir”.

Embora, esses números sejam altos, isso não significa que o leitor não tenha gostado do conteúdo, por a taxa de rejeição não é a mesma coisa do que a taxa de saída.

A taxa de saída mostra que os visitantes saíram de uma determinada página.

Para você entender melhor, é preciso explicar o que significa ” interação”. Algumas pessoas pensam que ” interagir” é somente conversar, curtir, ou deixar um comentário. Mas, em se tratando de um blog, essa palavra tem outro sentido.

O Google entende por “interação” quando visitante do seu blog não vai da página de entrada para a outra página através do clique, ou seja ele não avalia como interação cliques em vídeos, compartilhamentos, curtidas, etc. Para isso, é importante informar ao Google Analytics que essas também são formas de interação através do gerenciamento de tags.

Geralmente as taxas de rejeição aceitáveis em blogs são porcentagens  de 70 a 98%.

Mas, se você quer saber como diminuir a taxa de rejeição no seu blog. Confira algumas dicas:

 

5 dicas de como diminuir a taxa de rejeição em um blog

 

Existem inúmeros procedimentos para diminuir a taxa de rejeição em um blog, entretanto, as principais são:

 

1- Avalie o tempo de abertura da sua página

Se o site estiver muito lento, certamente vai haver bastante rejeição, pois os usuários não tem paciência para esperar o acesso demorado e conseqüentemente, vão sair rapidamente do seu blog.

Com tanta oferta de informações na internet, é fato que você vai perder visitas. Existem algumas ferramentas que ajudam a analisar o ritmo de acesso ao seu blog. Uma delas é a PageSpeed.

Diversos fatores podem contribuir para a lentidão do blog como: Hospedagem, uso de muitas imagens grandes, vídeos, entre outras configurações.

Um bom exemplo é o da empresa Raiz Nativa (https://www.raiznativa.com.br), que foca muitos esforços em diminuir a taxa de rejeição e já colhe os primeiros resultados em vendas.

 

2- Faça boa formatação nas suas publicações

Por mais que o conteúdo esteja bom é preciso organizar as informações dentro da postagem, caso contrário, o visitante desiste de ficar no blog.

Os artigos não podem ter letras muito pequenas, aglomeradas, sem subtítulos e imagens. Fica mais exaustivo de ler e continuar na página.

Organize o conteúdo, coloque imagens, letras em negrito para destacar as palavras, use bons títulos e subtítulos.

Existem padrões para se construir um conteúdo mais amigável, isso com certeza é uma forma eficiente de como diminuir a taxa de rejeição em um blog.

 

3- Evite janelas de propagandas que abrem a toda hora

É muito difícil quem nunca saiu de um blog por causa dos famosos “pop-ups”. Não estou dizendo que não podem ser utilizados, mas quando exagerado acaba com a experiência do leitor fazendo com que ele abandone a página.

Quando uma dessas janelas atrapalham a leitura do visitante pode afetar de uma forma negativa a relação dele não somente com o conteúdo, mas com o blog.

 

4- Use CTA’S ( Call Action)

Para diminuir a taxa de rejeição chame o visitante para interagir com o conteúdo. Para isso ofereça um E-book, assinatura de newsletter ou até mesmo uma consultoria grátis.

Outra possibilidade é inserir links internos dentro do artigo ou no final dele que levem o usuário a outros artigos relevantes com o que está abordado no momento.

 

5-  Seu blog deve ser responsivo

Ser responsivo quer dizer ” ser compatível” para dispositivos móveis como celulares e tabletes. Caso, ele não seja, é certo que você vai ter uma grande taxa de rejeição , pois mais de 40% das visitas são oriundas desses aparelhos, especialmente dos celulares.

Essas medidas podem ajudar diminuir a taxa de rejeição em um blog. Entretanto, essa métrica não deve ser avaliada de forma isolada, na maioria dos casos, ela não tem muita significância sozinha. É importante ver outros fatores que estejam desencadeando essa porcentagem e criar estratégias para melhorar no geral.

Dá uma olhada nas configurações do Google Analytics se o código de rastreio  está inserido de forma correta no seu blog.

Como diminuir a taxa de rejeição em um blog ou site
Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!