Uncategorized Camila Fiori

Hospedagem compartilhada vs Hospedagem na nuvem. Qual escolher?

Para seu site ser encontrado na internet é necessário que ele esteja hospedado, em algum servidor. O servidor é um computador robusto que funciona como o local de armazenamento por onde você vai guardar as informações e arquivos do seu site. Existem diversos tipos de hospedagem, dentre elas a hospedagem em nuvem e a compartilhada, cada uma com diferentes características e recursos.

A hospedagem de sites tem limites variáveis de acordo com planos específicos e modelos tecnológicos adotados em cada provedor. Estes serviços vêm evoluindo e melhorando significativamente com o passar dos anos, podendo acontecer em servidores compartilhados, servidores virtuais privados (Virtual Private Server – VPS), servidores dedicados ou baseados na nuvem. Todas estas modalidades convivem bem no mercado e, atualmente, têm praticamente a mesma faixa de custo para o cliente.

Hoje vamos avaliar dois tipos: hospedagem compartilhada e a hospedagem em nuvem. Está com dúvidas entre qual dos dois tipos é o mais adequado para você? Continue lendo esse artigo e entenda as diferenças e saiba qual modelo de hospedagem vai te trazer mais benefícios.

 

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem compartilhada surgiu em meados dos anos 90 e é o serviço de hospedagem de sites mais utilizado no mundo devido ao seu baixo custo e a sua relativa facilidade de configuração. Falando assim, parece um ótimo negócio, não?

O nome desse tipo de hospedagem é bem literal e já explica muita coisa: o servidor físico é compartilhado por diversos usuários. Ou seja, o seu site fica no mesmo computador e compartilha o mesmo IP, recursos, memória, etc. com outros sites, sejam eles com boa ou má reputação, com conteúdo relevante ou não – você não tem nenhum controle sobre isso.

Este tipo de hospedagem só é indicado para sites e blogs pequenos a médios e/ou com tráfego baixo a moderado e que não estejam tão preocupados assim com performance para motores de busca. O custo dele é significativamente mais baixo exatamente por ser contratado uma parte de um servidor. Porém é aí que todas as complicações de uma hospedagem compartilhada surgem. O principal fator é insegurança: como esse tipo de servidor, o compartilhado, não suporta muitos acessos, ele fica exposto a vários tipos de ataques de hackers. Basta que um único site dessa rede esteja vulnerável e todos os demais poderão ser vítimas.

Lembre-se de que a hospedagem compartilhada é um serviço em que diversos sites de diferentes donos ficam hospedados, compartilhando os mesmos recursos. Portanto, se um único site dessa hospedagem for invadido, as chances que o invasor tem de conseguir acessar os dados dos outros são altíssimas.

O provedor pode tirar seu site do ar por abuso de recursos a empresa de hospedagem pode tirar o seu site do ar, caso ele esteja tendo uma grande quantidade de acessos. Fazendo uma analogia, esse processo funciona como um condomínio, em que o síndico pode te visitar e impor algumas sanções caso você faça muito barulho.

Em uma hospedagem compartilhada, você possui uma limitação de quais tecnologias utilizar, por exemplo, em quais linguagens de programação o seu site pode ser programado, quais recursos tecnológicos utilizar etc, o profissional está limitado aos recursos mais populares.

 

Hospedagem em Nuvem (Cloud Server)

Nesta modalidade, um site é hospedado em várias máquinas físicas, que trabalham integradas distribuindo as cargas de processamento, armazenamento de dados e memória. Na hospedagem na nuvem, os recursos utilizados pelo site são ajustados de acordo com a demanda, considerando o volume de tráfego de dados, se tornando praticamente ilimitados, já que é possível utilizar múltiplos servidores simultaneamente.

Ele é indicado para sites, blogs, lojas virtuais e aplicações, de todos os tamanhos. Com esse recurso é possível aumentar (e muito!) o desempenho e a segurança das informações e dados armazenados.

Enquanto muitos se assustam com a possibilidade de dados importantes caírem na rede ou sofrerem invasões de pessoas mal intencionadas, o ambiente da nuvem tem muitas camadas de proteção feitas especialmente para impedir que isso ocorra, sem contar os backups automáticos de informações. E também, é muito mais difícil um site hospedado na nuvem sair do ar.

Você estará com um servidor robusto totalmente preparado para sanar as suas necessidades sem compartilhar nenhum recurso. O seu site terá todas as condições de suportar picos de acessos, sem dores de cabeça geradas por desligamentos repentinos ou escassez de recursos.

Esta migração para a nuvem é imperceptível para o usuário final, por isso, em algum momento, sua hospedagem será na nuvem e você pode nem estar ciente disto, mas, com certeza estará satisfeito com o serviço prestado e com a experiência de navegação.

Mas nem tudo são flores, a grande desvantagem deste recurso é a exigência de conhecimento técnico para configuração e manutenção, que são pré-requisitos. Porém, a Configr, uma empresa de hospedagem em nuvem, proporciona esse serviço com robôs que automatizam o processo de configuração, tornando  hospedagem de site em nuvem acessível para todos por meio de um painel amigável e completamente em português.

 

Ainda em dúvida sobre qual escolher?

Podemos concluir que a hospedagem compartilhada não é o tipo ideal de hospedagem para aplicações e sites modernos. Aprenda mais sobre as prospecções para hospedagem compartilhada.

A hospedagem em nuvem é segura, incrivelmente fácil de escalar, flexível de usar e manter e também tem um ótimo custo-benefício. Aproveite tudo que a hospedagem em nuvem pode oferecer e veja como a Configr pode te ajudar.

 

Este é um Guest Post enviado por Felipe da empresa Configr.

Hospedagem compartilhada vs Hospedagem na nuvem. Qual escolher?
5 (100%) 1 vote

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!